segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Governador autoriza início das obras no Independência


O governador Aécio Neves autorizou, nesta sexta-feira (22), início imediato das obras no Estádio Raimundo Sampaio, o Independência, em Belo Horizonte. O objetivo é dotar o estádio das condições necessárias para sediar jogos dos campeonatos Mineiro e Brasileiro no período em que o Mineirão estiver fechado ao público para obras de modernização, visando à Copa do Mundo de 2014.

A autorização para início das obras foi dada no próprio Estádio Independência, localizado no bairro Horto, na presença do ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, e do ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Soares Dulci. As obras estão orçadas em R$ 50 milhões, sendo R$ 20 milhões do Governo de Minas e R$ 30 milhões, federais.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PSDB acusa Dilma de se valer do medo e da mentira




Nota da direção nacional do PSDB em resposta às críticas feitas, hoje, à oposição pela ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil:

“Diante de sua reconhecida falta de experiência política, a Ministra Dilma Rousseff adota as conhecidas artimanhas do PT que, historicamente, aprimorou de maneira nunca vista a retórica do medo e da mentira.

Foi assim em 2006, quando criou a fantasia sobre o fim dos programas sociais e da privatização de empresas estatais. Felizmente, não se consegue enganar o povo o tempo todo.

O PSDB, na verdade, tem demonstrado que deseja o aperfeiçoamento das estatais e a continuidade do Bolsa Família, assim como de todos os programas sociais criados quando estava na Presidência da República.

Hoje os governadores e os prefeitos do PSDB são garantidores dos benefícios sociais que atendem as camadas mais pobres da população. Mais do que isso, eles têm ampliado e melhorado essas atividades, com amplo apoio da população.

Os brasileiros sabem que o PAC não é um programa de obras e sim um slogan publicitário. Em verdade, o PAC não passa de um amontoado de obras sem foco nem objetivo.

As raras inaugurações têm servido, apenas, para o treinamento intensivo do uso de palanques eleitorais para a ministra. Não convence nem pode ser levado a sério.

Está claro que o PAC é apenas uma peça de ficção. E isso ficará cada vez mais demonstrado este ano, à medida que a propaganda e o discurso eleitoral não corresponderão aos fatos concretos.

O PSDB quer verdade, transparência, coerência e honestidade. Sem isso, a democracia e o povo brasileiro serão os verdadeiros derrotados”.


Fonte: Ricardo Noblat – Blog do Noblat

Marcos Coimbra: “Aécio não é vice de Serra e não pretende ser. Quem o diz é ele, que acrescenta que a probabilidade de que mude de opinião é zero”

O vice de Serra

Aécio não é vice de Serra e não pretende ser. Quem o diz é ele, que acrescenta que a probabilidade de que mude de opinião é zero. É tão difícil entendê-lo?

Das muitas coisas aborrecidas da eleição presidencial de 2010, uma das maiores é a insistência de alguns setores políticos e de parte da mídia na tese de que Aécio vai terminar sendo candidato a vice na chapa de Serra. Ele já disse centenas de vezes que não, mas parece que há gente que não o escuta.

Na verdade, essas pessoas apenas não acreditam nas palavras do governador. Para elas, é como se Aécio estivesse apenas fazendo um jogo de cena, fingindo que já teria tomado uma decisão sobre algo que, na verdade, permaneceria em aberto e que continuaria a fazer parte de seus cálculos. Inversamente ao que afirma, a hipótese de ser vice de Serra ainda estaria viva em seus planos.

Tudo se resumiria a uma questão de oportunidade, da escolha da hora certa em que Serra formalizaria o convite e Aécio aceitaria. Nada além de encontrar o jeito de se aproximar do outro com uma abordagem irrecusável, de, como um bom sedutor, fazer a proposta à qual ele não resistiria. Depois de cortejá-lo, de dar o bote.

Faz mais de ano que o assunto vai e vem, sem que Aécio tenha feito nem sequer um movimento que sustente a tese. Ao contrário, tudo o que ele fez foi na direção oposta.

Não havia nenhuma razão para que ele considerasse previamente encerrada a discussão sobre como seu partido iria participar da sucessão de Lula. Serra sempre esteve bem nas pesquisas, mas isso nunca foi motivo para que sua candidatura tivesse que ser encarada como inexorável e única. De um lado, por sua vantagem ser, em grande parte, explicada pelo seu maior nível de conhecimento, fruto da participação em uma disputa nacional e várias majoritárias em São Paulo. De outro, pelo próprio Serra haver desistido de concorrer na eleição passada (quando tinha números semelhantes), ao perceber que suas chances de perder eram altas.

Quando, ainda em 2008, Aécio começou a defender que o PSDB fizesse prévias entre seus filiados para escolher o nome que o representaria na eleição, ele estava genuinamente convencido de que elas eram possíveis e salutares para o partido. Talvez levando em conta o quanto haviam sido instrumentais para que Obama se tornasse candidato frente ao favoritismo de Hillary Clinton, ele lutou durante meses para que fossem adotadas.
Não foi por manobra ou sabedoria de alguém que elas não aconteceram. Como todos os partidos brasileiros, salvo o PT, o PSDB mal sabe quantos são seus filiados, para não dizer seus endereços. Se, em anos anteriores, tivesse havido mais preocupação em manter atualizado esse cadastro, as prévias tucanas poderiam perfeitamente ter sido realizadas.

Quando se revelaram operacionalmente impossíveis, Aécio permaneceu em campo, nunca sinalizando que recuaria para uma composição em que viesse a ser o vice de Serra. Nos últimos meses de 2009, sua disposição de ser o candidato de seu partido não diminuiu um centímetro.

É claro o porquê. Para ele, a possibilidade de ser candidato a presidente é totalmente vantajosa, vencendo ou perdendo para Dilma em outubro. Na vitória, por motivos óbvios. Na derrota, pois se tornaria um nome nacional (provavelmente maior que Serra é hoje) e assumiria o posto de principal liderança de um novo PSDB pós-FHC. Isso mais que compensaria o ônus de ficar sem mandato por alguns anos.

E se fosse o vice de Serra? Caso ele perdesse (coisa que parece perfeitamente possível à luz das pesquisas atuais), Aécio teria trocado uma vaga no Senado por nada. Ou alguém acha que um candidato derrotado a vice-presidente chega a algum lugar? Na dúvida, pergunte a José Paulo Bisol, por exemplo.

Serra não seria Serra se seu vice opinasse em seu governo. Aliás, vice com autonomia costuma ser visto pelo titular como traidor, sem que, para achar isso, tenha que ser José Serra. Ou seja: Aécio continuaria tendo trocado o Senado por quase nada. Sua visibilidade nacional não cresceria uma vírgula durante a campanha e, no governo Serra, permaneceria mínima. O compromisso de que poderia, sabe-se lá quando, ser seu candidato vale tanto quanto uma nota de três reais.

Aécio não é vice de Serra e não pretende ser. Quem o diz é ele, que acrescenta que a probabilidade de que mude de opinião é zero. É tão difícil entendê-lo?


Fonte: Marcos Coimbra – Correio Braziliense

Governo de Minas constrói kartódromo internacional em Vespasiano


Será inaugurado nesta quarta-feira (20), às 20h, o Kartódromo Serra Verde, no quilômetro 03 da rodovia MG 424, em Vespasiano, Região Metropolitana de BH. A construção do circuito foi viabilizada por convênios de cooperação financeira entre o Governo Aécio Neves, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), e a Federação Mineira de Automobilismo (FMA), no valor total de R$ 875 mil. O kartódromo, construído em padrão internacional, tem a maior variante de pista com 1.200 metros e outras três variantes possíveis e boxes para 80 karts.

O projeto foi vistoriado pela Comissão Internacional de Kart da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e foi construído em parceria com a RBC Racing. O kartódromo está homologado para competições continentais e sediará o GP Brasil, em março, e o Campeonato Brasileiro das categorias mirim, cadete, júnior menor, júnior r novatos de 2011.

Localizado nas proximidades da Linha Verde, na Rodovia MG-424 em seu Km-3 o empreendimento foi construído em uma área de 55 mil metros quadrados. O primeiro evento no kartódromo será o GP Brasil de Kart RBC marcado para os dias 11 e 14 de março.


Leia mais na integra: Minas em Pauta

Governo Aécio Neves lança Carnaval nas cidades históricas


Um dos mais aguardados períodos do ano, o Carnaval tem, desde 2009, mais uma excelente opção para quem pretende curtir a folia com conforto, tranquilidade e ainda conferir o que Minas Gerais tem de mais bonito e tradicional. É o Carnaval das Cidades Históricas, que em 2010 conta com o apoio do Governo Aécio Neves por meio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Cultura (SEC). O lançamento da proposta acontece nesta quinta-feira (21), com intervenções artísticas na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa vai tornar a folia ainda melhor para turistas e visitantes. Em sua segunda edição, além de Mariana, Ouro Preto e São João del-Rei, passaram a integrar o projeto as cidades de Diamantina, Sabará e Tiradentes, unindo esforços e realizando a divulgação conjunta de suas programações carnavalescas.


Leia mais na integra: Minas em Pauta

Governo de Minas divulga o Estado em Feira Internacional de Turismo em Madri


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), divulga as belezas naturais e riquezas de Minas Gerais na Feira Internacional de Turismo (Fitur), entre esta quarta (20) e domingo (24), em Madri, na Espanha.

Em um módulo no estande da Embratur, a Setur apresentará produtos turísticos preparados para recepcionar o turista estrangeiro. Cerca de 30 empresas e entidades ligadas ao setor turístico também participam do evento com espaços para negociações no estande expositivo da Embratur.

Com rodada de negócios, workshops de capacitação para operadores e agentes de viagens e apresentações culturais, a feira é uma oportunidade para incentivar a comercialização dos destinos turísticos mineiros.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Aécio Neves se reune com o deputado Rodrigo Maia no Rio de Janeiro

O governador Aécio Neves se reuniu nesta segunda-feira, dia 18, no Rio de Janeiro, com o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). Durante o encontro, o governador e o deputado discutiram as alianças entre os partidos nos Estados.
Leia, abaixo, a transcrição da entrevista do governador Aécio Neves

Governo Aécio Neves divulga lista dos 25 mil classificados para o Programa de Educação Profissional (PEP) 2010


O Governo Aécio Neves, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), divulgou, nesta segunda-feira (18), a lista com os 25 mil classificados para o Programa de Educação Profissional (PEP) 2010. O resultado está organizado por município, em ordem de classificação por curso e turno, com a informação das datas de matrícula para cada estudante. Os aprovados podem ser acessados neste link. Outras informações estão disponíveis na área do candidato. Para os classificados em primeira chamada, a matrícula começou nesta segunda-feira e vai até 29 de janeiro. A segunda chamada acontece entre os dias 1º e 10 de fevereiro e a terceira, do dia 11 ao dia 16 do mesmo mês.

Atenção

Para efetuar a matrícula, o candidato selecionado deverá comparecer à instituição credenciada da sua escolha, entre 8h e 22h, nas datas estipuladas na lista de classificação. Cada candidato terá apenas dois dias para efetuar a matrícula e, caso não possa comparecer, deverá autorizar, por meio de procuração, que outra pessoa o represente. O classificado que não obedecer aos dias e horários estipulados no site será considerado desistente e perderá o direito à vaga.


Leia mais na integra: Minas em pauta

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Eleição da corte momesca abre Brincabelô, o Carnaval de BH



A abertura oficial do Carnaval de Belo Horizonte, o BrincaBelô, acontece no sábado, dia 23, às 19h, na avenida Cristiano Machado, 3.450, ao lado do Minas Shopping, com o concurso para eleição do rei, da rainha e da princesa do Carnaval. Os eleitos no concurso promovido pela Belotur irão compor a Corte Momesca de 2010 e participar das programações pré-carnavalescas e oficiais da cidade.

Os candidatos a rei Momo irão desfilar de tênis, bermuda e camiseta e serão avaliados pela comissão julgadora nos quesitos alegria, simpatia, domínio da arte de sambar e facilidade de expressão, entre outros pontos. As candidatas à rainha irão desfilar de biquíni, que pode ser customizado, e, além de o julgamento obedecer aos mesmos critérios para o rei, elas também serão pontuadas pela beleza do rosto e pela harmonia de linhas físicas. A segunda colocada na votação de escolha da rainha será eleita a princesa do Carnaval. A premiação é de R$ 5 mil para o rei momo e para a rainha e de R$ 3 mil para a princesa.

Neste ano, a Belotur recebeu 34 inscrições, sendo cinco rapazes e 29 moças. Quem quiser assistir ao concurso, pode retirar seu ingresso, gratuitamente, no Posto de Informações Turísticas da Belotur, no Mercado das Flores (avenida Afonso Pena esquina com a rua da Bahia), a partir de quarta-feira, dia 20, das 8h30 às 18h30, até sexta-feira, e no sábado, das 8h às 15h.

Assessor do governo de SP conhece o Canal Minas Saúde


O secretário-adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge Souza Marques e o diretor do Canal Minas Saúde, Rubensmidt Riani, receberam nesta segunda-feira (18) o assessor de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES/SP), Vanderlei França. O objetivo foi apresentar a estrutura da rede de comunicação corporativa, que atinge mais de 3 mil pontos no Estado.

"Pretendemos instalar algo similar em São Paulo e estamos conhecendo algumas experiências. Ficamos bastante impressionados com a estrutura daqui, com uma grande frente de formação e capacitação que está hoje falando com a ponta dos profissionais de saúde em Minas, a um custo baixo. A interatividade, já que o Canal é vinculado ao portal da internet e um call center, também se mostram como diferenciais", declarou o assessor.


Leia mais na integra: Agência Minas

Cetec finalizou 2009 como potencial centro de incubação da inovação


O ano de 2009 foi de grandes transformações para a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). A decisão do Governo de Minas de viabilizar a criação de institutos temáticos gerou resultados, visto que está em negociação acordo para viabilizar a criação de um Instituto de Energias Renováveis no campus. A Fundação também foi escolhida para coordenar o Núcleo de Estudos Aeronáuticos no Polo de Aviação Civil que está sendo criado em Minas Gerais. O Cetec teve também sua participação aprovada nos três eixos de atuação do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec); Centros de Inovação, Serviços e Extensão.

A Área Mineral desenvolveu trabalhos tecnológicos de referência que envolveram, especialmente, caracterizações mineralógicas a pedido de diversas empresas. O Setor de Tecnologia Mineral recebeu visitas de comitivas estrangeiras de corporações, integradas por pessoas de destaque na área mineral internacional, como o administrador da empresa alemã Bokela, Matthias Hatzenbuehler, interessado no serviço de filtragem de minérios; e o grupo da Corus Consulting, da Inglaterra, composto pelos doutores Karl Houseley, Mike Smith e Alan Dixon, interessados em apoiar o desenvolvimento do Projeto Wadi Sawawin, da Arábia Saudita.

Uma das mais significativas conquistas da Área da Informação Tecnológica foi a inauguração, em novembro, da Unidade de Inovação Tecnológica em Gemas e Joias de Teófilo Otoni (Unit), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e outras áreas do Governo do Estado. O Setor de Informação Tecnológica será responsável pela coordenação da Rede Mineira de Extensão Tecnológica para a Inovação no Segmento de Micro, Pequenas e Médias Empresas/MPME, no âmbito do Sibratec. O Cetec também desenvolveu material próprio para agregar ao conteúdo da Biblioteca Digital do Estado; a aprovação, em edital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), implantação de um repositório institucional contendo a produção científica da Fundação; as atividades desempenhadas pelo Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), que faz parte da Rede Mineira de Propriedade Intelectual; e os atendimentos efetuados pelo Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT).


Leia mais na integra: Agência Minas

Patrocínio recebe unidade do Sistema Nacional de Emprego


Os trabalhadores da cidade de Patrocínio, no Alto Paranaíba, ganhou uma nova unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) nesta segunda-feira (18). O posto, localizado na rua Governador Valadares, 957, Centro, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

A nova unidade do Sine terá cinco guichês e vai atender, em média, 90 pessoas por dia. Além do serviço de intermediação de mão de obra, o trabalhador que procurar o posto do Sine também poderá requerer o seguro-desemprego, fazer a inscrição para cursos de qualificação e tirar carteira de trabalho.

Sine

Em Minas Gerais, existem 110 unidades do Sine espalhadas por todas as regiões do Estado. Essa será a quarta unidade do Sine na região do Alto Paranaíba, que já conta com os postos de Araxá, Sacramento e Patos de Minas.

Os postos do Sine, em Minas, são coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e prestam serviços gratuitos com o objetivo de melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno das pessoas ao mercado de trabalho.

Para verificar os endereços das unidades do Sine em Minas, os interessados podem acessar o site http://www.sine.mg.gov.br/.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Empreendimentos asseguram mais de R$ 520 milhões


A área de energia em Minas Gerais receberá dois novos empreendimentos, no Vale do Rio Doce e um na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso, assinou protocolos de intenção, nesta quinta-feira (14), totalizando investimentos de cerca de R$ 520 milhões e geração de 5.610 empregos diretos e indiretos durante a implantação das unidades.

Segundo o secretário Sergio Barroso, a implantação de uma planta de captação de biogás no aterro sanitário de Belo Horizonte é fundamental para a redução das emissões de gases de efeito estufa no âmbito do Protocolo de Kyoto. “Minas já está investindo em energia produzida por meio de fontes renováveis e inicia uma nova etapa ao apoiar e garantir um empreendimento em sua principal região, com ênfase especial na área ambiental”, destacou.


Leia mais na integra: Agência Minas

ProJovem entrega diplomas a alunos do Norte de Minas


O ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã iniciou o ano de 2010 com entrega de diplomas para cerca de 340 alunos nas cidades norte-mineiras de Brasília de Minas, Janaúba e Nova Porteirinha e com a promessa de continuidade do programa neste ano.

“Vocês, jovens, são resultado da convergência dos trabalhos realizados pelos governos federal e estadual, por meio do sistema Sedvan/Idene, em parceria com as prefeituras. E, baseado no sucesso que foi em 2009, o ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã continuará atendendo mais jovens também em 2010”, afirmou a secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, durante cerimônia de formatura do Programa.

Nas solenidades, estiveram presentes os jovens atendidos pelo Programa, seus familiares, membros da comunidade local e coordenadores do programa, que acompanharam de perto a luta e dedicação dos formandos, além das autoridades locais, que parabenizaram e incentivaram os alunos.


Leia mais na integra: Agência Minas

Volume exportado pelo agronegócio de Minas é recorde


As exportações do agronegócio mineiro atingiram um volume recorde em 2009. Os embarques do ano somaram 6,1 milhões de toneladas, crescimento de 24,3% em relação ao mesmo período de 2008. Os números foram organizados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base nas informações do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Mesmo com o volume recorde, a crise econômica mundial – que derrubou os preços no mercado externo – fez com que o valor comercializado apresentasse uma retração de 3,9% em relação a 2008. As vendas do agronegócio de Minas Gerais somaram, em 2009, US$ 5,6 bilhões. A queda no Estado foi inferior a media nacional. No ano passado, o país apresentou uma redução de 9,8% nos valores exportados, segundo o MDIC.

As vendas do complexo soja (grão, farelo e óleo) por Minas Gerais em 2009 se destacaram. As exportações somaram US$ 493 milhões, apresentando um crescimento de 81,6% em relação ao ano anterior. Em volume embarcado, o aumento foi de 128%, com 1,1 milhão de toneladas. As exportações de soja em grão e de farelo de soja foram as responsáveis pelo crescimento dos números neste grupo.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Parceria do Governo de Minas e Pastoral da Criança atende milhares de crianças


A médica catarinense Zilda Arns, vítima de terremoto no Haiti, nesta terça-feira (12), ficará marcada por ser uma das idealizadoras da maior parceria já firmada entre o Governo de Minas com a Pastoral da Criança. Desde 2003, o Governo de Minas tem contribuído de forma decisiva para a atuação da Pastoral da Criança no atendimento a milhares de crianças em todo o Estado. Implantada em Minas, em 1984, a Pastoral da Criança atende hoje 193,8 mil crianças e nove mil gestantes em 583 municípios mineiros, contribuindo para a redução da desnutrição e da mortalidade infantil e materna, principalmente, nas regiões mais carentes do Estado.

O governador Aécio Neves lamentou em nota a morte da doutora Zilda Arns e ressaltou sua importante atuação da médica à frente de uma das mais importantes e reconhecidas organizações não-governamentais do país, ligada à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Na tragédia que atingiu o Haiti perdemos, todos os brasileiros, uma das nossas mais importantes referências no campo social. E Minas, a sua mais generosa parceira. Os inúmeros exemplos que Doutora Zilda nos deixa – de solidariedade, de responsabilidade compartilhada e amor pelo Brasil – ficarão, no entanto, para sempre. Para nós, significam um verdadeiro legado capaz de iluminar o caminho do país na direção da justiça e equidade”, disse Aécio Neves.


Leia mais na integra: Agência Minas

Audiência pública debate licitação das linhas de ônibus


A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) realizou nesta quarta-feira (13) audiência pública com o objetivo de apresentar e prestar esclarecimentos ao público em geral de como está sendo estudado e desenvolvido um novo modelo para o processo de licitação das linhas de ônibus do transporte coletivo rodoviário intermunicipal, gerenciado pela Secretaria e fiscalizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Esta foi a primeira etapa para a modelagem e operação do sistema, que poderá resultar no lançamento dos editais de licitação provavelmente ainda no primeiro semestre de 2010. Estão sendo analisados todos os contratos com o objetivo de se definir quais as linhas comporão os editais de licitação.

O sistema de transporte coletivo rodoviário intermunicipal presta os seus serviços através de cerca de 800 contratos com 229 empresas em operação. Durante a audiência, foi feita uma apresentação de como funciona o sistema e seus quantitativos e de proposta de reformulação do mesmo, com as metas a serem alcançadas, a modelagem a ser licitada, os atributos do projeto e os detalhes sobre a modalidade, tipo e objeto da licitação.

Segundo o subsecretário de Transportes da Setop, Fabrício Torres Sampaio, uma das preocupações da Secretaria é de que todos os municípios mineiros sejam atendidos por linhas de transporte coletivo até à capital do Estado, com no máximo uma conexão (transbordo). Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintram), Rubens Lessa, a nova proposta da Setop é interessante e prevê a racionalização de custos e melhorias para o usuário.



Governo de Minas assina protocolos para investimentos em Extrema


Dois novos protocolos de intenções, da cadeia produtiva de plásticos, foram assinados, nesta quarta-feira (13), entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), e as empresas Soft Film Indústria e Comércio de Plásticos Ltda. e Dalka do Brasil. Os investimentos somam R$ 30 milhões e vão gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos. Ambos serão instalados no município de Extrema, no Sul do Estado.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso, ainda neste primeiro semestre, em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), a Sede está trabalhando na atração de novos investimentos para ampliar o setor. “Nosso objetivo é incrementar o nível de emprego, bem como reduzir as desigualdades regionais e sociais”, enfatizou.

O presidente do Indi, Adriano Magalhães, lembrou que o desafio de reestruturação do órgão, em 2010, é torná-lo mais ágil e eficiente na relação com a iniciativa privada para que possa cumprir a meta estabelecida pelo secretário Sergio Barroso de atrair R$ 40 bilhões em investimentos para todas as regiões mineiras, nos mais diversos setores.


Abertas as inscrições para o 1º Congresso Mineiro de Direito da Saúde


O 1° Congresso Mineiro de Direito da Saúde e o 3° Seminário de Judicialização da Saúde, cujo tema este ano é “Interesses individuais, necessidades coletivas: o desafio de promover saúde de qualidade para todos” acontecem entre os dias 14 e 16 de abril. As inscrições estão abertas e os participantes têm até 19 de fevereiro para submeter as teses para o congresso.

O evento será uma oportunidade para reflexão e debate em torno das políticas públicas de saúde e sua interpretação pelos Tribunais Brasileiros. O objetivo do congresso será discutir a relação entre os direitos constitucionais do SUS, sua real aplicação, a assistência de qualidade, o financiamento do sistema, a jurisprudência e as inovações tecnológicas. A organização e promoção é uma parceria entre Secretaria de Estado de Saúde (SES), Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Escola Judicial, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG) e Unimed-BH.

O evento abre espaço para que estudantes, profissionais da área jurídica e de saúde encaminhem teses que tenham como objeto as decisões judiciais em matéria de direito à saúde. A submissão de teses deverá ser realizada até 19 de fevereiro, no site http://congressodireitoasaude.esp.mg.gov.br./. As teses selecionadas serão divulgadas no dia 22 de março. Depois de avaliados por uma banca, os trabalhos serão apresentados no congresso e debatidos em assembleia geral. Depois de referendadas, servirão de diretrizes para o aperfeiçoamento do Direito à Saúde.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais realiza primeira reunião gerencial


O Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (Ipem) realizou, nessa terça-feira (12), na sede do Centro Industrial de Contagem (Cinco), a primeira reunião gerencial de 2010. Com a presença do diretor-geral, Tadeu Mendonça, e do diretor de Metrologia Legal, José Luiz Foureaux, além de gerentes da sede e regionais, o encontro teve como objetivo apresentar as realizações de cada uma das áreas no ano passado e o plano de trabalho para 2010.

Segundo Tadeu Mendonça, a reunião gerencial segue o mesmo padrão daquelas realizadas no Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e ocorrerá sempre às terças-feiras no auditório do Cinco, no período da manhã. “É um espaço para troca de experiências, onde cada um dos gerentes pode apresentar suas dificuldades e sua proposta de trabalho. Queremos que efetivamente cada um dos gestores apresente o que sua equipe realizou em cada semana”, destacou.


Leia mais na integra: Agência Minas

Oficinas de férias atraem adultos e crianças no CMRR


As oficinas de férias no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) começaram na manhã desta terça-feira (12), com muito entusiasmo e novidade. As atividades, que inicialmente foram idealizadas para o público infantil, atraíram um grande público adulto. A primeira oficina aconteceu na cozinha experimental do CMRR, com o tema “Reaproveitamento de Alimentos”, atraindo cerca de 30 alunos nos turnos da manhã e tarde.

Os alunos prepararam bolo de laranja com casca, suco da horta feito com talos de couve, limão e suco de maracujá e pão de milho americano. Sob a orientação da estagiária de nutrição, Larissa Bruschi, as crianças aproveitaram a oportunidade para desenvolver as habilidades em um local geralmente frequentado pelos adultos, a cozinha

Além de auxiliar as crianças, os adultos aprenderam também como evitar o desperdício e tornar os pratos ainda mais nutritivos. A aluna Alice Kin ficou surpresa em saber que pode-se fazer um bolo com a casca da laranja. “Sempre joguei a casca dos alimentos fora, achei excelente aprender a utilizá-los”, relatou. O coordenador do Programa Portas Abertas, Daniel Gonçalves, achou a experiência de interação entre crianças e adultos muito válida. “É com os adultos que as crianças aprendem a cozinhar e propiciar este momento de troca foi uma experiência muito válida”, avaliou.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo de Minas inaugura maior UAI do Estado


O governador Aécio Neves inaugurou, nesta terça-feira (12), a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Instalada no prédio em que funcionava desde 1998 o Posto de Serviços Integrados Urbanos (Psiu), a unidade é a maior do Estado, com capacidade para realizar até cinco mil atendimentos por dia. A UAI emitirá diversos documentos como carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais, além de contar com postos do Detran, das secretarias de Fazenda e de Desenvolvimento Social, da Ouvidoria Geral do Estado e da Polícia Federal.

“Sempre falei que o Choque de Gestão tinha o objetivo de permitir à população perceber, de forma mais clara, a melhoria da qualidade dos serviços que ela demanda, que ela busca junto ao Estado”, disse o governador. E completou, “o que estamos fazendo é permitir que o cidadão mineiro possa ter um atendimento digno, com profissionais preparados para dar a ele a dignidade que qualquer cidadão merece”, disse o governador.

Para garantir conforto e atendimento de melhor qualidade nos serviços prestados, foram investidos na reforma do local R$ 8,3 milhões, sendo R$ 7,6 milhões em obras físicas, com a recuperação arquitetônica do edifício, e R$ 700 mil na compra de móveis e equipamentos. A reforma começou em janeiro de 2009.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Copasa escolhida referência nacional em saneamento


Quando existem objetivos claros, metas definidas, controle das ações e pessoas qualificadas, é possível obter resultado eficientes. Foi perseguindo diretrizes traçadas pelo Governo de Minas que a Copasa se transformou em referencial de excelência no setor de saneamento no Brasil.

Nos nove primeiros meses de 2009 a Copasa investiu R$ 706,7 milhões, sendo que R$ 346,7 milhões foram aplicados nos sistemas de abastecimento de água, R$ 345,6 milhões na coleta e tratamento de esgotos. O restante, R$ 14,4 milhões, foi destinado a programas de melhoria operacional, desenvolvimento empresarial, bens de uso geral e outros.

Foram assinados três novos contratos de concessão para prestação do serviço de esgotamento sanitário, renovação das concessões com nove sedes municipais, sendo oito com serviços de abastecimento de água e uma com serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Copasa hoje atua em 611 localidades com os serviços de abastecimento de água, atendendo uma população de 12.400 habitantes. Com relação aos sistemas de esgotamento sanitário, a expansão é maior, resultado do esforço empreendido para aumentar a cobertura nas localidades já operadas e crescer o número de concessões. A população atendida pelos serviços da empresa atingiu 7,5 milhões de habitantes, com o acréscimo previsto de aproximadamente 11%. O número de localidades aumentou 7,9% até outubro, atingindo 178 locais.


Leia mais na integra: Agência Minas

Iniciativa resgata cultivo de hortaliças não-convencionais


O objetivo do projeto Resgate de Hortaliças Não-Convencionais é estimular a produção e o consumo de hortaliças dificilmente encontradas no mercado. Em 2009, o programa ganhou mais dois bancos de multiplicação de espécies, em Juiz de Fora, na Zona da Mata e em Varzelândia, na região Norte de Minas Gerais. O projeto será ampliado este ano, com novas unidades, e serão confeccionados materiais didáticos como uma cartilha e um livro de receitas.

O projeto Resgate de Hortaliças Não-Convencionais teve início em 2008, iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com associações, prefeituras, Embrapa Hortaliças, Embrapa Milho e Sorgo, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O trabalho consiste na implantação de bancos de multiplicação de hortaliças não-convencionais para a distribuição de mudas e sementes.

Os municípios de Três Marias e Prudente de Morais, região Central do Estado, foram os primeiros a receberem os bancos beneficiando cerca de 200 famílias entre 2008 e 2009. As mudas e sementes são distribuídas gratuitamente para os moradores das comunidades onde os bancos foram implantados. Além de incentivar a produção e o consumo das hortaliças não-convencionais, os campos de multiplicação ajudam a enriquecer o cardápio das famílias. “Nós temos obtido resultados positivos. Ouvimos relatos de mudança de hábitos alimentares e de um consumo maior de hortaliças, melhoria da qualidade alimentar das famílias e consequentemente a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, diz o coordenador técnico Estadual de Olericultura da Em ater, Georgeton Silveira.


Leia mais na integra: Agência Minas

IMA realizou 1.022 fiscalizações no trânsito no ano de 2009


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou 1.022 fiscalizações de trânsito de animais, vegetais, e seus produtos e subprodutos durante o ano de 2009. A meta, de 960 blitze, foi superada. Cada uma das 20 Coordenadorias Regionais do Instituto realizou pelo menos quatro blitze por mês. No ano de 2008 foram feitas 792 fiscalizações, superando a meta de 720.

As atividades de fiscalização móvel são constantemente intensificadas para o alcance das metas do Projeto Estruturador Certifica Minas, coordenado pelo IMA. Para facilitar os trabalhos das blitze, o IMA conta com veículos equipados de computador de bordo e GPS. Os equipamentos permitem a emissão imediata do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), ao sistema informatizado da instituição para verificar a situação dos proprietários, das cargas e das propriedades rurais.

Além disso, cada uma das 16 Barreiras Sanitárias fixas, estrategicamente localizadas nas estradas mineiras, possui um sistema de comunicação em tempo real sobre a situação do transito de animais e vegetais.

De acordo com o coordenador de Apoio à Operação Fiscal do IMA, Ronaldo Miranda, as infrações mais comuns são a falta de documento sanitário, como a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) e a Guia de Trânsito Animal (GTA), o mau acondicionamento da carga e o trânsito de produtos clandestinos. No ano de 2009, foram aplicadas 932 multas em decorrência dessas infrações.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Defesa Civil divulga balanço parcial de apoio humanitário aos municípios


A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) divulgou, nesta segunda-feira (11), o balanço parcial da distribuição de material de apoio humanitário aos municípios afetados pelas chuvas. Em todo o Estado, mais de 74 toneladas de alimentos foram enviadas para 87 cidades atingidas por precipitações, que começaram em setembro do ano passado.

De acordo com o boletim do Centro de Controle de Emergências (CCE) da Cedec/MG, 102 municípios mineiros foram afetados pelas chuvas e, desses, 41 estão em situação de emergência. Desde o início do período chuvoso em Minas Gerais, em setembro de 2009, 8.887 pessoas estão desalojadas e cerca de mil desabrigadas. Calcula-se que mais de 430 mil pessoas foram afetadas.

Para o chefe do Gabinete Militar do governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Eduardo Mendes de Sousa, as ações emergenciais do Governo do Estado para atender as famílias que sofreram as consequências das chuvas são suficientes para o período. “Nossos 12 depósitos avançados no Estado estão abastecidos para atender aqueles municípios em situação de emergência que solicitarem ajuda humanitária para assistência à população”, destaca.


Leia mais na integra: Agência Minas

Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais aposta na tecnologia em 2010


O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) espera inaugurar a primeira sala de telecentro ainda no início de 2010. O investimento em tecnologia é objetivo dos novos tempos no Ipem/MG, com a implantação do Sistema Integrado de Gestão (SGI), software desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), capaz de otimizar o modo de operação para nutrir a gestão de visão ampla dos efeitos de seu trabalho, desde o controle dos gastos, fiscalização online e ganho de tempo na execução, entre outros.

Até o final de fevereiro será inaugurada mais uma regional do Ipem/MG em Uberaba, com o objetivo de ampliar a área de atuação do instituto no interior do Estado, e ainda, dar atenção aos consumidores no que diz respeito à fiscalização de bens e produtos e instrumentos metrológicos em geral. Há também a intenção da criação de outro escritório regional em Teófilo Otoni.

O diretor-geral, Tadeu Mendonça, lembra que vários seminários foram realizados em 2009 para mostrar que o crime metrológico tem evoluído. Há alguns meses, houve registro de fraude em caminhão tanque que transportava combustível para um posto de gasolina em Contagem. As “gaiolas” retinham quase 200 litros de combustível e automaticamente evidenciaram com a análise do Ipem que a fraude procedia. “É importante que o consumidor se atente na hora de abastecer seu veículo; e o dono do posto de combustível, por sua vez, ficar igualmente cuidadoso quando do momento em que recebe o combustível para armazenamento”, diz ele.


Leia mais na integra: Agência Minas

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas vai coordenar rede de pesquisa que estudará praga que atinge produção de feijão


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vai coordenar uma rede de pesquisa, envolvendo algumas das principais instituições de pesquisa agrícola do Brasil e do exterior, relacionada à resistência do feijoeiro à mancha-angular, considerada a principal doença foliar da cultura. O planejamento foi feito durante o treinamento realizado no United States Departament of Agriculture (Usda), em Beltsville, nos Estados Unidos, pelo chefe do Centro de Pesquisa da Epamig Zona da Mata, Trazilbo José de Paula Júnior, em novembro de 2009. O objetivo é propor, até meados de 2011, uma nova série diferenciadora de feijão para caracterização das raças do fungo Pseudocercospora griseola, causador da mancha-angular, que será utilizada em todo o mundo.

A rede de pesquisa vai envolver, além da Epamig, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Embrapa Arroz e Feijão, Instituto Agronômico (IAC), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), que congrega pesquisadores de diversos países. Os testes com as cultivares de feijão serão concentrados na Epamig Regional Zona da Mata, em Viçosa, em parceria com a UFV, mas serão repetidos nos demais centros de pesquisa.


Leia mais na integra: Minas em pauta

sábado, 9 de janeiro de 2010

PSDB ou PSSP?

Em 1986, fui à convenção estadual do PMDB, agitando a bandeira de Pimenta da Veiga e Carlos Cota para o governo de Minas. Fomos “tratorados” pelo grupo adversário e embalado no véu da ingenuidade, saí dali perplexo com a disparidade da disputa. Por semelhanças e afinidades dissidentes, nasceu o PSDB e dois anos depois já emplacava a Prefeitura de BH com Pimenta e Azeredo, elegendo, já em 1994, o Presidente da República.

Hoje, 23 anos se passaram e vejo um filme com o mesmo enredo e diferentes nuanças. Com Mário Covas em outra dimensão, o Pimenta abnegado de cargos eletivos e o Partido desprovido de uma militância com poder de decisão, o que se assiste é o predomínio da cúpula paulista, capitaneada por Fernando Henrique, José Serra e Geraldo Alkimim. Após o revezamento de dezesseis anos entre paulistas, vimos a oportunidade de um mineiro, sócio-fundador do Partido e o Governador mais bem avaliado do Brasil se esvair ter de retirar seu nome da disputa, certamente por avaliar que a estratégia adotada pelo grupo de São Paulo é equivocada, do ponto de vista das alianças e sabiamente coloca o bastão nas mãos de quem brinca com o tempo e joga com a paciência dos seus aliados.

Então pergunto: Onde está o “D” da democracia e o “B” de brasileira contidos na sigla PSDB? Se acima dos princípios estatutários da pluralidade e do poder de decisão dos filiados (prévias) está a hegemonia do maior estado da federação? Acredito que a opção feita pelo companheiro Aécio é a mais viável e de maior zona de conforto. Inclusive, favorece eventual candidatura do Prof. Anastasia. Entretanto, a história merece respeito. Seja a história do Partido, seja a história do Dr. Tancredo ou mesmo a história do próprio Aécio que sempre enfrentou semelhantes obstáculos em sua trajetória política.

Fica difícil vestir a camisa partidária quando se ouve o monólogo do venha a nós. Mas e o vosso reino? Noutras palavras, já fiz campanha para FHC, Serra e Alkimim, mas Minas não pode continuar na condição de fornecedora de Vices ou de permanente “cabo eleitoral”. Afinal, somos o segundo maior estado do país e vivemos um momento que nos credencia para reviver a era JK. Porém, revezando as iniciais do postulante da atualidade com uma vogal e uma consoante, ao invés de repetirmos duas consoantes. Isto sim é alternância de oportunidades e faz jus ao nome PSDB, o contrário equivale a sigla PSSP.

Um abraço reflexivo com votos de Feliz 2010 e até breve,

José Teixeira de Sousa Sobrinho
Membro do PSDB de Belo Horizonte


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Banco do Brasil regulariza pagamento de servidores públicos do Estado


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) informa que o atraso no crédito dos servidores públicos estaduais do pagamento relativo à folha do mês de dezembro/2009, nesta sexta-feira (8), decorreu exclusivamente de problemas operacionais de processamento do Banco do Brasil. Desde 2003, o Governo de Minas nunca atrasou o pagamento, liberando em tempo hábil as informações e os recursos para o processamento do crédito para a instituição financeira.

Como em todos os pagamentos anteriores, o Governo de Minas, por meio das secretarias de Planejamento e Gestão e Fazenda, encaminhou dentro do prazo hábil a liberação do detalhamento e dos recursos do pagamento da folha relativa a dezembro/2009. Conforme informações do Banco do Brasil, o crédito de todos os servidores públicos do Estado de Minas Gerais estará regularizado no decorrer da manhã desta sexta-feira (8).

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)


Leia a seguir as informações distribuídas pelo Banco do Brasil:

“Informamos que houve um problema técnico no sistema do Banco, que já foi regularizado desde 9 horas, com retorno normalizado do atendimento e do pagamento de salários dos servidores do Governo do Estado.”

Atenciosamente,

Banco do Brasil - Superintendência de Minas Gerais

Núcleo de Comunicação - (31) 3217-3595

Saúde apresenta balanço de 2009 sobre a Influenza A (H1N1)


Em 2009, vários municípios mineiros enfrentaram desafios no que diz respeito à saúde pública. Um deles foi a Influenza A (H1N1). O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), se mobilizou para combater o vírus, que rapidamente se espalhou pelo mundo, provocando a morte de milhares de pessoas.

Minas adotou rapidamente ações que seguiram três eixos - vigilância, assistência e comunicação. Foi criado o Comitê Técnico do Plano Estadual de Contingência da Influenza A (H1N1), envolvendo entidades médicas públicas e privadas, permitindo que as ações do Comitê fossem postas em prática quase ao mesmo tempo em que eram decididas.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Felipe Caram, três pontos positivos foram importantes para o controle. “O primeiro foi a rápida resposta do Governo diante da pandemia, decretando emergência dias depois do primeiro registro. Outro foi a concentração do comando no Comitê, o que deu agilidade às ações. A parceria entre o Estado e a rede privada de saúde, principalmente no repasse de informações sobre os pacientes, também foi essencial”, destacou.

As iniciativas mais contundentes foram direcionadas para a vigilância, sobretudo nos pontos de entrada de pessoas no Estado. Para isso, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), passou a realizar uma espécie de bloqueio nos aeroportos mineiros com o objetivo de monitorar a chegada de pessoas vindas das áreas de risco. Além disso, um serviço de call center foi criado para monitorar a entrada de passageiros e esclarecer dúvidas sobre os sintomas e a doença. Entre maio e outubro, o serviço efetuou, aproximadamente, 3,1 mil ligações.


Leia mais na integra: Agência Minas

BDMG ultrapassa marca de R$ 1 bilhão em desembolsos


Recursos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) atenderam 4.269 clientes em 2009, número 40% maior que no período anterior. O BDMG desembolsou no ano passado, R$ 1,04 bilhão, 36% a mais que 2008, um marco histórico nos seus 47 anos. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (7), pelo presidente da instituição, Paulo Paiva. “Conseguimos ultrapassar o patamar de R$ 1 bilhão e, para 2010, a meta é elevar ainda mais o volume de financiamentos para estimular a dinâmica da economia mineira, desembolsando R$ 1,35 bilhão, 30% acima do que conseguimos no ano passado,” disse.

Paulo Paiva lembrou os compromissos selados pela equipe por ocasião da formulação do Plano Estratégico 2008-2011, quando ficou decidido que o BDMG passaria por um processo interno de reinvenção, partindo de um novo conceito da atividade de fomento em busca da visão de futuro de “ser o Banco indispensável ao desenvolvimento de Minas Gerais” e de cumprir a missão de “ser inovador, parceiro do cliente em soluções financeiras para empreendimentos comprometidos com a geração de oportunidades e o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais”.

Desde então, alinhado às diretrizes do Governo de Minas, o BDMG adotou a estratégia de focar sua atuação no compromisso com a inclusão social e com o desenvolvimento sustentável, o que se refletiu no apoio a projetos importantes para o Governo do Estado.


Leia mais na integra: Agência Minas

Opção pelo Simples Nacional termina no próximo dia 29 de janeiro

Termina no dia 29 de janeiro o prazo para que as microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP) façam sua opção para ingressar no Simples Nacional, conforme agenda estabelecida pelo Comitê Gestor do Simples Nacional. De acordo com esse Comitê, as micros e as pequenas empresas que já tenham agendamento aceito não precisam optar, pois estarão na condição de optante. Os pedidos que não apresentarem pendências serão deferidos imediatamente. Se houver pendências, deverão ser resolvidas junto à Receita Federal, Estadual ou Municipal.
O Comitê Gestor informa ainda que o Microempreendedor Individual (MEI) que tenha iniciado suas atividades em 2009 por meio do Portal do Empreendedor não precisa optar novamente pelo Sistema. Nesse caso, deverá apresentar até o dia 29 de janeiro a Declaração Anual do Simples Nacional e emitir o carnê de pagamentos relativo a 2010.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Governo Aécio Neves regulamenta posicionamento de servidores efetivos

O governador Aécio Neves assinou no dia 31 de dezembro de 2009 o decreto 45.274/2009, que regulamenta o posicionamento dos servidores efetivos por tempo de serviço nas carreiras do Poder Executivo Estadual. O decreto beneficiará 169,5 mil servidores, sendo 128.876 ativos e 40.692 inativos. O impacto financeiro mensal com o reposicionamento, incluindo os encargos, será de R$ 38,176 milhões. O decreto entra em vigor no dia 30 de junho.

Em 2005, época da implementação das novas estruturas de carreiras do Poder Executivo, o tempo de serviço não foi utilizado como critério para posicionamento dos servidores, sendo considerado somente o valor do vencimento básico e a escolaridade. Naquela ocasião, o Governo Aécio Neves atendeu a uma reivindicação histórica dos servidores com novos planos de carreiras e tabelas salariais para o conjunto do funcionalismo.

Aécio Neves é Candidato ao Senado Federal

Decisão de não ser vice é definitiva

Aécio garante que não vai recuar na sua intenção de tentar uma vaga no Senado em outubro. Com isso, enterra a possibilidade de compor chapa com José Serra para disputar a Presidência
Os tucanos e aliados do PSDB que ainda contavam com o governador Aécio Neves como opção, caso o governador paulista, José Serra, prefira concorrer à reeleição em vez de se lançar na corrida presidencial, terão que pensar em outro plano B. O governador mineiro afirmou ontem que sua decisão de não disputar a Presidência da República é definitiva e que seu destino é concorrer ao Senado, dando com isto suporte à candidatura do seu atual vice, Antonio Augusto Anastasia, ao governo de Minas Gerais. Aécio também não cogita a possibilidade de ser vice em uma eventual chapa puro-sangue do PSDB.

Sobre a decisão de retirar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, anunciada pouco antes do Natal, foi taxativo. “É definitiva e estou entusiasmado com as questões de Minas Gerais. A elas me dedicarei a partir de agora”, afirmou. O governador disse que será pré-candidato ao Senado, trabalho pelo qual começa a se dedicar esse mês. Em janeiro e fevereiro, Aécio percorrerá municípios mineiros para uma série de inaugurações e visitas a obras. “Isso sempre que possível na companhia do vice-governador Antonio Anastasia, até porque ele terá responsabilidade de, a partir de abril, dar andamento a todos esses investimentos”, adiantou.

O governador disputava a indicação do partido para concorrer à Presidência com o colega paulista, José Serra, que até agora evita se colocar como pré-candidato. Aécio saiu de cena alegando que o prazo para conseguir novos aliados para a chapa tucana se esgotou. Serra vem defendendo que o partido só tome uma posição em março. Embora diga que a condução do processo cabe ao partido e que depois de retirar seu nome da disputa interna não lhe cabe fazer cobranças, Aécio indicou que o PSDB acabará sendo forçado a definir a candidatura. “Vai ficar naturalmente clara a necessidade de termos um candidato. Isso pode ocorrer nas próximas semanas, no próximo mês. É uma decisão que o partido terá que tomar”.

Aécio voltou a dizer que seu afastamento do processo facilita um posicionamento dos tucanos e o embate do partido com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A estratégia dos tucanos é intensificar as críticas para evitar um possível crescimento da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por causa dos altos índices de popularidade do petista. Com a desistência, o mineiro afirma que falta apenas um posicionamento oficial de José Serra. “No momento em que me afasto dessa disputa, é claro que começa a haver uma clareza maior em relação a quem será o candidato do partido”, afirmou.

Mesmo com a insistência de alguns aliados para que Aécio venha a compor uma chapa como vice de José Serra, o governador negou mais uma vez a hipótese. Segundo ele, o partido precisa trabalhar para conseguir novos aliados. “Não cogito hoje essa hipótese, acho que ela não é benéfica para o nosso projeto. Serei, no momento que o candidato do partido for definido, um soldado. Mas mergulhado nas questões de Minas”, afirmou.

Secretariado De volta de Angra dos Reis, onde passou o recesso do fim-de-ano, Aécio iniciou as conversas para compor o novo secretariado do governo, já que integrantes de sua equipe terão que deixar os cargos até abril para concorrer a novas vagas no Legislativo. O governador confirmou que pode antecipar a troca para dar aos gestores um tempo maior de concluir as ações previstas para este ano. Aécio não adiantou a data da mudança. “Estou agora fazendo umas consultas, começando a definir alguns nomes, conversando inclusive com os secretários que sairão, mas eu não quero fixar uma data antes que eu tenha uma equipe montada.”


Cidade administrativa

A mudança dos cerca de 16 mil servidores para a Cidade Administrativa, que começaria a ocorrer de forma escalonada a partir do dia 15 de janeiro, vai atrasar. O governador Aécio Neves (PSDB) disse ontem que a obra atrasou por causa das chuvas de dezembro, e a nova data será definida na última semana do mês, quando ele fará a última vistoria. Aécio esteve no local e se reuniu ontem com os responsáveis pelo empreendimento. De acordo com ele, as construções estão praticamente concluídas e os problemas foram no subsolo e na parte de paisagismo. “Não gostaria de fazer uma mudança pela metade, dando impressão de obra inacabada”, disse.

Fonte: Uai.com

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Empossada superintendente do Hospital da Unimontes


Foi empossada como superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), nessa segunda-feira (4), a administradora Joelina da Conceição Alves de Almeida, que também vai acumular o cargo de diretora-administrativa, que já exercia. Ela substituiu o vice-reitor, professor João Canela, que deixou a superintendência para se dedicar inteiramente às suas funções na direção da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a qual o hospital está vinculado.

A solenidade de posse, realizada no auditório do hospital, foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, contando com a participação de integrantes da administração superior da Universidade, além de gerentes, coordenadores e servidores do HUCF. Também compareceu o diretor assistencial do Hospital Universitário Clemente de Faria, professor Cássio André Souza Vieira.

Na oportunidade, o professor Paulo César de Almeida assinou a portaria 01/2010, que oficializa a mudança administrativa, efetivada a pedido do próprio vice-reitor, professor João Canela, que continuará acompanhando as ações da direção do Hospital da Unimontes, onde também atua como médico e docente e, ainda, como pesquisador na área de infectologia.


Leia mais na integra: Agência Minas

Música Minas beneficiou 62 projetos no ano de 2009


Desde os tempos em que os bailes eram contratados na rua, conjuntos musicais eram formados e desfeitos no Ponto dos Músicos, em plena calçada da avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, não se via a classe musical de Minas Gerais falando em uníssono tão afinado quanto agora. Uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com o Fórum da Música de Minas Gerais - que congrega cinco entidades representativas do segmento musical, cantores, instrumentistas e produtores de música do Estado - resultou em um inédito mecanismo de fomento à música mineira: o Música Minas - Programa de Estímulo à Música. A iniciativa, lançada oficialmente em março de 2009, já rendeu excelentes frutos beneficiando 62 projetos de artistas e grupos mineiros.

Destinado a compositores, intérpretes e instrumentistas, de diversos gêneros e tendências musicais, o programa teve inscrições ao longo de 2009 com recursos orçamentários de aproximadamente R$ 1,55 milhão. O objetivo da iniciativa é criar mecanismos e ações sustentáveis para que a música produzida em Minas Gerais encontre um lugar expressivo no mercado estadual, nacional e internacional para mostrar sua diversificada e rica produção, escoando seus produtos e formando público para seus artistas.


Leia mais na integra: Agência Minas

Fundação Clóvis Salgado recebe propostas para Edital Artes Visuais 2010


Os artistas plásticos de todo o país que não enviaram suas propostas para o Edital Artes Visuais 2010 - Edição Complementar ainda podem se candidatar ao processo seletivo que vai selecionar trabalhos para exposição nas galerias Genesco Murta, Arlinda Corrêa Lima e Espaço Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes. Até esta sexta-feira (8), a Fundação Clóvis Salgado e o Instituto Cultural Sérgio Magnani recebem gratuitamente as inscrições que serão aceitas pessoalmente ou pelos Correios, via carta registrada com Aviso de Recebimento (AR).

Os proponentes devem ser brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência fixa no Brasil há mais de dois anos. Cada um pode se inscrever com até duas propostas, sendo uma individual e uma coletiva. O objetivo do edital é divulgar o trabalho dos artistas nas galerias do Palácio das Artes e levar ao público produções de qualidade em diversas linguagens, como pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia e instalações. Os critérios para a seleção das propostas levam em conta, por exemplo, a qualidade e contemporaneidade da mostra, o ineditismo na capital mineira e a adequação ao espaço físico pretendido.

O resultado será divulgado na segunda quinzena de janeiro de 2010, no site do Palácio das Artes. Os artistas selecionados contam com total suporte da Fundação Clóvis Salgado, que oferece toda a estrutura de espaço, mobiliário, segurança, iluminação e divulgação. O regulamento completo do edital, plantas das galerias e ficha de inscrição estão disponíveis no site http://www.fcs.mg.gov.br/.

Serviço

Edital de Artes Visuais 2010 - Edição Complementar

Inscrições: até 8 de janeiro de 2010

Inscrições gratuitas





Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais oferece bolsas de iniciação científica


Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) está recebendo currículos de estudantes do ensino superior de diversas graduações até a próxima segunda-feira (11). São 17 vagas para a realização da iniciação científica em 2010 e os graduandos devem estar matriculados a partir do segundo período.

Os alunos irão atuar nas áreas de Bacias Hidrográficas; Reologia; Células Fotovoltaicas; Microbiologia; Gases de Emissões Veiculares; Botânica; Geoprocessamento; Biotecnologia; Pesquisa de Alimentos; Tecnologia Mineral; Tecnologia Metalúrgica; Administração; Química Ambiental; Toxidade na Cadeia Trófica; Sistemas de Informação; Resíduos Sólidos; e Combustíveis.

A carga horária será de 20 horas semanais e o valor da bolsa é R$ 300. Os interessados devem enviar currículo para o endereço eletrônico: curriculo@cetec.br ou ligar para (31) 3489-2225.


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Morre o comediante Roberto Roney


Último trabalho do ator na TV foi em 2005, na novela 'A lua me disse'.Enterro acontecerá nesta segunda (4), no Rio.

O ator e comediante Roberto Roney, de 70 anos, morreu no início da noite deste domingo (3), em sua casa, no bairro de Copacabana, Zona Sul do Rio. Segundo uma amiga da família, Roney sofria de câncer no pulmão e faleceu por causa de uma insuficiência respiratória.

Roney estreou na extinta TV Tupi, em 1963, e participou de vários programas humorísticos, como a "Escolinha do Professor Raimundo", onde interpretava o personagem Simplício Carneiro. O último trabalho do ator na televisão foi em 2005, como o Everaldo da novela "A lua me disse", da TV Globo.

No cinema, o comediante participou de filmes brasileiros como "As loucuras de um sedutor" e "Perdidos no vale dos dinossauros", além da produção italiana de 1984, "Eu, você, ele e os outros", onde atuou ao lado dos atores Terence Hill e Bud Spencer.

O corpo do ator está sendo velado no São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde será enterrado às 16h desta segunda-feira (4).


domingo, 3 de janeiro de 2010

Victor Fasano é internado com malária em hospital do Rio


Ator contraiu a doença no Amazonas
Redação CORREIO | Foto: Angeluci Figueiredo
Victor Fasano foi internado com malária, na tarde de sexa-feira (01), no hospital Barra D'or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele está se tratando e deve receber alta até a segunda-feira (04). O ator acredita ter contraído a doença quando esteve, há cerca de um mês e meio, em Atalaia do Norte, no Amazonas.

“Lá não tinha mosquito, então acabei não me protegendo, não usei o repelente. Mas, quem vai se meter a salvar a floresta tem que pagar um preço”, disse ele, bem-humorado, a Revista Quem neste domingo (3).

Victor esteve em Atalaia do Norte para conhecer os hotéis locais, pois, engajado em causas ambientais, acredita que ainda não exista no Brasil a infra-estrutura necessária ao setor para receber os turistas. Na volta da viagem, o ator sentiu-se mal, fez alguns exames, mas nada foi detectado, provavelmente pela contaminação ter sido recente.

Em seguida, integrou, no início de dezembro, a delegação brasileira que foi a Copenhagen, na Dinamarca, onde líderes mundiais se encontraram para discutir a questão do aquecimento global. O trabalho mais recente de Victor na TV foi na trama das oito 'Caminho das índias', que antecedeu a atual 'Viver a Vida'.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Curiosidade para saber quem é o novo milionário de Brasília


Embora não haja confirmação oficial, casa lotérica com nome sugestivo localizada na Rodoviária do Plano Piloto é apontada como o lugar onde foi feito o jogo do brasiliense que acertou as seis dezenas da Mega-sena.

É grande a curiosidade para saber quem é o dono do bilhete com os seis números mágicos da Mega-Sena da Virada do Ano — 10, 27, 40, 46, 49 e 58 — , sorteados poucas horas antes da chegada de 2010.

Os sortudos — um de Brasília e outro de Santa Rita do Passaquatro (SP) — dividirão mais de R$ 144 milhões, o maior prêmio pago na América Latina. Cada um embolsará R$ 72.450.747,46.

“Os dois bilhetes vencedores são de apostas simples, ou seja, de R$ 2”, informa Moreira Franco, vice-presidente de Loterias da Caixa Econômica Federal.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Quinze morrem em soterramento de pousada Sankay em Ilha Grande; mortos por chuva no RJ são 30

Número de mortos por chuvas no estado chega a 30.
Equipes buscam sobreviventes na Praia do Bananal.

O subsecretário de Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro, Pedro Machado, anunciou nesta sexta (1º) que quinze corpos foram encontrados nos escombros da pousada Sankay, soterrada na Praia do Bananal, na Ilha Grande. De acordo com ele, há cinco feridos em estado grave. Com isso, e com a morte de uma menina de 3 anos que havia sido resgatada na quinta-feira (31) em Cascadura, no subúrbio do Rio, subiu para 30 o número de mortes pela chuva que atinge o estado desde quarta (30).

Uma equipe formada por funcionários da Defesa Civil, bombeiros e integrantes da Capitania dos Portos está na Praia do Bananal. Embarcações da Marinha dão apoio à operação. O prefeito de Angra, Tuca Jordão, o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, acompanham os trabalhos na Praia do Bananal.

Quatro pessoas de uma mesma família estão desaparecidas no Morro da Carioca, na região central de Angra dos Reis, na Costa Verde do estado do Rio de Janeiro. A informação foi repassada pelo subsecretário da Defesa Civil do município, José Lucas, com base no relato de parentes dos desaparecidos.

A Defesa Civil da cidade mobilizou 80 homens para tentar atender a cerca de 150 chamados, entre deslizamentos e quedas de árvores. No fim da tarde de quinta-feira (31), o município já havia entrado em estado de emergência, mas, na manhã desta sexta-feira (1º), a prefeitura ainda avaliava a exata extensão dos danos.

Por causa dos estragos provocados pela chuva, o prefeito da cidade, Tuca Jordão, decretou luto por três dias e cancelou toda a programação do final de ano, entre elas a tradicional procissão marítima que aconteceria nesta sexta. A festa pelos 508 anos de Angra, que seria comemorada no próximo dia 6, também foi cancelada.

O sub-secretário de Defesa Civil do estado do Rio, Pedro Machado, está a caminho de Angra.

Rio-Santos

Uma queda de barreira na madrugada desta sexta-feira (1º) interdita a rodovia Rio-Santos, na altura de Paraty, no litoral Sul Fluminense. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a via encontra-se fechada nos dois sentidos.

O deslizamento aconteceu por volta das 2h, no trecho do 583 km. Há outros quatro pontos de interdição entre o km 511 e km 583. Há homens da PRF, Defesa Civil e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalhando no local para tentar desobstruir a via.

Segundo a polícia, não há indicação de rota alternativa e o acesso às duas cidades está comprometido. A recomendação é que os motoristas evitem a Rio-Santos.

A Estrada do Contorno, que dá acesso a algumas das principais praias de Angra, também está interditada.

19 mortos no estado
As chuvas causaram 19 mortes no estado entre os dias 30 e 31 de dezembro. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, um dos municípios mais afetados, mais de 1.800 pessoas estão fora de suas casas. Uma criança de 7 anos morreu no bairro de Jardim Gramacho.

Segundo a Defesa Civil estadual, morreram também 5 pessoas na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste; 2 em Cascadura, 2 em Irajá, 2 em Vaz Lobo, no subúrbio; 2 em Magé, 1 em São João de Meriti e 2 em Belford Roxo, na Baixada Fluminense; e 2 em Niterói, na Região Metropolitana.