Mostrando postagens com marcador Teatro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Teatro. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado inicia inscrição para exames de seleção de candidatos para cursos de Dança, Teatro e Música


O Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) abre, nesta segunda-feira (14), as inscrições para os exames de seleção de candidatos para os cursos de Dança, Teatro e Música do ano letivo de 2010. Os interessados deverão comparecer à secretaria do Cefar, no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537,centro, Belo Horizonte), até dia 9 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, com os seguintes documentos: original e xerox da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e duas fotos 3 X 4. A taxa de inscrição custa R$ 30,00.

A Escola de Dança oferece os cursos Preliminar, com dois anos de duração; Básico, quatro anos de duração e Profissionalizante, com três anos de curso. A Escola de Teatro oferece Profissionalizante (três anos), Iniciação Teatral I e II (um ano) e Teatro para Educadores (com um ano de duração). Já na área de Música, o Cefar tem os cursos Básico e Erudito, com quatro anos de duração cada.



Leia mais na integra: Minas em pauta

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cantoras Daqui – BDMG-Cultural apresenta show de Diza Franco e Renata Vanucci


No próximo domingo (13), às 16h, o BDMG-Cultural apresenta o show de Diza Franco e Renata Vanucci, no projeto ‘Cantoras Daqui BDMG’. O show será no Teatro da Biblioteca, na Praça da Liberdade, 21, em Belo Horizonte, com ingressos a R$ 2,00 e renda revertida ao projeto social “Raio de Luz”.

O BDMG-Cultural, idealizador e produtor desse projeto, uniu o talento dos vencedores do Jovem Instrumentista BDMG ao “Cantoras Daqui BDMG”. Todo o programa tem arranjos e direção musical assinados pelos músicos Cléber Alves e Túlio Mourão que também participam do show tocando sax e piano, respectivamente.

Juntas, as cantoras prestarão uma homenagem ao compositor Sérgio Sampaio interpretando as músicas “Que Loucura”; “Polícia, Cachorro, Dentista”; “Do Pacheco” (em parceria com Raul Seixas)”; “Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua” e “Odete”.


Leia mais na integra: Minas em pauta

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Unimontes realiza 1º Seminário de Pesquisa e Artes Traçando Metas, Desbravando Caminhos


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove, de 17 e 19 de agosto, o 1º Seminário de Pesquisa e Artes “Traçando Metas, Desbravando Caminhos”, como forma de divulgar a produção científica no âmbito dos cursos de Artes Visuais, Música e de Teatro oferecidos na instituição.

O evento é organizado pelo Departamento de Artes, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH), e prevê a realização de palestras, mesas redondas, debates e oficinas temáticas nas salas e auditório do prédio 2, do campus-sede. Participarão professores e acadêmicos da Unimontes e de outras instituições de ensino superior, além de gestores culturais da área de abrangência da Unimontes.

De acordo com a chefe do Departamento de Artes, professora Maria Elvira Romero Christoff, “o seminário deve ser analisado como um espaço para a reflexão, articulação e elaboração de novas propostas para a produção científica no universo das artes”. Ela destaca, também, a possibilidade de discussão das pesquisas já desenvolvidas sobre o assunto.

Ainda na programação, estão previstas exposições na forma de painéis e apresentações orais de trabalhos científicos. Além dos professores da Unimontes, o seminário vai reunir os professores convidados Luiz Ricardo Silva Queiroz (Universidade Federal da Paraíba), Marta Tupinambá UIhôa e Sicília Calado (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e Denise Coutinho (da Universidade Federa da Bahia).



Matéria publicada: Minas em pauta

terça-feira, 28 de julho de 2009

Universidade Estadual de Montes Claros oferece Mestrado Interinstitucional em Artes Cênicas


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), oferece neste semestre o Mestrado Interinstitucional em Artes Cênicas. São 11 vagas e as inscrições poderão ser feitas nos dias 3 e 4 de agosto, no Departamento de Artes, no prédio 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

O curso de mestrado interinstitucional é aberto, prioritariamente, aos professores do Departamento de Artes, dos cursos de Artes/Teatro, Artes Visuais e Música ministrados na instituição. Também podem se inscrever servidores técnico-administrativos da universidade que tenham graduação nessas áreas. Os candidatos deverão apresentar anteprojetos nas seguintes linhas de pesquisa: teatro, dança, ópera, circo, performance e outras formas artísticas.

O processo seletivo constará de cinco etapas. Inicialmente, no dia 10 de agosto, cada candidato deverá apresentar um anteprojeto de pesquisa, sendo submetido, também, à etapa de avaliação temática – “Memorial, Curricular e Ensaio Crítico” – que consiste na apresentação de um texto discursivo sobre a sua vida acadêmica, artística e profissional, acompanhado de cópia do currículo.

No dia 19 de agosto, haverá prova escrita. Na etapa seguinte, acontecerá a prova de interpretação e compreensão de texto em língua estrangeira, marcada para 20 de agosto, quando os candidatos também serão avaliados em entrevista. As atividades serão iniciadas ainda neste semestre.

Mobilização

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Silvia Nietsche, o mestrado interinstitucional em Artes Cênicas foi resultado do esforço dos professores do Departamento de Artes,- vinculado ao Centro de Ciências Humanas. “Os professores se mobilizaram para que fosse estabelecida a parceria com a Universidade Federal da Bahia, com exímio apoio da reitoria da universidade”, destaca.

Ela ressalta, ainda, a importância do mestrado interinstitucional para a qualificação dos professores. “Com certeza, o curso vai agregar valor ao Departamento de Artes da Unimontes, sem sombra de dúvidas proporcionando novos projetos de pesquisa e o avanço das atividades de extensão da Unimontes”, acredita a professora Silvia Nietsche.


Fonte: Minas em pauta

sexta-feira, 24 de julho de 2009

BDMG-Instrumental apresenta Vagner Faria nesta quarta-feira


O próximo show dos vencedores da 9ª edição do Prêmio BDMG-Instrumental será do contrabaixista Vagner Faria, no Teatro da Biblioteca – praça da Liberdade, 21, nesta quarta-feira (29), às 20h. Ingressos: R$ 2, com renda revertida para o projeto social “Raio de Luz”.

Vagner Faria (contrabaixo) será acompanhado pelos músicos Aulus Mourão (piano); Bernardo Rodrigues (piano, participação especial); Edvaldo Ilzo (bateria) e Renato Saldanha (guitarra e violão).

Além do show em Belo Horizonte, o músico também se apresentará em São Paulo, no projeto “Instrumental Sesc Brasil”, resultado de parceria firmada entre o BDMG Cultural e o Sesc São Paulo. E no final do ano, juntamente com os vencedores de 2009, irá a Ipatinga participar de um show no Teatro do Centro Cultural Usiminas.

Sobre sua apresentação na 9ª edição do BDMG-Instrumental, o crítico e jornalista José Domingos Raffaelli escreveu: “O baixista Vagner Faria não fez por menos, à frente de um excelente quarteto completado por Aulus Mourão (piano), Renato Saldanha (violão) e o extraordinário baterista Edvaldo Ilzo... O conjunto mostrou sua perfeita integração musical em performances interpretando as composições “Além do Olhar”, cujo desempenho incorporou um correto e preciso jogo de dinâmica, oferecendo uma série de acentuações e inflexões sugestivas, e “Quase sem ar”, peça ritmicamente fascinante em constante ebulição realçando a unidade do quarteto, a interação eloqüente e o entendimento entre baixo e violão, com um solo modelar do pianista Aulus Mourão e atuação soberba de Edvaldo Ilzo; seu engenhoso e surpreendente final foi agraciado pela citação de “Jesus, Alegria dos Homens”, de Bach. O arranjo magistral de Vagner Faria para o medley de Milton Nascimento embolando “Viola Violar” e “Cravo e Canela” iniciou com uma surpreendente e engenhosa abertura de free jazz, ou jazz de vanguarda, exposta em uníssono irrepreensível de piano-violão, coroando a ótima apresentação do quarteto.”


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 14 de julho de 2009

Palácio das Artes apresenta obras de Villa Lobos e Debussy


A edição da Série de Concertos no Grande Teatro do Palácio das Artes apresenta a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o coro feminino do Coral Lírico de Minas Gerais, nesta quinta-feira (16). Sob regência do maestro Charles Roussin, as solistas convidadas: a soprano Rosana Lamosa e a mezzo-soprano Luciana Monteiro interpretarão obras dos compositores célebres Villa Lobos e Debussy. O concerto será às 20h30, com preços especiais: R$ 10 a R$ 15.

Um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi criada no dia 2 de setembro de 1976. Desde sua criação, a Orquestra vem cumprindo o papel de difusora da música erudita para o grande público. Sempre aprimorando a excelência de sua performance, a Orquestra diversificou sua atuação em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre, na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo.

O maestro Charles Roussin graduou-se em Violão Clássico e em Regência de Orquestra pela UFMG. Fundou a Orquestra de Câmara de Itaúna e a Orquestra de Câmara de Ouro Branco, com as quais tem se apresentado em diversos estados brasileiros. Em 2004, Roussin foi nomeado regente titular do Coral Lírico do Palácio das Artes, cargo que ocupou até 2006, quando passou a lecionar na Escola de Música da UFMG e assumiu a direção artística da Semana de Música de Ouro Branco. Charles Roussin dedica-se intensamente à divulgação da produção brasileira contemporânea.

Em 19 de abril de 2009, o Coral Lírico de Minas Gerais completou 30 anos. Nessas três décadas, os músicos continuam a exercer a qualidade da versatilidade do repertório, que inclui desde a música renascentista até óperas, operetas, oratórios, concertos sinfônico-corais e a capella. Atua, freqüentemente, ao lado das Orquestras Sinfônica e Filarmônica de Minas Gerais. Em sua trajetória, o Coral Lírico teve como regentes os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu Miranda Gomes, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Márcio Miranda Pontes, Eliane Fajioli, Sílvio Viegas, Charles Roussin e vários maestros convidados. Atualmente, é regido pelo maestro Afrânio Lacerda.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Villa-Lobos será homenageado pela Orquestra Sinfônica


Nesta terça-feira (7), a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais recebe convidados muito especiais na primeira apresentação da Série de Concertos no Grande Teatro, no mês de julho. Para reger os músicos, foi escolhido o maestro Cláudio Ribeiro e, para acompanhá-los, o violonista Flavio Sala e a soprano Sylvia Klein. O concerto será realizado às 20h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com ingressos a preços bem especiais: R$ 15 e R$ 10.

No repertório do concerto, obras de Marlos Nobre, Castelnuovo-Tedesco, Respighi e o grande homenageado do ano Heitor Villa-Lobos. A próxima apresentação da Série de Concertos será no dia 16 de julho, com participação do Coral Lírico de Minas Gerais e outros solistas convidados.

Maestros

Um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi criada em 1976 e, entre os regentes titulares da história da Orquestra, figuram os maestros Wolfang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Aylton Escobar, Holger Kolodziej e Marcelo Ramos. Também regeram a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais personalidades como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Camargo Guarnieri, Roberto Duarte, Carlos Prates, Johannes Homberg, Eugene Kohne e outros célebres convidados. ´


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Ary Barroso é homenageado no Projeto Cantoras Daqui BDMG


No próximo dia 12 de julho (domingo), o BDMG Cultural apresenta o show de Mel Freire e Valéria Branco, no projeto ‘Cantoras Daqui BDMG’. O evento será no Teatro da Biblioteca (Praça da Liberdade, nº 21, Belo Horizonte) às 16h, com ingressos a R$ 2,00 (renda revertida ao projeto social “Raio de Luz”).

Desde o início do programa “Cantoras Daqui”, o BDMG-Cultural conta com a participação de músicos vencedores do Jovem Instrumentista BDMG. Nessa edição, as cantoras serão acompanhadas por Breno Mendonça (sax); Frederico Heliodoro (contrabaixo); Leandro do Carmo (guitarra); Michel Antonucci (piano); Pablo Dias (cavaquinho) e Thiago Barros (sax). Participação especial: Edvaldo Ilzo (bateria). Arranjos e Direção musical: Cléber Alves (sax) e Túlio Mourão (piano). Roteiro e Direção Artística: Renilda Andrade.



Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ballet Jovem Palácio das Artes seleciona bailarino trainne


O Ballet Jovem do Palácio das Artes está recebendo currículos de bailarinos, com idade entre 15 e 25 anos, que estejam interessados em fazer parte do elenco como trainne. No site da Fundação Clóvis Salgado (FCS) está disponível o formulário que deve ser preenchido e entregue, junto com uma foto de rosto e outra de corpo, na Direção de Ensino e Extensão do Cefar - Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, nº 1537, Centro, Belo Horizonte) -, de segunda a sexta-feira, no horário de 10h às 18h.

De julho a agosto de 2009, a direção do Ballet entrará em contato com os selecionados para agendar a sua participação nas atividades diárias do grupo. Os bailarinos escolhidos poderão participar das apresentações do Ballet, com o objetivo de proporcionar a eles aperfeiçoamento profissional. Neste período, os dançarinos convidados serão avaliados por profissionais que trabalham com o grupo e os candidatos selecionados farão uma entrevista na Diretoria do Ballet Jovem. Os futuros bailarinos trainnes passarão trimestralmente por uma avaliação que visa acompanhar o seu desenvolvimento e progresso de acordo com os objetivos do grupo, podendo o bailarino vir a ser bolsista.

Corpo de dança

O Ballet Jovem Palácio das Artes foi criado com o objetivo de preencher um espaço vazio existente entre a formação e a inserção de um bailarino no mercado. Um corpo de dança jovem formado por bailarinos, com idade entre 15 e 25 anos, que são preparados para atuarem em companhias e grupos profissionais já estabelecidos no mercado brasileiro. Um projeto que valoriza o protagonismo juvenil no setor artístico-cultural mineiro / brasileiro.

Em setembro de 2008, o Ballet Jovem fez sua estréia nacional no Grande Teatro do Palácio das Artes, comemorando um ano de atividades. Em seu repertório, obras do coreógrafo Tíndaro Silvano, bailarino Rodrigo Giése e do holandês Adriaan Luteijn.



Leia mais na integra: Portal Minas On-line




segunda-feira, 22 de junho de 2009

Alexandre Andrés faz turnê em Minas Gerais e São Paulo


Vencedor do Prêmio BDMG-Instrumental, Alexandre Andrés se apresenta no Teatro da Biblioteca, praça da Liberdade, nº 21, nesta quarta-feira (24), às 20h. Ingressos: R$ 2,00, com renda revertida para o projeto social “Raio de Luz”.

Alexandre Andrés (flautas) será acompanhado pelos músicos Adriano Goyatá (bateria e marimba de vidro); Ayran Nicodemo (violino); Gustavo Amaral (baixo e violão) e Rodrigo Lana (piano). Convidados: Leandro César (violão) e Regina Amaral (piano).

Além de Belo Horizonte, ele vai mostrar seu trabalho em São Paulo, no projeto “Instrumental Sesc Brasil”. E, no final do ano, com os vencedores de 2009, irá a Ipatinga participar de um show no Teatro do Centro Cultural Usiminas.

Alexandre Andrés tem apenas 19 anos e já gravou um CD “Agualuz” – músicas autorais, em parceria com Bernardo Maranhão, que vem recebendo elogios da crítica: “Dono de trabalho surpreendente, diante da sua faixa etária, Alexandre Andrés explora em sua música melodias e harmonias dignas da tradição mineira, casada com uma poesia que prima por rigor e qualidade nem sempre perceptíveis na música popular.” (Ailton Magioli, O Estado de Minas, 21/11/2008).
Programa do show:

Estrela de Chão (Alexandre Andrés) / Ganesha (Alexandre Andrés) / Floresta (Alexandre Andrés) / Uirapuru (Alexandre Andrés) / Vento Bravo (Edu Lobo / Paulo César Pinheiro - Arranjo de Rodrigo Lana) / Reflexões Noturnas (Rodrigo Lana) / Cadência (Alexandre Andrés) / Circo (Alexandre Andrés) / Flor de Maracujá (Leandro César) / Balãozinho (Gustavo Amaral) / Menino (Alexandre Andrés) / Lília (Milton Nascimento / Arranjo de Alexandre Andrés) .

Turnê:

24 de junho (quarta-feira) – 20h – Teatro da Biblioteca
Praça da Liberdade, nº 21, bairro Lourdes, Belo Horizonte – MG
7 de julho (terça-feira) – 19h – Sesc avenida Paulista – “Instrumental Sesc Brasil”
Avenida Paulista, nº 119, bairro Paraíso, São Paulo – SP
19 de novembro (quinta-feira) – 19h30m – Centro Cultural Usiminas
Avenida Pedro Linhares Gomes, nº 3900, Shopping Vale do Aço, Ipatinga – MG

Leia mais na integra: Portal Minas On-line

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Big Band Palácio das Artes se apresenta neste domingo


Big Band Palácio das Artes se apresenta, neste domingo (21), às 11h, em mais uma edição do projeto Domingo no Palácio.

O concerto será realizado no Foyer do Grande Teatro e tem entrada franca.

O grupo se apresenta sob a regência do maestro Nestor Lombida e do regente convidado Marcelo Ramos.

No repertório da Big Band, grandes clássicos do Jazz, como obras de Duke Ellington, Sammy Nestico e Phil Collins Big Band.

Big Band Big Band é uma formação musical expressiva na história e evolução do Jazz, típica dos anos 20 aos 50 nos Estados Unidos, e que hoje em dia já se encontra em todo o mundo, não se restringindo às diversas linguagens do Jazz, mas se dedicando à Música Popular também através da Bossa Nova, do Samba, do Frevo, da Salsa, entre outros.

Formada em 2006, a Big Band Palácio das Artes tem a regência do maestro e arranjador Nestor Lombida, e é composta por alunos e ex-alunos do Centro de Formação Artística (Cefar), além de professores e outros músicos convidados.


Leia mais na integra: Agência Minas