Mostrando postagens com marcador SES-MG. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SES-MG. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 1 de março de 2010

Minas Gerais inicia a distribuição de vacinas contra Influenza A


Começou nesta segunda-feira (1º) a distribuição de vacinas contra a Influenza A (H1N1). Cerca de 230 mil doses foram encaminhadas para as 28 Gerências Regionais de Saúde (GRS) para imunizar, a partir do dia 8 de março, profissionais de saúde e a população indígena do Estado

Os municípios vão definir como será feita a vacinação para médicos, enfermeiros entre outros técnicos da saúde, sendo que primeiramente devem ser imunizados os trabalhadores da Atenção Básica, ou seja, aqueles que atendem em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quanto aos indígenas, a vacinação será feita por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

“É preciso destacar que o objetivo dessa campanha não é impedir a circulação do vírus, já que ele circula em 209 países desde o ano passado. A intenção é evitar que as pessoas adoeçam, bem como a ocorrência de óbitos”, ressaltou a coordenadora de imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Tânia Brant. Ao todo, aproximadamente 9,3 milhões de pessoas serão vacinadas em Minas Gerais.

Os grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde, em parceria com sociedades científicas, Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Conselhos de Secretários Estaduais (Conass) e Municipais (Conasems) de Saúde e o Grupo Assessor do Programa Nacional de Imunizações. Entre os trabalhadores que receberão a vacina estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Saúde alerta que combate à dengue deve ser intensificado


A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) alerta para uma possível epidemia de dengue em várias cidades. Somente em janeiro deste ano foram notificados 6.013 casos da doença no Estado. Dois óbitos suspeitos para dengue hemorrágica, ocorridos em Arcos e Dores do Indaiá, estão sendo investigados. Os cinco municípios com maior número de casos são Arcos, Belo Horizonte, Uberaba, Pirapora, Carangola, Caeté e Bom Despacho.

De acordo com o superintende de Epidemiologia da SES, Francisco Lemos, "nas duas primeiras semanas epidemiológicas de 2010 tivemos 89% de casos de dengue notificados a mais que no mesmo período de 2009. Já no ano de 2009, ocorreram 1,84% casos de dengue notificados a mais do que em 2008. Nos 20 municípios que apresentam o maior número de casos notificados no Estado, estão concentrados 77% das notificações”, explicou.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Assessor do governo de SP conhece o Canal Minas Saúde


O secretário-adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge Souza Marques e o diretor do Canal Minas Saúde, Rubensmidt Riani, receberam nesta segunda-feira (18) o assessor de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES/SP), Vanderlei França. O objetivo foi apresentar a estrutura da rede de comunicação corporativa, que atinge mais de 3 mil pontos no Estado.

"Pretendemos instalar algo similar em São Paulo e estamos conhecendo algumas experiências. Ficamos bastante impressionados com a estrutura daqui, com uma grande frente de formação e capacitação que está hoje falando com a ponta dos profissionais de saúde em Minas, a um custo baixo. A interatividade, já que o Canal é vinculado ao portal da internet e um call center, também se mostram como diferenciais", declarou o assessor.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Minas Gerais realiza implante coclear a partir deste mês


Serão realizadas ainda este ano as primeiras cirurgias de implante coclear pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais. Foram habilitados no Estado, por meio das portarias ministeriais nº 418 e 2.958, publicadas em 25 de novembro, os serviços do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, Hospital Samaritano de Governador Valadares, Hospital Maria José Baeta Reis de Juiz de Fora e o Hospital Dilson de Quadros Godinho de Montes Claros.

O implante coclear é um sofisticado equipamento eletrônico computadorizado utilizado como alternativa para os pacientes com surdez severa ou profunda, sensoriais e bilaterais, não beneficiados pelo uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI).

Com o credenciamento, serão implantados por ano em Minas 96 deficientes auditivos, sendo que cada serviço fará duas cirurgias mensais. Para financiar os procedimentos, será incorporado ao teto de média e alta complexidade do Estado um recurso anual de R$ 4.400.439,36. Os prestadores receberão mensalmente R$ 91.675,81 para realização das duas cirurgias. O custo de cada ume é R$ 45.838,00.

Antes da habilitação desse serviço no Estado, os pacientes de Minas Gerais eram encaminhados para São Paulo. Segundo a Gerência de Redes Temáticas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por mês eram conduzidos, para o tratamento fora domicílio (TFD), aproximadamente 30 processos para avaliação da possibilidade da realização de cirurgias de Implante Coclear


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ESP-MG realiza capacitação para auditores assistenciais


Com o objetivo de capacitar auditores com vistas ao desenvolvimento de competências para o exercício de suas funções através de processos educacionais orientados, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG) está promovendo a “Capacitação para Auditores Assistenciais do Estado de Minas Gerais”. Durante os meses de novembro e dezembro, serão recapacitadas duas turmas totalizando 100 alunos. A iniciativa é resultado da parceria entre a ESP-MG e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

A coordenadora de Educação Permanente, Ana Cristina Lio, explica que durante o curso, será apresentado o Manual de Auditoria que vai nortear as ações dos auditores. “Essa capacitação vai contribuir com as áreas técnicas nas ações de controle e avaliação, e também para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da gestão dos sistemas e serviços de saúde”, informa.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Hospitais mineiros recebem prêmio por boa qualidade no atendimento


Premiar e valorizar quem oferece atendimento de qualidade em saúde para a população em Minas é o objetivo do Prêmio Célio de Castro, entregue nesta quinta-feira (26), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a quatro hospitais do Estado. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, “os avanços na saúde pública em Minas Gerais são uma conquista coletiva de todos os profissionais”.

Do primeiro ao quarto lugar, foram premiados o Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital César Leite de Manhuaçu, Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora e Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Cada entidade receberá respectivamente R$ 400 mil, R$ 300 mil, R$ 200 mil e R$ 100 mil. A premiação é destinada aos hospitais do Pro-Hosp, um dos principais programas estruturadores da saúde estadual.

Todos os representantes dos Hospitais Pro-Hosp participaram do evento e os ganhadores reforçaram a importância desse reconhecimento por parte do Estado. “É de suma importância para nós essa premiação, porque valoriza o empenho dos profissionais e o nosso formato de gestão”, disse a diretora geral do Hospital das Clínicas da UFMG, Tânia Mara Assis Lima.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

SES investiga mortes suspeitas de meningite no Triângulo


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está investigando três mortes ocorridas no município de Araguari, no Triângulo Mineiro, suspeitas de terem sido provocadas por meningite C. Os exames das três pessoas que morreram e do paciente que está em tratamento foram encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed). O trabalho está sendo feito em conjunto com as autoridades municipais para evitar novos casos da doença.

Neste final de semana, foram feitas duas reuniões com representantes da cidade para definir algumas medidas preventivas. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES, Luiz Felipe Caram, a primeira delas é a distribuição de antibióticos para os parentes, amigos e pessoas que tiveram contato com ví“O primeiro passo é identificar o tipo de bactéria ou vírus que estão provocando a meningite. Estamos fazendo todos os levantamentos sobre as pessoas infectadas e fazendo o trabalho preventivo com as pessoas que tiveram contato com os pacientes”, informou Caram. timas fatais para evitar a propagação da doença no município.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Governo anuncia a liberação de R$ 26 milhões para saúde


Nesta quarta-feira (11), às 10h, no Salão de Retratos da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) - rua Sapucaí, 429, térreo, bairro Floresta-, o secretário Marcus Pestana anuncia, durante entrevista coletiva, investimentos de R$ 26 milhões. Esses recursos, integralmente do Tesouro Estadual, serão repassados pela Câmara de Compensação para a assistência hospitalar de 39 municípios mineiros.

A Câmara de Compensação é um mecanismo inovador que garante aos municípios e prestadores o pagamento dos valores que ultrapassam o teto financeiro dos procedimentos de média e alta complexidade (Quimioterapia, Radioterapia e Terapia Renal Substitutiva (TRS), por exemplo). Os recursos financeiros são inteiramente provenientes do Tesouro estadual.

Os municípios beneficiados são: Além Paraíba, Almenara, Araçuaí, Belo Vale, Carangola, Cássia, Curvelo, Diamantina, Grão Mogol, Guaxupé, Ipatinga, Itabira, Janaúba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Machacalis, Machado, Minas Novas, Monte Azul, Montes Claros, Muriaé, Passos, Patos de Minas, Piumhi, Poços de Caldas, Ponte Nova, Porteirinha, São João del-Rei, São João do Paraíso, Serro, Sete Lagoas, Taiobeiras, Teófilo Otoni, Timóteo, Turmalina, Ubá, Viçosa.
Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Secretário anuncia liberação de R$ 26 milhões para saúde


Nesta quarta-feira (11), às 10h, no Salão de Retratos da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) - rua Sapucaí, 429, térreo, bairro Floresta-, o secretário Marcus Pestana anuncia, durante entrevista coletiva, investimentos de R$ 26 milhões. Esses recursos, integralmente do Tesouro Estadual, serão repassados pela Câmara de Compensação para a assistência hospitalar de 39 municípios mineiros.

A Câmara de Compensação é um mecanismo inovador que garante aos municípios e prestadores o pagamento dos valores que ultrapassam o teto financeiro dos procedimentos de média e alta complexidade (Quimioterapia, Radioterapia e Terapia Renal Substitutiva (TRS), por exemplo). Os recursos financeiros são inteiramente provenientes do Tesouro estadual.

Mais informações na Assessoria de Comunicação da SES, pelos telefones (31) 3247- 4799/ 3798.



Fonte: Agência Minas

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Secretaria de Saúde e Juiz de Fora avançam na reforma psiquiátrica


A transferência de R$ 360 mil da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) para o Fundo Municipal de Saúde de Juiz de Fora marca um importante passo na reforma psiquiátrica desencadeada no Estado. Os recursos já estarão disponíveis para a prefeitura a partir desta terça-feira (8). O objetivo é promover a desospitalização, ou seja, viabilizar a alta dos pacientes internados no Hospital São Marcos e na Clínica Psiquiátrica Pinho Masini. A liberação está embasada na resolução SES nº 1776, de 18 de fevereiro de 2009, e no Termo de Compromisso assinado posteriormente entre a SES e o município de Juiz de Fora.

“Estávamos há algum tempo promovendo esforços para efetivar o descredenciamento das unidades, para cumprirmos a Portaria do Ministério da Saúde nº 507, de setembro de 2007. A partir da nova gestão no município obtivemos sucesso naquilo que pretendíamos, o que vai acelerar a reforma psiquiátrica em Juiz de Fora, que se arrastava há anos”, avaliou a coordenadora Estadual de Saúde Mental da SES, Marta Elizabeth de Souza.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

BH sedia encontro sobre segurança alimentar e nutricional


Disponibilizar alimentos seguros para a população brasileira é uma tarefa que envolve os governos federal, estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa, empresas privadas, produtores e os próprios consumidores. Diante desse enorme desafio, mais de mil profissionais da área de alimentos estarão reunidos no Minascentro, em Belo Horizonte, a partir deste domingo (19), no II Congresso Latino Americano e o XVI Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (Enaal).

A conferência de abertura será proferida pela diretora do Departamento de Gestão Integrada da Política da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Neila Maria Batista Afonso, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no domingo, às 19h30, no salão Topázio. Os eventos, que seguem até a próxima quinta-feira (23), são promovidos pela Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos (Sbaal), com organização da Fundação Ezequiel Dias (Funed), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Faculdade de Farmácia da UFMG.
O público inclui profissionais de laboratórios públicos e privados, representantes de órgãos de vigilância sanitária e de indústrias de alimentos, professores e estudantes. A programação é composta pela apresentação de cerca de 500 trabalhos na forma de pôsteres, discussões temáticas, dez conferências, 16 palestras, 17 mesas redondas, oito cursos, uma oficina e um seminário. Os participantes terão a oportunidade também de um contato direto com as últimas novidades em produtos e serviços ligados à fabricação e controle de qualidade de alimentos, nos vários estandes que compõem a exposição paralela. Um dos destaques da programação será a conferência “Política de governo na implantação do Pacto pela Vida no SUS”, proferida pelo secretário de saúde de Minas Gerais, Marcus Pestana, com apresentação do presidente da Funed, Carlos Alberto Pereira Gomes, nesta terça-feira (21), às 8h30.

Leia mais na integra: Agência Minas


sexta-feira, 12 de junho de 2009

Minas confirma mais um caso de Influenza A


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que de acordo com laudo laboratorial realizado pela FIOCRUZ e liberado nesta sexta-feira (12), o caso da paciente de 11 anos, internada no Hospital das Clínicas, desde 08 de junho, apresentou resultado positivo para Influenza A. Portanto, Minas Gerais tem hoje, até o momento, 15 casos suspeitos e 05 casos confirmados de Influenza A. Há 61 descartados.

A respeito do caso confirmado, criança do sexo feminino, o boletim médico informou que ela encontra-se assintomática. A equipe do HC avaliará se o isolamento será hospitalar ou domiciliar. De acordo com protocolos clínicos, por se tratar de menor de 12 anos, o período de quarentena é de 14 dias após início dos sintomas, que neste caso, se manifestaram no dia 08 de junho.

A paciente mora na Flórida (EUA), chegou ao Brasil no dia 07 de junho para uma visita a familiares na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). No dia seguinte apresentou sintomas como febre alta, dor de garganta e espirros. Ela foi internada, pois o primeiro serviço de saúde procurado pela família foi o Hospital das Clínicas. A criança não teve contato com casos confirmados anteriormente. Todas as pessoas que tiveram contato com a paciente vêm sendo acompanhados.

Existem cinco novos casos suspeitos:

Paciente adulto, 24 anos, com chegada em Minas Gerais em 09 de junho procedente de Miami. Em 09 de junho iniciou com febre, dor de garganta e tosse. Conduta: isolamento domiciliar. Coleta de material biológico efetuada.

Paciente adulto, 45 anos, contato com casos confirmados. Iniciou no dia 09 de junho com quadro de febre (39º), tosse, cefaléia, dor no corpo e ocular. Conduta: Isolamento domiciliar, coleta de material programada.

Criança, 04 anos, contato dos casos confirmados nesta quinta- feira (11). Iniciou o dia 06 de junho com tosse, febre relatada no dia 09 de junho. Conduta: Isolamento domiciliar, coleta de material biológico programada.

Leia mais na integra: Portal Minas On-line