sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Hoje em Dia: PT e PMDB já buscam culpados pelo naufrágio de Hélio Costa

Desentendimentos entre os partidos ganham ares de batalha no apagar das luzes da campanha eleitoral em Minas
A três dias da eleições, PT e PMDB dão início a uma guerra interna que sugere o rompimento da aliança feita para lançar a candidatura do senador peemedebista Hélio Costa ao Governo de Minas, tendo o petista Patrus Ananinas como vice. Os dois partidos tentam se responsabilizar por uma eventual derrota ao Palácio Tiradentes no próximo domingo.
Ontem, os desentendimentos ganharam ares de batalha semelhante à que ocorreu na escolha do nome do candidato, em meados de junho. Troca de acusações e fogo amigo são a nova tônica do relacionamento.
O presidente do PT estadal, deputado federal, Reginaldo Lopes, acusou o PMDB de não se engajar na campanha pelo Governo. “Lamentavelmente, o PMDB não entrou na campanha de Hélio Costa”. A declaração é uma resposta aos ataques que peemedebistas e até mesmo Patrus Ananias fizeram, desde o início da semana, ao PT.
Na segunda-feira, Patrus responsabilizo o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) pelo desempenho pouco favorável da chapa majoritária na Região Metropolitana. Patrus disse que o equívoco que causou a queda de Hélio Costa nas pesquisas começou em 2008, quando Pimentel e Aécio se uniram para eleger Marcio Lacerda (PSB) prefeito de BH.
Desde a declaração, uma enxurrada de acusações partiu de representantes dos dois partidos. PMDB e o próprio Patrus apontaram a falta de empenho da militância petista.
Reginaldo Lopes rebateu ao afirmar que Hélio Costa só mantém o cerca de 33% nas pesquisas de intenção de voto porque o PT o ajudou. “O que mantém Hélio Costa com o índice atual se deve exclusivamente ao PT”, registrou.
Para Lopes, é injusto atribuir a conta de desempenho aquém da chapa aos petistas. Ele lembrou que o partido abriu mão de dois nomes para apoiar Héio Costa. A referência foi a Patrus e Pimentel, que até o último instante eram pré candidatos. “O PT fez o maior sacrifício. Tinha dois grandes candidatos e cedeu os dois para montar a chapa”, afirmou.
O fogo amigo parte de todos os lados. Até o secretário geral do PMDB, deputado estadual Antônio Júlio, admite a falta de empenho de seu partido para Hélio Costa. Ele se diz dos poucos que estão engajados, e afirma que existem grande dificuldades na campanha. “As coisas dificultam porque cada um quer jogar a culpa para cima do outro”.
Para o deputado, a falta de empenho dos colegas pode ter explicação. Ele registra que existe falta de planejamento generalizada. “É uma desorganização a campanha de Hélio Costa. Eles não nos comunicam sobre as agendas”. Antônio Júlio disse que só fica sabendo dos locais onde o candidato estará porque entra em contato com o comitê.
“Faltou planejamento, mas não fico reclamando. Comento o que acho que está errado. Eles não ficam satisfeitos, mas eu falo”, desabafou.
Mesmo com os problemas, Antônio Júlio garante que sai às ruas para fazer campanha para o colega. E ainda diz que pede votos para o candidato ao Senado pelo PT. “Pimentel nunca teve coragem de me dar uma ligação, mas eu faço campanha para ele”.
Nos bastidores, a guerra está declarada e tem proporções maiores. A informação é a de que a campanha peemedebista foi abandonada pelos deputados e lideranças dos dois partidos, que se empenham nas próprias eleições a uma cadeira na Câmara Federal ou Assembleia Legislativa. em muitos casos, estariam até fazendo campanha para o adversário, Antonio Anastasia (PSDB). Alguns petistas chegam a se referir aos peemedebistas com xingamentos, e vice-versa.
O presidente do PMDB em Minas, deputado federal Antonio Andrade, tentou colocar panos quentes na briga entre aliados e dentro do próprio partido. Ele minimizou as divergências. “Nem todo o PT está na campanha e nem todo o PMDB está na campanha. Isso é natural”, afirmou. “Respeito a posição de cada um e estou fazendo a minha parte, mas, na nossa campanha, tem lideranças de todos os partidos, até do PSDB”.
Se a chapa for derrotada, uma segunda fase de batalha terá início. A de ocupação dos cargos em um eventual governo petista, caso a presidenciável Dilma Rousseff saia vitoriosa do pleito. Setores do PT não querem que Hélio Costa reassuma o Ministério das Comunicações.
A chapa ao Governo de Minas da base do presidente Lula (PT) foi formada de forma turbulenta. Desde o início do ano, Pimentel e Patrus apostam que um dos dois seria o eleito para encampar a candidatura. Mas o PMDB pressionou e Hélio Costa foi declarado candidato pelo comando nacional dos peemedebistas e petistas.
Fonte: O Tempo Online – 30/09/2010
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Anastasia denuncia intimidação de Hélio Costa aos eleitores mineiros
Anastasia defende autonomia dos mineiros para escolha do governador do Estado
Fonte: Coligação "Somos Minas Gerais" - 31/08/2010 - Assessoria de Imprensa
sábado, 28 de agosto de 2010
No que dá ligar o piloto automático...
Do UOL em 27 de julho último: "Ao analisar a pesquisa Datafolha divulgada no último sábado, que o coloca 26 pontos à frente do governador Antonio Anastasia (PSDB), o senador Hélio Costa, candidato do PMDB ao governo de Minas, afirmou que basta sua campanha "ligar o piloto automático e não errar" para vencer a disputa."
O Datafolha, desta semana, ainda deu a Hélio uma vantagem de 14 pontos percentuais de intenções de voto. Mas o IBOPE cravou a virada de Anastasia, que estaria dois pontos acima dele. Foi o que bastou para dar atualidade a um vídeo criado em agosto pelos adversários de Hélio.
O segundo vídeo, uma peça oficial da campanha de Anastasia, estimula a migração de votos de um lado para o outro.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
domingo, 1 de agosto de 2010
Lançado o “voto envergonhado”: marqueteiro manda esconder Hélio Costa na campanha de Minas
Lançado o “voto envergonhado”: marqueteiro manda esconder Hélio Costa na campanha
Na história política brasileira, foram inventados criativos nomes para os mais diferentes tipos de voto desde a instalação da República, em 1889.
O mais antigo talvez seja o “voto de cabresto”, pelo qual os “coronéis” do interior levavam um “curral eleitoral” inteiro das suas fazendas para votar em seus candidatos nas urnas da cidade.
Em 1959, surgiu o mais engraçado de todos: o “voto cacareco”. Era homenagem a um rinoceronte do zoológico de São Paulo, chamado Cacareco. O bicho teve o equivalente a 100 mil cédulas para vereador em decorrência de um movimento para se votar nulo na ocasião.
Agora, em 2010, a campanha de Hélio Costa acaba de lançar um novo tipo: o “voto envergonhado”, que tem tudo para entrar para a história da política brasileira, quem sabe até mesmo para a política universal.
Pois bem, a imprensa divulgou que o marqueteiro Duda Mendonça, “depois de avaliar as pesquisas qualitativas disponíveis na campanha do PMDB na disputa pelo governo do estado, mandou esconder o candidato Hélio Costa, por causa de sua imagem entre os eleitores”.
E mais: “Tanto que o nome não aparece nem no slogan que será usado, que tenta colar a imagem do candidato a vice Patrus Ananias (PT)”. O slogan é: "Dois grandes nomes, um só governo". Confira na reprodução do jornal "Estado de Minas", de 31/07/2010, logo acima.
O “voto envergonhado” em Hélio Costa traz uma perguntinha básica. Se era para esconder o Hélio Costa, por que não escolheram logo o Patrus Ananias para candidato?
Afinal, o que há para se esconder da imagem de Hélio Costa, entre os eleitores, como diz a notícia? A quebra dos “Correios” e a demissão dos dirigentes pelo presidente Lula, conforme está na “Folha de São Paulo” e na “Veja”? O favorecimento a um empresário pela Telebrás, segundo publicado na “Istoé”? Ou a participação vigorosa de Newton Cardoso em sua campanha, de acordo com o “Hoje em Dia”?
sábado, 31 de julho de 2010
COMEÇOU A VIRADA EM MINAS
Leia mais no Portal G1
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Racha do PT e do PMDB na Assembleia expõe fragilidade da candidatura Hélio Costa

terça-feira, 13 de julho de 2010
Hélio Costa interrompe entrevista ao ser confrontado por jornalista
Thiago Herdy - Estado de Minas
Publicação: 13/07/2010 15:57 Atualização: 13/07/2010 18:12
Sucateamento dos Correios é o modelo de Hélio Costa para governar Minas Gerais

segunda-feira, 12 de julho de 2010
TRE-MG: Hélio Costa usava site do Senado para fazer sua própria campanha eleitoral

domingo, 11 de julho de 2010
Campanha pela verdade: conheça a mentira do dia do Hélio Costa e ajude a desmenti-la
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Hélio Costa transfere rádio em Barbacena para seu assessor, José Filardi, hoje ministro
domingo, 30 de maio de 2010
Telebrás pagou R$ 210 mi a mais por indenização
Ação foi movida por um amigo do ex-ministro Hélio Costa (PMDB); ex-dirigente da Telebrás diz que ignorava acordo
ELVIRA LOBATO
DO RIO
Assinantes:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2905201029.htm







