Mostrando postagens com marcador Congresso. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Congresso. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Marcus Pestana (PSDB-MG): O Congresso, as medidas provisórias e a democracia – Por que os senadores se retiraram do plenário

O Congresso, as medidas provisórias e a democracia

Por que os senadores se retiraram do plenário

No último dia 4, os senadores da oposição se retiraram do plenário em protesto contra a subserviência da base do governo e os abusos do Executivo na edição de medidas provisórias que atropelam a Constituição e agridem a autonomia do Parlamento brasileiro.

Em seu artigo 62, a Constituição diz: “Em caso de relevância e urgência, o presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional”. Em seus parágrafos, o artigo faz vedações de conteúdo, fixa prazos para a conversão em lei (máximo de 120 dias), orienta sobre reedições, normatiza o rito congressual e a vigência. O aprimoramento do texto constitucional (EC 32, de 2001) ocorreu durante a presidência de Aécio Neves na Câmara dos Deputados.

Decorrida uma década, os resultados esperados não foram alcançados. Continua o emprego indiscriminado das MPs sem a observância dos pressupostos de relevância e urgência. O rito de tramitação não tem sido observado. Muitas MPs tratam de assuntos completamente diferentes, ganhando, nos bastidores do Congresso, os apelidos de “jabutis” (que não sobem árvores) e Frankensteins (tais os remendos mal feitos).

Foi esse o motivo da firme atitude dos senadores de oposição, tendo à frente Aécio Neves, Itamar Franco e Demóstenes Torres. Na votação da MP 513/2010, que se destinava à concessão de juros subsidiados a empresas e produtores rurais atingidos por desastres naturais, outros temas como mudanças no Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), recursos para o Fundo Soberano, lançamento de letras do Tesouro e doação do Brasil ao Haiti foram incluídos. Isso revoltou os senadores, que abandonaram o plenário em protesto, por considerarem um desrespeito ao Congresso, à Constituição e à democracia. A indignação com a situação foi levada ao Supremo e à OAB.

Nesse exato momento, a Câmara dos Deputados discutia um caso ainda mais absurdo. A MP 521/2010, que trata das atividades do médico-residente e de gratificação para servidores da Advocacia Geral da União (AGU), passou a hospedar, através do Projeto de Lei de Conversão da relatora, mudanças radicais na Lei das Licitações (Lei nº 8.666), visando facilitar a contratação de obras e serviços. Mais uma vez, as oposições obstruíram a votação em defesa do interesse público. Era visível o constrangimento da relatora Jandira Feghali, uma de nossas melhores deputadas, na leitura de seu relatório que atendia à vontade do governo.

Para a correção dessas absurdas distorções, o senador Aécio Neves apresentou parecer como relator das emendas constitucionais 8, 11 e 14 de 2011, buscando o fortalecimento do Poder Legislativo no processo de construção das leis.

Bismarck, com evidente viés autoritário, disse certa vez que “leis são como as salsichas, é melhor não saber como são feitas”. Cabe ao Congresso Nacional desmenti-lo.


Fonte: Artigo – Marcus Pestana – Deputado Federal (PSDB-MG)


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Fhemig participa do Congresso Brasileiro de Oftalmologia


O Banco de Olhos do Hospital João XXIII, da Rede Fhemig, participa do XXXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que será realizado no ExpoMinas, de segunda (24) a quinta-feira (27). Trata-se do maior evento da Oftalmologia Brasileira e a expectativa é de 7 mil participantes de todo o país e do exterior.

A equipe do Banco de Olhos participa da programação científica, ministrando palestras e participando de mesas-redondas, além de coordenar um curso específico sobre banco de olhos. O evento contará ainda, durante os quatro dias, com um estande para divulgar as informações sobre o trabalho realizado pelo Banco de Olhos da Fundação.

O Banco de Olhos do Hospital João XXIII é reconhecido nacionalmente pelo bom controle de qualidade e quantidade dos tecidos oculares doados para transplante. Trata-se de um banco de olhos público, com estrutura física e equipamentos financiados pelo Governo do Estado, incluindo o primeiro microscópio especular para banco de olhos instalado em Minas Gerais.

Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

BH sedia encontro sobre segurança alimentar e nutricional


Disponibilizar alimentos seguros para a população brasileira é uma tarefa que envolve os governos federal, estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa, empresas privadas, produtores e os próprios consumidores. Diante desse enorme desafio, mais de mil profissionais da área de alimentos estarão reunidos no Minascentro, em Belo Horizonte, a partir deste domingo (19), no II Congresso Latino Americano e o XVI Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (Enaal).

A conferência de abertura será proferida pela diretora do Departamento de Gestão Integrada da Política da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Neila Maria Batista Afonso, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no domingo, às 19h30, no salão Topázio. Os eventos, que seguem até a próxima quinta-feira (23), são promovidos pela Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos (Sbaal), com organização da Fundação Ezequiel Dias (Funed), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Faculdade de Farmácia da UFMG.
O público inclui profissionais de laboratórios públicos e privados, representantes de órgãos de vigilância sanitária e de indústrias de alimentos, professores e estudantes. A programação é composta pela apresentação de cerca de 500 trabalhos na forma de pôsteres, discussões temáticas, dez conferências, 16 palestras, 17 mesas redondas, oito cursos, uma oficina e um seminário. Os participantes terão a oportunidade também de um contato direto com as últimas novidades em produtos e serviços ligados à fabricação e controle de qualidade de alimentos, nos vários estandes que compõem a exposição paralela. Um dos destaques da programação será a conferência “Política de governo na implantação do Pacto pela Vida no SUS”, proferida pelo secretário de saúde de Minas Gerais, Marcus Pestana, com apresentação do presidente da Funed, Carlos Alberto Pereira Gomes, nesta terça-feira (21), às 8h30.

Leia mais na integra: Agência Minas


terça-feira, 16 de junho de 2009

Fhemig recebe duas premiações em Congresso de Farmácia


A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) foi premiada no VII Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar e II Encontro IberoLatinoamericano de Farmacêuticos Hospitalares, realizados nos dias 11 e 13 de junho, em Belo Horizonte.


A Fundação teve dois trabalhos selecionados entre os 430 inscritos de todo o país. Ao todo, nove trabalhos foram escolhidos para premiação, seis para menção honrosa e três para premiação em dinheiro.

A Fhemig foi a única instituição que ganhou duas premiações. A equipe de farmacêuticos do João XXIII, Paula Costa Tavares, Renata de Oliveira Pereira e Mário Borges Rosa, recebeu o terceiro lugar pelo estudo sobre “Erros de diluição de Antimicrobianos prescritos em unidade de tratamento intensivo do Hospital Sentinela”.


Já o trabalho sobre a “Padronização e implantação de um conjunto de indicadores em vinte farmácias hospitalares públicas de Minas Gerais” recebeu a premiação de Honra ao Mérito.


Os responsáveis pela obra foram Valdirene Gomes Viana, Arlene Maria Morici Santos, Márcia Maria Teixeira de Castro e Tânia Azevedo Anacleto.



Leia mais na integra: Minas On-line

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Em plenário, Moraes volta a atacar a imprensa e diz que prefere apanhar de pé

Deputado disse na quarta-feira (6) que imprensa bate, mas ele se reelege. Moraes (PTB-RS) é relator do processo contra o deputado do castelo.

O deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) foi ao plenário da Câmara nesta quinta-feira (7) para fazer novos ataques à imprensa. Ele relata o caso do deputado Edmar Moreira (Sem partido-MG) no Conselho de Ética e causou polêmica nessa quarta-feira (6) ao dizer que a imprensa “bate”, mas ele “sempre se reelege”.

No discurso feito no plenário, Moraes afirmou que a imprensa quer manchar a imagem do Congresso. “A imprensa nacional, que na sua grande maioria é mentirosa, tenta fazer valer a sua opinião, quando a sua opinião, todos sabemos, é induzida. Ela usa o seu espaço de forma tendenciosa para manchar a imagem deste Congresso”. Moraes afirmou que não irá se pautar pela imprensa para fazer o relatório sobre Moreira. O colega é acusado de ter usado irregularmente verba indenizatória ao apresentar notas de empresa de sua propriedade da área de segurança e não comprovar a efetiva prestação do serviço. Moreira ganhou notoriedade por ter um castelo de R$ 25 milhões em Minas Gerais, registrado em nome do filho, mas isso não entrou na investigação contra ele.

Leia mais na integra: globo.com


quarta-feira, 6 de maio de 2009

Anastasia defende melhor gestão dos recursos públicos em congresso para prefeitos


Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais em exercício, pediu maior empenho dos prefeitos mineiros na gestão dos recursos públicos como medida para enfrentar a crise financeira que atravessa o país. Ele proferiu a palestra “Estado para Resultados: 


A valorização dos Municípios”, nesta terça-feira, dia 5, no segundo dia do 26º Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM). 


Segundo Antonio Anastasia, os municípios precisam identificar suas vocações e rever suas potencialidades para agregar melhor valor à sua produção.


Leia mais na integra:Agência Minas