Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador saúde. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Anastasia já inicia o ano com metas definidas para a saúde e educação e deve implementar o ‘professor de família’

Anastasia define as metas para início do seu novo mandato

Minas. Com prioridade para saúde e educação, tucano apresenta projetos estruturados ao primeiro escalão


Metas levam em conta os rumos que o país tomará, diz Anastasia

O governo do Estado formaliza hoje as duas principais metas deste início de gestão. Projetos nas áreas de saúde e educação, com prazos e resultados a serem cumpridos, vão nortear o governo de Antonio Anastasia (PSDB). O governador se reúne hoje, pela primeira vez, com toda sua nova equipe. O tucano dará posse aos 22 secretários e colocará na mesa os objetivos gerais do governo para os próximos quatro anos.

Na educação, que será coordenada pela ex-reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazzola (PSB), um dos maiores e mais desafiadores programas a ser implementados pelo governo será o “professor da família”. A intenção é implementar o projeto nas cidades com menos de 30 mil habitantes, que têm índices de educação básica abaixo da média estadual.

Já a descentralização do acesso à saúde é o principal desafio da secretaria que continuará sob o comando de Antônio Jorge (PPS). O governador que fortalecer os hospitais regionais e criar novos centros de atenção especializada. Uma das metas colocadas é reduzir a taxa de mortalidade infantil para uma meta de 11 óbitos para cada mil nascidos vivos.

Apesar das metas estabelecidas nessas duas áreas, Anastasia já avisou que continuará com os chamados projetos estruturados, que tem a intenção de fazer com que as ações prioritárias sejam, de fato, cumpridas.

Perfil. O tucano também apresentará hoje aos novos secretários a sua forma de governar. Todas as propostas elencadas no plano de governo terão prazos definidos para implementação. Ele próprio, com o auxílio da secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, continuará exercendo o papel de fiscalizador das metas estabelecidas, mesmo trabalho que realizou ainda como vice-governador, nos últimos quatro anos, na gestão de Aécio Neves (PSDB).

O chamado “escritório de prioridades” – um dos primeiros projetos criados por Antonio Anastasia em seu segundo mandato – ficará à frente da integração entre vários os setores do governo, ajudando a construir aquilo que o tucano chamou de redes integradas de desenvolvimento.

“O programa propõe-se a estruturar uma nova forma de governar, que leve em conta o horizonte que o Brasil enfrentará nos próximos anos”, disse o tucano, em seu plano de governo.

Foco

Promessas para as áreas social e de

infraestrutura

O governador Antonio Anastasia pretende fazer

com que o desenvol

vimento social seja

um dos principais destaques do governo durante os próximos anos. A pas

ta será dirigida por Wander Borges (PSB). Uma d

as propostas é implantar o “Programa Porta a Porta”, que busca colocar equipes para identificar famílias que precisem de apoio para sair da condição de miséria e extrema pobreza.

Assim como na gestão de Aécio Neves, Anastasia promete manter investimentos na infraestrutura ? considerada um grande gargalo pelo setor produtivo.

A área será coordenada por Carlos Melles (DEM) e terá como principal projeto o “Programa Caminhos de Minas”, que visa pavimentar mais 223 trechos de estradas por todo o Estado. Durante a campanha eleitoral, no ano passado, o governador assumiu compromisso de fazer de Minas Gerais o “Estado logístico” do país. (MJN)

Secretarias

Pela lei delegada, governador formaliza a criação de pastas

O ano mal começou e o governador Antonio Anastasia (PSDB) já usou

o poder dado a ele pela delegação de leis, aprovada pela Assembleia Legislativa, no dia 17 de dezembro. Ontem, a lei delegada número 179 foi publicada em edição extra do Diário Oficial de Minas Gerais.

Na prática, a lei determina a criação de três secretarias de Estado e três secretarias extraordinárias, que já tinham sido anun

ciadas pelo governador na última quarta-feira.

Com a lei delegada, foram criadas as secretarias de Estado de Trabalho e Emprego e da Casa Civil e Relações Institucionais. Além disso, a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas se transforma agora em uma pasta permanente. A criação das secretarias extraordinárias da Copa do

Mundo, de Gestão Metropolitana e de Regularização Fundiária também foi formalizada pelo governador.

Segundo a lei delegada de Anastasia, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo vai ter apoio logístico e operacional da Secretaria de Governo. A pasta de Gestão Metropolitana, a ser gerida por Alexandre Silveira, terá o apoio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já a Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária vai ser apoiada pelo Instituto de Terras de Minas Gerais.

Anastasia também definiu a nova formação das secretarias e subsecretarias. No total

, Minas passa a ter 19 secretarias permanentes e três extraordinárias. As pastas que têm o maior número de subsecretarias são Defesa Social e Saúde: cinco cada uma. (Rodrigo Freitas)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A farsa contida na história de que “MP acusa o governo mineiro de desviar 4,3 bilhões da Saúde”

Por Reinaldo Oliveira,

A distorção da informação é algo muito sério e que muitas vezes tira o foco da verdade. É preciso identificar as fontes que procuram por meio de inverdades manchar a imagem de instituições públicas, que nos últimos sete anos conseguiram impor um novo nível gerencial na gestão pública do Brasil. O Governo Aécio Neves foi reconhecido internacionalmente pelas ações de fortalecimento dos bens públicos. Hoje, o Choque de Gestão é empregado pelo Banco Mundial como referência para gestores de diversas partes do mundo.

Vale ressaltar que um Governo, que teve como meta a lisura e a transparência, não seria irresponsável a ponto de produzir peças contábeis com o propósito de criar factóides. A notícia recentemente divulgada no universo das mídias sociais dá a conta de como é possível utilizar a internet para produção de mentiras. Este é o caso dos fatos que envolvem uma ação do Ministério Público Federal contra a Copasa e o Governo de Minas com a finalidade de esclarecer investimentos executados em saúde e saneamento.

A ação reside em um questionamento do Ministério Público que já foi devidamente respondido pela Copasa e pelo Governo de Minas. O mal entendido está no fato de que na prestação de contas do Governo ao Tribunal de Contas do Estado está escrito que o Governo executou parte dos investimentos em saúde por meio da Copasa.

A Copasa, por sua vez, afirmou que não recebe recursos do Tesouro do Estado para investimento em saneamento. As duas informações somadas deram origem ao mal entendido e alimentaram a má fé de internautas petistas de plantão.

Qual das duas afirmações está certa? A do Governo ou da Copasa? Resposta: as duas!

É verdade que o governo executa as ações por meio da Copasa e é verdade que a Copasa não recebe recursos do Governo. A Copasa é uma empresa pública, pertence ao Governo do Estado e executa com recursos próprios a política do governo para o setor.

É a mesma coisa do Governo Federal dizer que construiu milhares de casas no Minha Casa Minha Vida. O Governo Federal não construiu nenhuma casa. Quem constrói é a Caixa Econômica Federal. Ou seja, o Governo Federal executa o programa com apoio da Caixa. Este é o mesmo caso do Luz Para Todos. O Governo Federal não faz o Luz para Todos. Ele executa o programa pela Eletrobrás e não por meio do Tesouro Federal.

Com a finalidade de induzir a opinião pública ao erro, o texto divulgado por blogs do PT não esclarece a verdade dos fatos. O Governo de Minas não faz transferência de recursos para a Copasa, a empresa caminha pelas próprias pernas e tem recursos próprios para implementar investimentos em saneamento básico. Por ser uma empresa pública estadual, ela obedece às orientações do Governo de Minas que define as ações prioritárias. Desta forma, não há transferência de recursos da saúde, via Tesouro Estadual, para a Copasa.

Para quem se interessa pela política de saneamento do Estado, resgistra-se que o Governo de Minas numa decisão histórica com o objetivo de pagar uma dívida histórica com os mineiros dos Vales do Jequitinhonha e Norte de Minas criou a Copanor, uma empresa pública que tem o objetivo de garantir saneamento para a população carente dessas regiões a custos subsidiados. A Copanor, ao contrário da Copasa, recebe recursos do Tesouro Estadual.

Hoje, Minas Gerais ocupa um lugar de destaque no ranking dos municípios que são atendidos por rede geral de esgoto. Apesar de o Estado possuir o maior número de cidades do país – 853 – e de conviver com grandes desigualdades regionais, os mineiros podem ter orgulho e comemorar a 3ª posição nacional conforme levantamento elaborado pelo IBGE. Este resultado fala por si e demonstra a eficiência do Estado na gestão do saneamento; fato que revela a importância da Copasa na execução e implementação eficiente desta ação.

O compromisso com a verdade sempre deve nortear as nossas ações. A internet é um instrumento de democratização da informação e com tal deve ser utilizada com responsabilidade. Disseminar inverdades não faz parte da boa política. O contraditório é sempre necessário e faz parte do jogo democrático. O que não podemos aceitar e a orquestração deliberada de ações que envolvam atos de calúnia e difamação. Este é o instrumento dos que querem fazer política pautada na mentira.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Antonio Anastasia lança programa que cria força tarefa na mobilização do combate a dengue em Minas


O governador Antonio Anastasialançou, nesta quarta-feira (17), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, o Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue. Trata-se de um conjunto inédito de ações, reunindo o esforço do Governo de Minas, Exército, Aeronáutica, Ministério da Saúde, prefeituras e sociedade no enfrentamento à ameaça de uma grande epidemia da doença no Estado. Entre as ações está a criação de uma Força Tarefa formada por cerca de 400 profissionais e voluntários. O Governo de Minas investirá no programa R$ 60 milhões do Tesouro do Estado até junho de 2011.

Segundo o governador, o quadro é grave e é preciso agir de forma coordenada e inteligente para reverter os números da dengue. Anastasia lembrou que o combate à dengue não tem resultado efetivo se for uma ação isolada do poder público e que precisa de uma mobilização maciça da sociedade para ter sucesso.

“Nosso objetivo é empreendermos uma verdadeira guerra contra a dengue. Precisamos evitar os óbitos que já chegam a quase 100 em Minas Gerais neste ano. A prevenção não é uma ação exclusiva do poder público, mas podemos ser os condutores desse processo a partir das parcerias firmes que estamos estabelecendo com as Forças Armadas, Ministério da Saúde, municípios e entidades”, afirmou o governador, em seu pronunciamento.

Levantamento do Ministério da Saúde indicou a morte de 592 pessoas vítimas da doença este ano no Brasil, um aumento de 89,7% em relação a 2009, quando foram registrados 312 óbitos. Em Minas Gerais, ocorreram 98 mortes pela doença em 2010. No ano passado foram 24.

Força Tarefa

De acordo com Anastasia, as pessoas já sabem o que devem fazer para evitar a dengue, mas precisam transformar esse conhecimento em ação, partir para a prática no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Para estimular as pessoas a participar, o Governo de Minas decidiu criar, numa ação conjunta com seus parceiros, uma verdadeira Força Tarefa de combate à dengue.

A Força Tarefa será formada por 432 pessoas, sendo 200 soldados do Exército, 40 da Aeronáutica, e 192 homens treinados pela Secretaria de Estado de Saúde no combate aos focos do mosquito. Também integram a Força Tarefa, nove caminhões, 10 ônibus para dar suporte às equipes de trabalho e 70 carros fumacê, cedidos pelo Ministério da Saúde, 600 bombas costais.

“Estamos dando um passo adiante. Tendo um pressuposto que a informação já chegou bem, estamos agora é partindo para uma mobilização maior. A palavra-chave dessa guerra talvez seja exatamente essa: a mobilização, mostrando às pessoas que não basta a ação do governo, não basta meramente os anúncios na televisão, porque as pessoas sabem o que devem fazer e por muitas vezes não fazem. Então, temos de mostrar a elas que é fundamental fazer”, disse o governador.

Ações

A Força Tarefa atuará nos 20 municípios mineiros com maior incidência da doença. Os homens e todo equipamento utilizado pela Força Tarefa permanecerá em cada cidade por 15 dias. Eles farão uma varredura em áreas consideradas de risco, eliminando focos do mosquito. Nos pontos de maior circulação de pessoas serão montados os “Dengômetros”, área de convívio social onde as pessoas terão acesso a todo tipo de informação sobre a dengue.

Os caminhões que integram a Força Tarefa serão transformados em Dengue Móvel e circularão pelas cidades trocando entulho por material escolar. Pneus, latas e garrafas pets serão trocados por 45 mil cadernos e 125 mil borrachas e lápis.

“O governo vai se mobilizar na sua inteireza, todos os órgãos de governo, e esperamos que a sociedade também tenha essa mesma mobilização e consiga, inclusive com prêmios, apresentando nos ‘Dengômetros’ que vamos fazer nas cidades, nas diversas caravanas, dando prêmios para aqueles que nos entregam os pneus, aqueles materiais que são materiais, potencialmente, para recriação do mosquito”, afirmou o governador.

O Governo de Minas já está realizando oficinas de mobilização social nos 20 municípios com maior incidência da doença. A proposta das oficinas é alertar empresas, comércio, sindicatos, igrejas, clubes de serviço, ONGs, escolas, postos de combustíveis, associações de bairros sobre a importância da participação ativa de cada um e de todos na prevenção e controle da dengue.

Comitê de Enfrentamento

Durante a solenidade, ao lado do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, o governador assinou dois decretos e anunciou o envio de Projeto de Lei à Assembleia Legislativa propondo medidas para diminuir a propagação da dengue, principalmente a partir do combate aos focos em órgãos públicos, comércio, indústria e canteiros de obras. Um dos decretos cria o Comitê Estadual de Enfrentamento da Dengue, formado por representantes da Copasa,Cemig e secretarias de Estado, responsável pela coordenação das ações a serem desenvolvidas.

Ao final da solenidade, o governador, em um gesto simbólico, colocou adesivo alusivo ao programa de combate à dengue em um carro oficial do Governo de Minas. Os adesivos serão colocados nos mais de 20 mil veículos que integram a frota oficial do Estado.

Compromisso

Antes do lançamento do programa de combate à dengue, o governador se reuniu com o secretariado e representantes de órgãos estatais como Cemig, Copasa e Cohab/MG e prefeitos de 80 municípios mineiros considerados prioritários no combate à dengue. Ele disse que o enfrentamento da doença é um compromisso do Governo de Minas e que a participação efetiva de todos será decisiva para reverter os números da dengue no Estado.

Os 20 municípios que concentram o maior número de casos de dengue (63,33%) e que receberão a visita da Força Tarefa são: Belo Horizonte, Betim, Montes Claros, Juiz de Fora, Contagem, Teófilo Otoni, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Carangola, Unaí, Paracatu, Divinópolis, Uberaba, Uberlândia, Sabará, Curvelo, Santa Luzia, Patos de Minas, Passos e Manhuaçu.

A ação começa neste sábado (20), por cinco municípios: Ribeirão das Neves, Betim, Vespasiano, Santa Luzia e Juiz de Fora. A Força Tarefa permanecerá 15 dias em cada município.

Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue

Investimento – R$ 60 milhões do Tesouro do Estado (até junho de 2011)

Parceiros do Governo de Minas – Exército, prefeituras, lideranças comunitárias e sociedade.

Período de duração – Permanente

Mobilização

Criação da Força Tarefa

192 homens da Secretaria de Estado de Saúde (SES)

200 do Exército

40 da Aeronáutica (100 em Belo Horizonte, 80 em Juiz de Fora e 20 em Montes Claros)

09 caminhões – Dengue Móvel

10 ônibus – Transporte das equipes

70 carros fumacê

600 bombas costais

20 Dengômetros – Área de convívio e informação sobre a dengue

Área de Atuação da Força Tarefa – 20 municípios com maior incidência do Aedes aegypt.

Tempo de permanência em cada município – 15 dias

Primeiros municípios atendidos – Ribeirão das Neves, Betim, Vespasiano e Santa Luzia, na RMBH; e Juiz de Fora, na Zona da Mata

Ações a serem desenvolvidas

- Mobilizar o cidadão para que ele tome atitude em relação ao problema e promover a eliminação dos focos do mosquito em áreas de risco pela Força Tarefa.

- Atuação da Vigilância em Saúde estadual, em parceria com os municípios, para eliminação de possíveis focos e demais medidas de controle vetorial, como também acompanhamento da situação epidemiológica de todo o Estado.

- Dengue Móvel – percorrerá bairros trocando latas, garrafas pets e pneus por 45 mil cadernos e 125 mil borrachas e lápis.

- Instalação do Dengômetro – espaço de convivência e acesso a informações sobre a dengue.

- Oficinas de mobilização – Dirigida a empresas, comércio, sindicatos, igrejas, clubes de serviço, ONGs, escolas, postos de combustíveis, associações de bairros, com objetivo de alertar sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da dengue.

Outras Ações

- Elaboração de Projeto de Lei e assinatura de decretos propondo medidas para combater focos do Aedes aegypti em canteiros de obras, indústrias, comércio e órgãos públicos.

- Criação do Comitê Estadual de Enfrentamento da Dengue.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Secretaria de Saúde comemora aniversário da Associação Unificada de Recuperação


O aniversário de 12 anos da Associação Unificada de Recuperação (Aura), entidade sem fins lucrativos que cuida de crianças e adolescentes acometidos pelo câncer, foi comemorado nesta quarta-feira (27). A instituição mantém a Casa de Apoio, espaço onde os pacientes do interior se hospedam com seus familiares, quando em tratamento na capital.

O secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, ressaltou durante a solenidade a importância da parceria com as instituições filantrópicas, especialmente aquelas voltadas para o terceiro setor. Pestana explicou que os tratamentos da alta complexidade, como nos casos de oncologia, são extremamente onerosos e, por isso, não é possível manter serviços em municípios menores.

“Nesse sentido, as casas de apoio como a Aura são fundamentais, uma vez que podem oferecer um ambiente familiar às pessoas em tratamento fora de seu município domiciliar. O trabalho desenvolvido por essas instituições é muito importante, pois proporcionam um suporte psicológico para essas famílias fragilizadas pela doença”, destacou.



Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Governo de Minas entrega maternidade em Caratinga, no Vale do Rio Doce

O governador Aécio Neves inaugura, nesta terça-feira (26), a Maternidade do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, no Vale do Rio Doce. A nova unidade é um prédio de três andares anexo ao hospital, com 3.500 metros quadrados de área construída.


A maternidade tem capacidade para realizar 145 partos por mês, atendendo à demanda dos 14 municípios que formam a microrregião de Caratinga e que reúnem uma população estimada em 200 mil pessoas.


A construção da estrutura do prédio teve início há 50 anos, mas a obra foi abandonada. Apenas a partir de 2005, a maternidade começou a ser reconstruída com investimentos do Pro-Hosp, programa do Governo de Minas que está equipando e melhorando o atendimento de 131 hospitais que atendem pelo SUS no Estado, com investimentos que somam R$ 460 milhões.


Para a maternidade de Caratinga foram destinados R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2,5 milhões via Pro-Hosp e R$ 1 milhão através de convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde e o hospital.

Serviço:


Evento: Inauguração da Maternidade do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora


Local: rua Deputado José Augusto Ferreira, 89 – Caratinga


Data: 26/01/2010


Horário: 14 horas


Fonte: Agência Minas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Assessor do governo de SP conhece o Canal Minas Saúde


O secretário-adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge Souza Marques e o diretor do Canal Minas Saúde, Rubensmidt Riani, receberam nesta segunda-feira (18) o assessor de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES/SP), Vanderlei França. O objetivo foi apresentar a estrutura da rede de comunicação corporativa, que atinge mais de 3 mil pontos no Estado.

"Pretendemos instalar algo similar em São Paulo e estamos conhecendo algumas experiências. Ficamos bastante impressionados com a estrutura daqui, com uma grande frente de formação e capacitação que está hoje falando com a ponta dos profissionais de saúde em Minas, a um custo baixo. A interatividade, já que o Canal é vinculado ao portal da internet e um call center, também se mostram como diferenciais", declarou o assessor.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Saúde apresenta balanço de 2009 sobre a Influenza A (H1N1)


Em 2009, vários municípios mineiros enfrentaram desafios no que diz respeito à saúde pública. Um deles foi a Influenza A (H1N1). O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), se mobilizou para combater o vírus, que rapidamente se espalhou pelo mundo, provocando a morte de milhares de pessoas.

Minas adotou rapidamente ações que seguiram três eixos - vigilância, assistência e comunicação. Foi criado o Comitê Técnico do Plano Estadual de Contingência da Influenza A (H1N1), envolvendo entidades médicas públicas e privadas, permitindo que as ações do Comitê fossem postas em prática quase ao mesmo tempo em que eram decididas.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Felipe Caram, três pontos positivos foram importantes para o controle. “O primeiro foi a rápida resposta do Governo diante da pandemia, decretando emergência dias depois do primeiro registro. Outro foi a concentração do comando no Comitê, o que deu agilidade às ações. A parceria entre o Estado e a rede privada de saúde, principalmente no repasse de informações sobre os pacientes, também foi essencial”, destacou.

As iniciativas mais contundentes foram direcionadas para a vigilância, sobretudo nos pontos de entrada de pessoas no Estado. Para isso, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), passou a realizar uma espécie de bloqueio nos aeroportos mineiros com o objetivo de monitorar a chegada de pessoas vindas das áreas de risco. Além disso, um serviço de call center foi criado para monitorar a entrada de passageiros e esclarecer dúvidas sobre os sintomas e a doença. Entre maio e outubro, o serviço efetuou, aproximadamente, 3,1 mil ligações.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Carmópolis de Minas recebe campanha para coleta de sangue


A Fundação Hemominas de Belo Horizonte promove coleta de sangue neste sábado (12), das 7h às 16h, no Núcleo Integrado da Saúde da Mulher e da Criança Carlos Vicente Lara, na Rua Maria Cirilo, Nº 476, Centro, Carmópolis de Minas. A Fundação Hemominas convida a população para participar da ação. Será a primeira vez que a equipe da Hemominas vai à cidade, localizada na região Centro-Oeste de Minas, para este tipo de ação e a expectativa é que 150 candidatos compareçam para realizar a doação.

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. Para realizar o gesto de cidadania, o candidato à doação também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação da Fundação Hemominas: (31) 3280-7440/3280-7455 Hemocentro de Belo Horizonte: (31) 3248-4518

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ESP-MG realiza capacitação para auditores assistenciais


Com o objetivo de capacitar auditores com vistas ao desenvolvimento de competências para o exercício de suas funções através de processos educacionais orientados, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG) está promovendo a “Capacitação para Auditores Assistenciais do Estado de Minas Gerais”. Durante os meses de novembro e dezembro, serão recapacitadas duas turmas totalizando 100 alunos. A iniciativa é resultado da parceria entre a ESP-MG e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

A coordenadora de Educação Permanente, Ana Cristina Lio, explica que durante o curso, será apresentado o Manual de Auditoria que vai nortear as ações dos auditores. “Essa capacitação vai contribuir com as áreas técnicas nas ações de controle e avaliação, e também para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da gestão dos sistemas e serviços de saúde”, informa.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Inauguração marca o Dia do Doador de Sangue em Montes Claros


Como parte da programação do Dia Nacional dos Doadores Voluntários de Sangue, a Fundação Hemominas inaugura as obras de sua unidade em Montes Claros na quarta-feira (25), com a presença de autoridades locais e da direção da Fundação Hemominas.

O Hemocentro Regional de Montes Claros foi implantado em 1987 e este ano a unidade passou por uma adequação de suas instalações. A área ampliada possui 191, 50 m², totalizando uma área de 1.223,4 m². Além de recursos próprios, a Fundação Hemominas contou também com recursos do Ministério da Saúde

A Hemominas de Montes Claros atende 32 unidades de saúde da região. No primeiro semestre de 2009, o hemocentro recebeu cerca de 12 mil candidatos à doação de sangue. Mais de 1.200 pacientes cadastrados portadores de hemoglobinopatias (maior incidência doença falciforme) e coagulopatias (hemofilias) também recebem atendimento da unidade.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Governo de Minas promove evento de aleitamento materno


Trocar experiências e conscientizar a população e profissionais de saúde de que o Aleitamento Materno é fundamental para a saúde da criança. Foi com esse viés que autoridades, profissionais e integrantes de entidades ligadas ao tema se reuniram nesta quarta-feira (11) no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, para a primeira Mostra de Experiências em Aleitamento Materno. O intuito foi apresentar resultados positivos alcançados nos 39 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de BH, durante os dois últimos anos.

O evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde envolvidas, além de profissionais que atuam no segmento. Durante o evento, representantes dos municípios da GRS BH apresentaram suas respectivas análises para os presentes. Todos reforçaram a importância de se potencializar ainda mais a conscientização de que o aleitamento materno contribui significativamente para o bem-estar dos bebês, proporcionando a eles uma vida saudável.



Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Secretário anuncia liberação de R$ 26 milhões para saúde


Nesta quarta-feira (11), às 10h, no Salão de Retratos da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) - rua Sapucaí, 429, térreo, bairro Floresta-, o secretário Marcus Pestana anuncia, durante entrevista coletiva, investimentos de R$ 26 milhões. Esses recursos, integralmente do Tesouro Estadual, serão repassados pela Câmara de Compensação para a assistência hospitalar de 39 municípios mineiros.

A Câmara de Compensação é um mecanismo inovador que garante aos municípios e prestadores o pagamento dos valores que ultrapassam o teto financeiro dos procedimentos de média e alta complexidade (Quimioterapia, Radioterapia e Terapia Renal Substitutiva (TRS), por exemplo). Os recursos financeiros são inteiramente provenientes do Tesouro estadual.

Mais informações na Assessoria de Comunicação da SES, pelos telefones (31) 3247- 4799/ 3798.



Fonte: Agência Minas

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Reforma de Pronto Socorro beneficia Itabira e região


A entrega das novas instalações do Pronto Socorro Municipal, gerido pelo Hospital Nossa Senhora das Dores, beneficiará, a partir desta quinta-feira (8), mais de 200 mil pessoas pertencentes à microrregião de Itabira. As obras tiveram um custo total aproximado de R$ 2,6 milhões, fruto de uma parceria do município com a empresa Vale e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A SES repassou, por meio do convênio, mais R$ 800 mil para aplicação na nova unidade. A reforma priorizou o acolhimento e acesso ao usuário. Os espaços arquitetônicos levaram em consideração a urgência e emergência, com atenção ao nível de complexidade.

Houve uma ampliação de mais de 288,7m2. Esta mudança possibilitou a instalação de 20 leitos de observação em boxes individuais, sendo um em quarto isolado. Os antigos 750m² foram totalmente reformados em outra concepção de trabalho. Foi criado um bloco central com consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia, sutura, inalação e unidade para dispensação de medicamentos.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Funed investe em projeto para diagnóstico de tuberculose


Um projeto desenvolvido por funcionários da Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição integrante do sistema estadual de saúde, pode auxiliar na realização do diagnóstico da tuberculose e contribuir para a ampliação de patentes registradas no país. O kit de método de cultivo e transporte para o diagnóstico e monitoramento de controle da tuberculose, criado pela microbiologista Maria Aparecida Galvão, com a colaboração do técnico João César da Silva, tem o objetivo de contribuir para detectar precocemente novos casos da doença e monitorar a evolução do tratamento. Além disso, o kit vai melhorar a confiabilidade das análises referentes a essa enfermidade que, de acordo com o Ministério da Saúde, é a quarta causa de mortes por doenças infecciosas no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose atinge hoje oito milhões de pessoas.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

OPAS vai divulgar protocolo de recomendações


Um comitê especial composto por especialistas e organizações não governamentais irá validar, ainda este ano, um protocolo de recomendações sobre a doença falciforme a ser encaminhado aos governos dos países localizados na região de atuação da Organização Pan-americana de Saúde – OPAS. Entre outros itens, o documento deve refletir a preocupação de especialistas e sociedade civil organizada quanto à informação, educação e atenção integrada à saúde dos pacientes com a patologia genética em todos os níveis e ao fomento à pesquisa na área ao estímulo das políticas de saúde pelo controle social. O protocolo OPAS pretende, ainda, recomendar a associação de governos, pesquisadores e sociedade civil para o desenvolvimento e apoio ao trabalho internacional integrado de pesquisas sobre a doença.

Discutido durante o Encontro Pan-americano para Doença Falciforme, evento encerrado neste domingo em Belo Horizonte, o documento possui tópicos como a criação de indicadores de saúde para monitoramento epidemiológico e de processos referentes à doença com participação da sociedade civil, a identificação dos resultados esperados e a definição hierarquizada da atenção integral pretendida. De acordo com os delegados e especialistas dos países integrantes da OPAS existe, em todas as noções americanas, escassez e dificuldade de acesso a dados conclusivos sobre a doença falciforme – fato que corrobora para a falta de conhecimento sobre o tema tanto por parte dos profissionais de saúde quanto pelos pacientes e sociedade em geral.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Curso Internacional de Dengue mostra experiências mineiras


Com o propósito de fortalecer o combate à dengue no Brasil e em outros paises, as experiências de sucesso realizadas em Minas Gerais para combater a doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypiti serão apresentadas nesta sexta-feira (2), às 15h, no 6º Curso Internacional de Gestão Integrada, Prevenção e Controle da Dengue, em Belo Horizonte. O evento, que começou no último domingo (27) e prossegue até 9/10, conta com a participação de técnicos dos programas de controle da dengue no Brasil, Paraguai, Bolívia, Chile, El Salvador, Panamá e Cuba.

O superintendente de Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Francisco Lemos, irá apresentar as ações realizadas por meio do Plano Estadual de Contingência da Dengue desenvolvido no ano passado. Uma das atividades realizadas foi a capacitação de profissionais de saúde para um correto diagnóstico e tratamento do paciente, contribuindo para uma melhor assistência à população.

O 6º Curso Internacional de Gestão Integrada, Prevenção e Controle da Dengue foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.


Leia mais na integra: Agência Minas

Fundação Hemominas realiza coleta de sangue em Carbonita


A equipe da Fundação Hemominas de Diamantina estará em Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, nesta sexta-feira (2), das 18h às 22h, e no sábado (3), das 9h às 15h, para realizar coleta de sangue, em parceria com prefeitura daquela cidade e da Igreja Adventista do 7º Dia. Os funcionários da Hemominas esperam cerca de 180 candidatos à doação de sangue, no Centro de Saúde - rua da Consolação, 13, bairro Monte Belo.

Pode doar sangue cidadão com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenha tido hepatite, após os 10 anos de idade, e que não tenha doença de chagas. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. Para realizar o gesto de cidadania, o candidato deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.

Mais informações:
Fundação Hemominas (31) 3280-7455 e 3280-7440;
Núcleo Regional de Diamantina (38) 3532-1358.


Fonte Agência Minas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Especialistas de vinte países debatem anemia falciforme



Doença genética de maior incidência no Brasil - anemia falciforme - será foco das atenções de profissionais de saúde de diferentes especialidades, pesquisadores e gestores públicos de mais de 20 países, reunidos de quinta (3) a segunda-feira (7), no Minascentro, em Belo Horizonte, durante o V Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias e o Encontro Pan-Americano para Doença Falciforme – Organização Pan-Americana de Saúde/ Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).

O Encontro Pan-Americano, nos dias 3 e 4 de outubro, e o Simpósio, de 4 a 7, marcam o aumento da atenção e da preocupação com a doença falciforme no contexto da saúde pública mundial. Temas relativos ao contexto atual da doença, com ênfase em pesquisas científicas inovadoras e nos avanços para o tratamento e acompanhamento de pacientes serão tratados com profundidade e com vistas à implantação de melhorias e benefícios para as populações de todos os países envolvidos, que assinarão um protocolo de intenções.

A realização do Simpósio possui uma ampla parceria institucional - que envolve a Fundação Hemominas, o Ministério da Saúde do Brasil, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – por meio do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad). O evento também possui a chancela da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e será precedido pelo Encontro Pan-Americano para Doença Falciforme (Opas / OMS).


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Vice-governador enaltece associativismo municipal


O vice-governador Antonio Anastasia enalteceu o associativismo municipal, nesta segunda-feira (14), ao participar da reunião da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio das Velhas (Amav), em Prudente de Morais, região Central do Estado. “Temos um futuro promissor, mas para isso é preciso trabalho, preparo, coragem, criatividade e empreendedorismo”, afirmou Anastasia, que assinou, como testemunha, o protocolo de intenções entre a Amav e a Fundação Getúlio Vargas que irá ministrar cursos de gestão pública para equipes municipais.

Conforme ressaltou o vice-governador, lembrando a importância da qualificação e do planejamento na administração pública, o Governo de Minas está inaugurando obras de infraestrutura física e social em todas as áreas – estradas, saúde, educação, segurança pública e tecnologia, entre outras. Na saúde, por exemplo, são 1.900 unidades básicas construídas em todo o Estado. Ainda esta semana, Anastasia inaugura casas populares em Maravilhas, município que também integra a Amav.



Leia mais na integra: Agência Minas

Unimontes e Secretaria de Saúde fazem pesquisa sobre DST


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, está desenvolvendo um projeto sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. O diferencial em relação aos trabalhos do gênero está na participação de universitários, que são consultados sobre a detecção de casos e a aplicação dos mesmos em seus estudos da graduação, incluindo a AIDS.

Denominada “Atenção primária à Saúde: as Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS e as Estratégias de Prevenção na Perspectiva do Universitário da Macrorregião Nordeste de Minas Gerais”, a pesquisa foi iniciada em agosto último. Segundo o professor João dos Reis Canela, vice-reitor da Unimontes e um dos integrantes da equipe de trabalho, “o resultado desse estudo vai permitir a conclusão de um banco de dados que subsidie a implantação de um programa de prevenção às DSTs no Nordeste de Minas Gerais, em atendimento às diretrizes do Governo de Minas”.


Leia mais na integra: Agência Minas