Mostrando postagens com marcador Itamar Franco. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Itamar Franco. Mostrar todas as postagens

sábado, 2 de julho de 2011

Ex-presidente Itamar Franco morre em São Paulo aos 81 anos

Itamar estava licenciado do Senado para tratar a leucemia
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado


Morreu neste sábado, em São Paulo, o ex-presidente da República Itamar Franco. Aos 81 anos, o político cumpria mandato até janeiro de 2019 no Senado Federal. Antes prefeito de Juiz de Fora (MG) e senador em três oportunidades, Itamar Franco chegou à Presidência após a renúncia de Fernando Collor de Mello, em 1992. Após deixar o Planalto, foi governador de Minas Gerais. Itamar foi diagnosticado com leucemia em maio.

Filho de Augusto César Stiebler Franco e Itália Cautiero Franco, Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu a bordo de um navio em 28 de junho de 1930. O pai de Itamar havia morrido meses antes de seu nascimento e sua mãe registrou o filho em Salvador (BA), onde morava um tio. A família era de Juiz de Fora e ele se mudou para Minas Gerais com poucos meses. No município, cresceu e se formou em Engenharia Civil em 1954. Foi durante o curso que iniciou sua vida pública, participando da política estudantil.

Ainda na década de 50, se filiou ao PTB e tentou se eleger vereador e, depois, vice-prefeito em Juiz de Fora. Com o golpe militar em 1964 e a instalação de um regime de bipartidarismo, Itamar migrou para o MDB, sigla pela qual conquistou seu primeiro mandato eletivo, na prefeitura de Juiz de Fora, em 1967. No pleito de 1972, foi reeleito, mas deixou o cargo um ano depois para concorrer, com sucesso, a uma vaga no Senado - sendo reeleito em 1982, já no sucessor do MDB, o PMDB. Em 1986, sem apoio para ser candidato ao governo mineiro em seu partido, se filiou ao PL, mas foi derrotado por Newton Cardoso, candidato de sua ex-agremiação.

Com a derrota, Itamar voltou ao Senado para cumprir o restante de seu mandato, que ia até 1990. No período, participou da Assembleia Nacional Constituinte e das campanhas para a volta das eleições diretas. Em 1989, trocou novamente de sigla e foi para o desconhecido Partido da Reconstrução Nacional (PRN), para ser candidato à vice na chapa de Fernando Collor de Mello, que saiu vencedora.

De vice a chefe da nação
Na vice-presidência, Itamar criticou atos de Collor, como os processos de privatizações, mas se manteve discreto. Com o surgimento das denúncias de corrupção contra o governo e o início da campanha pelo impeachment do presidente, a figura pacata de Itamar ganhou espaço.

Em setembro de 1992, quando a Câmara decidiu autorizar a abertura do processo contra Collor, Itamar assumiu a vaga interinamente. Três meses depois, o presidente renunciou ao cargo e o mineiro foi conduzido à Presidência, sem uma posse formal.

Na Presidência da República
Itamar Franco assumiu o País com uma inflação de 1.100%, que chegaria a 6.000% no ano seguinte. Em meio à crise, o presidente trocou o comando do Ministério da Fazenda diversas vezes, até que Fernando Henrique Cardoso, então ministro das Relações Exteriores, assumiu a pasta com um projeto para a implantação do Plano Real.

Com o plano, era criada uma unidade real de valor (URV) para todos os produtos, desvinculada da moeda vigente na época, o Cruzeiro Real. Cada URV correspondia a US$ 1. O modelo conseguiu atrair capitais estrangeiros e foi exitoso no combate à inflação em um curto período. Apesar de ousada, a medida estabilizou a economia brasileira.

Com o sucesso do real, Itamar elegeu Fernando Henrique Cardoso seu sucessor em 1995 e deixou o Palácio do Planalto com altos índices de aprovação. No período até a eleição seguinte, Itamar foi embaixador em Portugal e na Organização dos Estados Americanos (OEA), nos Estados Unidos.

No início de 2011, Itamar Franco foi entrevistado em uma série do canal Globonews com ex-presidentes da República. Na ocasião, ele afirmou que seus feitos durante o governo não eram lembrados pelos críticos na atualidade. "Esqueceu-se e, aliás, se esquece, de que eu entreguei o País democraticamente. Ninguém fala, ninguém fala. Só falam de mim 'é o cabelo (caracterizado por um topete), é o não sei o que, é o Carnaval', essas bobagens. Mas esqueceram que eu fiz uma reunião logo de início, no Alvorada, com todos os presidentes dos partidos e fiz a seguinte proposta, a todos: 'olha, eu assumi o governo pela Constituição e pela vontade de Deus, mas estou disposto, se os senhores entenderem, eu estou pronto a convocar as eleições'".

No Carnaval de 1994, Itamar foi fotografado ao lado da modelo Lílian Ramos em um camarote na Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro, após ela desfilar por uma agremiação. A polêmica ficou por conta de a modelo estar só de camiseta e sem calcinha, detalhe evidenciado pelo ângulo das imagens.

O governo em Minas Gerais
Após sair do governo, Itamar se tornou um crítico da política de Fernando Henrique Cardoso. Em entrevista à Globonews, ele destacou como uma das principais críticas a reeleição, estabelecida no Brasil após a Constituição ser alterada no governo FHC. "Jamais ele disse que seria candidato à reeleição. Eu considero até hoje um grande mal, quebrou a ordem constitucional brasileira. Na reeleição, você não distingue se é presidente, se é candidato", afirmou. Além disso, ele afirmou que, logo após deixar Brasília, ficou incomodado com o fato de o real ser associado apenas a FHC, e não ao seu mandato. "Se ele quiser ficar com o Plano Real para ele, ele fica", afirmou.

Ao retornar ao Brasil e ao PMDB, o político tentou se lançar candidato à Presidência para as eleições de 1998, mas encontrou resistência no partido, que apoiaria a reeleição do tucano FHC. Decidiu, então, tentar o governo de Minas Gerais, e foi bem sucedido.

O início do governo foi turbulento. No primeiro dia, Itamar decretou a moratória para renegociar a dívida do Estado, gerando uma crise com a presidência do Banco Central. A suspensão do pagamento da dívida durou pouco mais de um ano e gerou retaliação por parte do governo federal, que suspendeu repasses como o do Fundo de Participação dos Municípios.

Outros episódios que marcaram o governo Itamar em Minas foram a retomada, por meio judicial, do controle acionário da estatal elétrica Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), parcialmente vendida no governo anterior, de Eduardo Azeredo (PSDB), e a reação de Itamar após a intenção do governo federal de privatizar a estatal Furnas, projeto que não foi levado adiante. Após a eleição de 2002, na qual apoiou Aécio Neves (PSDB) para ser seu sucessor, Itamar foi nomeado embaixador brasileiro na Itália.

A volta ao Senado
De volta ao Brasil após deixar a embaixada na Europa, Itamar tentou se candidatar a presidente pelo PMDB em 2006, mas desistiu para retornar ao Senado Federal. Acabou perdendo a indicação do partido para Hélio Costa. Em 2007, ele assumiu a presidência do Conselho do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais.

Em 2009, sinalizando intenção de disputar a sucessão presidencial no ano seguinte, Itamar Franco se filiou ao PPS e declarou seu apoio a Aécio. No discurso de filiação, ele ainda criticou o presidente Lula e o PT. Mais tarde, Aécio e Itamar anunciaram suas candidaturas ao Senado e foram eleitos, derrotando o petista Fernando Pimentel.

Ao voltar a Brasília, Itamar passou a integrar a comissão da reforma política da Casa e defendeu o fim do voto obrigatório e a reeleição. Ele também defendeu um veto à possibilidade de retorno de um político que cumpriu dois mandatos no Planalto. "Quem já foi presidente duas vezes não poderia concorrer mais. Vamos dar oportunidade a outras pessoas. O cidadão fica oito anos no poder e quer voltar?", disse.

A descoberta da leucemia
Em 25 de maio de 2011, Itamar Franco anunciou que um exame de rotina o diagnosticou com leucemia em estágio inicial. Ele se licenciou do Senado por 30 dias e se internou no Centro de Hematologia e Oncologia do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Fonte: Portal Terra

terça-feira, 28 de junho de 2011

Itamar tem pneumonia e é transferido para UTI do Hospital Israelita Albert Einstein

Itamar vai para a UTI devido a pneumonia

Fonte: Folha de S.Paulo

Senador está internado em São Paulo desde maio

O ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG), 80, foi transferido para a UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para tratar de uma pneumonia grave, segundo boletim médico divulgado ontem.

Ele está internado desde 21 de maio para tratar de leucemia. De acordo com o hospital, embora esteja na UTI, o senador ”apresentou ótima resposta ao primeiro ciclo de tratamento quimioterápico”.
Em boletins anteriores, a equipe médica divulgou que um transplante de medula não era cogitado.

Itamar foi diagnosticado com a doença ao fazer exames devido a uma forte gripe. Ele pediu afastamento temporário do Senado.

Pelo regimento da Casa, o suplente de Itamar só assume a cadeira do senador se ele se afastar por um período superior a 120 dias.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Marcus Pestana (PSDB-MG): O Congresso, as medidas provisórias e a democracia – Por que os senadores se retiraram do plenário

O Congresso, as medidas provisórias e a democracia

Por que os senadores se retiraram do plenário

No último dia 4, os senadores da oposição se retiraram do plenário em protesto contra a subserviência da base do governo e os abusos do Executivo na edição de medidas provisórias que atropelam a Constituição e agridem a autonomia do Parlamento brasileiro.

Em seu artigo 62, a Constituição diz: “Em caso de relevância e urgência, o presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional”. Em seus parágrafos, o artigo faz vedações de conteúdo, fixa prazos para a conversão em lei (máximo de 120 dias), orienta sobre reedições, normatiza o rito congressual e a vigência. O aprimoramento do texto constitucional (EC 32, de 2001) ocorreu durante a presidência de Aécio Neves na Câmara dos Deputados.

Decorrida uma década, os resultados esperados não foram alcançados. Continua o emprego indiscriminado das MPs sem a observância dos pressupostos de relevância e urgência. O rito de tramitação não tem sido observado. Muitas MPs tratam de assuntos completamente diferentes, ganhando, nos bastidores do Congresso, os apelidos de “jabutis” (que não sobem árvores) e Frankensteins (tais os remendos mal feitos).

Foi esse o motivo da firme atitude dos senadores de oposição, tendo à frente Aécio Neves, Itamar Franco e Demóstenes Torres. Na votação da MP 513/2010, que se destinava à concessão de juros subsidiados a empresas e produtores rurais atingidos por desastres naturais, outros temas como mudanças no Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), recursos para o Fundo Soberano, lançamento de letras do Tesouro e doação do Brasil ao Haiti foram incluídos. Isso revoltou os senadores, que abandonaram o plenário em protesto, por considerarem um desrespeito ao Congresso, à Constituição e à democracia. A indignação com a situação foi levada ao Supremo e à OAB.

Nesse exato momento, a Câmara dos Deputados discutia um caso ainda mais absurdo. A MP 521/2010, que trata das atividades do médico-residente e de gratificação para servidores da Advocacia Geral da União (AGU), passou a hospedar, através do Projeto de Lei de Conversão da relatora, mudanças radicais na Lei das Licitações (Lei nº 8.666), visando facilitar a contratação de obras e serviços. Mais uma vez, as oposições obstruíram a votação em defesa do interesse público. Era visível o constrangimento da relatora Jandira Feghali, uma de nossas melhores deputadas, na leitura de seu relatório que atendia à vontade do governo.

Para a correção dessas absurdas distorções, o senador Aécio Neves apresentou parecer como relator das emendas constitucionais 8, 11 e 14 de 2011, buscando o fortalecimento do Poder Legislativo no processo de construção das leis.

Bismarck, com evidente viés autoritário, disse certa vez que “leis são como as salsichas, é melhor não saber como são feitas”. Cabe ao Congresso Nacional desmenti-lo.


Fonte: Artigo – Marcus Pestana – Deputado Federal (PSDB-MG)


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

De olho em 2012, PSDB pensa em assegurar lugar de destaque a Rodrigo Castro no Governo Anastasia


Secretaria vira ponte para 2012
Transição em Minas

Nas articulações para que o deputado Rodrigo de Castro assuma a Secretaria de Governo, tucanos já pensam na possibilidade de lançá-lo como candidato à Prefeitura de BHO desenho do novo secretariado do governador reeleito, Antonio Augusto Anastasia (PSDB), vai passar também pelas eleições municipais de 2012. Para fortalecer o nome do deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB), atual secretário nacional do partido, crescem as articulações para que o tucano ganhe um posto de destaque na composição. Ele seria um plano B para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte, caso os tucanos desistam de apoiar a reeleição de MArcio Lacerda (PSB) e resolvam tentar emplacar um nome do partido.

Anastasia segue as conversas com os partidos, mas guarda a sete chaves as definições sobre o novo secretariado. Enquanto isso, aliados inflam a bolsa de apostas. De acordo com fontes do partido, Rodrigo de Castro tem sido colocado em reuniões internas como nome do partido para concorrer à PBH. A ajuda para o deputado, eleito como o mais votado da coligação pela segunda vez, viria com uma nomeação para a Secretaria de Estado de Governo, atualmente ocupada pelo pai, Danilo de Castro, ou para a área de desenvolvimento urbano.

Outro que tem destino encaminhado é o presidente estadual do PSDB, deputado federal Nárcio Rodrigues, que é dado como provável secretário de Ciência e Tecnologia. Outro nome que pode sair da bancada federal é o do deputado Luiz Fernando (PP), cotado para uma pasta que pode ser criada: a Secretaria de Minas e Energia.

O PPS, partido do senador eleito pela coligação de Anastasia, o ex-presidente Itamar Franco, levou ontem seus deputados para reunião com o governador. O partido, que só elegeu três nomes para a Assembleia, quer abrir vaga para a deputada Gláucia Brandão, que não conseguiu se reeleger. O PPS tem hoje a Secretaria de Saúde, ocupada por Antônio Jorge, e duas diretorias na Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

De acordo com o presidente do PPS, Paulo Elisiário, a intenção é manter o espaço. “Obviamente, quem está no governo, se depender de pretensão, quer continuar. Mas tudo vai depender do governador”, afirmou.

PDT No PDT, a dificuldade interna para uma indicação da bancada federal que faria subir o deputado não reeleito, Mário Heringer, tende a ser dissipada. Quem entrou no circuito para garantir duas pastas à legenda – abrindo vagas para um parlamentar em Brasília e outro na Assembleia – foi o próprio presidente do PDT, ministro do Trabalho, Carlos Lupi. O recado do partido foi que, apesar de integrar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro pedetista foi o único da tropa do petista a participar da propaganda eleitoral do tucano.

Lupi confirmou o empenho do partido para ampliar a participação no governo Anastasia. Hoje a legenda tem a Secretaria Extraordinária de Assuntos para Reforma Agrária. O PDT é cotado para comandar a Secretaria do Trabalho, que deve ser criada na reforma administrativa de Anastasia. O nome falado é o do deputado federal Ademir Camilo.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Itamar Franco defende oposição mais forte contra o PT


Itamar quer oposição ‘autêntica’ contra o PT

O ex-presidente Itamar Franco parece mais sereno com a idade. “Eu me eduquei a não ter mágoas”, diz o recém-eleito senador pelo PPS de Minas Gerais a reboque da popularidade do ex-governador Aécio Neves (PSDB).

As rusgas – ou “algumas tristezas”, como ele diz – com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o PSDB foram deixadas para trás, talvez com base no ensinamento do velho senador Teotônio Vilela, que lhe recomendou a “não deixar a mágoa passar da garganta para baixo porque faz mal ao coração”. Hoje, aos 80 anos, Itamar Franco é um dos principais cabos eleitorais do presidenciável José Serra (PSDB) em Minas.

“Minas pode indicar a virada necessária para o Serra ganhar as eleições. Agora, ele precisa tocar os corações mineiros. Aí vem o problema político”, afirma o ex-presidente. Apesar de mais suave, Itamar continua direto e franco. O problema político, analisa, é a necessidade de Serra se assumir como oposição e de adaptar o discurso para diferentes estratos sociais. Ao lado de Aécio, Itamar acha que a oposição precisa ser mais autêntica e se contrapor ao governo Lula, mostrando as transformações sociais obtidas graças ao Plano Real, implantado na transição entre o seu governo e o de FHC.

“Quando a dona Dilma (Rousseff, presidenciável do PT) diz que todos melhoraram de vida, por que eles não rebatem dizendo o seguinte: o pãozinho custava de manhã um preço, de tarde outro, de noite outro. E, além do pãozinho, o salário do trabalhador à noite estava totalmente corroído. A inflação era de 4% ao dia. Hoje é de 5% ao ano.”

Enquanto rabisca um papel e diagnostica o resultado das eleições em Minas, Itamar Franco manda recados aos tucanos, a Serra e a Fernando Henrique. “Sei que eles vão jogar tudo no lixo, mas eu falo assim mesmo. Eles não gostam que eu fale.” Logo em seguida, deixa claro que as advertências ao presidenciável são feitas com extrema cautela e consideração: “Eu estou fazendo uma crítica positiva. Serra terá meu voto, meu apoio cívico”.

“Leio que o ex-presidente Fernando vai querer uma conversa cara a cara quando o petista puser o pijama. Ora, o que assistimos a todos os dias na televisão? Ataques ao presidente Fernando. E por que ele vai esperar o homem por pijama? Por que não já vem agora, com um minuto ou 45 segundos no programa do Serra, e diz assim: olha presidente Lula, eu estou aqui, e me chame para o debate na hora que quiser. Faça isso antes de terminar o horário eleitoral. Porque não adianta ele querer esconder a face. Toda hora eles (o PT) mostram a face dele. O que vai adiantar ele dizer que quer debater com o Lula depois que ele sair do governo? Nada”, irrita-se Itamar.

O senador eleito repudia estratégias baixas de campanha, atribuídas por ele a parte do PT. Reconhece, porém, que também os tucanos cometem seus excessos, como o vídeo que comparou petistas a cães rottweilers. E os reprova. “Empobrece muito a política brasileira e é por isso que começa a haver essa descrença. Agora também o PSDB faz isso porque a agressão parte primeiro deles. Eles ficam toda hora atacando o ex-presidente. Cada um usa a arma que quer usar. Eu condeno. Acho que a campanha deve se dar em alto nível.”

O debate religioso e de valores terá seu espaço em Minas Gerais, com seu lado conservador, reconhece Itamar Franco. Porém, mais uma vez, o ex-presidente faz advertências a seus aliados e adversários: “Tem horas que você tem que buscar os valores sim. Temos que mostrar aos moços e às moças que o Brasil não surgiu com o presidente Lula. Mas, de repente, todo mundo volta a ser religioso. Uma hora fala de aborto, outra hora fala dos gays. São temas muito sensíveis. Por que não falou logo de uma vez: eu defendo a legislação atual em relação ao aborto. O Serra, pelo que sei, defende a legislação atual”, afirma. Minas, segundo ele, “é fundamentalmente religiosa”. “Acho errado é usar a religião para ganhar votos.”

O discurso duro de Itamar reserva momentos de bom humor, coisa rara de se ver em suas atuações políticas no passado. “O governo do pão de queijo foi tão bom que eu poderia ter cobrado royalties”, brinca, relembrando a maneira pejorativa a que muitos se referiam a seu mandato.

Segundo ele, Serra não tinha campanha em Minas. “Por mais que falássemos do nome de Serra, tinha cidade em que não havia nenhuma propaganda dele. Ele descuidou de Minas. Mas para eles não perderem muito tempo, é só chamar Aécio. É colocar Aécio na campanha”, prega. Serra, segundo ele, deve ter a humildade de deixar Aécio ”ensiná-lo” a fazer campanha em Minas.

Aécio aproximou o novo senador do tucano Serra

Itamar Franco não esconde que a construção de pontes entre ele e o tucano José Serra foi mérito exclusivo de Aécio Neves. “Aqui em Minas foi Aécio que fez nos aproximarmos dele.”

Aécio, que será seu colega de Senado, foi escolhido por Itamar como o grande líder nacional. Sem poupar elogios, Itamar demonstra a certeza de que o futuro político do colega mineiro é promissor. Sobre compromissos entre o ex-governador de Minas e Serra sobre 2014, Itamar Franco demonstra descrença.

“É uma bobagem jogar com o tempo. O tempo às vezes favorece, mas às vezes também não ajuda. Não acredito que ninguém faça compromisso para 2014. Não sabemos se virá reforma política, não sabemos os desígnios de Deus. É muito difícil.”

“Aécio”, continua, “é suficientemente inteligente e sabe que hoje é ele a grande liderança nacional”. Sobre o futuro do colega, ele faz uma menção filosófica que explica também aonde ele próprio chegou: “Ele tem o tempo a seu favor. Isso me faz lembrar o filósofo Plutarco, que dizia que o importante não é correr, é andar”.

Itamar diz que chegará ao Senado para libertá-lo “das teias do Executivo”. “O presidente esquece-se da Constituição, esquece-se de que os poderes são independentes. O Senado hoje é ajoelhado perante o Executivo.”


Fonte: Estado de S. Paulo

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Políticos de expressão nacional se unem em favor de Serra


Partidos aliados (PSDB, DEM e PPS) se reuniram nesta quarta-feira para iniciar oficialmente o segundo turno da candidatura de José Serraà Presidência. Governadores, senadores e deputados eleitos e não eleitos manifestaram apoio ao tucano e se comprometeram em levá-lo à vitória nas urnas no próximo dia 31 de outubro.

O senador Tasso Jereissati (PSDB/CE), uma das principais forças políticas do País, declarou publicamente que vai se dedicar à campanha do presidenciável tucano, e arrancando aplausos do público ele declarou: “Perdi a eleição mas quero fazer uma declaração do fundo do coração: me sentirei mais vitorioso se Serra for eleito. É pelo Brasil. ”. Enfrentando a máquina pública estadual e federal, Tasso perdeu a disputa ao Senado no domingo.

Presente à reunião, o recém-eleito senador Aécio Neves (PSDB/MG) condenou a tentativa da candidatura oficial de dividir o Brasil. “Em função de tudo que vimos ao longo de oito anos, o que está em jogo é a democracia do Brasil, as nossas liberdades, a compostura de um governo que seja de todos e para todos os brasileiros. No dia 31, um Exército de cidadãos comuns estará na rua votando pela democracia.”, disse.

Considerado como uma força política nacional, Aécio defendeu o legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Devemos defendê-lo com toda a altivez. Não haveria governo Lula sem governo FH”, criticou. O senador eleito lembrou que as diretrizes econômicas do País foram implantadas durante o mandato de Fernando Henrique.

Outro senador eleito por Minas Gerais, o ex-presidente da República Itamar Franco (PPS) aconselhou o candidato tucano. “Vossa Excelência não precisa tanto dos marqueteiros porque tem sua vida limpa. Seja mais Serra do que o marqueteiro, seja mais o senhor do que o marqueteiro, porque Vossa Excelência tem vida limpa, honesta”, afirmou.

E foi enfático dizendo que “não precisamos ficar escondendo qualquer um que seja do nosso lado. É por isso que tem que haver o confronto, mas o confronto das ideias. O povo quer saber o que nós pensamos. Qual é o nosso pensamento para os problemas estruturais? Qual é o nosso Brasil para esse mundo que vem?”, afirmou.

Ele também criticou a postura do presidente Lula de creditar ao seu governo todas as conquistas do País. “Ninguém inventou o Brasil, porque daqui a pouco teremos que dizer que quem abriu os portos do Brasil não foi D. João VI, foi o presidente Lula”.

Sob aplausos, Itamar também defendeu o seu ex-ministro da Fazenda Fernando Henrique. “Não precisamos esconder quem quer que seja do nosso lado. Não temos que esconder ninguém do nosso lado, porque se não eles teriam que esconder muitas pessoas do outro lado”, concluiu o ex-presidente.

O senador Jarbas Vasconcelos, que concorreu ao governo de Pernambuco, afirmou “nós não vamos ganhar só com uma ação propositiva. A ação propositiva tem que ser feita, mas o rei tem que ser desnudado. Tem que se enfrentar essa candidata do presidente. Nós vamos enfrentar a candidata do presidente, que é um fantoche. E a gente tem condição de vencer a eleição.”


Fonte: Agência Tucana

“Quanto mais mentiras eles disserem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles”


Restabelecer valores como coragem, ética e honestidade. Criar um governo de união e de políticas para todos os brasileiros. Reagir aos boatos: “Dizem que sou contra os concursos. Mas, como governador, promovi concursos para preencher 110 mil vagas na administração de SP”.

Responder às provocações: “Quanto mais mentiras eles disserem sobre a gente, mas verdades contaremos sobre eles.” E uma homenagem à senadora Marina Silva: “É uma pessoa íntegra, que teve um papel muito importante nesta campanha ao aproximar muitas pessoas, principalmente os jovens da política.”

Foram esses os pontos principais do discurso em que o candidato doPSDB/DEM/PPS/PTB à Presidência, José Serra, ao abrir, nesta quarta-feira, dia 6, num hotel, em Brasília, a campanha do segundo turno.

Participaram da cerimônia os governadores tucanos eleitos de Minas, Antônio Anastasia; do Tocantins, Siqueira Campos; de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Paraná, Beto Richa; e de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM). Também, estavam presentes os senadores eleitos de Minas, Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS), de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB).

Em seu discurso, Serra lembrou que o Brasil atual começou a nascer 25 anos atrás, com as lutas pela sua redemocratização e com a eleição de Tancredo Neves para a Presidência, em 1985.

O candidato destacou que o SUS foi implantado quando Itamar Franco era o presidente. Foi também durante a administração do agora senador eleito por Minas, que Fernando Henrique foi nomeado para o Ministério da Fazenda. “O Plano Real – destacou – foi obra de Itamar e Fernando Henrique. Foi Itamar também que colocou o Brasil nos trilhos.

Ironizando o comportamento do presidente Lula durante a atual campanha, Serra recordou que, em 2002, Fernando Henrique se comportou como chefe de Estado nas eleições daquele ano. Serra também respondeu a Lula, que sempre criticou o acordo do Brasil com o FMI em 2002: “Esse empréstimo foi para garantir a estabilidade do governo que viria a seguir”.

“Não vou tratar a oposição como inimiga. Na oposição ao governo Lula, o PSDB foi uma oposição ‘soft’. Não vou governar para uma facção. Vou governar para todos os brasileiros. Ninguém vai ser exterminado. Nada mais neoliberal do que a política econômica do atual governo.”

Serra também ironizou as críticas do PT às privatizações: “Apesar de criticarem muito, mantiveram as privatizações que fizemos. Quero lembrar que fui do tempo em que quem tinha telefone era obrigado a declarar ao Imposto de Renda. Hoje, existem no país 200 milhões de telefones”.

O candidato também ironizou os desmentidos de Dilma Rousseff sobre o aborto: “Não vou dizer que sou a favor pois sou contra. Só tenho uma cara.” E lembrou que, agora, o PT discute como tirar essa questão do seu programa.

“Vale a pena respeitar as pessoas e suas instituições. Vale a pena ser decente, ser honesto. É o que fica”, encerrou Serra conclamando a todos para sair do encontro com o desejo de lutar pela democracia brasileira.

Fonte: Agência Tucana

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ibope: Anastasia abre 13 pontos de diferença sobre adversárioIbope: Anastasia abre 13 pontos de diferença sobre adversário


A nova pesquisa eleitoral do Ibope, divulgada na manhã desta segunda-feira, dia 27, mostra que o governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, ampliou para 13 pontos a vantagem em relação ao segundo colocado na preferência dos eleitores mineiros.

Os números mostram que Anastasia tinha 42% das intenções de voto na pesquisa da última terça-feira e, agora, está com 46%. Um crescimento de quatro pontos em menos de uma semana. Já o candidato Hélio Calixto Costa, do PMDB, continua caindo. Ele passou de 34% para 33%. Segundo o Ibope, Antonio Anastasia seria eleito no primeiro turno com 57% dos votos válidos.

A pesquisa mostra que, nos últimos dois meses, o reconhecimento de Antonio Anastasia como o candidato mais preparado para governar o Estado nos próximos quatro anos foi crescente. Enquanto o candidato do PMDB permaneceu em queda, Antonio Anastasia cresceu 25 pontos desde o final de julho, segundo o Ibope.

No caso de um eventual segundo turno, o governador Antonio Anastasia também seria eleito. O Ibope mostrou que ele tem 47% das intenções de voto contra 34% do outro candidato. O número de eleitores que ainda não decidiu o seu voto representa 15%.

Além do Ibope, as últimas pesquisas dos institutos Datafolha, Vox Populi, EM Data, Data Tempo/CP2 e Nexus confirmam a liderança de Antonio Anastasia para as eleições ao Governo de Minas.

Senado
O Ibope também pesquisou as intenções de votos para o Senado. Dois candidatos serão eleitos em Minas Gerais. O ex-governador Aécio Neves e o ex-presidente Itamar Franco mantém a liderança na pesquisa. Aécio Neves, que tinha 67% das intenções na última medição, agora passou para 69%.
Itamar Franco manteve os 44% na preferência dos eleitores de Minas. Já o candidato que aparece em terceiro lugar caiu para 29%.

Considerando apenas os votos válidos para o Senado, quando se exclui os votos brancos, nulos e eleitores indecisos, o ex-governador Aécio Neves continua em primeiro lugar, com 46% das intenções de voto, seguido por Itamar Franco com 30% das intenções. Já o terceiro colocado aparece apenas com 19%.



sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Datafolha: Pesquisa recente mostra que Anastasia abre 5 pontos sobre Hélio Costa em Minas


Ex-governador lidera a disputa pelo Senado com 67% das intenções de voto, seguido por Itamar, que tem 43%

O governador Antonio Anastasia (PSDB) abriu cinco pontos de vantagem sobre Hélio Costa (PMDB), seu principal adversário ao governo de Minas Gerais, diz pesquisa Datafolha. A eleição pode ser decidida já no primeiro turno.

Anastasia, candidato apoiado pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB), passou de 40% para 42% das intenções de voto, uma variação dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos.

Hélio Costa permaneceu com os 37% da pesquisa anterior, da semana passada.

Considerando apenas os votos válidos, o tucano tem agora 51% contra 44% de Costa. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa ter mais de 50% dos votos válidos.

Na pesquisa anterior, Anastasia tinha 50% dos votos válidos contra 46% de seu principal adversário.

Adilson Rosa (PCO), Edilson Nascimento (PT do B), Zé Fernando Aparecido (PV) e Vanessa Portugal (PSTU) têm 1% das intenções de voto. Os candidatos Fabinho (PCB) e Professor Luiz Carlos (PSOL) não atingiram 1%.

Votos em branco e nulo somam 4%. Ainda não decidiram em quem votar outros 13% dos mineiros.

O Datafolha aponta que 79% dos eleitores de Costa e 67% de quem pretende votar em Anastasia não sabem o número de seus candidatos.

SENADO
O ex-presidente Itamar Franco (PPS) ampliou sua vantagem sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) na disputa pela segunda vaga de senador em Minas. Aécio continua liderando com folga.

Na semana em que apresentou um depoimento do candidato a presidente de seu partido, José Serra, no horário eleitoral, Aécio passou de 71% para 67%, uma variação no limite da margem de erro da pesquisa.

Já Itamar, que mostrou Aécio em seu programa eleitoral, variou de 40% para 43%. Ele agora tem 11 pontos de vantagem sobre Pimentel, que manteve os 32% da pesquisa anterior.

Zito Vieira (PC do B) tem 3%. Marilda Ribeiro (PSOL), Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS) têm 2% cada um. Com 1% estão José João da Silva (PSTU), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU) e Mineirinho (PSOL).

Os indecisos para uma são 24% e 13% não sabem em quem votar para as duas vagas de senador.


Fonte: Evandro Spinelli – Folha de S.Paulo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Para Anastasia, manifestações de apoio são resultado da confiança em seu trabalho


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, foi recebido com muito entusiasmo pela população do Sul de Minas, nesta terça-feira, dia 21. Depois de participar de uma grande carreata em Pouso Alegre, que terminou com ato político na Praça da Matriz de Bom Jesus, o governador recebeu o apoio de centenas de eleitores também em Poços de Caldas e Alfenas. Ao lado do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado, e do candidato a vice-governador, deputado Alberto Pinto Coelho, Antonio Anastasia agradeceu o carinho recebido dos eleitores do Sul de Minas.

Anastasia afirmou que a manifestação calorosa de apoio dos eleitores na reta final da campanha demonstra o reconhecimento da população aos avanços obtidos na região, nos últimos oito anos, e disse que continuará a percorrer o Estado até a véspera das eleições para levar suas propostas aos eleitores mineiros.

“A acolhida aqui no Sul de Minas é sempre muito boa. Mais uma vez voltamos com Aécio e Itamar para uma caminhada, trazendo nossas ideias e querendo de fato apresentar ao povo nossas propostas e receber, se possível, sempre o voto de confiança dos eleitores. Fico muito feliz porque sabemos que estamos fazendo um trabalho muito forte, com a confiança dos mineiros. Estamos animados e otimistas e vamos continuar as nossas viagens sempre com muita humildade para ganharmos as eleições”, afirmou o governador em Alfenas, onde encerrou o dia de campanha no Sul de Minas.

Anastasia, Aécio, Itamar e Alberto foram recebidos no aeroporto de Alfenas por centenas de pessoas e seguiram até o centro da cidade, onde visitaram o comitê da coligação “Somos Minas Gerais”. Os candidatos foram recepcionados por Wilson Flausino, pai do cantor Rogério Flausino, da banda Jota Quest, nascido em Alfenas. No comitê, os candidatos assistiram a um vídeo gravado pelo cantor manifestando o apoio à reeleição de Anastasia.

Candidato da continuidade dos avanços

O ex-governador Aécio Neves também agradeceu todo o carinho recebido pela população do Sul de Minas. Ele afirmou que os mineiros já identificaram em Antonio Anastasia o candidato mais adequado para dar continuidade aos avanços sociais e econômicos registrados em Minas nos últimos anos.

“Gostaria de agradecer o apoio que já se consolida em Alfenas, em torno do governador Anastasia e a percepção dos cidadãos mineiros, mineiros de verdade, que têm os nossos valores, as nossas preocupações, de que o que construímos em Minas ao longo desses últimos anos não pode ser interrompido, não em benefício de um partido, de um candidato, mas em benefício dos próprios mineiros. Minas é o Estado hoje que mais desenvolve seus indicadores econômicos e sociais, que mais emprega, que tem a melhor educação fundamental do Brasil, que mais avançou na segurança pública. Não há razão para se interromper isso”, declarou Aécio Neves.

Poços de Caldas

Em Poços de Caldas, Anastasia, Aécio, Itamar e Alberto foram recebidos por 200 pessoas no aeroporto da cidade. Os candidatos estavam acompanhados do ex-ministro e ex-embaixador de Cuba, Tilden Santiago, segundo suplente de Aécio Neves na chapa ao Senado Federal. Eles seguiram em carreata até a rua Assis Figueiredo, onde iniciaram caminhada com os eleitores. Anastasia afirmou que os moradores de Poços de Caldas são testemunhas de que o Governo de Minas cumpriu os compromissos assumidos para o desenvolvimento econômico e social da cidade e que irá manter o mesmo nível de comprometimento nos próximos quatro anos, se for reeleito.

Somente com o programa de recuperação de rodovias, ProMG, o Governo de Minas investiu no município cerca de R$ 62 milhões para garantir a trafegabilidade de 478 quilômetros de estradas da região. O Governo de Minas também aplicou R$ 3 milhões em obras no aeroporto da cidade, além de outros investimentos nas obras de reforma da Cadeia Pública, reforma e ampliação do posto de coleta do Hemominas, construção do Posto Médico Legal do Município, reforma de escolas, entre outras.

Na área de saúde, a gestão Aécio e Anastasia foi responsável por investimentos de R$ 16,6 milhões, que contribuíram para a melhoria dos serviços de saúde em hospitais e o atendimento de 22 equipes do Programa Saúde da Família.

Prefeitos reconhecem avanços

O prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva (PPS), destacou a parceria com o Governo de Minas nos últimos oito anos. Para ele, uma das principais características da gestão Aécio e Anastasia foi o tratamento igualitário a todos os municípios do Estado.

“Minas não pode parar, precisamos continuar avançando e o governador Anastasia, junto com Aécio Neves fez por Minas o que há muitos e muitos anos a gente não via. Saneou todas as contas de Minas, com o Choque de Gestão que é hoje uma referência para o Brasil e até internacionalmente. Todos os 853 municípios de Minas, indistintamente, receberam investimentos e apoio do Governo do Estado, não privilegiando quem quer que seja”, declarou.

O prefeito de Ipuiúna e presidente da Associação dos Municípios do Alto Rio Pardo, que reúne nove municípios, Élder Cássio de Souza Oliva (PR), também esteve em Poços de Caldas para declarar o apoio à reeleição de Antonio Anastasia.

“Queremos continuidade desse grande governo que foi iniciado com Aécio Neves. Anastasia é unanimidade na nossa associação, porque entendemos que ele é o único que pode dar continuidade a esse grande governo, porque desde o primeiro instante está ao lado do Aécio. Foi o grande idealizar dos programas realizados em Minas”, disse o prefeito.

Apoio da população

Durante a caminhada pelas ruas de Poços de Caldas, os candidatos pararam na Cafeteria Sete Quedas para tomar refrigerante. Muita gente acompanhou a visita dos candidatos à cidade. As vendedoras de uma loja de perfumes, Daniela, Aline e Natany, foram cumprimentadas por Antonio Anastasia. “Ele está sendo cada vez mais reconhecido pelo trabalho que fez ao lado do Aécio. E vamos ajudá-lo a continuar as melhorias”, disse Natany.

A aposentada Conceição dos Anjos já não é mais obrigada a votar. Mas, em nome dos candidatos da coligação “Somos Minas Gerais”, não abrirá mão de ir às urnas no dia 3 de outubro. “Estou com Anastasia, Itamar e Aécio. Eles são os mais indicados para nos representar”, elogiou.

A secretária Talita Beatriz Tenório recebeu um abraço de Itamar e ficou emocionada. “Sempre admirei o Itamar pela sua honestidade, ética e preocupação com os interesses dos mineiros. Chegar perto dele é um privilégio”, disse.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Anastasia entra na reta final da campanha em contato direto com os eleitores do Estado


Os candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” entram na reta final da campanha com uma intensa agenda de viagens pelo interior de Minas. Nesta segunda-feira, dia 20, Anastasia estará nos municípios de Januária e Pirapora, no Norte do Estado, acompanhado dos candidatos ao Senado Aécio Neves e Itamar Franco. O ex-governador também visita os municípios de Várzea da Palma e Nanuque. Durante a semana, os candidatos ainda irão percorrer dezenas de cidades em diversas regiões de Minas.

Faltando 15 dias para as eleições, Anastasia manterá o diálogo com os eleitores do Estado, apresentando os compromissos do seu Plano de Governo para os próximos quatro anos. As propostas buscam inovar a gestão pública, abrindo espaço para a participação popular na construção de ações e programas que possam dar continuidade aos avanços obtidos nos governos Aécio/Anastasia.

O contato direto com os eleitores do Estado foi determinante para que o governador assumisse a liderança nas principais pesquisas sobre a sucessão em Minas Gerais. Na semana passada os institutos Ibope e Datafolha mostraram que Anastasia, Aécio e Itamar lideram as intenções de voto no Estado. Eles têm sido recebidos calorosamente pela a população em todas as cidades que visitam, levando uma multidão às ruas.

Pés no chão

Presidente do PSDB de Minas Gerais e um dos coordenadores da campanha do governador Antonio Anastasia, o deputado Narcio Rodrigues disse que os candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” continuarão priorizando o contato direto com os eleitores e mantendo o debate de ideias e propostas, sem ataques pessoais contra os adversários.

“Toda nossa campanha tem sido feita literalmente com os pés no chão, no contato direto com o eleitor e apresentando os novos compromissos que assumimos com a população. O governador Anastasia é um homem simples e sereno, e os eleitores têm reconhecido nele as melhores qualidades do povo mineiro. Nossos candidatos Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco têm sido recebidos em todas as regiões com grande afeto e reconhecimento pelo trabalho que fazem por Minas”, disse Narcio.

Ele respondeu também a declaração feita pelo coordenador da campanha da coligação adversária, Anderson Adauto, do PMDB, que acusou altos gastos na campanha de Anastasia.

“O que os jornais e a TV mostram é exatamente o contrário do que ele diz. O que temos visto são os nossos adversários em palcos grandiosos, com iluminação e estruturas usadas em grandes shows. São eventos que, claramente, custam muito dinheiro e demandam a contratação de profissionais caros. Já Anastasia, Aécio e Itamar optaram por ter um contato direto com as pessoas, caminhando pelas ruas e conversando com a população. Nossos encontros têm sido modestos, mas sinceros, e, o principal, com grande participação dos eleitores”, disse Narcio.

Liderança nas pesquisas

A última pesquisa Datafolha confirmou a liderança de Antonio Anastasia na preferência dos eleitores mineiros, já apontada pelo Ibope. Na pesquisa Datafolha, o governador assumiu a liderança com 40% das intenções de votos na disputa pelo Governo de Minas, mostrando crescimento de 23 pontos percentuais em pouco mais de um mês. Os números também mostram que o candidato do PMDB, Hélio Calixto Costa, continua caindo nas pesquisas. Ele ficou estacionado durante todo o mês de agosto e, na medição do Datafolha, apresentou queda de mais dois pontos, passando para 37%.

A liderança de Anastasia também foi confirmada na última pesquisa Ibope. O governador obteve 41% das intenções de votos dos mineiros, ampliando a vantagem sobre o candidato do PMDB, Hélio Calixto Costa, que caiu para 32%.

Sul de Minas

Depois de estar com os eleitores do Norte do Estado, o governador Antonio Anastasia irá para o Sul de Minas. Na próxima terça-feira, ele visitará os municípios de Pouso Alegre, Poços de Caldas e Alfenas. O governador viaja acompanhado do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado Federal.


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Itamar e Alberto Pinto Coelho recebem apoio em Bambuí de lideranças do Centro-Oeste de Minas


Candidatos defendem voto consciente e defendem reeleição de Antonio Anastasia ao lado de prefeitos e lideranças municipais
Prefeitos e lideranças políticas do Centro-Oeste de Minas se reuniram, na tarde desta quinta-feira (16/09), em Bambuí, para receber o ex-presidente da República, Itamar Franco, candidato ao Senado, e o candidato a vice-governador, deputado Alberto Pinto Coelho. De mãos dadas com os prefeitos, Itamar e Alberto agradeceram o apoio carinhoso da população e destacaram a importância do voto consciente em Minas para reeleger Antonio Anastasia.

O ex-presidente Itamar Franco afirmou que os mineiros terão a consciência para escolher o melhor candidato para conduzir o futuro de Minas dando continuidade aos projetos realizados com êxito no governo Aécio/Anastasia.

“Eu venho aqui com a alma exultante, de coração aberto, para dizer a Minas e ao Brasil que ninguém de fora vai escolher os nossos candidatos. Nós mineiros é quem vamos decidir para que possamos dar a Minas e ao Brasil aquilo que Minas quer, aquilo que Minas representa”, destacou Itamar.

Alberto Pinto Coelho destacou a importância da reeleição de Antonio Anastasia e afirmou que os mineiros também saberão escolher os melhores candidatos para representá-los no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa.

“Antonio Anastasia já comprovou que pode fazer mais por Minas, é muito importante que continuemos essa obra no Estado. A presença de Itamar Franco e de Aécio Neves no Senado é a voz altiva, altaneira, que ressoa por todo o país, que fala em nome de Minas com a autoridade de duas grandes biografias, de dois grandes homens públicos que dão exemplo pra todo o país. E ao lado deles é fundamental que tenhamos uma grande bancada no Congresso e também na Assembleia”, afirmou Alberto.

Apoio do Centro-Oeste

Itamar e Alberto foram recebidos com festa em Bambuí. Acompanhado por lideranças políticas da região eles seguiram em carreata até a praça Central da cidade onde a população aguardava para os discursos. Os candidatos conversaram com eleitores e concederam entrevistas para rádios e jornais da região.

O prefeito de Bambuí, Lelis Jorge Silva(PTB), falou da capacidade política e administrativa do governador Antonio Anastasia e afirmou que Minas já decidiu seu caminho.

“O trabalho em Minas tem que continuar e vai continuar. Os mineiros não são bobos não. Essa turma de fora pode vir pedir, é ate uma obrigação pedir os votos, mas os mineiros já decidiram por Anastasia. Não só as pesquisas comprovam isso. Basta rodar o interior para ter essa certeza”, afirmou o prefeito

O prefeito de Arcos, Claudenir Baiano (PR) também fez parte da caravana. Ele destacou a parceria do governo Aécio/Anastasia com os municípios.

“O governo Anastasia mudou a cara das cidades, é um governo muito próximo dos municípios e dos prefeitos, quem ganha é a população”, disse.



Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ao lado de Serra, Anastasia diz que implantará Zona de Desenvolvimento Regional em Pará de Minas


Governador Antonio Anastasia implantará Zona de Desenvolvimento Regional em Pará de Minas

Governador quer aproveitar potencial do município em agronegócio e siderurgia para atrair novas empresas e gerar empregos para a população

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, afirmou nesta segunda-feira (06/09) que, reeleito, aproveitará o potencial de Pará de Minas (Região Central) no agronegócio e a siderurgia para implantar no município uma das Zonas de Desenvolvimento Regional. A proposta, incluída no Plano de Governo de Anastasia que será lançado nesta semana, pretende descentralizar o crescimento econômico no Estado aproveitando as vocações e necessidades de cada região. As Zonas de Desenvolvimento Regional terão incentivos para novas empresas, gerando mais empregos para a população. O governador participou de campanha em Pará de Minas, ao lado de Aécio Neves, candidato ao Senado, e de José Serra, candidato a presidente.

“Minas Gerais tem alguns eixos de desenvolvimento especiais, um deles é aqui nessa região, que deve receber agora mais estímulo do Estado, através da nossa proposta de Zonas de Desenvolvimento Regional. Certamente aqui, teremos um esforço maior, junto com os empresários locais, quer na área do agronegócio, que aqui é muito forte, como também na parte de siderurgia. Certamente, teremos aqui investimentos especiais”, afirmou Antonio Anastasia.

Para incentivar o desenvolvimento das Zonas de Desenvolvimento Regional, o governador pretende elaborar um programa que inclui concessão de incentivos fiscais especiais e linhas de crédito por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A ideia é criar vantagens competitivas em cada região para as cadeias produtivas, aumentar a conectividade entre empresas e instituições, gerando mais negócios entre pequenos e médios empresários.

Melhoria da infraestrutura
A proposta para o Desenvolvimento Regional de Minas Gerais, incluída no Plano de Governo, prevê investimentos em todas as áreas. O governador Antonio Anastasia tem como meta, até 2014, a criação de 400 mil vagas no ensino profissionalizante, além de consolidar 200 hospitais regionais e implantar 15 novos Centros de comando e controle regionais que garantirão atendimento aos 853 municípios. As Unidades Básicas de Saúde serão reforçadas em 560 municípios e serão implantados 65 Centros de Atenção Especializada.

Para melhorar a infraestrutura regional serão asfaltados 7.600 km de rodovias, ligando os municípios mineiros por meio do programa Caminhos de Minas. O governador também pretende universalizar o serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos nas cidades atendidas pela Copasa, além do manejo sustentável dos resíduos sólidos.

Festa em Pará de Minas
Antonio Anastasia, Aécio Neves e José Serra foram recebidos com muita festa em Pará de Minas. Os três participaram de carreata e caminharam pelas ruas do centro da cidade, onde foram recebidos calorosamente pelos moradores, dezenas de prefeitos e líderes políticos da cidade.

Do aeroporto eles seguiram em carreata até o Centro da cidade, onde eram aguardados por centenas de pessoas na Avenida Nova Serrana. Muito aplaudidos, os candidatos pararam na Praça Melo Viana e, em cima de uma caminhonete, discursaram para a população. Da praça, Antonio Anastasia, Aécio Neves e José Serra se reuniram com ruralistas da região no Parque de Exposições.

Muitos moradores fizeram questão de tirar uma foto ao lado de Antonio Anastasia e Aécio Neves, como a estudante Juliana Marçal de Souza. “Antonio Anastasia é um excelente governador de Minas, como foi Aécio Neves. Foi no governo deles que recebi na escola, livros didáticos de português e matemática. Eles precisam ser eleitos para continuar as coisas boas”, disse a estudante.

A aposentada Helena Franco, de 83 anos, também fez questão de cumprimentar os candidatos e acabou ganhando um beijo do ex-governador Aécio Neves. “Os dois são formidáveis. Sei que serão eleitos, porque são os melhores”.

O ex-governador Aécio Neves afirmou que a receptividade de Antonio Anastasia no interior de Minas é maior a cada dia. Segundo ele, o sentimento dos mineiros é pela continuidade do excelente trabalho do Governo de Minas ao longo dos últimos oito anos.

“A eleição será decidida pelos mineiros a partir de Minas Gerais, do sentimento e da alma dos mineiros, e não por qualquer tipo de força, de intervenção de fora de Minas Gerais. A candidatura do governador Anastasia nasce e é gerada em solo mineiro, com base nos sentimentos maiores de Minas Gerais. Ela não é fruto de uma intervenção, de uma imposição. É por isso que ela está crescendo. Os mineiros, ao longo da história de quase três séculos, sempre foram muito ciosos da sua autonomia para que nós próprios escolhêssemos o nosso destino. É o que vai ocorrer mais uma vez”, falou Aécio Neves, em Pará de Minas.

Apoio dos prefeitos
O prefeito de Pará de Minas, Zezé Porfírio (PR), disse que não é por acaso que Minas Gerais cresceu mais do que o resto do país nos últimos anos. Para ele, a administração Aécio/Anastasia mostrou o que é governar priorizando os municípios, trabalhando com competência e honestidade.

“Minas Gerais foi o Estado que mais cresceu no Brasil, mais gerou empregos. O Governo de Minas abriu as portas para os prefeitos estarem falando direto com o governador. Aécio e Anastasia mostraram o que é governar, tanto que governadores de outros estados vieram aqui buscar o que é excelência em administrar. Minas tem que continuar andando para frente, não pode andar para trás. Por isso, Anastasia, pela sua competência, pela sua honestidade, pelo seu trabalho, é o mais indicado para governar um Estado com o potencial de Minas”, completou o prefeito.

O prefeito de Igaratinga, Fábio Alves (PDT), afirmou que Antonio Anastasia tem os melhores projetos para Minas continuar desenvolvendo.

“Apoiamos a candidatura do governador Antonio Anastasia à reeleição, porque sabemos que Minas precisa continuar no caminho que está e porque Antonio Anastasia tem os melhores projetos para Minas continuar crescendo”, disse Fábio Alves.

Mais investimentos
Nos últimos oito anos, Pará de Minas recebeu investimentos de R$ 116,9 milhões em dez projetos nos setores de transporte terrestre, têxtil, siderurgia, saneamento, químico, metalurgia, educação, calçados e couro e agroindústria. O investimento possibilitou a geração de 398 empregos diretos, garantindo mais oportunidades e renda para os moradores da cidade.

Convênios assinados entre a prefeitura e a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas permitiram a realização de várias obras para melhorar a infraestrutura viária do município. Entre 2003 a 2009, foram firmados três convênios com a Prefeitura de Pará de Minas, que totalizam R$ 1,2 milhão para a realização de obras como calçamento de vias e pavimentação de vias urbanas. O governo Aécio/Anastasia também investiu R$ 65 milhões na recuperação de 411,8 quilômetros de rodovias, dentro do programa ProMG, melhorando as estradas estaduais da região.

Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Itamar Franco defende Senado independente


O candidato ao Senado pela coligação “Somos Minas Gerais”, Itamar Franco, defende a independência dos senadores em relação ao Poder Executivo. Ontem, em seu twitter, Itamar afirmou que a primeira atribuição constitucional de um senador é julgar o presidente da República. “A primeira atribuição constitucional de um senador é julgar o presidente da República”. E perguntou: “Como pode um candidato anunciar-se senador do presidente?”

No entendimento de Itamar Franco, que já foi senador por 16 anos, em dois mandatos, o parlamentar deve preservar sua isenção, em vez de dizer que será um representante do presidente da República. Um dos motivos que teriam levado ao enfraquecimento do Poder Legislativo, segundo o ex-presidente da República, foi o atrelamento do Congresso ao Governo Federal. “Precisamos resgatar a independência dos Poderes”, afirma.

Ao longo dos dois mandatos como senador, Itamar sempre atuou no campo da oposição, eleito pelo antigo MDB. “Éramos minoria, mas sempre procuramos estudar e nos preparar, como recomendava o saudoso Franco Montoro”, afirma o ex-presidente da República.

Itamar acredita que o senador deve defender os interesses do seu Estado de origem na Câmara Alta. “Outra atribuição, além de julgar o presidente, é estudar o endividamento dos estados e municípios. Dessa forma, ele pode atuar em prol do Estado e dos prefeitos, que é o que Aécio e eu pretendemos fazer caso eleitos”, diz o ex-presidente.

Pacto Federativo

Uma das frentes de trabalho em que pretende atuar é a defesa do pacto federativo. Segundo ele, a União arrecada muito e transfere pouco para os outros entes federativos. “Precisamos efetivar uma distribuição mais justa dos recursos, de tal forma que as cidades que dependem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tenham como sobreviver”, disse o candidato.

Itamar também pretende lutar pela elevação da alíquota da Cfem, o royaltie do minério, hoje da ordem de 1,6%. “É um absurdo que cidades como Congonhas e Conselheiro Lafaiete, por exemplo, tenham seu subsolo explorado à exaustão e, depois, não recebam uma compensação à altura”.

Itamar Franco disse ainda não compreender o questionamento que está se fazendo sobre as pesquisas divulgadas na última semana. Segundo o Ibope, o governador Antonio Anastasia ultrapassou seu adversário e lidera a disputa para o Governo de Minas. “A candidatura do adversário foi definida com base em pesquisas. Agora, querem desqualificar as mesmas pesquisas?”, perguntou.

Segundo ele, pesquisa é um retrato do momento e deve ser relativizada. “Temos que arregaçar as mangas e trabalhar muito para sermos aprovados na verdadeira pesquisa, que é a das urnas”, diz.


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Anastasia, Aécio e Itamar estão em Ubá


Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco apresentam propostas aos eleitores da Zona da Mata

Candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” fazem campanha em Ubá e Ponte Nova

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, o ex-governador Aécio e o ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado, chegaram na tarde desta sexta-feira (20/08) em Ubá (Zona da Mata). Os candidatos pela coligação “Somos Minas Gerais” percorrerão a Zona da Mata para apresentar as propostas de Antonio Anastasia para os próximos quatro anos de governo.No aeroporto de Ubá, Anastasia, Aécio e Itamar foram recepcionados por prefeitos e lideranças políticas da região. Eles seguiram de carro até a avenida Beira Rio, de onde iniciam uma carreata pela cidade. Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco farão caminhada pelo calçadão, no Centro da cidade, onde participarão de um ato político.De Ubá, os candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” seguirão para Ponte Nova, onde fazem caminhada com eleitores e participarão de ato político.


Fonte: Coligação "Somos Minas Gerais"

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Anastasia: competência, honestidade e qualidade são pressupostos básicos para equipe de governoAnastasia: competência, honestidade e qualidade são pre


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela Coligação “Somos Minas Gerais” afirmou nesta terça-feira, dia 17, que, reeleito, a formação de sua equipe de governo continuará sendo pautada pela competência, honestidade e qualidade de seus integrantes. Em entrevista ao jornal MGTV 2ª Edição, da Rede Globo Minas, o governador falou, ainda, sobre experiência política e administrativa, avanços sociais obtidos em seu governo e na gestão do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, e sobre suas propostas para a área de educação.

“Fizemos um governo muito aplaudido, reconhecido não só internacionalmente, mas o mais importante, aqui pelos mineiros, com indicadores de popularidade extremamente altos. Esse apoio político é importante para termos a maioria na Assembleia para termos deputados vinculados a nós no Congresso Nacional. Para conseguirmos bons projetos. No momento da composição do governo, qual o nosso critério? Competência, qualidade, honestidade. Para apresentar resultados. Assim foi durante todo esse período. Assim é o meu atual governo. Assim também teremos os próximos anos em Minas Gerais”, disse o governador Antonio Anastasia.

Ele ressaltou toda a sua experiência política e administrativa, lembrando que, entre os cargos que ocupou, foi secretário de Recursos Humanos e Administração, no Governo Hélio Garcia; secretário-executivo dos ministérios do Trabalho e da Justiça; secretário de Planejamento e de Defesa Social no Governo Aécio Neves e eleito vice-governador com 77% dos votos dos mineiros em 2006.

“Tivemos a confiança plena de todos os mineiros. Tenho essa experiência política que começou comigo lá atrás. Sempre envolvido na política. O que eu não tenho de fato é o chamado envolvimento na ‘política baixa’, na política ruim. Isso não é comigo. Tenho envolvimento muito forte com boas propostas. O conhecimento técnico é importante. Porque hoje as pessoas que estão nos cargos, elas devem ter conhecimento também. Eu tenho então que misturar a sensibilidade, o sentimento de liderança e, ao mesmo tempo, com conhecimento técnico para superar os problemas. E foi o que aconteceu ao longo desses anos aqui em Minas”, disse Antonio Anastasia.

Saúde, educação e emprego
O governador também destacou os avanços obtidos nas áreas sociais em razão do modelo de gestão implantado na sua gestão e do ex-governador Aécio Neves. Ele lembrou que o Choque de Gestão, implantado em 2003, possibilitou a retomada da capacidade de investimento do Estado em áreas essenciais como saúde, educação e geração de empregos.

“As questões sociais sempre estiveram no centro das nossas preocupações. O Choque de Gestão foi feito em Minas para colocarmos ordem na casa. Para termos condições e oportunidades e instrumentos para avançarmos, fazermos as estradas, reformarmos as escolas e os hospitais, levar telefonia celular para todos os municípios, aumentarmos os efetivos das polícias”, disse.

E completou: “no levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social, em termos de qual estado vai melhor na área da assistência social, Minas sempre esteve em primeiro lugar. Somos reconhecidos por isso. Mas a questão social vai além da assistência social. A questão social envolve emprego, que é o mais importante, e nos últimos meses vimos que Minas Gerais gerou mais empregos que todos os estados do Brasil. A saúde, a educação, a infraestrutura, tudo isso é inclusão social. Na realidade é um todo”.

Educação
O governador Antonio Anastasia também afirmou que, se reeleito, a educação será prioridade em seu governo, tanto na melhoria das condições de trabalho dos professores, quanto na expansão de programas de ensino profissionalizante e novas propostas para melhorar o aprendizado dos alunos mineiros. Ele lembrou que, recentemente, Minas Gerais foi destaque em avaliação do Ministério da Educação.

“A educação é uma prioridade por quê? Porque envolve o futuro, as futuras gerações. Então, temos importantes inovações na metodologia, na qualidade do ensino e não foi em vão que agora o Ministério da Educação acaba de reconhecer Minas Gerais em primeiro lugar na educação.

Exatamente porque nós conseguimos avançar e fomos o primeiro estado a colocar as crianças aos seis anos na escola. Vamos continuar avançando na questão da remuneração dos professores, vamos continuar avançando na questão da qualidade do ensino”, disse o governador.

Metrô e BR-381
Antonio Anastasia também cobrou investimentos do Governo Federal na ampliação do metrô de Belo Horizonte e na duplicação da BR-381, conhecida com a “rodovia da morte”, gerida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Dnit). Ele lembrou que nos últimos oito anos, por inúmeras vezes, o Governo de Minas propôs à União a gestão compartilhada do metrô da capital, além da estadualização das rodovias federais.

“Na realidade, faltou vontade política ao Governo Federal, que tem os recursos financeiros para isso, e é o responsável por essas grandes obras. Não foi uma, nem duas, foram inúmeras vezes que o Governo do Estado e a bancada federal de Minas apresentaram ao Governo Federal propostas tanto para o metrô, como para duplicação da BR-381, que é fundamental. Acho até que a obra mais importante da União em Minas é a duplicação até Governador Valadares”, disse Anastasia.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Antonio Anastasia assume compromisso de levar gasoduto a Uberaba


Antonio Anastasia garante levar gasoduto ao Triângulo em sua reeleição

Em visita a Uberaba, Anastasia e Aécio Neves lembraram que em razão da iniciativa do Governo do Estado, a cidade poderá receber usina de uréia-amônia da Petrobras
O governador Antonio Anastasia assumiu o compromisso, nesta segunda-feira (09/08), em Uberaba (Triângulo Mineiro), que, reeleito, dará prioridade à construção do gasoduto ligando o município de São Carlos (SP) a Uberaba e a Uberlândia. Antonio Anastasia afirmou que esse é seu compromisso para que a Petrobras instale em Uberaba uma planta de ureia-amônia, insumo básico para a produção de fertilizantes. A construção do gasoduto, com 235 quilômetros de extensão até Uberaba e outros 120 quilômetros até Uberlândia, foi anunciada em março deste ano pelo ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado. Os recursos serão da ordem de R$ 750 milhões. Atualmente o Brasil importa 75% dos fertilizantes nitrogenados que consome.

“O gasoduto virá. A Cemig já fez os acordos finais com a Petrobras. Teremos aqui a usina, que vai permitir a planta de amônia. Isso vai significar uma redução drástica dos preços dos insumos da agropecuária, pois haverá produção no Brasil, em vez de importação. Isso vai reduzir os custos da produção. É um investimento grande do Governo do Estado que vai dar emprego de qualidade, não só em Uberaba, mas na região. E ainda terá uma consequência excelente, que é a redução do preço dos fertilizantes, que hoje representam uma grande parte dos insumos e dos custos da agropecuária”, disse o governador Antonio Anastasia.

Luta do Governo do Estado

O esforço pela instalação da planta de ureia-amônia em Uberaba foi iniciada pelo ex-governador Aécio Neves. No início deste ano, Aécio Neves se reuniu pessoalmente com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e com representantes do Governo Federal, quando demonstrou tecnicamente que o Triângulo Mineiro era a melhor região para receber o investimento da Petrobras.

Aécio Neves lembrou que foi preciso o Governo do Estado tomar a iniciativa de lutar por Uberaba para que a Petrobras revisse a possibilidade de trazer para Minas Gerais a nova planta. Ele também afirmou que a reeleição do governador Antonio Anastasia significará o cumprimento da promessa de construção do gasoduto pela Cemig.

“Estamos absolutamente convencidos que Uberaba é o local adequado para a instalação dessa planta, porque grande parte do mercado consumidor está aqui e no seu entorno. Garantimos à Petrobras – fiz isso pessoalmente ao presidente – que a Cemig traz o gás que era o grande dificultador para que essa planta fosse garantida aqui. Tenho absoluta convicção de que ganhando o governador Anastasia, nós teremos essa planta aqui em Uberaba, porque não há sentido que ela seja em outro local. E o Estado está fazendo a sua parte. O grande obstáculo que havia está superado. O governador Anastasia reitera o compromisso com a construção do gasoduto, numa primeira etapa até Uberaba e depois até Uberlândia, disse Aécio Neves.

Entenda a negociação do Governo do Estado para a instalação da fábrica de ureia-amônia em Uberaba

12 de março de 2010 – O então governador Aécio Neves anuncia, em Uberaba, que o Governo de Minas, através da Cemig, irá construir um gasoduto para atender o Triângulo Mineiro, com investimentos de R$ 750 milhões. A construção possibilitará a instalação, em Uberaba, de uma planta da Petrobras de uréia-amônia, insumo básico para a produção de fertilizantes.

18 de março de 2010 – Em reunião entre Aécio Neves, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e o vice-presidente da República, José Alencar, é criado um grupo de trabalho para analisar a construção do gasoduto e a instalação da planta de uréia-amônia.

19 de março de 2010 – Reunião do Conselho de Administração da Petrobras decide que a implantação da usina de amônia em Uberaba é prioridade para a empresa.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Política com arte: Artistas plásticos, arquitetos e estilistas pintam muros em apoio a Anastasia, Aécio, Itamar e Serra


Artistas plásticos, arquitetos e estilistas pintam muros em apoio às candidaturas de Antonio Anastasia, Aécio, Itamar e José Serra
Com pincéis e tintas nas mãos e muita criatividade, artistas, arquitetos, escritores e estilistas abusaram das cores para estampar em muros e tapumes de obras o apoio à reeleição de Antonio Anastasia. Eles pintaram painéis em oito bairros de Belo Horizonte com frases e desenhos ressaltando a importância dos candidatos da coligação “Somos Minas Gerais”. O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, acompanhado do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, do candidato a presidente José Serra e de Alberto Pinto Coelho, candidato a vice, acompanharam a pintura dos muros em vários pontos da cidade. Antonio Anastasia e José Serra chegaram a usar os pincéis para ajudar os artistas a pintarem os muros.

O artista plástico Fernando Pacheco declarou seu apoio à coligação com uma bela pintura em muro da rua Fernandes Tourinho, na região da Savassi, onde ilustrou a bandeira de Minas Gerais, as tradicionais montanhas do Estado e os rostos dos candidatos mineiros e de José Serra. Ele ressaltou a importância da eleição de Antonio Anastasia para dar continuidade aos programas de governo iniciados por Aécio Neves.“Enquanto Aécio Neves administrava o Estado, o Anastasia não apareceu muito para a torcida, mas teve papel importante no Governo. Articulou o Choque de Gestão, saneou as finanças de Minas, moralizou a política. Enfim, jogou uma bola eficiente para o time sem aparecer muito pra torcida. Agora, é a hora de ele fazer os gols”, defendeu o artista plástico.

Mãos à obra

No muro da rua Gonçalves Dias, em Lourdes, o estilista Renato Loureiro homenageou os candidatos colando macacões e escrevendo na parede a frase “mãos à obra”. Ele destacou que Aécio Neves e Antonio Anastasia foram os governadores que colocaram a moda mineira no cenário nacional, com redução de impostos de matérias-primas e com a realização do Minas Trend Preview, em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

“Estou no mercado de moda há 35 anos e posso falar de cadeira. Antonio Anastasia e Aécio Neves nos apoiaram desde o início. Eles nos ouviram e nos atenderam em tudo que pedimos a eles. Queríamos uma passarela em Minas e foi criado o Minas Preview, que acontece duas vezes por ano e é o principal evento de pré-lançamento de moda do Brasil. Já está perpetuado. Mais uma vez, Minas está na frente”, destacou o estilista Renato Loureiro.

Em muro vizinho, a arte ficou por conta do arquiteto Saul Vilela que usou sucata para desenvolver seu trabalho. O artista usou três quilos de prego, peças de ferro, alumínio e até placas de carro para escrever a expressão “Serranastaécio”.

“Busquei no ferro-velho os materiais que precisava, seguindo minha linha de trabalho. É uma homenagem que faço à competência do nosso governador. Acompanhei Anastasia em toda a gestão Aécio e fiquei encantado com a competência dele, com sua seriedade e empenho. É um homem que trabalha. Com Aécio, botou esse Estado no mapa do Brasil”, disse Vilela.

Apoio à cultura

Próximo à Praça da Liberdade, em tapume da rua da Bahia com avenida Augusto de Lima, outros artistas também defenderam a eleição de Anastasia, Serra, Aécio e Itamar. A artista Sílvia Santiago destacou as ações do Governo de Minas, na gestão Aécio Neves/Anastasia para transformar os centenários prédios da Praça da Liberdade no maior Circuito Cultural do Brasil.

“Nosso movimento apoia a reeleição de Anastasia porque acreditamos ser ele o gestor público mais preparado, mais competente para o cargo. O governador fez muito pela cultura. Para se ter ideia, basta lembrar o que foi feito na Praça da Liberdade, transformado em Circuito Cultural”, recordou.

No Bairro Belvedere, as artistas Sara Ávila e Fátima Pena desenharam as curvas das montanhas de Minas, o coreto da Praça da Liberdade e os contornos imortalizados nas obras de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte para homenagear Antonio Anastasia.

“O Anastasia é o melhor candidato. Ele tem um interesse real na cultura. Não é um interesse só de ocasião por causa da campanha. O Anastasia é realmente envolvido com a questão”, contou a artista plástica Fátima Pena.Os muros escolhidos para a intervenção cultural dos artistas em apoio aos candidatos da coligação Antonio Anastasia foram autorizados pelos proprietários, obedecendo à legislação eleitoral.


Fonte: Coligação ” Somos Minas Gerais”