Mostrando postagens com marcador Cidade Administrativa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cidade Administrativa. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Alberto Pinto Coelho em exercício recebe bancada do PT


Governador em exercício recebe bancada do PT

O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, recebeu, nesta terça-feira (9), a visita de cortesia da bancada estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauri Torres (PSDB), também participou do encontro e falou do bom relacionamento entre Governo e oposição no Legislativo mineiro estabelecido no Governo de Aécio Neves e mantido no Governo de Antonio Anastasia.

“O Parlamento mineiro é referência nacional. Desde o Governo Aécio, estabelecemos uma relação de confiança e sempre conseguimos votar matérias importantes para o povo mineiro. Foi uma visita cordial e boa. Esperamos que o Parlamento mineiro continue construindo consenso e buscando o entendimento”, disse o líder do Governo após o encontro no Palácio Tiradentes.

O líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado estadual Padre João, falou que a expectativa da bancada petista é a de manter esse bom relacionamento com o governo nos próximos quatro anos.

“Foi uma visita de cortesia e a expectativa da bancada, enquanto governador em exercício e vice-governador eleito, é em relação à importância do Parlamento. E a reunião também foi para nos colocarmos à disposição na relação com o governo federal”, disse o líder do PT na Assembleia.

terça-feira, 23 de março de 2010

Nova linha de ônibus começa a atender servidores da Cidade Administrativa


Começou a funcionar nesta segunda-feira (22) a linha 66 - Estação Vilarinho/Savassi via Hospitais, implantada pela BHTrans para atendimento aos servidores transferidos para a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Em seu percurso, os ônibus passarão pela avenida Cristiano Machado, área hospitalar e região da Savassi, via avenidas Brasil, Afonso Pena, Getúlio Vargas, Francisco Sales e Assis Chateaubriand.

A linha vai funcionar nos horários de pico da manhã, das 6h15 às 8h, e da tarde, das 16h45 às 18h30, nos dias úteis. No período da manhã, o ponto inicial dos ônibus é na rua Professor Moraes, 139, no bairro Funcionários. À tarde, eles sairão da Estação Vilarinho, passando pela Cidade Administrativa e retornando pela avenida Cristiano Machado em direção à rua Professor Moraes.

Itinerário da linha, horários de partida e pontos de embarque

Pico da manhã:

A linha 66 tem ponto inicial na Rua Professor Moraes, 139, e segue pelas seguintes vias: Av. Av. Afonso Pena, Rua Pernambuco, Av. Prof. Alfredo Balena, Av. Bernardo Monteiro, Av. Francisco Sales, Av. Assis Chateaubriand, Av. do Contorno, Rua Curvelo, Rua Itajubá, Av. Silviano Brandão, Av. Cristiano Machado, Rodovia MG-010, Av. Nosso Senhor do Bonfim, Rodovia MG-010 (Cidade Administrativa), Rodovia MG-010, Av. Cristiano Machado, Rua Dois Mil Trezentos e Setenta e Quatro (Nova Malibu), Av. Vilarinho (retorno com Rua Maçon Ribeiro), Av. Vilarinho, Estação Vilarinho (ponto final).


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 4 de março de 2010

Cidade Administrativa, Economia Prevista é de R$ 80 Milhões

A mudança no desenho da geografia do poder em Minas torna hoje um dia histórico para o Estado e para Belo Horizonte. Será inaugurada nesta manhã, com a pompa que o projeto exige, a Cidade Administrativa Tancredo Neves, nova sede do governo. A data escolhida é a do centenário de nascimento do ex-presidente, eleito indiretamente em 1985 com a missão de reconduzir o país à democracia, se a morte inesperada não o impedisse de tomar posse.

Após 113 anos, o núcleo do poder mineiro deixa a praça da Liberdade e passa a se abrigar nos edifícios modernos e imponentes projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Localizada a 20 km do berço da capital mineira, a Cidade Administrativa finca o nome do governador Aécio Neves não só na história, mas em uma região carente de investimentos públicos, o chamado vetor Norte.

A nova sede vai abrigar, num só local, as 18 secretarias de Estado e 25 órgãos do governo, que, hoje dispersos na região Centro-Sul de Belo Horizonte, geram altos custos com aluguéis e manutenção. A expectativa é que a mudança para o novo complexo gere uma economia de pelo menos R$ 80 milhões atuais ao Estado.

A nova sede, construída em apenas 26 meses, foi orçada inicialmente em R$ 500 milhões, mas custou R$ 1,2 bilhão. Porém, sua concepção é balizada na promessa de redução de custos, eficiência na prestação de serviços e desenvolvimento econômico regional.

Referência. Apesar de ser batizada com o nome do ex-presidente Tancredo Neves, avô do governador, a Cidade Administrativa traz à tona a figura de Juscelino Kubitschek. O desenvolvimento de uma obra grandiosa, assinada por Niemeyer, é algo a que Belo Horizonte assistiu na década de 40, com a criação da Pampulha, e também o país, com a transferência do governo federal do Rio para Brasília.

Mesmo evocando o passado, os edifícios que são inaugurados hoje foram concebidos em acordo com conceito e tecnologia sustentáveis. O governo espera reduzir em 90% seu atual consumo de água e economizar R$ 10 milhões anuais em sua demanda de energia elétrica.

Fonte: Jornal O Tempo

quarta-feira, 3 de março de 2010

Homenagens marcam inauguração da Cidade Administrativa


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, inaugura, nesta quinta-feira (4), a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. A solenidade acontecerá na praça cívica da Cidade Administrativa, localizada às margens da MG 010, a partir das 11h, e será marcada por homenagens aos presidentes Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, e a mineiros que fizeram parte da história do Estado.

A inauguração ocorre na data comemorativa dos 100 de anos de nascimento de Tancredo Neves. Estarão presentes governadores de vários estados, deputados federais e estaduais de Minas, o vice-presidente da República José Alencar e os ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, além dos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e do Superior Tribunal de Justiça, Francisco César Asfor Rocha. Os servidores estaduais e os operários das obras do complexo serão representados por um grupo de trabalhadores convidados.

A solenidade na praça cívica será aberta pelo governador Aécio Neves e terá a participação de um representante de cada um dos 853 municípios mineiros. Será realizado também um ato simbólico em reverência a personalidades de diversas áreas e a cidadãos que participaram de diferentes momentos históricos de Minas.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Governo Aécio: Cidade Administrativa é destaque em publicação sobre sustentabilidade


Sustentabilidade na nova sede do governo de MG


A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, nova sede do governo de Minas Gerais, pretende ser a primeira do Brasil a se preocupar com questões relacionadas à sustentabilidade. Parte das obras já está concluída e a sede estará em pleno funcionamento em outubro deste anoO Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e o Palácio das Princesas, em Recife, são provas concretas de que, no Brasil, as sedes dos governos estaduais são edificações históricas, que pouco se preocuparam com questões relacionadas à sustentabilidade na época em que foram construídas.

O governo de Minas Gerais, no entanto, está realizando uma série de obras para tentar mudar essa realidade e se tornar a primeira sede governamental, no Brasil, que segue critérios sustentáveis.

Entre as medidas implantadas na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, como foi nomeada a nova sede do governo mineiro, projetada por Oscar Niemeyer, estão:

– sensores de luz fotossensíveis, que acendem apenas na presença de pessoas;– elevadores inteligentes, que funcionam de acordo com a demanda;– revestimento de vidro de máximo desempenho em toda a fachada dos prédios, o que bloqueia a entrada de calor e diminui a necessidade do uso de ar-condicionado;– sistema de esgoto sanitário a vácuo;– móveis feitos a partir de madeira certificada de reflorestamento com selo FSC;– sistema de coleta seletiva em todas as estações de trabalho– e rampas de acesso em todos os ambientes dos prédios, como uma das medidas de acessibilidade no local.

As obras principais e externas da Cidade Administrativa já estão concluídas. Hoje, dia 22 de fevereiro, funcionários de quatro secretarias se mudaram para os novos prédios. A previsão é que, em março, o governador Aécio Neves e o vice Antonio Anastásia ocupem seus novos gabinetes no prédio e, em outubro, a sede já abrigue toda a estrutura do governo mineiro.




sábado, 20 de fevereiro de 2010

CIDADE ADMINISTRATIVA GANHA VIDA

Segunda-feira, 1,8 mil servidores estaduais estarão em novo endereço no complexo desenhado pelo gênio da arquitetura, Oscar Niemeyer
Ernesto Braga - Estado de Minas
Publicação: 20/02/2010 08:37 Atualização: 20/02/2010 08:54

Passados 70 anos da inauguração dos primeiros prédios projetados por Oscar Niemeyer em Belo Horizonte – a Casa do Baile e o Museu de Arte Moderna, ambos de 1940 e erguidos na Pampulha –, mais um empreendimento do gênio da arquitetura será aberto ao público. A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, construída às margens da MG-010, no Bairro Serra Verde, na Região de Venda Nova, começa a funcionar segunda-feira. Três andares do Edifício Gerais, além do Centro de Convivência, estão prontos para receber 1,8 mil servidores, primeira leva dos 16 mil que serão transferidos para a nova sede do governo de Minas até o final de outubro.


Todo o mobiliário e equipamentos necessários para que os servidores das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Governo, do Gabinete Militar e do Estado para resultados comecem a exercer suas funções na segunda já estão funcionando. São computadores e aparelhos de telefone de última geração, montados em mesas individuais, separadas por divisórias com isolamento acústico. Além de gavetas para guardar documentos e objetos pessoais, cada setor conta também com arquivos deslizantes. “Cerca de 50% dos servidores não tinham acesso à internet nos seus postos de trabalho. Agora, acabou essa história de dividir mesa e computador. Cada um terá seu ambiente individualizado, padronizado para todo mundo”, disse a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.
Os restaurantes do primeiro andar do Gerais, que vão vender comida a R$ 15 o quilo ou R$ 18 para que a pessoa se sirva à vontade, também estarão funcionando segunda-feira. “Ao todo, serão 30 lojas no primeiro andar, de conveniência, lanchonete, lavanderia e agência de viagem. A previsão é de que até abril tudo esteja pronto”, afirmou Renata Vilhena. O prédio contará ainda com caixas eletrônicos e em cada um dos 14 andares haverá dois refeitórios para os servidores que optarem por levar a comida de casa. Nos últimos dois dias foram feitos todos os testes antes da abertura da Cidade Administrativa. Amanhã, haverá um mutirão de limpeza.

Das sete novas linhas criadas pela BHTrans para o deslocamento de servidores e visitantes até a Cidade Administrativa, três começam a operar segunda-feira: a passagem da 65 (Centro de Belo Horizonte/Estação do Metrô Vilarinho) e da 8650 (Estação do Metrô São Gabriel/Cidade Administrativa) vai custar R$ 2,30, enquanto a tarifa cobrada pelo ramal 642 (estação BHBus Venda Nova / estação Vilarinho) custará R$ 1,65. Outra opção é o ramal 6350 (Estação BHBus Barreiro/Estação Vilarinho), já em funcionamento e com passagem a R$ 2,50. Também começam a rodar os quatro ônibus articulados que vão transportar os servidores gratuitamente da Estação Vilarinho à nova sede do governo, das 7h às 19h.

Leia Mais no portal Uai

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sistema de transporte está pronto para atender servidor


O novo sistema de transporte que irá levar o servidor público até a Cidade Administrativa a partir do dia 22 de fevereiro já está em circulação. A linha de ônibus 6350 já está operando, partindo da estação BHBus do Barreiro até a estação Vilarinho do metrô, passando pelas avenidas Tereza Cristina, Amazonas, Anel Rodoviário, Antônio Carlos, Dom Pedro I e Vilarinho. Outras três linhas de ônibus entrarão em operação a partir do dia 22, saindo do Centro de Belo Horizonte e da estação do metrô São Gabriel e estação Venda Nova do BHBus.

A linha 65 sairá do Centro de Belo Horizonte, passando pela rua da Bahia, avenidas Amazonas, Andradas e Antônio Carlos, e com ponto final na estação Vilarinho do metrô, a partir de onde o servidor terá gratuitamente uma linha de ônibus exclusiva para a Cidade Administrativa, localizada a apenas 5 quilômetros de distância e com um tempo médio de viagem de sete minutos. Já a linha 8650 sairá da estação do metrô São Gabriel com itinerário pela avenida Cristiano Machado e rodovia MG-010. O desembarque final será na Cidade Administrativa. Nos horários de pico (das 7h30 às 9h e das 16 às 18h), o trajeto de todas as linhas de ônibus será até a Cidade Administrativa e não apenas até a estação Vilarinho.

A linha 642 partirá da estação Venda Nova do BHBus e atenderá os passageiros pelas avenidas Padre Pedro Pinto, Vilarinho e Dom Pedro I. O desembarque também será na estação Vilarinho.



Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cidade Administrativa do Governo de Minas: obras nas reta final


Governador Aécio Neves visita o complexo que irá sediar todos órgãos do Governo. Com a nova sede, o Estado vai estimular o desenvolvimento da Região Metropolitana, economizar com alugueis, agilizar processos burocráticos e, ainda, dar vida ao maior centro cultural da capital mineira.

Entre as mudanças administrativas no Governo de Minas, iniciadas em 2003 e batizadas como Choque de Gestão, está o desenvolvimento sócio-econômico de Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH). Para isso, o Estado criou 50 projetos estruturadores, entre eles a construção da Cidade Administrativa.

Mais do que um ousado projeto arquitetônico, assinado pelo mestre Oscar Niemeyer, que já deixou seu traço em vários monumentos de Minas, como a Pampulha - principal cartão postal da capital mineira -, a nova sede do Governo está associada a diversas ações indutoras de desenvolvimento. A construção da Linha Verde; a revitalização do Aeroporto Internacional Tancredo Neves; a implantação do Aeroporto Industrial em Confins; e a ampliação do Expominas são alguns dos braços do projeto. Ações como essas impulsionarão o avanço da capital e RMBH, com impacto positivo no turismo de negócios e de eventos, e consequentemente, na vocação econômica.

A Cidade Administrativa também mudará o cenário cultural da capital mineira com a inauguração do Circuito Cultural Praça da Liberdade - outro projeto atrelado à construção da sede do Governo. As Secretarias de Estados e o Palácio da Liberdade, hoje instalados nas edificações localizadas na Praça da Liberdade, serão transferidas para a nova administração, dando lugar ao maior centro de cultura de Belo Horizonte, também em construção.

A proposta de reunir a administração estadual em um único complexo surgiu da necessidade de dinamizar os processos de gestão pública. Com o crescimento do Estado, a Praça da Liberdade passou a não comportar a estrutura administrativa e iniciou-se a descentralização física de órgãos e entidades, o que elevou custos e dificultou a prestação de serviços. Com a transferência, o Governo terá expressiva economia com aluguéis de prédios e salas, entre outros gastos, e poderá tornar mais ágil a tramitação de procedimentos burocráticos.

A localização foi uma estratégia para estimular o desenvolvimento de novos eixos econômicos na divisa entre municípios de Belo Horizonte, Vespasiano e Santa Luzia, às margens da MG-010. Erguida na antiga sede do Hipódromo Serra Verde, que pertencia ao Jóquei Clube de Minas Gerais, Região Norte da capital, a Cidade Administrativa ocupa uma área de 804 mil metros quadrados.Serão seis edificações principais que vão abrigar: a Sede do Governo, Secretarias de Estado, Centro de Convivência, auditório, prédio de serviços, além de unidades de apoio para equipamentos, praças de alimentação, restaurantes, salas de reunião e um auditório com compacidade para 490 pessoas – 290 mil metros quadrados de área construída. Cerca de dezesseis mil funcionários trabalharão no local, que terá um público flutuante estimado de dez mil pessoas por dia. Parte das obras serão entregues em meados de 2010.



sexta-feira, 29 de janeiro de 2010


O governador Aécio Neves anunciou, nesta quinta-feira, dia 28, que no dia 13 de fevereiro começa a mudança das secretarias e órgãos estaduais para a Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais. Os primeiros servidores serão transferidos no dia 22 de fevereiro. Ele também confirmou que o complexo de prédios que abrigará toda administração direta do Estado será inaugurado no dia 4 de março, data em que o ex-presidente Tancredo Neves, que dá nome à Cidade, completaria cem anos de nascimento.

“Nesses últimos 60 dias, quando o tempo permitiu, a obra andou numa velocidade extraordinária e me dá condições, hoje, de anunciar o início do processo de transferência da administração pública do Estado de Minas Gerais para a nova Cidade Administrativa”, afirmou, após uma reunião com representantes dos consórcios responsáveis pela obra e com a direção da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) que gerencia a obra.


sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Cidade Administrativa em 1 minuto


Hoje estamos lançando a nova série do blog, entitulada 1 Minuto. Serão vários vídeos de apenas 60 segundos, com assuntos de interesse público. O primeiro é sobre a Cidade Administrativa. Assista, comente e compartilhe.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Linha Verde Literária emociona familiares de escritores


O Governo de Minas prestou homenagem à literatura mineira, nesta quinta-feira (26), ao criar a Linha Verde Literária. O projeto deu nome de grandes escritores e poetas mineiros do século XX a 12 viadutos e uma trincheira da via expressa que liga o Aeroporto Internacional Tancredo Neves ao centro de Belo Horizonte. A solenidade de lançamento do projeto foi presidida pelo governador Aécio Neves e contou com a participação de filhos, netos, esposas, sobrinhos e irmãos dos autores homenageados: Abgar Renault, Aníbal Machado, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Hélio Pelegrino, Henriqueta Lisboa, João Guimarães Rosa, Murilo Rubião, Oswaldo França Júnior, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Pedro Nava e Roberto Drummond.
A solenidade de lançamento do projeto aconteceu no térreo da futura sede do Governo de Minas, na Cidade Administrativa, complexo que está sendo construído às margens da Linha Verde.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governador Aécio Neves visita obras da cidade administrativa


O governador Aécio Neves vistoriou, nesta quarta-feira (25), as obras da futura Cidade Administrativa que abrigará toda a administração direta do Estado a partir do ano que vem. O governador coordenou uma reunião de trabalho com todos os gerentes das obras e acionou o dispositivo para abertura final do túnel que dará acesso à Cidade Administrativa.

“Fizemos uma reunião hoje com todos os consórcios responsáveis pela obra e todos estão cumprindo o cronograma sem qualquer atraso. Estou extremamente feliz não apenas com a qualidade da obra de engenharia, com a excelência das empresas que aqui estão trabalhando, com a capacidade que tiveram de não fugir ao cronograma previamente estabelecido, mas principalmente com a eficiência que o Governo do Estado de Minas Gerais passará a ter a partir do momento em que toda a sua administração direta estiver aqui”, declarou o governador Aécio Neves.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Turno único não afetará trabalho na Cidade Administrativa


O Governo do Estado não trabalha com a possibilidade de queda na produtividade nos serviços prestados pela administração pública no próximo ano como consequência da implantação de turno único para algumas categorias de servidores. A garantia foi dada pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena. Segunda ela, a proposta de implantação da jornada de seis horas corridas não será adotada para o conjunto dos servidores estaduais e ocorrerá apenas nos setores que apresentarem necessidade de adequação às mudanças nas condições de trabalho com a transferência da administração estadual para a Cidade Administrativa.

“Todas as equipes de servidores trabalham com metas de trabalho, que não serão alteradas em função de uma possível alteração de horário. Todo mundo continuará a ser avaliado de acordo com as metas estabelecidas e, dessa forma, não haverá perda de produtividade”, explicou Renata Vilhena.

A implantação de turno único previsto na proposta enviada nessa terça-feira (3) à Assembleia Legislativa tem caráter preventivo e, se aprovada, poderá vigorar apenas por um ano. Os critérios para aplicação ou não do turno único serão definidos em decreto futuro assinado pelo governador Aécio Neves. O envio este ano do projeto visa apenas garantir uma base legal para redução de jornada, se isso for necessário.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Governador Aécio Neves retira pilares provisórios da futura sede do Governo de Minas


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, participará, nesta terça-feira (13), da retirada dos pilares provisórios que sustentam o edifício da futura sede do Governo do Estado na Cidade Administrativa. Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio é considerado uma das mais ousadas obras do arquiteto em 70 anos de carreira. Com quatro pavimentos, o edifício será suspenso por cabos de aço com vão livre de 147 metros.

Serviço:

Evento:
Retirada dos pilares provisórios que sustentam o edifício da futura sede do Governo do Estado

Local:
Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte

Data:
13/10/2009

Horário:
15 horas


Fonte: Agência Minas

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Legado de Aécio Neves em Concreto

A Cidade Administrativa encomendada pelo governador mineiro
a Oscar Niemeyer retoma o projeto urbanístico traçado por
Juscelino Kubitschek para Belo Horizonte


Na década de 40, Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, mudou o eixo de desenvolvimento da capital mineira para o norte. Com o objetivo de ocupar uma área pouco habitada, o futuro presidente da República encomendou ao arquiteto Oscar Niemeyer, ainda um desconhecido, o complexo que embeleza a Lagoa da Pampulha. Niemeyer projetou um cassino (hoje, um museu), um salão de baile, o Iate Clube e a Igreja de São Francisco de Assis, um marco da arquitetura moderna brasileira.

Na década seguinte, Juscelino e Niemeyer repetiriam a parceria na construção de Brasília. Setenta anos depois, o governador Aécio Neves retomou o projeto de JK. Em dezembro, abrirá as portas da Cidade Administrativa Tancredo Neves, no limite norte de Belo Horizonte, perto do Aeroporto de Confins. Também desenhada por Niemeyer, ela abrigará a nova sede do governo mineiro.

Na área de 800 000 metros quadrados, cinco prédios imponentes estão sendo concluídos. Dois deles alocarão 16 000 funcionários públicos que hoje dão expediente em nada menos que 53 endereços. No terceiro haverá um centro de convivência, equipado com restaurantes, lojas e bancos. O quarto edifício é um auditório, cujas linhas lembram as da igreja projetada por Niemeyer para a Pampulha. Com capacidade para 490 pessoas, esse prédio será batizado com o nome de Juscelino Kubitschek, em homenagem ao mais ilustre antecessor de Aécio. Quanto ao quinto edifício, ele é um resumo da obra de Niemeyer. O Palácio Tiradentes, onde o governador despachará com seus assessores mais próximos, tem arcos, pilotis e pavimentos que misturam vidro e concreto armado. Seus quatro andares se mantêm suspensos por uma estrutura de concreto. Totalmente vazado, o térreo será o maior vão livre de concreto do mundo, com 147 metros de comprimento – o dobro do vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Anexo ao palácio, Niemeyer dispôs uma torre encimada por um heliponto, que dará acesso ao gabinete do governador. Verticais, as edificações ocuparão apenas 10% do terreno da área da Cidade Administrativa.

O restante foi reservado a um estacionamento para 5 000 veículos e um gramado, no meio do qual se destacarão dois lagos artificiais e dezenas de palmeiras. "Acredito que é uma aula magna de arquitetura e de administração pública, pois, além de concentrar milhares de funcionários em apenas dois prédios, valoriza ao máximo as áreas livres e verdes", disse Niemeyer a VEJA.



A Secretaria de Planejamento de Minas estima que, uma vez pronta, a Cidade Administrativa reduzirá os custos fixos do governo estadual em pelo menos 85 milhões de reais. Desse total, 20 milhões são gastos atualmente com aluguéis de prédios ocupados pela administração pública. A reunião das repartições também propiciará uma economia de 28 milhões de reais com serviços de telefonia e telecomunicações. Outros 37 milhões de reais serão poupados com a gestão compartilhada de serviços como transporte de pessoas e documentos e com as tecnologias embutidas nos novos prédios.

Por exemplo, os 77 elevadores do conjunto serão controlados por uma central automatizada que racionalizará o seu uso de acordo com a demanda. Esse equipamento reduzirá a despesa com energia elétrica. Esquadrias com vidro duplo e persianas embutidas reduzirão os efeitos da insolação e, por consequência, o uso de ar-condicionado. O governo está construindo também estações de energia elétrica e de tratamento de esgoto para servir o local.

Cinco mil operários trabalham em ritmo acelerado há dois anos para finalizar a Cidade Administrativa ainda neste governo. Ao fim, ela terá consumido 1,4 bilhão de reais: as obras civis custarão 1,2 bilhão de reais e os móveis e equipamentos outros 200 milhões de reais. Só as 22 000 cadeiras, os 10 000 armários e as 1 000 mesas harmonizados com as linhas de Niemeyer demandarão 80 milhões de reais. Aécio Neves explica que os recursos não saíram dos cofres do Tesouro estadual, mas da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), uma estatal abastecida com royalties das mineradoras e que só pode gastar seus recursos em obras de infraestrutura.

Pelo cronograma oficial, o palácio e o auditório já estarão prontos em dezembro deste ano. Aécio pretende despachar em seu novo gabinete já em janeiro. Os demais prédios poderão ser ocupados a partir de março. Mas a realocação dos funcionários ocorrerá de forma gradual até o fim do próximo ano – antes, portanto, que o novo governador tome posse.



A maioria dos servidores está lotada na região central de Belo Horizonte, nas imediações da Praça da Liberdade, onde está o atual Palácio do Governo. Em torno dele cresceu a cidade, que foi planejada no fim do século XIX para substituir Ouro Preto como a capital de Minas Gerais. Mas, hoje, a zona central sofre com congestionamentos de trânsito, comércio de ambulantes e sujeira.

A Cidade Administrativa permitirá que ela seja recuperada. Quando as repartições públicas saírem de lá, os palácios da Praça da Liberdade serão convertidos em um centro cultural, o que ajudará a restaurar a antiga elegância da vizinhança. Embora distante, essa região central terá uma conexão rápida com a Cidade Administrativa pela Linha Verde, uma via expressa construída por Aécio Neves que interliga o centro ao Aeroporto de Confins.

A expectativa do governador é que os prédios públicos, a avenida e uma área industrial que ele está criando junto ao aeroporto desviem a atenção dos empreendedores privados para o Norte, uma região pobre da capital. Diz Aécio: "A Cidade Administrativa é uma obra que resume o princípio que norteou minha gestão: conferir eficiência e qualidade à administração pública e, ao mesmo tempo, fazer com que ela seja indutora de desenvolvimento econômico e social".
Veja a reportagem no site da Revista Veja, edição do dia 02 de setembro de 2009.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Governo Aécio concluiu a primeira etapa dos pregões para a contratação de equipamentos e serviços para a Cidade Administrativa


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) concluiu a primeira etapa dos pregões para a contratação de equipamentos e serviços para a Cidade Administrativa. Concluídas as licitações, os contratos serão assinados para a aquisição de mobiliário e divisórias, link de voz, link de dados, fretamento, sala de atendimentos de emergência, lixeiras e equipamentos de copa que atenderão aos servidores da administração direta do Estado, totalizando R$ 110 milhões. Esse montante representa uma economia de R$ 58 milhões (35%) se comparados com os preços identificados no mercado e usados como referência nas licitações. A economia ocorreu durante os processos de licitação pública, realizados por meio de leilões (pregões presenciais).

“A economia na contratação dos serviços varia de 7% a 63%. Em todos os casos, tínhamos um preço de referência e nos pregões conseguimos serviços com preços mais baixos. Isso gerou uma redução média de 35%, o que equivale a R$ 58 milhões”, explicou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.


Leia mais na integra: Minas em pauta

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Governo de Minas oferece à população um canal permanente de informações sobre a nova sede da administração estadual: o Portal Cidade Administrativa.


O Governo de Minas oferece à população um canal permanente de informações sobre a nova sede da administração estadual: o Portal Cidade Administrativa.No endereço http://www.cidadeadministrativa.mg.gov.br/, servidores e cidadãos em geral poderão acompanhar as principais informações sobre o empreendimento, que estará totalmente pronto no 1º semestre de 2010.

No Portal é possível conhecer todos os benefícios que a nova sede irá proporcionar: a funcionalidade de reunir 18 secretarias e 25 órgãos públicos em um mesmo local, tornando a máquina administrativa mais eficiente; a moderna infraestrutura à disposição dos funcionários, que terão mais conforto com a integração de ambientes, mobiliário ergonômico e tecnologia de última geração e transporte exclusivo até o local. Informações, também, sobre a economia gerada pela redução de custos operacionais, como aluguéis, telecomunicações, transporte, água e energia, entre outros.


Leia mais na integra: Agência Minas