Mostrando postagens com marcador copasa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador copasa. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ações da Copasa passa a fazer parte do do Índice de Governança Corporativa Trade da Bovespa

As ações da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)- BM&F Bovespa: CSMG3 - passam a fazer parte do novo indicador da BM&FBovespa - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, o Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT).

“É um grande orgulho para a Copasa fazer parte de um indicador que exalta a governança corporativa. A Companhia busca permanentemente estar alinhada com a transparência e a criação de valor”, afirma a diretora Financeira e de Relações com Investidores da Copasa, Paula Vasques Bittencourt.

Com o objetivo de analisar o desempenho dos papéis emitidos por empresas que voluntariamente adotam padrões de governança corporativa diferenciados, o IGCT terá reavaliações quadrimestrais e vai considerar critérios como a negociabilidade das ações e a participação em pregão igual ou superior a 95% no período. O indicador se difere do índice já vigente, o Índice de Governança Corporativa (IGC), pois considera também a liquidez dos papéis.

A empresa

As principais atividades da Copasa compreendem o planejamento, a elaboração e execução de projetos, a ampliação e a exploração de serviços de saneamento. Adicionalmente, a Companhia conduz atividades de cooperação técnica em diversos municípios mineiros, inclusive naqueles em que não possui concessões.

A Copasa concentra sua atuação no Estado de Minas Gerais, o terceiro estado economicamente mais produtivo do país. As ações da Copasa são negociadas desde fevereiro de 2006 no Novo Mercado, segmento máximo de governança corporativa da BM&F Bovespa - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, sob o código CSMG3.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

De olho em 2012, PSDB pensa em assegurar lugar de destaque a Rodrigo Castro no Governo Anastasia


Secretaria vira ponte para 2012
Transição em Minas

Nas articulações para que o deputado Rodrigo de Castro assuma a Secretaria de Governo, tucanos já pensam na possibilidade de lançá-lo como candidato à Prefeitura de BHO desenho do novo secretariado do governador reeleito, Antonio Augusto Anastasia (PSDB), vai passar também pelas eleições municipais de 2012. Para fortalecer o nome do deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB), atual secretário nacional do partido, crescem as articulações para que o tucano ganhe um posto de destaque na composição. Ele seria um plano B para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte, caso os tucanos desistam de apoiar a reeleição de MArcio Lacerda (PSB) e resolvam tentar emplacar um nome do partido.

Anastasia segue as conversas com os partidos, mas guarda a sete chaves as definições sobre o novo secretariado. Enquanto isso, aliados inflam a bolsa de apostas. De acordo com fontes do partido, Rodrigo de Castro tem sido colocado em reuniões internas como nome do partido para concorrer à PBH. A ajuda para o deputado, eleito como o mais votado da coligação pela segunda vez, viria com uma nomeação para a Secretaria de Estado de Governo, atualmente ocupada pelo pai, Danilo de Castro, ou para a área de desenvolvimento urbano.

Outro que tem destino encaminhado é o presidente estadual do PSDB, deputado federal Nárcio Rodrigues, que é dado como provável secretário de Ciência e Tecnologia. Outro nome que pode sair da bancada federal é o do deputado Luiz Fernando (PP), cotado para uma pasta que pode ser criada: a Secretaria de Minas e Energia.

O PPS, partido do senador eleito pela coligação de Anastasia, o ex-presidente Itamar Franco, levou ontem seus deputados para reunião com o governador. O partido, que só elegeu três nomes para a Assembleia, quer abrir vaga para a deputada Gláucia Brandão, que não conseguiu se reeleger. O PPS tem hoje a Secretaria de Saúde, ocupada por Antônio Jorge, e duas diretorias na Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

De acordo com o presidente do PPS, Paulo Elisiário, a intenção é manter o espaço. “Obviamente, quem está no governo, se depender de pretensão, quer continuar. Mas tudo vai depender do governador”, afirmou.

PDT No PDT, a dificuldade interna para uma indicação da bancada federal que faria subir o deputado não reeleito, Mário Heringer, tende a ser dissipada. Quem entrou no circuito para garantir duas pastas à legenda – abrindo vagas para um parlamentar em Brasília e outro na Assembleia – foi o próprio presidente do PDT, ministro do Trabalho, Carlos Lupi. O recado do partido foi que, apesar de integrar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro pedetista foi o único da tropa do petista a participar da propaganda eleitoral do tucano.

Lupi confirmou o empenho do partido para ampliar a participação no governo Anastasia. Hoje a legenda tem a Secretaria Extraordinária de Assuntos para Reforma Agrária. O PDT é cotado para comandar a Secretaria do Trabalho, que deve ser criada na reforma administrativa de Anastasia. O nome falado é o do deputado federal Ademir Camilo.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Melhor do Brasil: Comitê Nacional da Qualidade confere à Copasa, gestão Aécio-Anastasia, prêmio de excelência em saneamento


O governador Antonio Anastasia participou, na noite desta segunda-feira (29), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, da entrega do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – 2010 (PNQS) conquistado pela estatal mineira Copasa. É a primeira vez no Brasil que uma companhia de saneamento obtém o Troféu Ouro – Rumo à Excelência, premiação concedida pelo Comitê Nacional da Qualidade, vinculado à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). O prêmio é reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental.

A Copasa, na gestão Aécio-Anastásia, se destacou entre as 41 empresas estaduais, municipais, públicas e privadas, de dez estados brasileiros. Nesta 14ª edição do PNQS, são reconhecidas as empresas que adotam as melhores práticas gerenciais e os melhores resultados organizacionais.

As diretorias de Operação Norte e Sudoeste da Copasa também se destacaram, conquistando o Troféu Platina, nível III. Já a diretoria Metropolitana recebeu o Troféu Ouro, confirmando a qualidade dos serviços de saneamento prestados pela Companhia.

Durante a solenidade, o governador entregou o prêmio ao presidente da Copasa, Ricardo Simões.

Liderança

A Copasa foi eleita a “Empresa de Valor”, em 2009, premiação concedida à melhor empresa brasileira entre as 1.000 melhores do ano, pelo Jornal Valor Econômico. Também, pelo 2º ano consecutivo, a Copasa foi a melhor empresa do setor de água e saneamento do Brasil.

A Copasa também foi campeã das empresas de saneamento do Brasil e recebeu o prêmio na categoria Melhores e Maiores – Empresa Excelência de Minas Gerais 2008/2009, concedido pela revista Mercado Comum, no XI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial. O Ministério das Cidades, através do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), apurou que a Copasa é a empresa estadual que mais economiza água no país, resultado alcançado graças ao Programa de Redução de Perdas de Água e economia de energia elétrica desenvolvido pela empresa.

O Laboratório Central da Copasa recebeu o reconhecimento da certificadora inglesa British Standards Institution (BSI). Por meio de auditoria externa, a BSI ratificou o Certificado ISO 9001:2000 que a unidade vem mantendo desde 2000. O Laboratório de Hidrometria também recebeu a creditação do Inmetro para funcionar como Posto de Ensaio Autorizado (PEA).

Desempenho

A Copasa investiu, entre 2003 e 2009, R$ 5,6 bilhões na sua área de concessão, no Estado. Desse montante, R$ 2,4 bilhões foram destinados aos sistemas de abastecimento de água, e R$ 2,9 bilhões na coleta e tratamento de esgotos. Os R$ 300 milhões restantes foram investidos em programas de melhoria e desenvolvimento operacional.

Em 2010, até setembro, a Copasa investiu R$ 622 milhões, sendo R$ 273 milhões para os sistemas de abastecimento de água e R$ 331 milhões em coleta e tratamento de esgoto.

A Copasa está presente, com os serviços de abastecimento de água, em 613 municípios mineiros e, com esgotamento sanitário, em 203 municípios. A empresa possui 106 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em operação. Outras 74 já estão em obras. Tem também outras 41 ETEs projetadas para serem construídas, existindo também 10 ETEs em licitação.

Entre setembro/2009 e setembro/2010, a população beneficiada com os serviços de abastecimento de água aumentou em 408 mil pessoas, alcançando a soma de 13,1 milhões. Os sistemas de esgotamento sanitário apresentaram um avanço maior. A Companhia totalizou 1,93 milhão de ligações de esgoto em setembro de 2010, diante de 1,83 milhão no mesmo mês do ano passado, o que representa aumento de 5,8%.



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A farsa contida na história de que “MP acusa o governo mineiro de desviar 4,3 bilhões da Saúde”

Por Reinaldo Oliveira,

A distorção da informação é algo muito sério e que muitas vezes tira o foco da verdade. É preciso identificar as fontes que procuram por meio de inverdades manchar a imagem de instituições públicas, que nos últimos sete anos conseguiram impor um novo nível gerencial na gestão pública do Brasil. O Governo Aécio Neves foi reconhecido internacionalmente pelas ações de fortalecimento dos bens públicos. Hoje, o Choque de Gestão é empregado pelo Banco Mundial como referência para gestores de diversas partes do mundo.

Vale ressaltar que um Governo, que teve como meta a lisura e a transparência, não seria irresponsável a ponto de produzir peças contábeis com o propósito de criar factóides. A notícia recentemente divulgada no universo das mídias sociais dá a conta de como é possível utilizar a internet para produção de mentiras. Este é o caso dos fatos que envolvem uma ação do Ministério Público Federal contra a Copasa e o Governo de Minas com a finalidade de esclarecer investimentos executados em saúde e saneamento.

A ação reside em um questionamento do Ministério Público que já foi devidamente respondido pela Copasa e pelo Governo de Minas. O mal entendido está no fato de que na prestação de contas do Governo ao Tribunal de Contas do Estado está escrito que o Governo executou parte dos investimentos em saúde por meio da Copasa.

A Copasa, por sua vez, afirmou que não recebe recursos do Tesouro do Estado para investimento em saneamento. As duas informações somadas deram origem ao mal entendido e alimentaram a má fé de internautas petistas de plantão.

Qual das duas afirmações está certa? A do Governo ou da Copasa? Resposta: as duas!

É verdade que o governo executa as ações por meio da Copasa e é verdade que a Copasa não recebe recursos do Governo. A Copasa é uma empresa pública, pertence ao Governo do Estado e executa com recursos próprios a política do governo para o setor.

É a mesma coisa do Governo Federal dizer que construiu milhares de casas no Minha Casa Minha Vida. O Governo Federal não construiu nenhuma casa. Quem constrói é a Caixa Econômica Federal. Ou seja, o Governo Federal executa o programa com apoio da Caixa. Este é o mesmo caso do Luz Para Todos. O Governo Federal não faz o Luz para Todos. Ele executa o programa pela Eletrobrás e não por meio do Tesouro Federal.

Com a finalidade de induzir a opinião pública ao erro, o texto divulgado por blogs do PT não esclarece a verdade dos fatos. O Governo de Minas não faz transferência de recursos para a Copasa, a empresa caminha pelas próprias pernas e tem recursos próprios para implementar investimentos em saneamento básico. Por ser uma empresa pública estadual, ela obedece às orientações do Governo de Minas que define as ações prioritárias. Desta forma, não há transferência de recursos da saúde, via Tesouro Estadual, para a Copasa.

Para quem se interessa pela política de saneamento do Estado, resgistra-se que o Governo de Minas numa decisão histórica com o objetivo de pagar uma dívida histórica com os mineiros dos Vales do Jequitinhonha e Norte de Minas criou a Copanor, uma empresa pública que tem o objetivo de garantir saneamento para a população carente dessas regiões a custos subsidiados. A Copanor, ao contrário da Copasa, recebe recursos do Tesouro Estadual.

Hoje, Minas Gerais ocupa um lugar de destaque no ranking dos municípios que são atendidos por rede geral de esgoto. Apesar de o Estado possuir o maior número de cidades do país – 853 – e de conviver com grandes desigualdades regionais, os mineiros podem ter orgulho e comemorar a 3ª posição nacional conforme levantamento elaborado pelo IBGE. Este resultado fala por si e demonstra a eficiência do Estado na gestão do saneamento; fato que revela a importância da Copasa na execução e implementação eficiente desta ação.

O compromisso com a verdade sempre deve nortear as nossas ações. A internet é um instrumento de democratização da informação e com tal deve ser utilizada com responsabilidade. Disseminar inverdades não faz parte da boa política. O contraditório é sempre necessário e faz parte do jogo democrático. O que não podemos aceitar e a orquestração deliberada de ações que envolvam atos de calúnia e difamação. Este é o instrumento dos que querem fazer política pautada na mentira.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Antonio Anastasia autoriza obras de ampliação do abastecimento de água e esgoto sanitário em Ribeirão das Neves


O governadorAntonio Anastasia autorizou, nesta segunda-feira (21), em Ribeirão das Neves, a realização de obras nas áreas de infraestrutura, saúde e esportes no município, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Durante a solenidade, foi assinado convênio entre a Copasa e a prefeitura para a ampliação do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. O governador também autorizou a liberação de recursos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para duplicação da LGM-806, que liga Ribeirão das Neves à Linha Verde. Ao todo serão investidos no município R$ 66 milhões.

Em seu pronunciamento, o governador ressaltou a importância dos investimentos realizados no município que apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Segundo ele, Ribeirão das Neves foi o primeiro município mineiro a receber o Poupança Jovem e o Travessia, dois grandes programas sociais desenvolvidos pelo Governo Aécio Neves. Os investimentos foram responsáveis pela reversão de indicadores como a evasão escolar que diminuiu 30%.

“Nosso objetivo é cumprir compromissos. Neves foi o primeiro município de Minas a receber o Poupança Jovem. Exatamente, pelas necessidades deste município a primeira turma foi aqui formada. Vamos nos lembrar sempre da emoção daqueles alunos mostrando seu cheque de R$ 3 mil depois de cursado três anos do ensino médio. Para isso, reformamos quase todas as escolas estaduais. A melhor notícia é que a evasão escolar no ensino médio em Neves caiu mais de 30%, é um indicador fenomenal para o problema social”, destacou Antonio Anastasia.

Saneamento básico

A parceria entre a Copasa e a prefeitura permitirá a ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no município, por meio da incorporação ao patrimônio da Copasa dos ativos que compõem, atualmente, o acervo do sistema público municipal, decorrentes de obras de água e esgoto já executadas. Para essas obras de infraestrutura, serão repassados R$ 15,27 milhões pela Copasa. A contrapartida do município é de R$ 7,45 milhões totalizando R$ 22,72 milhões.

O governador autorizou também assinatura de convênio entre a Copasa e a prefeitura para a realização de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, no valor de R$ 20,6 milhões. A Copasa também já está realizando obras no município nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no valor de R$ 116,42 milhões. Os serviços estão em andamento nos bairros Veneza, Justinópolis, Liberdade, entre outros. Segundo o governador, os investimentos foram fundamentais para mudar o perfil social do município e melhorar a qualidade de vida da população nos últimos sete anos.

“Tínhamos grandes deficiências na infraestrutura, nas escolas, no saneamento, nos empregos, nos acessos. Essa realidade acontecia, é verdade. Mesmo assim, Neves cresceu e, hoje, o município tem mais de 350 mil habitantes. De fato, percebemos, que tínhamos de modificar a realidade aqui em Neves. De que adianta termos uma capital de Estado, Belo Horizonte, com grandes obras, bonita, recebendo as pessoas, trazendo investimentos, se ao seu lado uma cidade importante, populosa, com gente trabalhadora, com gente boa, estava naquele sofrimento e no sentido de abandono”, disse o governador.

Mais saúde

Para a área de saúde, o governador assinou liberação R$ 1,13 milhão para aquisição de equipamentos e materiais para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Justinópolis. A unidade está em fase de conclusão com recursos de R$ 5,17 milhões do Governo do Estado. Para a UPA, ainda serão autorizados mais R$ 1,68 milhões para custeio anual da unidade.

Antonio Anastasia também anunciou as obras de ampliação do Hospital São Judas Tadeu, no valor de R$ 8 milhões, e a criação da UPA do bairro Veneza, no valor de R$ 3 milhões. O governador autorizou, ainda, a assinatura de convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Prefeitura de Ribeirão das Neves, para a realização de obras do Programa Viva Vida no Hospital Maçônico São João Batista (Hospital do Câncer) de Justinópolis, no valor de R$ 1,6 milhão.

Duplicação da rodovia LMG 806

Para melhorar o acesso de Ribeirão das Neves a Belo Horizonte e ao Vetor Norte da Região Metropolitana, o governador anunciou a retomada da obra de duplicação, melhoramento, pavimentação e restauração da rodovia LMG 806, que liga o município à Linha Verde (Rodovia MG-010). Para 2010, já estão autorizados R$ 10 milhões e foi efetivada a contratação das obras. Toda a obra de duplicação da rodovia está orçada em R$ 31,5 milhões.

Na área dos Esportes, o governador autorizou a celebração de convênio entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) e a prefeitura para a realização de obras de intervenções em campos de futebol e construção de quadras poliesportivas no valor de R$ 4,64 milhões.

O prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura, destacou que os investimentos do Governo de Minas mudaram a realidade do município e atendeu antigas reivindicações da população. “Se tivesse de usar duas palavras para resumir este encontro, essas palavras seriam ditas como justiça social”, disse o prefeito.

Desde 2003, cerca de R$ 13 milhões já foram investidos em Ribeirão das Neves em programas como Pro-Hosp,Saúde em Casa, além de diversos convênios assinados com o município. Cerca de R$ 56 milhões foram investidos, nesse período, em obras voltadas para melhorias da segurança, saúde e qualidade de vida.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aécio Neves participa de evento em Alfenas, no Sul de Minas

Antonio Anastasia e Aécio Neves em Alfenas. Foto Emmanuel Pinheiro/Nitro Imagens

O ex-governador Aécio Neves participou nesta quinta-feira, dia 17, da solenidade de entrega da 100ª Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa, Ete, em Alfenas. Ele falou da importância da união e da parceria para melhorar a qualidade de vida da população. “A ação política nunca é solitária. Se Minas Gerais saiu da estagnação e é o estado que mais cresce em todos os setores no Brasil foi porque tivemos o apoio de parlamentares de todos os partidos”, disse Aécio Neves na cerimônia que reuniu prefeitos, deputados e vereadores de vários partidos.

Ao inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto, o governador Antonio Anastasia lembrou que em 2003 o estado tinha 30 Etes, hoje são 100 e até o final do ano serão 160. Neste período, a Copasa investiu R$ 2,7 bilhões na construção de Etes em varias regiões do Estado. A empresa, que é considerada a mais eficiente do país pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Esgotamento Sanitário no levantamento feito pelo jornal Brasil Econômico, investiu R$ 5 bilhões nos últimos anos. Em Alfenas, foram investidos R$ 16 milhões.

Minas cresce

O ex-governador Aécio Neves comemorou em Alfenas o crescimento de 12,2% do PIB em Minas Gerais. Ele disse que o estado cresceu mais do que os países asiáticos, comprovando que a política econômica adotada em Minas está dando resultados surpreendentes. “O anúncio do governo federal de que o PIB no Brasil cresceu 9% foi extraordinário e mais ainda ao divulgar que em Minas o crescimento foi de 12%. Um índice maior do que o PIB nacional e maior do que o crescimento dos países asiáticos”, lembrou.

Leia mais em Blog PSDB

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Trabalho da Defesa Civil de Minas é referência no Haiti


Há pouco mais de dez dias apoiando os trabalhos de ajuda humanitária em Porto Príncipe, capital do Haiti, o secretário-executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG), coronel Alexandre Lucas Alves, já presencia os frutos colhidos pelos materiais enviados pelo Governo do Estado. Ao todo, já foram encaminhadas 22 barracas, 100 rolos de lona, além de 1.200 caixas de água potável da Copasa.

As doações são uma medida de minimizar as consequências do desastre que completa, nesta sexta-feira (29), 18 dias. As barracas, por exemplo, comportam entre 20 a 30 pessoas em cada uma e servem de posto de atendimento de emergência, de distribuição de ajuda humanitária, de triagem e cadastramento de órfãos e de abrigo. Os rolos de lona, de 400 metros quadrados cada, estão sendo usados na confecção de abrigos temporários. As 1.200 caixas de água, com 70 copos cada, minimizam a sede daqueles que vivem a maior tragédia já ocorrida no país.

Para o secretário-executivo, o país tende a retornar à normalidade, mas as necessidades básicas da população ainda são um problema. “As pessoas estão literalmente vivendo nas ruas e, todos os dias, sou surpreendido com situações marcantes. Ver pessoas bebendo água de esgoto foi o que mais me chocou”, narra o coronel.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ETE Onça aumenta eficiência do tratamento de esgoto em BH


Com a inauguração da segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Onça, nesta quarta-feira (27), Belo Horizonte se tornará a primeira capital do país com capacidade para tratar todo seu esgoto de forma secundária. A obra, realizada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), ajudará o Governo de Minas em sua meta dupla de ampliar o saneamento em Minas e despoluir o Rio das Velhas.

Para cumpri-la, o governo triplicou, nos últimos sete anos, o número de ETEs no Estado. O volume de esgoto tratado subiu de 22 milhões de m3 para 150 milhões. Hoje, usufruem da rede sanitária cerca de 7,5 milhões de mineiros, 33% a mais que em 2002. A rede de esgoto passou de 10,3 mil km em 2003, para 15,1 mil km em 2009. “Trabalhamos muito para levar à população um saneamento de qualidade, que é uma das prioridades deste governo. As novas estruturas da ETE Onça comprovam o nosso esforço”, diz o presidente da Copasa, Ricardo Simões.

A primeira etapa da ETE Onça foi finalizada em 2006, a um custo de R$ 105 milhões. Com a segunda etapa, cujos investimentos somaram R$ 70 milhões, o esgoto que chega à estação desaguará no Ribeirão do Onça em condições de permitir a vida dos peixes que existiam em suas águas, deixando para trás aproximadamente 40 toneladas de material poluente por dia.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Copasa escolhida referência nacional em saneamento


Quando existem objetivos claros, metas definidas, controle das ações e pessoas qualificadas, é possível obter resultado eficientes. Foi perseguindo diretrizes traçadas pelo Governo de Minas que a Copasa se transformou em referencial de excelência no setor de saneamento no Brasil.

Nos nove primeiros meses de 2009 a Copasa investiu R$ 706,7 milhões, sendo que R$ 346,7 milhões foram aplicados nos sistemas de abastecimento de água, R$ 345,6 milhões na coleta e tratamento de esgotos. O restante, R$ 14,4 milhões, foi destinado a programas de melhoria operacional, desenvolvimento empresarial, bens de uso geral e outros.

Foram assinados três novos contratos de concessão para prestação do serviço de esgotamento sanitário, renovação das concessões com nove sedes municipais, sendo oito com serviços de abastecimento de água e uma com serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Copasa hoje atua em 611 localidades com os serviços de abastecimento de água, atendendo uma população de 12.400 habitantes. Com relação aos sistemas de esgotamento sanitário, a expansão é maior, resultado do esforço empreendido para aumentar a cobertura nas localidades já operadas e crescer o número de concessões. A população atendida pelos serviços da empresa atingiu 7,5 milhões de habitantes, com o acréscimo previsto de aproximadamente 11%. O número de localidades aumentou 7,9% até outubro, atingindo 178 locais.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Inscrições para concurso da Copasa terminam no dia 30


As inscrições para o concurso público da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) se encerram nesta segunda-feira(30). São 175 vagas para os níveis fundamental, médio, técnico e superior, que serão preenchidas na Copasa (28) e em suas subsidiárias – Copanor (93), Águas Minerais S/A (33) e Serviços de Irrigação S/A (21).

Os salários variam de R$ 465 a R$ 2.837. As inscrições podem ser feitas pelo site www.iadenet.com.br e as taxas vão de R$ 15 a R$50, de acordo com o cargo pretendido. A inscrição somente é efetivada após o pagamento da taxa, com vencimento para o dia 30 de novembro. Os editais completos estão disponíveis nos sites da Copasa e http://www.iadenet.com.br/.

As provas, objetivas e discursivas, serão realizadas no dia 7 de fevereiro de 2010. Para alguns cargos, também é exigido o exame prático de capacitação física.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Publicação europeia vai relatar gestão de sucesso da Copasa


O presidente da Comissão de Estruturação da empresa Águas do Porto, em Portugal, Joaquim Poças Martins, visitou a Copasa, nessa semana, com o propósito de obter informações que irão contribuir para a produção de um livro sobre casos de sucesso das empresas de saneamento no mundo. A International Water Association (IWA), uma das principais entidades europeias, especializada em publicações técnicas sobre a área de saneamento, será responsável pela publicação.

A edição deverá ter o título “Management of Change in Water Companies: Moving fast from bad to good to great” ou “Gerenciamento da Mudança: Mudando rapidamente de ruim para bom para ótimo”, em tradução livre. O tema será perdas, mudanças e sustentabilidade, nas empresas de saneamento. O objetivo da publicação é mostrar para o mundo que as organizações deficitárias, que mudaram rapidamente seus modelos de gestão, conseguiram resultados positivos e imediatos, como é o caso da Copasa.



Leia mais na integra: Agência Minas

Entidades sociais terão descontos nas contas de água e luz


O governador Aécio Neves lançou nesta quinta-feira (19), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o programa Conta com a Gente, uma ação do Governo de Minas em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). O objetivo é apoiar entidades assistenciais que atuam no Estado através da redução dos seus gastos com manutenção. As entidades participantes terão desconto de 25% nas contas de água e luz. Em outra vertente, o Conta com a Gente se propõe a mobilizar sociedade e empresas para apadrinharem as entidades e auxiliarem na redução ainda maior destes custos.
Para participar, os interessados poderão contribuir com qualquer quantia acima de R$ 5,00 mensais, por meio de suas contas de água ou luz, doando para entidades escolhidas. Para se beneficiar, as entidades devem se cadastrar a partir de hoje no site http://www.contacomagente.mg.gov.br/, onde estão disponíveis todas as orientações. Copasa, Cemig e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) são importantes aliados, atuando de forma articulada na execução do programa. O Ministério Público Estadual também apoia o Conta com a Gente.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Copasa faz nova programação para obras do Ribeirão Arrudas, na avenida Tereza Cristina, em Belo Horizonte


Com a chegada do período chuvoso, as obras de rebaixamento e concretagem do Ribeirão Arrudas, na avenida Tereza Cristina, em Belo Horizonte, foram replanejadas pela Copasa. Iniciada em abril deste ano, a obra já está com 80% dos serviços de revestimento da calha do ribeirão, o que garante uma situação de vazão bem superior ao do início das obras. As fortes chuvas estão impedindo o andamento dos serviços no leito do ribeirão, provocando a destruição das rampas de acesso que também serviam como barragens, além de destruir as manilhas de desvio das águas.
A Copasa, visando a integridade dos operários e no intuito de evitar o barramento das águas com o material levado pela correnteza, reprogramou a conclusão dos serviços para junho de 2010. Mas as obras não pararam. No momento, os serviços estão concentrados na desobstrução da calha e na execução de proteção dos interceptores de esgoto, bem como na recuperação das paredes laterais.

Leia mais na integra: Minas em pauta

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Meta 2010 promove seminário com setor agropecuário


A equipe da Meta 2010, formada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Projeto Manuelzão e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), promove, nesta quinta-feira (10), seminário para discutir práticas agropecuárias associadas à revitalização do Velhas. O evento acontece no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, a partir das 13h30.

De acordo com a secretária-executiva de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – Meta 2010, Myriam Mousinho, o seminário tem o objetivo de divulgar e mobilizar os setores estratégicos envolvidos na área da agricultura em prol da Revitalização do Rio das Velhas. “O setor é estratégico na recuperação da qualidade da água, pois a contaminação da bacia ocorre diversas vezes pelo uso incorreto de agrotóxicos”, afirma Mousinho.



Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Gripe suíne: Copasa mantém afastameto de gestante até o final de setembro


As empregadas gestantes da Copasa ficarão de licença do trabalho por mais 30 dias, de 1º a 30 de setembro. Inicialmente, elas haviam sido afastadas por 15 dias. A medida é uma prevenção a possíveis contágios pela Influenza A (H1N1), conhecida como “gripe suína”.

Mais uma vez, a Companhia demonstra que sua política de responsabilidade social envolve muita preocupação com seus empregados e se antecipa a possíveis problemas para garantir o bem-estar de todos. A medida não acarretará nenhum prejuízo nos vencimentos e benefícios das mesmas.

De acordo com o Ministério da Saúde, as gestantes são mais vulneráveis ao vírus influenza A (H1N1) devido à baixa em seu sistema imunológico, fazendo parte do grupo de risco. A Copasa decidiu afastá-las, para evitar qualquer possibilidade de contágio.


Fonte: Minas em pauta

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Prazo para regularização do uso da água vai até sexta-feira – consumidores que fazem captação subterrânea devem procurar o Instituto Mineiro de Gestão


Será encerrado, nesta sexta-feira (31), o prazo para quem deseja efetuar o registro do uso da água. O registro foi instituído pelo Governo Aécio Neves por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), dentro da “Campanha de Regularização do Uso da Água em Minas Gerais – Água: Faça o uso legal”, com a função de conceder uma regularização temporária.

Devem se registrar todos os usuários de água, exceto os já regularizados formalmente, com outorga ou certificado de uso insignificante, e os que fazem uso exclusivo de água distribuída por concessionárias, como Copasa e serviços municipais de abastecimento (SAAE).

O registro pode ser realizado por meio do preenchimento de um formulário simples, gratuito, e que pode ser protocolado nas Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams), com a Polícia Militar de Meio Ambiente, em unidades do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e em algumas entidades parceiras, como prefeituras e sindicatos. O documento também pode ser preenchido online no site www.igam.mg.gov.br. Em caso de dúvidas os parceiros que recebem o registro podem orientar quanto ao preenchimento do formulário.


Leia mais na integra: Minas em pauta

terça-feira, 21 de julho de 2009

Copasa faz prevenção e combate a incêndios no Serra Azul


A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) desenvolve ações efetivas no que se refere à prevenção e combate a incêndio em suas reservas ambientais. Os incêndios são originados tanto por fenômenos naturais quanto pelo próprio homem, que além de provocar impactos no meio ambiente ameaça a saúde e a vida da população das áreas atingidas, também contribuindo para o aumento do efeito estufa e perdas na qualidade atmosférica local e regional.

Entre as reservas da Copasa está o Sistema Serra Azul (foto) que produz cerca de 1600 litros de água por segundo, o que corresponde a 12% da água que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Portanto, preservar essa área é prioridade para a empresa. Os resultados das ações implementadas já apresentam resultados. De 2007 até esta data, nenhum foco de incêndio atingiu a Reserva Serra Azul.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe de brigadistas e supervisores, que monitoram a área 24 horas por dia. A equipe, anualmente, recebe treinamento e faz reciclagem sobre as normas de combate e conta com todas as ferramentas - barco e carretinha com kit básico contendo pás, enxadas, machados, chicotes, rastelos e cilindros costais para jateamento de água a pequenas distâncias -, e ainda, equipamentos básicos de segurança individual (luvas, óculos, botas, cantis e binóculos), além de motocicletas e tanques reservatórios móveis.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 11 de março de 2009

Aécio Neves e Marcio Lacerda acompanham início de obras da Linha Azul

BELO HORIZONTE (11/03/09) - O governador Aécio Neves acompanhou, nesta quarta-feira (11), o início das obras da Linha Azul, projeto da Copasa para investimento de R$ 160 milhões em obras de modernização do sistema integrado de abastecimento de água. Os investimentos vão beneficiar direta e indiretamente cerca de 5 milhões de pessoas. O governador visitou o canteiro de obras no bairro Vera Cruz, onde as tubulações da Copasa já começam a ser colocadas. A Linha Azul vai garantir a ampliação do abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), aumentando a oferta de água com a interligação dos sistemas produtores do Rio das Velhas, em Nova Lima, ao da bacia do Rio Paraopeba, composto de Rio Manso, em Brumadinho, Serra Azul, em Juatuba, e Vargem das Flores, em Betim. “Essa não é uma obra como se fazia no passado, para corrigir problemas, sanar defeitos ou problemas no abastecimento de água, por exemplo. É uma obra que vem de um planejamento da Copasa para daqui a dez anos. Focada, inclusive, para o Vetor Norte da cidade, região que será, em razão da Cidade Administrativa, cada vez com maior índice demográfico. Estamos preparando aquela região para ter abastecimento de água adequado”, disse Aécio Neves, em entrevista. Benefícios Ao promover a interligação desses grandes sistemas produtores da RMBH, a Copasa vai ganhar mais flexibilidade operacional, podendo transferir água tratada de uma região para outra, garantindo a manutenção do abastecimento em casos emergenciais, sobretudo em áreas delicadas como, por exemplo, a região hospitalar de Belo Horizonte. As obras vão também permitir que as cidades de Lagoa Santa, Vespasiano e São José da Lapa e a região do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, possam ser abastecidas pelo sistema integrado. De forma geral, toda a população das cidades atendidas pela Companhia na Região Metropolitana será beneficiada. “Temos dois sistemas de abastecimento em Belo Horizonte. O objetivo desta obra é interligar os dois para que não haja qualquer tipo de intermitência de abastecimento de qualquer parte da cidade. Então, é uma obra, do ponto de vista técnico, absolutamente estratégica”, afirmou Aécio Neves. Outro benefício dessa obra é que, depois de concluída, as grandes paralisações dos sistemas produtores terão menos impacto na rotina das pessoas e a recuperação do abastecimento se dará de forma muito mais rápida, uma vez que haverá compensação na distribuição da água. Em volume, isso significa que o sistema Rio das Velhas poderá transferir até 198,7 bilhões de litros/dia de água tratada para a área abastecida pelo sistema integrado da bacia do Paraopeba e este poderá transferir até 190 bilhões de litros/dia para a área atendida pelo sistema Rio das Velhas. “Essa é uma obra extremamente importante, uma obra para o futuro. E a Copasa tem marcado essa sua fase não só como a empresa de saneamento do Brasil de melhor desempenho, de melhor rentabilidade, mas uma empresa de vanguarda tecnológica. O que estamos fazendo aqui em Belo Horizonte, utilizando inclusive nessa obra, não existe em qualquer outra parte do Brasil. É algo que precisa ser ressaltado, porque a Copasa, além da qualidade dos serviços que presta, é a empresa mais avançada do ponto de vista tecnológico, sendo inclusive referência para outras empresas de saneamento dos principais centros do Brasil”, afirmou Aécio Neves.