Mostrando postagens com marcador Alberto Pinto Coelho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Alberto Pinto Coelho. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

“A superação da fome e da miséria, em Minas e no Brasil, não pode mais estar atrelada a programas assistencialistas”, defende Alberto Pinto Coelho

Combate à fome

A superação da fome e da miséria, em Minas e no Brasil, não pode mais estar atrelada a programas assistencialistas, mas deve ser reconhecida como direito constitucional

Fonte: Artigo de Alberto Pinto Coelho - Estado de Minas

O jornalista Ivan Lessa cunhou a frase: “No Brasil, a cada 15 anos, esquecemos tudo o que aconteceu nos 15 anos anteriores”. É tempo de lembrar, portanto, que há 18 anos o sociólogo Herbert de Souza, o saudoso e sempre lembrado Betinho, afirmava que “democracia e miséria são incompatíveis”. Lançou, então, a Ação da cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, um dos mais inovadores e importantes movimentos sociais do Brasil.

No mesmo ano de 1993, o governo do presidente Itamar Franco criava o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea, convidando para presidi-lo dom Mauro Morelli, o que representou um marco histórico de compromisso do Estado brasileiro com o combate à fome. Seis anos depois, em 1999, já no governo de Minas Gerais, Itamar Franco criou o primeiro Conselho Estadual – o Consea/MG, tendo novamente dom Mauro Morelli a presidi-lo, como fiel escudeiro.

Dom Mauro Morelli, considerado nacionalmente um combatente histórico e exemplar dessa causa, desde a Ação da Cidadania, ao lado de Betinho, passando pelo trabalho que, no mesmo sentido, desenvolveu intensamente na Baixada Fluminense, como bispo emérito de Duque de Caxias, além de sua ação em todo o Brasil, vem prestando a Minas, na Presidência do CONSEA/MG, um serviço público e voluntário de notável grandeza humanística.

Ao instalar, em março, o Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, que tenho a honra de integrar e que vai auxiliar o governo de Minas na articulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas e do seu respectivo Plano Estadual, o governador Antonio Anastasia deixou registrado seu reconhecimento ao “empenho, ousadia, empreendedorismo e, sobretudo, à credibilidade e à fé de dom Mauro, que tem modificado o panorama da desnutrição no Estado nos últimos 12 anos”.

Graças à sua liderança e capacidade de mobilização social, Minas Gerais se tornou, em suas próprias palavras, “o primeiro Estado das Américas a adotar uma posição fundamental, definindo que beber e comer para viver é um direito humano básico.” Com o mesmo pioneirismo no Brasil, o então governador e hoje senador Aécio Neves sancionou, em 2006, a lei 15.982, que dispõe sobre a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, sendo realizada, em 2007, a quarta Conferência estadual sobre o tema.

Este balanço é feito para reafirmar o compromisso institucional de Minas, envolvendo todos os órgãos da administração pública estadual, de forma transversal e intersetorial, com este desafio ingente que se apresenta ao estado e à nação: de ver o direito à alimentação saudável e tudo que ela representa nos vetores da saúde, da educação e em outros direitos fundamentais à vida reconhecido como uma exigência ética, política e social irrenunciável.

É tempo de relembrar aqui, com a devida homenagem, que há 65 anos o humanismo de Josué de Castro, com sua obra Geografia da fome, quebrava mitos e preconceitos ao diagnosticar que a fome nos países do Hemisfério Sul, como o Brasil, assim como a má alimentação, não era um fenômeno natural, mas, sim, social. Esse foi o ponto de partida para lançar essa questão na sua devida dimensão política.

Agora, quando ocorre, em agosto, a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, promovida pelo Consea/MG, depois da realização de 25 encontros regionais, tendo como tema central Alimentação adequada, saudável e solidária: direito humano básico, é momento de levar para o Brasil, como já assinalou dom Mauro, “o testemunho, o empenho, o compromisso e o trabalho de Minas Gerais na construção de uma sociedade livre da fome e da miséria”, expressão na qual busquei inspiração para este artigo.

Compreende-se, finalmente, que a construção dessa nova sociedade não corresponde simplesmente a um programa de governo, mas, sim, a uma política de Estado. Com isso, cresce a consciência cidadã de que o combate e a superação da fome e da miséria, em Minas e no Brasil, não podem mais estar atrelados a programas meramente assistencialistas ou caritativos, mas que devem ser reconhecidos e exigidos como direito constitucional. Esse pensamento – que é também um forte sentimento – preside nosso trabalho no Comitê Temático de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Antonio Anastasia participa de celebração eucarística



O governador Antonio Anastasia, acompanhado do vice-governador, Alberto Pinto Coelho, participou na tarde deste domingo (2), na Catedral da Nossa Senhora da Boa Viagem, em Belo Horizonte, da celebração eucarística em comemoração à sua posse no Governo de Minas Gerais. A missa foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e contou com a presença de lideranças políticas, secretários de Estado, amigos e familiares do governador.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Governador Anastasia trnasmite cargo a presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Alberto Pinto Coelho


O governadorAntonio Anastasia reuniu-se nesta sexta-feira (5) com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Alberto Pinto Coelho (PP). O encontro marcou a transmissão de cargo ao presidente da Assembleia em função de viagem do governador ao exterior. Deputados e secretários de Estado participaram do encontro no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. O governador Antonio Anastasia retorna ao Governo de Minas no dia 15 deste mês.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Para Anastasia, manifestações de apoio são resultado da confiança em seu trabalho


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, foi recebido com muito entusiasmo pela população do Sul de Minas, nesta terça-feira, dia 21. Depois de participar de uma grande carreata em Pouso Alegre, que terminou com ato político na Praça da Matriz de Bom Jesus, o governador recebeu o apoio de centenas de eleitores também em Poços de Caldas e Alfenas. Ao lado do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado, e do candidato a vice-governador, deputado Alberto Pinto Coelho, Antonio Anastasia agradeceu o carinho recebido dos eleitores do Sul de Minas.

Anastasia afirmou que a manifestação calorosa de apoio dos eleitores na reta final da campanha demonstra o reconhecimento da população aos avanços obtidos na região, nos últimos oito anos, e disse que continuará a percorrer o Estado até a véspera das eleições para levar suas propostas aos eleitores mineiros.

“A acolhida aqui no Sul de Minas é sempre muito boa. Mais uma vez voltamos com Aécio e Itamar para uma caminhada, trazendo nossas ideias e querendo de fato apresentar ao povo nossas propostas e receber, se possível, sempre o voto de confiança dos eleitores. Fico muito feliz porque sabemos que estamos fazendo um trabalho muito forte, com a confiança dos mineiros. Estamos animados e otimistas e vamos continuar as nossas viagens sempre com muita humildade para ganharmos as eleições”, afirmou o governador em Alfenas, onde encerrou o dia de campanha no Sul de Minas.

Anastasia, Aécio, Itamar e Alberto foram recebidos no aeroporto de Alfenas por centenas de pessoas e seguiram até o centro da cidade, onde visitaram o comitê da coligação “Somos Minas Gerais”. Os candidatos foram recepcionados por Wilson Flausino, pai do cantor Rogério Flausino, da banda Jota Quest, nascido em Alfenas. No comitê, os candidatos assistiram a um vídeo gravado pelo cantor manifestando o apoio à reeleição de Anastasia.

Candidato da continuidade dos avanços

O ex-governador Aécio Neves também agradeceu todo o carinho recebido pela população do Sul de Minas. Ele afirmou que os mineiros já identificaram em Antonio Anastasia o candidato mais adequado para dar continuidade aos avanços sociais e econômicos registrados em Minas nos últimos anos.

“Gostaria de agradecer o apoio que já se consolida em Alfenas, em torno do governador Anastasia e a percepção dos cidadãos mineiros, mineiros de verdade, que têm os nossos valores, as nossas preocupações, de que o que construímos em Minas ao longo desses últimos anos não pode ser interrompido, não em benefício de um partido, de um candidato, mas em benefício dos próprios mineiros. Minas é o Estado hoje que mais desenvolve seus indicadores econômicos e sociais, que mais emprega, que tem a melhor educação fundamental do Brasil, que mais avançou na segurança pública. Não há razão para se interromper isso”, declarou Aécio Neves.

Poços de Caldas

Em Poços de Caldas, Anastasia, Aécio, Itamar e Alberto foram recebidos por 200 pessoas no aeroporto da cidade. Os candidatos estavam acompanhados do ex-ministro e ex-embaixador de Cuba, Tilden Santiago, segundo suplente de Aécio Neves na chapa ao Senado Federal. Eles seguiram em carreata até a rua Assis Figueiredo, onde iniciaram caminhada com os eleitores. Anastasia afirmou que os moradores de Poços de Caldas são testemunhas de que o Governo de Minas cumpriu os compromissos assumidos para o desenvolvimento econômico e social da cidade e que irá manter o mesmo nível de comprometimento nos próximos quatro anos, se for reeleito.

Somente com o programa de recuperação de rodovias, ProMG, o Governo de Minas investiu no município cerca de R$ 62 milhões para garantir a trafegabilidade de 478 quilômetros de estradas da região. O Governo de Minas também aplicou R$ 3 milhões em obras no aeroporto da cidade, além de outros investimentos nas obras de reforma da Cadeia Pública, reforma e ampliação do posto de coleta do Hemominas, construção do Posto Médico Legal do Município, reforma de escolas, entre outras.

Na área de saúde, a gestão Aécio e Anastasia foi responsável por investimentos de R$ 16,6 milhões, que contribuíram para a melhoria dos serviços de saúde em hospitais e o atendimento de 22 equipes do Programa Saúde da Família.

Prefeitos reconhecem avanços

O prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva (PPS), destacou a parceria com o Governo de Minas nos últimos oito anos. Para ele, uma das principais características da gestão Aécio e Anastasia foi o tratamento igualitário a todos os municípios do Estado.

“Minas não pode parar, precisamos continuar avançando e o governador Anastasia, junto com Aécio Neves fez por Minas o que há muitos e muitos anos a gente não via. Saneou todas as contas de Minas, com o Choque de Gestão que é hoje uma referência para o Brasil e até internacionalmente. Todos os 853 municípios de Minas, indistintamente, receberam investimentos e apoio do Governo do Estado, não privilegiando quem quer que seja”, declarou.

O prefeito de Ipuiúna e presidente da Associação dos Municípios do Alto Rio Pardo, que reúne nove municípios, Élder Cássio de Souza Oliva (PR), também esteve em Poços de Caldas para declarar o apoio à reeleição de Antonio Anastasia.

“Queremos continuidade desse grande governo que foi iniciado com Aécio Neves. Anastasia é unanimidade na nossa associação, porque entendemos que ele é o único que pode dar continuidade a esse grande governo, porque desde o primeiro instante está ao lado do Aécio. Foi o grande idealizar dos programas realizados em Minas”, disse o prefeito.

Apoio da população

Durante a caminhada pelas ruas de Poços de Caldas, os candidatos pararam na Cafeteria Sete Quedas para tomar refrigerante. Muita gente acompanhou a visita dos candidatos à cidade. As vendedoras de uma loja de perfumes, Daniela, Aline e Natany, foram cumprimentadas por Antonio Anastasia. “Ele está sendo cada vez mais reconhecido pelo trabalho que fez ao lado do Aécio. E vamos ajudá-lo a continuar as melhorias”, disse Natany.

A aposentada Conceição dos Anjos já não é mais obrigada a votar. Mas, em nome dos candidatos da coligação “Somos Minas Gerais”, não abrirá mão de ir às urnas no dia 3 de outubro. “Estou com Anastasia, Itamar e Aécio. Eles são os mais indicados para nos representar”, elogiou.

A secretária Talita Beatriz Tenório recebeu um abraço de Itamar e ficou emocionada. “Sempre admirei o Itamar pela sua honestidade, ética e preocupação com os interesses dos mineiros. Chegar perto dele é um privilégio”, disse.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Alberto Pinto Coelho aponta contradições de Hélio Costa

Fonte: Coligação "Somos Minas Gerais" - 20/09/2010 - Assessoria de Imprensa

Presidente da Assembleia Legislativa aponta contradições entre discurso e propostas do candidato do PMDB ao Governo de Minas
Alberto Pinto Coelho questiona posicionamento de Hélio Costa em relação a salário de professores e apropriação de projeto do Estado já implementado

O candidato a vice-governador pela coligação “Somos Minas Gerais” e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), respondeu às declarações do candidato Hélio Calixto Costa (PMDB) sobre as políticas de renumeração dos professores e de segurança pública do Estado. Alberto afirmou que o candidato adversário, mais uma vez, tenta confundir o eleitor mineiro com informações falsas e também apresentando projetos já implantados pelo Governo de Minas como sendo de sua autoria.

No último sábado, o candidato do PMDB voltou a ignorar os avanços da Lei 18.975/2010 que reajusta os vencimentos dos professores da rede estadual a partir de Janeiro 2011. Hélio Calixto chegou a afirmar também que os partidos que o apoiam (PT e PCdoB) foram contra o projeto, o que, segundo o deputado Alberto Pinto Coelho, não é verdade.

“O projeto do Governo de Minas foi aprovado por atender reivindicação histórica dos profissionais da educação e trazer importantes avanços para a categoria. O candidato do PMDB, Hélio Calixto Costa, insiste em desconhecer a importância desse avanço para os professores e se esquece de dizer, inclusive, que o projeto que alterou os vencimentos dos professores teve o voto favorável no Plenário da Assembleia Legislativa de seus companheiros do PMDB e das legendas que por ora o apoiam - PT e PCdoB”, destacou.

Pela lei, o professor em início de carreira, com jornada de 24 horas semanais e formação em curso superior de Licenciatura Plena, passará a receber R$ 1.320,00 em parcela única. O professor que fizer opção pela jornada de 30 horas semanais receberá R$ 1.650,00.

Alberto Pinto Coelho lembra que a iniciativa aumenta o salário inicial, incorpora todas as vantagens permanentes, reduz disparidades entre as remunerações de servidores com a mesma função e torna mais atraente a carreira do Magistério, com promoção a cada cinco anos e progressão a cada dois anos. A proposta foi apresentada em vários encontros com superintendentes e diretores de escolas realizados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Segurança
Além de espalhar inverdades, Hélio Calixto Costa também tenta enganar os eleitores se apropriando de programas e ações já implantados pelo Governo Minas. O candidato afirmou que vai criar uma espécie de cordão de isolamento nas divisas de Minas com outros estados reforçando o policiamento no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.

O que o candidato não explicou para a população é que esse programa já foi implantado pelo Governo de Minas e chama-se Cinturão de Segurança. O projeto foi criado, em 2005, pelo governador Aécio Neves e prevê reforço policial nos municípios distantes até 50 km da linha divisória do Estado, considerada área de interesse estratégico à segurança pública.

As ações do programa estão implantadas em 402 municípios mineiros que receberam 550 novas viaturas e equipamentos como armas e coletes à prova de bala, além de 463 computadores. Nesses municípios, os policiais passaram por cursos de capacitação profissional voltados para o policiamento especializado.

“É também lamentável que o candidato do PMDB não apresente proposta própria, mas tenha que buscar nas ações exitosas do Governo de Minas, inspiração para seu plano de governo. Na área de segurança, Hélio Calixto Costa propõe um projeto aos moldes do que já existe no Governo do Estado, o Cinturão de Segurança. Isso é mais uma clara demonstração de que ele aprova o que vem sendo feito em Minas. Os eleitores estão de olho, as pesquisas já comprovam a nossa liderança, resultado do nosso compromisso com o futuro de Minas e dos mineiros”, destacou Alberto Pinto Coelho.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Itamar e Alberto Pinto Coelho recebem apoio em Bambuí de lideranças do Centro-Oeste de Minas


Candidatos defendem voto consciente e defendem reeleição de Antonio Anastasia ao lado de prefeitos e lideranças municipais
Prefeitos e lideranças políticas do Centro-Oeste de Minas se reuniram, na tarde desta quinta-feira (16/09), em Bambuí, para receber o ex-presidente da República, Itamar Franco, candidato ao Senado, e o candidato a vice-governador, deputado Alberto Pinto Coelho. De mãos dadas com os prefeitos, Itamar e Alberto agradeceram o apoio carinhoso da população e destacaram a importância do voto consciente em Minas para reeleger Antonio Anastasia.

O ex-presidente Itamar Franco afirmou que os mineiros terão a consciência para escolher o melhor candidato para conduzir o futuro de Minas dando continuidade aos projetos realizados com êxito no governo Aécio/Anastasia.

“Eu venho aqui com a alma exultante, de coração aberto, para dizer a Minas e ao Brasil que ninguém de fora vai escolher os nossos candidatos. Nós mineiros é quem vamos decidir para que possamos dar a Minas e ao Brasil aquilo que Minas quer, aquilo que Minas representa”, destacou Itamar.

Alberto Pinto Coelho destacou a importância da reeleição de Antonio Anastasia e afirmou que os mineiros também saberão escolher os melhores candidatos para representá-los no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa.

“Antonio Anastasia já comprovou que pode fazer mais por Minas, é muito importante que continuemos essa obra no Estado. A presença de Itamar Franco e de Aécio Neves no Senado é a voz altiva, altaneira, que ressoa por todo o país, que fala em nome de Minas com a autoridade de duas grandes biografias, de dois grandes homens públicos que dão exemplo pra todo o país. E ao lado deles é fundamental que tenhamos uma grande bancada no Congresso e também na Assembleia”, afirmou Alberto.

Apoio do Centro-Oeste

Itamar e Alberto foram recebidos com festa em Bambuí. Acompanhado por lideranças políticas da região eles seguiram em carreata até a praça Central da cidade onde a população aguardava para os discursos. Os candidatos conversaram com eleitores e concederam entrevistas para rádios e jornais da região.

O prefeito de Bambuí, Lelis Jorge Silva(PTB), falou da capacidade política e administrativa do governador Antonio Anastasia e afirmou que Minas já decidiu seu caminho.

“O trabalho em Minas tem que continuar e vai continuar. Os mineiros não são bobos não. Essa turma de fora pode vir pedir, é ate uma obrigação pedir os votos, mas os mineiros já decidiram por Anastasia. Não só as pesquisas comprovam isso. Basta rodar o interior para ter essa certeza”, afirmou o prefeito

O prefeito de Arcos, Claudenir Baiano (PR) também fez parte da caravana. Ele destacou a parceria do governo Aécio/Anastasia com os municípios.

“O governo Anastasia mudou a cara das cidades, é um governo muito próximo dos municípios e dos prefeitos, quem ganha é a população”, disse.



Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Blog da Bertha: Alberto Pinto Coelho: vice como “bengala” é equívoco


Alberto Pinto Coelho: “Acho equivocado ter um candidato que precisa ter um vice como bengala”
O presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho (PP) assume na campanha de Antônio Anastasia (PSDB) um papel de bastidores: coordena politicamente o apoio de 50 parlamentares que sustentaram a sua indicação na chapa tucana ao governo de Minas, percorrendo o estado para articular os apoiamentos de líderes municipais. Alberto Pinto Coelho, rechaça qualquer especulação de que vá ser substituído na chapa. “Isso só interessa aos adversários”, afirma ele, ao mesmo tempo em que critica, sem citar nomes, a campanha da chapa adversária de Hélio Costa (PMDB), sugerindo ser o vice, Patrus Ananias (PT), “uma bengala”.

Ele alfineta: “O fato de o meu nome estar em todo o material, significa que há um vice definido e o vice sou eu. Mas sabemos muito bem que outras candidaturas elegeram os âncoras, que estão a comandar esse processo. Mas se isso pode por um lado ser correto, por outro acho equivocado ter um candidato que precisa ter um vice como bengala”.

Alberto Pinto Coelho diz que em campanha pelo interior pede votos para a chapa completa, inclusive para José Serra (PSDB). E afirma que, caso eleito, no eventual governo de Antônio Anastasia irá trabalhar intensificando o diálogo entre sociedade civil, Legislativo e Executivo, priorizando o desenvolvimento regional de Minas.

“Entre nós há a visão de que temos várias Minas e é preciso buscar a correção das discrepâncias regionais, com políticas específicas, como a criação da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte Minas, que priorizou implantação de programas e ações, voltadas para o desenvolvimento e a melhoraria das condições de vida das populações dessas regiões”, afirma Alberto Pinto Coelho.

A entrevista com Alberto Pinto Coelho é a terceira da série, promovida por este blog, com os vices das três principais chapas ao governo de Minas. No domingo, entrevistamos Leonardo Mattos (PV). Na segunda, Patrus Ananias (PT).

Blog: Entre as diversas especulações que já circularam na campanha, uma delas afirma que o sr. renunciaria à vice da chapa de Antônio Anastasia (PSDB) para que Itamar Franco (PPS) assumisse o seu lugar. Tal possibilidade já foi cogitada algum dia?
Alberto Pinto Coelho: Isso só interessa aos adversários. Não tem o menor fundamento essa história. O próprio governador e candidato à reeleição, foi taxativo, fez desmentido.Além disso, acho importante lembrar que a minha posição na chapa não é fruto de um desejo pessoal. É fruto de uma composição partidária. O convite a mim foi feito dentro de uma percepção de que o meu nome agregaria e comporia politicamente. Essa percepção é resultado de uma construção ao longo de oito anos, quatro dos quais como líder de governo e os outros quatro na presidência, em que estive à frente das tratativas para os projetos do governo no legislativo. As afinidades, portanto, não são apenas no campo pessoal, mas resultado dessa construção política. Essa boataria não tem fundamento.

Blog: Na propaganda eleitoral do PSDB ao governo de Minas, o vice não tem aparecido. Isso vai mudar?
Alberto Pinto Coelho: Apareco na medida certa. Sou coadjuvante. Tenho o meu nome conhecido, em regiões do estado onde tenho maior presença eleitoral. Estou levando a mensagem a essas regiões, como fiz em Arcos neste domingo. Naturalmente a dosagem de minha presença caberá a partir da visão daqueles que efetivamente têm contribuição profissional a dar nos programas. O fato de o meu nome estar em todo o material, significa que há um vice definido e o vice sou eu. Mas sabemos muito bem que outras candidaturas elegeram os âncoras, que estão a comandar esse processo. Mas se isso pode por um lado ser correto, por outro acho equivocado ter um candidato que precisa ter um vice como bengala. Não é o caso de Antônio Anastasia. Por si, a sua história, mostra a que veio, a sua sua capacidade. Cada campanha tem de suprir a sua lacuna e a sua deficiência. Temos um líder em Minas, que está de maneira destacada na campanha, que é o Aécio Neves, como deve ser. Temos outro grande nome, o do ex-governador e ex-presidente, Itamar Franco e devemos a ele, em primeiro lugar a estabilidade econômica do país. Ao passo que eu, em atuação de bastidores, meu nome compõe a chapa como resultante de mais de 50 parlamentares. Portanto, a mim cabe uma interação no processo político junto ás lideranças municipais muito maior do que a minha evidência nas propagandas. Estamos no caminho certo e as pesquisas já estão mostrando isso.

Blog: Em um eventual governo Anastasia, que papel o sr. desempenharia na condição de vice?
Alberto Pinto Coelho: Constitucionalmente o vice tem uma definição clara. Assume na vacância do governador ou mesmo na coordenação do Conselho Nacional de Segurança. E naturalmente o que trago como experiência profissional ao longo da minha vida, são 30 anos de uma carreira em empresa estatal, em que fiquei por mais de 20 anos em alta gerência e na direção da empresa. Fui também delegado do Ministério das Comunicações e tenho 16 anos de parlamento, a metade dos quais como líder de governo e no meu último mandato não só tenho responsabilidade parlamentar como responsabilidade de gestão da Assembleia. Estou à disposição para contribuir com o máximo do meu empenho e mais importante, afinado com a visão de estado. Essa sintonia e sinergia entre o governador e eu existem e foram construídas ao longo desses últimos oito anos

Blog: O sr. não tem viajado com o governador Antônio Anastasia em campanha pelo estado. Como está a sua participação na campanha?
Alberto Pinto Coelho: Na própria campanha anterior, quando o nosso candidato ao governo era vice de Aécio, o vice cumpria agenda diversa daquela do candidato. O nosso estado é muito grande e temos de procurar estar presentes no maior número possível de municípios. Tenho feito reuniões em cidades do interior, agregando lideranças de municípios circunvizinhos, na região metropolitana com um grupo de prefeitos, no Sul de Minas, vou estar nos próximos dias, por exemplo, nas cidades de Extrema e em Cambuí. Vamos fazendo essa divisão da cobertura do estado, levando a mensagem e o nome do governador, mostrando a capacidade gerencial e mais do que isso, a sua grande sensibilidade política.

Blog: O sr. tem participado da construção do programa de governo de Antônio Anastasia? O que o sr. destacaria como eixo central do programa?
Alberto Pinto Coelho: Tenho participado do programa, mas há um outro encarregado em receber sugestões e traduzi-las em propostas concretas. A minha contribuição vai muito da experiência vivenciada no parlamento, onde assistimos a evolução da aplicação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da execução dos orçamentos estaduais. Tenho participado de uma construção política em que estado e parlamento debatem com a sociedade, por meio da Comissão de Participação Popular, criada na Casa sob a minha inspiração, trazendo para dentro do Legislativo os segmentos organizados da sociedade civil. Temos construído um orçamento regionalizado e com a participação da sociedade, construímos os projetos chamados estruturadores. Alguns projetos estruturadores nasceram do diálogo entre o parlamento e Executivo. Entendo eu, como bem coloca o governador, que vamos dar ênfase ao desenvolvimento regional integrado, trazendo a nossa experiência de oito anos com este governo, intensificando-a e democratizando a construção do projeto. Intensificando os procedimentos, quem sabe até reeditando audiências públicas, como solução de compromissos para a presença regionalizada. Vamos reeditar essa experiência agora com mais condições de prosperar em projetos. Entre nós há a visão de que temos várias Minas e é preciso buscar a correção das discrepâncias regionais, com políticas específicas, como a criação da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte Minas, que priorizou implantação de programas e ações, voltadas para o desenvolvimento e a melhoraria das condições de vida das populações dessas regiões. Neste governo Anastasia, a cada R$ 1,00 investido nas outras regiões de Minas, foram aplicados R$ 3 no Norte, no Jequitinhonha e no Mucuri. Vamos portanto continuar a dar ênfase a isso, buscando a autosufciência dessas regiões e o desenvolvimento equilibrado dos municípios no estado. É a enfase para diminuir as desigualdades e em processo gradativo, gerar ambiente concreto de renda.

Blog: No plano nacional, o PP continua no governo Lula. Essa orientação traz constrangimentos para o PP em Minas, que está atrelado ao projeto do PSDB?
Alberto Pinto Coelho: Nenhum constrangimento. O PP deu liberdade às executivas estaduais para se posicionar politicamente segundo as realidades locais. Existem outros partidos na mesma situação do PP. O que temos que acentuar é que o projeto político de Aécio em Minas, desde o primeiro momento, foi construído com nossa participação. O PP foi o primeiro a aderir publicamente à candidatura de Aécio Neves quando disputou o governo pela primeira vez em 2002. Também foi o primeiro partido a apoiar o movimento que elegeu Aécio presidente da Câmara dos Deputados em 2000. Historicamente temos essa afinidade. Em estados em que o PP é mais robusto, mais expressivo, como é o caso do Rio Grande do Sul e do Paraná, optamos pela independência em relação à orientação política nacional do partido de apoio a Lula. Nesses estados estamos agregados aos projetos com as candidaturas do PSDB.

Blog: No interior, onde tem rodado em campanha, o sr. tem pedido votos para o José Serra?

Alberto Pinto Coelho: O que assisto no interior é um certo recolhimento do eleitor em relação ao quadro nacional. Se a campanha estadual começa agora, – aliás o ex-governador Hélio Garcia costumava dizer que a campanha ao governo de Minas só começa após a parada de Sete de Setembro – no interior as pessoas estão evitando se colocar em relação ao quadro nacional. O que a gente nota das lideranças municipais é esse recolhimento, como se fosse processo político nacional estivesse mais distante da realidade das cidades. A rigor não há um entusiasmo com a disputa nacional. Mas eu peço voto para a chapa completa, inclusive para o Serra e argumento as razões. Tenho as minhas convicções e expresso todas elas quando estou em campanha.


Fonte: Blog da Bertha

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Antonio Anastasia se encontra com representantes do Sicepot


O governador Antonio Anastasia se reuniu com representantes do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot), na sede da entidade, na noite dessa terça-feira (03/08). Durante o encontro, o governador, que estava acompanhado do candidato a vice, deputado Alberto Pinto Coelho, apresentou as suas principais propostas, recebeu sugestões para seu plano de governo e respondeu a perguntas dos empresários da construção pesada.


Fonte: Coligação "Somos Minas Gerais

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alberto Pinto Coelho, presidente da ALMG, será o vice de Antonio Anastasia


Candidatura construída

Apoiado por 54 dos 58 deputados que integram a base de apoio governista em sete anos de mandato tucano, Pinto Coelho tem grandes chances de ser o próximo a disputar o Liberdade.

A indicação de Alberto Pinto Coelho (PP) para compor a chapa majoritária do governador Antonio Anastasia (PSDB) não foi surpresa para ninguém. O deputado e presidente da Assembleia vem construindo há meses sua candidatura a vice-governador do estado, cargo cobiçadíssimo, já que Anastasia, apesar de disputar sua primeira eleição, não poderá concorrer em 2014, pois assumiu em abril deste ano o lugar de Aécio Neves, que se desincompatibilizou para disputar uma vaga ao Senado. Ou seja, se Anastasia for eleito, o vice-governador tem grandes chances de ser o próximo candidato ao Palácio da Liberdade

Aos 65 anos, Pinto Coelho, que exerce seu quarto mandato como deputado estadual, primeiro cargo eletivo que ocupou, venceu a queda de braço com os Democratas, que também pleiteavam a indicação, apesar de filiado a um partido bem menor e com número reduzido de prefeituras em comparação com o DEM. O grande trunfo de Alberto, reconhecido por Anastasia e também por Aécio, na entrevista de ontem, durante o anúncio de seu nome, foi a ampla coligação que conseguiu formar em torno de sua indicação.

O deputado tem o apoio de 54 dos 58 deputados que integram a base de apoio governista nestes sete anos de mandato de Aécio e Anastasia. Isso representa nada menos que 70% de toda a composição da Assembleia (77 deputados), na qual a maioria dos integrantes disputa mais um mandato. Junto com os parlamentares vem uma força cobiçada, para não dizer fundamental, em todas as disputas eleitorais: os prefeitos. A conta de Aécio Neves é que os deputados que apoiam a indicação de Alberto Pinto Coelho têm ao seu lado cerca de 600 dos 853 prefeitos mineiros e representam 2/3 de todos os deputados federais e estaduais que vão disputar a reeleição e fazem parte formal ouinformalmente da chapa tucana.

Considerados cabos eleitorais de primeira linha, o apoio dos prefeitos é importante para enfrentar o principal adversário de Anastasia, o senador Hélio Costa, que, além de filiado ao PMDB, um dos partidos mais capilarizados do país, com um número grande de administrações municipais, deverá contar em sua campanha com um aliado de peso como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

BOM TRÂNSITO – Além desse apoio, Pinto Coelho tem bom trânsito entre os parlamentares, já foi líder de governo de Itamar Franco (PPS) na Assembleia Legislativa e também de Aécio Neves, que trabalhou efetivamente para torná-lo vice de Anastasia, contrariando o DEM mineiro, aliado de primeira hora do ex-governador, inclusive na disputa perdida para José Serra como candidato a presidente da República.

“A escolha foi uma solução natural. O presidente Alberto se articulou politicamente com diversos partidos, se articulou com vários deputados, tem um perfil adequado para o cargo, foi votado em quase todos os municípios mineiros, tem uma larga experiência legislativa, foi líder dos governos Aécio e Itamar e é muito respeitado”, resume Anastasia. Aécio Neves também destacou a convergência que levou a escolha do presidente da Assembléia para o cargo. “Foi uma decisão natural. Como não é possível chegar a mais de um nome como candidato a vice, escolhemos o nome de maior convergência, o do deputado Alberto Pinto Coelho. Quero ressaltar a naturalidade com que essa aliança foi construída, além de termos mais de 2/3 de todos os candidatos a deputados estaduais e federais que vão disputar essa chapa. Calculamos que teremos mais de 600 prefeitos ao nosso lado nesta caminhada”.
Fonte: Estado de Minas

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Governador em exercício participa de posse do Sicepot-MG


O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, participa, nesta segunda-feira (15), na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, da posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG). 


Durante o evento, também será entregue a Medalha do Mérito Sicepot-MG.

Evento: Posse da nova diretoria do Sicepot-MG

Local: Serraria Souza Pinto

Data: 15/06/2009

Horário: 20h

 

Matéria publicada: Agência Minas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Alberto Pinto Coelho participa da Festa de Corpus Christi


O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, participa nesta quinta-feira (11), no Mineirão, em Belo Horizonte, da Festa de Corpus Christi - 13ª Torcida de Deus. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo e celebrada conjuntamente pelos bispos auxiliares Dom Aloísio Vitral e Dom Joaquim Mol e padres de toda a Arquidiocese. A expectativa de público é de 70 mil pessoas. Evento: Festa de Corpus Christi - 13ª Torcida de Deus. Local: Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão Data: 11/06/2009 Horário: 16 horas


Matéria publicada: Agência Minas