Mostrando postagens com marcador Pecuária. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pecuária. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Volume exportado pelo agronegócio de Minas é recorde


As exportações do agronegócio mineiro atingiram um volume recorde em 2009. Os embarques do ano somaram 6,1 milhões de toneladas, crescimento de 24,3% em relação ao mesmo período de 2008. Os números foram organizados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base nas informações do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Mesmo com o volume recorde, a crise econômica mundial – que derrubou os preços no mercado externo – fez com que o valor comercializado apresentasse uma retração de 3,9% em relação a 2008. As vendas do agronegócio de Minas Gerais somaram, em 2009, US$ 5,6 bilhões. A queda no Estado foi inferior a media nacional. No ano passado, o país apresentou uma redução de 9,8% nos valores exportados, segundo o MDIC.

As vendas do complexo soja (grão, farelo e óleo) por Minas Gerais em 2009 se destacaram. As exportações somaram US$ 493 milhões, apresentando um crescimento de 81,6% em relação ao ano anterior. Em volume embarcado, o aumento foi de 128%, com 1,1 milhão de toneladas. As exportações de soja em grão e de farelo de soja foram as responsáveis pelo crescimento dos números neste grupo.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Cresce a participação do agronegócio nas exportações


A participação do agronegócio mineiro nas exportações totais do Estado, no período de janeiro a novembro de 2009, foi de 28,8%, na comparação com os 23,3% registrados no mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foram analisados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Segundo o superintendente João Ricardo Albanez, “a nova posição do agronegócio na composição da balança comercial de Minas é devida, principalmente, à diminuição do volume das exportações de minério pelo Estado”.

Os dados do ministério apontam para a receita US$ 17,7 bilhões gerada pela exportação total de Minas Gerais, no acumulado dos onze meses. Já as importações em todos os segmentos foram da ordem de US$ 6,7 bilhões. Albanez explica que só o agronegócio estadual exportou US$ 5,1 bilhões e fez importações da ordem de US$ 290 milhões. As importações de trigo, em torno de US$ 50,4 milhões, equivalem a 22% das importações totais do agronegócio mineiro.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MG exporta mais carne suína para compensar preço baixo


O volume das exportações mineiras de carne suína, em outubro de 2009, aumentou quase 128% em relação ao mesmo período do ano passado, informa a Superintendência de Política e Economia Agrícola (Spea) da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. De acordo com o superintendente João Ricardo Albanez “foram embarcadas mais de 5,2 mil toneladas em comparação com o volume aproximado de 2,3 mil toneladas registrado no mesmo mês de 2008.

Albanez explica que os dados foram divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e organizados pela superintendência. “Embora o preço médio da carne suína exportada por Minas tenha caído cerca de 37% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2008, a receita alcançou US$ 10,6 milhões. Esta cifra é 44,23% maior que os US$ 7,4 milhões do período anterior.”


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Instituto Mineiro de Agropecuária entrega certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) entrega, nesta terça-feira (15), o certificado de “Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose” ao proprietário da Fazenda Pinhal, no município de Elói Mendes, próximo à Varginha.

Será a quinta propriedade mineira a receber a qualificação e a primeira na região do Sul de Minas, uma das mais importantes bacias leiteiras do Estado. O certificado isenta o teste de diagnóstico para transportar os animais e garante participação em eventos agropecuários, enquanto durar sua validade, que deve ser renovada anualmente.

A certificação é uma estratégia do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para melhorar, ainda mais, a qualidade dos produtos de origem animal destinados ao mercado doméstico e internacional. Com isso, aumentará a produtividade e a competitividade da pecuária nacional, principalmente do gado leiteiro.


Leia mais na integra: Minas em pauta

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Governo Aécio Neves estimula pesquisa para plantar trigo no cerrado


Minas Gerais terá condições, em futuro próximo, de difundir tecnologia para a produção de trigo no cerrado brasileiro. Será criada no Estado a Estação Experimental de Pesquisa de Trigo Tropical da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com previsão de funcionamento a partir de 2010. A informação foi transmitida à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) pelo chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Trigo, João Leonardo Fernandes Pires.

João Leonardo explicou que o Triângulo e o Alto Paranaíba apresentam condições para a implantação da estação experimental. Uma das características dessas regiões é a situação geográfica em relação às principais regiões produtoras de grãos do Brasil Central, que são o Sul/Sudoeste de Goiás, Norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Sudoeste da Bahia e Noroeste de São Paulo. Além disso, outro aspecto positivo dessas regiões é a proximidade de parceiros em potencial para o desenvolvimento das pesquisas, entre eles a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Seapa.


Leia mais na integra: Minas em pauta

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Produção de manga é destaque em Minas – fruta é lider nas exportações


A manga foi a principal fruta exportada por Minas Gerais, no acumulado dos sete primeiros meses do ano. Julho teve destaque com aumento de 290% no volume comercializado, que alcançou 204,2 toneladas, na comparação com o embarque de 52,3 toneladas, no mesmo mês de 2008. Já a receita aumentou 214%, em julho, alcançando US$ 295 mil, na comparação com a cifra de US$ 94 mil registrada no sétimo mês do ano passado.

Os números foram analisados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), com base em dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De acordo com Márcia Aparecida de Paiva Silva, assessora técnica da superintendência, a receita obtida pelo Estado com as exportações de manga, entre janeiro e julho deste ano, também obteve valor expressivo. “Foram alcançados US$ 697 mil, ou 44% mais que no mesmo período do ano passado, quando a cifra foi de US$ 483 mil.

De acordo com Márcia Silva, o valor obtido com as exportações de manga no acumulado de janeiro a julho de 2009 também teve aumento na comparação com o movimento, no mesmo período, do conjunto de frutas e derivados de Minas no mercado externo. “A manga respondeu por 41% de uma receita de quase US$ 1,7 milhão”, informa a assessora.



Leia mais na integra: Minas em pauta

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Exportação de carne suína cresce 67% em Minas Gerais


A receita das exportações mineiras de carne suína, no período de janeiro a julho, aumentou quase 67%. O valor alcançado com a comercialização do produto no exterior foi de US$ 61,4 milhões, na comparação com a cifra de US$ 36,8 milhões do mesmo período de 2008, informa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De acordo com a Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que analisou os dados, foi expressivo também o aumento do volume embarcado, superior a 62% em relação à quantidade registrada no acumulado de janeiro a julho do ano passado. Foram 27,7 mil toneladas, contra 17,1 mil toneladas no mesmo período de 2008

Para o superintendente João Ricardo Albanez, O período de restrição, de um ano e meio, terminou no primeiro semestre de 2008. Albanez observa que, após a reabertura do mercado russo para o Brasil, o embargo foi mantido para os Estados Unidos e o espaço que os norte-americanos perderam temporariamente foi ocupado, em parte, inclusive pelo produto das granjas mineiras, sendo a Rússia o maior comprador. Aquele país adquiriu, de janeiro a julho deste ano, cerca de 20,4 mil toneladas, ou quase 74% do volume total exportado por Minas, gerando 90% da receita obtida pelo Estado com a comercialização da carne suína no mercado internacional.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

'Minas Leite’ ajuda produtor a aumentar renda em 40%


A renda dos produtores que aderiram ao programa Minas Leite, criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), aumentou cerca de 40% em dois anos, com um acréscimo médio superior a R$ 11,4 mil em consequência da venda do produto e comercialização de bezerros. De acordo com o coordenador do programa pela Seapa, Rodrigo Puccini Venturin, “a melhoria da gestão das atividades e principalmente a redução de gastos com a alimentação das vacas foram de fundamental importância para a obtenção desses resultados”.

Venturin explica que “os resultados correspondem à proposta do Minas Leite, de proporcionar uma produção sustentável, o aumento da oferta e a melhoria da qualidade do alimento, com redução de custos, e assim incrementar a renda familiar”. Cada uma das 140 propriedades mineiras acompanhadas pelo programa tinha inicialmente uma renda anual de quase R$ 30 mil, sendo a cifra de R$ 26 mil por conta da retirada de leite e o restante garantido pela venda de animais novos.


Leia mais na integra: Agência minas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cotação de bezerro sobe e anima criadores mineiros – anúncio foi feito pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais


A cotação média do bezerro, no mercado brasileiro, aumentou mais de 80% nos últimos quatro anos, alcançando o preço médio de R$ 638,65 no primeiro semestre de 2009. No mesmo período de 2006, a avaliação média foi de R$ 347,36. Os dados foram divulgados pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e organizados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, “os números mostram uma vigorosa recuperação de preços.” Ele acredita que a procura de bezerros para a reposição dos rebanhos deve continuar maior que a oferta existente, com a perspectiva de manutenção de um mercado firme.

Viana explica que o quadro de preços do bezerro varia de acordo com a sazonalidade da pecuária de corte, e os períodos favoráveis ou desfavoráveis não têm sempre a mesma duração. “No Brasil, os ciclos se repetem geralmente, no setor, a cada sete ou oito anos, principalmente por causa das condições climáticas. O período inicial corresponde à fase em que o bezerro é valorizado e estimula o produtor a reter matrizes para produzir mais bezerros.”


Leia mais na integra: Minas em pauta

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Investimento na produção de pimentão garante vendas


Minas Gerais tem uma área de 93.327 hectares, ocupada por hortaliças, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O pimentão, uma das culturas que se destacam nesse segmento da produção, tem presença forte na Ceasa, em Contagem. Naquele entreposto foram comercializados, no ano passado, quase 12,2 milhões de quilos da hortaliça, volume que possibilitou uma receita da ordem de R$ 20 milhões.

Os números podem ser igualados e até superados neste ano, porque a entrada de pimentões no entreposto de Contagem vem aumentando desde 2005. No primeiro semestre de 2009 deram entrada mais de 6 milhões de quilos de pimentão, procedentes de 116 municípios mineiros.

O índice crescente da demanda por pimentões tem por base, principalmente, a qualidade do produto. Todos os municípios que se dedicam ao cultivo do pimentão contam com assistência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) para desenvolver os programas de cultivo, que vão do preparo do solo até a colheita. O suporte tecnológico oferecido pela empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e a assistência na parte sanitária dos produtos, garantida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) possibilitam a oferta de pimentões com as condições de segurança alimentar exigidas pelo mercado interno e pelos compradores internacionais.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Oeste de Minas conhece tecnologias para o setor leiteiro


Tecnologias para o setor leiteiro serão apresentadas em Dia de Campo que será realizado no dia 31 de julho, na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) em Felixlândia, na região Central do Estado. Em seis estações de campo os participantes conhecerão: Produção de gado leiteiro F1; Manejo reprodutivo e sanitário de vacas leiteiras; Ordenha e qualidade de leite de vacas mestiças; Alimentação de vacas leiteiras; Opções de cruzamentos para vacas leiteiras; Produção de carnes com bovinos leiteiros.

Os participantes também saberão mais sobre o desempenho do município na produção de leite, pesquisas sobre o setor leiteiro, extensão rural e a organização da produção leiteira, além de legislação para este setor.

Segundo o pesquisador da Epamig, José Reinaldo Ruas, o objetivo do evento é divulgar tecnologias e melhorar a qualidade do leite produzido nas propriedades. “Apresentaremos o sistema de produção de Leite com Gado F1 e todo o manejo de criação dos mesmos, no qual estão incorporadas as tecnologias desenvolvidas pela Epamig de sistema de alimentação, cruzamentos, manejo de ordenha entre outras”, explica.

O evento integra o 1º Circuito Minas Leite, programa estadual da cadeia produtiva do leite, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Epamig, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A inscrição é gratuita e pode ser realizada através do e-mail: fefx@epamig.br. Informações: (31) 3773-1980 ou (38) 3753-1346. As vagas são limitadas.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 14 de julho de 2009

Encontro vai orientar produtores de queijo da CeasaMinas


Produtores rurais da CeasaMinas serão orientados sobre as normas para regularização da produção, transporte e comercialização de queijos e demais derivados do leite, durante encontro técnico, nesta quinta-feira (16), às 13h30, no entreposto de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O evento pretende auxiliar o cumprimento das determinações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual (MPE) e assinado no dia 29 de junho.

O encontro é coordenado pela CeasaMinas e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A abertura será com a palestra “Boas Práticas de Fabricação e Assistência Técnica”, apresentada pelo coordenador técnico estadual do Programa Queijo Minas Artesanal, médico veterinário Albany Árcega, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

A segunda palestra será proferida pelo diretor técnico do Instituto Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Pedro Hartung, com o tema “Obrigações Comuns aos Termos de Compromisso que serão firmados pelo IMA”. Para encerrar o encontro, a gerente de Vigilância Sanitária em Alimentos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Cláudia Parma, apresenta a palestra “Controle Sanitário de Alimentos”.

TAC

O TAC proposto pelo MPE engloba os produtos comercializados nos Mercados Livres do Produtor (MLP`s) das seis unidades da CeasaMinas (Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Governador Valadares, Caratinga e Barbacena). O documento prevê, entre outras determinações, a obrigatoriedade de, em até 30 dias da data da assinatura do TAC, rotulagem contendo o nome do produto, datas de fabricação e de validade, identificação do local onde foi produzido, e o CPF ou CNPJ do produtor. Outro prazo, de 20 dias, se refere ao envio ao MPE e ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) da relação de todos os fornecedores e das respectivas localizações das propriedades.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Minas Gerais terá Centro de Inteligência em Genética Bovina


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), vai lançar no segundo semestre de 2009 o Centro de Inteligência em Genética Bovina (CIGB). Desenvolvido em ambiente virtual, o espaço deverá reunir informações estratégicas geradas pelas instituições de pesquisa, organismos nacionais e internacionais e agentes do setor. O objetivo do CIGB é captar, organizar e gerir informações técnicas, científicas, econômicas e sociais de interesse da cadeia produtiva da genética bovina.

O Centro contará com site para veiculação de informações, banco de dados dinâmico, tecnologia de infomapas e comunidades de relacionamento. Construído em ambiente web 2.0, utilizará ferramentas que facilitam a visibilidade e interatividade do usuário de maneira dinâmica, inovadora e de fácil execução. O projeto surgiu da necessidade de agrupar informações de qualidade sobre a genética bovina e tornar-se uma fonte de referência sobre mercado, pesquisa e desenvolvimento, inovação tecnológica, eventos e outros assuntos relacionados.

O CIGB é uma ação do Pólo de Excelência em Genética Bovina, localizado em Uberaba, no Triângulo Mineiro, implantado em 2008 e coordenado pela pesquisadora Beatriz Cordenonsi Lopes. Será o primeiro Centro de Inteligência em Genética no país. Existem páginas institucionais que tratam de assunto semelhante, mas sobretudo da pecuária, sem foco exclusivo em genética. De acordo com Beatriz, o CIGB fortalecerá as ações do Pólo que visam a articulação da cadeia produtiva da bovinocultura, a melhoria genética dos rebanhos e maior competitividade do setor. “O principal objetivo é consolidar Minas Gerais como centro de difusão de genética bovina, fortalecendo o desenvolvimento da pesquisa, a capacidade de inovação e a geração de negócios de alto valor agregado”, acrescentou. A Sectes conta com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).




Leia mais na integra: Portal Minas On-line

terça-feira, 23 de junho de 2009

Minas participa de Conferência Mundial de Febre Aftosa


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) representará Minas Gerais na Conferência Mundial de Febre Aftosa, que acontece de 24 a 26 de junho em Assunção, no Paraguai. O diretor-geral do instituto, Altino Rodrigues Neto e o gerente de defesa animal, Sérgio Lima Monteiro, participam da conferência. O evento é uma promoção da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Nos três dias de conferência, 450 participantes de mais de 100 países, entre diretores de serviços veterinários, especialistas e pesquisadores discutirão os esforços aplicados no controle e erradicação da febre aftosa e avaliarão a aplicação de métodos de vigilância e o desenvolvimento de vacinas.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) impulsiona o cumprimento dos códigos sanitários que se aprovam entre os países membros e criou um mecanismo para a solução de controvérsias, frente ao crescimento de possíveis novas barreiras não tarifárias, que escudam em aspectos sanitários. Este é um assunto que deverá ser amplamente discutido durante a conferência.

Por outro lado, a OIE busca exportar o modelo de luta contra a febre aftosa e, principalmente, de alta vigilância que está sendo implementado com êxito na fronteira de Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai, o que demonstra uma consolidação da situação na região e que pode servir para se aplicar em outras regiões do mundo.

De acordo com a Organização, a erradicação da febre aftosa é uma medida “importante e prioritária” e, apesar dos esforços mundiais, regionais e nacionais para seu controle, mais de 100 nações em desenvolvimento ainda não estão livres da doença.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Minas Gerais aumenta exportação de açúcar para mercado indiano


Minas Gerais exportou 325 mil toneladas de açúcar nos três primeiros meses deste ano, registrando aumento de 62,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o valor das exportações do produto pelo Estado cresceu 100% em relação ao mesmo período de 2008.

Foram US$ 94,8 milhões neste ano e US$ 47,3 milhões no primeiro trimestre do ano anterior. Os dados são do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e foram organizados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

A oportunidade de colocar naquele mercado o açúcar produzido em Minas surgiu após a quebra de safra naquele país, por causa de problemas climáticos.

Leia mais em:


Matéria publicada: Agência Minas