terça-feira, 31 de agosto de 2010

Reportagem da Revista Veja diz que eleição de Hélio Costa pode ressuscitar políticos de passado controvertido


Eles querem voltar

Eles querem voltar

A eleição do candidato a governador de Minas Gerais, Hélio Costa, do PMDB, pode ressuscitar políticos de passado controvertido:

Newton Cardoso
Denunciado por desvio de verbas, disse ter acumulado mais de 2,5 bilhões de reais enquanto exercia cargos públicos

Anderson Adauto
Ex-ministro dos Transportes do governo Lula, admitiu ter participado do mensalão: teria recebido mais de 1 milhão de reais do valerioduto

Ivan Guimarães
Conhecido como Ivan, o Terrível, articulou a aliança de Costa com o PT. Ex-presidente do Banco Popular, admitiu ter liberado 29 milhões de reais para a DNA, agência de Marcos Valério, o operador do mensalão

Saraiva Felipe
Ex-ministro da Saúde de Lula, tem duas ligações com a máfia dos sanguessugas: fez emendas que beneficiaram o esquema e nomeou a assessora que chefiava a quadrilha a partir de um gabinete vizinho ao seu

João Magno
Ex-deputado do PT, recebeu dinheiro do mensalão. Ao ser absolvido pela Câmara, inspirou sua colega Angela Gaudagnin a fazer a coreografia da “dança da pizza”

Leia a reportagem completa: “A caixa-preta do caixa dois”


Fonte: Revista Veja

Anastasia anuncia em Varginha criação do Fundo Estadual do CaféFundo terá recursos do Tesouro do Estado e será administrado em parceria com as lideran


Fundo terá recursos do Tesouro do Estado e será administrado em parceria com as lideranças do setor para garantir renda aos cafeicultores e evitar queda de preço


Em visita de José Serra, Aécio Neves e Antonio Anastasia a Varginha, cafeicultores comemoram a proposta do governador de criar o Fundo Estadual

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, anunciou (30/08) que, reeleito, criará o Fundo Estadual do Café em Minas Gerais. O governador esteve no Sul de Minas, ao lado do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado Federal, e do candidato à Presidência, José Serra. Os três foram recebidos com muita festa em Varginha e Itajubá. O Fundo Estadual do Café contribuirá para garantir a renda dos cafeicultores, evitando as perdas provocadas pelo excesso de oferta e queda de preço do produto. Minas Gerais é o maior produtor e exportador de café do Brasil. A safra estadual este ano está estimada em 23 milhões de sacas, metade da produção nacional.

“Já temos uma política muito positiva de cooperação, de assistência técnica, de produtividade e excelência do café em Minas. Vamos criar um Projeto Estruturador, vinculado ao Governador do Estado, e o Fundo Estadual do Café, com recursos do Tesouro de Minas, exatamente com este objetivo de, junto com as lideranças da cafeicultura, identificarmos onde estão as prioridades para alocarmos esses recursos. Ora para seguro, ora para garantia, e para diminuir a questão das margens”, explicou o governador.

Em Minas, a cafeicultura gera 1,2 milhão de empregos diretos. As exportações de café de Minas, nos primeiros sete meses deste ano, cresceram 21,3% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O valor das exportações foi de US$ 1,8 bilhão, o que representa quase a metade de todas as vendas do agronegócio mineiro.

Sonho antigo
A proposta de criação do Fundo Estadual do Café, apresentada pelo governador Antonio Anastasia, foi muito comemorada pelos cafeicultores. O membro do Conselho Nacional do Café (CNC) e presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), Oswaldo Henrique Paiva Ribeiro, disse que esse era um sonho antigo dos produtores.

“É excelente. Já é uma ideia do setor há muito tempo para que tenhamos políticas consistentes e duradouras para a cafeicultura mineira, que é a maior do Brasil. Esse fundo pode ajudar tanto na parte de pesquisa, divulgação, até no sentido de se preservar a renda do produto, através de políticas, como preço de garantia, ou outros instrumentos modernos de comercialização, que permita realmente o produtor ter uma renda digna de acordo com a sua atividade”, disse o membro do Conselho Nacional do Café.

Negociação com o Governo Federal
Em Varginha, Antonio Anastasia também reafirmou o seu compromisso de cobrar do Governo Federal uma política nacional cafeeira adequada para o setor. Cabe ao Governo Federal garantir um preço mínimo para a saca do café acima dos custos de produção e oferecer contratos de opção de compra do produto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), retirando o excesso de café do mercado.

“Vamos fazer um esforço imenso para que o Governo Federal se sensibilize e atue na sua responsabilidade, que é a questão do preço mínimo da saca, da regulagem do estoque e da dívida dos cafeicultores”, cobrou Antonio Anastasia.

O ex-governador Aécio Neves afirmou que os produtores café foram esquecidos pelo Governo Federal nos últimos anos e que, no Senado, trabalhará, juntamente com o governador Antonio Anastasia, por uma política permanente para a cafeicultura.

“Infelizmente neste governo, o café não vem tendo, por parte do Governo Federal, que é quem define essa política, a atenção que precisa ter. Espero, no Senado também, ao lado do governador Anastasia, agir com o apoio de outros estados produtores para que possamos ter uma política permanente, que dê tranqüilidade e, obviamente, lucratividade para a atividade da cafeicultura”, afirmou Aécio Neves.

Compromisso com o café
O ex-governador José Serra, candidato à Presidência, também se comprometeu, caso seja eleito, a criar uma política nacional de proteção à cafeicultura. Para ele, a presença da União no mercado do café é fundamental pelo alto número de empregos que o setor gera.

“A cafeicultura precisa de uma política de governo que a apoie para que ela possa render frutos em matéria de empregos, de divisas e de atividade econômica. É preciso ter uma política de estoques regulatórios na agricultura, preço mínimo, seguro agrícola para dar força para o café e maior competição para ele e mais divisas para o Brasil, e mais empregos. Está faltando uma política agrícola boa para o café no Brasil. É uma política que vou fazer por que conheço esse assunto e sei que Minas é o principal estado do Brasil hoje”, disse José Serra.

Certificação e Centros de Excelência
O Governo de Minas, nos últimos oito anos, promoveu uma política inovadora de estimulo à produção de café. Criou o programa de certificação de propriedades cafeeiras, o Certifica Minas Café, para atestar a conformidade das propriedades cafeeiras às exigências dos padrões do comércio mundial. Foi o primeiro programa do gênero implantado no País por um governo estadual. Com a certificação, os pequenos produtores têm a oportunidade de conquistar novos mercados, inclusive no exterior.

O cadastro dos produtores no programa, a assistência técnica e as orientações para adequações das propriedades são feitos pela Emater-MG. Em 2009, 1.026 propriedades estavam certificadas. Até o ano 2011, serão 1.500 propriedades com o selo de certificação.

Entre 2005 e 2009, na gestão de Aécio Neves, o Governo de Minas também investiu cerca de R$ 3 milhões na implantação de três Centros de Excelência do Café para desenvolver pesquisas ligadas ao setor e capacitar trabalhadores rurais, engenheiros agrônomos e outros profissionais ligados à cadeia produtiva do café.

Os centros ainda capacitam profissionais que atuam na classificação de café. Os Centros de Excelência do Café estão instalados em Machado (Sul de Minas), Viçosa (Zona da Mata) e Patrocínio (Alto Paranaíba) e foram construídos em parceria com prefeituras, universidades e associações.

Campanha
Antonio Anastasia, Aécio Neves e José Serra foram recebidos por cerca de 200 pessoas no aeroporto de Varginha no início da tarde. Em seguida participaram de uma carreata a partir da Praça Getúlio Vargas. Durante todo o trajeto, os candidatos foram saudades por eleitores que tiravam fotos e acenavam para os candidatos.

Em seguida, Anastasia, Aécio e Serra deram início a uma caminhada no calçadão da rua Wenceslau Braz, no centro da cidade. Eles cumprimentaram os eleitores e entraram em lojas e lanchonetes. Cerca de 500 pessoas acompanharam a caminhada dos candidatos que, em seguida, foram para Itajubá.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

Itamar Franco defende Senado independente


O candidato ao Senado pela coligação “Somos Minas Gerais”, Itamar Franco, defende a independência dos senadores em relação ao Poder Executivo. Ontem, em seu twitter, Itamar afirmou que a primeira atribuição constitucional de um senador é julgar o presidente da República. “A primeira atribuição constitucional de um senador é julgar o presidente da República”. E perguntou: “Como pode um candidato anunciar-se senador do presidente?”

No entendimento de Itamar Franco, que já foi senador por 16 anos, em dois mandatos, o parlamentar deve preservar sua isenção, em vez de dizer que será um representante do presidente da República. Um dos motivos que teriam levado ao enfraquecimento do Poder Legislativo, segundo o ex-presidente da República, foi o atrelamento do Congresso ao Governo Federal. “Precisamos resgatar a independência dos Poderes”, afirma.

Ao longo dos dois mandatos como senador, Itamar sempre atuou no campo da oposição, eleito pelo antigo MDB. “Éramos minoria, mas sempre procuramos estudar e nos preparar, como recomendava o saudoso Franco Montoro”, afirma o ex-presidente da República.

Itamar acredita que o senador deve defender os interesses do seu Estado de origem na Câmara Alta. “Outra atribuição, além de julgar o presidente, é estudar o endividamento dos estados e municípios. Dessa forma, ele pode atuar em prol do Estado e dos prefeitos, que é o que Aécio e eu pretendemos fazer caso eleitos”, diz o ex-presidente.

Pacto Federativo

Uma das frentes de trabalho em que pretende atuar é a defesa do pacto federativo. Segundo ele, a União arrecada muito e transfere pouco para os outros entes federativos. “Precisamos efetivar uma distribuição mais justa dos recursos, de tal forma que as cidades que dependem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tenham como sobreviver”, disse o candidato.

Itamar também pretende lutar pela elevação da alíquota da Cfem, o royaltie do minério, hoje da ordem de 1,6%. “É um absurdo que cidades como Congonhas e Conselheiro Lafaiete, por exemplo, tenham seu subsolo explorado à exaustão e, depois, não recebam uma compensação à altura”.

Itamar Franco disse ainda não compreender o questionamento que está se fazendo sobre as pesquisas divulgadas na última semana. Segundo o Ibope, o governador Antonio Anastasia ultrapassou seu adversário e lidera a disputa para o Governo de Minas. “A candidatura do adversário foi definida com base em pesquisas. Agora, querem desqualificar as mesmas pesquisas?”, perguntou.

Segundo ele, pesquisa é um retrato do momento e deve ser relativizada. “Temos que arregaçar as mangas e trabalhar muito para sermos aprovados na verdadeira pesquisa, que é a das urnas”, diz.


segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Governador Anastasia em posse do novo presidente da Fecomércio


Fonte: Coligação "Somos Minas Gerais" - 30/08/2010 - Assessoria de Imprensa

O governador Antonio Anastasia participou na noite desta segunda-feira (30/08) da posse do novo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), Lázaro Luiz Gonzaga. A solenidade aconteceu no Hotel Ouro Minas.

Fotos: Emmanuel Pinheiro / Nitro

QUE QUE ISSO COMPANHEIRO !!!

Prefeitos do Sul de MG vão intensificar campanha de apoio a Anastasia

Prefeitos do Sul de Minas querem intensificar campanha nas ruas para ampliar crescimento de Antonio Anastasia nas pesquisas eleitorais

Fonte: Coligação "Somos Minas Gerais" - 30/08/2010 - Assessoria de Imprensa
Anastasia, Aécio Neves e José Serra encontram clima de festa em visita a Varginha e Itajubá
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, e os ex-governadores Aécio Neves, candidato ao Senado, e José Serra, candidato à Presidência, receberam, nesta segunda-feira (30/08), o apoio de moradores, prefeitos e lideranças políticas do Sul de Minas, durante visita às cidades de Varginha e Itajubá. Nos últimos dias, a forma como Anastasia vem governando o Estado tem sido elogiada e defendida até por prefeitos do PMDB, PT e PRB, partidos que estão ligados à candidatura de oposição aos governos Aécio/Anastasia.
No Sul de Minas, vários prefeitos da região destacaram o crescimento da candidatura do governador na pesquisa Ibope, divulgada na última semana e que mostra Antonio Anastasia na liderança das intenções de voto no Estado com 35% da preferência dos eleitores. Já o seu principal adversário, Hélio Calixto Costa, do PMDB, caiu cinco pontos em menos de uma semana e ficou com 33%.
“A virada já era esperada porque a gente sabia que assim que o horário político começasse no rádio e na TV, o desconhecimento do governador Antonio Anastasia diminuiria. Antonio Anastasia é a pessoa mais capaz para administrar o nosso Estado. Sem dúvida, tenho certeza que essa diferença tende a aumentar e o professor Anastasia será o próximo governador de Minas em 2011”, afirmou o prefeito de Três Corações, Fausto Ximenes (PSDB), em Varginha.
O presidente da Associação Microrregional do Baixo Sapucaí e prefeito de Santana da Vargem, Argemiro Galvão (PDT), afirmou que trabalhará em seu município para que Antonio Anastasia vença as eleições no primeiro turno.
“Estamos propondo agora o crescimento para que possamos ter a vitória no primeiro turno. É importante porque sabemos da sua administração, do seguimento que ele tem junto ao Aécio Neves e da sua seriedade, seu comprometimento com Minas Gerais. Sabemos de tudo o que ele fez, de tudo que ele proporcionou e de tudo que ele vai proporcionar ainda”, disse.
“Hora de arregaçar as mangas”
O governador Antonio Anastasia destacou que encara o seu crescimento nas pesquisas com muita humildade. Para ele, o resultado o estimula a continuar levando a todos os mineiros a melhor proposta para conduzir o futuro de Minas. “É hora de arregaçar as mangas e bater de porta em porta, de rua em rua, de bairro em bairro. Precisamos do apoio de todos”, afirmou Anastasia, em Itajubá.
Em um breve discurso, o ex-governador Aécio Neves destacou a liderança de Antonio Anastasia confirmada pelo Ibope. “Em Minas Gerais, o Anastasia já virou, mas ainda é hora de trabalhar para ganhar as eleições”, disse Aécio Neves, seguido de muitos aplausos dos eleitores.
Verdadeiro candidato mineiro
O prefeito de Muzambinho, Sergio Paolielo (PSDB), destacou que os mineiros sabem escolher o melhor candidato para governar Minas Gerais. Segundo ele, os resultados das pesquisas também refletem a percepção do eleitorado de que a aliança em torno de Antonio Anastasia é a que atende os interesses de Minas Gerais.
“O mineiro é muito desconfiado e está mostrando isso com essa virada. Na hora certa, ele sabe em quem votar. O verdadeiro candidato dos mineiros é o professor Antonio Anastasia e temos tranqüilidade que isso iria acontecer. A tendência agora é subir mais nas pesquisas”, afirmou o prefeito de Muzambinho.
Varginha
Antonio Anastasia, Aécio Neves e José Serra iniciaram a visita ao Sul de Minas por Varginha. Eles chegaram à cidade no início da tarde e foram recebidos no aeroporto por centenas de lideranças políticas. Em seguida, participaram de carreata a partir da Praça Getúlio Vargas. Durante todo o trajeto, os candidatos foram saudados por eleitores que acenavam e tiravam fotos. No calçadão da rua Wenceslau Braz, no Centro da cidade, os candidatos fizeram caminhada com os eleitores. Uma grande multidão acompanhou Anastasia, Aécio e Serra. Os candidatos cumprimentaram os eleitores e entraram em lojas e lanchonetes.
O presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Leonardo Ciacci (PP), afirmou que a população de Varginha vai demonstrar nas urnas o reconhecimento aos avanços sociais e econômicos promovidos por Aécio e Anastasia no Sul de Minas.
“A população de Varginha vem demonstrando total apoio à candidatura de Antonio Anastasia. Tendo em vista todos os investimentos realizados na nossa cidade e no Sul de Minas, fazendo que a nossa região seja mais próspera, mais desenvolvida e com mais oportunidades. Varginha vai agradecer nas urnas o empenho de Aécio Neves e Antonio Anastasia em prol da nossa região”, disse.
Itajubá
Após a grande festa que parou o centro de Varginha, os candidatos seguiram para Itajubá. Eles foram recebidos por dezenas de prefeitos ao desembarcar na empresa Helibras. Centenas de carros seguiram os candidatos até o Centro da cidade, onde fizeram caminhada, acompanhados por uma grande multidão.
O candidato à Presidência, José Serra, destacou o potencial da região, principalmente no setor tecnológico. “Itajubá é um dos lugares que mais se desenvolve em Minas e no Brasil. Vamos fortalecer aqui a tecnologia, o parque tecnológico, expandir as universidades em toda essa região que é uma região de vanguarda no Brasil. Já viramos em Minas, vamos virar juntos no Brasil”, afirmou.
O prefeito de Itajubá, Jorge Mouallem (PTB), destacou que os prefeitos do Sul de Minas continuarão a trabalhar para levar as propostas do governador Antonio Anastasia aos eleitores de todos os cantos do Estado. Segundo ele, o apoio recebido das lideranças políticas da região é um reconhecimento às ações desenvolvidas pelo Governo de Minas nos últimos oito anos.
“Estamos fazendo um trabalho muito grande de reuniões nos bairros, nas comunidades, nas entidades, levando o nome do professor Anastasia e levando todas as realizações que ele fez para a nossa cidade, para a nossa região. Itajubá e o Sul de Minas nunca foram tão prestigiados por um governo quanto esse governo Aécio Neves/Anastasia”, declarou.
O prefeito de Caldas, Hugo Camacho (DEM) afirmou que os avanços obtidos em Minas só irão continuar com a reeleição de Antonio Anastasia.
“Toda a nossa região recebeu muitos investimentos do Aécio Neves e do atual governador Anastasia. Se Deus quiser, ele vai ser reeleito para continuar este avanço que está em Minas Gerais e, principalmente, no Sul de Minas”, disse.
Melhor escolha
O prefeito de Elói Mendes, Natal Cadorini (PDT), afirmou que a população reconhece em Antonio Anastasia o melhor gestor público do Brasil. “A população reconheceu no Anastasia que ele é o melhor gestor público não de Minas Gerais, mas do Brasil. A tendência é continuar subindo nas pesquisas e a eleição se encerra brevemente no primeiro turno”, disse.
O prefeito de Carmo da Mata, Milton Salles Neto (PTB), afirmou que a população de Minas quer a continuidade dos avanços iniciados no governo de Aécio/Anastasia.
“Desde o início, a gente vê a maioria dos prefeitos apoiando o Anastasia, apoiando o Aécio, justamente pelo motivo que nós prefeitos gostamos do atual governo e queremos continuidade. Ainda faltam uns 30 dias das eleições, e a tendência é crescer mais ainda”, afirmou.
O reconhecimento aos avanços também é o motivo da escolha dos mineiros por Antonio Anastasia, segundo o prefeito de Carmo da Cachoeira, Hélcio Reis (PTB). “O Anastasia vai ganhar as eleições pelo o que ele fez no nosso Estado. Carmo da Cachoeira, por ser um município pequeno, nunca recebeu tantos investimentos como no governo Aécio e Anastasia”, afirmou.

sábado, 28 de agosto de 2010

Humor sem censura: O que dizem de Hélio Costa? #TdC em #humorsemcensura (24-08) turmadochapeumg

No que dá ligar o piloto automático...

Blog Ricardo Noblat

Do UOL em 27 de julho último: "Ao analisar a pesquisa Datafolha divulgada no último sábado, que o coloca 26 pontos à frente do governador Antonio Anastasia (PSDB), o senador Hélio Costa, candidato do PMDB ao governo de Minas, afirmou que basta sua campanha "ligar o piloto automático e não errar" para vencer a disputa."

O Datafolha, desta semana, ainda deu a Hélio uma vantagem de 14 pontos percentuais de intenções de voto. Mas o IBOPE cravou a virada de Anastasia, que estaria dois pontos acima dele. Foi o que bastou para dar atualidade a um vídeo criado em agosto pelos adversários de Hélio.

O segundo vídeo, uma peça oficial da campanha de Anastasia, estimula a migração de votos de um lado para o outro.



Eleitores mineiros fazem a virada em Minas e Anastasia já lidera intenção de voto


Nova pesquisa Ibope mostra que Anastasia sobe oito pontos e ultrapassa Hélio Costa

A nova pesquisa do Ibope divulgada hoje (28/08) mostra que o governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição para o Governo de Minas, já é líder nas intenções de voto no Estado. O governador subiu oito pontos em relação à pesquisa divulgada na última segunda-feira e ultrapassou o candidato do PMDB, Hélio Costa, que caiu cinco pontos em menos de uma semana. A pesquisa aponta também que Antonio Anastasia seria o vencedor das eleições em Minas num eventual segundo turno. Os números mostram que os eleitores mineiros consideram Anastasia o candidato mais preparado para continuar com os avanços obtidos em Minas Gerais nos últimos oito anos.

Na última pesquisa Ibope, Antonio Anastasia tinha 27% das intenções de voto no Estado. Agora ele está com 35%, assumindo a liderança. Já o candidato do PMDB, caiu cinco pontos percentuais e ficou com 33% das intenções. A pesquisa apontou também que 24% dos eleitores continuam indecisos.

Os novos números do Ibope mostram ainda que, na soma dos votos válidos, o governador Antonio Anastasia tem 49% das intenções de voto e está apenas a um ponto e mais um voto de vencer as eleições em Minas no primeiro turno. No caso de um eventual segundo turno, Antonio Anastasia também seria eleito. Segundo o Ibope, ele tem 37% das intenções de voto contra 36% do outro candidato.

A nova pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto e tem margem de erro de dois pontos percentuais. Foram entrevistados 1.806 eleitores. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) com o número 65.090/2010.
Fotos: RODRIGO LIMA / NITRO
Governador Anastasia ao lado do Presidente da JPSDB-MG Adriano Faria.

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, participou na manhã deste sábado (28/08) de carreata na região do Barreiro, em Belo Horizonte, ao lado do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, e do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aécio Neves em Itaúna

Aécio Neves em Itaúna e o Blogueiro Reinaldinho, vibrando com ele.


Centenas de pessoas ocuparam as ruas de Itaúna (região Centro-Oeste), nesta quinta-feira (26/08), para receber o governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, e o ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado. Os candidatos chegaram ao centro da cidade em carro aberto, caminharam até a Praça Lagoinha, onde fizeram discurso em agradecimento à recepção calorosa recebida pela população.

Anastasia recebe apoio de filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek


Candidatura do governador Antonio Anastasia à reeleição recebe apoio de filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek

Maristela Kubitschek
criticou a postura de outros candidatos ao Governo do Estado que evocaram o nome de seu pai, o ex-presidente JK, em recentes visitas a Diamantina

“A família Kubitschek e os diamantinenses estão com Antonio Anastasia”. Essa foi a afirmação de Maristela Kubitschek, filha do ex-presidente Juscelino Kubitschek, durante encontro na noite desta terça-feira (24/08) com o governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, no Palácio das Mangabeiras. Acompanhada pelo presidente da Casa de Juscelino, Serafim Jardim, Maristela fez questão de visitar o governador e trazer a mensagem de apoio tanto da família de Juscelino quanto do povo de Diamantina aos candidatos da coligação “Somos Minas Gerais”, que ainda conta com o ex-governador Aécio Neves e o ex-presidente Itamar Franco como candidatos ao Senado, e José Serra, candidato a presidente.

“É muito importante que a gente mostre publicamente quem a gente apoia, em quem a gente acredita. Acredito nesse maravilhoso governador. Peço que os mineiros não se esqueçam de que Minas sempre contribuiu para esse país com homens fantásticos. Vou por a minha modéstia de lado para dizer que meu pai foi um grande mineiro. Ele não pode ser esquecido e jamais será esquecido porque temos representantes tão dignos de Juscelino, como Antonio Anastasia, Aécio e Serra também. Então, espero que a gente consiga vencer essas eleições e que Minas continue brilhando”, disse Maristela.

A filha do ex-presidente chamou atenção para a grande quantidade de políticos que visitam a cidade de Diamantina em época de eleição evocando o exemplo de Juscelino Kubitschek, mas destacou que poucos são aqueles que realmente demonstram e praticam os ideais deixados por JK e têm o reconhecimento do povo diamantinense.

“Parece uma espécie de romaria que as pessoas fazem quando querem conquistar uma posição, de irem a Diamantina. Mas o mais importante é que aqueles que realmente têm o apoio da família de Juscelino e da população nem precisam ir a Diamantina, porque Diamantina vem a eles”, destacou Maristela Kubitschek.

O governador Antonio Anastasia confessou estar emocionado com o apoio manifestado pela representante da família de JK, um dos maiores homens públicos da história não só de Minas Gerais, mas do País.

“Fico muito satisfeito e emocionado com a visita de Maristela, na sua manifestação voluntária, no seu gesto carinhoso comigo. Eu queria dizer que eu não tenho dúvida nenhuma que a sua palavra, Maristela, e de sua família é a que vale, é a que é Importante”, disse.

Ataques dos adversários

Antonio Anastasia disse que não teme a intensificação dos ataques dos adversários à sua candidatura após as últimas pesquisas de intenção de voto de dois institutos demonstrarem a redução da diferença entre ele o candidato do PMDB. O governador garantiu que manterá sua postura de apresentar propostas para Minas continuar avançando, assim como ocorreu na gestão de Aécio Neves.

“As pessoas precisam de ter propostas, debates, viagens, conversar com as pessoas, com as lideranças, receber os apoios como estamos recebendo aqui agora da Maristela Kubitschek. Isso é a campanha. Então, quem fizer a campanha cair de nível, naturalmente, vai pagar por isso porque as pessoas não gostam disso. Os eleitores gostam de campanha de alto nível, campanha de propostas, campanha de debates. Temos vários debates marcados e estarei em todos eles para apresentar essas propostas. Estou muito tranqüilo”, ressaltou Antonio Anastasia.



Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

Justiça Fiscal: Anastasia defende criação de ICMS único para o álcool em todo o país


Antonio Anastasia defende criação de ICMS único para o álcool em todo o país

Governador participou hoje de encontro com empresários na Federação das Indústrias de Minas e apresentou propostas do governo para setor sucroalcooleiro

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, defendeu nesta quarta-feira (25/08) a implantação do ICMS único no país para o etanol. De acordo com o governador, a medida vai combater a concorrência nociva que existe hoje e permitir que Minas tenha as mesmas condições tributárias dos estados limítrofes, garantindo a geração de empregos e a atração de novas usinas para o Estado. O governador afirmou ainda que, reeleito, cobrará do Governo Federal a unificação da tarifa. O anúncio foi feito durante encontro promovido pelo Sindicato da Indústria do Álcool e da Fabricação do Açúcar de Minas Gerais(Siamig/Sindaçúcar), na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.

“A alíquota única de ICMS para o etanol é importante e estratégica, visto que as energias renováveis estão no contexto de uma questão global, não sendo oportuna tratá-la isoladamente nos estados. Teremos toda a disposição de tratar do assunto com o Governo Federal, visando consolidar uma Política Nacional em sintonia com os desafios do século XXI”, disse o governador a uma plateia formada por empresários e prefeitos.

Antonio Anastasia também alertou aos empresários sobre falsas promessas em relação às mudanças tributárias no Estado feitas por outros candidatos. O governador defendeu a reforma tributária no País para que o Estado fique menos depende da arrecadação do ICMS para poder investir nas áreas sociais e de infraestrutura.

“Cantos de sereia em questões tributárias devem ser sempre olhados com cautela. Conhecemos o ICMS, que é o imposto mais complicado do mundo. Mas é o que nós temos. Não cabe ao estado federado modificar a legislação sobre ICMS em termos da sua estrutura, porque isso compete à esfera federal. Por outro lado, a reforma tributária terá de vir mais cedo ou mais tarde, deve ser o nosso esforço político à exaustão”, disse.

Propostas para o setor

Durante seu pronunciamento, Antonio Anastasia disse que é obrigação do Estado criar condições para que o setor do álcool e açúcar possa expandir e diversificar suas atividades. Ele lembrou que cabe ao Estado dotar os mineiros de qualificação profissional e qualidade de vida, aumentar a infraestrutura logística e desburocratizar o processo de implantação de novas empresas em Minas.

“O poder público tem uma participação fundamental. Não vamos construir usinas de álcool, isso não é responsabilidade do governo. Mas o governo tem a obrigação de estimular e de fomentar. Esse estímulo e esse fomento se desdobram em várias áreas. Através de um ambiente de negócios adequado. E esse ambiente de negócios adequado se dá, fundamentalmente, através de uma ampla infraestrutura que deve ser construída. Quando eu falo infraestrutura, não me limito à questão física, das estradas, das ferrovias, dos eventuais aeroportos, do alcoolduto que vai ser construído até Paulínia, mas, na verdade, se refere a uma coisa mais ampla: educação de qualidade, saúde para os trabalhadores, habitação para os trabalhadores, saneamento para suas cidades”, disse o governador.

Bioenergia

No caso do setor sucroalcooleiro, Anastasia destacou a importância de investir em uma nova fonte energética com uso do bagaço da cana-de-açúcar. Segundo ele, este subproduto pode ser um do setores a fomentar a proposta de criação de empresas-âncoras em Minas Gerais.

“Temos hoje uma questão muito nova não só no Brasil, em Minas e no mundo inteiro, que são as fontes energéticas alternativas aos combustíveis fósseis, ao petróleo, basicamente. Temos aqui o bagaço de cana, uma fonte energética muito grande e temos condições, ao apresentar as nossas propostas de governo das indústrias estratégicas, de congregar essa fonte de energia com a geração de empregos que é a nossa maior obsessão”, afirmou.

Parceria

O presidente do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig), Luiz Custódio, um dos idealizadores do encontro, destacou que a parceria com o Governo de Minas nos últimos oito anos foi fundamental para o desenvolvimento do setor.

“Na área da Fazenda, nós criamos o crédito presumido dos insumos e foi uma desburocratização. Foi um avanço. Tivemos também a Parceria Público-Privada com o governo para fazer a estrada. Fizemos mais de 300 quilômetros de estradas. Foi o primeiro setor que investiu na PPP. Tivemos sempre um diálogo. Nunca faltou para nós diálogo neste governo”, declarou.

Durante o encontro, Anastasia disse que as propostas de seu plano de governo seguem o objetivo de consolidar a posição de Minas Gerais como um dos maiores produtores de açúcar e álcool do País. Minas Gerais é o segundo maior produtor de cana, açúcar e etanol do Brasil. Neste ano terá safra recorde de cana-de-açúcar, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura. São 56,2 milhões de toneladas previstas para o final da colheita em setembro, 12,6% a mais que o colhido ano passado.

Nos últimos sete anos, o setor investiu R$10,1 bilhões em Minas e gerou 60,7 mil empregos diretos. Das 43 usinas de cana-de-açúcar em funcionamento no Estado, 23 foram implantadas na gestão do ex-governador Aécio Neves e do governador Antonio Anastasia. O Triângulo Mineiro concentra a maior parte da produção em Minas.


Comunidade jurídica garante apoio a Antonio Anastasia


Antonio Anastasia recebe apoio da comunidade jurídica de Minas Gerais à sua reeleição

Em manifesto, apoiadores destacaram a capacidade administrativa do governador à frente do Estado e sua capacidade política

O governador Antonio Anastasia recebeu nesta quarta-feira (25/08) o apoio da comunidade jurídica de Minas Gerais à sua candidatura à reeleição. Durante encontro realizado no Comitê “Estamos com Anastasia”, Antonio Anastasia recebeu também manifesto de apoio assinado por 100 personalidades entre advogados, juízes, delegados, promotores, procuradores, professores e estudantes de Direito. No manifesto, os profissionais destacaram a vida dedicada à administração pública e a experiência que Anastasia possui e utilizou para implementar políticas de melhoria dos indicadores sociais e econômicos no Governo do Estado.

Emocionado com a união da comunidade jurídica em favor da sua reeleição, Antonio Anastasia agradeceu o apoio dos colegas do judiciário e destacou a importância da comunidade para o desenvolvimento da sociedade.

“Fico muito honrado, satisfeito de ver que as pessoas que me conhecem há décadas estão comigo, porque me conhecem profundamente. É um apoio muito importante, porque é uma comunidade muito respeitável, muito expressiva e fundamental para que a nossa ordem social progrida e avance sempre”, afirmou Antonio Anastasia.

Dedicação à administração pública

No manifesto, a comunidade jurídica destacou a capacidade administrativa de Antonio Anastasia, comprovada por grandes realizações à frente do Governo de Minas Gerais. Os membros da comunidade jurídica ressaltaram também as qualidades pessoais do governador e a sua dedicação aos estudos sobre melhoria da administração pública.

“Durante anos, Antonio Anastasia foi professor da Faculdade de Direito da UFMG e dedicou estudos e trabalhos à melhoria da administração pública, visando o bem estar social. Em cada cargo que ocupou produziu excelentes resultados, a exemplo do Choque de Gestão, que determinou o saneamento das contas públicas de nosso Estado. Por isso, Anastasia foi escolhido para ser o vice-governador de Aécio Neves e, agora, candidato ao Governo de Minas”, diz o texto do manifesto.

Antonio Anastasia tem 49 anos e há 26 anos dedica-se à administração pública, participando da vida política de Minas. Atuou em importantes momentos da história do Estado, como a Constituinte Mineira, entre 1988 e 1989, e, desde então, sua vida profissional é dedicada à administração e à defesa dos interesses de Minas.

Mestre em Direito Administrativo, Antonio Anastasia é professor da Universidade Federal de Minas Gerais há 17 anos e funcionário de carreira da Fundação João Pinheiro. Antonio Anastasia foi secretário-adjunto de Estado da Cultura e do Planejamento, secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Ministério da Justiça, secretário de Estado de Defesa Social e vice-governador. Em março deste ano, com a desincompatibilização do governador Aécio Neves, assumiu o cargo de governador de Minas Gerais.

Grande administrador

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais e atual integrante do Conselho Federal da Ordem, Raimundo Cândido Júnior, afirmou que nenhum outro administrador público no Brasil conhece tão bem a aplicação dos princípios do Direito Administrativo.“Anastasia é um grande administrador e não devemos esquecer que a finalidade de um governador é administrar o Estado. Ninguém conhece como ele, no Brasil, as leis do Direito Administrativo e não basta só conhecê-las, tem que saber colocá-las em prática, como Anastasia já demonstrou trabalhando em secretarias, em ministérios e, agora como governador. Quem conhece Anastasia apoia sua candidatura e vota nele com segurança”, afirmou Raimundo Cândido Júnior.

O professor emérito da Faculdade de Direito da UFMG e desembargador aposentado, Jair Leonardo Lopes, destacou a atuação de Antonio Anastasia no Governo de Minas desde início da administração de Aécio Neves, em 2003.

“O Estado tinha naquela época um déficit orçamentário de R$ 2,4 bilhões. Sob a orientação de Anastasia, em menos de dois anos, o Estado tinha déficit zero. A partir daí, foi possível retomar os investimentos, os financiamentos junto a bancos internacionais, e partir para essa extraordinária obra iniciada por Aécio e continuada por Anastasia”, disse Jair Leonardo Lopes.

Rede de apoio

Desde o início da campanha, o governador Antonio Anastasia já recebeu o apoio de importantes segmentos da sociedade civil. A reeleição de Antonio Anastasia conta com uma rede de apoio formada por sindicatos e cooperativas de táxi, ambientalistas, artistas, presidentes e dirigentes das torcidas do Atlético, Cruzeiro, América e Ipatinga, entidades de atendimento a dependentes químicos, Movimento das Donas de Casa e Consumidores, movimentos femininos, movimentos da juventude, categoria dos motociclistas profissionais, além de prefeitos e lideranças municipais de todo o Estado.



Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Anastasia vai transformar Minas em referência logística no Brasil, estrada que ligará Monte Carmelo a Goiás sairá do papel


Anastasia vai transformar Minas em referência logística no Brasil

Governador Antonio Anastasia quer transformar Minas Gerais em referência em logística no Brasil
Em Monte Carmelo, Anastasia disse que manterá política tributária diferenciada de proteção às regiões de fronteira aplicada pelo Estado desde 2009

Construção de hospital regional em Monte Carmelo e pavimentação de rodovia até divisa com Goiás já estão incluídas no programa de governo de Antonio Anastasia

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, afirmou nesta terça-feira (24/08) que em seu plano de governo constará uma proposta para transformar Minas Gerais na maior referência logística do Brasil, com uma boa estrutura de malha rodoviária, aeroportos, serviços e mão-de-obra qualificada. Durante visita a Monte Carmelo (Alto Paranaíba), ao lado do ex-presidente Itamar Franco, candidato ao Senado, Antonio Anastasia disse que para essa proposta ser colocada em prática é fundamental fortalecer a infraestrutura do Alto Paranaíba pela sua localização estratégica.

“Essa região tem crescido muito economicamente e vamos continuar investindo na infraestrutura, especialmente porque a nossa proposta é ver Minas Gerais como o estado logístico do Brasil. E essa região terá um desenvolvimento especial”, disse o governador.

Nos últimos sete anos, na gestão Aécio/Anastasia, o Governo do Estado investiu R$ 3,66 bilhões na pavimentação e manutenção de estradas estaduais, modernização de aeroportos, ampliação do serviço de telefonia e programas de ensino profissionalizante.

Defesa das empresas mineiras
Antonio Anastasia disse que a atração de empresas e empregos para a região já está sendo reforçada com a adoção de medidas de proteção à economia mineira, como forma de enfrentar a concorrência dos benefícios fiscais concedidos por estados vizinhos. O tratamento tributário diferenciado pode ser adotado por meio de concessão de Regime Especial de Tributação (RET), estabelecendo a forma, o prazo e as condições das ações de proteção.

“Já temos em Minas uma legislação, desde o final de 2009, que nos autoriza a adotar nos municípios das regiões de fronteira, como aqui, próximo a outro Estado, os mesmos incentivos do outro Estado. Então, qualquer empresário que está aqui e queira expandir o seu negócio, ou fazer negócio novo, terá as mesmas condições de Goiás e de São Paulo”, afirmou Anastasia.

Ligação com Goiás
Durante o encontro com as lideranças da região, Antonio Anastasia ressaltou que a antiga reivindicação de pavimentação de estrada que liga Monte Carmelo a Goiás será atendida pelo programa Caminhos de Minas. Este é o maior programa viário em execução no Brasil. Por meio dele, o Governo do Estado irá pavimentar 222 trechos de rodovias estaduais.

“Vamos fazer uma estrada que vai facilitar o acesso para Goiás, que vai passar pelo Distrito de São Félix e vai ligar a Grupiara, uma estrada importante do Caminhos de Minas”, disse o governador, que reafirmou também o compromisso de asfaltar o aeroporto de Monte Carmelo.

Hospitais regionais
Antonio Anastasia também destacou que o Governo do Estado vai investir R$ 3 milhões no Hospital Microrregional de Monte Carmelo, convênio que já foi assinado com a prefeitura municipal. A ação do Estado possibilitará melhoria no atendimento à população dos municípios da região de Monte Carmelo.

A construção do hospital regional foi lembrada pelo prefeito do município, Saulo Faleiro (PP), como uma das várias ações da gestão de Antonio Anastasia que contribuíram para o desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida da população.

“Ele trouxe desenvolvimento na saúde. Temos hoje um grande sonho que é o hospital microrregional. Os prefeitos do entorno de Monte Carmelo, somos oito prefeitos, fomos até ele e conseguimos recursos para fazer o hospital microrregional que será em Monte Carmelo. Ele melhorou todas as escolas estaduais de Monte Carmelo e da nossa Superintendência de Ensino e também fez um convênio junto ao hospital MadreCor para o atendimento a todos os profissionais do Estado”, declarou o prefeito.

Apoio popular
Os moradores de Monte Carmelo receberam com uma grande festa o governador Antonio Anastasia e o ex-presidente Itamar Franco. Logo na chegada, eles foram recebidos por deputados e prefeitos da região que os acompanharam em carreata até o Centro da cidade. Os candidatos caminharam pela Avenida Olegário Maciel, onde foram cumprimentados por vários moradores e comerciantes.

Educação
A diretora da Escola Estadual Melo Viana, Delia Nunes Alves Cunha, não se conteve e acabou interrompendo os discursos dos candidatos para relatar a mudança na vida de muitos estudantes de Monte Carmelo em função do comprometimento do governador Antonio Anastasia com a educação.

Ela contou que a escola estava com vários problemas quando pediu que o governador autorizasse uma reforma no prédio. A obra foi realizada e a escola foi toda equipada, garantindo a qualidade do ensino para os alunos. “Eu tirei uma foto com o governador Antonio Anastasia antes de a escola ser reformada e, agora, ele pode ver a diferença, como a escola está bonita, bem equipada e moderna”, disse emocionada a professora.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

Blog da Bertha: Alberto Pinto Coelho: vice como “bengala” é equívoco


Alberto Pinto Coelho: “Acho equivocado ter um candidato que precisa ter um vice como bengala”
O presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho (PP) assume na campanha de Antônio Anastasia (PSDB) um papel de bastidores: coordena politicamente o apoio de 50 parlamentares que sustentaram a sua indicação na chapa tucana ao governo de Minas, percorrendo o estado para articular os apoiamentos de líderes municipais. Alberto Pinto Coelho, rechaça qualquer especulação de que vá ser substituído na chapa. “Isso só interessa aos adversários”, afirma ele, ao mesmo tempo em que critica, sem citar nomes, a campanha da chapa adversária de Hélio Costa (PMDB), sugerindo ser o vice, Patrus Ananias (PT), “uma bengala”.

Ele alfineta: “O fato de o meu nome estar em todo o material, significa que há um vice definido e o vice sou eu. Mas sabemos muito bem que outras candidaturas elegeram os âncoras, que estão a comandar esse processo. Mas se isso pode por um lado ser correto, por outro acho equivocado ter um candidato que precisa ter um vice como bengala”.

Alberto Pinto Coelho diz que em campanha pelo interior pede votos para a chapa completa, inclusive para José Serra (PSDB). E afirma que, caso eleito, no eventual governo de Antônio Anastasia irá trabalhar intensificando o diálogo entre sociedade civil, Legislativo e Executivo, priorizando o desenvolvimento regional de Minas.

“Entre nós há a visão de que temos várias Minas e é preciso buscar a correção das discrepâncias regionais, com políticas específicas, como a criação da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte Minas, que priorizou implantação de programas e ações, voltadas para o desenvolvimento e a melhoraria das condições de vida das populações dessas regiões”, afirma Alberto Pinto Coelho.

A entrevista com Alberto Pinto Coelho é a terceira da série, promovida por este blog, com os vices das três principais chapas ao governo de Minas. No domingo, entrevistamos Leonardo Mattos (PV). Na segunda, Patrus Ananias (PT).

Blog: Entre as diversas especulações que já circularam na campanha, uma delas afirma que o sr. renunciaria à vice da chapa de Antônio Anastasia (PSDB) para que Itamar Franco (PPS) assumisse o seu lugar. Tal possibilidade já foi cogitada algum dia?
Alberto Pinto Coelho: Isso só interessa aos adversários. Não tem o menor fundamento essa história. O próprio governador e candidato à reeleição, foi taxativo, fez desmentido.Além disso, acho importante lembrar que a minha posição na chapa não é fruto de um desejo pessoal. É fruto de uma composição partidária. O convite a mim foi feito dentro de uma percepção de que o meu nome agregaria e comporia politicamente. Essa percepção é resultado de uma construção ao longo de oito anos, quatro dos quais como líder de governo e os outros quatro na presidência, em que estive à frente das tratativas para os projetos do governo no legislativo. As afinidades, portanto, não são apenas no campo pessoal, mas resultado dessa construção política. Essa boataria não tem fundamento.

Blog: Na propaganda eleitoral do PSDB ao governo de Minas, o vice não tem aparecido. Isso vai mudar?
Alberto Pinto Coelho: Apareco na medida certa. Sou coadjuvante. Tenho o meu nome conhecido, em regiões do estado onde tenho maior presença eleitoral. Estou levando a mensagem a essas regiões, como fiz em Arcos neste domingo. Naturalmente a dosagem de minha presença caberá a partir da visão daqueles que efetivamente têm contribuição profissional a dar nos programas. O fato de o meu nome estar em todo o material, significa que há um vice definido e o vice sou eu. Mas sabemos muito bem que outras candidaturas elegeram os âncoras, que estão a comandar esse processo. Mas se isso pode por um lado ser correto, por outro acho equivocado ter um candidato que precisa ter um vice como bengala. Não é o caso de Antônio Anastasia. Por si, a sua história, mostra a que veio, a sua sua capacidade. Cada campanha tem de suprir a sua lacuna e a sua deficiência. Temos um líder em Minas, que está de maneira destacada na campanha, que é o Aécio Neves, como deve ser. Temos outro grande nome, o do ex-governador e ex-presidente, Itamar Franco e devemos a ele, em primeiro lugar a estabilidade econômica do país. Ao passo que eu, em atuação de bastidores, meu nome compõe a chapa como resultante de mais de 50 parlamentares. Portanto, a mim cabe uma interação no processo político junto ás lideranças municipais muito maior do que a minha evidência nas propagandas. Estamos no caminho certo e as pesquisas já estão mostrando isso.

Blog: Em um eventual governo Anastasia, que papel o sr. desempenharia na condição de vice?
Alberto Pinto Coelho: Constitucionalmente o vice tem uma definição clara. Assume na vacância do governador ou mesmo na coordenação do Conselho Nacional de Segurança. E naturalmente o que trago como experiência profissional ao longo da minha vida, são 30 anos de uma carreira em empresa estatal, em que fiquei por mais de 20 anos em alta gerência e na direção da empresa. Fui também delegado do Ministério das Comunicações e tenho 16 anos de parlamento, a metade dos quais como líder de governo e no meu último mandato não só tenho responsabilidade parlamentar como responsabilidade de gestão da Assembleia. Estou à disposição para contribuir com o máximo do meu empenho e mais importante, afinado com a visão de estado. Essa sintonia e sinergia entre o governador e eu existem e foram construídas ao longo desses últimos oito anos

Blog: O sr. não tem viajado com o governador Antônio Anastasia em campanha pelo estado. Como está a sua participação na campanha?
Alberto Pinto Coelho: Na própria campanha anterior, quando o nosso candidato ao governo era vice de Aécio, o vice cumpria agenda diversa daquela do candidato. O nosso estado é muito grande e temos de procurar estar presentes no maior número possível de municípios. Tenho feito reuniões em cidades do interior, agregando lideranças de municípios circunvizinhos, na região metropolitana com um grupo de prefeitos, no Sul de Minas, vou estar nos próximos dias, por exemplo, nas cidades de Extrema e em Cambuí. Vamos fazendo essa divisão da cobertura do estado, levando a mensagem e o nome do governador, mostrando a capacidade gerencial e mais do que isso, a sua grande sensibilidade política.

Blog: O sr. tem participado da construção do programa de governo de Antônio Anastasia? O que o sr. destacaria como eixo central do programa?
Alberto Pinto Coelho: Tenho participado do programa, mas há um outro encarregado em receber sugestões e traduzi-las em propostas concretas. A minha contribuição vai muito da experiência vivenciada no parlamento, onde assistimos a evolução da aplicação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da execução dos orçamentos estaduais. Tenho participado de uma construção política em que estado e parlamento debatem com a sociedade, por meio da Comissão de Participação Popular, criada na Casa sob a minha inspiração, trazendo para dentro do Legislativo os segmentos organizados da sociedade civil. Temos construído um orçamento regionalizado e com a participação da sociedade, construímos os projetos chamados estruturadores. Alguns projetos estruturadores nasceram do diálogo entre o parlamento e Executivo. Entendo eu, como bem coloca o governador, que vamos dar ênfase ao desenvolvimento regional integrado, trazendo a nossa experiência de oito anos com este governo, intensificando-a e democratizando a construção do projeto. Intensificando os procedimentos, quem sabe até reeditando audiências públicas, como solução de compromissos para a presença regionalizada. Vamos reeditar essa experiência agora com mais condições de prosperar em projetos. Entre nós há a visão de que temos várias Minas e é preciso buscar a correção das discrepâncias regionais, com políticas específicas, como a criação da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte Minas, que priorizou implantação de programas e ações, voltadas para o desenvolvimento e a melhoraria das condições de vida das populações dessas regiões. Neste governo Anastasia, a cada R$ 1,00 investido nas outras regiões de Minas, foram aplicados R$ 3 no Norte, no Jequitinhonha e no Mucuri. Vamos portanto continuar a dar ênfase a isso, buscando a autosufciência dessas regiões e o desenvolvimento equilibrado dos municípios no estado. É a enfase para diminuir as desigualdades e em processo gradativo, gerar ambiente concreto de renda.

Blog: No plano nacional, o PP continua no governo Lula. Essa orientação traz constrangimentos para o PP em Minas, que está atrelado ao projeto do PSDB?
Alberto Pinto Coelho: Nenhum constrangimento. O PP deu liberdade às executivas estaduais para se posicionar politicamente segundo as realidades locais. Existem outros partidos na mesma situação do PP. O que temos que acentuar é que o projeto político de Aécio em Minas, desde o primeiro momento, foi construído com nossa participação. O PP foi o primeiro a aderir publicamente à candidatura de Aécio Neves quando disputou o governo pela primeira vez em 2002. Também foi o primeiro partido a apoiar o movimento que elegeu Aécio presidente da Câmara dos Deputados em 2000. Historicamente temos essa afinidade. Em estados em que o PP é mais robusto, mais expressivo, como é o caso do Rio Grande do Sul e do Paraná, optamos pela independência em relação à orientação política nacional do partido de apoio a Lula. Nesses estados estamos agregados aos projetos com as candidaturas do PSDB.

Blog: No interior, onde tem rodado em campanha, o sr. tem pedido votos para o José Serra?

Alberto Pinto Coelho: O que assisto no interior é um certo recolhimento do eleitor em relação ao quadro nacional. Se a campanha estadual começa agora, – aliás o ex-governador Hélio Garcia costumava dizer que a campanha ao governo de Minas só começa após a parada de Sete de Setembro – no interior as pessoas estão evitando se colocar em relação ao quadro nacional. O que a gente nota das lideranças municipais é esse recolhimento, como se fosse processo político nacional estivesse mais distante da realidade das cidades. A rigor não há um entusiasmo com a disputa nacional. Mas eu peço voto para a chapa completa, inclusive para o Serra e argumento as razões. Tenho as minhas convicções e expresso todas elas quando estou em campanha.


Fonte: Blog da Bertha

terça-feira, 24 de agosto de 2010

TRE-MG vai investigar denúncia de caixa dois na campanha de Hélio Costa




BRASÍLIA - O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais autorizou nesta terça-feira investigação de caixa dois na campanha do candidato ao governo de Minas Hélio Costa (PMDB). Por cinco votos a um, o plenário do tribunal aceitou o recurso da coligação que apoia o principal adversário de Costa, o vice-governador e candidato à reeleição, Antônio Anastasia (PSDB). Segundo a representação levada à corte, Hélio Costa usou helicóptero e avião da empresa de táxi aéreo Helimarti, sediada em São Paulo, para atos de campanha em Minas Gerais, antes mesmo da abertura de conta para recebimento de doações.

A abertura da investigação havia sido negada pelo desembargador Antônio Carlos Cruvinel, mas a decisão foi revertida no plenário. A próxima etapa será ouvir as partes envolvidas.

Para a assessoria de Hélio Costa, o PSDB pediu apenas a reabertura de uma investigação que já havia sido arquivada. A assessoria também alega que o caso não é de caixa dois e que o candidato apresentará sua defesa.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Antonio Anastasia cresce seis pontos no IBOPE

Nota da Coligação “Todos Juntos por Minas” (com comentários de Gabriel Azevedo)



1 – No dia 6 de agosto de 2010, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) intimou o presidente da Juventude do PSDB de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, a retirar material apócrifo, postado por ele na internet, que denegria a imagem do senador Hélio Costa, candidato a governador pela coligação ‘Todos Juntos por Minas’;

Vamos aos fatos VERDADEIROS! O candidato formulou um pedido para o YOUTUBE retirar uma charge do ar. EU NÃO FUI O AUTOR DA CHARGE. Apenas, como tantos outros, coloquei o link no meu blog. Era aquele vídeo com o candidato numa nave especial. Assim que a justiça determinou que o vídeo fosse retirado do ar pelo YOUTUBE, eu postei: “assistam antes que saia do ar”. Assim que escrevi isso, aí sim, o candidato voltou a me procurar para que eu retirasse esse post enquanto eu ainda estava em viagem no exterior. O MP, naquela oportunidade, considerou QUE O PEDIDO NÃO CABIA e a justiça seguiu o parecer do MP. Você pode clicar nesse link http://migre.me/16XyK e verificar que o primeiro ponto dessa nota não condiz com a verdade.

2 – O militante do PSDB atendeu a ordem judicial, mas dias depois repetiu o gesto pelo qual havia sido condenado pelo tribunal. No dia 19 de agosto de 2010, o TRE-MG determinou então novamente que Gabriel Azevedo retirasse “imediatamente” da internet o novo material feito com a “intenção de denegrir a imagem do candidato Hélio Costa”;

Notem como a nota pretende confundir quem lê. O vídeo citado anteriormente não é o mesmo vídeo que esse ponto trás. DESSA VEZ, O BLOG DO NOBLAT publicou um OUTRO vídeo. NESSE OUTRO vídeo, o internauta verificava que, na década de 1990, a CUT produziu um panfleto que mostrava o apoio do candidato a COLLOR. EU NÃO PRODUZI O VÍDEO E TÃO SOMENTE PUBLIQUEI O LINK PARA O BLOG DO NOBLAT. Aliás, o vídeo continua lá e o candidato nada fez com o jornalista.

3 – Dessa vez, o militante do PSDB não acatou a ordem judicial;

Mais uma inverdade. Assim que a justiça pediu para que eu retirasse o post do ar, eu retirei. E digo mais, a assessoria jurídica do candidato informou de forma tal com que as palavras que a CUT utilizou parecessem um texto que eu jamais escrevi.

4 – Diante da recusa de Gabriel Azevedo em cumprir a ordem do desembargador Antônio Carlos Cruvinel, do TRE-MG, os advogados da coligação ‘Todos Juntos por Minas’ solicitaram ao tribunal a aplicação do artigo 347 do Código Eleitoral, que determina a prisão de quem se recusa a cumprir ordem da Justiça Eleitoral. No procedimento, os advogados procederam de forma autônoma, sem consultar o senador Hélio Costa;

Mais uma inverdade. Quando esse pedido foi feito, o blog estava fora do ar, por motivos até agora não revelados pela UOL. Basta acessar o pedido dos advogados:

http://www.scribd.com/doc/36316443/heliocosta

Eles pediram a minha prisão, pois eu publiquei no Twitter o seguinte:

NOVIDADE! @blogdonoblat, você publicou também.

No link em questão, eu indicava o BLOG DO NOBLAT E NÃO O VÍDEO. NOTEM ESSA IMPORTANTE DIFERENÇA.

5 – Ao tomar ciência, ontem, do procedimento dos advogados, o senador Hélio Costa determinou o seu cancelamento por considerá-lo uma atitude excessiva;

Sei. E Minas Gerais tem litoral oceânico. E MAIS, ele assinou ou não a procuração que concedeu poderes aos advogados constituídos? Lamentável ver que o candidato tenta culpar os capazes profissionais que trabalham a seu favor.

6 – Tendo se manifestado publicamente, no início da campanha eleitoral, contra o baixo nível do debate pela internet, o senador Hélio Costa lamenta que as redes sociais estejam sendo usadas como instrumento de uma campanha espúria contra ele.

Ele poderia tomar conhecimento de blogs que criticam o seu adversário de maneira apócrifa e de perfis falsos que passam o dia cometendo crimes contra a honra a seu favor. Ninguém nasce mineiro em vão. Nosso primeiro compromisso é com a liberdade. Se não há, que pelo menos a verdade seja respeitada.

Ibope confirma arrancada de Anastasia nas eleições em Minas

Fonte: Coligação " Somos Minas Gerais"- 23/08/2010 - Assessoria de Imprensa

Nova pesquisa mostra que o principal adversário do governador caiu

Nova pesquisa Ibope divulgada, nesta segunda-feira (23/08), mostra um salto nas intenções de voto em favor da candidatura do governador Antonio Anastasia ao Governo de Minas. A primeira pesquisa, divulgada cinco dias após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, confirma a arrancada de Antonio Anastasia nas eleições, com 27% da preferência dos eleitores mineiros. Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada em 31 de julho, o governador Antonio Anastasia tinha 21% das intenções de voto, o que representa crescimento de seis pontos percentuais em apenas três semanas. Segundo o Ibope, o candidato do PMDB, Helio Costa, caiu para 38%.

A diferença entre o governador e o seu principal adversário é agora de 11 pontos percentuais, indicando que Antonio Anastasia vem conquistando a preferência dos eleitores mineiros. A nova pesquisa Ibope confirma uma mudança significativa no quadro sucessório mineiro já apontada pela Vox Populi, em 13 de agosto, que mostrou Antonio Anastasia com 26% das intenções de voto e o candidato do PMDB com 39%

A nova pesquisa Ibope mostra também que permanece alto o número de eleitores indecisos e que ainda desejam conhecer melhor o candidato antes de decidir o voto: 25% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar.

O candidato ao Senado, o ex-governador Aécio Neves mostra que o crescimento de seu sucessor Antonio Anastasia nas pesquisas indica que a população tem conhecido as propostas do governador e constatado que ele é o melhor candidato para conduzir o futuro de Minas Gerais.

“Quanto mais conhecido o governador Anastasia se torna, maior a intenção de voto em relação a ele. Essa última pesquisa do Ibope divulgada hoje confirma de forma muito clara o crescimento do nosso candidato e a constatação por parte da população de Minas Gerais de que é importante manter as conquistas desses últimos anos. Anastasia, na verdade, representa a continuidade desses avanços e a pesquisa do Ibope confirma o que a Vox Populi já dizia: Anastasia é o único candidato que cresce, cresce de forma consistente, enquanto o outro candidato cai”, afirmou.

Hora de trabalhar

O ex-governador Aécio Neves afirmou que manterá a agenda de viagem que tem realizado com Antonio Anastasia por toda as regiões do Estado. O ex-governador disse que a comparação entre os candidatos que almejam o Governo de Minas é importante para que os eleitores possam definir com segurança e responsabilidade a condução do Estado nos próximos quatro anos.

“O governador Anastasia, por ser um candidato ainda mais desconhecido, tem uma tendência maior de levar os votos de grande parte dos indecisos. Agora é hora de continuar trabalhando, apresentando as nossas propostas, dizendo com muita humildade, muita seriedade o que foi feito até aqui e aquilo que se pretende fazer. O que eu tenho dito sempre é que a eleição do governador Anastasia garante a Minas progresso, desenvolvimento e impede que haja qualquer retrocesso nas importantes conquistas que tivemos ao longo dos últimos anos”, afirmou.

Na nova pesquisa, o Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 110 cidades de Minas Gerais. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de agosto.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Anastasia diz que faltou vontade política para obras na BR-381 e volta cobrar duplicação do Governo Federal


Governador Antonio Anastasia volta a cobrar empenho do Governo Federal na duplicação da BR-381

Em João Monlevade, candidato à reeleição afirma que faltou vontade política para realizar obras na rodovia federal que registra 8 mil acidentes e 500 mortes anualmente
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, voltou a cobrar mais responsabilidade do Governo Federal em relação a duplicação da BR-381. Considerada a “rodovia da morte”, a BR-381 registra em média 8 mil acidentes todos os anos, matando cerca de 500 pessoas. Em João Monlevade, nesta quinta-feira (19/08), Antonio Anastasia afirmou que faltou vontade política, sensibilidade e boa gestão do Governo Federal, que deixou a rodovia se transformar em um caso de calamidade pública. A BR-381 é de responsabilidade da União e o Governo do Estado é impedido, por lei, de fazer qualquer intervenção nas rodovias federais.
“A BR-381 é um caso de calamidade pública. É a maior prioridade que devemos ter em Minas hoje. Não há obra federal que seja mais importante, porque se trata de salvar vidas. Cada dia nós temos aí uma tragédia. Mas falta um pouco também de boa gestão, para que eles consigam, de fato, fazer o projeto, identificar qual é a melhor alternativa e fazer as obras”, afirmou o governador.
A duplicação da estrada, construída na década de 50, é uma das mais antigas reivindicações da população mineira em razão dos freqüentes acidentes registrados no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Um dos trechos mais perigosos da rodovia está entre a capital e João Monlevade.
O governador lembrou as seguidas cobranças feitas pelo Governo do Estado e pela bancada federal de Minas, junto ao Governo Federal, para que fosse encontrada uma solução conjunta para resolver o problema da rodovia e evitar acidentes. “Há um esforço muito grande que já foi feito para ver se o Governo Federal se sensibilize. Falta vontade política. O Governo Federal tem os recursos e é o responsável pela estrada, mas até hoje nem o projeto foi apresentado”, enfatizou o governador.
Maior malha federalMinas Gerais detém hoje a maior malha rodoviária do país, com 34 mil quilômetros de estradas, sendo que 26% delas são de responsabilidade da União. A maioria dos acidentes na região é provocada por colisões frontais e poderiam ser evitados se a rodovia tivesse pistas duplicadas. A situação tende a se agravar porque empresas instaladas no local já anunciaram planos de expansão. A BR-381 exerce influência em 56 cidades mineiras onde vivem mais de 6 milhões de pessoas.
Projeto do Governo Federal para duplicação da BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares ainda não saiu do papel e a licitação só tem previsão de iniciar em 2011. Projetada para comportar fluxo médio de 500 veículos por dia, a BR-381, no Vale do Aço, registra atualmente movimentação de 63 mil carros/dia. Único trecho da rodovia duplicado, entre Belo Horizonte e São Paulo, concluído em 2005, demorou sete anos para ser construído.
Investimentos nas rodovias mineirasDurante visita a João Monlevade, Antonio Anastasia e o ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado Federal, fizeram caminhada pelo centro da cidade. Os candidatos foram recebidos de forma calorosa pela população. Os eleitores também saudaram Anastasia e Aécio das sacadas das casas e edifícios, no trajeto feito pela Praça Sete até a Padaria Alvorada, tradicional ponto de encontro de João Monlevade, onde os candidatos pararam para comer pastel e tomar refrigerante.
Durante encontro com lideranças políticas da região, Aécio Neves destacou os investimentos realizados pelo Governo de Minas na pavimentação e recuperação de estradas estaduais. Ele afirmou que Antonio Anastasia construirá novas estradas em todo o Estado, com o programa Caminho de Minas, que prevê a pavimentação de 222 novos trechos de estradas.
“O Anastasia é aquele que traz a garantia de que Minas não vai sair do trilho, de continuidade dos programas em andamento, como o Proacesso e o Caminho de Minas. A melhoria da qualidade das estradas estaduais é clara em todos os municípios. Isso precisa ter continuidade para que essas melhorias sejam definitivas. São quilômetros de estradas que vão possibilitar ainda mais o fortalecimento econômico dessa região”, afirmou Aécio Neves.
Desde 2003, o Estado já pavimentou 4.700 quilômetros de estradas por meio do Proacesso, programa de pavimentação de acessos rodoviários com investimento de R$ 2,4 bilhões. Também recuperou outros 12 mil quilômetros de rodovias, por meio do ProMG, programa de recuperação e manutenção de estradas. Este ano, o Governo do Estado lançou o programa Caminhos de Minas, que prevê a pavimentação de 7,6 mil quilômetros de estradas beneficiando 297 municípios de todas as regiões de Minas.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

Anastasia, Aécio e Itamar estão em Ubá


Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco apresentam propostas aos eleitores da Zona da Mata

Candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” fazem campanha em Ubá e Ponte Nova

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, o ex-governador Aécio e o ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado, chegaram na tarde desta sexta-feira (20/08) em Ubá (Zona da Mata). Os candidatos pela coligação “Somos Minas Gerais” percorrerão a Zona da Mata para apresentar as propostas de Antonio Anastasia para os próximos quatro anos de governo.No aeroporto de Ubá, Anastasia, Aécio e Itamar foram recepcionados por prefeitos e lideranças políticas da região. Eles seguiram de carro até a avenida Beira Rio, de onde iniciam uma carreata pela cidade. Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco farão caminhada pelo calçadão, no Centro da cidade, onde participarão de um ato político.De Ubá, os candidatos da coligação “Somos Minas Gerais” seguirão para Ponte Nova, onde fazem caminhada com eleitores e participarão de ato político.


Fonte: Coligação "Somos Minas Gerais"

Ministério Público entrou com ação de improbidade contra ex-diretor dos Correios e suplente de Hélio Costa no Senado


MP move ação contra suplente de Hélio Costa por irregularidades nos Correios

O Ministério Público Federal em Brasília entrou com ação de improbidade contra o ex-diretor Comercial dos Correios e suplente de Hélio Costa no Senado, Carlos Fioravanti, dois ex-funcionários da estatal e onze agências franqueadas que teriam recebido vantagens indevidas.
Segundo o MP, Fioravanti permitiu que agências embolsassem comissões acima do limite previsto em contrato para prestar serviços de emissão de cartas simples e registradas.
Até 2001 os Correios impediam sua rede franqueada de prestar tal serviço. A partir de então, liberou sua rede franqueada para fazê-lo, mediante pagamento de remuneração. Contudo, uma comissão de sindicância da estatal constatou que Fioravanti deu autorizações privilegiadas para franqueadas que importaram em prejuízo, no período de janeiro a julho de 2005, de 11,8 milhões de reais aos cofres públicos.



Fonte: Revista Veja – Lauto Jardim

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Anastasia: competência, honestidade e qualidade são pressupostos básicos para equipe de governoAnastasia: competência, honestidade e qualidade são pre


O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela Coligação “Somos Minas Gerais” afirmou nesta terça-feira, dia 17, que, reeleito, a formação de sua equipe de governo continuará sendo pautada pela competência, honestidade e qualidade de seus integrantes. Em entrevista ao jornal MGTV 2ª Edição, da Rede Globo Minas, o governador falou, ainda, sobre experiência política e administrativa, avanços sociais obtidos em seu governo e na gestão do ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado, e sobre suas propostas para a área de educação.

“Fizemos um governo muito aplaudido, reconhecido não só internacionalmente, mas o mais importante, aqui pelos mineiros, com indicadores de popularidade extremamente altos. Esse apoio político é importante para termos a maioria na Assembleia para termos deputados vinculados a nós no Congresso Nacional. Para conseguirmos bons projetos. No momento da composição do governo, qual o nosso critério? Competência, qualidade, honestidade. Para apresentar resultados. Assim foi durante todo esse período. Assim é o meu atual governo. Assim também teremos os próximos anos em Minas Gerais”, disse o governador Antonio Anastasia.

Ele ressaltou toda a sua experiência política e administrativa, lembrando que, entre os cargos que ocupou, foi secretário de Recursos Humanos e Administração, no Governo Hélio Garcia; secretário-executivo dos ministérios do Trabalho e da Justiça; secretário de Planejamento e de Defesa Social no Governo Aécio Neves e eleito vice-governador com 77% dos votos dos mineiros em 2006.

“Tivemos a confiança plena de todos os mineiros. Tenho essa experiência política que começou comigo lá atrás. Sempre envolvido na política. O que eu não tenho de fato é o chamado envolvimento na ‘política baixa’, na política ruim. Isso não é comigo. Tenho envolvimento muito forte com boas propostas. O conhecimento técnico é importante. Porque hoje as pessoas que estão nos cargos, elas devem ter conhecimento também. Eu tenho então que misturar a sensibilidade, o sentimento de liderança e, ao mesmo tempo, com conhecimento técnico para superar os problemas. E foi o que aconteceu ao longo desses anos aqui em Minas”, disse Antonio Anastasia.

Saúde, educação e emprego
O governador também destacou os avanços obtidos nas áreas sociais em razão do modelo de gestão implantado na sua gestão e do ex-governador Aécio Neves. Ele lembrou que o Choque de Gestão, implantado em 2003, possibilitou a retomada da capacidade de investimento do Estado em áreas essenciais como saúde, educação e geração de empregos.

“As questões sociais sempre estiveram no centro das nossas preocupações. O Choque de Gestão foi feito em Minas para colocarmos ordem na casa. Para termos condições e oportunidades e instrumentos para avançarmos, fazermos as estradas, reformarmos as escolas e os hospitais, levar telefonia celular para todos os municípios, aumentarmos os efetivos das polícias”, disse.

E completou: “no levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social, em termos de qual estado vai melhor na área da assistência social, Minas sempre esteve em primeiro lugar. Somos reconhecidos por isso. Mas a questão social vai além da assistência social. A questão social envolve emprego, que é o mais importante, e nos últimos meses vimos que Minas Gerais gerou mais empregos que todos os estados do Brasil. A saúde, a educação, a infraestrutura, tudo isso é inclusão social. Na realidade é um todo”.

Educação
O governador Antonio Anastasia também afirmou que, se reeleito, a educação será prioridade em seu governo, tanto na melhoria das condições de trabalho dos professores, quanto na expansão de programas de ensino profissionalizante e novas propostas para melhorar o aprendizado dos alunos mineiros. Ele lembrou que, recentemente, Minas Gerais foi destaque em avaliação do Ministério da Educação.

“A educação é uma prioridade por quê? Porque envolve o futuro, as futuras gerações. Então, temos importantes inovações na metodologia, na qualidade do ensino e não foi em vão que agora o Ministério da Educação acaba de reconhecer Minas Gerais em primeiro lugar na educação.

Exatamente porque nós conseguimos avançar e fomos o primeiro estado a colocar as crianças aos seis anos na escola. Vamos continuar avançando na questão da remuneração dos professores, vamos continuar avançando na questão da qualidade do ensino”, disse o governador.

Metrô e BR-381
Antonio Anastasia também cobrou investimentos do Governo Federal na ampliação do metrô de Belo Horizonte e na duplicação da BR-381, conhecida com a “rodovia da morte”, gerida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Dnit). Ele lembrou que nos últimos oito anos, por inúmeras vezes, o Governo de Minas propôs à União a gestão compartilhada do metrô da capital, além da estadualização das rodovias federais.

“Na realidade, faltou vontade política ao Governo Federal, que tem os recursos financeiros para isso, e é o responsável por essas grandes obras. Não foi uma, nem duas, foram inúmeras vezes que o Governo do Estado e a bancada federal de Minas apresentaram ao Governo Federal propostas tanto para o metrô, como para duplicação da BR-381, que é fundamental. Acho até que a obra mais importante da União em Minas é a duplicação até Governador Valadares”, disse Anastasia.

Antonio Anastasia dispara em BH: 22% a 14% na espontânea do Datafolha


A mais recente pesquisa do Instituto Datafolha para o governo de Minas mostra que Antonio Anastasia ampliou sua liderança na pesquisa espontânea em Belo Horizonte e região metropolitana. Na capital, Anastasia abriu 8 pontos de vantagem sobre Hélio Costa (22% a 14%), e 5 pontos na região metropolitana (18% a 13%).

Os dados da pesquisa espontânea do Datafolha foram divulgados no site do instituto nesta segunda-feira. A pesquisa saiu na sexta-feira, 13 de agosto. Em julho, Anastasia já liderava nas duas regiões. Tinha 14% a 10% na capital, e 12% a 9% na região metropolitana.

A vantagem de Antonio Anastasia pode ser ainda maior, já que o ex-governador Aécio Neves ainda aparece nas citações espontâneas, com 2% a 3% na região, citado como candidato a governador. A tendência é que esses votos se transfiram para Antonio Anastasia na medida em que ele seja conhecido como o candidato de Aécio. Vale lembrar que na citação espontânea, na qual o eleitor revela sua preferência sem ver a lista de candidatos, a intenção de voto é mais cristalizada e usada pelos especialistas como termômetro real.

Vale registrar que o número de indecisos é de 68% no Estado como um todo, chegando a 71% no interior. Isso mostra que há grande espaço para o crescimento de Antonio Anastasia à medida que se tornar mais conhecido.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 9 e 12 de agosto, com 1.264 eleitores, de 51 municípios mineiros. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Fotos: Antonio Anastasia participa da abertura da 9ª edição do Festival Lixo e Cidadania O governador Antonio Anastasia participou nesta segunda-feira

O governador Antonio Anastasia participou nesta segunda-feira (16/08) da abertura oficial da 9ª edição do Festival Lixo e Cidadania - Reciclando Atitudes, realizada na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. O evento reúne catadores de material reciclável e trabalhadores de várias cidades mineiras para discutir temas de interesse da sociedade como o desenvolvimento sustentável, o multiculturalismo, o empreendedorismo e a educação ambiental. O Festival Lixo e Cidadania é uma realização do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, idealizado pelo Governo de Minas por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente.

Fonte:Coligação "Somos Minas Gerais"

Anastasia diz que transposição do Rio São Francisco é um crime ambiental contra MGO governador Antonio Anastasia cobrou mais empenho do governo federa


O governador Antonio Anastasia cobrou mais empenho do governo federal no processo de revitalização do Rio São Francisco, que não foi realizado antes de iniciar as obras de transposição das águas do Velho Chico. Antonio Anastasia afirmou que, reeleito, continuará trabalhando para a revitalização do São Francisco. Ele destacou que o Governo de Minas já investiu mais de R$ 1,4 bilhão em obras de saneamento para revitalizar o Rio das Velhas, principal afluente do Rio São Francisco, e o governo federal não se preocupou em recuperar o rio que nasce na Serra da Canastra e percorre cerca de mil quilômetros em Minas.

“O Governo de Minas já deixou claro, inúmeras vezes, que é radicalmente contra a transposição. Ela é um crime ambiental contra o Brasil, contra Minas”, ressaltou Antonio Anastasia, em entrevista no último sábado, dia 14, logo após ter mergulhado ao lado do ex-governador Aécio Neves no leito do Rio das Velhas, próximo à cidade de Santo Hipólito, em solenidade de divulgação do balanço da Meta 2010 e do lançamento da Meta 2014 para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.


Leia o resto deste post »