sexta-feira, 29 de janeiro de 2010


O governador Aécio Neves anunciou, nesta quinta-feira, dia 28, que no dia 13 de fevereiro começa a mudança das secretarias e órgãos estaduais para a Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais. Os primeiros servidores serão transferidos no dia 22 de fevereiro. Ele também confirmou que o complexo de prédios que abrigará toda administração direta do Estado será inaugurado no dia 4 de março, data em que o ex-presidente Tancredo Neves, que dá nome à Cidade, completaria cem anos de nascimento.

“Nesses últimos 60 dias, quando o tempo permitiu, a obra andou numa velocidade extraordinária e me dá condições, hoje, de anunciar o início do processo de transferência da administração pública do Estado de Minas Gerais para a nova Cidade Administrativa”, afirmou, após uma reunião com representantes dos consórcios responsáveis pela obra e com a direção da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) que gerencia a obra.



Gastronomia farta, patrimônio cultural e natureza exuberante são características singulares do Carnaval em Minas Gerais, que tem atraído cada vez mais turistas de várias regiões do Brasil. Para quem procura agito, os destaques ficam por conta do resgate das tradições carnavalescas nas cidades históricas, o Carnaval a Cavalo em Bonfim e a badalação em Pompéu. Quem procura tranqüilidade, o chamado “Mar de Minas” é uma opção natural.

“O Carnaval em Minas é rico em tradição, une a folia aos atrativos turísticos de cada cidade e a hospitalidade que só o mineiro tem”, afirma a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, para quem o Carnaval é a melhor maneira de se divulgar um destino turístico.

Agito histórico

O projeto Carnaval das Cidades Históricas, lançado na semana passada (21) e que tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), está em sua segunda edição. Sabará, Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, São João del-Rei e Diamantina se uniram para promover um Carnaval à moda antiga, com atrações que priorizam desfiles de blocos caricatos, marchinhas carnavalescas, shows com artistas locais e manifestações artísticas peculiares a cada município.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa já atinge 440 mil alunos


Proporcionar tranqüilidade e condições básicas de ensino a todas as escolas estaduais para que o processo de aprendizagem aconteça é uma das preocupações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Por isso, em 2004, a SEE criou o projeto Escola Viva, Comunidade Ativa visando o fortalecimento das escolas que se localizam em áreas urbanas, com população de vulnerabilidade social e sujeitas a índices expressivos de violência.

Em 2010, seis anos após a sua implantação, a previsão de gastos com ações restritas ao monitoramento do projeto é de aproximadamente R$ 3,9 milhões, além dos investimentos complementares como reformas, mobiliário, material escolar que são custeados por outros setores da SEE. Outra meta do Escola Viva, Comunidade ativa para este ano é reforçar o projeto complementar “Abrindo Espaços”, que movimenta cerca de 250 escolas que desenvolvem atividades para a comunidade nos finais de semana.

Em toda Minas Gerais, 504 escolas da rede estadual fazem parte do Escola Viva. São cerca de 440 mil alunos beneficiados pelo projeto. Apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o projeto atinge 221 escolas em um universo de 360 mil alunos. Entre as ações desenvolvidas dentro do projeto estão a realização de oficinas de pinturas, práticas esportivas e atividades culturais. Com o desenvolvimento dessas medidas, espera-se que haja uma identificação da comunidade com a escola que dela faz parte.


Leia mais na integra: Agência Minas

Secretaria de Saúde comemora aniversário da Associação Unificada de Recuperação


O aniversário de 12 anos da Associação Unificada de Recuperação (Aura), entidade sem fins lucrativos que cuida de crianças e adolescentes acometidos pelo câncer, foi comemorado nesta quarta-feira (27). A instituição mantém a Casa de Apoio, espaço onde os pacientes do interior se hospedam com seus familiares, quando em tratamento na capital.

O secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, ressaltou durante a solenidade a importância da parceria com as instituições filantrópicas, especialmente aquelas voltadas para o terceiro setor. Pestana explicou que os tratamentos da alta complexidade, como nos casos de oncologia, são extremamente onerosos e, por isso, não é possível manter serviços em municípios menores.

“Nesse sentido, as casas de apoio como a Aura são fundamentais, uma vez que podem oferecer um ambiente familiar às pessoas em tratamento fora de seu município domiciliar. O trabalho desenvolvido por essas instituições é muito importante, pois proporcionam um suporte psicológico para essas famílias fragilizadas pela doença”, destacou.



Leia mais na integra: Agência Minas

Jornal Hoje em Dia: Minas não recebeu do Governo Federal recursos para fomentar programas de proteção à mulher



quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ETE Onça aumenta eficiência do tratamento de esgoto em BH


Com a inauguração da segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Onça, nesta quarta-feira (27), Belo Horizonte se tornará a primeira capital do país com capacidade para tratar todo seu esgoto de forma secundária. A obra, realizada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), ajudará o Governo de Minas em sua meta dupla de ampliar o saneamento em Minas e despoluir o Rio das Velhas.

Para cumpri-la, o governo triplicou, nos últimos sete anos, o número de ETEs no Estado. O volume de esgoto tratado subiu de 22 milhões de m3 para 150 milhões. Hoje, usufruem da rede sanitária cerca de 7,5 milhões de mineiros, 33% a mais que em 2002. A rede de esgoto passou de 10,3 mil km em 2003, para 15,1 mil km em 2009. “Trabalhamos muito para levar à população um saneamento de qualidade, que é uma das prioridades deste governo. As novas estruturas da ETE Onça comprovam o nosso esforço”, diz o presidente da Copasa, Ricardo Simões.

A primeira etapa da ETE Onça foi finalizada em 2006, a um custo de R$ 105 milhões. Com a segunda etapa, cujos investimentos somaram R$ 70 milhões, o esgoto que chega à estação desaguará no Ribeirão do Onça em condições de permitir a vida dos peixes que existiam em suas águas, deixando para trás aproximadamente 40 toneladas de material poluente por dia.


Leia mais na integra: Agência Minas

Antonio Anastasia, candidato de Aécio Neves ao Governo de Minas, é quem registra maior crescimento – em todos os cenários já é o segundo colocado

Vox Populi aponta disputa indefinida ao governo de Minas Gerais
A pesquisa Vox Populi aponta uma campanha acirrada pelo governo de Minas Gerais. A liderança depende dos candidatos escolhidos pelo PT e pelo PMDB.
Fernando Pimentel, do PT, aparece com 34% das intenções de voto. Em segundo, está Anastasia, do PSDB, com 15%. Vanessa Portugal teve 4% da preferência dos entrevistados, e Maria da Consolação Rocha, do PSOL, 2%.
Num segundo cenário, trocando o candidato petista, Patrus Ananias é o primeiro colocado com 28%. Anastásia ficaria em segundo com 17%. Vanessa Portugal é a preferida por 5% dos entrevistados, e 3% votariam em Maria da Consolação Rocha.
E num terceiro quadro, o candidato Hélio Costa, do PMDB, lidera com 37%. Anastasia vem em segundo, com 16%, seguida por Vanessa Portugal, com 5%. Maria da Consolação Rocha ficaria em último, com 2%.


Link da notícia: http://www.band.com.br/jornalismo/brasil/conteudo.asp?ID=255807

Fonte: Da Redação, com informações do Jornal da Band

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pilotos dos Bombeiros se preparam para a Copa de 2014


Mais uma etapa do Curso de Comandante de Operações Aéreas, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, começou nessa segunda-feira (25). A iniciativa, promovida pelo Governo de Minas, é mais uma estratégia de preparação para o maior evento do futebol mundial, a Copa do Mundo da Fifa, que tem como uma das sedes em 2014 Belo Horizonte. Ao todo, dez oficiais da corporação passam por aulas teóricas e práticas.

O curso, iniciado em agosto do ano passado, contempla aulas e treinamentos de sobrevivência em mata e em queda na água, salvamento aquático e em altura, atendimento pré-hospitalar, além de matérias teóricas de meteorologia e navegação aérea. O objetivo é capacitar os profissionais no atendimento a população mineira e reforçar os trabalhos durante a realização da Copa de 2014.


Leia mais na integra: Agência Minas

Funed aprova proposta para desenvolvimento de novos medicamentos


A Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição integrante do sistema estadual de saúde, vai empregar nos próximos dois anos quase R$ 3 milhões para incorporação de novos produtos ao portfólio de medicamentos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta “Ações Estruturantes para a Cadeia Produtiva Farmacêutica –Desenvolvimento e Inovação de Produtos” foi aprovada na última semana junto ao Programa de Inovação e Produção de Insumos Estratégicos para a Saúde, do Ministério da Saúde, com valor total de R$2.950.000,00.

Os recursos serão utilizados para a inclusão, em 24 meses, de novos medicamentos à linha de produção da Funed, entre anti-inflamatórios e antipsicóticos, dentre outros. A aquisição desses itens de alto custo faz parte do Programa de Medicamentos Excepcionais do Ministério da Saúde, para o tratamento de doenças crônicas que necessitam, geralmente, de assistência inserida na média ou alta complexidade e cujo valor unitário do medicamento ou do tratamento, em geral, representa custo elevado.


Leia mais na integra: Agência Minas

Exportações mineiras de soja crescem 84% no ano passado


As exportações mineiras de soja em grão, entre os meses de janeiro e dezembro de 2009, tiveram crescimento de 84%, na comparação com igual período de 2008. O montante exportado foi de US$ 327,7 milhões, que corresponde a 66% das exportações do complexo soja, composto ainda por farelo e óleo de soja, os quais apresentaram exportação de US$ 123,0 milhões e US$ 42,9 milhões, respectivamente.

Os dados são do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e foram organizados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

De acordo com Márcia Aparecida de Paiva Silva, assessora técnica da superintendência, os principais destinos das exportações mineiras de soja em grão foram China, Tailândia, Japão, Holanda e Espanha. “Esses mercados importaram a cifra de US$ 200,8 milhões, US$ 34,2 milhões, US$ 25,3 milhões, US$ 17,9 milhões e US$ 13,8 milhões, respectivamente. Os cinco países, juntos, absorveram o equivalente a 89% das exportações mineiras de soja em grão”, assinala.


Leia mais na integra: Agência Minas

Processo de inovação em tecnologia se consolida em MG


Minas Gerais avançou em Inovação, Tecnologia e Qualidade. É o que mostram os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Em 2009, os projetos desenvolvidos pelo sistema se destacaram por expandir e consolidar o processo de inovação no Estado, com investimentos em capacitação e certificação de empresas em áreas portadoras de futuro, como biotecnologia, eletroeletrônica, software e bioenergia.

O Projeto Estruturador Arranjos Produtivos Locais (APL) tem o objetivo de ampliar e melhorar a capacidade competitiva de segmentos econômicos de elevado conteúdo tecnológico. O lançamento de dois editais nas áreas de biotecnologia e eletroeletrônica totalizou R$4,4 milhões. O bureaux de inteligência dos APLs de eletroeletrônica, software e biotecnologia atenderam 250 empresas por mês em 2009 e 120 empresas dos APLs passaram pelo processo de certificação de seus produtos e processos. Na área de gestão, 175 empresas desses setores receberam capacitação, sendo metade delas com consultorias específicas por empresa.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo de Minas entrega maternidade em Caratinga, no Vale do Rio Doce

O governador Aécio Neves inaugura, nesta terça-feira (26), a Maternidade do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, no Vale do Rio Doce. A nova unidade é um prédio de três andares anexo ao hospital, com 3.500 metros quadrados de área construída.


A maternidade tem capacidade para realizar 145 partos por mês, atendendo à demanda dos 14 municípios que formam a microrregião de Caratinga e que reúnem uma população estimada em 200 mil pessoas.


A construção da estrutura do prédio teve início há 50 anos, mas a obra foi abandonada. Apenas a partir de 2005, a maternidade começou a ser reconstruída com investimentos do Pro-Hosp, programa do Governo de Minas que está equipando e melhorando o atendimento de 131 hospitais que atendem pelo SUS no Estado, com investimentos que somam R$ 460 milhões.


Para a maternidade de Caratinga foram destinados R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2,5 milhões via Pro-Hosp e R$ 1 milhão através de convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde e o hospital.

Serviço:


Evento: Inauguração da Maternidade do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora


Local: rua Deputado José Augusto Ferreira, 89 – Caratinga


Data: 26/01/2010


Horário: 14 horas


Fonte: Agência Minas

Revista tem edição especial sobre Cidade Administrativa


revista Viver Brasil lançou este mês uma edição especial sobre a Cidade Administrativa de Minas Gerais. Na “Carta ao Editor”, o diretor da publicação, Gustavo César de Oliveira, diz que quando, há dois anos, o governador Aécio Neves lançou a pedra fundamental do empreendimento, ao lado de Oscar Niemeyer, “muita gente duvidou que a obra seria entregue no prazo. Aécio anunciou que iria despachar na Cidade Administrativa como governador do estado. E a promessa, como praticamente todas as outras que anunciou, está sendo cumprida”, ressalta. No final, o diretor lembra que a revista Viver Brasil editou um suplemento sobre a Cidade Administrativa em julho de 2009, “um trabalho que foi dos mais elogiados. Agora, quando o governador Aécio Neves inaugura este marco do seu governo, a Viver Brasil entrega este suplemento que mostra a realidade da Cidade Administrativa”, explica.

A publicação mostra as etapas da construção, os benefícios para o entorno – como a reforma de 60 escolas estaduais localizadas próximas e a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), entre outros – e o cronograma de transferência, além de ressaltar a economia de R$ 85 milhões por ano com o fim das despesas do governo com aluguel, telefone e transporte.


Confira edição especial da revista Viver Brasil sobre a Cidade Administrativa

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Governo Aécio neves ampliou certificação de cachaças e alambiques em 2009


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) promoveu a certificação de 133 cachaças, de 107 alambiques, em 2009. Das marcas licenciadas, 29 são cachaças orgânicas, produzidas sem a utilização de agrotóxico e adubos químicos, 74 são convencionais, e quatro são produzidas pelo sistema SAT, sem agrotóxicos, porém com adubos. A expectativa para 2010 é que 150 marcas sejam certificadas, meta prevista no Projeto Estruturador Certifica Minas, gerenciado pelo Instituto.

Até o fim de 2008, apenas 10 produtores tinham o selo e 54 estavam em processo de certificação e meta do IMA, de certificar 100 cachaçarias até o fim de 2009, foi cumprida .

O programa de certificação de produtos agropecuários e agroindustriais do IMA é voltado para produtores de cachaça produzida artesanalmente, com fermento natural e destilada em alambique de cobre.

No momento de requerer a certificação, o produtor pode optar por três sistemas produtivos da cana, o sistema orgânico, o SAT e o sistema tradicional. No primeiro, a cana deve ser cultivada sem agrotóxico e adubo químico. Já no SAT não pode ter aplicação agrotóxicos e o uso do adubo químico é permitido. E no tradicional é permitido o uso de agrotóxicos e adubos químicos indicados para esta cultura.


Leia mais na integra: Minas em Pauta

Epamig inaugura fazenda experimental no município de Araxá, no Alto Paranaíba


Na próxima quarta-feira (27), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) inaugura mais uma fazenda experimental, desta vez no município de Araxá, no Alto Paranaíba.

A fazenda, que será vinculada à Unidade Regional da Epamig Triângulo e Alto Paranaíba, atenderá as demandas de Araxá e auxiliará os produtores rurais dos municípios de Tapira, Perdizes, Pratinha, Pedrinópolis, Córrego Danta, Ibiá, Tapiraí, Campos Altos, Bambuí e Medeiros.

A Fazenda Experimental de Araxá (Feax), assim como as Fazendas Experimentais de São João del-Rei, Uberlândia, Itabira e Montes Claros, foi criada através do Programa Microrregional de Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária (Prodesag). Este programa tem possibilitado a chegada das novas tecnologias aos municípios mineiros.

Segundo o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, a proposta para implantação de unidade da Epamig em Araxá, surgiu com o objetivo de buscar diversificação das atividades econômicas do município. “Sabemos da vocação de Araxá para a mineração, mas entendemos que isso não é permanente. Pretendemos buscar no agronegócio uma alternativa. E para isso é fundamental a parte tecnológica”, salienta.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governador Aécio Neves inaugura subestação da Cemig em Betim


O governador Aécio Neves participou, nesta sexta-feira (22), da inauguração da subestação de energia da Cemig, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A nova estrutura vai garantir o atendimento a novas demandas de fornecimento de energia elétrica no entorno do município. O Governo do Estado, por meio da Cemig, investiu R$ 27,5 milhões na construção da subestação, com recursos do Programa Cresce Minas e do plano de expansão da empresa.

Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância dos investimentos da Cemig naquela região, como pressuposto básico para alavancar o desenvolvimento econômico do Estado. “Essa é uma obra estratégica para o desenvolvimento de Betim, uma cidade estratégica no desenvolvimento de Minas. Talvez seja a cidade que mais cresce hoje no Estado e energia é um insumo absolutamente insubstituível para esse crescimento. A Cemig está capitalizada para fazer investimentos como esse de altíssima qualidade. É um passo além para o desenvolvimento dessa região”, disse Aécio Neves, em entrevista.

Além do governador, participaram do evento o vice-governador Antonio Anastasia, o presidente da Cemig, Djalma Moraes, o vice-prefeito de Betim, Alex Amaral, prefeitos de municípios vizinhos, deputados estaduais e lideranças políticas locais.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governador autoriza início das obras no Independência


O governador Aécio Neves autorizou, nesta sexta-feira (22), início imediato das obras no Estádio Raimundo Sampaio, o Independência, em Belo Horizonte. O objetivo é dotar o estádio das condições necessárias para sediar jogos dos campeonatos Mineiro e Brasileiro no período em que o Mineirão estiver fechado ao público para obras de modernização, visando à Copa do Mundo de 2014.

A autorização para início das obras foi dada no próprio Estádio Independência, localizado no bairro Horto, na presença do ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, e do ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Soares Dulci. As obras estão orçadas em R$ 50 milhões, sendo R$ 20 milhões do Governo de Minas e R$ 30 milhões, federais.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PSDB acusa Dilma de se valer do medo e da mentira




Nota da direção nacional do PSDB em resposta às críticas feitas, hoje, à oposição pela ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil:

“Diante de sua reconhecida falta de experiência política, a Ministra Dilma Rousseff adota as conhecidas artimanhas do PT que, historicamente, aprimorou de maneira nunca vista a retórica do medo e da mentira.

Foi assim em 2006, quando criou a fantasia sobre o fim dos programas sociais e da privatização de empresas estatais. Felizmente, não se consegue enganar o povo o tempo todo.

O PSDB, na verdade, tem demonstrado que deseja o aperfeiçoamento das estatais e a continuidade do Bolsa Família, assim como de todos os programas sociais criados quando estava na Presidência da República.

Hoje os governadores e os prefeitos do PSDB são garantidores dos benefícios sociais que atendem as camadas mais pobres da população. Mais do que isso, eles têm ampliado e melhorado essas atividades, com amplo apoio da população.

Os brasileiros sabem que o PAC não é um programa de obras e sim um slogan publicitário. Em verdade, o PAC não passa de um amontoado de obras sem foco nem objetivo.

As raras inaugurações têm servido, apenas, para o treinamento intensivo do uso de palanques eleitorais para a ministra. Não convence nem pode ser levado a sério.

Está claro que o PAC é apenas uma peça de ficção. E isso ficará cada vez mais demonstrado este ano, à medida que a propaganda e o discurso eleitoral não corresponderão aos fatos concretos.

O PSDB quer verdade, transparência, coerência e honestidade. Sem isso, a democracia e o povo brasileiro serão os verdadeiros derrotados”.


Fonte: Ricardo Noblat – Blog do Noblat

Marcos Coimbra: “Aécio não é vice de Serra e não pretende ser. Quem o diz é ele, que acrescenta que a probabilidade de que mude de opinião é zero”

O vice de Serra

Aécio não é vice de Serra e não pretende ser. Quem o diz é ele, que acrescenta que a probabilidade de que mude de opinião é zero. É tão difícil entendê-lo?

Das muitas coisas aborrecidas da eleição presidencial de 2010, uma das maiores é a insistência de alguns setores políticos e de parte da mídia na tese de que Aécio vai terminar sendo candidato a vice na chapa de Serra. Ele já disse centenas de vezes que não, mas parece que há gente que não o escuta.

Na verdade, essas pessoas apenas não acreditam nas palavras do governador. Para elas, é como se Aécio estivesse apenas fazendo um jogo de cena, fingindo que já teria tomado uma decisão sobre algo que, na verdade, permaneceria em aberto e que continuaria a fazer parte de seus cálculos. Inversamente ao que afirma, a hipótese de ser vice de Serra ainda estaria viva em seus planos.

Tudo se resumiria a uma questão de oportunidade, da escolha da hora certa em que Serra formalizaria o convite e Aécio aceitaria. Nada além de encontrar o jeito de se aproximar do outro com uma abordagem irrecusável, de, como um bom sedutor, fazer a proposta à qual ele não resistiria. Depois de cortejá-lo, de dar o bote.

Faz mais de ano que o assunto vai e vem, sem que Aécio tenha feito nem sequer um movimento que sustente a tese. Ao contrário, tudo o que ele fez foi na direção oposta.

Não havia nenhuma razão para que ele considerasse previamente encerrada a discussão sobre como seu partido iria participar da sucessão de Lula. Serra sempre esteve bem nas pesquisas, mas isso nunca foi motivo para que sua candidatura tivesse que ser encarada como inexorável e única. De um lado, por sua vantagem ser, em grande parte, explicada pelo seu maior nível de conhecimento, fruto da participação em uma disputa nacional e várias majoritárias em São Paulo. De outro, pelo próprio Serra haver desistido de concorrer na eleição passada (quando tinha números semelhantes), ao perceber que suas chances de perder eram altas.

Quando, ainda em 2008, Aécio começou a defender que o PSDB fizesse prévias entre seus filiados para escolher o nome que o representaria na eleição, ele estava genuinamente convencido de que elas eram possíveis e salutares para o partido. Talvez levando em conta o quanto haviam sido instrumentais para que Obama se tornasse candidato frente ao favoritismo de Hillary Clinton, ele lutou durante meses para que fossem adotadas.
Não foi por manobra ou sabedoria de alguém que elas não aconteceram. Como todos os partidos brasileiros, salvo o PT, o PSDB mal sabe quantos são seus filiados, para não dizer seus endereços. Se, em anos anteriores, tivesse havido mais preocupação em manter atualizado esse cadastro, as prévias tucanas poderiam perfeitamente ter sido realizadas.

Quando se revelaram operacionalmente impossíveis, Aécio permaneceu em campo, nunca sinalizando que recuaria para uma composição em que viesse a ser o vice de Serra. Nos últimos meses de 2009, sua disposição de ser o candidato de seu partido não diminuiu um centímetro.

É claro o porquê. Para ele, a possibilidade de ser candidato a presidente é totalmente vantajosa, vencendo ou perdendo para Dilma em outubro. Na vitória, por motivos óbvios. Na derrota, pois se tornaria um nome nacional (provavelmente maior que Serra é hoje) e assumiria o posto de principal liderança de um novo PSDB pós-FHC. Isso mais que compensaria o ônus de ficar sem mandato por alguns anos.

E se fosse o vice de Serra? Caso ele perdesse (coisa que parece perfeitamente possível à luz das pesquisas atuais), Aécio teria trocado uma vaga no Senado por nada. Ou alguém acha que um candidato derrotado a vice-presidente chega a algum lugar? Na dúvida, pergunte a José Paulo Bisol, por exemplo.

Serra não seria Serra se seu vice opinasse em seu governo. Aliás, vice com autonomia costuma ser visto pelo titular como traidor, sem que, para achar isso, tenha que ser José Serra. Ou seja: Aécio continuaria tendo trocado o Senado por quase nada. Sua visibilidade nacional não cresceria uma vírgula durante a campanha e, no governo Serra, permaneceria mínima. O compromisso de que poderia, sabe-se lá quando, ser seu candidato vale tanto quanto uma nota de três reais.

Aécio não é vice de Serra e não pretende ser. Quem o diz é ele, que acrescenta que a probabilidade de que mude de opinião é zero. É tão difícil entendê-lo?


Fonte: Marcos Coimbra – Correio Braziliense

Governo de Minas constrói kartódromo internacional em Vespasiano


Será inaugurado nesta quarta-feira (20), às 20h, o Kartódromo Serra Verde, no quilômetro 03 da rodovia MG 424, em Vespasiano, Região Metropolitana de BH. A construção do circuito foi viabilizada por convênios de cooperação financeira entre o Governo Aécio Neves, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), e a Federação Mineira de Automobilismo (FMA), no valor total de R$ 875 mil. O kartódromo, construído em padrão internacional, tem a maior variante de pista com 1.200 metros e outras três variantes possíveis e boxes para 80 karts.

O projeto foi vistoriado pela Comissão Internacional de Kart da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e foi construído em parceria com a RBC Racing. O kartódromo está homologado para competições continentais e sediará o GP Brasil, em março, e o Campeonato Brasileiro das categorias mirim, cadete, júnior menor, júnior r novatos de 2011.

Localizado nas proximidades da Linha Verde, na Rodovia MG-424 em seu Km-3 o empreendimento foi construído em uma área de 55 mil metros quadrados. O primeiro evento no kartódromo será o GP Brasil de Kart RBC marcado para os dias 11 e 14 de março.


Leia mais na integra: Minas em Pauta