Mostrando postagens com marcador Palácio das Artes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Palácio das Artes. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Quarta Erudita recebe inovação da música de câmara


O projeto Quarta Erudita, da Fundação Clóvis Salgado (FCS), recebe nesta quarta-feira (23), na Série Instrumental, o METALmorfose, composto por quatro integrantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. No programa estão composições de Jean-François Michel, Johann Sebastian Bach, Gioacchino Rossini, Scott Joplin, Dave Brubeck, John Lennon e Paul McCartney e Ernesto Nazareth Arr. O Quarta Erudita começa às 19h30, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. Os ingressos custam: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia entrada conforme a lei).

O quarteto METALmorfose foi criado com a intenção de promover uma inovadora experiência de música de câmara. Foi pensando nisso que, Érico Fonseca, Marlon Humphreys, Wagner Mayer e Renato Lisboa, membros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, decidiram se aventurar e criar o quarteto de metais. A formação inclui 2 trompetes, 1 trombone tenor e 1 trombone baixo.

As possibilidades de criações existentes em decorrência da união desses instrumentos fazem com que haja uma variação única de estilos. Desde a música renascentista a instrumentos de sopro, passando pelo barroco, transcrições e adaptações de compositores clássicos e românticos, peças originais compostas nos séculos XX e XXI até o Jazz e a MPB.

Érico Fonseca - trompete

Nasceu em Nova Friburgo, RJ, começou a estudar música na Sociedade Musical Campesina Friburguense com os professores Uldemberg Fernandes e Vinicius Lugon. Em 1999 foi escolhido como o 1º trompete da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, sob a regência de Yeruham Scharowsky. No mesmo ano foi laureado com uma bolsa de estudos no Conservatório de Fribourg (Suíça) na classe de Jean-François Michel, obtendo Bacharelado e Licenciatura em trompete em 2003 e um Diploma de Virtuosidade em 2005. Atualmente, Érico é assistente chefe de naipe de trompetes na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Marlon Humphreys - trompete

Sua formação musical aconteceu com o professor Gilberto Siqueira (Trompete-Solo da Osesp) e em 2000 foi vencedor do Prêmio Weril. Marlon foi laureado com uma bolsa de estudos pela Vitae e teve a oportunidade de aperfeiçoar-se em Chicago com o professor e trompetista da Chicago Symphony Orchestra, Mark Ridenour e o legendário Aldoph Herseth. No Japão atuou como membro fundador da Hyogo Performing Arts Center Orchestra por duas temporadas como Trompete-Solo e participou do renomado Pacific Music Festival. Atualmente faz parte do grupo de artistas internacionais que formam a World Orchestra for Peace (Orquestra Mundial pela Paz) a convite de Valery Gergiev.

Wagner Mayer - trombone tenor

Começou a estudar trombone com o professor Paulo Lacerda, no Centro de Formação Artística, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Wagner atuou como membro efetivo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais desde 1990 e como 1º Trombone desde 1995. Foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), em 1192, o que garantiu o convite para solar com a Ospa e com a Orquestra Sinfônica de São Paulo.

Entre 1999 e 2003, fez apresentações pelo Brasil, Japão e Europa com a banda mineira de pop rock, Skank.

Renato Lisboa - trombone baixo

É Mestre em música (perfomance) pela Escola de Música da UFMG, onde se graduou no instrumento. Renato é especialista em Música Brasileira pela Escola de Música da UEMG e membro do quinteto de metais Itaratã e do quarteto de trombones Trombominas. Foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Escola de Música da UFMG e atuou como solista à frente da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica dessa instituição. Atualmente é professor de trombone na Escola de Música da UEMG.

Serviço:

Evento: Quarta Erudita

Data: 23/06/2010

Horário: 19h30

Local: Sala Juvenal Dias no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, nº 1537, Centro, Belo Horizonte)

Valor: R$ 8,00 e R$ 4,00 (meia entrada conforme a lei)

Informações: (31) 3236-7400

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Palácio das Artes abre duas grandes mostras nesta sexta


A Fundação Clóvis Salgado recebe, em dezembro, duas grandes exposições: Cem Monas Lisas com Mona Lisa, inspirada na obra mais famosa do pintor renascentista Leonardo da Vinci, e O Aleijadinho Pop, do escultor mineiro Antônio Francisco Lisboa. A primeira mostra chega às galerias Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima, e a segunda, ao Espaço Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes. Cem Monas Lisas com Mona Lisa e O Aleijadinho Pop estarão abertas para visitação a partir desta sexta-feira (18), com entrada franca.

Até o dia 21 de fevereiro o público que vier ao Palácio das Artes poderá ver de perto exposições que têm um ponto em comum: as obras de verdadeiros gênios da arte como ponto de partida. Uma apresenta 100 releituras contemporâneas da pintura “da primeira dama” do pintor italiano da Vinci, todas elas feitas por artistas mineiros. Assinando as telas, nomes como Yara Tupynambá, Fernando Pacheco, Jarbas Juarez e Adão Rodrigues.

A outra mostra leva aos amantes da arte os trabalhos da artista plástica mineira Simone Ribeiro, que, em 14 telas, revisitou a Via Sacra do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos e deu às obras um tom expressionista que vai além do barroco e do rococó esculpidos por Aleijadinho em Congonhas do Campo, Minas Gerais.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sinfônica de Minas apresenta-se no Museu Inimá de Paula


Na noite desta terça-feira (15), a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais deixa o Palácio das Artes para se apresentar em um outro palco bem especial. Sob regência do maestro Charles Roussin, os músicos fazem concerto ao lado da soprano Fabíola Protzner, no Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1201, Centro). A entrada é franca, possibilitando aos amantes da boa música conferirem o talento de uma das mais importantes orquestras do país. No repertório, obras do gênio austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.


Orquestra Sinfônica de Minas Gerais


Um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi criada em 1976 e, desde então, vem cumprindo importante papel como difusora da música erudita. Sempre aprimorando a excelência de suas performances, a Orquestra tem uma atuação diversificada e se apresenta em óperas, balés e concertos ao ar livre, na capital e no interior. No repertório do grupo, obras que abrangem todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ballet Jovem apresenta nova coreografia em Ipatinga


Ipatinga, no Vale do Aço, é a primeira cidade mineira a receber Contracapa, nova coreografia do Ballet Jovem do Palácio das Artes, nesta quarta-feira (7), no Teatro do Centro Cultural Usiminas. A apresentação acontecerá às 20h30 com ingressos a R$ 2,00 (inteira) e RS 1,00 (meia entrada conforme a lei). Com direção de Cassilene Abranches, iluminação de Gabriel Pederneiras e cenário e figurinos de Janaína Castro, os 17 jovens bailarinos entraram no mundo dos Beatles. A coreografia foi montada em cima de sete canções dos quatro garotos de Liverpool, a maioria desconhecida pelo grande público.

Cassilene, Gabriel e Janaina estreiam na produção de um espetáculo. Mas eles conhecem muito bem o mundo da dança, pois trabalham e convivem desde cedo em uma companhia de renome no Brasil e no mundo: o Grupo Corpo. As coreografias foram montadas em dupla, lembrando John Lennon e Paul McCartney, e em quarteto, mostrando os movimentos dos músicos em cima do palco. Belo Horizonte recebe Conracapa nos dias 5 e 6 de novembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Menina das Nuvens


Era uma vez uma menina que morava no céu com o seu avô Tempo. Seus melhores amigos eram a Lua, o Corisco, uma faísca que queria virar raio de sol, e o Vento Variável, uma brisa pra lá de sapeca. Um dia, a menina desce à Terra para conhecer a sua família e se envolve em muitas confusões.

Este é o enredo de A Menina das Nuvens, ópera inédita de Villa-Lobos que estreou na última terça-feira (22) no Palácio das Artes. Outras duas apresentações serão realizadas no Grande Teatro do Palácio das Artes: nesta quinta-feira (24), às 20h30, e sábado (26), às 18h. Os ingressos estão à venda com preços especiais: platéia I – R$ 50,00; platéia II – RS 40,00 e platéia superior – R$ 30,00 (meia entrada conforme a lei).

A Menina das Nuvens é um conto de fadas, ou uma aventura musical, baseado na peça de Lúcia Benedetti, amiga e vizinha do compositor brasileiro. A ópera teve apenas duas apresentações no Brasil, no início dos anos 60, no Rio de Janeiro. E para quem ainda não viu, fica o convite do diretor William Pereira: “É um espetáculo muito lúdico, uma grande surpresa. Acho que é uma peça instigante, muito gostosa de ser vista e ouvida”.

Para dar vida à história, a Fundação Clóvis Salgado reuniu um elenco de peso: Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico e os solistas Gabriella Pace, José Carlos Leal, Inácio de Nonno, Homero Velho, Regina Elena Mesquita, Flávio Leite, Fabíola Protzner, Aline Soares Araújo, Indaiara Patrocínio, Melina Peixoto e Wellington Vilaça.

A ópera tem regência do maestro Roberto Duarte, que estuda a produção de Villa-Lobos desde 1975 e tornou-se um dos maiores especialistas do país na produção do compositor carioca. A direção é de William Pereira e os cenários e figurinos, de Rosa Magalhães, filha de Lucia Benedetti e artista plástica hexacampeã no carnaval do Rio de Janeiro e responsável pelo espetáculo de abertura dos Jogos Panamericanos da capital fluminense em 2007. A coreografia é de Tíndaro Silvano, e a iluminação, de Pedro Pederneiras, um dos fundadores, ex-bailarino e atual diretor técnico do Grupo Corpo.

Ineditismo como fonte de inspiração

O ineditismo de A Menina das Nuvens, que poderia ser um complicador para a montagem do Palácio das Artes, foi na verdade uma fonte de inspiração. Segundo o maestro Roberto Duarte, isso “não dificulta. Muito pelo contrário. É uma criação que vai servir como referência e vai ser gravada. Inclusive para que outros possam fazer melhor. Isso é fantástico”, afirma o regente.

O diretor William Pereira tem a mesma opinião. “Isso pra mim é uma das grandes vantagens, é bom não ter referências. Ao dirigir uma ópera tradicional, além de você ter uma série de referências, há vídeos e informações que servem para nortear, para fazer sua concepção. Neste caso, nós é que vamos criar essa referência. Isso é muito instigador. Estamos resgatando um patrimônio da cultura brasileira e eu acho isso fundamental”, ressalta William.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Exposição no Palácio das Artes sobre Guerra das Emboadas leva a história do Brasil para alunos da rede estadual de ensino de Minas Gerais


O estudo sobre a história do Brasil saiu das salas de aula e conquistou o espaço do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Na Galeria Alberto da Veiga Guignard, a exposição “Guerra dos Emboabas – 300 anos depois” mostra, por meio de fotos, ilustrações, reprodução de material iconográfico e publicação de material educativo, o contexto histórico do conflito dos Emboabas. O trabalho, idealizado pelo historiador e curador, Leonardo José Magalhães Gomes, já foi visto por cerca de 450 estudantes da rede estadual.

Nathália Tanure Ramalho, 17 anos, é aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Três Poderes. Para ela, a exposição contribui para reforçar o aprendizado que começa na sala de aula. “Eu já tinha estudado, mas é uma base a mais que você adquire. É a imagem que você vê. Eu até falei para eles que iria levar minhas irmãs lá”, conta a estudante.


Leia mais na integra: Minas em pauta

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Palácio das Artes recebe músicos europeus no Quarta Erudita


O Palácio das Artes recebe, na sala Juvenal Dias, mais uma edição do Quarta Erudita. Os músicos Katrin Melcher, Martin Ostertag e Fany Solter, com seus instrumentos, viola, violoncelo e piano, vão interpretar, nesta quarta-feira (16), às 19h30, obras de ilustres compositores como Beethoven, Kirchner, Binder, Hindemith e Debussy. Os ingressos custam R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia entrada conforme a lei).

Quarta Erudita é um projeto da Fundação Clóvis Salgado que privilegia a música de câmara erudita lírica ou instrumental, contemplando variadas formações instrumentais e estilos distintos. A próxima edição será no dia 23 com um duo de violino e piano.

Programa:

CH. S. Binder

Sonata em Ré Maior : (para viola, violoncelo e piano)

L. van Beethoven

Sonata em Lá Maior op. 69 (para violoncelo e piano): Allegro ma non tanto, Scherzo: Allegro molto, Adagio cantábile, Allegro vivace.



Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado inicia inscrição para exames de seleção de candidatos para cursos de Dança, Teatro e Música


O Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) abre, nesta segunda-feira (14), as inscrições para os exames de seleção de candidatos para os cursos de Dança, Teatro e Música do ano letivo de 2010. Os interessados deverão comparecer à secretaria do Cefar, no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537,centro, Belo Horizonte), até dia 9 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, com os seguintes documentos: original e xerox da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e duas fotos 3 X 4. A taxa de inscrição custa R$ 30,00.

A Escola de Dança oferece os cursos Preliminar, com dois anos de duração; Básico, quatro anos de duração e Profissionalizante, com três anos de curso. A Escola de Teatro oferece Profissionalizante (três anos), Iniciação Teatral I e II (um ano) e Teatro para Educadores (com um ano de duração). Já na área de Música, o Cefar tem os cursos Básico e Erudito, com quatro anos de duração cada.



Leia mais na integra: Minas em pauta

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Terças Poéticas: poetisa Beth Fleury fará homenagem a Laís Corrêa de Araújo


Essa terça-feira (8) será de poesia gratuita nos Jardins Internos do Palácio das Artes a partir das 18h30. A poeta Beth Fleury fará homenagem a Laís Corrêa de Araújo (1929-2006), considerada uma das principais figuras da poesia feminina brasileira contemporânea. No palco também estarão presentes as atrizes Ana Gusmão e Cláudia Assunção. Elas interpretarão as poesias do livro Palavra Possuída, de Beth Fleury.

“É uma homenagem à capacidade intelectual das mulheres mineiras, na figura de uma mulher ímpar, que esteve em todos os importantes acontecimentos da literatura brasileira dos anos 60 até os últimos dias de sua morte. Deixou órfãos os amantes de boa poesia”, emociona Beth ao falar sobre a escolha do nome da poeta mineira, Laís Corrêa de Araújo.




Leia mais na integra: Minas em pauta

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Rafael Zavagli apresenta Sobre duas ou três paisagens no Palácio das Artes


Reflexões sobre a pintura e sobre as paisagens que surgem a partir da relação entre o espaço habitado pelo homem e os elementos que permeiam este ambiente. Estas são algumas das reações que Rafael Zavagli quer provocar com a sua exposição ‘Sobre duas ou três paisagens’, que fica aberta ao público de 5 a 27 de setembro, na Galeria Arlinda Correa Lima, Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A entrada é franca.


A mostra foi selecionada pelo Edital Artes Visuais 2009-2010 da Fundação Clóvis Salgado e apresenta uma série de pinturas recentes de Rafael Zavagli. No dia 24 de setembro, às 19h, no Teatro João Ceschiatti, o artista recebe o público para um bate-papo e o lançamento do catálogo da exposição, também com entrada franca.


A mostra pode ser vista às segundas, de 18h às 21h: de terça a sábado, de 9h30 às 21h e aos domingos, de 16h às 21h.


Leia mais na integra: Minas em pauta

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Terças poéticas no Palácio das Artes – poeta mineira Brenda Mars faz homenagem a Philadelpho Menezes


Terça-feira é dia de poesia gratuita no Palácio das Artes. O palco montado nos Jardins Internos receberá, no dia 1º de setembro, às 18h30, a poeta mineira Brenda Mars em homenagem a Philadelpho Menezes. O projeto Terças Poéticas ainda receberá participações especiais dos poetas Clevane Pessoa, Neuza Ladeira, Tânia Diniz, Lívia Tucci, Jovino Machado, Marco Llobus, da bailarina Dani Alves, da musicista e atriz Iara kelly, e da cantora Lívia Tucci.

Brenda Mars vai lançar o livro Poesia sonora: história e desdobramentos de uma vanguarda poética é fruto de dissertação do mestrado defendida na UFMG, em 2007. A poeta finaliza sua participação no Terças Poéticas com uma apresentação performática e recital de Ritual da Mulher Poliglota, poema de Brenda publicado no livro Letras de Babel 4, de 2008.

O Terças Poéticas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) em parceria com a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e Suplemento Literário, com apoio cultural da Rádio Inconfidência e da Rede Minas. O projeto recebe na próxima edição, no dia 08 de setembro, a poeta Beth Fleury em homenagem a Laís Corrêa de Araújo.



Leia mais na integra: Minas em pauta

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Quarta Erudita: quarteto de cordas francês Stanislas se apresenta no Palácio das Artes


O Palácio das Artes recebe, nesta quarta-feira (26), às 19h30, o quarteto de cordas francês Stanislas. O grupo que se apresenta no Quarta Erudita traz em seu repertório músicas de Mendelssohn, Debussy e Dutilleux. A atração integra a programação do Ano da França no Brasil e acontece na sala Juvenal Dias. Os ingressos custam R$ 5,00, com meia- entrada conforme a lei.

Quarta Erudita é um projeto da Fundação Clóvis Salgado que privilegia a música de câmara erudita lírica ou instrumental, contemplando variadas formações instrumentais e estilos distintos.


Leia mais na integra: Minas em pauta

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Palácio das Artes fecha o mês de agosto com música lírica


Como acontece em toda última quarta-feira do mês a sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes recebe no dia 26 de agosto, às 17h, o projeto Vesperais Líricas. O público está convidado a assistir jovens músicos líricos interpretarem árias de óperas de consagrados compositores, como: Verdi, Handel, Puccini, Tschaikowsk. A curadora do projeto Eliane Fajioli acompanha ao piano. Os ingressos estão a preços especiais, apenas R$ 1,00 e R$ 0,50 (meia- entrada conforme a lei). É uma excelente oportunidade para os amantes da ópera aprenderem um pouco mais sobre o assunto, sobre o compositor e sobre obras que vem encantando gerações.

Antes de cada espetáculo apresenta-se um breve resumo da parte da ópera que será executada. Nesta edição, os músicos que se apresentam são: André Fernando, Aline Araújo, Fabíola Protzner, Indaiara Patrocínio, Lílian Assumpção, Lukas D’Oro, Melina Peixoto, Tereza Cançado, Sandro Assunção, Tiago Roussin, Wellington Vilaça.

O objetivo do Vesperais Líricas é incentivar os jovens músicos a permanecerem em Belo Horizonte e seguir o sonho de cantar em óperas. O projeto, realizado toda última quarta-feira do mês, quer incentivar o desenvolvimento dos dons desses jovens para que eles conquistem admiradores e seu espaço no cenário musical clássico.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

poetas rappers Ice Band e Wanderson Novato se apresentam no Terça Poéticas no Palácio das Artes


No próximo Terças Poéticas, dia 18 de agosto, às 18h30, o palco montado nos Jardins Internos do Palácio das Artes recebe pela primeira vez os poetas rappers Ice Band e Wanderson Novato, selecionados pelo edital Terças Poéticas 2009. Junto com o grupo Os sobreviventes, eles fazem uma homenagem aos poetas Juninho Bboy e Duke. Todos estão convidados a participar de mais um show de poesia gratuita no Palácio das Artes.

Hudson Carlos de Oliveira, mais conhecido como o rapper Ice Band, promove e difunde o hip hop em Minas Gerais e é idealizador do projeto Os Sobreviventes, criado em 2006 com crianças e adolescentes em situação de risco no Aglomerado Serra. Com um DJ convidado, Ice Band fará intervenções sonoras entre a narração dos poemas; neste cenário, os artistas se alternam e promovem diálogos sobre temas como direitos humanos, violência, arte, cultura e cidadania. A participação do poeta Wanderson Nogueira vai enriquecer ainda mais essa edição do Terças Poéticas: ele interpretará textos próprios e inéditos que fazem da poesia uma bandeira de denúncia social.

O Terças Poéticas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e Suplemento Literário, com apoio cultural da Rádio Inconfidência e da Rede Minas. A próxima edição acontece dia 25 de agosto, com a presença de Fabrício Marques em homenagem a Antônio Ramos Rosa, por João Ventura.
Leia mais na integra: Minas em pauta

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Alunos do Valores de Minas expõe no Palácio das Artes

A exposição "Mil moradias em uma", no Palácio das Arte, é resultado do trabalho dos jovens do programa Valores de Minas.

Mostra “Mil moradias em uma” retrata o desejo de jovens por uma vida melhor.

Pequenos quadrados de argila. Assim, 42 adolescentes do projeto social “Valores de Minas”, programa do Servas e do Governo de Minas, colocam a tona seus anseios, valores e experiências, ao reproduzir as próprias casas. O resultado deste trabalho, coordenado pela artista Adel Souki, pode ser visto na exposição “Mil moradas em uma”, em cartaz até 26 de agosto, na Galeria Arlinda Correia Lima, no Palácio das Artes.

lém das peças, instalações sonoras exibem conversas dos jovens durante o processo de criação, dando vida a mostra e aproximando o público da realidade dos adolescentes. Observando os cômodos e associando aos sons, os visitantes se deparam com a individualidade de cada jovem, quase sempre escondidas. Os objetos detêm o caráter pessoal de cada aluno e transbordam o desejo por uma condição de vida melhor, impressas nas obras (moradias construídas por eles).
Leia mais na intagra: Blog mg.gov

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O governador Aécio Neves participa, nesta terça-feira (04/08), no Palácio das Artes, da abertura da Conferência Preparatória para a Convenção Mundial sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belo Horizonte até sexta-feira (07/08).
A convenção mundial acontece em fevereiro de 2010, em Washington. O evento em Belo Horizonte será o ponto de partida de uma campanha mundial visando a conscientização de pessoas, empresas e governos sobre o tema.
Durante a conferência, serão realizadas sessões de trabalho, com a participação de 160 ambientalistas e cientistas de todo o mundo especialistas em aquecimento global. Durante o evento, será oficializada a participação do Estado de Minas Gerais na campanha “2020 Climate leadership campaign”, que propõe a antecipação em 30 anos de ações para frear o aquecimento global.
Minas é o primeiro estado a aderir à campanha proposta pela ONG State of the World Fórum.

Evento: Abertura da Conferência Preparatória para a Convenção Mundial sobre Mudanças Climáticas
Local: Palácio das Artes
Data: 04/08Horário: 19 horas

terça-feira, 28 de julho de 2009

Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado inscreve até sexta-feira para curso básico de música


Encerram-se na próxima sexta-feira (31) as inscrições ao processo de seleção em disciplinas isoladas do Curso Básico de Música, ano letivo de 2009, do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar). Os interessados devem comparecer à Secretaria de Cursos do Cefar, no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537, Centro), com cópias da carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e uma foto 3X4. As inscrições serão gratuitas.

A seleção constará de uma audição e entrevista. As vagas são para as disciplinas: fagote, flauta transversal, oboé, música de câmara (com grupo formado), saxofone, trombone, trompa, trompete e viola de orquestra.

Cefar

O Centro de Formação Artística, fundado em 1986 pela Fundação Clóvis Salgado, oferece cursos básicos, profissionalizantes e de extensão nas áreas de teatro, música e dança. Os alunos do Cefar têm o privilégio de aliar o rigor do aprendizado acadêmico à riqueza da convivência no ambiente cultural do Palácio das Artes. Assim, o estudo acontece num universo de estímulo constante à sensibilidade, criatividade e talento humanos, essenciais ao artista profissional.

Os cursos preenchem a lacuna crescente entre a formação superior, de graduação, nas áreas de teatro, música e dança, e a formação de nível técnico, concomitante ou posterior ao ensino médio regular.

Serviço

Evento: Seleção em Disciplinas Isoladas de Música – Cefar

Local: Secretaria de Cursos do Cefar (avenida Afonso Pena, 1537, Centro)

Inscrições até 31 de julho

Horário: 9h às 11h30 / 14h às 18h

Inscrições gratuitas

Informações: 3236 – 7308 / 7307


Fonte: Minas em pauta

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mostra Artes Visuais no Palácio das Artes termina dia 30


Os visitantes do Palácio das Artes podem admirar gratuitamente a 2ª mostra do Acervo das Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado (FCS). Até quinta-feira (30), os trabalhos de esculturas em couro e em madeira dos artistas Ricardo Carvão Levy, Ananias Elias e Valentim Rosa estão expostos no Espaço Fotográfico do Palácio das Artes, ao lado do Cine Humberto Mauro. A curadoria é do artista plástico mineiro Fernando Pacheco.

Ricardo Carvão Levy

Paranaense, adotou Belo Horizonte para viver e trabalhar. Com escultura em couro, ele desenvolve uma linguagem no campo estético do Construtivismo, mais particularmente no que ele denominou “Tubismo”.

Ananias Elias

Mineiro, fez trabalhos com esculturas em madeira. Desenvolveu sua linguagem pelos caminhos da Arte Popular. Retratou figuras simples, do cotidiano e também de seu imaginário.

Valentim Rosa

Mineiro, também fez trabalhos com esculturas em madeira. É conhecido por deixar traços de sua técnica e habilidade em seus trabalhos.

Serviço Evento: Exposição do Acervo de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado

Local: Espaço Fotográfico do Palácio das Artes

(avenida Afonso Pena, 1537, Centro)

Até quinta-feira – 30 de julho

Entrada franca

Informações: (31)3236-7400




Matéria publicada: Agência Minas

Cefar recebe inscrições para disciplinas isoladas de música


Encerram-se na próxima sexta-feira (31) as inscrições ao processo de seleção em disciplinas isoladas do Curso Básico de Música, ano letivo de 2009, do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar). Os interessados devem comparecer à Secretaria de Cursos do Cefar, no Palácio das Artes(avenida Afonso Pena, 1537, Centro), com cópias da carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e uma foto 3X4. As inscrições serão gratuitas.

A seleção constará de uma audição e entrevista. As vagas são para as disciplinas: fagote, flauta transversal, oboé, música de câmara (com grupo formado), saxofone, trombone, trompa, trompete e viola de orquestra.

Cefar

O Centro de Formação Artística, fundado em 1986 pela Fundação Clóvis Salgado, oferece cursos básicos, profissionalizantes e de extensão nas áreas de teatro, música e dança. Os alunos do Cefar têm o privilégio de aliar o rigor do aprendizado acadêmico à riqueza da convivência no ambiente cultural do Palácio das Artes. Assim, o estudo acontece num universo de estímulo constante à sensibilidade, criatividade e talento humanos, essenciais ao artista profissional.

Os cursos preenchem a lacuna crescente entre a formação superior, de graduação, nas áreas de teatro, música e dança, e a formação de nível técnico, concomitante ou posterior ao ensino médio regular.

Serviço

Evento: Seleção em Disciplinas Isoladas de Música - Cefar

Local: Secretaria de Cursos do Cefar (avenida Afonso Pena, 1537, Centro)

Inscrições até 31 de julho

Horário: 9h às 11h30 / 14h às 18h

Inscrições gratuitas

Informações: 3236 - 7308 / 7307

Matéria publicada: Agência Minas

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Produções alemãs chegam às telas do Cine Humberto Mauro


A mostra O Mundo de Tati, no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes, será exibida até neste domingo (26), com produções de um dos maiores cineastas franceses, Jacques Tati. Na segunda-feira (27), a França dá lugar ao cinema alemão com a mostra Um Toque de Lubitsch. Com entrada franca, os cinéfilos vão assistir, até o dia 6 de agosto, cinco filmes do cineasta Ernest Lubitsch, realizados na primeira metade do século XX.

Os filmes ficaram conhecidos pela mistura de ironia, malícia e sofisticação. Em 1912, Lubischt começou a carreira de ator de teatro, mas logo depois descobriu a arte de fazer cinema e isso será mostrado nos filmes: Não Quero Ser um Homem, de 1918; A Princesa das Ostras, de 1919; Sumurun, de 1920; Ana Bolena, de 1920, e Gatinha Selvagem (1921). E ainda sobre a fase alemã do cineasta, a mostra traz o documentário Ernst Lubitsch em Berlim, de 2002, de Robert Fischer.

Já a fase americana de Lubitsch está representada pela sofisticada comédia Ninotchka (1939), com Greta Garbo, e pela obra-prima A Loja da Esquina (1940). Em ambos, é possível conferir o estilo único e original que o cineasta imprimia em relação a temas polêmicos, seja no sexo ou na política, o que deu margem para a expressão The Lubitsch Touch (Um Toque de Lubitsch).

Serviço:

Evento: Um toque de Lubitsch

Data: 27 de julho a 6 de agosto

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537, Centro)
Entrada gratuita

Informações: (31) 3236-7400


Matéria publicada: Agência Minas