quarta-feira, 1 de julho de 2009

Minas anuncia poço para explorar gás no São Francisco


A perfuração do primeiro poço para exploração de gás na Bacia do Rio São Francisco foi anunciada, nesta quarta-feira (1º), em Pirapora, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Sergio Barroso, do Governo Aécio Neves. “Depois de quase 30 anos de estudos e prospecções, finalmente podemos comemorar que áreas promissoras para exploração do gás natural na porção mineira da bacia do São Francisco irão, enfim, ser perfuradas para exploração”, destacou.

Sergio Barroso representou o Governo de Minas na Audiência Pública – “Reserva de Gás Natural na Bacia do Rio São Francisco”, convocada pela Assembléia Legislativa, com o objetivo de discutir e avaliar aspectos relativos à exploração das reservas de gás natural na região. O secretário garantiu que “o Governo de Minas não faltará, como não tem faltado, com toda espécie de apoio para viabilizar a exploração do gás no Estado”.

O início da perfuração do poço pioneiro será em setembro próximo, no Bloco 132, a oeste da Represa de Três Marias, a um custo estimado de R$ 10 milhões. No Bloco 132 já foram realizados investimentos de cerca de R$ 9 milhões, principalmente em geoquímica de superfície e em aquisição de sísmica. O contrato de concessão foi assinado em janeiro de 2006 e o primeiro período exploratório se encerra em janeiro de 2010. Nos demais blocos, planeja-se investir, em conjunto, um valor mínimo de R$ 15 milhões em aquisição de dados geológicos durante o período 2009/2013.

Codemig

O Bloco 132 foi arrematado no leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) pelo consórcio que tem 49% de participação da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) , 30% da Orteng, 11% da Delp e 10% da Comp para exploração de gás.


Leia mais na integra: Agência Minas

Anastasia entrega ambulâncias e abre Exposição em Montes Claros


Nesta quinta-feira (2), o vice-governador Antonio Augusto Anastasia participa de dois eventos em Montes Claros, no Norte de Minas. Às 16h30, Anastasia entrega 69 ambulâncias a municípios da região. O repasse dos veículos aos prefeitos municipais será no 10º Batalhão da Polícia Militar – avenida Deputado Plínio Ribeiro, 2810 - Cintra. No município, o vice-governador também participa da abertura da 35ª Expomontes, às 18h, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

Serviço:

Evento: Entrega de ambulâncias para 69 municípios do Norte de Minas

Data: 02/07/09

Horário: 16h30

Local: 10º Batalhão da Polícia Militar – Avenida Deputado Plínio Ribeiro, 2810 - Cintra

Evento: Abertura da 35ª Expomontes

Data: 02/07/09

Horário: 18 horas

Local: Parque de Exposições João Alencar Athayde


Matéria publicada: Agência Minas

Ipem realiza operações de fiscalização em cargas pesadas


A gerência de Cargas e Produtos Perigosos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) divulgou cronograma de ações de fiscalização em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE). De 6 a 10 de julho, a fiscalização dos veículos transportadores de cargas perigosas será no pátio da sede da Receita Estadual em Montes Claros. Entre os dias 13 e 17, acontece no município de Ipatinga, em rodovia ainda a ser definida.

De 15 e 19 de junho, servidores da regional Uberlândia e da PRF verificaram as condições de segurança de veículos (suspensão, freios, direção, sistema elétrico, iluminação) e dos equipamentos de segurança, observando se os tanques desses veículos estão aptos a transportar produtos perigosos. Ainda em junho, entre os dias 22 e 26, a ação foi realizada dentro da base distribuidora de derivados de petróleo da Ipiranga do Brasil, onde foram verificadas normas de segurança de acordo com padrões do Instituto Nacional e Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Segundo o gerente de fiscalização de Cargas e Produtos Perigosos do Instituto, Rogério Bastos, nos cinco primeiros meses do ano (janeiro a maio) o Ipem Minas realizou 39 ações fiscalizadoras, totalizando 609 veículos/equipamentos verificados. Também de acordo com Rogério, foram lavrados 62 autos de infração em todo o Estado.

Rogério Bastos explica que o Ipem faz uma previsão de roteiros de fiscalização a ser cumpridos durante o ano, mas este pode sofrer alteração de acordo com a demanda e disponibilidade dos parceiros: PRF, PRE e bases distribuidores de derivados de petróleo no Estado. “Essas ações não são blitz e acontecem rotineiramente durante todo o ano”, conclui.


Matéria publicada: Agência Minas

terça-feira, 30 de junho de 2009

Funcionários do Prédio Verde fazem caracterização do lixo


Mais de 20 pessoas participaram nesta terça-feira (30) da caracterização do lixo do Prédio Verde, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A iniciativa integra a implantação do Programa AmbientAÇÃO no prédio, onde funcionam a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e a Subsecretaria de Comunicação Social (Subsecom) da Secretaria de Estado de Governo (Segov), que juntos possuem 386 funcionários.

Desperdício de material de escritório que pode ser reutilizado ou reciclado, como papel e plástico. Esta foi a conclusão inicial e que foi se fortalecendo à medida que os sacos de lixo foram abertos.

“O lixo aqui é muito misturado, ainda não existe a cultura de separar alimentos e outros resíduos orgânicos”, observou a gestora do AmbientAÇÃO, Silvia Helena Campos, que coordenou o trabalho de separação. O descarte de resíduos orgânicos misturado com o material de escritório contamina papel e plástico, inutilizando estes materiais.

A separação do lixo, ao contrário do já aconteceu em outras instituições, aconteceu no pátio interno, à vista de quem circulava pelo prédio e chamou a atenção dos servidores. “A escolha de fazer em um espaço aberto como este é interessante, pois fazem as pessoas pensarem. Elas percebem que contribuíram para isto. De forma geral, não há consciência sobre o que é descartado, todo mundo acredita que a responsabilidade termina quando fecha a lixeira, mas é mais do que isto.



Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Momento virtuoso


José Policarpo G. de Abreu

A área de ciência, tecnologia e inovação cresceu bastante, não somente em Minas Gerais, mas no país como um todo. Recentemente, foi divulgado o grande salto na publicação de artigos em revistas indexadas. O Brasil passou de cerca de 20 mil artigos publicados para mais de 30 mil no último ano, de tal forma que subiu do 15º para o 13º lugar, ultrapassando potências como a Rússia e a Holanda, respectivamente. Minas teve papel de destaque nessa conquista, especialmente em função da firme atuação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O apoio crescente às instituições de ensino e pesquisa do Estado está relacionado à alocação devida de recursos orçamentários: de 2004 a 2009, o orçamento da Fapemig foi multiplicado por dez. Os resultados dessa política governamental estão aí para quem quiser ver. O objetivo, agora, é uma melhora nos índices de inovação, amparados nas Leis Federal e Estadual de Inovação, e ainda no Decreto 44.784, que regulamenta o Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica (FIIT). Vale lembrar a criação da Gerência de Propriedade Intelectual, por meio da qual a Fapemig apoia inventores e orienta na transferência de tecnologia. Dessa forma, a agência tem se tornado vetor fundamental para o avanço de Minas não somente em ciência e tecnologia, mas também em inovação.

Nos próximos anos, a proposta da Fundação é consolidar seu crescimento e promover a internacionalização, transformando-a em uma agência também respeitada no exterior, uma vez que hoje ela já o é nacionalmente. Como exemplos recentes, podemos citar que o presidente da Fapemig passou a ser também o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e que a Fundação foi uma das primeiras FAPs a se tornar membro da Academia Brasileira de Ciências. A política da atual direção é a de que só não será feito aquilo que não for legal. Tudo o que puder ser feito para o engrandecimento da ciência e tecnologia, bem como para a consolidação da inovação do Estado, será feito. O principal desafio é avançar a passos largos, porque é nosso objetivo, nossa meta, colocar Minas na liderança desse setor. Assim, estaremos colaborando para que o próprio país venha a se firmar como um dos líderes no contexto mundial.

Faz-se mister ressaltar que esse momento virtuoso da área de CT&I, com a ação firme e segura da Fapemig só foi possível porque o atual Governo do Estado reconheceu a importância do papel da fundação como agência indutora e, já pelo terceiro ano consecutivo, aplica 1% do orçamento do Estado na mesma. Antes, por melhor que fossem as ideias, era difícil implementá-las, pois não havia recursos para tal.

Portanto, é fundamental manter esta conquista, que levou duas décadas para ser efetivada. O preço desta conquista é a eterna vigilância. Mas, se conseguirmos demonstrar para a sociedade a importância desses investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, a própria sociedade se incumbirá de cobrar do Governo, qualquer que seja ele, essa manutenção. Por fim, importante lembrar que o investimento em ciência, tecnologia e inovação não é “um caminho” para se enfrentar a crise mundial, mas “o caminho”, pois não há nada mais sólido que isso.

Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais Publicado originalmente pelo Hoje em Dia, em 30/06/2009

Secretaria de Defesa Social inaugura novo prédio do Cope


Agentes penitenciários do Comando de Operações Especiais (Cope), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), terão mais espaço e melhor estrutura para realizar suas atividades a partir desta quarta-feira (1º). É que será inaugurada a nova sede, às 10h30, na avenida Professor José Vieira de Mendonça, nº 21, bairro Engenho Nogueira, na região Noroeste de Belo Horizonte. No local, servidores passarão por capacitações e treinamentos, como colocação de algemas, escoltas intermunicipais e interestaduais de presos, transferência de sentenciados, manuseio de tonfa e palestras sobre ética e direitos humanos.

Além disso, o prédio abrigará os setores administrativos e de apoio, como as Diretorias Geral, de Operações Especiais e Escoltas Prisionais, Administrativa e de Recursos Humanos.

A obra teve um investimento de R$ 2,1 milhões, custeada somente com recursos estaduais. O imóvel antigo, localizado em frente ao novo, foi cedido à Central de Suprimentos da Superintendência de Segurança Prisional da Seds (SSPI).

Participam da solenidade de inauguração o secretário Maurício Campos, a secretária-adjunta Soraia Ghader, o subsecretário de Administração Prisional, Genilson Zeferino, entre outras autoridades da Seds e do Sistema de Defesa Social.


Leia mais na integra: Agência Minas

Operação BH Limpa prende integrantes de gangue de pichadores


Policiais do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família, em parceria com o Ministério Público, representado pela Promotoria dos Crimes Cibernéticos, realizaram, na manhã desta terça-feira (30), a operação “BH Limpa”. A missão consistiu no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão, em residências de integrantes de uma gangue de pichadores.

Quarenta e cinco policiais civis participaram do trabalho. Durante as investigações, que duraram um mês, os locais preferenciais dos pichadores, como as praças Sete e da Bandeira, bem com prédios públicos do Centro de Belo Horizonte, foram monitorados. Oito rapazes e um adolescente foram conduzidos à Delegacia de Orientação e Proteção à Família, onde prestaram depoimentos e foram autuados em flagrante.

Os policiais apreenderam farto material utilizado nas pichações: garrafas de tinta, sprays, além de fotografias e computadores que registravam a ação dos suspeitos em crimes contra o patrimônio público.


Matéria publicada: Agência Minas

Projeto Quarta Erudita apresenta duo de gaita e violão


Nesta quarta-feira (1º), o projeto Quarta Erudita, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, apresentará duo de gaita e piano, com José Staneck e Flávio Augusto, às 19h30, na Sala Juvenal Dias. Os musicistas interpretarão obras de compositores inesquecíveis, como Heitor Villa-Lobos e Guerra Peixe. Os ingressos custam R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada, conforme a lei).

O duo composto pelo gaitista José Staneck e pelo pianista Flavio Augusto se formou pelo encontro de dois conceituados músicos instrumentistas que solidificaram sua parceria formando um repertório erudito, com arranjos originais que exploram as possibilidades que os dois instrumentos - gaita e piano - oferecem.

Quarta Erudita é um projeto da Fundação Clóvis Salgado (FCS) que privilegia a música de câmara erudita lírica ou instrumental, contemplando variadas formações instrumentais e estilos distintos. Para este mês, o projeto reserva outras atrações muito especiais: no dia 8, recital com o pianista italiano Flavio Sala; dia 15, o som do piano de Oscar Marcos Tiburcio; 22 de julho, duo de trompete e piano com Erico Fonseca e Cristiano Vogas e, encerrando a programação de julho, sexteto de sopros. Uma ótima opção de lazer e cultura para quem está em BH, no mês das férias.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Rádio Inconfidência recebe inscrições para festival


A Rádio Inconfidência está recebendo inscrições para a etapa em Minas Gerais do I Festival Nacional de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub). O festival visa revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas, abrindo espaço na programação das emissoras participantes para cantores, compositores, instrumentistas e arranjadores, valorizando a produção e a diversidade da musical local. As inscrições vão até o dia 15 de julho.

O projeto visa operacionalizar a participação de outras emissoras públicas que, ao implantarem suas fases regionais, culminarão numa fase nacional em que as músicas finalistas circularão pela programação de todas as rádios participantes.

Para a fase nacional, cada rádio enviará as duas músicas que obtiveram as maiores pontuações nas categorias: Melhor Música Com Letra e Melhor Música Instrumental. Depois das músicas serem veiculadas em todas as emissoras participantes, cinco receberão a premiação em dinheiro nas seguintes categorias: Melhor Música Com Letra, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete, Melhor Instrumentista e Melhor Arranjo.

Até o momento, 12 emissoras representando as cinco regiões do país participarão do I Festival Nacional de Música promovendo as etapas estaduais. Com o apoio do Ministério da Cultura, está previsto um evento de premiação final com transmissão ao vivo para todas as emissoras participantes, bem como, a gravação de um cd.

O regulamento da etapa da Rádio Inconfidência e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da rádio.

Matéria publicada: Agência Minas

Prazo para envio de relatório de agrotóxicos termina dia 7


Os revendedores de agrotóxicos de Minas Gerais devem enviar, até 7 de julho, o relatório de controle de agrotóxicos, via Sistema de Controle Semestral de Agrotóxico (Sisagro), disponível no site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O programa possibilita uma prestação de contas detalhada da comercialização de agrotóxicos, analisando dados referentes às vendas desses produtos no período. Por meio dele é possível fazer um mapeamento contendo informações sobre a quantidade de vendas, os tipos de produtos vendidos e as cidades que os adquiriram.

O Sisagro, implantado em 2007, se assemelha ao sistema utilizado na Receita Federal no programa de declaração de Imposto de Renda. Preenchidos todos os campos, o proprietário clica em enviar e, automaticamente, é emitido um comprovante de envio das informações. O não cumprimento do prazo do envio, que deve ser feito semestralmente, acarreta em multa de 360 UFEMG´s, cerca de R$ 700,00, ao comerciante. Os prazos para o envio são o 5º dia útil de julho e janeiro.

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o envio do relatório além de ser obrigação do comerciante é importante para o controle do comércio de agrotóxicos no Estado. “O envio do relatório semestral nos permite controlar detalhadamente a comercialização dos agrotóxicos em Minas e fiscalizar efetivamente a atividade”.

Atualmente existem 928 estabelecimentos comerciais em Minas. Em 2009 já foram fiscalizadas, até o mês de maio, 1.818 revendas e 2.534 propriedades rurais e foram emitidos 227 autos de infração.

Leia mais na integra: Agência Minas

Minas Gerais recebe premiação no Salão Nacional de Turismo


A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) já finaliza os preparativos para a participação no 4ª Salão Nacional de Turismo – Roteiros do Brasil. Dando sequência ao trabalho de incentivo e apoio à comercialização do produto turístico mineiro, a Setur levará 40 empresas que ofertarão seus produtos turísticos para o público da feira. No evento, Minas também receberá 4 dos 8 Troféus Roteiros do Brasil, premiação promovida pelo Ministério do Turismo como reconhecimento dos “exemplos de sucesso” do Programa de Regionalização do Turismo em todo o país. A quarta edição do Salão Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, será de 1º a 5 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Segundo a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, o foco da participação mineira no Salão Nacional é aumentar o fluxo turístico e a comercialização do destino. “Trabalhamos ativamente na diversificação da oferta turística, apresentando produtos inovadores e competitivos. Esse evento é uma oportunidade excepcional para incentivar o público a visitar Minas Gerais e reforçar a inserção dos roteiros mineiros nos catálogos das operadoras de São Paulo”, afirma. De acordo com a organização do Salão Nacional do Turismo, são esperadas cem mil pessoas para os cinco dias do evento.

No estande institucional da Região Sudeste, que será intitulado “Festa, buteco e futebol”, Minas Gerais dividirá espaço com São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Minas também terá o maior número de apresentações e será a responsável pela abertura das manifestações culturais do evento. Outra novidade para o Salão Nacional será o lançamento do Trem Noturno entre Tiradentes e São João del-Rei, em linha operada pela Ferrovia Centro Atlântica, uma empresa do Grupo Vale SA.

Participam no estande institucional de Minas Gerais a Federação dos Circuitos Turísticos Mineiros (Fecitur), a Belotur, Associação das Cidades Históricas, Instituto Estrada Real, Programa Turismo Solidário da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), Sebrae, Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Inovação na mineração e metalurgia é tema de encontro

Promover a inovação no setor mínero-metalúrgico, com interação entre academia e empresas. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), em parceria com Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Fiemg/IEL, Sebrae e Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico, realizará um Encontro de Inovação com foco na indústria automobilística, no dia 15 de julho, na Arena de Inovação e Negócios do 64º Congresso da ABM, no Expominas, em Belo Horizonte.

O Encontro será delineado a partir das demandas tecnológicas por inovações de pequenas e médias empresas do setor, que poderão ser enviadas pelo formulário que se encontra no site http://formularioabm.simi.org.br/. As informações obtidas serão utilizadas para prospecção das tecnologias com potencial para atender às demandas levantadas e, a partir daí, serão convidados institutos de ciência e tecnologia e pesquisadores.

Além do Encontro de Inovação, a programação da Arena inclui, na parte da tarde, uma rodada de negócios. Pela manhã, palestras apresentarão temas inovadores e tendências mundiais em inovação e substituição de produtos e processos de grandes empresas, como: Usiminas, Fiat, CSN, Alcoa, Aethra e Arcelor Mittal.

Na rodada de negócios com ênfase em tecnologia, as principais empresas âncoras do segmento apresentarão suas demandas para a criação de oportunidades de desenvolvimento de novas alternativas de negócios.
Para saber mais sobre a Arena de Inovação e Negócios, acesse a comunidade o portal do Simi. http://www.simi.org.br/. O 64º Congresso da ABM será realizado de 13 a 17 de julho.



Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Defesa Civil terá curso de capacitação para Coordenadorias

A Escola de Defesa Civil inicia, nesta terça-feira (30), mais um Curso Básico de Defesa Civil (CBDC). Destinado aos representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec), militares, secretários municipais e membros dos conselhos, o evento reúne cerca de 60 participantes de 28 municípios mineiros, que terão conhecimentos básicos sobre desastres e estratégias para dinamizar as Comdec.

Promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG), o curso será ministrado no auditório da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), na capital, e terá duração de quatro dias. Entre os palestrantes estão técnicos da Cedec/MG e o professor e meteorologista do MGTempo/Cemig/PUCMinas, Ruibran dos Reis.

De acordo com o diretor de Planejamento da Cedec, capitão Anderson de Oliveira, quanto mais o profissional se capacita, melhor ele lida com situações de emergência e de risco. “Se os coordenadores de defesa civil não estão preparados, o município pode ser pego de surpresa em situações adversas. Além disso, é por meio da capacitação que eles aprendem a desenvolver habilidades técnicas de enfrentamento”, afirma.

Esse é o oitavo curso oferecido pela Cedec/MG, em 2009. Até o final do ano, estão previstas mais atividades de capacitação. Para participar, basta acompanhar as datas de inscrições dos cursos no endereço eletrônico da Defesa Civil.


Leia mais na integra: Agência Minas

domingo, 28 de junho de 2009

Aécio Neves mostra os avanços da segurança pública em Minas em artigo na Folha de S. Paulo

POUCOS PROBLEMAS desafiam tanto o Estado brasileiro quanto o avanço da violência e da criminalidade. Em Minas Gerais, enfrentamos -e estamos vencendo- um longo e penoso ciclo de agravamento da criminalidade violenta.Comparando 2008 com 2003, nos 853 municípios mineiros, os crimes violentos caíram 36%.

Na capital, a redução chegou a 52%, e, nos 34 municípios da região metropolitana, onde vivem quase 5 milhões de pessoas, ela foi de 51%. Nos três primeiros meses deste ano, os crimes permaneceram em queda, retrocedendo a indicadores de uma década atrás.

Mais que uma meta, considero que atingimos um marco. O caminho para o recuo desses indicadores para níveis registrados em 1999 não é circunstancial, mas resultado de um investimento contínuo, sustentado por um conjunto de políticas públicas reunidas em um modelo responsável, inovador e ousado.

Avançamos como nunca ao integrar as ações das forças policiais, que passaram a trabalhar compartilhando informações, decisões, unidades físicas e operações de campo.

O modelo tem como inspiração o Compstat, uma estrutura de gerenciamento policial adotada na década de 90 pela Prefeitura de Nova York, assim como experiência similar da cidade de Bogotá, na Colômbia. Foram criadas áreas integradas de segurança pública, que consolidam territorialmente a atuação conjunta das polícias Militar e Civil, tendo como vértices o foco na solução de problemas e a aproximação com as comunidades.

Leia na íntegra: Blog

Reunião define escolha de representantes para 1ª Conseg


BELO HORIZONTE (27/06/2009) - Nos dias 21, 22 e 23 de julho será realizada em Belo Horizonte, no Hotel Ouro Minas, a 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública - Conseg MG. Do encontro sairão sete princípios e 21 diretrizes a serem levadas à discussão na Etapa Nacional da Conseg, marcada para 27 a 30 de agosto, em Brasília, com realização do Ministério da Justiça. Na quinta-feira, dia 25, no auditório da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) , foram definidos os critérios para a participação da sociedade civil.

O regimento interno do Ministério da Justiça determina que as Conferências Estaduais, que já estão acontecendo em todo o país, devem ter a participação de 40% da sociedade civil (associações diversas, ONGs e movimentos sociais), 30% de trabalhadores em Segurança Pública (agentes prisionais, policiais civis, militares e bombeiros militares, dentre outros) e outros 30% do poder público (gestores do sistema de defesa social, poder judiciário, Ministério Público e Ouvidoria do Estado ).

O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, participou da reunião anterior, realizada no dia 19, e ontem lembrou que “a sociedade civil é toda e qualquer forma de manifestação da sociedade” e reforçou a necessidade de que fossem estabelecidos critérios para a acolhida das inscrições desse segmento.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ballet Jovem Palácio das Artes seleciona bailarino trainne


O Ballet Jovem do Palácio das Artes está recebendo currículos de bailarinos, com idade entre 15 e 25 anos, que estejam interessados em fazer parte do elenco como trainne. No site da Fundação Clóvis Salgado (FCS) está disponível o formulário que deve ser preenchido e entregue, junto com uma foto de rosto e outra de corpo, na Direção de Ensino e Extensão do Cefar - Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, nº 1537, Centro, Belo Horizonte) -, de segunda a sexta-feira, no horário de 10h às 18h.

De julho a agosto de 2009, a direção do Ballet entrará em contato com os selecionados para agendar a sua participação nas atividades diárias do grupo. Os bailarinos escolhidos poderão participar das apresentações do Ballet, com o objetivo de proporcionar a eles aperfeiçoamento profissional. Neste período, os dançarinos convidados serão avaliados por profissionais que trabalham com o grupo e os candidatos selecionados farão uma entrevista na Diretoria do Ballet Jovem. Os futuros bailarinos trainnes passarão trimestralmente por uma avaliação que visa acompanhar o seu desenvolvimento e progresso de acordo com os objetivos do grupo, podendo o bailarino vir a ser bolsista.

Corpo de dança

O Ballet Jovem Palácio das Artes foi criado com o objetivo de preencher um espaço vazio existente entre a formação e a inserção de um bailarino no mercado. Um corpo de dança jovem formado por bailarinos, com idade entre 15 e 25 anos, que são preparados para atuarem em companhias e grupos profissionais já estabelecidos no mercado brasileiro. Um projeto que valoriza o protagonismo juvenil no setor artístico-cultural mineiro / brasileiro.

Em setembro de 2008, o Ballet Jovem fez sua estréia nacional no Grande Teatro do Palácio das Artes, comemorando um ano de atividades. Em seu repertório, obras do coreógrafo Tíndaro Silvano, bailarino Rodrigo Giése e do holandês Adriaan Luteijn.



Leia mais na integra: Portal Minas On-line




quinta-feira, 25 de junho de 2009

21 Anos - O PSDB mudou o Brasil para sempre

Em artigo, Aécio Neves fala sobre a experiência tucana

Nenhum partido político é senhor absoluto da verdade e nem deve cultivar essa pretensão, por mais legítimas que sejam suas convicções. Também não faz sentido algum a guerra que se trava, entre governo e a oposição, para definir a responsabilidade por méritos ou equívocos que se acumularam ao longo da nossa História.

Muito mais coerente seria se admitíssemos que o País que temos hoje é resultado da contribuição de todos aqueles que tiveram a responsabilidade de governar. E, mais que isso, das forças diversas - produtivas e sociais – que tiveram papel decisivo no processo de mudança que está em curso.

De uma forma ou de outra, entendo que é nossa responsabilidade trabalhar com a verdade, buscar o melhor caminho e fazer o que precisa ser feito, seja onde estivermos. Não há como acertar e seguir adiante e avançar sem enfrentar e corrigir os erros do passado e sem um diálogo amplo e sincero com a sociedade, sobre o futuro.

Leia na íntegra: PSDB.ORG

Michael Jackson morre aos 50 anos

O cantor Michael Jackson morreu após sofrer uma parada cardíaca e ser levado às pressas a um hospital em Los Angeles nesta quinta-feira(25). O cantor, que estava com 50 anos, foi levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center na tarde desta quinta-feira. De acordo com o jornal "Los Angeles Times", ele não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.

a Os jornais "Los Angeles Times", "New York Times" e as redes de TV Fox News, CNN, NBC e ABC também confirmaram a informação. O site de celebridades TMZ - primeiro a noticiar a morte - e a agência de notícias Associated Press deram a informação citando fontes próximas ao cantor. A Fox News afirmou que uma entrevista coletiva será realizada em breve no hospital. Em seu site, o "NYT" disse que uma autoridade da cidade de Los Angeles confirmou que Michael Jackson morreu. O oficial afirmou que ele morreu à 1h07 PM, horário do Pacífico [17h07, Brasília]".

De acordo com a rede de TV CNN, Randy Jackson, irmão do cantor, afirmou que ele sofreu "um colapso em sua casa". Familiares do músico foram chamados ao hospital. De acordo com nota publicada no site do "LA Times", o oficial Steve Ruda disse que Jackson não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa. Eles realizaram reanimação cardiopulmonar no local antes de conduzir Jackson para o hospital.

O rei do pop que mudou o mundo com seu ritmo e danças exuberantes, autor de Thriller, música que dá título ao disco mais vendido da história - 100 milhões de cópias -, tinha 50 anos.

Depois de anos recluso, Michael Jackson, aos 50 anos, estava em fase de preparação de sua volta aos palcos para uma série de 50 shows em Londres, que deveriam começar no dia 13 de julho e terminar em março de 2010. Os ingressos para os shows se esgotaram em cinco horas no mesmo dia em que foram colocados à venda, no último mês de março, e os shows deveria render ao cantor mais de US$ 50 milhões, segundo cálculos da Billboard.

As revistas já haviam começado a falar das extravagâncias na criação de seu figurino com nada menos que 300 mil cristais Swarovski incrustados, segundo a revista especializada em música Rolling Stone.

Itambacuri assina convênios de combate à pobreza rural


Foram assinados, nesta quinta-feira (25) 52 convênios do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR), em Itambacuri, no Vale do Mucuri, para beneficiar 1.872 famílias de 29 municípios da região, com recursos de R$ 3 milhões. Com estas assinaturas o PCPR/MG chega aos 1.649 subprojetos, que estão beneficiando 91,2 mil famílias dos 188 municípios da área de atuação da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), com R$ 81 milhões em investimentos.

Reconhecimento, resgate de credibilidade e dignidade, condições de trabalho para o homem do campo, combate ao êxodo rural, estes são apenas mais alguns dos benefícios que o PCPR/MG vem trazendo para as comunidades dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas. Estas foram as palavras de presidentes de associações comunitárias e conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentáveis (CMDRS), que manifestaram os resultados alcançados pelo projeto, ‘muito além de geração de trabalho e renda'.

O presidente do CMDRS de Novo Oriente de Minas, Adalberto de Souza, ressaltou que o PCPR levantou a auto-estima dos CMDRSs do Mucuri, que estavam desmotivados, e chegou a comparar o projeto ao cultivo de uma semente. “O PCPR foi plantado em nossas comunidades, e foi preciso de tempo paras vê-lo germinar, foi preciso cuidar primeiro da terra, para depois colhermos os frutos. Hoje temos em nosso município dois tratores equipados, que era uma demanda muito grande da região e uma farinheira industrializada com escoamento da produção na própria comunidade”, disse. “Isso sim é fazer política pública transparente”, completou.

Leia mais na integra: Agencia Minas

SES acompanha possíveis casos de Gripe A em Minas Gerais


Sobre as medidas de enfrentamento da Influenza A (Gripe Suína), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa:

1. Minas Gerais tem hoje, até o momento, 66 casos suspeitos e 57 casos confirmados de Influenza A. Há 99 descartados.

2. Foram notificados 16 novos casos suspeitos.

3. Foram confirmados, por meio de exames laboratoriais, 04 casos da Influenza A.

4. O Hospital das Clínicas da UFMG informa que há no momento, dois pacientes internados para investigação da Influenza A (H1N1). O homem de 24 anos, vindo da Argentina, que estava internado desde o último dia 22 de junho teve alta, pois estava assintomático e já havia completado o período de transmissibilidade.

5. A criança do sexo feminino e 13 anos de idade internada desde ontem mantém os sintomas gripais, apresenta febre, mas seu quadro de saúde é clinicamente estável. A outra criança do sexo feminino e 3 anos de idade, proveniente dos Estados Unidos, internada no final da tarde de ontem, mantém o quadro febril, apresenta sintomas gripais, mas seu estado de saúde também é estável.

6. A paciente internada no Hospital Eduardo de Menezes se encontra assintomática. Aguarda em isolamento o término do período de transmissão da doença.

7. Foram descartados por meio de exames laboratoriais 04 casos.

8. A partir de hoje, 26/06, a SES dobrou a capacidade de atendimento do Disque-Epidemiologia (0800-283 2255), passando de 5 para 10 pontos de atendimento. Devem ligar para esse serviço APENAS as pessoas que apresentarem sintomas da doença, após viagem para o exterior ou contato com pessoas procedentes de países área de risco.


Matéria publicada: Agência Minas

Vozes de Morro resgata orgulho das comunidades pobres


A presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves, participou, nesta quinta-feira (25), no Palácio da Liberdade, do anúncio dos dez novos artistas selecionados para o projeto Vozes do Morro. Ao lado do governador Aécio Neves, ela deu boas-vindas aos artistas, todos eles moradores de vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. O Servas é um dos parceiros do Governo de Minas na execução do projeto, que tem o objetivo de divulgar o trabalho de artistas ainda desconhecidos do grande público. Os outros parceiros são o Sebrae-MG e emissoras de rádio e TV de Minas.

Andrea Neves explicou que os dez selecionados gravarão uma faixa musical, spots e um videoclipe que serão veiculados a partir de julho nas TVs e rádios que apóiam o programa. Ela disse que essa ação é muito importante para dar visibilidade ao talento dos novos artistas, mas afirmou que o alcance do Vozes do Morro é muito maior.

“Acredito que a música é um território livre, um território utópico onde todos somos iguais, onde nossos talentos são iguais. E nesse território, no território da utopia, podemos construir juntos a sociedade diferente que queremos construir. O que a gente vê aqui é a celebração de laços diferentes. As comunidades desses artistas hoje têm novos valores para se orgulhar. Tem novas referências para o seu dia-a-dia. Isso também é um desdobramento muito importante desse programa”, disse Andrea Neves, em entrevista.


Leia mais na integra: Agência Minas

Instituto de Governança Social lança Portal dos Conselhos


O Instituto de Governança Social (IGS) lança nesta quinta-feira (25) a partir das 14 horas, o Portal dos Conselhos de Minas Gerais e os sites de 33 conselhos estaduais de políticas públicas. O evento acontecerá durante a primeira edição do Encontro Intersetorial dos Conselhos Estaduais de Políticas Públicas, em 2009, cuja reunião será no auditório da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), das 14 às 18 horas.

Criado pelo IGS, que também administra as páginas de cada conselho, o Portal servirá como canal de integração entre os conselhos. As ferramentas permitem divulgar e estabelecer laços entre os conselhos e a sociedade. “O objetivo é que o Portal fomente uma relação mais aberta entre os conselhos e os cidadãos. Pelo Portal, será possível entender mais sobre essas instâncias deliberativas do Estado e saber como elas podem beneficiar a vida do cidadão”, explicou o diretor executivo do IGS, Flávio Alcoforado.

Os Encontros Intersetoriais são compostos por palestras, capacitação e qualificação relacionadas à atuação dos conselheiros estaduais de políticas públicas. O principal objetivo é tornar os conselhos estaduais mais ativos e mais atuantes no Estado de Minas Gerais.

Os palestrantes serão Marcelo Garcia, conselheiro pedagógico do IGS e membro da Comissão Intergestora Tripartite (CIT), e Rennan Mafra, doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Garcia falará sobre Conselhos de políticas públicas: responsabilidade pública e efetividade da ação política e Mafra abordará o tema Conselhos, Mobilização Social e Democracia: uma abordagem comunicacional.


Leia mais na integra: Agência Minas

Servas homenageia Emater com Certificado de Solidariedade


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) é parceira do VitaVida, programa de complementação alimentar do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) que acaba de atingir a marca de 11 milhões de refeições distribuídas. Nesta semana, a Emater-MG foi agraciada com o Certificado de Solidariedade, concedido pelo Servas aos parceiros do programa.

Atualmente, cerca de 625 entidades em 229 municípios do Estado recebem o complemento alimentar, constituído de excedentes de legumes, cereais e frutas doadas por produtores agrícolas e comerciantes. Além do mix de vegetais, o VitaVida, anteriormente chamado de VitaSopa, distribui batata, cenoura, mandioca e banana-passa desidratadas.

A Emater-MG estimula os produtores rurais a doarem os excedentes da produção agrícola. Como gerenciadora do programa estruturador do Governo do Estado, Minas Sem Fome, a empresa também incentiva a segurança alimentar, orientando, por meio da atuação dos extensionistas, como incrementar as sopas distribuídas, tornando-as mais nutritivas e saborosas.

A empresa atua, ainda, na entrega dos produtos nos municípios, fazendo um acompanhamento sistemático do programa VitaVida. Os alimentos doados pelos agricultores são processados em quatros fábricas instaladas nos municípios de Contagem, Janaúba, Montes Claros e Uberaba.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Exposição da Unimontes conta história da Educação Física


“Memorial da História da Educação Física e do Desporto: Um Outro Tempo Hoje”. Esse é o tema do evento que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará, de sexta-feira (26) a domingo (28), no Centro Cultural Hermes de Paula, com destaque para uma exposição de objetos esportivos, reportagens históricas e fotografias sobre atletas e equipes de competição do município, do Norte de Minas e outros estados.

O projeto é uma iniciativa dos acadêmicos do 1º período do curso de Educação Física (diurno), como trabalho científico da disciplina "História da Educação Física". Haverá, ainda, apresentação de vídeos e uma mostra de camisas de clubes - incluindo internacionais -, na Galeria Godofredo Guedes, do Centro Cultural.

A solenidade de abertura será no dia 26, às 19h30, com a participação do reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. Nestes sábado (27) e domingo (28), as atividades acontecerão das 8h às 12h e das 14h às 18h, com entrada franca.

Segundo o professor Georgino Jorge de Souza Neto, responsável pela disciplina, a montagem da exposição está em fase de catalogação, uma vez que a iniciativa contará com a efetiva colaboração da comunidade na cessão dos materiais. “Pretendemos reunir o maior acervo possível”, explicou. Já a acadêmica Darliane Silva Oliveira, que integra a comissão organizadora, observa que o evento “visa sensibilizar os acadêmicos e a população sobre a importância da educação física e do desporto na construção da história de Montes Claros”.
Matéria publicada: Agência Minas

Chef espanhol conhece de perto projeto Chefs do Amanhã


O chef catalão Joan Borrás conheceu nesta quarta-feira (24) a cozinha experimental do projeto Chefs do Amanhã, do Governo de Minas, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), no bairro Esplanada, onde falou para uma platéia de estudantes, cozinheiros, donos de restaurante e alunos Chefs do Amanhã sobre o mercado gastronômico, sua trajetória e experiências.

Com um currículo singular, Joan é proprietário do restaurante, Hostal Sant Salvador, que é o único da Europa com apenas uma mesa, o que significa que o cliente tem o talento do chef à sua disposição. “Para não ter um ritmo de mais de 18 horas de trabalho, depois de ter sido curado de um tumor, resolvi mudar tudo. Agora tenho mais qualidade de vida. Atendo três, quatro mesas por semana, faço palestras e estou escrevendo um livro ”, contou o chef.

Durante sua visita à cozinha do CMRR, o chef espanhol experimentou purê de abóbora e pode ver de perto como funciona o projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude que trabalha sob a perspectiva do aproveitamento integral dos alimentos. “O Brasil é um país fantástico, com produtos frescos e incríveis. Em breve será uma potência na gastronomia, não desistam. Com trabalho e encantamento conseguimos realizar sonhos que parecem ser impossíveis”, falou Joan aos jovens e convidados.

Para o coordenador Especial da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Roberto Tross, a experiência foi espetacular e aproximou o jovem beneficiado pelo projeto Chefs do Amanhã a uma realidade que parecia muito distante. “Jovens estão tendo a oportunidade de conhecer a culinária internacional, ouvir profissionais renomados e assim perceberem que os sonhos são possíveis. Nessa lógica, o jovem problema da periferia se transforma em replicador de soluções. Invertemos a lógica e fornecemos subsídios para que ele perceba e atue como parte da solução”, explica Tross.


Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Minas Gerais terá Centro de Inteligência em Genética Bovina


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), vai lançar no segundo semestre de 2009 o Centro de Inteligência em Genética Bovina (CIGB). Desenvolvido em ambiente virtual, o espaço deverá reunir informações estratégicas geradas pelas instituições de pesquisa, organismos nacionais e internacionais e agentes do setor. O objetivo do CIGB é captar, organizar e gerir informações técnicas, científicas, econômicas e sociais de interesse da cadeia produtiva da genética bovina.

O Centro contará com site para veiculação de informações, banco de dados dinâmico, tecnologia de infomapas e comunidades de relacionamento. Construído em ambiente web 2.0, utilizará ferramentas que facilitam a visibilidade e interatividade do usuário de maneira dinâmica, inovadora e de fácil execução. O projeto surgiu da necessidade de agrupar informações de qualidade sobre a genética bovina e tornar-se uma fonte de referência sobre mercado, pesquisa e desenvolvimento, inovação tecnológica, eventos e outros assuntos relacionados.

O CIGB é uma ação do Pólo de Excelência em Genética Bovina, localizado em Uberaba, no Triângulo Mineiro, implantado em 2008 e coordenado pela pesquisadora Beatriz Cordenonsi Lopes. Será o primeiro Centro de Inteligência em Genética no país. Existem páginas institucionais que tratam de assunto semelhante, mas sobretudo da pecuária, sem foco exclusivo em genética. De acordo com Beatriz, o CIGB fortalecerá as ações do Pólo que visam a articulação da cadeia produtiva da bovinocultura, a melhoria genética dos rebanhos e maior competitividade do setor. “O principal objetivo é consolidar Minas Gerais como centro de difusão de genética bovina, fortalecendo o desenvolvimento da pesquisa, a capacidade de inovação e a geração de negócios de alto valor agregado”, acrescentou. A Sectes conta com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).




Leia mais na integra: Portal Minas On-line

SES entrega ambulâncias e inaugura obras em Teófilo Otoni


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) entrega nesta quinta-feira (25), às 14h30, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, 88 ambulâncias a municípios mineiros integrantes do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets). Esses veículos serão destinados à remoção dos usuários do SUS, melhorando a vida dos cidadãos que moram em cidades pequenas e que precisam se deslocar para as cidades pólos para realizar tratamentos ou exames especializados. O evento acontece no Parque Antônio Correia Marques.

Também nesta quinta, às 10h, a SES inaugura no Hospital Santa Rosália, em Teófilo Otoni, obras de ampliação e reforma da maternidade. O Estado investiu R$ 801 mil na obra, que beneficiará uma população de cerca de 1 milhão de habitantes da região. Os recursos são provenientes do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG (Pro-Hosp).

Sistema de Transporte em Saúde

O valor unitário de cada ambulância é de R$ 54.695,00. Esses veículos são considerados de pequeno porte e serão utilizados para simples remoção de pacientes. Todos são equipados com uma maca, um suporte para oxigênio, um banco para acompanhante e um reversor de corrente que possibilita agregar um equipamento elétrico.

Esta é a quarta fase do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets) e serão entregues até o final deste mês 473 ambulâncias, beneficiando, 3,7 milhões de pessoas. Nesta etapa, a SES investiu R$ 42 milhões. Nas três primeiras fases de implantação do Sets, Minas aplicou R$ 33 milhões e favoreceu 232 municípios.

O Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets) é um programa do Governo de Minas Gerais, implantado em 2004, que procura integrar racionalmente os municípios das microrregiões para realizar o transporte de pacientes.


Leia mais na integra: Agência Minas

Saúde inaugura obra de ampliação do Hospital Márcio Cunha




O secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, inaugura, nesta quinta-feira (25), às 18h, em Ipatinga, a reforma e ampliação de área de cerca de 2.000 m² no Hospital Márcio Cunha. O objetivo da obra é melhorar as instalações, atualizar equipamentos e ampliar a oferta de serviços.

Para sua realização, o Governo de Minas efetuou o repasse de cerca de R$ 2,3 milhões por meio do Pro-Hosp (Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG) e de convênio.

Implantado desde 2003, o Pro-Hosp faz parte do Programa Estruturador do Governo de Minas de Regionalização da Assistência à Saúde, que tem como principal objetivo levar a saúde para mais perto possível do cidadão, a partir da observância de princípios como qualidade e economia.

O Hospital Márcio Cunha fica na avenida Kiyoshi Tsunawaki, s/nº, bairro das Águas, Ipatinga, MG.

Matéria publicada: Agência Minas

terça-feira, 23 de junho de 2009

Servas festeja produção do VitaVida e lança nova embalagem

O VitaVida, programa de complementação alimentar do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), comemora a distribuição de 11 milhões de refeições produzidas e entregues a entidades de assistência social de todo o Estado desde 2003.
Para celebrar o marco, o chef barcelonês Xavier Franco preparou nesta terça-feira (23), na fábrica do VitaVida da Ceasa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma paelha de frango com o mix de vegetais desidratados do programa.
Durante a solenidade os parceiros receberam o “Certificado de Solidariedade” e também foi lançada a nova embalagem do produto. “Estamos comemorando essa marca maravilhosa de 11 milhões de refeições distribuídas. Desde 2003 esse programa vem recebendo investimentos importantes em novas tecnologias, laboratórios e parcerias com universidades, o que garante ao produto qualidade e sabor. É um programa transformador”, disse a presidente do Servas, Andrea Neves.
Leia mais em: Agência Minas

Gilmar Mendes vê Minas pioneira em centro para adolescente

BELO HORIZONTE (23/06/09) - O governador Aécio Neves e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, visitaram nesta terça-feira (23), o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH).
O centro é referência no país por abrigar, no mesmo espaço físico, polícias Militar e Civil, representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da Vara Infracional da Infância e Juventude, Promotoria da Infância e Juventude, Procuradoria-Geral de Justiça e Defensoria Pública. Em 2009, o CIA-BH já fez 3.600 atendimentos.
“É uma iniciativa pioneira. Já tinha sido noticiado esse centro integrado e agora estamos fazendo essa verificação e constatando que realmente é um grande avanço.
Acreditamos que essa é uma iniciativa que deveria haver em outros estados e, na medida do possível, vamos olhar esse modelo para que o Conselho Nacional de Justiça contribua para a sua internalização e adoção em outros estados”, disse o ministro Gilmar Mendes, em entrevista, ao final da visita ao CIA.
Leia mais em Agência Minas

Projeto Regresso é lançado em Minas

Aécio Neves assina parceria com 36 empresas privadas para abertura de vagas para ex-detentos

O governador Aécio Neves assinou, nesta terça-feira, dia 23, decreto instituindo o Projeto Regresso, parceria do Governo de Minas com 36 empresas privadas para abertura de vagas de trabalho para ex-detentos. Por meio do projeto, o Governo Aecio Neves subsidiará as empresas que contratarem egressos, com dois salários mínimos no período de dois anos. Inicialmente, 300 vagas serão oferecidas.

A solenidade, no Palácio da Liberdade, contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que apontou o programa mineiro como caminho a ser seguido nacionalmente.

“O projeto está na linha do que estamos defendendo no Conselho Nacional de Justiça. Só que ele vai além, porque consegue institucionalizar a relação no meio privado, que é onde as pessoas conseguem empregos. Isso que é fundamental.

Então ele dá um sinal: o Estado assume a sua parte, mas a sociedade como um todo, se integra nesse projeto. Por isso, eu disse: oxalá, nós consigamos universalizá-lo, torná-lo um padrão para o Brasil”, afirmou.

Assista ao vídeo Projeto Regresso garante contratação de ex-detentos em MG

Veja outras importantes ações do Governo Aécio Neves na área de segurança pública:

Agência Minas: Governo Aécio Neves reduz criminalidade a níveis de uma década atrás.

No Youtube: Cai o índice de criminalidade no Estado de Minas Gerais.

TV Globo - O Fantástico entra no único presídio para grávidas do Brasil - Mães e filhos convivem na prisão durante um ano.

Jornal “O Tempo”: Longe da liberdade, mas com o direito de ser mãe garantido - No Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, detentas criam seus filhos.

Agência Minas: Aécio Neves visita unidade para detentas grávidas.

Agência Minas: Aécio Neves assina contrato da primeira PPP penitenciária.

No Youtube: Aécio anuncia a construção da primeira penitenciária do país por meio de uma PPP em Ribeirão das Neves.

Leia mais em no Blog do PSDB

Minas participa de Conferência Mundial de Febre Aftosa


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) representará Minas Gerais na Conferência Mundial de Febre Aftosa, que acontece de 24 a 26 de junho em Assunção, no Paraguai. O diretor-geral do instituto, Altino Rodrigues Neto e o gerente de defesa animal, Sérgio Lima Monteiro, participam da conferência. O evento é uma promoção da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Nos três dias de conferência, 450 participantes de mais de 100 países, entre diretores de serviços veterinários, especialistas e pesquisadores discutirão os esforços aplicados no controle e erradicação da febre aftosa e avaliarão a aplicação de métodos de vigilância e o desenvolvimento de vacinas.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) impulsiona o cumprimento dos códigos sanitários que se aprovam entre os países membros e criou um mecanismo para a solução de controvérsias, frente ao crescimento de possíveis novas barreiras não tarifárias, que escudam em aspectos sanitários. Este é um assunto que deverá ser amplamente discutido durante a conferência.

Por outro lado, a OIE busca exportar o modelo de luta contra a febre aftosa e, principalmente, de alta vigilância que está sendo implementado com êxito na fronteira de Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai, o que demonstra uma consolidação da situação na região e que pode servir para se aplicar em outras regiões do mundo.

De acordo com a Organização, a erradicação da febre aftosa é uma medida “importante e prioritária” e, apesar dos esforços mundiais, regionais e nacionais para seu controle, mais de 100 nações em desenvolvimento ainda não estão livres da doença.


Leia mais na integra: Agência Minas

Vesperais Líricas homenageia o universo feminino de Mozart


O projeto Vesperais Líricas apresenta nesta quarta-feira (24), às 17h, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, uma homenagem ao universo feminino de Mozart. Nesta edição do projeto, 13 mulheres irão cantar, com a curadora Eliane Fajioli ao piano, obras que Mozart compôs especialmente para a classe feminina. Os trechos das óperas escolhidas serão apresentados pelas musicistas mineiras em forma de homenagem e retribuição ao trabalho do compositor. Os ingressos estão a preços muito especiais: apenas R$ 1,00 (meia-entrada conforme a lei).

O espetáculo, introduzido com um breve resumo das óperas que serão cantadas, é um instrumento fundamental para que músicos do canto lírico e jovens da cena musical clássica mineira possam se apresentar e fomentar o sonho de prosseguir na carreira como cantores líricos. Uma oportunidade para os amantes deste tipo de música assistirem bons espetáculos clássicos e, para aqueles que desconhecem a música lírica, uma maneira de terem seu primeiro contato com este cenário musical.

O objetivo do Vesperais Líricas é incentivar os jovens músicos a permanecerem em Belo Horizonte e seguir o sonho de cantar em óperas. O projeto, realizado toda última quarta-feira do mês, quer incentivar o desenvolvimento dos dons desses jovens para que eles conquistem admiradores e seu espaço no cenário musical clássico.



Leia mais na integra: Agência Minas

Equipe de patrulha aquática fiscaliza pesca em Minas Gerais


A Polícia Militar de Meio Ambiente, por meio da diretoria de meio ambiente e trânsito (DMAT) e o apoio técnico do Instituto Estadual de Florestas (IEF), realiza essa semana o lançamento do patrulhamento com moto aquática para abordagem em ações de fiscalização de pesca em Minas Gerais. Segundo o capitão Procópio, da diretoria de Meio Ambiente e Trânsito (DMAT), o patrulhamento com moto aquática é uma novidade no estado de Minas Gerais sendo considerada uma nova modalidade de patrulhamento realizada pela Polícia de Meio Ambiente. “Essas motos têm capacidade para três policiais e será usada para abordar os barcos de pescadores, tendo mais mobilidade e rapidez nas abordagens”, ressaltou o capitão.

De acordo com ele, as motos serão usadas também nas fronteiras para autuações em crimes diversos e em locais onde os barcos comuns têm dificuldade de deslocamento. “A moto aquática pode se deslocar em locais com qualquer tipo de dificuldade”, explicou Procópio. Segundo o capitão, existe uma técnica de abordagem e estratégias de mobilidade para que o trabalho com as motos aquáticas seja efetuado de forma eficiente.

As demonstrações serão realizadas nesta quarta (24) e quinta-feira (25) sempre das 14h às 16h30 no local do treinamento (Balneário Rio das Pedras, BR-040, saída para o Rio de Janeiro). Segundo o capitão Procópio serão adquiridas pelo Estado 14 motos aquáticas, sendo uma para cada Companhia de Policiamento.



Leia mais na integra: Agência Minas

Antidrogas lança concursos de vídeos, redação e desenhos


A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas lançou, nesta terça-feira (23) o 3º Concurso de Vídeos de Animação e o XII Concurso de Redação, Frases e Desenhos. O lançamento dos concursos faz parte da programação da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, que se estenderá até 26 de junho.

Para o subsecretário de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides, a realização de mais uma edição dos concursos comprova a eficácia desta ferramenta de trabalho na prevenção ao uso e abuso de drogas. “Com esta ação o Governo do Estado oferece muito mais que uma informação. É um espaço para ouvir o jovem sobre o que ele entende deste assunto (drogas) e sobre a qualidade de vida sem o uso de substâncias. Estamos trabalhando, em parceria com o jovem, uma forma de diálogo sincero, transparente e dinâmico”, afirmou o subsecretário.

Este ano o XII Concurso de Redação, Frases e Desenhos – Viva Feliz sem Drogas, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e com o Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, tem como tema “Escola: Formação para a Vida”. Podem participar do concurso alunos de escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado, nas categorias redação, desenho, desenho especial, grafitismo, frase e desenho com frase.

Já o III Concurso de Vídeos de Animação é realizado em parceria com instituições de ensino superior de Minas Gerais e é voltado exclusivamente para estudantes universitários. Os alunos interessados devem enviar para a Subsecretaria de Políticas Antidrogas um vídeo de até 30 (trinta) segundos, gravados em CD ou DVD, nos formatos avi, mov, wmy e/ou mpg sobre o tema “Drogas e Violência”. Cada aluno poderá participar com apenas um vídeo. Os regulamentos dos concursos estarão disponíveis, a partir da próxima semana, no site http://www.omid.mg.gov.br/.



Leia mais na integra: Agência Minas

Setur certifica associação do Circuito Nascente do Rio Doce





A superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo, Jussara Rocha, preside nesta quarta-feira (24), às 14h, no município Alto do Rio Doce, cerimônia de certificação da Associação do Circuito Turístico Nascente do Rio Doce. A nova associação de circuito turístico é integrada por seis municípios da Região da Zona da Mata: Alto Rio Doce, Presidente Bernardes, Cipotânea, Ressaquinha, Senador Firmino e Senhora dos Remédios.

Depois de certificados, os Circuitos Turísticos são contemplados pela Setur com sinalização turística rodoviária, cursos de capacitação e de melhoria do serviço turístico. As ações da Secretaria de Estado de Turismo, dentro da política de fortalecimento dessas associações incluem ainda sensibilização, mobilização, elaboração de plano estratégico de desenvolvimento, roteirização, indo até a promoção do destino turístico.

Serviço:

Cerimônia de Certificação da Associação do Circuito Turístico Nascente do Rio Doce Data: 24 de junho Horário: 14h Local: Centro de Pastoral - Praça Professora Ernestina Couto da Silva Moreira, 10, Centro, Alto do Rio Doce



Matéria publicada: Agência Minas

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Governador assina decreto que institui o Projeto Regresso


O governador Aécio Neves assina, nesta terça-feira (23), em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e o Instituto Minas pela Paz, decreto que institui o Projeto Regresso. Criado no ano passado, o projeto é mais uma iniciativa do Governo de Minas para reintegração à sociedade de egressos do sistema prisional mineiro.
O evento contará com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Por meio de parceria com empresas integrantes do Instituto Minas Pela Paz, o Projeto Regresso disponibilizará vagas no mercado de trabalho a ex-detentos que cumpriram penas nas penitenciárias, presídios e Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs). Após o evento no Palácio da Liberdade, o governador e o ministro Gilmar Mendes farão uma visita ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH).
Co-gerenciado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Ministério Público, Vara da Infância e Juventude e pela Divisão de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente, da Polícia Civil, o centro permite que adolescentes em conflito com a lei, após serem apreendidos pela polícia e ouvidos na delegacia especializada, sejam levados imediatamente à presença do promotor e juiz da Infância e Juventude, com acompanhamento da Defensoria Pública.


Leia mais na integra: Agência Minas

Caderno de receitas do CEM reúne vários sabores de Minas


Doze bananas prata maduras, 500g de açúcar, cravo e dois litros de água. Esses simples ingredientes resultam em uma deliciosa sobremesa, chamada doce “Espera Marido”. Rosca Coroa do Rei, Nhoque de Abacate, Estrogonofe em Anéis e Biscoito Fofão das Marias são outras delícias do caderno de receitas Mulheres de Minas e os Sabores das Gerais, que será lançado nesta terça-feira (23), às 16h, no restaurante do Senac (rua Tupinambás, nº 1.038, 3º andar), em Belo Horizonte. A iniciativa tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Durante o lançamento, haverá degustação das receitas.

Tão simples como os ingredientes do doce “Espera Marido” é o modo de preparo: colocar o açúcar, a água, o cravo e a banana cortada em rodelinhas em um tacho. Levar ao fogo e deixar ferver. O doce estará pronto quando a banana ficar avermelhada. Se necessário, pode ir “pingando” água fria até a calda ficar na consistência de sua preferência. O tempo de cozimento é de mais ou menos 30 minutos.

O caderno de receitas é uma das ações comemorativas aos 25 anos do Conselho Estadual da Mulher (CEM), do Governo de Minas. As receitas foram enviadas por mulheres comuns, de diferentes regiões do Estado. Todas foram selecionadas pelo CEM e testadas pelo Senac. “As receitas fazem parte da história das nossas Minas Gerais", diz a presidente do CEM, Carmen Rocha.

"Essas delícias vêm da tradição de nossas avós, mães, mulheres simples, mas bravas mulheres, que se perpetuaram em nossas lembranças pelo cheiro bom da comida servida com muito carinho", lembra Carmen Rocha.


Leia mais na integra:Agência Minas

Sedese divulga Pesquisa de Emprego e Desemprego na RMBH


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a Fundação João Pinheiro (FJP) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), convidam para entrevista coletiva, nesta terça-feira (23), às 10h, quando será divulgado o Boletim da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), referente ao mês de maio.

A pesquisa mostra que, no comparativo com abril, a taxa cresceu de 10,8% para 11%. Apesar do crescimento na taxa de desemprego, Belo Horizonte se mantém com a menor taxa entre as seis regiões pesquisadas (Porto Alegre, Distrito Federal, São Paulo, Recife, Salvador e Belo Horizonte).

Serão divulgados também os dados de intermediação de mão-de-obra nos 108 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), coordenados pela Sedese. No mês de maio, todos os indicadores apresentaram crescimento. O número de trabalhadores colocados, por exemplo, foi de 10.554, crescimento de 57% em relação a maio de 2008, quando 6.729 conseguiram colocação.


Serviço:

Evento: Divulgação do Boletim da Pesquisa de Emprego e Desemprego da RMBH e Intermediação de mão-de-obra dos 108 postos do Sine de Minas Local: Sedese, rua Martim de Carvalho, nº 94, 13º andar, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte Data: 23/06/2009 Horário: 10h Informações: (31) 3348-4425 e (31) 3348-4202


Matéria publicada: Agência Minas

Francesco Napoli e Regine Limaverde no Terças Poéticas


Dia 23 de junho, o projeto Terças Poéticas recebe Francesco Napoli e Regine Limaverde em homenagem a Marcelo Dolabela e Artur Eduardo Benevides. As releituras dos poemas serão às 18h30, nos Jardins Internos do Palácio das Artes, com entrada gratuita.

Francesco Napoli lançará, ainda, a 4ª edição do fanzine z.a.t. com distribuição gratuita. O poeta vai homenagear Marcelo Dolabela, que estará presente no evento. Já Regine Limaverde, da Academia Cearense de Letras, vem de Fortaleza, cidade onde vive, para participar do Terças Poéticas. A autora vai ler poemas de seus muitos livros e homenageará Artur Eduardo Benevides.

Terças Poéticas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e Suplemento Literário e apoio cultural da Rádio Inconfidência e da Rede Minas. A próxima edição será no dia 30 de junho com o poeta Ronaldo Werneck em homenagem a Humberto Mauro.

Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Alexandre Andrés faz turnê em Minas Gerais e São Paulo


Vencedor do Prêmio BDMG-Instrumental, Alexandre Andrés se apresenta no Teatro da Biblioteca, praça da Liberdade, nº 21, nesta quarta-feira (24), às 20h. Ingressos: R$ 2,00, com renda revertida para o projeto social “Raio de Luz”.

Alexandre Andrés (flautas) será acompanhado pelos músicos Adriano Goyatá (bateria e marimba de vidro); Ayran Nicodemo (violino); Gustavo Amaral (baixo e violão) e Rodrigo Lana (piano). Convidados: Leandro César (violão) e Regina Amaral (piano).

Além de Belo Horizonte, ele vai mostrar seu trabalho em São Paulo, no projeto “Instrumental Sesc Brasil”. E, no final do ano, com os vencedores de 2009, irá a Ipatinga participar de um show no Teatro do Centro Cultural Usiminas.

Alexandre Andrés tem apenas 19 anos e já gravou um CD “Agualuz” – músicas autorais, em parceria com Bernardo Maranhão, que vem recebendo elogios da crítica: “Dono de trabalho surpreendente, diante da sua faixa etária, Alexandre Andrés explora em sua música melodias e harmonias dignas da tradição mineira, casada com uma poesia que prima por rigor e qualidade nem sempre perceptíveis na música popular.” (Ailton Magioli, O Estado de Minas, 21/11/2008).
Programa do show:

Estrela de Chão (Alexandre Andrés) / Ganesha (Alexandre Andrés) / Floresta (Alexandre Andrés) / Uirapuru (Alexandre Andrés) / Vento Bravo (Edu Lobo / Paulo César Pinheiro - Arranjo de Rodrigo Lana) / Reflexões Noturnas (Rodrigo Lana) / Cadência (Alexandre Andrés) / Circo (Alexandre Andrés) / Flor de Maracujá (Leandro César) / Balãozinho (Gustavo Amaral) / Menino (Alexandre Andrés) / Lília (Milton Nascimento / Arranjo de Alexandre Andrés) .

Turnê:

24 de junho (quarta-feira) – 20h – Teatro da Biblioteca
Praça da Liberdade, nº 21, bairro Lourdes, Belo Horizonte – MG
7 de julho (terça-feira) – 19h – Sesc avenida Paulista – “Instrumental Sesc Brasil”
Avenida Paulista, nº 119, bairro Paraíso, São Paulo – SP
19 de novembro (quinta-feira) – 19h30m – Centro Cultural Usiminas
Avenida Pedro Linhares Gomes, nº 3900, Shopping Vale do Aço, Ipatinga – MG

Leia mais na integra: Portal Minas On-line