Mostrando postagens com marcador SEC. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SEC. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Música Minas beneficiou 62 projetos no ano de 2009


Desde os tempos em que os bailes eram contratados na rua, conjuntos musicais eram formados e desfeitos no Ponto dos Músicos, em plena calçada da avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, não se via a classe musical de Minas Gerais falando em uníssono tão afinado quanto agora. Uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com o Fórum da Música de Minas Gerais - que congrega cinco entidades representativas do segmento musical, cantores, instrumentistas e produtores de música do Estado - resultou em um inédito mecanismo de fomento à música mineira: o Música Minas - Programa de Estímulo à Música. A iniciativa, lançada oficialmente em março de 2009, já rendeu excelentes frutos beneficiando 62 projetos de artistas e grupos mineiros.

Destinado a compositores, intérpretes e instrumentistas, de diversos gêneros e tendências musicais, o programa teve inscrições ao longo de 2009 com recursos orçamentários de aproximadamente R$ 1,55 milhão. O objetivo da iniciativa é criar mecanismos e ações sustentáveis para que a música produzida em Minas Gerais encontre um lugar expressivo no mercado estadual, nacional e internacional para mostrar sua diversificada e rica produção, escoando seus produtos e formando público para seus artistas.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Região do semiárido de Minas será comtemplada com recursos para projetos culturais


Artistas e gestores culturais dos 86 municípios do semiárido mineiro se mobilizaram para o primeiro edital de Microprojetos Mais Cultura do Estado de Minas Gerais. Ao todo, foram apresentadas 278 propostas de projetos culturais a serem desenvolvidos na região. A ação destinará mais de R$ 937 mil, somente em Minas Gerais, contemplando projetos com valor médio de R$ 10,8 mil, sendo que cada um receberá de um a 30 salários mínimos.

A iniciativa é do Ministério da Cultura (MinC), no âmbito do Programa Mais Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), e aSecretaria de Estado de Cultura (SEC) para fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.


Matéria publicada: Minas em pauta

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Terças poéticas no Palácio das Artes – poeta mineira Brenda Mars faz homenagem a Philadelpho Menezes


Terça-feira é dia de poesia gratuita no Palácio das Artes. O palco montado nos Jardins Internos receberá, no dia 1º de setembro, às 18h30, a poeta mineira Brenda Mars em homenagem a Philadelpho Menezes. O projeto Terças Poéticas ainda receberá participações especiais dos poetas Clevane Pessoa, Neuza Ladeira, Tânia Diniz, Lívia Tucci, Jovino Machado, Marco Llobus, da bailarina Dani Alves, da musicista e atriz Iara kelly, e da cantora Lívia Tucci.

Brenda Mars vai lançar o livro Poesia sonora: história e desdobramentos de uma vanguarda poética é fruto de dissertação do mestrado defendida na UFMG, em 2007. A poeta finaliza sua participação no Terças Poéticas com uma apresentação performática e recital de Ritual da Mulher Poliglota, poema de Brenda publicado no livro Letras de Babel 4, de 2008.

O Terças Poéticas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) em parceria com a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e Suplemento Literário, com apoio cultural da Rádio Inconfidência e da Rede Minas. O projeto recebe na próxima edição, no dia 08 de setembro, a poeta Beth Fleury em homenagem a Laís Corrêa de Araújo.



Leia mais na integra: Minas em pauta

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Terças Poéticas encerra agosto com o poeta Fabrício Marques


A última edição de agosto do projeto Terças Poéticas, dia 25, às 18h30, no Palácio das Artes, apresenta o poeta Fabrício Marques em homenagem ao português Antônio Ramos Rosa. A programação inclui participações especiais do músico e compositor mineiro Gilberto Mauro e do escritor, editor e produtor português João Ventura. Entrada gratuita.

Fabrício Marques fará uma leitura inédita dos seus poemas, e João Ventura, um recital em homenagem a António Ramos Rosa, com leituras dos Ciclos da Resistência, da Natureza e da Amizade, acompanhados pelos desenhos sonoros de Gilberto Mauro.

O Terças Poéticas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e Suplemento Literário, com apoio cultural da Rádio Inconfidência e da Rede Minas. A próxima edição do projeto será no primeiro dia de setembro, com a poeta Brenda Mars em homenagem a Philadelpho Menezes.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

poetas rappers Ice Band e Wanderson Novato se apresentam no Terça Poéticas no Palácio das Artes


No próximo Terças Poéticas, dia 18 de agosto, às 18h30, o palco montado nos Jardins Internos do Palácio das Artes recebe pela primeira vez os poetas rappers Ice Band e Wanderson Novato, selecionados pelo edital Terças Poéticas 2009. Junto com o grupo Os sobreviventes, eles fazem uma homenagem aos poetas Juninho Bboy e Duke. Todos estão convidados a participar de mais um show de poesia gratuita no Palácio das Artes.

Hudson Carlos de Oliveira, mais conhecido como o rapper Ice Band, promove e difunde o hip hop em Minas Gerais e é idealizador do projeto Os Sobreviventes, criado em 2006 com crianças e adolescentes em situação de risco no Aglomerado Serra. Com um DJ convidado, Ice Band fará intervenções sonoras entre a narração dos poemas; neste cenário, os artistas se alternam e promovem diálogos sobre temas como direitos humanos, violência, arte, cultura e cidadania. A participação do poeta Wanderson Nogueira vai enriquecer ainda mais essa edição do Terças Poéticas: ele interpretará textos próprios e inéditos que fazem da poesia uma bandeira de denúncia social.

O Terças Poéticas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e Suplemento Literário, com apoio cultural da Rádio Inconfidência e da Rede Minas. A próxima edição acontece dia 25 de agosto, com a presença de Fabrício Marques em homenagem a Antônio Ramos Rosa, por João Ventura.
Leia mais na integra: Minas em pauta

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Projeto Circulação chega a 23 cidades mineiras em agosto


Em agosto, o projeto Circulação, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) volta a percorrer diversas cidades do interior de Minas. Desta vez, entre os dias 21 e 30 de agosto, serão mais de 20 cidades presenteadas com apresentações gratuitas de seis grupos de câmera: Capitólio, São Roque de Minas, Pimenta, Carmo do Cajuru, Tocantis, Guarani, São João Nepomuceno, Mar de Espanha, Bicas, Mercês, São Firmino, Paula Cândido, Curvelo, Corinto, Morro da Garça, Paraopeba, Abre Campo, Manhumirim, Mutum, Lajinha, São José do Goiabal, São Domingos do Prata e Nova Era.

O projeto, que tem como objetivo popularizar as mais diversas formas de arte e democratizar o acesso de todos os mineiros à música erudita de qualidade, tem apoio das prefeituras locais e patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para as viagens dos grupos de câmera. Os corpos artísticos da Fundação (Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Cia. de Dança Palácio das Artes e Coral Lírico de Minas Gerais) e exposições de artes visuais também integram este projeto.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Lei de Incentivo à Cultura de Minas recebe inscrições e oferece treinamento municípios do interior


Empreendedores e gestores culturais interessados em apresentar projetos à Lei Estadual de Incentivo à Cultura devem ficar atentos. O Governo Aécio Neves por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançou o edital 2009 que recebe inscrições até o dia 18 de setembro.

O novo edital apresenta novidades que irão facilitar a apresentação de propostas. Ele está mais enxuto no que se refere à documentação e a pontuação será considerada de acordo com a natureza de cada projeto, não havendo exigência para atender a todos os critérios. O edital e os formulários para inscrição estão disponíveis no http://www.cultura.mg.gov.br/. Mais informações por meio dos telefones (31) 3269-1070 ou (31) 3269-1092.

Incentivo à Cultura: municípios recebem treinamento

Com a finalidade de ampliar o acesso aos recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que disponibiliza verbas para investidores nas áreas artístico-culturais em Minas Gerais, a Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realiza treinamentos em vários municípios mineiros ainda neste mês de agosto.
Leia mais na integra: Minas em pauta

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Incentivo ao cinema: Governo Aécio Neves realiza mostra Filme em Minas


Entre os dias 7 e 9 de agosto, o Governo Aécio Neves por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC), da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS) realizam a mostra Filme em Minas – Lançamentos. Serão exibidos nove filmes realizados com recursos da 3ª edição do Filme em Minas – Programa de Estímulo ao Audiovisual, contemplados nas categorias curtas-metragens, documentários em vídeo e finalização. Também serão apresentados projetos da categoria formato livre. A mostra será no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes, com entrada franca. Os ingressos serão distribuídos meia hora antes das sessões.

Os filmes estarão divididos em cinco sessões distintas, sendo duas nesta sexta-feira (7) e três no sábado (8). No domingo (9), terá a apresentação dos trabalhos premiados na categoria formato livre. Neste dia, os realizadores de quatro projetos distintos (um de web arte, um dvd interativo e duas vídeo instalações) irão falar sobre o trabalho que desenvolveram, abordando o processo de criação e as particularidades das obras, que envolvem o audiovisual, mas não são concebidas para exibição em sala de cinema. Na sequência das apresentações, os artistas participam de um bate papo com a platéia.


Leia mais na integra: Minas em pauta

terça-feira, 28 de julho de 2009

Foi prorrogada até 17 de agosto inscrições para Microprojetos Mais Cultura – uma ação de incentivo cultural voltada para o semi-árido mineiro


Foi prorrogado, até o dia 17 de agosto, o prazo para inscrições no Microprojetos Mais Cultura no Estado de Minas Gerais, uma ação de incentivo cultural voltada para o semi-árido mineiro. O objetivo é fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais dos 86 municípios da região. A ação destinará mais de R$ 937 mil, somente em Minas Gerais, contemplando projetos com valor médio de R$ 10,8 mil para as artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas.

As inscrições serão realizadas mediante entrega da proposta na sede da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) na Superintendência de Interiorização (praça da Liberdade, 317, bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG – Cep: 30140-010), de segunda-feira a sexta-feira, de 10h as 17h, ou enviadas pelos Correios em correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR). O edital com demais detalhes está disponível nos sites da SEC e http://mais.cultura.gov.br/

Os projetos a serem beneficiados pela ação deverão ter jovens de 17 a 29 anos como protagonistas ou beneficiários, residentes na região. Poderão se inscrever brasileiros natos ou naturalizados com idade entre 17 e 29 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; também pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.


Fonte: Minas em pauta

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Inscrição para Fundo Estadual de Cultura termina dia 17

O prazo para os produtores culturais interessados em inscrever seus projetos na modalidade “Liberação de Recursos Não Reembolsáveis” do Fundo Estadual de Cultura (FEC), mecanismo de fomento voltado prioritariamente para o interior, termina nesta sexta-feira (17). Já para o ‘Financiamento Reembolsável’, as inscrições podem ser feitas entre os dias 1º e 10 de cada mês, até a publicação do próximo edital, em 2010.

O FEC é instrumento de apoio destinado a projetos que, tradicionalmente, encontram maiores dificuldades de captação de recursos no mercado. O objetivo é estimular o desenvolvimento cultural nas diversas regiões do Estado. Os projetos aprovados vão desde a edição e distribuição de livros, edição de DVDs, produção de CDs, à construção e reforma de cinemas e compra de equipamentos para estúdio musical e preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural. O edital está disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).


Matéria publicada: Agência Minas