Mostrando postagens com marcador Indústria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Indústria. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Inovação na mineração e metalurgia é tema de encontro

Promover a inovação no setor mínero-metalúrgico, com interação entre academia e empresas. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), em parceria com Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), Fiemg/IEL, Sebrae e Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico, realizará um Encontro de Inovação com foco na indústria automobilística, no dia 15 de julho, na Arena de Inovação e Negócios do 64º Congresso da ABM, no Expominas, em Belo Horizonte.

O Encontro será delineado a partir das demandas tecnológicas por inovações de pequenas e médias empresas do setor, que poderão ser enviadas pelo formulário que se encontra no site http://formularioabm.simi.org.br/. As informações obtidas serão utilizadas para prospecção das tecnologias com potencial para atender às demandas levantadas e, a partir daí, serão convidados institutos de ciência e tecnologia e pesquisadores.

Além do Encontro de Inovação, a programação da Arena inclui, na parte da tarde, uma rodada de negócios. Pela manhã, palestras apresentarão temas inovadores e tendências mundiais em inovação e substituição de produtos e processos de grandes empresas, como: Usiminas, Fiat, CSN, Alcoa, Aethra e Arcelor Mittal.

Na rodada de negócios com ênfase em tecnologia, as principais empresas âncoras do segmento apresentarão suas demandas para a criação de oportunidades de desenvolvimento de novas alternativas de negócios.
Para saber mais sobre a Arena de Inovação e Negócios, acesse a comunidade o portal do Simi. http://www.simi.org.br/. O 64º Congresso da ABM será realizado de 13 a 17 de julho.



Leia mais na integra: Portal Minas On-line

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cetec e Cemig discutem projetos e parcerias futuras





A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) realizou nesta quinta-feira (18) reunião com representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para definir futuras parcerias entre as duas instituições e discutir projetos que já estão em andamento.

O presidente do Cetec, Alfredo Gontijo de Oliveira, informou que o encontro foi muito produtivo no sentido de esclarecer à Cemig como está sendo conduzido o processo de transição da Fundação para a formação de “institutos temáticos”.

Durante o encontro, ele citou quatro exemplos de ‘institutos’ cuja criação poderia ser trabalhada dentro da instituição, levando em consideração recursos humanos e a experiência do Centro de Pesquisa em determinadas áreas.

Esses institutos seriam das áreas de energias renováveis; água; metrologia, conformidade e testes físicos; e automotiva/aeronáutica. Segundo o superintendente de Tecnologia e Alternativas Energéticas da Cemig, Alexandre Bueno, a reunião comprovou a competência do Cetec e do Governo Aécio Neves em desenvolver soluções para a indústria, que tanto necessita de inovar seus produtos e processos.

"O Cetec tem uma orientação pragmática, voltada para a rápida produção de resultados e benefícios para a sociedade. Ao conversar, pudemos alinhar nossos pontos de vista e verificar os nossos objetivos em comum", afirmou. O presidente do Cetec ressaltou que os projetos que foram discutidos de maneira mais detalhada foram aqueles nos quais a Cemig já está investindo dentro do Cetec.

Eles são das áreas de energia solar, biocombustíveis e resíduos urbanos e industriais. Para Oliveira, a partir do que foi resolvido no encontro, as equipes técnicas começarão a atuar de forma mais direta pra definir as ações prioritárias para essas áreas.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Minas Gerais aumenta exportação de açúcar para mercado indiano


Minas Gerais exportou 325 mil toneladas de açúcar nos três primeiros meses deste ano, registrando aumento de 62,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o valor das exportações do produto pelo Estado cresceu 100% em relação ao mesmo período de 2008.

Foram US$ 94,8 milhões neste ano e US$ 47,3 milhões no primeiro trimestre do ano anterior. Os dados são do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e foram organizados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

A oportunidade de colocar naquele mercado o açúcar produzido em Minas surgiu após a quebra de safra naquele país, por causa de problemas climáticos.

Leia mais em:


Matéria publicada: Agência Minas