Mostrando postagens com marcador blog do Reinaldinho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador blog do Reinaldinho. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aécio é favorito nas eleições 2014

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sensus sobre as eleições de 2014 aponta que o Senador Aécio Neves, do PSDB, é o grande favorito nas disputas pelo Governo de Minas e pela presidência no estado, é o que mostra reportagem publicada pelo Jornal Hoje em Dia, desta quarta-feira (16/11). De acordo com o cenário espontâneo, o senador lidera a corrida no Estado, bem à frente de todos os outros possíveis adversários.

Aécio foi citado espontaneamente por 11% dos entrevistados, Antonio Anastasia, 5,1%, Fernando Pimentel teve 2,6%, Márcio Lacerda, 0,7%, Vanessa Portugal, 0,5%, Patrus Ananias, 0,5%, e Hélio Costa, com 0,5% Já na estimulada para a presidência, o tucano também vence Dilma Rousseff. Aécio teria 45,1 % da preferência dos mineiros contra 34,8% da presidente.

 "Aécio será peça chave do processo e caminha para ter um espaço importante", afirmou Ricardo Guedes. O Sensus ouviu 1.500 moradores de 53 cidades mineiras, entre os dias 3 e 7 de novembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CUT/PT censura imprensa em evento para Delúbio Soares

Jornalistas foram proibidos pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), o braço sindical do PT, de acompanhar um ato de desagravo ao ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, réu no processo do Mensalão.

O político foi homenageado antes da abertura da 13ª plenária nacional da entidade, na última terça-feira (4), em Guarulhos, na Grande São Paulo, com a presença de sindicalistas de todo o país.

A central, que é ligada ao PT, barrou a entrada de repórteres e expulsou a equipe da Folha de S.Paulo, que estava credenciada para acompanhar o evento. A CUT não explicou o motivo da proibição.

Se for condenado, Delúbio pode cumprir até 111 anos de prisão por, supostamente, ser o operador do Mensalão. Ele aproveitou para lançar um CD e um livreto com sua defesa no Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: Portal Imprensa.

Ouça os comentários demolidores dos jornalistas Eumano Silva e Adalberto Pioto na Rádio CBN, sobre este ataque à liberdade de imprensa perpetrado pela Central Única dos Trabalhadores – CUT:

Para ouvir o comentário clique no link abaixo.

http://download.sgr.globo.com/sgr-mp3/cbn/2011/colunas/epoca_111005.mp3

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Anastasia denuncia intimidação de Hélio Costa aos eleitores mineiros


Anastasia defende autonomia dos mineiros para escolha do governador do Estado

Fonte: Coligação "Somos Minas Gerais" - 31/08/2010 - Assessoria de Imprensa

Governador diz que tentativa de intimidação feita aos eleitores em favor de um projeto de poder nos remete aos tempos da ditadura militar

O governador de Minas, Antonio Anastasia, lamentou hoje (31/08) a tentativa de intimidação feita aos eleitores mineiros pelo candidato da coligação PMDB/PT no programa eleitoral gratuito exibido na TV ontem à noite. O governador ressaltou que num regime federativo, como é o brasileiro, os estados trabalham em defesa das demandas específicas da população de cada região, e não pela submissão a interesses políticos. Anastasia lembrou que a nomeação de governadores pelo governo federal faz parte do passado dos brasileiros, tendo ocorrido apenas sob o regime da ditadura.

“Nós vivemos em uma federação de estados, ou seja, precisamos sempre saber que os estados têm autonomia. Nós não estamos mais naqueles tempos antigos do regime militar, da ditadura, quando os governadores eram nomeados pelo presidente”, disse Anastasia em entrevista concedida na chegada a Unaí, esta tarde, para encontros com a população da região.

Os mineiros decidem

Antonio Anastasia destacou que a história de Minas é marcada pelo importante papel de destaque do Estado na vida nacional. Ele afirmou que o governador de Minas deve ser eleito pelos mineiros para que possa assumir com autonomia e liberdade a defesa dos interesses do Estado e de sua população.

“O governador de Minas tem de defender os interesses de Minas Gerais. Os mineiros decidem e, assim, nós vivemos sempre com muita liberdade e com muita autonomia. Eu acho que há um desconhecimento deles da história de Minas”, afirmou Anastasia.

Candidato da intervenção

O ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado Federal, também criticou a ameaça feita aos mineiros durante o programa eleitoral adversário.

“Os mineiros é que definem o seu destino. O Itamar (Franco) foi um grande exemplo disso, o nosso governo também foi. Minas deve ser altiva, independente e forte, por representar os interesses dos mineiros, até porque muitas vezes os interesses de Minas são contraditórios, são antagônicos aos interesses do governo federal”, afirmou.

Aécio reiterou que a própria formação da chapa PMDB e PT é resultado da intervenção federal nas bases políticas em Minas e foi imposta aos eleitores e às lideranças municipais mineiras.

“Antonio Augusto Anastasia é candidato por suas virtudes e por seu trabalho em favor dos mineiros, e não por imposições externas. Não é o candidato da intervenção, é o candidato do coração de cada um dos mineiros. Não deixaremos que Minas se curve, não deixaremos que as imposições prevaleçam em Minas Gerais”, disse Aécio Neves.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Parcerias que rendem frutos


Cidades

Balanço. Após sete anos à frente do Servas, Andrea Neves diz que trabalho conjunto resultou no sucesso das ações


Programas sociais mudaram realidade de pessoas carentes em todo Estado

Renata Nunnes

O tom de voz determinado da mulher conhecida como grande articuladora, de repente, fica carregado de emoção. Ela para, respira e, tomada de satisfação, começa a fazer um balanço dos últimos sete anos. Foram tempos dedicados à frente de projetos desenvolvidos pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), que mudaram, para melhor, a vida de pessoas de todas as idades.

Para a ex-presidente do Servas, Andrea Neves, a construção de programas sociais requer persistência. "Nenhum governo, por mais correto e bem intencionado que seja tem condição de enfrentar sozinho a questão social na gravidade com que ela existe no nosso país. Isso não tem relação apenas com recursos ou vontade política. Quando somos capazes de estabelecer parcerias, conseguimos fazer com que iniciativas andem mais rápido e cheguem mais longe", diz Andrea, que durante o governo do irmão, Aécio Neves, dirigiu a entidade.

Parcerias firmadas com empresas, entidades de classe, ONGs e cidadãos comuns garantiram que os programas do Servas fossem respeitados e até copiados no Brasil e no exterior. Digna Idade, Brinquedoteca, Valores de Minas, Vita Vida e Vozes do Morro são alguns dos projetos que saíram do papel para transformar a realidade de idosos, crianças, jovens, pacientes de hospitais e moradores de vilas e aglomerados. Eles ganharam humanização, resgataram valores e a autoestima. Alguns dos beneficiados se encontraram com o lúdico por meio da leitura. Outros conheceram a arte, a música e sua própria cultura. Sem contar os que se libertaram da fome em ação contra o desperdício.

Andrea Neves não esteve sozinha nas conquistas. Tinha a companhia de profissionais que, segundo ela, fizeram do trabalho a própria vida. "Muitas vezes, não basta ter uma boa ideia se você não tem pessoas comprometidas. Se não for assim, nenhuma questão sai do papel", afirma. Para Andrea, o esforço da equipe do Servas somado ao dos parceiros explica o fato de o Servas ter conseguido implantar projetos que têm feito diferença na vida das pessoas.

O serviço também atuou em fortes campanhas de mobilização social, como o "Volta", que convocava a população na busca de pessoas desaparecidas. E quem não se lembra do filme da campanha contra a exploração sexual de crianças em que uma menina pedia "socorro" por meio de uma canção?
Outra grande mobilização ocorreu em torno dos cuidados com os idosos e teve a participação do cantor Zezé di Camargo. Uma moda de viola dizia que um pai cuida de dez filhos, mas dez filhos não cuidam de um pai. "É tão verdadeiro esse sentimento de que alguma coisa está acontecendo em nossa sociedade. Estão se esfacelando laços, que deveriam ser de permanente afeto. A questão do idoso é dolorosa. Eles não podem ser excluídos da sociedade", disse Andrea Neves.



"Faço política como instrumento para colaborar com a sociedade, para ajudar a transformá-la"
Andrea Neves Ex-presidente do Servas

Qual a avaliação que a senhora faz do trabalho realizado no Servas?

Foi um trabalho construído aos pouquinhos e que hoje nos enche de surpresa em perceber que conseguimos abraçar, em tão pouco tempo, tantas pessoas. O Servas, hoje, tem programas muito diferenciados. Eles nos permitem estar em todas as regiões do Estado. Construir programas sociais requer muita persistência. Não trabalhamos com estatísticas, ajudamos pessoas de verdade.

A senhora acredita que os programas desenvolvidos e reestruturados durante sua gestão vão ser mantidos ao longo de outros governos?

Me preocupa muito essa questão de um governo que começa e resolve anular tudo que foi feito antes. Acho uma covardia com a sociedade brasileira. Tenho um profundo respeito pelas ações desenvolvidas por entidades sociais de Minas. Portanto, fechamos muitas parcerias. Somamos esforços e o resultado cria condições para que os projetos existam além de qualquer gestão política. Só as parcerias garantem as condições de continuidade dos programas.

Foram muitas as ações desenvolvidas pela equipe do Servas. Há algum dos programas que tenha tocado a senhora de maneira especial?

O Digna Idade. Ele é voltado para idosos que vivem em instituições de longa permanência, os antigos asilos. Muitos deles têm seus vínculos familiares esgotados, vivem sozinhos.
Como nasceu o Digna Idade? Ele nasceu de uma parceria com o Ministério Público Estadual. Em 2003, o órgão tinha um diagnóstico muito duro sobre a realidade de grande parte das entidades do tipo que existem em Minas Gerais. Com isso, priorizamos o tema.

Como o programa atua?

Ele atua em três frentes diferenciadas: capacita a gestão da entidade, capacita os cuidadores de idosos e possibilita a reforma e a aquisição de equipamentos necessários para cada instituição. O Digna Idade também se soma à campanha de mobilização social.

De fato, o Servas priorizou campanhas de mobilização social como a dos desaparecidos e a da violência doméstica. Como a senhora avalia essas ações?

Foram campanhas fortes ao longo dos últimos anos. Todas criadas com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre questões presentes na vida de cada um de nós. Tivemos, obviamente, resultados concretos. No caso da atenção aos idosos, por exemplo, houve um aumento no número de denúncias de violência.

Qual das ações alcançou mais retorno?

A dos idosos. Essa campanha alcançou retorno inclusive no exterior. O comercial foi traduzido para outras línguas. Recebemos comunicados da Itália e dos Estados Unidos. Ocorreram correntes na internet divulgando a campanha e isso foi muito gratificante.

E o programa Vozes do Morro?

Ele também foi bastante divulgado e revelou grandes talentos. À primeira vista, ele tem uma função de revelar talentos na área musical de pessoas que moram em vilas, favelas e aglomerados. Mas, na verdade, tem um sentido muito maior, porque trata de reforçar a identidade e criar valores nessas comunidades. Claro que você tem um resultado individual dos artistas. Mas o que é mais precioso para a gente no projeto é como a sociedade passa a se organizar em torno da criatividade e da solidariedade.

Outro projeto bastante reconhecido é o Vita Vida. A ideia pode ser multiplicada em todo o país?

 Estamos comemorando em 2010, com muito orgulho, a primeira parceria com a Pastoral da Criança e ela envolve o repasse da tecnologia do Vita Vida. Ao longo do último ano, a pastoral experimentou o uso do alimento desidratado nas crianças atendidas pela entidade. O resultado é extraordinário.

Quantas refeições já foram distribuídas por meio do Vita Vida?

Foram 12 milhões. Um grande exemplo do combate às duas piores chagas da sociedade: o desperdício e a fome. As fábricas recebem excedentes de alimentos de produtores rurais e de comerciantes da Ceasa. Frutas e legumes que não servem para ser vendidos, mas estão em perfeitas condições de consumo.

O que o trabalho no Servas significou para a senhora?

Eu também me transformei muito. Às vezes, a gente começa a trabalhar motivada para tentar colaborar com a transformação da vida dos outros e não percebe o quanto esse trabalho também nos transforma ao longo do processo. Essa foi uma experiência definitiva na minha vida.

A senhora descarta qualquer possibilidade de, no futuro, candidatar-se às eleições?

As hipóteses estiveram descartadas no passado e todas estão descartadas no futuro. Faço política como instrumento para colaborar com a sociedade, para ajudar a transformá-la. Tem pessoas que optam por disputar um mandato eletivo, outras não.

Quais são os planos da senhora para o futuro?

A partir de julho, estarei ao lado de Aécio Neves e Antonio Anastasia dando a minha contribuição na campanha eleitoral. Depois, vamos esperar chegar mais perto para enxergar melhor.

(RN)
Publicado em: 06/06/2010

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Comissão da ALMG vai avaliar potencial turístico de Monte Sião


Uma avaliação de possíveis ações incrementadoras do turismo em Monte Sião (Sul de Minas), visando à Copa do Mundo de 2014, será o objetivo de audiência pública proposta pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O requerimento para realização da visita ao município, de autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), foi aprovado nesta quarta-feira, dia 5, pela comissão. Ainda não há data para realização da visita. Além do requerimento, a comissão aprovou duas proposições que dispensam apreciação do Plenário.

Monte Sião é citada como a capital nacional do tricô. Possui cerca de 2 mil empresas especializadas na atividade. O centro da cidade tem centenas de lojas, que transformam o local em um verdadeiro shopping center a céu aberto, atraindo visitantes pela qualidade e originalidade das peças produzidas em lã, linha e fios acrílicos.


Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Centro de Arte Contemporânea recebe exposição Onde a Água Encontra a Terra


O Centro de Arte Contemporânea e Fotografia da Fundação Clóvis Salgado recebe, a partir deste sábado (8), a exposição Onde a Água Encontra a Terra. A mostra levará o público a pensar e discutir as relações entre dois elementos da natureza – água e terra - passando por questões fundamentais da teoria da Cultura. Com curadoria de Paulo Herkenhoff, as imagens registradas pela americana Carol Armstrong e pelos brasileiros Fernando Azevedo e Leonardo Kossoy propõem uma nova perspectiva para a abordagem da fotografia. A exposição fica aberta até o dia 27 de junho e a entrada é franca.

No dia 9 de junho haverá um encontro com o curador Paulo Herkenhoff às 19h, no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Neste encontro, também gratuito, o curador da Bienal de São Paulo e uma das maiores autoridades do país no campo da arte contemporânea, conversa com o público sobre a proposta da exposição e os trabalhos dos fotógrafos. A exposição é mais uma das atividades que celebram os 40 anos da Fundação Clóvis Salgado, completados em 2010.

As 53 obras estabelecem nexos da presença da água na fronteira com a terra, marcantes na produção de cada um deles. Rio, mar, oceano, chuva, piscina ou poça. Praia, muro, ilha, ponte, represa, piscina ou calçada. Em Onde a Água Encontra a Terra dá sentido a cada imagem e ao conjunto delas, passando pela filosofia, pela literatura e pela história da arte.

O projeto da mostra surgiu no início de 2007, quando Fernando Azevedo, Leonardo Kossoy e Carol Armstrong se reuniram em Nova Iorque para discutir uma exposição que também se desdobrasse em uma discussão das relações entre imagem e teoria da cultura. A partir de fotografias particulares que indicavam certos interesses teóricos e situações das imagens, o grupo chegou às bases do formato que será apresentado ao público em Belo Horizonte, e que já passou pelo Rio de Janeiro e São Paulo.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Em causa própria: Lula e Celso Amorim oferecem condecoração da Ordem de Rio Branco a suas respectivas mulheres


Cúpula do governo faz “festa de família” em entrega de condecorações no Itamaraty

O presidente Lula e o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) resolveram fazer uma “festa em família” ao oferecer a condecoração da Ordem de Rio Branco a suas respectivas mulheres, além da mulher e do filho do vice-presidente José Alencar.

A distinção, criada em 1963, também foi dada a novos ministros, assessores do governo e celebridades, como Ronaldo “Fenômeno”, Thaís Araújo e Fábio Barreto, diretor do filme “Lula, o Filho do Brasil”.

Ao justificar a distinção a Marisa Letícia, Mariza Alencar e Ana Amorim, o chanceler disse na semana passada: “Eu não vou falar da minha mulher, mas, por exemplo, não se pode imaginar a atuação do presidente Lula sem o apoio da sua mulher”.

“Acredito que [recebi] pelo meu trabalho desenvolvido junto às embaixatrizes, fazendo um entrosamento com elas”, disse Mariza Alencar.

Já a atriz Thaís Araújo conta que, ao receber telefonema informando da medalha, disse: “Mas por quê?”. Ouviu que era por ser uma atriz negra e protagonista de uma novela, por trabalhos anteriores e, como consequência, pela mensagem positiva que transmite.

Entre os ministros agraciados está Erenice Guerra, que substituiu Dilma Rousseff na Casa Civil e ordenou a confecção de dossiê sobre o governo FHC em 2008.

Assessores do governo também foram agraciados, entre eles Laércio Portela, que assessorava Lula e está na campanha de Dilma, e Bruno Gaspar, assessor Marco Aurélio Garcia flagrado junto com o chefe fazendo gestos obscenos, em 2007, ao assistir na TV a reportagem sobre o acidente da TAM em Congonhas.

Foram concedidas ainda condecorações póstumas a Zilda Arns, a militares que morreram no Haiti e a Luiz Carlos da Costa, vice-chefe da missão da ONU no país

O Itamaraty informou que as condecorações são dadas a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação.



Fonte: Folha de São Paulo

quarta-feira, 3 de março de 2010

Minas a reboque, não!

Indignação. É com esse sentimento que os mineiros repelem a arrogância de lideranças políticas que, temerosas do fracasso a que foram levados por seus próprios erros de avaliação, pretendem dispor do sucesso e do reconhecimento nacional construído pelo governador Aécio Neves. Pior. Fazem parecer obrigação do líder mineiro, a quem há pouco negaram espaço e voz, cumprir papel secundário, apenas para injetar ânimo e simpatia à chapa que insistem ser liderada pelo governador de São Paulo, José Serra, competente e líder das pesquisas de intenção de votos até então.

Atarantados com o crescimento da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, percebem agora os comandantes do PSDB, maior partido de oposição, pelo menos dois erros que a experiência dos mineiros pretendeu evitar. Deveriam ter mantido acesa, embora educada e democrática, a disputa interna, como proposto por Aécio. Já que essa estratégia foi rejeitada, que pelo menos colocassem na rua a candidatura de Serra e dessem a ela capacidade de aglutinar outras forças políticas, como fez o Palácio do Planalto com a sua escolhida, muito antes de o PT confirmar a opção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na política, a hesitação cobra caro, mais ainda numa disputa que promete ser das mais difíceis. Não há como negar que a postura vacilante do próprio candidato, até hoje não lançado, de atrair aliados tem adubado a ascensão da pouco conhecida candidata oficial. O que é inaceitável é que o comando tucano e outras lideranças da oposição queiram pagar esse preço com o sacrifício da trajetória de Aécio Neves. Assim como não será justo tributar-lhe culpa em caso de derrota de uma chapa em que terá sido apenas vice, também incomoda os mineiros uma pergunta à arrogância: se o mais bem avaliado entre os governadores da última safra de gestores públicos é capaz de vitaminar uma chapa insossa e em queda livre, por que Aécio não é o candidato a presidente?

Perplexos ante mais essa demonstração de arrogância, que esconde amadorismo e inabilidade, os mineiros estão, porém, seguros de que o governador "político de alta linhagem de Minas" vai rejeitar papel subalterno que lhe oferecem. Ele sabe que, a reboque das composições que a mantiveram fora do poder central nos últimos 16 anos, Minas desta vez precisa dizer não.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Secretaria de Saúde comemora aniversário da Associação Unificada de Recuperação


O aniversário de 12 anos da Associação Unificada de Recuperação (Aura), entidade sem fins lucrativos que cuida de crianças e adolescentes acometidos pelo câncer, foi comemorado nesta quarta-feira (27). A instituição mantém a Casa de Apoio, espaço onde os pacientes do interior se hospedam com seus familiares, quando em tratamento na capital.

O secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, ressaltou durante a solenidade a importância da parceria com as instituições filantrópicas, especialmente aquelas voltadas para o terceiro setor. Pestana explicou que os tratamentos da alta complexidade, como nos casos de oncologia, são extremamente onerosos e, por isso, não é possível manter serviços em municípios menores.

“Nesse sentido, as casas de apoio como a Aura são fundamentais, uma vez que podem oferecer um ambiente familiar às pessoas em tratamento fora de seu município domiciliar. O trabalho desenvolvido por essas instituições é muito importante, pois proporcionam um suporte psicológico para essas famílias fragilizadas pela doença”, destacou.



Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Carta a Aécio


Por Ana Vasco

O desejo que vou tentar expressar aqui não é apenas meu, nem mesmo de seus apoiadores, apenas. Ele pertence a todos os brasileiros, que utilizam a internet ou não, e que querem participar ativamente da construção do futuro do nosso país.

Este apelo vem com a força das indignações que recebo constantemente em um perfil criado para as discussões referentes a este blog. Todos os dias, pessoas que utilizam o twitter em diferentes regiões do país - e que inevitavelmente se ligam a muitas outras que sequer conhecem a internet, mas que já fazem parte desta mesma história - me dizem que querem muito ter Aécio Neves no twitter.

Essa vontade é muito mais séria e grave do que o simples capricho de trocar mensagens ou seguir uma pessoa conhecida. Ela nasce da urgência que o povo brasileiro tem de conhecer com clareza os seus políticos, as pessoas que querem ser seus representantes, os maiores responsáveis pelas ações que vão determinar o que será do nosso futuro e de nosso planeta.

O twitter, esse espaço de diversão, da fala desmedida em espaço contado, da troca de informações e até da irresponsável invenção de casos, do disparo de farpas, é também lugar de assunto sério. Os brasileiros que estão no twitter, hoje, fazem muito mais do que descrever, em 140 caracteres, o que estão fazendo ou o que está acontecendo a cada instante. Eles participam da construção de uma história nova, repleta de protagonistas, de uma mobilização que supera a de qualquer outra já realizada no país. Eles são atores de um enredo que só será percebido, com toda a sua intensidade, quando tivermos distanciamento histórico suficiente para avaliarmos todas as consequências. Mas a sua força e o seu poder já são muito claros, impossíveis de ser desconsiderados ou mensurados.

Queremos Aécio no twitter, para “ler Aécio”, “descobrir Aécio”, questionar "Aécio", compreender um pouco da essência desse homem, desse personagem da nossa história, e imaginar o que ele pode fazer pelo nosso país.

Queremos Aécio no twitter porque não queremos fakes, mentiras, boatos, maldades.

Quero Aécio no twitter por conhecer a sua história, como político, e saber que é mais do que necessário que outras pessoas tenham acesso a ela.

O Brasil tem pressa e precisa conhecer o novo, para escolher melhor.

Venha, governador, por favor, se juntar aos "homens e mulheres de bem, reunidos sob o chão limpo do respeito, da coragem e da ética" que estão no twitter defendendo a boa política e construindo um futuro digno para seus filhos e netos.

Nós nos encontraremos lá!
Um abraço sincero de cada um dos futuros seguidores de seu perfil @aecioneves.

Campanha #AecionoTwitterJa

Fonte: Aécio Blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Servas e Semad ganham troféu Top Socioambiental



primeira edição do Top Socioambiental em Minas Gerais, promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Minas Gerais (ADVB-MG), vai homenagear a presidente do Servas, Andrea Neves, na categoria Terceiro Setor Estadual, e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, na categoria Meio Ambiente Estadual. A senadora Marina Silva é o destaque na categoria Meio Ambiente Nacional e o ambientalista Virgílio Viana, da Fundação Amazônia Sustentável, foi indicado na Categoria Terceiro Setor Nacional. O evento será nesta terça-feira (6), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte.

Todas as ações para a realização do Top Socioambiental foram elaboradas de forma a causar o menor impacto ao meio ambiente. A premissa dos três R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar foram inseridas no planejamento e estarão presentes em todo o processo, desde a produção até a execução. A ADVB trabalhou com cuidado na produção dos convites, ofícios, brindes, ornamentação, decoração e, inclusive, no troféu, para que o impacto fosse somente o visual.


Leia mais na integra: Agência Minas

Textos de Hilda Hilst abrem Terças Poéticas em outubro


O mês de outubro começa no Palácio das Artes com uma homenagem à escritora Hilda Hilst. Nesta terça-feira (6), às 18h30, o projeto Terças Poéticas recebe Éder Rodrigues. Para o palco, ele preparou uma performance, na qual sua poesia e a de Hilda Hilst se tornam um ponto de interseção para o corpo e sua transcendência. A apresentação é gratuita.

O poeta estará acompanhado do Grupo de Teatro Asterisco, com trilha sonora de Éderson Rodrigo. No Terças Poéticas, Éder Rodrigues trabalha o corpo como reconstrutor de novos enfrentamentos para a linguagem do mundo, devastando os recantos imersos do desejo, por intermédio do incorpóreo da palavra.


Leia mais na integra: Agência Minas

OPAS vai divulgar protocolo de recomendações


Um comitê especial composto por especialistas e organizações não governamentais irá validar, ainda este ano, um protocolo de recomendações sobre a doença falciforme a ser encaminhado aos governos dos países localizados na região de atuação da Organização Pan-americana de Saúde – OPAS. Entre outros itens, o documento deve refletir a preocupação de especialistas e sociedade civil organizada quanto à informação, educação e atenção integrada à saúde dos pacientes com a patologia genética em todos os níveis e ao fomento à pesquisa na área ao estímulo das políticas de saúde pelo controle social. O protocolo OPAS pretende, ainda, recomendar a associação de governos, pesquisadores e sociedade civil para o desenvolvimento e apoio ao trabalho internacional integrado de pesquisas sobre a doença.

Discutido durante o Encontro Pan-americano para Doença Falciforme, evento encerrado neste domingo em Belo Horizonte, o documento possui tópicos como a criação de indicadores de saúde para monitoramento epidemiológico e de processos referentes à doença com participação da sociedade civil, a identificação dos resultados esperados e a definição hierarquizada da atenção integral pretendida. De acordo com os delegados e especialistas dos países integrantes da OPAS existe, em todas as noções americanas, escassez e dificuldade de acesso a dados conclusivos sobre a doença falciforme – fato que corrobora para a falta de conhecimento sobre o tema tanto por parte dos profissionais de saúde quanto pelos pacientes e sociedade em geral.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Fundação Hemominas realiza coleta de sangue em Carbonita


A equipe da Fundação Hemominas de Diamantina estará em Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, nesta sexta-feira (2), das 18h às 22h, e no sábado (3), das 9h às 15h, para realizar coleta de sangue, em parceria com prefeitura daquela cidade e da Igreja Adventista do 7º Dia. Os funcionários da Hemominas esperam cerca de 180 candidatos à doação de sangue, no Centro de Saúde - rua da Consolação, 13, bairro Monte Belo.

Pode doar sangue cidadão com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenha tido hepatite, após os 10 anos de idade, e que não tenha doença de chagas. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. Para realizar o gesto de cidadania, o candidato deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.

Mais informações:
Fundação Hemominas (31) 3280-7455 e 3280-7440;
Núcleo Regional de Diamantina (38) 3532-1358.


Fonte Agência Minas

Duplicação da Antônio Carlos segue cronograma previsto


As obras de duplicação da avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte, sob responsabilidade do Governo do Estado, seguem em ritmo acelerado, dentro do cronograma previsto. Até o final de outubro serão entregues os primeiros viadutos, construídos na rua Operários. As obras já atingem o percentual de 75%.

Além dos trabalhos de concretagem, atualmente estão em execução no trecho, a instalação de 300 metros lineares de gradis de proteção na pista da exclusiva de ônibus (bus way), cuja instalação será concluída até a próxima semana. O dispositivo é um dos itens de segurança viária programados para serem instalados na via.


Leia mais na integra: Agência Minas

Produtos de Muriaé conquistam mercados e chegam à Fenafra


O artesanato e a agroindústria de Muriaé ganham cada vez mais mercado em outras regiões da Zona da Mata. Por meio do trabalho desenvolvido pela Associação de Mulheres Rurais de Muriaé (Amur), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), produtos do município estão conquistando novos consumidores e assegurando espaços em feiras de cidades como Juiz de Fora, Viçosa, Belo Horizonte e até Rio de Janeiro.

A entidade será presença garantida na 6º Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra), que acontecerá no Rio de Janeiro, no período de 7 a 12 de outubro. Entre os produtos que o público carioca poderá conferir estão: panos de pratos, caminhos de mesa, além de doces típicos da região, e geléias com o sabor de pimenta. As mercadorias são produzidas por mulheres dos distritos de Belisário e Pirapanema e de comunidades rurais de Barão do Monte Alto. As mulheres foram convidadas pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e os produtos ocuparão um estande especial.


Leia mais na integra: Agência Minas