Mostrando postagens com marcador Governador Aécio Neves. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Governador Aécio Neves. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Presidente do Servas, Andrea Neves, recebe Xuxa que veio a Minas conhecer os programas sociais iniciados no Governo Aécio Neves


Xuxa visita Valores de Minas

Fonte: Glória Tupinambás – Estado de Minas

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

No palco, 150 jovens carentes. Na plateia, uma convidada especial: Xuxa Meneghel. A apresentadora de TV visitou ontem o Valores de Minas, um dos núcleos do programa Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, no Bairro Horto, Região Leste da capital. Cercada por mais de 2 mil fãs, ela conheceu um pouco dos projetos artísticos e culturais desenvolvidos no espaço com estudantes da rede pública da Grande BH e buscou inspiração para as atividades da Fundação Xuxa Meneghel, no Rio de Janeiro (RJ).

O Valores de Minas é mantido pelo governo de Minas e pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) no espaço onde, até 2003, funcionou uma unidade da Febem. Depois de totalmente reformado, o antigo centro de internação de menores infratores agora promove atividades que, em 2010, envolveram 15 mil jovens com idade entre 14 e 24 anos.

“É difícil imaginar que o espaço abrigava a Febem. Vim para conhecer um pouco, trocar figurinhas”, disse Xuxa. Segundo a presidente do Servas, Andrea Neves, “trocar experiências é importante para fortalecer projetos que garantam os direitos das crianças e adolescentes”.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Burocracia Estável ajudou a fortalecer modelo de gestão de Aécio-Anastasia, cargos técnicos são ocupados por méritos

O valor de uma burocracia estável


O governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Junho Anastasia, é um desses políticos que demonstram sinceridade quando falam na possibilidade de fazer mais do que parece estar ao alcance da administração pública. Secretário de Administração no primeiro mandato de Aécio Neves, ele foi um dos principais formuladores e articuladores do Choque de Gestão, que acabou se tornando a marca registrada do governo mineiro. Vice no segundo mandato, tornou-se governador quando Aécio se desincompatibilizou para disputar o Senado.

Em outubro passado, foi eleito governador com quase 63%dos votos -uma dasmargensmais expressivas em todo o país. Em quase uma hora de conversa emseu gabinete, no Palácio Tiradentes, um dos prédios da Cidade Administrativa inaugurada este ano em Belo Horizonte, na tarde da última segunda-feira, o governador expôs os motivos que, na sua opinião, estão por trás dos resultados positivos apresentados por Minas nos últimos anos. Nada de mirabolante. Uma das razões, de acordo com ele, é a formação de uma burocracia estável, que ocupa os postos da administração pública por mérito, e não por indicação política.

Funciona assim: os interessados se inscrevem no vestibular da Fundação João Pinheiro, uma das mais bem avaliadas academias de administração pública do país. Nos quatro anos do curso, eles estudam o que há de mais moderno em termos de governança, de responsabilidade fiscal e de políticas públicas. Após a conclusão, são distribuídos entre os diversos órgãos da administração e ingressam numa carreira com critérios claros de promoção e de remuneração. Um detalhe: desde que o governo adotou essa política, houve, além do ganho de qualidade no serviço público, a redução da influência dos políticos sobre as nomeações.

A ideia é, com o tempo, preencher todos os cargos técnicos do estado compessoas formadas pela João Pinheiro. ”São essas pessoas que tocam o estado. Nós só cuidamos da parte política”, diz Anastasia. Tomara que a moda pegue. Tomara.


Fonte: Ricardo Galuppo - Diretor de Redação – Brasil Econômico

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Antonio Anastasia inaugura iluminação de Natal da Praça da Liberdade


Dezenas de pessoas acompanharam, na noite desta segunda-feira (6), a inauguração da iluminação de Natal da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O governador Antonio Anastasia, ao lado do presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Djalma Bastos de Morais, acionou, do Palácio da Liberdade, o dispositivo que ligou os 36 mil conjuntos de microlâmpadas instalados na praça. Os portões do Palácio da Liberdade foram abertos ao público, que lotaram os jardins.

Alegrando ainda mais a festa, o Papai Noel também participou da solenidade ao lado do governador. O Coral do Grêmio Recreativo dos Funcionários da Cemig cantaram músicas natalinas. Em seguida, já com as luzes de Natal acesas, o músico Waldir Silva e um trio de músicos vestidos de Papai Noel tocaram canções natalinas tradicionais em ritmo de chorinho, no coreto da Praça da Liberdade.

Este ano, a decoração feita pela Cemig aborda, de forma lúdica, a preservação da cultura e do patrimônio mineiros. Foram instalados 36 mil conjuntos de microlâmpadas e 38 mil metros de cordões luminosos.

Com anjos suspensos, estrelas, sinos, bengalas e bolas de Natal, a praça também tem dois papais noéis de 4,5 metros cada e uma árvore de Natal com 10 metros de altura, que reproduz a mesma trilha musical do coreto. O investimento na praça é de R$ 227 mil.

Outros pontos

A Cemig também instalou iluminação natalina em outros nove pontos da capital, com investimento de R$ 770 mil. Além da Praça da Liberdade, a estatal mineira é responsável pela iluminação do Palácio das Mangabeiras, da avenida Barbacena, do seu edifício-sede, da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, do Comando-Geral da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Igreja São José e doMinascentro. Os trabalhos serão concluídos até o dia 10 de dezembro e todos os locais ficarão iluminados até o dia 6 de janeiro de 2011.

Deficientes visuais

Como ocorreu em 2009, a Cemig, este ano, também irá realizar uma mostra das principais peças, em tamanho real, que foram utilizadas na decoração natalina de Belo Horizonte, como anjos, estrelas e cometas. O objetivo é permitir que a decoração natalina também seja apreciada por pessoas portadoras de deficiência visual.

Além disso, um texto em braile descreverá as cores, brilhos e os chorinhos de Natal, proporcionando uma ideia bem próxima da maneira como o Natal é celebrado nas ruas da capital. A mostra será aberta nesta terça-feira (7), na Galeria de Arte do edifício-sede da Cemig, e estará à disposição do público até o dia 6 de janeiro de 2011, das 10 horas às 16 horas, inclusive nos finais de semanas.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Anastasia cobra do Congresso votação da reforma tributária e diz que política fiscal deve ser justa


Anastasia cobra do Congresso votação da reforma tributária

Para o governador mineiro, mudanças na política fiscal devem ser baseadas numa distribuição mais justa dos recursos para estados e municípios

O governador reeleito de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), voltou a afirmar nesta terça-feira, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a necessidade de criação de um tributo para financiar a saúde, em substituição à Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), mas salientou que a medida deve ser tomada junto com uma ampla reforma tributária no país feita pelo Congresso Nacional. Para Anastasia, o país precisa de uma revisão na distribuição dos recursos arrecadados porque, segundo ele, a União concentra 60% do dinheiro, deixando o restante para ser dividido entre estados e municípios.

Durante a posse da nova presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, o governador se mostrou satisfeito com a posição do governo federal de recuar na discussão da volta da CPMF, já que este não é o período mais “adequado” para o debate. “A questão do financiamento da saúde é importante, mas deve ser discutido dentro dessa ampla reforma. Discutirmos um tributo isoladamente não vai levar a nada neste momento”, comentou.

Anastasia também ressaltou que, entre as mudanças tributárias propostas está o pagamento dos royalties do minério, um dos assuntos mais polêmicos durante a campanha eleitoral no Estado. “Todas as políticas públicas, como saúde e educação, devem ser discutidas e, no caso de Minas, uma preocupação muito grande (é) com a política tributária relativa aos minérios porque nós temos problemas com os royalties, como também no ressarcimento da Lei Kandir”, afirmou.

Outra alteração em relação à política fiscal, disse o governador, deve ser feita no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para ele, a elaboração do cálculo do ICMS é complexa e causa brigas entres os Estados. Apesar de se mostrar disposto a pressionar pela aprovação da reforma tributária, Anastasia disse que a questão diz respeito ao Congresso Nacional.


Fonte: Elaine Resende – Estado de Minas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar articulam apoio de políticos mineiros a Serra


Aécio, Anastasia e Itamar assinarão carta por tucano

O comando da campanha de José Serra (PSDB) articulou ontem a divulgação de uma carta assinada pelo trio Aécio Neves (PSDB), Antonio Anastasia (PSDB) e Itamar Franco (PPS) em apoio ao candidato tucano à Presidência.

Ficou acertado que o trio campeão nas urnas assinaria o documento a ser entregue para prefeitos e deputados eleitos durante evento com Serra. A principal meta é desarmar o “dilmasia”, como foi batizado pelo PT o voto cruzado em Dilma Rousseff ao Planalto e em Anastasia ao governo.

A coordenação da campanha negociava ainda com Aécio um discurso anunciando que “reverteria o quadro em Minas” em favor de Serra. Também é esperada uma fala de Itamar.

O evento, um ato político num auditório em Belo Horizonte, foi batizado de “Minas é Serra pelo Brasil – Arrancada para a vitória”.
O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), terá encontro com Aécio hoje pela manhã.

No segundo maior colégio eleitoral do país, Serra teve 30,76% dos votos, ante 46,98% de Dilma Rousseff (PT). Marina Silva (PV) obteve 21,25%.

A coordenação da campanha tucana também preparou material específico para cada Estado no segundo turno.
Foram gravadas mensagens de Serra direcionadas ao eleitorado local, que serão utilizadas em eventos de rua.

PMDB
Lideranças tucanas também iniciaram uma ofensiva por peemedebistas derrotados por candidatos “dilmistas” no primeiro turno.

No Sul, o senador eleito por São Paulo Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) procurou o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça.

Também foram sondados os deputados Ibsen Pinheiro (RS) e Osmar Terra (RS).

Ex-senador, o catarinense Jorge Bornhausen (DEM) conversou com o ex-governador Germano Rigotto (RS), que perdeu a disputa ao Senado.

No Nordeste, o principal assediado é Geddel Vieira Lima (BA), ex-ministro do governo Lula, derrotado pelo PT na eleição ao governo do Estado.


Fonte: Folha de S. Paulo

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Folha: Anastasia lembra que ministério de Patrus Ananias apontou Minas como o Estado líder na implementação do Sistema Único de Assistência Social


Convergência e afirmação de Minas


No centro da inovação do nosso modelo está a ideia-força da gestão de qualidade, com planejamento rigoroso e qualidade nos gastos públicos

A ampla aliança que se formou em Minas em apoio ao nosso projeto político não nasceu ontem, apenas para atender a urgência ou as circunstâncias da disputa eleitoral em curso. Não é fruto de intervenções de cúpula, vetos partidários ou imposições travestidas de entendimento, para atender a interesses estranhos a Minas e que nada têm a ver com a vida dos mineiros.

A nossa aliança resulta de grande convergência em torno de um governo sério, solidário, ousado e transformador, que conquistou, nesses últimos anos, com Aécio Neves à frente, a maior aprovação de toda a nossa história, e que agora, se assim os mineiros decidirem nas urnas, terei o desafio de continuar e fazer avançar ainda mais.

Nesse tempo, firmamos parcerias com todos os governos, principalmente com o governo federal, sem qualquer constrangimento político; governamos com todas as prefeituras, mesmo as que estão sob a responsabilidade de prefeitos de oposição; e soubemos compartilhar trabalho, recursos e esforços com múltiplos segmentos da nossa sociedade organizada.

Por isso avançamos tanto.

O amplo reconhecimento sobre a gestão de Minas é ainda mais substantivo porque está respaldado por instituições e autoridades que não estão no nosso campo político. O governo federal, por exemplo, reconheceu a excelência da educação pública de Minas, quando posicionou o Estado em 1º lugar em educação básica, segundo o Ideb.

Na área de assistência social, lembra, enquanto o ranking nacional existiu.

Diversas unidades da Federação buscaram aqui ideias e projetos inovadores, testados e aprovados, como solução para antigos problemas ainda renitentes Brasil afora.

No plano internacional, fomos o único Estado subnacional do mundo convidado a apresentar o nosso modelo de gestão na reunião anual de governança do Banco Mundial.

No centro da inovação do nosso modelo está a ideia-força da gestão de qualidade, com planejamento rigoroso, austeridade fiscal, qualidade nos gastos públicos; ação integrada e efetivo controle de resultados. O ponto de chegada nunca foi outro se não o de governar para melhorar a vida das pessoas.

Por isso, nesse período, tiramos o compromisso com a equidade do papel e do discurso e investimos três vezes mais por habitante nas regiões mais pobres. Os investimentos em educação cresceram 277%; em segurança, 500%; em saúde, 732%. A pobreza caiu 46%; a mortalidade infantil, 22%; e a desnutrição caiu pela metade.

Estamos tirando do isolamento mais de 200 cidades ainda ligadas por estradas de terra; o saneamento subsidiado alcança comunidades que nunca contaram com a efetiva presença do Estado; a energia alcança todo o interior, as localidades mais distantes; a telefonia celular não é mais privilégio apenas das grandes cidades.

A economia mineira cresceu quase sempre acima da média nacional e geramos proporcionalmente mais empregos que a média brasileira. Já alcançamos cinco das oito metas do milênio. E o Ipea projeta que vamos erradicar, três anos antes do país, a pobreza extrema.

Esses são resultados de governo e projeto que têm os pés no presente e preparam o futuro sem se afastar, um só instante sequer, dos nossos valores e da nossa história. Tenho convicção de que esta Minas autônoma, altiva e próspera, senhora do seu destino, pode contribuir muito mais com a construção do Brasil do nosso tempo.

ANTONIO ANASTASIA, 49, advogado, é governador de Minas Gerais e candidato à reeleição pelo PSDB.



Fonte: Folha de S. Paulo

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Multidão vai às ruas de Montes Claros para apoiar a reeleição de Antonio Anastasia


Aécio Neves diz que apoio maciço da população e de lideranças políticas da região é o maior reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo governo nos últimos oito anos

O Norte de Minas mais uma vez deu uma grande demonstração de apoio à reeleição do governador Antonio Anastasia. Cerca de 5 mil pessoas se reuniram nas ruas de Montes Claros, nesta quinta-feira (23/09), para receber Anastasia e o ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado. Os candidatos foram recepcionados no aeroporto de Montes Claros por 80 prefeitos e caravanas de vários municípios da região.

Antonio Anastasia agradeceu o carinho da população e afirmou que a manifestação de apoio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos oito anos pelo Governo do Estado em favor da população do Norte de Minas.

“É uma adesão muito significativa, de reconhecimento ao que foi feito nos últimos anos, por Aécio e por mim. Vamos ficar confiantes, mas sempre com muita humildade, com o pé no chão, trabalhando firme para uma vitória expressiva em Minas”, afirmou Antonio Anastasia.

O ex-governador Aécio Neves afirmou que o apoio maciço de prefeitos da região é o reflexo da responsabilidade do Governo de Minas para cuidar da infraestrutura do Norte de Minas e na redução das desigualdades sociais. Para Aécio, a grande receptividade dos mineiros se deve à aprovação de um projeto de governo que foi vitorioso e que será continuado por Antonio Anastasia.

“Fizemos um governo honrado, sério, que teve a maior aprovação em todos os governos brasileiros. Realizamos obras e é isto que vocês estão vendo. Há um reconhecimento da população e é natural que estas lideranças políticas acabem ficando. É o apoio avassalador em torno de um projeto de governo”, afirmou.

O ex-governador também destacou que a candidatura de Anastasia à reeleição representa a vontade dos mineiros e não um projeto pessoal ou de um grupo político.

“Anastasia não é o candidato de si próprio, ele não é candidato por um ato de vaidade pessoal. Ele é candidato porque tem a responsabilidade de continuar um projeto vitorioso em Minas. Por isso, o Norte está com ele, por isso Minas está cada vez mais com ele. Os mineiros estão apontando Antonio Anastasia como seu futuro governador e vai ser muito bom para todos os mineiros de todos os partidos, seja da nossa coligação, seja da oposição”, afirmou Aécio Neves.

Carinho do povo
A população saiu em peso às ruas para demonstrar o apoio à reeleição de Antonio Anastasia, ao governo de Minas e de Aécio Neves, ao Senado Federal, nesta reta final de campanha. Do aeroporto os candidatos seguiram em uma carreata formada por dezenas de carros e centenas de motocicletas. Ao longo de todo percurso até a Praça da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, os candidatos foram saudados por bandeiras, fogos de artifício.

Em razão do grande número de pessoas nas ruas, Antonio Anastasia e Aécio Neves só conseguiram caminhar por um quarteirão no Centro da cidade. O contato direto com a população encerrou a mobilização da campanha que nesta quinta-feira passou também por Curvelo, São Francisco e Bocaiúva.

Reconhecimento dos prefeitos
Prefeitos de vários partidos políticos, incluindo do PT e do PMDB, mais uma vez deram uma grande demonstração de apoio à reeleição de Antonio Anastasia. O prefeito de Verdelândia, Wilton Madureira (PT), fez questão de acompanhar a caravana do município para receber o governador em Montes Claros, distante quase 180 km de sua cidade. Ele ressaltou que o Governo de Minas apoiou seu município sem distinção partidária.

“Todos os compromissos feitos comigo e com o município foram cumpridos, tanto na administração do Aécio, como na administração do Anastasia. Por isso que eu não poderia deixar de votar neles agora nesse momento. Construímos escolas, parque de eventos, casas populares, seis postos de saúdes e quadras esportivas. Anastasia ajudou a todos os prefeitos e municípios, sem olhar a questão partidária, levando o benefício diretamente para a população dos municípios”, disse.

O prefeito de Patis, Valmir Moraes de Sá (PTB), presidente Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMANS), que reúne 92 municípios do Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha, afirmou que a manifestação de apoio da população da região é um reconhecimento aos avanços obtidos na região, no governo Aécio e Anastasia.

“Esse apoio é devido ao trabalho que tem sido feito em prol do Norte de Minas. Fomos muito bem atendidos, muito bem tratados na gestão de Aécio Neves. E com o Anastasia, sabemos que vamos complementar esse trabalho. Anastasia tem preocupação com a área social. É uma pessoa de coração bom, transparente, é um homem de ficha limpa. Minas Gerais só tem a ganhar em apoiá-lo”, afirmou.

O prefeito de Francisco Sá, José Mário Pena (PV), afirmou que Anastasia e Aécio resolveram a maior dificuldade dos municípios que é a questão da arrecadação. “A gente não consegue administrar só com a renda própria do município. Esse governo tem sido verdadeiramente diferenciado em relação aos municípios pequenos. Pegamos uma saúde com estrutura muito precária e, hoje, o hospital de Francisco Sá é uma referência na região. Tenho conversado com meus colegas, com os prefeitos da região, e há uma satisfação geral”, disse.

Atenção especial
O Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, consideradas as regiões mais pobres do país, tiveram atenção especial no governo de Aécio e Anastasia. Grande parte dos municípios beneficiados com o Proacesso, programa de pavimentação de estradas, está nessas regiões.

De 2003 a 2009, o Governo de Minas investiu R$ 4,7 bilhões em ações de redução da pobreza e das desigualdades regionais e essas regiões têm recebido o maior investimento per capita. Neste período, para cada um real investidos nas outras regiões do Estado, o Governo do Estado investiu o dobro no Norte e vales do Jequitinhonha e Mucuri. O Governo de Minas criou a Copanor, subsidiária da Copasa, para atender especialmente a região com água tratada e esgotamento com tarifas reduzidas para a população.


Fonte: Coligação "somos Minas Gerais"


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Em Pirapora, Anastasia afirma que dará continuidade à política de Aécio de ampliar parcerias com municípios para reduzir desigualdades


Em Pirapora, governador garante que, reeleito, o maior desafio de seu próximo governo será gerar mais empregos para os mineiros. Aécio e Itamar vão a Várzea da Palma e assistem de perto os resultados das parcerias do Estado com a administração municipal

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, afirmou, nesta segunda-feira (20/09), em Pirapora (Norte de Minas), que dará continuidade às parcerias com os municípios mineiros para realizar investimentos sociais com foco na redução das desigualdades regionais. Ao lado do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado Federal, Anastasia destacou a parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Pirapora na implantação de um conjunto de obras de infraestrutura e sociais fundamentais para a cidade, como a construção do centro de convenções, a modernização do hospital municipal e a ampliação do aeroporto.

“Realizamos ao longo dos últimos anos, aqui em Pirapora, numa parceria muito boa com o prefeito e com as lideranças, grande obras, feitas ao tempo do governador Aécio Neves e agora sob minha responsabilidade. O centro de convenções, toda a parte de saúde, o hospital, mas vamos continuar essas parcerias, melhorando a infraestrutura urbana, com toda a urbanização, como também do aeroporto, que é uma demanda importante aqui da cidade”, afirmou Antonio Anastasia, em entrevista.

Infraestrutura adequada As obras realizadas pelo Governo de Minas em Pirapora, nos últimos oito anos, deram um salto no desenvolvimento do município. Foram mais de R$ 13 milhões em sete obras, que incluíram a construção do Hospital Municipal Dr. Moisés Magalhães Freire (R$ 7,5 milhões) em 2007; a construção do Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira (R$ 4,4 milhões), que foi concluído em 2008 e é o único da região, além da reconstrução do dique de contenção na margem direita do Rio São Francisco (R$ 833 mil).

Além disso, o Governo de Minas incluiu o Aeroporto de Pirapora no ProAero, programa do Estado que tem o objetivo de garantir que nenhuma cidade mineira esteja a uma distância superior a 100 quilômetros de algum aeroporto. A reforma foi orçada em R$ 7,6 milhões e está aguardando licitação.

O prefeito de Pirapora, Warmillon Braga (DEM), destacou que a parceria com o Governo de Minas, com Aécio e Anastasia, foi fundamental para que o município passasse a oferecer melhor atendimento à população nos serviços de saúde e infraestrutura.

“Minas está dando certo e o nosso apoio a Anastasia se dá não apenas por gratidão a tudo o que ele fez, mas também por tudo que só ele poderá fazer. Tivemos muitas obras realizadas aqui no município, a construção do Hospital regional, do centro de convenções, a pavimentação de avenidas importantes e de dez novas unidades de saúde”, disse o prefeito.

Terminal Intermodal Um dos principais projetos desenvolvidos na região foi a criação de um corredor logístico para o escoamento de grãos para a exportação, interligando a região Noroeste de Minas, uma das que mais crescem no país, ao Terminal de Produtos Diversos (TPD), em Vitória (ES), oferecendo para a região melhores condições de competitividade à produção local. O Terminal Intermodal de Pirapora (TIP) foi inaugurado no ano passado, a partir de uma parceria firmada entre a Vale, por meio de sua controlada Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e o Governo de Minas Gerais. A FCA foi a responsável pela recuperação e capacitação do corredor ferroviário e na aquisição de vagões e locomotivas para atendimento à demanda.

Já o Governo de Minas realizou as obras de infraestrutura necessárias à ampliação da fronteira agrícola, pavimentou rodovias, no total de 220 quilômetros e passou a oferecer linhas de financiamento com recursos administrados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para a FCA e parceiros.

Plano de Governo O Plano de Governo de Antonio Anastasia para os próximos quatro anos prevê o programa Minas Logística, que pretende aproveitar a malha ferroviária instalada em Minas Gerais para o transporte de produtos de alto valor agregado. Além disso, a ideia é ampliar o corredor de transporte com a construção do ramal ferroviário ligando Unaí a Pirapora, que depende de apoio do governo federal e da iniciativa privada.

Antonio Anastasia reafirmou que, a partir de agora, o maior desafio é aprofundar a parceria para atrair mais empresas para o município e gerar mais empregos. De 2003 a 2010, o Governo de Minas conseguiu atrair R$ 180 milhões em investimentos públicos e privados nos setores têxtil, serviços, saúde, metalurgia e infraestrutura.

“Vamos continuar nos esforçando muito para trazermos o que é mais importante: empregos de qualidade para Pirapora e região”, afirmou Antonio Anastasia.

Em Pirapora, Anastasia, Aécio e Itamar foram recebidos no aeroporto pelo prefeito Warmillon Braga. Eles seguiram em carreata, acompanhada por dezenas de carros, pela avenida Brasil, Praça Tancredo Neves, ruas Felipe Sampaio, Antônio Nascimento, rua Teófilo Barbosa até a Praça Cariris, onde fizeram uma pequena caminhada e corpo a corpo com eleitores. Antes de Pirapora, os candidatos fizeram campanha também em Januária.

Várzea da Palma Após a visita a Pirapora, Aécio Neves e Itamar Franco se deslocaram para Várzea da Palma, também no Norte de Minas. Eles foram recebidos por prefeitos e lideranças políticas da região e fizeram carreata e caminhada na cidade.

O prefeito de Várzea da Palma, Luiz Antonio Pulchério (DEM), ficou emocionado em receber dois importantes políticos de Minas. Ele afirmou que foi uma ótima oportunidade para apresentar os resultados da parceria do município com o Governo do Estado.

“A visita de Aécio e Itamar é uma consagração para Várzea da Palma. São homens importantes para Minas Gerais. Tivemos a oportunidade de mostrar a eles que na nossa gestão se aplica realmente os recursos que o Estado manda, que não há desvios, que todos aqui são honestos e trabalhadores”, afirmou.

Para o ex-governador Aécio Neves, a receptividade dos candidatos no Norte de Minas demonstra que a população reconhece o trabalho que foi realizado ao longo dos últimos oito anos e quer que estes avanços tenham continuidade, sempre em parceria com os prefeitos.

“Há uma percepção clara em Minas Gerais, hoje, de que o projeto de governo que realizamos ao longo dos últimos oito anos precisa ter continuidade. Minas é o Estado que mais se desenvolve no Brasil, econômica e socialmente. Esta região viu como é importante a parceria entre município e Estado. Foram feitos investimentos em todas as áreas e queremos continuar estes investimentos, com o governador Antonio Anastasia no Governo do Estado e o senador Itamar Franco, que vai nos ajudar a fazer com que a voz e os interesses de Minas Gerais sejam defendidos”, afirmou Aécio Neves.

Nanuque A agenda de campanha dos candidatos ao Senado previa também hoje uma visita ao município de Nanuque, localizado no Vale do Jequitinhonha. No entanto, devido ao mau tempo, a aeronave que levaria os dois candidatos ficou impedida de aterrissar.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Itamar e Alberto Pinto Coelho recebem apoio em Bambuí de lideranças do Centro-Oeste de Minas


Candidatos defendem voto consciente e defendem reeleição de Antonio Anastasia ao lado de prefeitos e lideranças municipais
Prefeitos e lideranças políticas do Centro-Oeste de Minas se reuniram, na tarde desta quinta-feira (16/09), em Bambuí, para receber o ex-presidente da República, Itamar Franco, candidato ao Senado, e o candidato a vice-governador, deputado Alberto Pinto Coelho. De mãos dadas com os prefeitos, Itamar e Alberto agradeceram o apoio carinhoso da população e destacaram a importância do voto consciente em Minas para reeleger Antonio Anastasia.

O ex-presidente Itamar Franco afirmou que os mineiros terão a consciência para escolher o melhor candidato para conduzir o futuro de Minas dando continuidade aos projetos realizados com êxito no governo Aécio/Anastasia.

“Eu venho aqui com a alma exultante, de coração aberto, para dizer a Minas e ao Brasil que ninguém de fora vai escolher os nossos candidatos. Nós mineiros é quem vamos decidir para que possamos dar a Minas e ao Brasil aquilo que Minas quer, aquilo que Minas representa”, destacou Itamar.

Alberto Pinto Coelho destacou a importância da reeleição de Antonio Anastasia e afirmou que os mineiros também saberão escolher os melhores candidatos para representá-los no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa.

“Antonio Anastasia já comprovou que pode fazer mais por Minas, é muito importante que continuemos essa obra no Estado. A presença de Itamar Franco e de Aécio Neves no Senado é a voz altiva, altaneira, que ressoa por todo o país, que fala em nome de Minas com a autoridade de duas grandes biografias, de dois grandes homens públicos que dão exemplo pra todo o país. E ao lado deles é fundamental que tenhamos uma grande bancada no Congresso e também na Assembleia”, afirmou Alberto.

Apoio do Centro-Oeste

Itamar e Alberto foram recebidos com festa em Bambuí. Acompanhado por lideranças políticas da região eles seguiram em carreata até a praça Central da cidade onde a população aguardava para os discursos. Os candidatos conversaram com eleitores e concederam entrevistas para rádios e jornais da região.

O prefeito de Bambuí, Lelis Jorge Silva(PTB), falou da capacidade política e administrativa do governador Antonio Anastasia e afirmou que Minas já decidiu seu caminho.

“O trabalho em Minas tem que continuar e vai continuar. Os mineiros não são bobos não. Essa turma de fora pode vir pedir, é ate uma obrigação pedir os votos, mas os mineiros já decidiram por Anastasia. Não só as pesquisas comprovam isso. Basta rodar o interior para ter essa certeza”, afirmou o prefeito

O prefeito de Arcos, Claudenir Baiano (PR) também fez parte da caravana. Ele destacou a parceria do governo Aécio/Anastasia com os municípios.

“O governo Anastasia mudou a cara das cidades, é um governo muito próximo dos municípios e dos prefeitos, quem ganha é a população”, disse.



Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

Estado de Minas: Anastasia defende mais ideias e menos ataques no debate da Band


O candidato à reeleição ao governo do estado pela coligação Somos Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), defendeu ontem mais debates de ideias e menos ataques na campanha e afirmou que alguns candidatos têm uma certa miopia em reconhecer o que acontece em Minas, referindo-se às críticas feitas pelo seu principal adversário, senador Hélio Costa (PMDB), na área da saúde. Segundo Anastasia, o estado tem ainda muito a avançar e disse apresentar propostas para isso. “É nesse campo que quero debater. Mas a crítica estéril, por criticar, essa, lamentavelmente, não leva, como sabemos, a lugar algum”, acrescentou.

Anastasia evitou comentar sobre uma possível influência na campanha adversária do escândalo envolvendo a ex-ministra da Casa Civil e braço direito da candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT), Erenice Guerra. O tucano disse estar preocupado com a própria campanha e que cada um deve se preocupar com a sua. Ele ainda defendeu uma investigação profunda no caso. “Ontem eu lamentava e volto a lamentar que esses fatos ainda ocorram no Brasil de maneira muito triste, o que mostra, é minha tese antiga, que precisamos continuar profissionalizando a administração pública”, completou.

O governador se encontrou ontem, em Belo Horizonte, com integrantes da Associação dos Lojistas do Barro Preto e participou de um almoço com integrantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). No Barro Preto, o candidato disse que, se eleito, vai ampliar o Programa de Educação Profissional gratuito para os alunos do ensino médio do estado. Afirmou que pretende aumentar em quatro vezes o número atual de beneficiados, de 130 mil para 400 mil. ” A requalificação e a qualificação profissional constam no nosso plano de governo”, disse.

Parceria O governador ressaltou a importância das parcerias com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para enfrentar os problemas e demandas da capital. “Temos uma parceria muito forte com a prefeitura. Muitos desses temas se referem também a questões municipais, mas eu sempre digo que, para governar, temos de ter planejamento e parceria. E nossa parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte é muito boa, vamos continuar fazendo isso”, destacou.

No encontro com a Abav, Anastasia destacou a importância do governo estadual em trabalhar para melhorar toda a infraestutura física, social e econômica para atender o setor. O candidato afirmou que, se eleito, vai aperfeiçoar as instalações de centros de convenções em Belo Horizonte e no interior para incrementar o turismo de negócios. Também disse que vai trabalhar com a Infraero pela expansão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. “A indústria do turismo é aquela que gera mais empregos, com boa remuneração e em menos tempo do que todos os outros segmentos. Temos uma oportunidade singular com a chegada da Copa do Mundo de 2014 e precisamos melhorar o turismo internacional”, afirmou.



Fonte: Alice Maciel – Estado de Minas


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Em Guaxupé, Anastasia diz que vai reforçar ações de Governo para combater falta de política nacional para o café


Em Guaxupé, no Sul de Minas, governador afirmou que estão em seu Plano de Governo a criação do Pró-Café e do Fundo Estadual do Café
O governador Antonio Anastasia afirmou nesta terça-feira (14/09), em Guaxupé (Sul de Minas), que, reeleito, pretende adotar uma política estadual de apoio à cafeicultura para diminuir os efeitos negativos provocados pela falta de compromisso do governo federal com a garantia de preço mínimo para cobertura dos custos de produção e a falta de política eficiente de renegociação das dívidas. Em seu Plano de Governo, lançado na última semana, Anastasia propõe a criação do Fundo Estadual do Café e do programa Pró-Café, que irá coordenar todas as ações do governo para no setor.

“Assumi o compromisso como governador do Estado de comandar a política estadual do café, do qual o fundo será um dos instrumentos, juntamente com o programa Pró-Café, que coordenará todas as ações do governo em relação ao café. O fundo será feito para ajudar especialmente aos médios e pequenos cafeicultores na questão relativa às garantias e ao seguro, de modo que o Tesouro do Estado também participe, junto com a política econômica nacional, que é a grande responsável, para alavancar cada vez mais a produção de café em Minas”, disse Antonio Anastasia.

Minas Gerais é o maior produtor nacional de café. A safra deste ano está estimada em 24,4 milhões de sacas. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o crescimento será de 24,7% em relação ao ano passado. O Estado também é o maior exportador de café do país. Nos sete primeiros meses do ano, as vendas de café de Minas Gerais para o exterior geraram US$ 1,8 billhão. O crescimento foi 21,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria de Comércio Exterior (MDIC).

Nos últimos anos, os produtores de café do país vêm encontrando dificuldades junto ao governo federal para renegociar as dívidas e criar uma política eficiente para a cafeicultura nacional. Em março de 2009, milhares de produtores participaram da Marcha do Café, em Varginha, no Sul do Estado, para chamar a atenção do governo federal sobre os problemas do setor.

Ao lado do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, Anastasia, candidato à reeleição, foi aplaudido por produtores de café da região. O município de Guaxupé é sede de uma das maiores cooperativas de café do mundo. A Cooxupé conta com 11 mil cooperados e recebe café de 100 produtores de municípios do Sul de Minas, Alto Paranaíba e do Estado de São Paulo.

Apoio da população e de prefeitos

Antonio Anastasia e Aécio Neves foram recebidos com festa no aeroporto de Guaxupé. Cerca de 250 pessoas esperavam pelos candidatos, entre prefeitos, produtores rurais e lideranças políticas da região.

Dezenas de carros acompanharam os candidatos em carreata pelas ruas da cidade, passando pela Praça da Saudade e seguindo até a avenida Conde Ribeiro do Valle, onde os candidatos iniciaram uma caminhada. Cerca de 500 pessoas acompanharam Anastasia e Aécio, que cumprimentaram e tiraram fotos com comerciantes e eleitores. No caminho, eles pararam na Pastelaria do Getúlio para tomar um cafezinho.

Prefeitos da região foram até Guaxupé prestigiar a visita do governador e manifestar o apoio à sua reeleição. O prefeito de Delfinópolis, José Geraldo Martins (PSDB), destacou que as ações do Governo nos últimos oito anos beneficiaram todo o Estado e foi um marco do desenvolvimento de Minas.

“Votar em Anastasia é dar continuidade ao excelente trabalho do ex-governador Aécio Neves. Votar em Anastasia é o que temos de melhor nos últimos anos, da melhor política do Estado de Minas Gerais. Votar em Anastasia é sinal de progressos para todos mineiros. O governador Anastasia será eleito e vai fazer um governo tão bom ou melhor que o do Aécio Neves”, declarou.

O prefeito de Itamogi, Janoario Arantes (DEM), destacou as obras realizadas na gestão Aécio/Anastasia. Ele afirmou que nunca o município recebeu tanta atenção de um governo do Estado.

“Itamogi é uma cidade com pouco mais de 12 mil habitantes. Estamos fazendo doze obras, só neste ano e meio de administração nossa. Isso por conta da ajuda do Anastasia e, claro, também do Aécio Neves, que era o governador. Isso vai melhorar muito a vida social na minha cidade”, afirmou.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ao lançar Plano de Governo, Anastasia disse que Minas hoje tem os melhores indicadores sociais e econômicos do país


Indicadores sociais e econômicos do Estado são os melhores entre os estados brasileiros
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, destacou nesta quinta-feira (09/09) que Minas Gerais é o estado brasileiro que apresenta os melhores resultados do país, tanto nos indicadores sociais quanto no crescimento da economia. O governador comemorou o novo salto do PIB (Produto Interno Bruto) de Minas de 11,2%, resultado superior ao PIB nacional de 8,8%, divulgado ontem, e que comprova o crescimento da economia mineira maior que a média do Brasil, e disse que Minas tem hoje os melhores resultados do país na redução da pobreza e nos avanços sociais.


“Minas é o estado que tem mais gerado empregos no Brasil, apresenta um crescimento do PIB superior ao do país. Tem se apresentado em políticas, como saneamento, redução de miséria, desigualdade social, superior à média do Brasil. Então, ficamos muito satisfeitos que ao longo desses anos todas as nossas políticas sociais, econômicas e de infraestrutura estão dando certo”, afirmou o governador, nesta manhã, em entrevista durante o lançamento do seu Plano de Governo.


Anastasia destacou que a liderança de Minas no país é atestada por diferentes estudos realizados pelo Governo Federal, entidades civis e até mesmo internacionalmente, mas tem o principal reconhecimento, que é o da população. Para o governador, mais importante que estabelecer uma competição entre os estados é garantir serviços públicos de qualidade às pessoas.


“Fizemos mais que os outros estados da federação. Por quê? Porque tivemos um governo de parceria, de muito esforço, que teve planejamento e que teve o apoio das pessoas. Temos dados muito positivos a mostrar. Mas veja bem, governo também não é uma corrida de obstáculos, para fazer comparações. O importante é entregarmos às pessoas serviços públicos de qualidade, que sejam serviços públicos que as pessoas reconheçam o bom desenvolvimento do governo. Em Minas, as pessoas reconhecem o que foi feito pelo Governo do Estado, tanto assim que há um índice de satisfação muito grande com a administração estadual”, afirmou o governador.


Pioneirismo e liderança nas políticas sociais

Antonio Anastasia destacou a posição de liderança que Minas Gerais ocupa hoje na redução da pobreza e na implantação de políticas assistenciais a pessoas pobres. Levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, publicado em 2008, mostrou Minas em primeiro lugar entre os estados brasileiros a cumprir as metas definidas pelo governo federal no desenvolvimento de ações sociais. O ranking mediu a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


Em julho passado, levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), órgão do governo federal, mostrou que Minas antecipará em três anos a meta nacional de erradicação da pobreza absoluta. O estudo mostrou que o Brasil deverá erradicar já pobreza em 2016. Em Minas, essa meta será atingida em 2013.


“Enquanto havia o ranking do Ministério do Desenvolvimento Social, Minas Gerais sempre esteve em primeiro lugar. Depois o ranking foi extinto”, lembrou o governador.


O levantamento “Metas do Milênio”, realizado no mundo pela ONU, também demonstra a qualidade das ações e dos programas socais desenvolvidos em Minas. Do total de oito metas estipuladas pela ONU para erradicação da pobreza, Minas já cumpriu cinco. São elas: acabar com a fome e a miséria; reduzir a taxa de mortalidade infantil; combater a Aids, malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer parcerias para promover o desenvolvimento.


“Temos investimentos expressivos em programas extremamente inovadores como o Travessia e o Poupança Jovem. Minas foi o primeiro estado a declarar que o Estado financiaria o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Depois de Minas, outros estados aderiram. Fomos pioneiros nisso. Temos exemplos excepcionais da boa gestão social. Aliás, os resultados concretos dessa ação são, cada dia mais, perceptíveis pela população, não só na geração de empregos, na melhoria da renda, mas até na diminuição da desigualdade pelo famoso Índice Gini”, afirmou Anastasia.
Parcerias sociais

Antonio Anastasia destacou também que o Governo do Estado, nos últimos anos, ocupou posição de pioneirismo em relação aos programas sociais e às parcerias firmadas com o governo federal. Segundo ele, os resultados podem ser comprovados pelo Coeficiente Gini, índice internacional usado pelos países para medir o grau de desigualdade na distribuição de renda. Ano passado, o índice Gini de Minas foi de 0,504, superior ao registrado na média nacional de 0,524. Quanto mais próximo de zero, menor é a desigualdade de renda num país.


O Governo de Minas investiu R$ 4,7 bilhões em ações de redução da pobreza e das desigualdades regionais entre 2003 e 2009. Até o final de 2010, esse investimento somará R$ 5,9 bilhões. As regiões mais pobres do Norte e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri receberam o maior volume de recursos da história do Estado. Somente ano passado foram investidos R$ 276 per capital nos vales, o que corresponde a três vezes mais que o realizado nas regiões mais desenvolvidas.


“Essas comparações acabam sempre mostrando que Minas Gerais, felizmente, ao longo desses últimos anos, graças ao nosso trabalho em parceria com o governo federal, prefeituras, sociedade civil e empresários, tem apresentado ao Brasil números excepcionais”, afirmou.

Investimento na saúde é 200% maior

O governador Antonio Anastasia afirmou, também, que os investimentos feitos pelo Estado na área da saúde aumentaram 200%, passando de R$ 1,1 bilhão, em 2003, para R$ 3,3 bilhões. Até o final deste ano serão mais R$ 3,6 bilhões, permitindo a redução dos mais importantes indicadores, como mortalidade infantil e materna e as taxas de desnutrição. Ele lembrou que, enquanto o governo federal não mobilizar suas bancadas no Congresso Nacional em favor da aprovação da Emenda 29, vários estados brasileiros deverão continuar cumprindo os limites estipulados pelos Tribunais de Contas estaduais para os investimentos na saúde.
“É um assunto antigo. Enquanto não for regulamentada a Emenda Constitucional 29, que tem de ser regulamentada pelo Congresso Nacional e, naturalmente, com a participação do próprio governo federal, que tem a maioria nas duas Casas, devemos ter sempre respeito às decisões dos Tribunais de Contas de cada estado. Nós atendemos plenamente o que determina o nosso Tribunal de Contas”, disse Anastasia.


Os investimentos do governo do Estado levaram a importantes avanços nos indicadores de saúde da população mais pobre. Minas reduziu a taxa de mortalidade em 22,7%. Em 2003, a taxa era de 17,4 mortes por 1 mil nascidos vivos. Em 2009, a taxa caiu para 13,5. A taxa de desnutrição no Norte, no Jequitinhonha e do Mucuri registrou queda de 55%, passando de 11,6 crianças, por grupos de 10 mil crianças de 0 a 4 anos, para 4,2 crianças atendidas nas unidades de saúde.
Na construção e melhoria da rede hospitalar, Minas investiu R$ 500 milhões, reforçando a qualidade do atendimento em 129 hospitais que atendem pelo SUS em 112 municípios de todas as regiões do Estado. Com esses investimentos, o Governo de Minas facilitou à população o acesso aos serviços públicos de saúde.

Coordenador do Plano de Governo de Anastasia, Claudio Beato, diz que meta é o desenvolvimento integrado de Minas


Sociólogo Cláudio Beato explica a elaboração do Plano de Governo
Melhorar a qualidade de vida e gerar mais empregos são os objetivos do próximo governo de Antonio Anastasia, diz Cláudio Beato


Coordenador do Plano de Governo, o sociólogo Cláudio Beato afirma que Minas avançará ainda mais com desenvolvimento integrado das regiões
Criar uma rede de desenvolvimento integrado é o principal desafio proposto pelo Plano de Governo 2011-2014 – Minas de Todos os Mineiros - de Antonio Anastasia, candidato à reeleição. A ideia é assegurar o desenvolvimento em todas as regiões do Estado, interiorizando ações e programas de governo nas áreas de saúde, educação, habitação, infraestrutura dos municípios, geração de empregos, entre outros.

Elaborado por um conjunto de 150 profissionais e especialistas de reconhecida atuação em diversos segmentos da sociedade, o Plano de Governo foi coordenado pelo sociólogo Cláudio Beato.

Aos 53 anos, Cláudio Beato é doutor em Sociologia, professor titular da UFMG e especialista em segurança pública. É coordenador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), um dos parceiros do Governo do Estado na implantação de programas de combate à criminalidade.

Cláudio Beato também é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, consultor do Banco Mundial (BIRD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ex-professor visitante das universidades de Harvard (EUA) e Oxford (Inglaterra), consultor do governo federal. É ainda consultor de segurança pública de diversos governos estaduais e de países da América Latina.

Em entrevista, Cláudio Beato explicou como foi elaborado o plano de Governo de Antonio Anastasia que busca, no binômio Vida e Renda, promover o desenvolvimento integrado, entre nas diversas regiões do Estado e melhorar a qualidade de vida das pessoas e o aumento da renda.
Qual foi a principal orientação do governador Antonio Anastasia para o Plano de Governo?
A orientação do governador foi a inovação. Estamos vindo de duas administrações muito bem avaliadas, muito bem sucedidas e o grande desafio é justamente dar continuidade a isso, mas com inovação. A orientação foi basicamente tentar desenvolver coisas novas dentro de um projeto que já era bem sucedido e de continuidade.

Qual é o ponto principal do Plano de Governo?
O cerne do Plano de Governo está expresso nas palavras vida e renda, que o governador tem repetido insistentemente, que se traduz em uma nova forma de trabalhar de maneira compartilhada, participativa, com diversos setores da sociedade no sentido de ter uma gestão compartilhada no Governo de Minas Gerais. Vamos inaugurar uma série de mecanismos através dos quais as pessoas vão participar crescentemente e sempre com vistas ao desenvolvimento integrado, não é apenas o desenvolvimento econômico, de todas as regiões de Minas. Temos também o enfoque regional bastante importante para tentar desenhar esses mecanismos de participação e compartilhamento das decisões do Estado.
Como o Plano está dividido?
O Plano de Governo está dividido através de redes. Temos sete redes que são transversais. Muitas ações de governo requerem a colaboração de diversas organizações, entidades, secretarias, como por exemplo a Secretaria de Educação, Secretaria de Defesa Social, Desenvolvimento, enfim toda essa transversalidade está prevista através das redes de desenvolvimento integrado. Por isso que a gente chama desenvolvimento de rede, que também vai se dar em parceria com a sociedade civil.

Como foi o processo de elaboração do Plano de Governo?
Foi muito participativo, envolvendo muitas pessoas e organizações interessadas no assunto e a gente fez isso de diversas maneiras, seja conversando diretamente, seja procurando as pessoas, e também através do site, recebendo muitas sugestões importantes, que foram incorporadas ao Plano.

Em quanto tempo o Plano de Governo foi elaborado?
Começamos o Plano de Governo a partir de agosto. Tivemos um processo intenso de consultas e ouvimos muitas pessoas, especialistas, entidades, organizações e a própria sociedade, enfim, foi um trabalho intenso de ouvir as pessoas. Temos um núcleo central formado por 10 pessoas, que ficam permanentemente recebendo, conversando, consultando, pesquisando, e temos um grupo grande de colaboradores que nos ajudaram nas diversas áreas do Plano.

Gostaria que o senhor resumisse o objetivo das redes.
São sete redes que visam alcançar o binômio vida e renda, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida das pessoas com melhores empregos. São redes de gestão integrada, ou seja, você tem que trabalhar com servidores melhor remunerados e qualificados para servir melhor à população. Temos a rede de atendimento à saúde, que é para fazer chegar esse serviço mais perto da população, inclusive com envolvimento de outros setores. Temos a rede de educação e desenvolvimento, que é trabalhar muito de perto a qualificação profissional e desenvolvimento econômico para sanar um dos grandes problemas que a gente tem que é o apagão da mão de obra.

Temos a rede de infraestrutura sem a qual você não pode falar em desenvolvimento econômico sem ter uma base de estradas, rodovias e ferrovias para transportar a nossa riqueza. A infraestrutura é uma das redes mais centrais porque não há como falar em desenvolvimento hoje em Minas Gerais se a gente não tiver uma infraestrutura adequada. Diria até que é talvez um dos grandes gargalos.

Por que?
Porque o governo do Estado fez a sua parte, construiu quase 6 mil quilômetros de estradas através do Proacesso, mas o governo federal está ainda muito a dever, principalmente nas BRs que cruzam e que no final de contas transportam riquezas pelo Estado de Minas Gerais, o que o torna um Estado legítimo. Essa infraestrutura vai ter que ser muito trabalhada. A rede desenvolvimento social, com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, através de projetos de desenvolvimento social, de prevenção de drogas e de defesa social.

Também está no plano a rede de desenvolvimento sustentável em cidades, que procurar colocar junto o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento econômico, através da agricultura, da agricultura familiar, do desenvolvimento das áreas metropolitanas e a rede de identidade mineira, que é um aspecto extremamente importante em Minas Gerais que é a construção de nossa identidade que vai se dar através da cultura, mas também do esportes e do turismo, que é uma atividade econômica muito importante para os mineiros.

Como será a relação com os prefeitos?
Quando falamos em desenvolvimento em rede, não há como não envolver os prefeitos de forma muito intensa. Mesmo porque eles são os principais articuladores e lideranças políticas locais e os que efetivamente chegam aos 853 municípios do Estado de Minas Gerais. É com os prefeitos que o governador vai contar para construção dessas redes.

O Plano de Governo, além de uma continuidade, representa uma evolução?
A ideia é evoluir sempre da mesma forma como o Estado para Resultados foi uma evolução do Choque de Gestão. Agora estamos com o Desenvolvimento Integrado como evolução dessas duas etapas. Daí a importância de continuar o que está sendo feito. Não é uma simples repetição de um governo, mas uma evolução, um acúmulo de coisas que já foram feitas com as quais você pode andar para frente.

O Plano vai ser lançado, mas ele está fechado?
O Plano não poderia ser fechado, mesmo porque a ideia é ter participação crescente de pessoas, entidades, organizações. É um processo em construção, que na realidade vai continuar até mesmo durante o período de governo, com uma participação muito ativa da sociedade, seja na formulação, seja na identificação do programa, mas também no monitoramento e na avaliação. Mesmo a formulação desses projetos que são oferecidos agora, vão continuar depois através do site, onde as pessoas vão poder entrar e oferecer sugestões.

O cidadão comum que deseja dar uma sugestão, como ele vai poder interagir?
No site do governador Anastasia – http://www.anastasia2010.com.br/plano_governo_anastasia.pdf -, o cidadão pode entrar, dar sugestões e oferecer sua colaboração, enfim, o que ele está percebendo como a possibilidade de atuação do governo, isso tudo está aberto para as pessoas.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

Anastasia pede a jovens líderes empresariais o “voto da convicção” e lembra o bom ambiente mineiro para os negócios


Durante encontro, governador pede que apoiadores façam um balanço dos últimos anos de governo e dos resultados concretos obtidos por Minas Gerais

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais”, recebeu ontem (09/09) o apoio de cerca de 600 jovens empresários e representantes de entidades de classe, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Federação das indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-MG), entre outras. Durante o encontro, Anastasia pediu que os jovens fizessem um balanço das realizações do Governo de Minas nos últimos anos e optassem pelo “voto de convicção”.

“Façam um balanço do que aconteceu e do ambiente que passamos a viver, de otimismo, de auto-estima e cujos efeitos concretos estão acontecendo. Tomo a liberdade de pedir aqui o voto da convicção, na certeza de que estamos do lado certo, ao lado da ética, do bem, das pessoas corretas e do esforço para que Minas Gerais cresça permanentemente”, afirmou Antonio Anastasia. Ele participou do encontro acompanhado do candidato a vice, Alberto Pinto Coelho, do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, do ex-embaixador em Cuba e ex-deputado federal, Tilden Santiago, e do ex-deputado e empresário, João Pinto Ribeiro.

Em breve pronunciamento, o governador ressaltou os avanços alcançados pelo Estado, que foram comprovados pelos recentes dados do crescimento econômico. Pela segunda vez consecutiva no ano, o PIB de Minas Gerais, principal indicador do desempenho da economia, apresentou melhor resultado do que o país. Dados da Fundação João Pinheiro (FJP), divulgados ontem, mostram que o PIB mineiro cresceu 11,2% no segundo trimestre de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o PIB brasileiro avançou 8,8% no mesmo período. No primeiro trimestre de 2010, o crescimento do PIB mineiro foi de 12,2% e também superou o nacional, de 9%.

“Hoje os jornais estampam que Minas Gerais cresce a um ritmo chinês e superior à média brasileira. Nós estamos colhendo agora os frutos do que semeamos ao longo dos anos. Precisamos avançar mais em todos os setores e a minha proposta é essa, a continuidade com avanços, porque não podemos deixar que Minas vá para trás”, disse o governador.O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, destacou que os bons resultado alcançados pelo Estado se deve à visão de estadista do governador Aécio Neves, que escolheu Antonio Anastasia como o seu braço direito.

“Minas esteve muito bem nos últimos anos. Visão de estadista do governador Aécio Neves que soube colocar como seu braço direito no governo o governador Antonio Anastasia. É preciso que haja continuidade. É muito importante que todos se empenhem para que continuemos esse bom momento que vivemos. A continuidade do Governo Aécio-Anastasia nos permitirá consolidar e avançar muito mais em tudo de bom que foi feito nos últimos oito anos”, disse o prefeito.
Jovens Lideranças
Os jovens deixaram o encontro elogiando as propostas do governador Antonio Anastasia. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), Vilson Mayrink, a reeleição de Anastasia é garantia da continuidade das melhorias dos indicadores sociais e econômicos de Minas Gerais.

“Nunca vimos Minas Gerais crescer tanto e acreditamos na continuidade desse projeto, pelo governador Antonio Anastasia. Temos certeza de que com o apoio dele, com a continuidade do trabalho, Minas vai continuar crescendo”, afirmou.

Para Alexandre Maciel Couto de Sá, representante do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Anastasia é o candidato mais bem preparado para liderar os avanços que o Estado ainda busca para melhorar a qualidade de vida dos mineiros. “Ele é, sem dúvida, o mais bem preparado para fazer Minas continuar avançando. O Governo Aécio Neves fez o Estado avançar em várias frentes, como a educação e empreendedorismo”, afirmou.

O jovem empresário Daniel Chequer Ribeiro destacou a seriedade e competência com que Anastasia vem administrando o Estado. “Antonio Anastasia é o candidato mais comprometido, mais ético e competente. Os dados de Minas Gerais demonstram que estamos no caminho certo”, disse.
Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ao lado de Serra, Anastasia diz que implantará Zona de Desenvolvimento Regional em Pará de Minas


Governador Antonio Anastasia implantará Zona de Desenvolvimento Regional em Pará de Minas

Governador quer aproveitar potencial do município em agronegócio e siderurgia para atrair novas empresas e gerar empregos para a população

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, afirmou nesta segunda-feira (06/09) que, reeleito, aproveitará o potencial de Pará de Minas (Região Central) no agronegócio e a siderurgia para implantar no município uma das Zonas de Desenvolvimento Regional. A proposta, incluída no Plano de Governo de Anastasia que será lançado nesta semana, pretende descentralizar o crescimento econômico no Estado aproveitando as vocações e necessidades de cada região. As Zonas de Desenvolvimento Regional terão incentivos para novas empresas, gerando mais empregos para a população. O governador participou de campanha em Pará de Minas, ao lado de Aécio Neves, candidato ao Senado, e de José Serra, candidato a presidente.

“Minas Gerais tem alguns eixos de desenvolvimento especiais, um deles é aqui nessa região, que deve receber agora mais estímulo do Estado, através da nossa proposta de Zonas de Desenvolvimento Regional. Certamente aqui, teremos um esforço maior, junto com os empresários locais, quer na área do agronegócio, que aqui é muito forte, como também na parte de siderurgia. Certamente, teremos aqui investimentos especiais”, afirmou Antonio Anastasia.

Para incentivar o desenvolvimento das Zonas de Desenvolvimento Regional, o governador pretende elaborar um programa que inclui concessão de incentivos fiscais especiais e linhas de crédito por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A ideia é criar vantagens competitivas em cada região para as cadeias produtivas, aumentar a conectividade entre empresas e instituições, gerando mais negócios entre pequenos e médios empresários.

Melhoria da infraestrutura
A proposta para o Desenvolvimento Regional de Minas Gerais, incluída no Plano de Governo, prevê investimentos em todas as áreas. O governador Antonio Anastasia tem como meta, até 2014, a criação de 400 mil vagas no ensino profissionalizante, além de consolidar 200 hospitais regionais e implantar 15 novos Centros de comando e controle regionais que garantirão atendimento aos 853 municípios. As Unidades Básicas de Saúde serão reforçadas em 560 municípios e serão implantados 65 Centros de Atenção Especializada.

Para melhorar a infraestrutura regional serão asfaltados 7.600 km de rodovias, ligando os municípios mineiros por meio do programa Caminhos de Minas. O governador também pretende universalizar o serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos nas cidades atendidas pela Copasa, além do manejo sustentável dos resíduos sólidos.

Festa em Pará de Minas
Antonio Anastasia, Aécio Neves e José Serra foram recebidos com muita festa em Pará de Minas. Os três participaram de carreata e caminharam pelas ruas do centro da cidade, onde foram recebidos calorosamente pelos moradores, dezenas de prefeitos e líderes políticos da cidade.

Do aeroporto eles seguiram em carreata até o Centro da cidade, onde eram aguardados por centenas de pessoas na Avenida Nova Serrana. Muito aplaudidos, os candidatos pararam na Praça Melo Viana e, em cima de uma caminhonete, discursaram para a população. Da praça, Antonio Anastasia, Aécio Neves e José Serra se reuniram com ruralistas da região no Parque de Exposições.

Muitos moradores fizeram questão de tirar uma foto ao lado de Antonio Anastasia e Aécio Neves, como a estudante Juliana Marçal de Souza. “Antonio Anastasia é um excelente governador de Minas, como foi Aécio Neves. Foi no governo deles que recebi na escola, livros didáticos de português e matemática. Eles precisam ser eleitos para continuar as coisas boas”, disse a estudante.

A aposentada Helena Franco, de 83 anos, também fez questão de cumprimentar os candidatos e acabou ganhando um beijo do ex-governador Aécio Neves. “Os dois são formidáveis. Sei que serão eleitos, porque são os melhores”.

O ex-governador Aécio Neves afirmou que a receptividade de Antonio Anastasia no interior de Minas é maior a cada dia. Segundo ele, o sentimento dos mineiros é pela continuidade do excelente trabalho do Governo de Minas ao longo dos últimos oito anos.

“A eleição será decidida pelos mineiros a partir de Minas Gerais, do sentimento e da alma dos mineiros, e não por qualquer tipo de força, de intervenção de fora de Minas Gerais. A candidatura do governador Anastasia nasce e é gerada em solo mineiro, com base nos sentimentos maiores de Minas Gerais. Ela não é fruto de uma intervenção, de uma imposição. É por isso que ela está crescendo. Os mineiros, ao longo da história de quase três séculos, sempre foram muito ciosos da sua autonomia para que nós próprios escolhêssemos o nosso destino. É o que vai ocorrer mais uma vez”, falou Aécio Neves, em Pará de Minas.

Apoio dos prefeitos
O prefeito de Pará de Minas, Zezé Porfírio (PR), disse que não é por acaso que Minas Gerais cresceu mais do que o resto do país nos últimos anos. Para ele, a administração Aécio/Anastasia mostrou o que é governar priorizando os municípios, trabalhando com competência e honestidade.

“Minas Gerais foi o Estado que mais cresceu no Brasil, mais gerou empregos. O Governo de Minas abriu as portas para os prefeitos estarem falando direto com o governador. Aécio e Anastasia mostraram o que é governar, tanto que governadores de outros estados vieram aqui buscar o que é excelência em administrar. Minas tem que continuar andando para frente, não pode andar para trás. Por isso, Anastasia, pela sua competência, pela sua honestidade, pelo seu trabalho, é o mais indicado para governar um Estado com o potencial de Minas”, completou o prefeito.

O prefeito de Igaratinga, Fábio Alves (PDT), afirmou que Antonio Anastasia tem os melhores projetos para Minas continuar desenvolvendo.

“Apoiamos a candidatura do governador Antonio Anastasia à reeleição, porque sabemos que Minas precisa continuar no caminho que está e porque Antonio Anastasia tem os melhores projetos para Minas continuar crescendo”, disse Fábio Alves.

Mais investimentos
Nos últimos oito anos, Pará de Minas recebeu investimentos de R$ 116,9 milhões em dez projetos nos setores de transporte terrestre, têxtil, siderurgia, saneamento, químico, metalurgia, educação, calçados e couro e agroindústria. O investimento possibilitou a geração de 398 empregos diretos, garantindo mais oportunidades e renda para os moradores da cidade.

Convênios assinados entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas permitiram a realização de várias obras para melhorar a infraestrutura viária do município. Entre 2003 a 2009, foram firmados três convênios com a Prefeitura de Pará de Minas, que totalizam R$ 1,2 milhão para a realização de obras como calçamento de vias e pavimentação de vias urbanas. O governo Aécio/Anastasia também investiu R$ 65 milhões na recuperação de 411,8 quilômetros de rodovias, dentro do programa ProMG, melhorando as estradas estaduais da região.

Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Anastasia anuncia em Varginha criação do Fundo Estadual do CaféFundo terá recursos do Tesouro do Estado e será administrado em parceria com as lideran


Fundo terá recursos do Tesouro do Estado e será administrado em parceria com as lideranças do setor para garantir renda aos cafeicultores e evitar queda de preço


Em visita de José Serra, Aécio Neves e Antonio Anastasia a Varginha, cafeicultores comemoram a proposta do governador de criar o Fundo Estadual

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, anunciou (30/08) que, reeleito, criará o Fundo Estadual do Café em Minas Gerais. O governador esteve no Sul de Minas, ao lado do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado Federal, e do candidato à Presidência, José Serra. Os três foram recebidos com muita festa em Varginha e Itajubá. O Fundo Estadual do Café contribuirá para garantir a renda dos cafeicultores, evitando as perdas provocadas pelo excesso de oferta e queda de preço do produto. Minas Gerais é o maior produtor e exportador de café do Brasil. A safra estadual este ano está estimada em 23 milhões de sacas, metade da produção nacional.

“Já temos uma política muito positiva de cooperação, de assistência técnica, de produtividade e excelência do café em Minas. Vamos criar um Projeto Estruturador, vinculado ao Governador do Estado, e o Fundo Estadual do Café, com recursos do Tesouro de Minas, exatamente com este objetivo de, junto com as lideranças da cafeicultura, identificarmos onde estão as prioridades para alocarmos esses recursos. Ora para seguro, ora para garantia, e para diminuir a questão das margens”, explicou o governador.

Em Minas, a cafeicultura gera 1,2 milhão de empregos diretos. As exportações de café de Minas, nos primeiros sete meses deste ano, cresceram 21,3% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O valor das exportações foi de US$ 1,8 bilhão, o que representa quase a metade de todas as vendas do agronegócio mineiro.

Sonho antigo
A proposta de criação do Fundo Estadual do Café, apresentada pelo governador Antonio Anastasia, foi muito comemorada pelos cafeicultores. O membro do Conselho Nacional do Café (CNC) e presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), Oswaldo Henrique Paiva Ribeiro, disse que esse era um sonho antigo dos produtores.

“É excelente. Já é uma ideia do setor há muito tempo para que tenhamos políticas consistentes e duradouras para a cafeicultura mineira, que é a maior do Brasil. Esse fundo pode ajudar tanto na parte de pesquisa, divulgação, até no sentido de se preservar a renda do produto, através de políticas, como preço de garantia, ou outros instrumentos modernos de comercialização, que permita realmente o produtor ter uma renda digna de acordo com a sua atividade”, disse o membro do Conselho Nacional do Café.

Negociação com o Governo Federal
Em Varginha, Antonio Anastasia também reafirmou o seu compromisso de cobrar do Governo Federal uma política nacional cafeeira adequada para o setor. Cabe ao Governo Federal garantir um preço mínimo para a saca do café acima dos custos de produção e oferecer contratos de opção de compra do produto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), retirando o excesso de café do mercado.

“Vamos fazer um esforço imenso para que o Governo Federal se sensibilize e atue na sua responsabilidade, que é a questão do preço mínimo da saca, da regulagem do estoque e da dívida dos cafeicultores”, cobrou Antonio Anastasia.

O ex-governador Aécio Neves afirmou que os produtores café foram esquecidos pelo Governo Federal nos últimos anos e que, no Senado, trabalhará, juntamente com o governador Antonio Anastasia, por uma política permanente para a cafeicultura.

“Infelizmente neste governo, o café não vem tendo, por parte do Governo Federal, que é quem define essa política, a atenção que precisa ter. Espero, no Senado também, ao lado do governador Anastasia, agir com o apoio de outros estados produtores para que possamos ter uma política permanente, que dê tranqüilidade e, obviamente, lucratividade para a atividade da cafeicultura”, afirmou Aécio Neves.

Compromisso com o café
O ex-governador José Serra, candidato à Presidência, também se comprometeu, caso seja eleito, a criar uma política nacional de proteção à cafeicultura. Para ele, a presença da União no mercado do café é fundamental pelo alto número de empregos que o setor gera.

“A cafeicultura precisa de uma política de governo que a apoie para que ela possa render frutos em matéria de empregos, de divisas e de atividade econômica. É preciso ter uma política de estoques regulatórios na agricultura, preço mínimo, seguro agrícola para dar força para o café e maior competição para ele e mais divisas para o Brasil, e mais empregos. Está faltando uma política agrícola boa para o café no Brasil. É uma política que vou fazer por que conheço esse assunto e sei que Minas é o principal estado do Brasil hoje”, disse José Serra.

Certificação e Centros de Excelência
O Governo de Minas, nos últimos oito anos, promoveu uma política inovadora de estimulo à produção de café. Criou o programa de certificação de propriedades cafeeiras, o Certifica Minas Café, para atestar a conformidade das propriedades cafeeiras às exigências dos padrões do comércio mundial. Foi o primeiro programa do gênero implantado no País por um governo estadual. Com a certificação, os pequenos produtores têm a oportunidade de conquistar novos mercados, inclusive no exterior.

O cadastro dos produtores no programa, a assistência técnica e as orientações para adequações das propriedades são feitos pela Emater-MG. Em 2009, 1.026 propriedades estavam certificadas. Até o ano 2011, serão 1.500 propriedades com o selo de certificação.

Entre 2005 e 2009, na gestão de Aécio Neves, o Governo de Minas também investiu cerca de R$ 3 milhões na implantação de três Centros de Excelência do Café para desenvolver pesquisas ligadas ao setor e capacitar trabalhadores rurais, engenheiros agrônomos e outros profissionais ligados à cadeia produtiva do café.

Os centros ainda capacitam profissionais que atuam na classificação de café. Os Centros de Excelência do Café estão instalados em Machado (Sul de Minas), Viçosa (Zona da Mata) e Patrocínio (Alto Paranaíba) e foram construídos em parceria com prefeituras, universidades e associações.

Campanha
Antonio Anastasia, Aécio Neves e José Serra foram recebidos por cerca de 200 pessoas no aeroporto de Varginha no início da tarde. Em seguida participaram de uma carreata a partir da Praça Getúlio Vargas. Durante todo o trajeto, os candidatos foram saudades por eleitores que tiravam fotos e acenavam para os candidatos.

Em seguida, Anastasia, Aécio e Serra deram início a uma caminhada no calçadão da rua Wenceslau Braz, no centro da cidade. Eles cumprimentaram os eleitores e entraram em lojas e lanchonetes. Cerca de 500 pessoas acompanharam a caminhada dos candidatos que, em seguida, foram para Itajubá.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Anastasia recebe apoio de filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek


Candidatura do governador Antonio Anastasia à reeleição recebe apoio de filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek

Maristela Kubitschek
criticou a postura de outros candidatos ao Governo do Estado que evocaram o nome de seu pai, o ex-presidente JK, em recentes visitas a Diamantina

“A família Kubitschek e os diamantinenses estão com Antonio Anastasia”. Essa foi a afirmação de Maristela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek, durante encontro na noite desta terça-feira (24/08) com o governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, no Palácio das Mangabeiras. Acompanhada pelo presidente da Casa de Juscelino, Serafim Jardim, Maristela fez questão de visitar o governador e trazer a mensagem de apoio tanto da família de Juscelino quanto do povo de Diamantina aos candidatos da coligação “Somos Minas Gerais”, que ainda conta com o ex-governador Aécio Neves e o ex-presidente Itamar Franco como candidatos ao Senado, e José Serra, candidato a presidente.

“É muito importante que a gente mostre publicamente quem a gente apoia, em quem a gente acredita. Acredito nesse maravilhoso governador. Peço que os mineiros não se esqueçam de que Minas sempre contribuiu para esse país com homens fantásticos. Vou por a minha modéstia de lado para dizer que meu pai foi um grande mineiro. Ele não pode ser esquecido e jamais será esquecido porque temos representantes tão dignos de Juscelino, como Antonio Anastasia, Aécio e Serra também. Então, espero que a gente consiga vencer essas eleições e que Minas continue brilhando”, disse Maristela.

A filha do ex-presidente chamou atenção para a grande quantidade de políticos que visitam a cidade de Diamantina em época de eleição evocando o exemplo de Juscelino Kubitschek, mas destacou que poucos são aqueles que realmente demonstram e praticam os ideais deixados por JK e têm o reconhecimento do povo diamantinense.

“Parece uma espécie de romaria que as pessoas fazem quando querem conquistar uma posição, de irem a Diamantina. Mas o mais importante é que aqueles que realmente têm o apoio da família de Juscelino e da população nem precisam ir a Diamantina, porque Diamantina vem a eles”, destacou Maristela Kubitschek.

O governador Antonio Anastasia confessou estar emocionado com o apoio manifestado pela representante da família de JK, um dos maiores homens públicos da história não só de Minas Gerais, mas do País.

“Fico muito satisfeito e emocionado com a visita de Maristela, na sua manifestação voluntária, no seu gesto carinhoso comigo. Eu queria dizer que eu não tenho dúvida nenhuma que a sua palavra, Maristela, e de sua família é a que vale, é a que é Importante”, disse.

Ataques dos adversários

Antonio Anastasia disse que não teme a intensificação dos ataques dos adversários à sua candidatura após as últimas pesquisas de intenção de voto de dois institutos demonstrarem a redução da diferença entre ele o candidato do PMDB. O governador garantiu que manterá sua postura de apresentar propostas para Minas continuar avançando, assim como ocorreu na gestão de Aécio Neves.

“As pessoas precisam de ter propostas, debates, viagens, conversar com as pessoas, com as lideranças, receber os apoios como estamos recebendo aqui agora da Maristela Kubitschek. Isso é a campanha. Então, quem fizer a campanha cair de nível, naturalmente, vai pagar por isso porque as pessoas não gostam disso. Os eleitores gostam de campanha de alto nível, campanha de propostas, campanha de debates. Temos vários debates marcados e estarei em todos eles para apresentar essas propostas. Estou muito tranqüilo”, ressaltou Antonio Anastasia.



Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”