Mostrando postagens com marcador IMA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador IMA. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

IMA realizou 1.022 fiscalizações no trânsito no ano de 2009


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizou 1.022 fiscalizações de trânsito de animais, vegetais, e seus produtos e subprodutos durante o ano de 2009. A meta, de 960 blitze, foi superada. Cada uma das 20 Coordenadorias Regionais do Instituto realizou pelo menos quatro blitze por mês. No ano de 2008 foram feitas 792 fiscalizações, superando a meta de 720.

As atividades de fiscalização móvel são constantemente intensificadas para o alcance das metas do Projeto Estruturador Certifica Minas, coordenado pelo IMA. Para facilitar os trabalhos das blitze, o IMA conta com veículos equipados de computador de bordo e GPS. Os equipamentos permitem a emissão imediata do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), ao sistema informatizado da instituição para verificar a situação dos proprietários, das cargas e das propriedades rurais.

Além disso, cada uma das 16 Barreiras Sanitárias fixas, estrategicamente localizadas nas estradas mineiras, possui um sistema de comunicação em tempo real sobre a situação do transito de animais e vegetais.

De acordo com o coordenador de Apoio à Operação Fiscal do IMA, Ronaldo Miranda, as infrações mais comuns são a falta de documento sanitário, como a Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) e a Guia de Trânsito Animal (GTA), o mau acondicionamento da carga e o trânsito de produtos clandestinos. No ano de 2009, foram aplicadas 932 multas em decorrência dessas infrações.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Ação do Governo Aécio Neves reduz uso de agrotóxicos nas culturas do tomate e morango


Análises laboratoriais feitas para o Projeto Alimento Seguro (PAS), implantado este ano pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão do Governo Aécio Neves, para monitorar o uso de agrotóxicos nas culturas de morango e tomate apontaram que, cada vez mais, produtores destas culturas estão fazendo uso consciente destes produtos. Das 138 amostras coletadas de maio a novembro deste ano, 125 (90,5%) estavam conformes – dentro da quantidade de resíduo permitido por lei e utilizando o produto indicado para a cultura.

Apenas uma amostra de tomate ficou fora do padrão quanto ao limite máximo de resíduos e 13 (9,4%) utilizavam produtos não indicados para a respectiva cultura. Esses dados retratam o uso consciente de agrotóxicos nas propriedades monitoradas pelo PAS.

A primeira coleta, realizada em julho, mostrou que das 54 amostras analisadas, 81,5% estavam em conformidade com o recomendado, 5,5% utilizavam produtos não indicados e 13% estavam fora do padrão quanto ao limite máximo de resíduos.


Leia mais na integra: Minas em pauta

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Última semana de vacinação contra febre aftosa em Minas


Criadores de Minas Gerais devem acelerar a vacinação do gado contra a febre aftosa. A segunda etapa de imunização da Campanha Nacional contra a doença, em território mineiro, tem seu prazo final no dia 30 de novembro. A vacinação teve início no dia primeiro deste mês e envolveu 9,5 milhões de bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade, em 336,8 mil propriedades rurais distribuídas por todos os municípios do estado.

A fiscalização da ação é de competência do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela defesa sanitária animal em Minas. Depois da realização da etapa de vacinação (1 a 30 de novembro) a declaração pode ser feita em qualquer escritório do IMA, até 10 de dezembro, apresentando a nota fiscal de compra da vacina e a Carta Aviso preenchida com o número de bovinos e bubalinos existentes e os imunizados, por idade e sexo.



Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Serro sedia Concurso de Qualidade do Queijo Minas Artesanal


O 24° Concurso de Qualidade do Queijo Minas Artesanal do Serro acontece na próxima sexta-feira (30), às 14 horas, no Salão Multiuso do Museu do Queijo do Serro. Os produtores da região, com queijos cadastrados no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), podem realizar as inscrições até quinta-feira (29), às 17 horas, na Cooperativa dos Produtores Rurais da cidade.

Os concorrentes devem apresentar um queijo maturado que passará por avaliação da banca julgadora, composta por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e de outros órgãos. Serão critérios de avaliação características como acabamento, cor, textura, granulometria da massa e paladar. Os cinco primeiros classificados estarão aptos a concorrer no concurso estadual, previsto para o dia 21 de novembro, em Uberaba. O concurso estadual vai escolher entre as quatro regiões produtoras do estado, Araxá, Serro, Canastra e Cerrado, o melhor queijo minas artesanal.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

IMA realiza a classificação de 800 mil sacas de café em Varginha


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai classificar cerca de 800 mil sacas de café para compra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A ação será realizada entre os dias 5 de outubro e 30 de novembro, na cidade de Varginha, no Sul de Minas. O IMA tem um contrato de prestação de serviço com a Conab que o permite realizar a classificação dos grãos que são comprados ou vendidos pelo governo federal, em Minas Gerais.

O Instituto vai deslocar, durante este período, para o prédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Varginha, os equipamentos necessários para realizar a classificação do café, bem como uma equipe de 15 servidores registrados no Mapa como classificadores. O IMA escolheu o município de Varginha para montar esta estrutura, por ser uma área tipicamente produtora de café e um centro de industrialização e comercialização desta produção para outros mercados de consumo.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Instituto Mineiro de Agropecuária entrega certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) entrega, nesta terça-feira (15), o certificado de “Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose” ao proprietário da Fazenda Pinhal, no município de Elói Mendes, próximo à Varginha.

Será a quinta propriedade mineira a receber a qualificação e a primeira na região do Sul de Minas, uma das mais importantes bacias leiteiras do Estado. O certificado isenta o teste de diagnóstico para transportar os animais e garante participação em eventos agropecuários, enquanto durar sua validade, que deve ser renovada anualmente.

A certificação é uma estratégia do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para melhorar, ainda mais, a qualidade dos produtos de origem animal destinados ao mercado doméstico e internacional. Com isso, aumentará a produtividade e a competitividade da pecuária nacional, principalmente do gado leiteiro.


Leia mais na integra: Minas em pauta

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Instituto Mineiro de Agropecuária implementa selo que vai garantir qualidade da produção de morangos no Sul de Minas


Quinze produtores de morangos firmaram uma parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a utilização de um selo de rastreabilidade. Além de maior controle de qualidade e garantia de produto dentro dos padrões permitidos de resíduos, os produtores agregam valor à sua produção e aumentam sua lucratividade. A iniciativa inédita vai proporcionar mais confiabilidade aos morangos produzidos no Sul de Minas.

O selo, criado por duas empresas privadas do setor agrícola no município de Pouso Alegre junto com os produtores da região, é afixado nas embalagens de morangos que vão para comercialização e cada produtor tem um código, que é inserido em um espaço destinado para isso. Com o código em mãos, o consumidor acessa o site www.sisfrut.com.br, insere o número e tem acesso a diversas informações sobre o morango que comprou como fotos da propriedade e da plantação, tipos de insumos usados e quando usados, o número do receituário agronômico, dentre outros. Esses dados são abastecidos pelo engenheiro agrônomo responsável de cada propriedade.

Outros benefícios que o selo de rastreabilidade traz são a organização da classe produtora, segurança de consumir morangos produzidos com alta qualidade, respeitando a legislação do uso de agrotóxicos e o meio ambiente, acompanhamento detalhado das entregas e do histórico de compras. Também é possível ter acesso à cópia das análises de resíduos feitos nos morangos, no qual é possível ver o tipo de resíduo presente e se a quantidade está dentro do permitido na legislação.


Leia mais na integra: Minas em pauta

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Atenção do produtor rural é essencial para combater praga


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) alerta os citricultores sobre o aparecimento de Greening em plantações de citros (laranja, limão e tangerina), em Minas Gerais, especialmente no período da seca, que é a época ideal para o diagnóstico da praga.

A doença chega aos pomares por meio de um inseto, o psilídeo, presente em todas as regiões do Brasil, e por intermédio de mudas de citros contaminadas. As árvores afetadas pelo Greening têm como sintoma inicial o surgimento de um ramo ou galho, que se destaca pela cor amarela em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados. As folhas amareladas apresentam coloração pálida, formando manchas assimétricas.

As plantas doentes tendem a derrubar folhas e frutos precocemente, produzem frutos deformados que, apesar de poder ser consumidos, são negociados a preços abaixo do valor de mercado. Quando afeta plantas novas, elas não chegam a produzir frutos.



Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Laboratório de análises de resíduos do IMA atua no monitoramento de agrotóxicos

Para auxiliar o monitoramento de agrotóxicos que está sendo feito nas culturas de morango e tomates no estado, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) conta com o Laboratório de Análise de Resíduos e Agrotóxicos (Lara) para identificar os níveis de resíduos nos produtos.
O Lara analisa hortifrutícolas de propriedades rurais, para verificar se os níveis residuais de agrotóxicos estão dentro dos Limites Máximos de Resíduos (LMR) e se os produtos utilizados são autorizados para as culturas analisadas, segundo a legislação estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para o Projeto de Alimento Seguro (PAS) do IMA, o Lara analisou até julho, 54 amostras contendo morangos e tomates e o resultado mostrou que 81,5% estavam conformes, 5,5% estavam utilizando produtos não indicados para a cultura e 13% estavam fora do padrão quanto ao limite máximo de resíduos. Nessas propriedades não conformes, que somam 18,5% serão feitas ações de orientação e capacitação para adequar o seu uso conforme as normas vigentes.O Lara vai analisar até dezembro, 160 amostras no total.


Leia mais na integra: Portal agricultura.mg.gov

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Projeto do IMA aposta no uso correto de agrotóxicos

Análises laboratoriais realizadas pelo Projeto de Alimento Seguro (PAS), implantando este ano pelo Governo de Minas, mostram que o plantio de tomate e morango em 11 municípios mineiros que detêm a maior produção do Estado está sendo feito dentro dos padrões recomendados em relação ao uso do agrotóxico. A primeira coleta, realizada em julho, mostrou que das 54 amostras analisadas, 81,5% estavam em conformidade com o recomendado, 5,5% utilizavam produtos não indicados e 13% estavam fora do padrão quanto ao limite máximo de resíduos.

Nas propriedades que não seguem o padrão recomendado, que totalizam 18,5%, os produtores serão orientados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)com o objetivo de adequar o uso de agrotóxicos, de acordo com as normas vigentes. Até dezembro, haverá novas coletadas para análises laboratoriais, totalizando 160 amostras.


As 45 propriedades produtoras de morango participantes do projeto estão nas cidades de Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Estiva, Pouso Alegre e Bom Repouso. Já as 45 de tomate estão em Carandaí, Carmópolis de Minas, Pimenta, Maravilhas, Lagoa Dourada e Barbacena. Na primeira fase, foram selecionadas propriedades com maior área plantada destas culturas para participarem do monitoramento. Nelas, o IMA aplicou um questionário para avaliar se o produtor conhece as normas para o uso de agrotóxicos.



Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Instituto Mineiro de Agropecuária comemora Dia Nacional do Campo Limpo


Várias ações em Minas vão celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado em 18 de agosto. O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai promover diversas atividades em todas as 11 centrais de recebimento mineiras.

O objetivo do evento, idealizado pelo Inpev, é divulgar os resultados positivos e destacar o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos – agricultores, distribuidores, cooperativas, indústria fabricante e poder público – para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.

Fazem parte das comemorações diversas atividades como concursos de desenho e redação nas escolas com etapas municipal e nacional para alunos e professores, palestras para formação e conscientização ambiental sobre os conceitos do Campo Limpo, visitação às etapas do trabalho das centrais com as embalagens vazias e atividades culturais e educativas sobre o meio ambiente. Também serão distribuídos materiais educativos.


Leia mais na integra: Minas em pauta

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Investimento na produção de pimentão garante vendas


Minas Gerais tem uma área de 93.327 hectares, ocupada por hortaliças, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O pimentão, uma das culturas que se destacam nesse segmento da produção, tem presença forte na Ceasa, em Contagem. Naquele entreposto foram comercializados, no ano passado, quase 12,2 milhões de quilos da hortaliça, volume que possibilitou uma receita da ordem de R$ 20 milhões.

Os números podem ser igualados e até superados neste ano, porque a entrada de pimentões no entreposto de Contagem vem aumentando desde 2005. No primeiro semestre de 2009 deram entrada mais de 6 milhões de quilos de pimentão, procedentes de 116 municípios mineiros.

O índice crescente da demanda por pimentões tem por base, principalmente, a qualidade do produto. Todos os municípios que se dedicam ao cultivo do pimentão contam com assistência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) para desenvolver os programas de cultivo, que vão do preparo do solo até a colheita. O suporte tecnológico oferecido pela empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e a assistência na parte sanitária dos produtos, garantida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) possibilitam a oferta de pimentões com as condições de segurança alimentar exigidas pelo mercado interno e pelos compradores internacionais.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Oeste de Minas conhece tecnologias para o setor leiteiro


Tecnologias para o setor leiteiro serão apresentadas em Dia de Campo que será realizado no dia 31 de julho, na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) em Felixlândia, na região Central do Estado. Em seis estações de campo os participantes conhecerão: Produção de gado leiteiro F1; Manejo reprodutivo e sanitário de vacas leiteiras; Ordenha e qualidade de leite de vacas mestiças; Alimentação de vacas leiteiras; Opções de cruzamentos para vacas leiteiras; Produção de carnes com bovinos leiteiros.

Os participantes também saberão mais sobre o desempenho do município na produção de leite, pesquisas sobre o setor leiteiro, extensão rural e a organização da produção leiteira, além de legislação para este setor.

Segundo o pesquisador da Epamig, José Reinaldo Ruas, o objetivo do evento é divulgar tecnologias e melhorar a qualidade do leite produzido nas propriedades. “Apresentaremos o sistema de produção de Leite com Gado F1 e todo o manejo de criação dos mesmos, no qual estão incorporadas as tecnologias desenvolvidas pela Epamig de sistema de alimentação, cruzamentos, manejo de ordenha entre outras”, explica.

O evento integra o 1º Circuito Minas Leite, programa estadual da cadeia produtiva do leite, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Epamig, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A inscrição é gratuita e pode ser realizada através do e-mail: fefx@epamig.br. Informações: (31) 3773-1980 ou (38) 3753-1346. As vagas são limitadas.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 20 de julho de 2009

IMA participa do Seminário Nacional sobre agrotóxicos


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai representar Minas Gerais no 7º Seminário Nacional sobre Agrotóxicos, de quarta (22) a sexta-feira (24), em Vitória (ES). A programação do evento destaca-se pela discussão de temas como avaliação do uso e do risco de agrotóxicos na produção de alimentos e o uso de equipamentos de proteção individual na aplicação.

Para o gerente de Defesa Vegetal do IMA, o engenheiro agrônomo Nataniel Diniz Nogueira, que também compõe a Comissão Nacional da organização do Seminário, é muito importante a presença do Instituto. “A participação demonstra o interesse e a preocupação do IMA com o tema agrotóxicos e, por isso, devemos fazer todo o esforço possível para manter nossos técnicos atualizados sobre o assunto, a fim de possibilitar maior engajamento nas atividades desenvolvidas”, avalia.

A coordenadora de Educação Sanitária do IMA, Ana Maria Starling, vai debater o tema “Educação Sanitária nas ações de Defesa Agropecuária”. Ela vai apresentar o Projeto para Formação de Agentes de Saúde Agropecuária (Pasa), que tem como objetivo formar agentes capacitados para realizar vacinações importantes e que, neste ano, passou a formar agentes no uso correto de agrotóxicos.

A necessidade de inclusão dessa capacitação no Pasa surgiu a partir do Projeto Alimento Seguro (PAS), que o IMA desenvolve desde o início de 2009. O PAS realiza o monitoramento de resíduos de agrotóxicos no cultivo de morango e tomate e tem o propósito de desenvolver ações para sensibilizar e provocar uma mudança no comportamento dos produtores mineiros sobre a importância do uso racional e consciente dos agrotóxicos. Para reforçar e conscientizar os produtores rurais, já estão sendo realizadas palestras e reuniões com as comunidades.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 14 de julho de 2009

Encontro vai orientar produtores de queijo da CeasaMinas


Produtores rurais da CeasaMinas serão orientados sobre as normas para regularização da produção, transporte e comercialização de queijos e demais derivados do leite, durante encontro técnico, nesta quinta-feira (16), às 13h30, no entreposto de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O evento pretende auxiliar o cumprimento das determinações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual (MPE) e assinado no dia 29 de junho.

O encontro é coordenado pela CeasaMinas e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A abertura será com a palestra “Boas Práticas de Fabricação e Assistência Técnica”, apresentada pelo coordenador técnico estadual do Programa Queijo Minas Artesanal, médico veterinário Albany Árcega, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

A segunda palestra será proferida pelo diretor técnico do Instituto Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Pedro Hartung, com o tema “Obrigações Comuns aos Termos de Compromisso que serão firmados pelo IMA”. Para encerrar o encontro, a gerente de Vigilância Sanitária em Alimentos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Cláudia Parma, apresenta a palestra “Controle Sanitário de Alimentos”.

TAC

O TAC proposto pelo MPE engloba os produtos comercializados nos Mercados Livres do Produtor (MLP`s) das seis unidades da CeasaMinas (Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Caratinga e Barbacena). O documento prevê, entre outras determinações, a obrigatoriedade de, em até 30 dias da data da assinatura do TAC, rotulagem contendo o nome do produto, datas de fabricação e de validade, identificação do local onde foi produzido, e o CPF ou CNPJ do produtor. Outro prazo, de 20 dias, se refere ao envio ao MPE e ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) da relação de todos os fornecedores e das respectivas localizações das propriedades.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Torneios leiteiros promovem aumento de produtividade


Comunidades rurais do município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, estão promovendo torneios leiteiros como forma de difundir tecnologias, possibilitar troca de experiência entre participantes, integrar os moradores e valorizar a pecuária local. O apoio vem da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e outros parceiros. A realização fica por conta da prefeitura municipal e comissões organizadoras, compostas de membros eleitos pelas comunidades.

Os próximos torneios estão previstos para as seguintes localidades: 9 a 12 de julho, em Monte Verde; 16 a 19 de julho, em Palmital; 23 a 26 de julho, em Torreões; e 30 de julho a 2 de agosto, em Filgueiras. Durante os dias do evento, são medidas as quantidades de leite produzidos por cada animal concorrente.

O extensionista da Emater-MG em Juiz de Fora, José Renato Santana, explica que o torneio leiteiro já é uma tradição na área rural do município. “O de Pirapetinga, por exemplo, que ocorreu de 18 a 21 de junho, acontece há 26 anos”, afirma. Segundo Santana, o torneio mostra ao produtor que o uso de tecnologias podem tornar o rebanho bovino mais produtivo. “Quando os eventos começaram a ser realizados, a produtividade era de nove a dez quilos de leite de vaca ao dia. Hoje conseguimos uma média de 19 quilos ao dia”, informa.

E a melhoria da produtividade do leite não acontece somente porque os produtores querem garantir os primeiros lugares na competição. O extensionista José Renato Santana ressalta que o concurso tem também caráter educativo. “Os produtores aprendem ordenhas higiênicas para produzirem um leite de qualidade e prevenir doenças no gado com a utilização da homeopatia. Também conhecem maneiras de melhorar a alimentação das vacas, no período das secas, usando cana, capim e silagens, principalmente, a de milho”, garante o técnico da Emater-MG de Juiz de Fora.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Prazo para envio de relatório de agrotóxicos termina dia 7


Os revendedores de agrotóxicos de Minas Gerais devem enviar, até 7 de julho, o relatório de controle de agrotóxicos, via Sistema de Controle Semestral de Agrotóxico (Sisagro), disponível no site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O programa possibilita uma prestação de contas detalhada da comercialização de agrotóxicos, analisando dados referentes às vendas desses produtos no período. Por meio dele é possível fazer um mapeamento contendo informações sobre a quantidade de vendas, os tipos de produtos vendidos e as cidades que os adquiriram.

O Sisagro, implantado em 2007, se assemelha ao sistema utilizado na Receita Federal no programa de declaração de Imposto de Renda. Preenchidos todos os campos, o proprietário clica em enviar e, automaticamente, é emitido um comprovante de envio das informações. O não cumprimento do prazo do envio, que deve ser feito semestralmente, acarreta em multa de 360 UFEMG´s, cerca de R$ 700,00, ao comerciante. Os prazos para o envio são o 5º dia útil de julho e janeiro.

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o envio do relatório além de ser obrigação do comerciante é importante para o controle do comércio de agrotóxicos no Estado. “O envio do relatório semestral nos permite controlar detalhadamente a comercialização dos agrotóxicos em Minas e fiscalizar efetivamente a atividade”.

Atualmente existem 928 estabelecimentos comerciais em Minas. Em 2009 já foram fiscalizadas, até o mês de maio, 1.818 revendas e 2.534 propriedades rurais e foram emitidos 227 autos de infração.

Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 23 de junho de 2009

Minas participa de Conferência Mundial de Febre Aftosa


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) representará Minas Gerais na Conferência Mundial de Febre Aftosa, que acontece de 24 a 26 de junho em Assunção, no Paraguai. O diretor-geral do instituto, Altino Rodrigues Neto e o gerente de defesa animal, Sérgio Lima Monteiro, participam da conferência. O evento é uma promoção da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Nos três dias de conferência, 450 participantes de mais de 100 países, entre diretores de serviços veterinários, especialistas e pesquisadores discutirão os esforços aplicados no controle e erradicação da febre aftosa e avaliarão a aplicação de métodos de vigilância e o desenvolvimento de vacinas.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) impulsiona o cumprimento dos códigos sanitários que se aprovam entre os países membros e criou um mecanismo para a solução de controvérsias, frente ao crescimento de possíveis novas barreiras não tarifárias, que escudam em aspectos sanitários. Este é um assunto que deverá ser amplamente discutido durante a conferência.

Por outro lado, a OIE busca exportar o modelo de luta contra a febre aftosa e, principalmente, de alta vigilância que está sendo implementado com êxito na fronteira de Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai, o que demonstra uma consolidação da situação na região e que pode servir para se aplicar em outras regiões do mundo.

De acordo com a Organização, a erradicação da febre aftosa é uma medida “importante e prioritária” e, apesar dos esforços mundiais, regionais e nacionais para seu controle, mais de 100 nações em desenvolvimento ainda não estão livres da doença.


Leia mais na integra: Agência Minas