Mostrando postagens com marcador Defesa Civil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Defesa Civil. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Cursos de Defesa Civil atraem agentes de todo o Estado


A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) ministrou, só neste ano, 20 cursos orientando cerca de 900 profissionais de todo Estado, oferecendo capacitação dos agentes que lidam com situações de risco, para otimizar as ações de respostas aos desastres e incentivar a criação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec).

De janeiro a outubro, a Cedec/MG realizou nove cursos internos em sua sede, outros nove nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Itajubá, Pouso Alegre, Muriaé, Ubá, Lambari, Sete Lagoas e Uberlândia e dois cursos à distância, via web. Foram qualificadas 898 pessoas de 313 municípios mineiros, que passaram a atuar como multiplicadores de informações de defesa civil.

Segundo o secretário-executivo da Cedec/MG, tenente coronel Alexandre Lucas Alves, o calendário deste ano contemplou cursos nos municípios do Sul, Zona da Mata e Norte, atingindo 555 agentes. “Levar a capacitação para essas regiões facilita o deslocamento de cidades que estão geograficamente mais distantes da capital, diminui custos para o município e expande o conceito de construção de comunidades mais seguras”, afirma.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Gripe suína: Governo Aécio Neves monta posto de atendimento em Santa Luzia

O Governo Aécio Neves por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) instalou no Posto de Atendimento São Benedito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana, uma barraca de lona de 12 metros quadrados, com objetivo de fazer a triagem de pessoas com suspeitas de Influenza A (H1N1).

A barraca conta com a presença de uma equipe multidisciplinar que faz entrevistas e os primeiros exames nos pacientes. Segundo o diretor clínico do posto de atendimento, Fábio José Araújo do Carmo, o objetivo é atender de forma específica cada caso. “A implantação da barraca é para retirar as pessoas supostamente contaminadas de uma área em que os pacientes já estão com a imunidade baixa”, afirma.

A jovem Scarlate Alves Ferreira, de 16 anos, chegou ao posto nessa quinta-feira (23) sentindo dores no corpo. Ela foi encaminhada para a barraca, e imediatamente atendida e medicada. “Estava preocupada com a minha saúde, mas quando cheguei o médico já descartou o vírus da gripe A”, disse.

Segundo o secretário-executivo da Cedec, Tenente Coronel Alexandre Lucas Alves, a ação faz parte das atribuições institucionais da Cedec/MG. “A missão da Defesa Civil é apoiar todos os órgãos do sistema na prevenção dos desastres”, destaca.
Desde terça-feira (21), 11 pessoas foram atendidas emergencialmente na barraca da Defesa Civil do Estado. A estrutura permanecerá no local por tempo indeterminado. Uma equipe da Cedec/MG também acompanha os trabalhos desenvolvidos em Santa Luzia.

Fonte: Minas em pauta

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Defesa Civil terá curso de capacitação para Coordenadorias

A Escola de Defesa Civil inicia, nesta terça-feira (30), mais um Curso Básico de Defesa Civil (CBDC). Destinado aos representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec), militares, secretários municipais e membros dos conselhos, o evento reúne cerca de 60 participantes de 28 municípios mineiros, que terão conhecimentos básicos sobre desastres e estratégias para dinamizar as Comdec.

Promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG), o curso será ministrado no auditório da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), na capital, e terá duração de quatro dias. Entre os palestrantes estão técnicos da Cedec/MG e o professor e meteorologista do MGTempo/Cemig/PUCMinas, Ruibran dos Reis.

De acordo com o diretor de Planejamento da Cedec, capitão Anderson de Oliveira, quanto mais o profissional se capacita, melhor ele lida com situações de emergência e de risco. “Se os coordenadores de defesa civil não estão preparados, o município pode ser pego de surpresa em situações adversas. Além disso, é por meio da capacitação que eles aprendem a desenvolver habilidades técnicas de enfrentamento”, afirma.

Esse é o oitavo curso oferecido pela Cedec/MG, em 2009. Até o final do ano, estão previstas mais atividades de capacitação. Para participar, basta acompanhar as datas de inscrições dos cursos no endereço eletrônico da Defesa Civil.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Defesa Civil de Minas presta socorro ao Piauí e Maranhão


A convite da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o secretário-executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG), tenente-coronel Alexandre Lucas Alves, juntamente com representantes de outros seis estados brasileiros, compõem o grupo permanente de Apoio a Respostas e Assistência Humanitária, criado para dar suporte aos estados assolados por desastres. Durante cinco dias, o secretário esteve em Cocal, no Piauí, implantando o Sistema de Comando em Operações (SCO).

A viagem foi definida após reunião em Brasília, no dia 27 de maio, que estruturou uma equipe de força-tarefa formada por 14 militares e civis das Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal. O grupo, dividido em duplas, teve o objetivo de apoiar as ações de socorro e de assistência à população atingida pelas enchentes em sete estados do Norte e Nordeste do país.

Leia mais na integra: Portal Minas On-line

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Comitê anuncia medidas para prevenir gripe suína em Minas Gerais


O Comitê de Enfrentamento da Gripe Suína se reuniu, nesta terça-feira, dia 28, para planejar estratégias de prevenção e acompanhamento da situação da influenza suína em Minas Gerais. Participaram do encontro representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Defesa Civil, Infraero, Belotur, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e secretarias estaduais de Agricultura e Turismo.

Dentre as ações anunciadas, a Infraero vai enviar para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Anvisa a lista dos cidadãos que chegaram do exterior nos últimos 15 dias.

A SES está montando um serviço de telemarketing para fazer busca ativa, por meio da qual técnicos da SES entrarão em contato com essas pessoas para fazer um monitoramento, verificando se elas apresentam sintomas da gripe.

Leia mais em:

Leia entrevista do secretário de Estado de Saúde de MG, Marcus Pestana: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_entrevista.php?cod_entrevista=967

Matéria pubicada: Agência Minas