Mostrando postagens com marcador Reinaldinho Anastasia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reinaldinho Anastasia. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Minas contra a dengue: Anastasia participa da ações de mobilização, Estado terá força tarefa no combate ao vetor da doença


O governadorAntonio Anastasia participou, na manhã deste sábado (20), das atividades do Dia Nacional de Combate à Dengue, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As atividades desenvolvidas junto à população e ações previstas no município, a serem realizadas pela Força Tarefa, fazem parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, lançado pelo governador na última quarta-feira (17), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

O Programa se resume no esforço do Governo de Minas em parceria com governo federal, Exército, Aeronáutica, prefeituras e sociedade para enfrentar a ameaça de uma grande epidemia da doença no Estado. O Governo do Estado investirá R$ 60 milhões até junho do ano que vem no programa.

Usando o mesmo colete dos agentes da Força Tarefa, e acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, o governador Antonio Anastasia falou sobre a mobilização necessária ao combate, em espírito de guerra, do grande problema chamado dengue.

“A dengue é grave, perigosa, e é um problema gravíssimo de saúde pública. Estamos muito preocupados e vamos, a partir do lançamento do Programa Estadual de Controle da Dengue, levar a mobilização a todo o Estado, começando agora em Ribeirão das Neves. Cada um tem que fazer sua parte nessa guerra. É preciso da mobilização de todas as pessoas porque é para o bem de todos”, ressaltou o governador, em entrevista.

Segundo Antonio Anastasia, é preciso agir agora para impedir epidemias ainda mais graves. “Temos de mobilizar agora para evitar que no ano que vem, no auge da epidemia, que normalmente ocorre lá pelo mês de abril e maio, não tenhamos números como tivemos esse ano, que não são bons”, disse.

Em Ribeirão das Neves – um dos 20 municípios mineiros com maior incidência da doença -, o governador visitou a residência de Afonso Xavier, exemplo de conformidade com os padrões de combate à dengue. Em gesto simbólico, Anastasia colocou o adesivo da campanha na ‘casa modelo’.

“Conversei com o proprietário, que já está mobilizado, informado, dedicado à erradicação da dengue, e ele me garantiu que fará uma guerra diária contra os focos do mosquito”, falou.

Dengômetro

Antonio Anastasia também passou pelos estandes de Oficinas de Mobilização e pelo Dengômetro montados no Parque Ecológico da cidade. Os Dengômetros são instalados nos pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social, e é onde a população tem acesso a todo tipo de informação sobre a dengue. Ele ainda conheceu o Posto de Troca, onde a população pode trocar latas, garrafas pets e pneus por material escolar.

O governador e a população assistiram à apresentação do grupo de teatro Saúde em Cena, que encenou a peça “Um por todos e todos contra um”, livre adaptação do romance “Os três mosqueteiros”. Na nova versão do clássico de Alexandre Dumas, os mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis se unem no combate à dengue. O Saúde em Cena é formado por servidores voluntários da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Ribeirão das Neves recebe Força Tarefa

Homens da Força Tarefa, criada pelo Governo de Minas para combater a doença, desembarcaram neste sábado (20) em Ribeirão das Neves e permanecem até o dia 3 de dezembro no município. Serão deslocados 46 homens, que farão uma ação de varredura em áreas consideradas de risco, visitando casas, percorrendo lojas comerciais e lotes baldios para eliminar possíveis focos do mosquito. Um caminhão da Força Tarefa, conhecido como Dengue Móvel, circulará pelos bairros de Ribeirão das Neves trocando pneus, latas e garrafas pets por cadernos, lápis e borrachas.

A Força Tarefa é formada por 432 pessoas, sendo 200 soldados do Exército, 40 da Aeronáutica, e 192 homens treinados pela Secretaria de Estado de Saúde no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Também integram a Força Tarefa, nove caminhões, 10 ônibus para dar suporte às equipes de trabalho, 70 carros fumacê cedidos pelo Ministério da Saúde e 600 bombas costais e 20 Dengômetros nas áreas de convívio e informação sobre a dengue.

A Força Tarefa começa a atuar em outros três municípios da RMBH, nesta segunda-feira (22): Betim, Vespasiano e Santa Luzia. Na terça-feira (23), as ações começam em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Outras ações do Programa

O Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue também conta com a elaboração de Projeto de Lei e decretos que propõem medidas para combater focos do Aedes aegypti em canteiros de obras, indústrias, comércio e órgãos públicos, além da criação do Comitê Estadual de Enfrentamento da Dengue, que irá coordenar ações a serem desenvolvidas para o combate da dengue.



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ao lado de Aécio Neves, Anastasia anuncia incentivos para o desenvolvimento da Zona da Mata


Em visita a Muriaé e Manhuaçu, governador afirmou que novos empregos serão gerados nas cadeias do café e leite e na indústria, setores tradicionais na região

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, visitou Muriaé e Manhuaçu, na Zona da Mata, nesta quarta-feira (08/09) ao lado dos candidatos ao Senado da Coligação “Somos Minas Gerais”, ex-governador Aécio Neves e ex-presidente Itamar Franco. Anastasia garantiu que, reeleito, criará as Zonas de Desenvolvimento Regional na região da Zona da Mata para atrair mais empresas e empregos relacionados aos setores tradicionais da economia local, como a indústria pesada e as cadeias do leite e do café. Nas Zonas de Desenvolvimento Regional, empresas que se apoiam nas vocações econômicas específicas de cada região receberão incentivos do Governo do Estado.

O governador Antonio Anastasia destacou que, nos últimos anos, a preocupação do Governo do Estado foi com a modernização da infraestrutura da Zona da Mata, fundamental para a atração de novas empresas. De 2003 a 2009, o Governo de Minas aplicou R$ 11,8 bilhões na região, em investimentos em estradas, aeroportos; construção, reforma e modernização de escolas, hospitais e postos de saúde; cursos de ensino profissionalizante para jovens, além de ampliação dos serviços de tratamento de água e esgotamento sanitário.

“Temos a obsessão de trazer mais empregos de qualidade e, para isso, nosso programa de desenvolvimento regional que, certamente, vai beneficiar muito a Zona da Mata, não só agregando valor ao café – produto importantíssimo aqui da região -, como ao leite e, é claro, sempre trazendo indústrias que possam ser âncoras de uma cadeia produtiva, gerando empregos. A infraestrutura necessária para esse ambiente foi feita ao longo dos últimos anos, pelo governador Aécio e, agora, na minha continuidade, com o objetivo de trazer mais empregos para a região”, disse Antonio Anastasia, em entrevista, durante visita a Manhuaçu.

Fundo Estadual do Café
Anastasia também reafirmou que, reeleito, implantará em Minas o Fundo Estadual do Café para garantir a renda dos cafeicultores, evitando perdas provocadas pelo excesso de oferta e queda de preços do produto. Minas é o maior produtor (23 milhões de sacas neste ano) e exportador de café do Brasil, gerando 1,2 milhão de empregos diretos. A Zona da Mata responde por quase 30% da produção estadual de café. A cidade de Manhuaçu foi a 4ª maior produtora do Estado, em 2009.

“Vamos criar em Minas o Fundo Estadual do Café com recursos do Tesouro do Estado. O objetivo é exatamente ajudar o cafeicultor. Isso está no nosso Plano de Governo. Sabemos que o grosso da política é nacional, mas o Estado pode colaborar não só naquilo que já faz hoje, assistência técnica, tecnológica, mas também pode, com esse Fundo do Café, ajudar nas questões de garantia e do seguro. Ajudando, especialmente, no momento da queda do preço”, explicou Anastasia.

Continuidade dos avanços
Em Muriaé e Manhuaçu, Anastasia, Aécio e Itamar foram seguidos por milhares de apoiadores em carreatas e caminhadas que fizeram pelas duas importantes cidades da Zona da Mata. O ex-governador Aécio Neves destacou que a reeleição de Anastasia significa a continuidade dos avanços obtidos por Minas Gerais nas áreas econômicas e sociais nos últimos anos.

“Minas caminha para decidir não apenas uma eleição, mas o seu próprio destino. A política é a arte da solidariedade. E estamos aqui agora reafirmando esse nosso compromisso com toda a Zona da Mata, de continuar trazendo investimentos que busquem mais empregos de qualidade. Minas vem sendo, proporcionalmente, o estado que mais emprega no Brasil. Nosso PIB vem crescendo mais que a média. Voltamos a ter a melhor educação fundamental do Brasil, segundo o MEC. Há um conjunto virtuoso de ações ocorrendo em Minas que queremos que tenha continuidade com a eleição do governador Antonio Anastasia. Não podemos interromper esse ciclo tão positivo por que passa Minas”, disse Aécio Neves.
O ex-presidente Itamar Franco, tradicional líder político da Zona da Mata, pediu o voto dos mineiros dessa região para a reeleição de Antonio Anastasia. Para ele, o apoio da região é fundamental para que Anastasia saia vitorioso nas eleições de 3 de outubro.

“Ao longo de minha vida pública sempre estive aqui. Hoje, tenho a alegria de estar acompanhando Aécio e Anastasia. Dentro do plano geral, a candidatura está indo bem. Segundo pesquisas, já ultrapassou o outro candidato. Vamos nessa caminhada final, que dependemos muito da nossa região da Zona da Mata”, disse o ex-presidente.

Recepção nas ruas
A visita dos candidatos nesta quarta feira à Zona da Mata começou pela cidade de Muriaé. Logo que desembarcaram na cidade, Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco participaram de carreata, acompanhados do ex-ministro e ex-embaixador de Cuba, Tilden Santiago, segundo suplente de Aécio Neves na chapa ao Senado Federal.

Anastasia, Aécio e Itamar também fizeram caminhada pela rua Dr. Silveira Brum, onde moradores e comerciantes saíram às ruas para ver de perto os candidatos. Durante o percurso, eles pararam na lanchonete e restaurante Bate-Bocas. Eles tomaram água e refrigerante e brindaram à campanha da coligação “Somos Minas Gerais”. Em seguida, foram recepcionados na Praça João Pinheiro por cerca de 500 pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Um grupo de crianças presenteou os candidatos com o artesanato local e soltou balões coloridos.

Depois da visita a Muriaé, os candidatos seguiram para Manhuaçu onde também tiveram uma recepção entusiasmada da população. Assim que saíram do aeroporto, Anastasia, Aécio e Itamar foram seguidos por dezenas de carros até a Praça 5 de Novembro, no Centro da cidade. No quarteirão da rua Amaral Franco, eles fizeram caminhada com centenas de eleitores. Do alto dos prédios, os moradores promoveram uma chuva de pétalas de flores e papel picado em homenagem aos candidatos.

Lideranças Municipais
Os investimentos realizados pelo Governo de Minas na Zona da Mata foram destacados pelos prefeitos da região, inclusive de partidos que fazem parte de coligações adversárias. O prefeito de Miraí, Sérgio Luiz Resende (PMDB), afirmou que a principal razão para apoiar o governador Anastasia é a parceria desenvolvida entre o Governo do Estado e as prefeituras, sem distinção partidária.

“Estou com ele porque sei que estou trilhando o melhor caminho para os mineiros. Todos os municípios têm ligação asfáltica, telefonia celular, Programa de Saúde da Família (PSF). Não existe um município, dos 853 de Minas, que não teve apoio desse governo”, afirmou o prefeito.

O prefeito de Muriaé, José Braz (PP), também manifestou apoio à reeleição do governador para garantir a continuidade dos avanços obtidos nos últimos anos. “O melhor para Muriaé é Antonio Anastasia, com apoio de toda nossa população”, declarou.

O prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros (PSDB), afirmou que a Zona da Mata reconhece o esforço de Aécio Neves e do governador Antonio Anastasia em trazer mais desenvolvimento para a região.

“Tudo que tem na nossa região vem do governo estadual e tudo que vem do governo estadual tem a mão de Aécio Neves e de Anastasia. Se você vai a Lajinha, Durandé, Luisburgo, todos os lugares da nossa região têm asfalto, um sonho que a gente não acreditava que um dia poderia ser realizado. Manhuaçu não fica atrás. Já temos um pacote de obras de R$ 3 milhões que veio do governo estadual. Com certeza, o desenvolvimento chegou e vamos ter muito mais ainda se elegermos novamente Anastasia para o Governo do Estado”, afirmou.

O prefeito de Martim Soares, Valdimir Roela da Silva Júnior (PSDB), disse que os prefeitos da Zona da Mata estão empenhados para levar as propostas de Antonio Anastasia à população. “Vamos arregaçar as mangas para eleger Anastasia. O que é bom tem que continuar. A gente vai trabalhar com muita força e vontade para o governador Anastasia. Se a gente ficar contra o Anastasia estaremos na contramão, porque ele e Aécio colocaram Minas Gerais nos trilhos”, afirmou.

O prefeito de Sericita, Antônio Sérgio da Cruz (DEM), destacou a competência administrativa do governador que se empenhou para garantir recursos para obras de infraestrututura dos municípios. “Anastasia representa o que há de mais moderno na administração pública. Homem competente, foi o braço direito de Aécio Neves e fez uma administração muito boa nos últimos oito anos. Se nós temos asfalto hoje agradecemos ao Proacesso, que beneficiou muitas cidades na Zona da Mata”, disse.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Antonio Anastasia visitará São Lourenço neste domingo

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação Somos Minas Gerais, estará neste domingo, em São Lourenço, no Sul do Estado, onde faz caminhada e participa de encontro com lideranças políticas. Antonio Anastasia está percorrendo todas as regiões de Minas, ouvindo sugestões da população para o seu programa de governo. O ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado Federal, fala aos moradores de São Lourenço, destacando o apoio e a solidariedade que sempre teve da população .
Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Líder dos agricultores familiares de Minas se desfilia do PT e anuncia apoio a Antonio Anastasia e Aécio Neves

Antonio Anastasia recebe apoio de líder de trabalhadores da agricultura familiar

Vice-presidente da CUT e coordenadora geral da Fetraf-MG anuncia desfiliação do PT e apoio à reeleição do governador
A coordenadora-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Minas Gerais (Fetraf-MG), Tereza dos Santos Oliveira, anunciou hoje que pediu sua desfiliação ao Partido dos Trabalhadores (PT) e declarou apoio à reeleição do governador Antonio Anastasia. Ela é uma das fundadoras do PT, em 1983, e hoje ocupa a vice-presidência da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG). Tereza é a principal liderança da Fetraf-MG, entidade que representa cerca de 250 mil famílias e está presente em mais de 150 municípios mineiros. Ela disse que o movimento já trabalha em parceria com o governo de Minas e que seria importante a continuidade do trabalho para ampliar a atividade em todo o Estado.

“Estou apoiando enquanto Tereza, enquanto liderança da agricultura familiar. A maioria dos agricultores apóia sim. Porque agricultor trabalha para sua sustentabilidade no campo. Trabalha por dias melhores. A política é uma complementação que tem que estar o dia-a-dia, em cada família, em cada agricultor e aqui temos que estar a frente dessa discussão para discutir e negociar o que há de melhor para nossa categoria”, afirmou Tereza Santos.

O governador Antonio Anastasia afirmou estar honrado pelo apoio recebido à sua candidatura à reeleição e disse que o recebe com naturalidade em razão dos resultados positivos que o Governo de Minas obteve nesses oitos anos de parcerias com sindicatos e entidades sociais.

“Vejo tudo com muita naturalidade (apoio de liderança ligada ao PT), porque estamos discutindo políticas públicas, e as políticas públicas têm uma necessidade de serem realizadas. Fico muito honrado e muito orgulhoso de uma federação importante de Minas Gerais, vinculada à agricultura familiar, vir aqui apresentar várias sugestões e manifestar o seu apoio”, disse.

Apoio à agricultura familiar

A coordenadora geral da Fetraf-MG, Tereza dos Santos, disse que a sua decisão é pessoal e que o apoio da federação Antonio Anastasia será definido pelos demais integrantes da entidade. Ela destacou que Antonio Anastasia já reúne o apoio de outras importantes lideranças ligadas à Agricultura Familiar em Minas.

“A Federação está discutindo na base o apoio. Vamos ter uma reunião no dia 30, mas já conversamos com grande parte dos Sintrafs que a gente criou”, disse Tereza dos Santos.

O governador Antonio Anastasia recebeu um documento com as principais reivindicações dos trabalhadores da agricultura familiar. Participaram do encontro desta quinta-feira, 20 outros representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de todas as regiões do Estado. Entre os pontos abordados estão a criação de um órgão, com status de secretaria de Estado, voltado para a agricultura familiar, a concessão de crédito, apoio ao programa de biodiesel, titulação de terras, investimentos para melhorar a infra-estrutura nos assentamentos e apoio às áreas de educação, ciência e tecnologia.

O governador Antonio Anastasia afirmou que parte das propostas será incorporada ao plano de governo e garantiu que o desenvolvimento do setor é uma das prioridades do governo Estado.

“Essas ideias apresentadas pela federação vêm para se somar às políticas que já temos. São sugestões muito interessantes, que vamos incorporá-las, e fico muito honrado com essa manifestação, com esse apoio, com essa visita que Tereza e seus colegas me fazem”, disse.

O presidente do sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) do Baixo Jequitinhonha, Waldech Bahia, também declarou apoio ao governador Antonio Anastasia.

“Ele tem nos apoiado na agricultura familiar, nos assentamentos, através do Instituto de Terras, com a compra de terras para as famílias. E tem contribuído muito para essas famílias não virem se prostituir aqui na capital. Esse é um dos motivos que nos leva a apoiá-lo, porque o Instituto de Terras está conosco e é a maneira mais eficaz de deixar o homem no campo”, afirmou.

Política do Governo de Minas para agricultura familiar

O trabalho de assistência e extensão rural para a agricultura familiar desenvolvido pelo governo de Minas cresceu 80% entre 2002 e 2010. Os técnicos da Emater-MG orientam e colaboram para o crescimento da produção e da qualidade de vida de 444 mil pequenos agricultores . O número é muito superior ao registrado há nove anos, quando a empresa atendeu 246 mil agricultores familiares do Estado.

Minas conta com 437 mil propriedades da agricultura familiar, cerca de 10% do total do país, segundo os dados do Censo Agropecuário do IBGE. O número dos estabelecimentos familiares também representa 79% de todas as propriedades rurais do Estado. Nos últimos anos, a Emater-MG ampliou o número de escritórios no interior para atendimento aos agricultores. A empresa está presente em 790 municípios. A agricultura familiar de Minas é responsável por 84% da produção estadual de mandioca, 47% da produção de milho, 45% da produção de leite e 32% da produção de feijão e café.

Fonte: PSDB – MG

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Antonio Anastasia reivindica política de proteção ao leite em MG


Durante abertura da Super Leite, o governador destacou o apoio dado pelo Governo do Estado aos produtores por meio do programa Minas Leite

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação Somos Minas Gerais, defendeu, nesta quarta-feira (14/07), uma política nacional de proteção efetiva à cadeia produtiva do leite. Durante a abertura da Super Leite, na cidade de Pompéu (Centro-Oeste), o governador disse que os pecuaristas têm sido prejudicados pela elevada importação de produtos lácteos, que está derrubando os preços no mercado interno.

“O leite é importante porque é um produto democrático. Ele gera renda para milhares de famílias em Minas. Por isso mesmo, temos que lutar sempre para aumentar a produtividade e nos empenharmos junto ao Governo Federal para termos barreiras de proteção ao nosso leite. E, ao mesmo tempo, do ponto de vista do Estado, agregarmos valor ao produto. Ou seja, termos laticínios e outras empresas que vão usar o leite aqui do Estado para fazer iogurte, queijo e outros derivados”, afirmou o governador Antonio Anastasia.

De acordo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o déficit da balança comercial brasileira de produtos lácteos, em junho, foi de R$ 20 milhões. Segundo análise da CNA, o Governo Federal está permitindo a entrada excessiva do produto oriundo de outros países, principalmente do Uruguai.

Minas Gerais é a maior produtora de leite no País, com 28%da produção nacional, o que representa 7,6 bilhões de litros. Cerca de 300 mil propriedades rurais no Estado trabalham com a pecuária leiteira.

Agregar valor ao leite

O governador Antonio Anastasia também destacou que o Governo do Estado já vem apoiando os produtores rurais a agregar valor à sua produção através do Programa Estadual da Cadeia Produtiva do Leite (Minas Leite). Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Minas Leite auxilia os produtores rurais no gerenciamento das propriedades, com uso de tecnologias de baixo custo.

O programa Minas Leite, atualmente, acompanha a produção de 480 fazendas em 125 municípios mineiros. No próximo mês, o programa atingirá a marca de 500 propriedades beneficiadas. Cada propriedade que recebe assistência do Minas Leite serve de modelo para pecuaristas vizinhos.

A meta do Minas Leite para 2010 é beneficiar 1.000 produtores. Em 140 propriedades da regional de Curvelo, que engloba a cidade de Pompéu, a média da produção passou de 7,5 litros para 8,2 litros de leite por vaca ao dia.

“Melhoramos muito a produtividade do leite. É interessante observar que nos últimos 10 anos a produtividade aqui aumentou quatro vezes mais do que a média do Brasil, o que é muito bom. Mas temos que investir mais, através da tecnologia. E essa é a função da Emater e da Epamig”, disse o governador.

Super Leite

A Super Leite reúne produtores, clientes e fornecedores de toda a cadeia leiteira da região, que tem se destacado com bons índices de produtividade e crescimento econômico, a partir das ações e programas do Governo do Estado voltados para o agronegócio.

Durante a visita ao evento, o governador Antonio Anastasia recebeu o título de cidadão honorário de Pompéu, concedido pela Câmara Municipal.

terça-feira, 13 de julho de 2010

TRE retira multa aplicada a Antonio Anastasia: não houve campanha eleitoral antecipada


Tribunal reverte multa aplicada a Anastasia

Por cinco votos a um, o Plenário do TRE-MG, na sessão desta segunda-feira (12), reverteu decisão do desembargador Brandão Teixeira que, em junho deste ano, havia multado em R$ 5 mil o candidato à reeleição ao governo do Estado, Antônio Augusto Anastasia (PSDB), por suposta propaganda eleitoral extemporânea no site do Governo do Estado.

Os juízes levaram em consideração o voto do juiz Maurício Torres, que ressaltou que, "no caso específico, não ficou caracterizada a propaganda eleitoral antecipada. A matéria atribuída por ilícita não faz menção, mesmo que indireta ou subliminar, a voto ou a campanha eleitoral, uma vez que, nela, inclusive, o recorrente, não mencionou a plataforma e o projeto de governo".

O relator do processo, desembargador Brandão Teixeira, ao analisar a representação proposta pelo PMDB contra o governador, havia avaliado que “a veiculação de notícia de ação administrativa futura do pré-candidato Antônio Anastasia, em análise perfunctória, serviria à propagação de seu ideário político com visível possibilidade de captação de votos”. Teixeira, além da multa, havia determinado a imediata retirada de trechos de entrevista do peessedebista do sítio do governo do Estado.


Processo relacionado: 314986.


segunda-feira, 12 de julho de 2010

"Coluna Anna Marina/EM ": A arte e a moda apoiam Antonio Anastasia

"Coluna Anna Marina/EM ": A arte e a moda apoiam Antonio Anastasia
Apoio

Da mesma forma que fizeram com Aécio Neves, quando se candidatou pela segunda vez a governador, a arte e a moda da cidade se uniram para marcar sua adesão a Antônio Anastasia. Artistas plásticos, músicos, atores e estilistas se reuniram em um restaurante, para combinar outras formas de promover o candidato. Representando a moda estavam Mirian Bedran, Renato Loureiro, Ronaldo Fraga e Terezinha Leite Santos. Mais reuniões virão por aí.


Estado de Minas / Coluna Anna aos domingos - 11/07/2010

terça-feira, 6 de julho de 2010

Por que Anastasia?


Estamos chegando a mais uma campanha. Este ano será histórico não porque teremos a primeira eleição da recente história de nosso país sem a participação do Presidente Lula da Silva, mas sim porque estamos cada vez mais amadurecidos politicamente. Nossos pais e avós, que tanto lutaram pela democracia, poderão enxergar em nossos votos que nada disso fora em vão. Construímos uma nova história. Sabemos que política não é apenas eleição. Aprendemos que nossos representantes precisam dos nossos olhos atentos sobre o trabalho que desempenham. Democracia não é um sistema perfeito, mas uma construção de sociedade. É assim que devemos encarar este modelo.

Em Minas podemos observar essa democracia de um modo muito claro. Uma construção que culminou no Governo Aécio Neves (2003-2010), sucedido por Antônio Anastasia, o atual Governador do Estado. Este último concorre à reeleição, já que atualmente ocupa o cargo. É comum que cheguemos a um momento deste e, ao ver um homem do qual nunca ouvimos falar, nos perguntemos: Mas por quê? Qual a implicação da eleição (ou reeleição) de Antonio Anastasia? O que ganhamos ou perdemos com isso? Enfim, o que podemos esperar deste novo político que estamos conhecendo? É natural que essas perguntas surjam.

Quando Aécio Neves escolheu o Professor Antonio Anastasia para seu sucessor, ele quis privilegiar uma coisa vista como um mantra em seu governo: A meritocracia. Ao criar o “Choque de Gestão”, o Governador Aécio Neves implantou no estado uma nova visão da administração pública. É como se o governo, que sempre teve a fama de ser uma espécie de mãe, provedor que era de favores e agrados políticos, agora passasse a racionalizar suas ações. Funcionários Públicos que não tinham as ferramentas necessárias para desempenhar seu trabalho as ganharam, e, em contrapartida, passaram a ter metas a cumprir, visando o pleno atendimento das demandas do cliente, que, nesse caso, é a população, a sociedade.

Com isso, costuma-se dizer, Minas “arrumou a casa”, cortando gastos desnecessários e modernizando a máquina pública, o que gerou uma sensível melhora no atendimento ao povo, ao mesmo tempo em que o governo passou a ter um superávit em seu balanço, tendo, agora, dinheiro em caixa para investir em obras e programas sociais que mudaram a face do estado. Hoje, Minas Gerais é um dos melhores estados da federação para se viver, e a meta é que este seja o melhor, sem falsa modéstia, pois, se Minas já era um lugar muito agradável, agora é também seguro, bem estruturado, e com um governo moderno e dinâmico.

“Mas onde entra Anastasia nisso?” Você certamente está se perguntando. Ocorre que a pessoa que pensou, junto com Aécio, todo esse processo foi justamente o atual Governador Antonio Anastasia. Um governo não se faz apenas de uma pessoa, e Aécio conseguiu montar o melhor time que a história mineira já viu pra trabalhar em prol de você, cidadão de Minas. E o pensador desse time é o Professor Anastasia. Claro que ele não pensou tudo sozinho, nem dividiu essa tarefa apenas com o Aécio. Mas, digamos que ele foi o coordenador de idéias dessa empreitada. E deu certo.

Hoje, Minas Gerais desponta na educação, na saúde, na defesa social, na cultura, nas exportações, no turismo, no esporte, em políticas para jovens, e em tantas outras áreas. As estradas estaduais estão recuperadas quase na totalidade, e novas estradas foram feitas. As empresas do Governo trabalham com modernidade e dinamismo, tanto que a CEMIG, só para ficarmos em um exemplo, é citada como modelo a ser seguido inclusive internacionalmente. Cidades históricas, berços da nossa tradição cultural, vêm sendo preservadas e modernizadas, sem perder o ar que a história lhes deu.

Enfim, muitas são as conquistas. E, nos últimos oito anos, Anastasia participou da grande maioria delas. Fruto de um governo que mudou para sempre a lógica mineira de governar, Antonio Anastasia é não apenas o homem que Aécio Neves escolheu para sucedê-lo, mas um dos mais honrados filhos dessa terra, que já deu ao Brasil Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. Eu voto em Antonio Anastasia porque a democracia é uma construção, e a consolidação das Gerais como o melhor lugar pra se viver não pode parar no meio. É preciso seguir em frente, mas como Aécio fez, sem deixar ninguém para trás. E Anastasia é o homem que continuará esse legado, por Minas, e pelos mineiros.


domingo, 20 de junho de 2010

Antonio Anastasia e Aécio Neves participaram da convenção do PTB, que oficializou apoio à chapa do PSDB


O governador Antonio Anastasia e o ex-governador Aécio Neves participaram nesse sábado (19/06/2010) da convenção do PTB, que oficializou o apoio do partido à chapa do PSDB para as eleições de 2010. Os dois foram recebidos no hall das bandeiras, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, local onde aconteceu a convenção, por deputados do PTB, os presidentes do PP, PPS, PSB, PSDB e DEM.

Para o governador Aécio Neves, essa parceria com o PTB e outras legendas que o acompanham há oito anos é um sinal de que essa caminhada foi feita com dignidade.

“O PTB participa conosco há oito anos do esforço de reconstrução de Minas, na valorização política do nosso estado, na redução das desigualdades sociais. O êxito do nosso governo reconhecido por mais de 90 % da população é o êxito do PTB”, afirmou Aécio Neves em entrevista durante a convenção. “O PTB é o legítimo representante dos principais avanços que tivemos no Brasil em defesa dos trabalhadores e é a garantia de que o governo Antonio Anastasia será sempre fiel a este extraordinário legado. Estamos extremamente felizes hoje de ter o PTB ao nosso lado e é muito bom terminar uma ação de governo após oito anos com os mesmos companheiros ao nosso lado, sinal de que foi uma caminhada feita com extrema dignidade”, completou Aécio Neves.

Para o ex-governador, o caminho natural é a de que os partidos da sua base de apoio caminhem com o governador Antonio Anastasia, mas a aliança mais expressiva será a da população.
“O que me tranqüiliza é que nós temos uma obra de governo a apresentar à população. É muito fácil lembrarmos como estava Minas e como está a Minas de hoje. Eu creio que aqueles que caminharam conosco nesses últimos anos terão muito mais tranquilidade na sua campanha de continuar conosco, até porque nesses últimos anos atuaram em defesa do governo, atuaram valorizando as ações do governo, participaram desses investimentos do governo. Então acho que o caminho natural de vários desses partidos que estiveram conosco é estar ao lado do professor Anastasia. Estou convencido de que Anastasia terá uma ampla aliança de partidos em seu entorno, mas terá ainda mais expressiva que é a aliança da população mineira em torno desses avanços”, disse o ex-governador Aécio Neves.

O governador Antonio Anastasia, que também participou da convenção do PTB, afirmou que nesses sete anos e meio de governo o PTB esteve sempre firme ao lado do governo, em todos os momentos. O apoio do partido significa que o PSDB terá condições de apresentar uma chapa vitoriosa: “O partido é muito presente em Minas. Vamos trabalhar para fortalecer o PTB e, é claro, a nossa base”.

Point Barreiro

Antes de participar da convenção do PTB, o governador Antonio Anastasia esteve no Barreiro, onde autorizou o início da segunda etapa das obras do Pólo de Integração do Barreiro, o Point Barreiro. O espaço será usado para a promoção da cidadania e inclusão social. Serão oferecidos aos moradores dos 80 bairros da região uma Escola de Tempo Integral, biblioteca comunitária, Centro de Promoção do Trabalho, ginásio poliesportivo, pomar e playground. O Point será construído onde funcionava a antiga Fundação do Bem estar do Menor(Febem), desativada pelo governo em 2006.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Bonifácio de Andrada quer regulamentar projeto que elege representante dos trabalhadores


O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB/MG) é autor do Projeto de Lei que irá permitir aos trabalhadores ter um representante dentro das empresas com mais de 200 empregados. Com a proposta, os funcionários poderão eleger um representante e dois suplentes para levar aos dirigentes as reivindicações e solicitações que garantam os direitos da categoria.

O tucano afirmou que a intenção é facilitar o diálogo entre os empresários e empregados, já que muitas vezes os sindicatos não conseguem ter contato com os trabalhadores. “Esse representante poderá defender perante os proprietários das empresas todas as reivindicações dos empregados. Além disso, poderá levar as solicitações aos sindicatos”, ressaltou.


Francine Cousteau chega ao Brasil para parcerias com HidroEX e Governo Anastasia


Francine Cousteau, viúva de Jacques Cousteau, e hoje presidente da Fundação que leva seu nome está participando de eventos que comemoram os 100 anos de nascimento de um dos oceanógrafos mais respeitados e conhecidos de todos os tempos, com incursões em várias partes do mundo. No Brasil, atendendo a convite do deputado federal Narcio Rodrigues, também presidente do PSDB/MG, sua missão tem algo de especial; além de receber homenagens, Francine vai consolidar a parceria entre a Fundação Cousteau e o Instituto HidroEX – Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada e Águas.

A agenda teve início em Brasília, nesta quarta-feira, dia 16, onde foi assinada a autorização de liberação de recursos, pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, no valor de R$ 22,6 milhões destinados à implantação do Centro UNESCO-Cousteau de Ecotecnia. Outro projeto que foi assinado com o ministro Sérgio Rezende, é o do Espaço Cousteau para as Águas. Tanto o Centro de Ecotecnia como o Espaço Cousteau para as águas funcionarão integrados, e ao lado do Instituto HidroEx, em Frutal, no Triângulo Mineiro. Os dois projetos citados acima são frutos de parceria entre a UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – a Fundação Cousteau e o Instituto HidroEX. Na capital brasileira, a viúva Cousteau também recebeu a medalha do Mérito Legislativa, concedida pela Câmara dos Deputados.


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Governador Antonio Anastasia entrega viaturas e equipamentos para Polícia Militar


O governador Antonio Anastasia entregou, nesta terça-feira (1º), em solenidade no Centro de Ensino Técnico da Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte, 538 viaturas, entre automóveis e motocicletas, e novos armamentos para a PM de Minas Gerais. As novas viaturas reforçarão o policiamento em 115 municípios, sendo que em alguns deles já foram instaladas as Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps), unidades sob-responsabilidade compartilhada entre as polícias Militar e Civil. Os veículos também intensificarão o patrulhamento nas rodovias que cortam o Estado e o combate aos crimes ambientais.

Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na área de segurança pública, em especial para renovar a frota de veículos das corporações. De 2003 a 2009, o Governo do Estado mais que dobrou o número de viaturas policiais em todo o Estado. Há sete anos, Minas Gerais contava com 7.068 viaturas para atender as forças de segurança em todo o Estado. Atualmente, o Estado dispõe de 18 mil viaturas. Além disso, houve a implantação do sistema de manutenção terceirizada, para garantir maior disponibilidade dos carros nas ruas.

“Em 2003, tínhamos 7 mil viaturas. Agora, são mais de 18 mil. Tínhamos na Polícia Militar e na Polícia Civil cerca de 50 mil homens e, hoje, temos mais de 60 mil. Então, são números que demonstram, também com o aumento da nossa capacidade penitenciária de 5 mil para 26 mil vagas, os investimentos expressivos que Minas Gerais vem realizando em segurança pública”, disse o governador, em entrevista.

Valorização

Nos últimos sete anos, o Governo de Minas destinou R$ 27,2 bilhões para a área de segurança pública. Segundo o governador Antonio Anastasia, os recursos estão sendo aplicados na melhoria das condições de trabalho das corporações e na qualificação de homens e mulheres que integram as forças de segurança. Ao lado do secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato, o governador lembrou que a política de ação integrada implantada em Minas Gerais é considerada modelo pelo governo federal.

“Esses investimentos se dão na área da logística, se dão na área da ação integrada das polícias, no novo método de inteligência e, ao mesmo tempo, na valorização do profissional. A Polícia Militar de Minas tem oficiais e praças da mais alta qualidade. Então, é importante continuarmos valorizando sempre a corporação”, disse ele.

Queda da criminalidade

O governador ressaltou que os investimentos realizados pelo Estado em segurança pública têm garantido resultados positivos no enfrentamento do tráfico de drogas e no combate à violência, dois dos mais graves problemas que desafiam hoje países de todo o mundo. A taxa de crime violento em Minas Gerais caiu 45,2% entre 2003 e 2009, alcançando os mesmos patamares de dez anos atrás.

“Segurança Pública talvez seja uma das políticas públicas mais solicitadas e demandadas pela população nas cidades grandes e também nas cidades pequenas, porque a criminalidade, lamentavelmente, ocorre. Hoje, temos um fenômeno muito dramático não só em Minas, mas no Brasil e no mundo, que é a questão das drogas, diretamente vinculada com a criminalidade. A Polícia Militar de Minas, que é a melhor do Brasil, sem dúvida nenhuma vem apresentando excepcionais resultados”, afirmou Anastasia.

Reforço no policiamento

Entre as viaturas entregues, estão 425 veículos quatro rodas, 113 motocicletas, além de 106 bikes patrulhas. As unidades da PM ainda receberão equipamentos como motores de popa, pistolas, rádios transmissores, coletes à prova de balas e câmeras digitais. Somente para a aquisição dessas viaturas e equipamentos foram investidos cerca de R$ 19 milhões.

As Áreas Integradas de Segurança Pública receberam, ao todo, 275 veículos e 75 motocicletas, adquiridos com recursos de cerca de R$ 10 milhões. As Aisps são formadas por um Batalhão de Polícia Militar e uma ou mais Delegacias de Polícia Civil. As unidades operam de forma integrada, compartilhando planejamento, execução, controle, supervisão, monitoramento e avaliação das políticas locais de segurança. Atualmente, 13 Aisps foram instaladas no Estado, promovendo integração entre as duas polícias, mais uniformidade nos dados estatísticos, e melhor planejamento de operações e monitoramento da criminalidade.

Patrulhamento rodoviário

Para reforçar a frota de veículos da Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Militar Ambiental, o Governo do Estado entregou 95 viaturas – 82 veículos quatro rodas e 13 motocicletas -, destinadas ao policiamento no trânsito rodoviário. Outras 55 viaturas atenderão ao policiamento ambiental. O destacamento especializado no trânsito e no meio ambiente ainda foi contemplado com 434 pistolas, 10 motores de popa, 22 rádios transmissores, 331 coletes à prova de bala e 279 câmeras digitais.

Foram investidos R$ 9 milhões, recursos liberados por meio de convênio firmado entre a Polícia Militar, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF).

Participaram ainda da solenidade, o chefe do Estado Maior da PM, coronel Márcio Martins Santa; o comandante-geral da PM, coronel Renato Vieira de Souza; o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Luis Carlos Dias Martins; parlamentares e policiais militares.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Governo Antonio Anastasia em Janaúba libera R$ 6 milhões em investimentos


O governador Antonio Anastasia cumpriu agenda oficial, nesta segunda-feira (31), em Janaúba, Norte de Minas, onde autorizou a celebração de convênios entre o Governo de Minas e a prefeitura municipal para investimentos de R$ 2,8 milhões em obras de infraestrutura na cidade. O governador também autorizou a liberação de recursos para obras e aquisição de equipamentos nas áreas de saúde, educação, esportes e segurança pública. Ao todo, o município foi contemplado com cerca de R$ 6 milhões em investimentos.

“Os diversos convênios a favor do município de Janaúba, na área de Desenvolvimento Social, da Saúde, do Idene e de infraestrutura, são fundamentais para melhorar a qualidade de vida. O povo de Janaúba precisa, necessita e terá sempre a parceria do Governo de Minas para trazer mais desenvolvimento, mais progresso e mais prosperidade”, disse Antonio Anastasia em seu pronunciamento.

Parcerias importantes

O governador ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os 853 municípios mineiros, que tem contribuído para melhoria da capacidade de crescimento das cidades. Ele lembrou que o Norte de Minas, especialmente, tem recebido benefícios fundamentais para o desenvolvimento dos municípios e a melhoria da qualidade de vida da população, como asfaltamento, sinal de telefonia celular, máquinas, saneamento, habitação popular, entre outros.

“Estamos assinando convênios com quase todos os municípios mineiros, pois o objetivo é restaurar o que eles perderam no ano passado, na queda financeira de seus valores. Sabemos que a infraestrutura é importante e, agora, superando a crise econômica, estamos lado a lado, par a par com os municípios, exatamente para trazer obras. Essas parcerias são fundamentais”, concluiu o governador.

Infraestrutura e saúde

Além dos investimentos de R$ 2,8 milhões em obras de infraestrutura (pavimentação e drenagem), Antonio Anastasia também autorizou a liberação de R$ 1,09 milhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), para aquisição de equipamentos e medicamentos para Unidade Básica de Saúde do bairro Saudade; quatro veículos (por meio de emenda parlamentar); equipamentos para o Centro Viva Viva Dom José Mauro Pereira Bastos e manutenção de outros 11 postos de saúde. O município também recebeu uma ambulância.

Durante a solenidade no Parque de Exposições, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) também liberou R$ 240 mil para a construção de quadra poliesportiva na Escola Estadual Nhá Gui Azevedo e R$ 122 mil para a reforma da Escola do Quem Quem. As reformas das escolas Barreiro da Raiz e Vila Nova dos Poções e a elaboração do projeto para a construção da sede própria da Superintendência de Ensino de Janaúba também foram autorizadas pelo governador.

Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) foram liberados recursos de R$ 110 mil para aquisição de quatro veículos para a Secretaria de Assistência Social. O município de Janaúba também foi beneficiado com investimentos de R$ 170 mil, por meio da Secretaria de Esportes e Juventude. Do total, R$ 80 mil foram destinados à construção do alambrado e vestiário do Estádio Municipal e R$ 90 mil para cobertura da quadra poliesportiva da Escola Estadual Euclides da Cunha.

“Esses investimentos em Janaúba representam uma imensa vitória. Esses investimentos são uma alegria. Muita satisfação. Há de ser muito produtivo para a melhoria da qualidade de vida de nosso povo”, comemorou o prefeito José Benedito Nunes.

Na solenidade, o Centro Cultural do Sindicato Rural de Janaúba, prédio anexo ao Parque de Exposições foi aberto ao público. As obras foram custeadas com R$ 270 mil, sendo R$ 70 mil originados através de emenda parlamentar repassada pelo Governo de Minas e R$ 200 mil do sindicato rural. O prédio recebeu melhorias como instalação de ar condicionado, teve o teto reformado, ganhou novo piso, pintura, novas janelas e portas.

No parque de exposições, em Janaúba, o governador também visitou a 29ª Expojanaúba 2010 – Exposição Agropecuária Regional de Janaúba, no Parque de Exposições Waldir Nunes da Silva. O evento acontece até o próximo domingo (6) com a expectativa de R$ 20 milhões em faturamento e público de 200 mil pessoas. O Governo de Minas apoia o evento por meio da Cemig, Emater-MG, IMA, Epamig e Idene.

Segurança pública

Ao chegar em Janaúba, o governador Antonio Anastasia entregou 26 viaturas para 12 cidades do Norte de Minas e anunciou a liberação de R$ 250 mil para a ampliação do prédio do 51º Batalhão da Polícia Militar (BPM), responsável pelo Policiamento Ostensivo na região do extremo Norte de Minas, atendendo uma população de 233 mil habitantes de 14 municípios.

Somente para a aquisição dos veículos, foram investidos R$ 900 mil do Tesouro do Estado. Serão atendidos a diretorias de Meio Ambiente e Trânsito (Dmat), Programa Olho Vivo, Integração e Gestão da Segurança Pública (Igesp) e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Com esses investimentos serão beneficiados os seguintes municípios: Coração de Jesus, Espinosa, Grão Mogol, Ibiracatu, Jaíba, Janaúba, Januária, Manga, Montes Claros, São Francisco, São João da Ponte e Taiobeiras. Montes Claros também receberá uma motocicleta em função de uma premiação por alcançar a maior redução do Índice Criminal Violento entre as Áreas Integradas de Segurança Pública.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Renato Vieira de Souza, afirmou que os investimentos na unidade e a entrega das viaturas para a corporação representam o permanente compromisso do Governo de Minas no combate à criminalidade no Estado.

Homenagem

Ainda em Janaúba, o governador Antonio Anastasia foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Janaúba. A proposta foi de autoria do vereador Paulo Roberto de Oliveira, o Pauleca (PRB), e foi assinada pelos dez vereadores da Câmara Municipal.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dnit não consegue concluir obras que substituirá os Viaduto das Almas na BR-040


A morte continua à espreita – Atraso nas obras do Viaduto das Almas

Motoristas ainda sofrem com perigos do Viaduto das Almas

Nem todo aniversário deve ser comemorado. A construção do novo Viaduto das Almas, iniciada em novembro de 2006 e prevista para ter sido concluída em agosto de 2008, completou três anos e meio este mês. E a obra da variante que o ligará ao km 592 da BR-040, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, soprará a primeira vela em junho. As duas datas expressam bem a ineficiência do governo federal diante das armadilhas da malha viária do país e mostram o quanto os motoristas e passageiros dos cerca de 15 mil veículos que cruzam o macabro elevado diariamente estão reféns da sorte. O perigo aumenta nos feriados prolongados, quando há o aumento da frota que atravessa a ponte.

Por isso, na próxima quinta-feira, quando começa o feriado prolongado de Corpus Christi, motoristas e passageiros que forem atravessar o Vila Rica, nome oficial do Viaduto das Almas, deve redobrar a atenção. Quem passar pelo local verá que o novo elevado está pronto, mas a desejada variante que lhe dará vida ainda é ocupada por operários, tratores e escavadeiras. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) adiou a inauguração da ponte por seis vezes: de agosto de 2008 para novembro do mesmo ano, para abril de 2009, para dezembro do ano passado, para março de 2010, para este mês e, há poucas semanas, para o fim de junho.

A última mudança ocorreu em razão de um desmoronamento. A terra de uma das montanhas rasgadas pela variante cedeu e jogou toneladas de rochas na pista. Parte do novo asfalto afundou. O Dnit atribuiu o deslizamento ao lençol d’água que corre por baixo da montanha.

O novo viaduto é uma reivindicação antiga de moradores da região, pois suas dimensões são muito mais seguras do que as do atual. O futuro pontilhão terá 460 metros de cumprimento por 21 de largura, mas o grande diferencial é sua construção em linha reta. Já o antigo, de 262 metros de extensão por apenas 9 de largura, apresenta um designer em curva.

A futura ponte será batizada de Viaduto Márcio Rocha Martins (1938/2006), homenagem a um engenheiro mineiro. O apelido Viaduto das Almas não se deve a quantidade de mortos no local. Inaugurado em fevereiro de 1957, a ponte foi batizada assim em alusão ao Córrego das Almas, que corre abaixo do pontilhão. Em 1974, porém, o governo decidiu mudar a certidão de nascimento do elevado para Vila Rica, homenagem ao primeiro nome de Ouro Preto.


Projeto do deputado Eduardo Barbosa pretende democratizar concursos públicos


Preocupado com os excessos muitas vezes cometidos na elaboração das provas dos concursos públicos, o deputado Eduardo Barbosa (PSDB/MG) apresentou projeto alterando a lei nº 8.112/1990, que trata do regime jurídico dos servidores públicos federais. A proposta do tucano acrescenta parágrafo no que se refere ao grau de complexidade das provas desses certames.

Barbosa defende que o grau de complexidade, por disciplina, deve ser proporcional ao conhecimento da matéria exigido para o exercício do cargo. Isso deve ser feito porque, segundo ele, apesar de a Constituição de 1988 determinar a realização de concurso público como forma democrática de acesso a cargos na administração pública, a universalidade desejável desse instrumento é questionável. “As bancas organizadoras cobram conhecimentos muito além dos exigidos no desempenho dos cargos disponíveis”, ponderou.



terça-feira, 25 de maio de 2010

Professores da rede estadual colocam ponto final na greve.


Centenas de professores se reuniram em frente à Assembleia Legislativa

Mateus Castanha - Portal Uai

Publicação: 25/05/2010 17:51 Atualização: 25/05/2010 18:45



Os professores da rede estadual colocaram um ponto final na greve que já durava 48 dias. A decisão foi tomada no fim da tarde desta terça-feira, depois de uma assembleia geral realizada na Praça Carlos Chagas, em frente à Assembleia Legislativa, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

No entanto, o fim da paralisação está condicionado à assinatura da proposta acordada noite dessa segunda, entre representantes do governo e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). Caso o documento não seja assinado pelo governador Antonio Anastasia, a categoria promete retomar a greve.

O acordo foi costurado nessa segunda, depois que o governo aceitou algumas das reivindicações apresentadas pelo Sind-UTE/MG, como a tramitação mais rápida do projeto de incorporação de vantagens ao salário e a garantia de que não haverá punições para os grevistas. Também ficou acordado o pagamento dos salários dos dias parados tão logo seja apresentado o calendário de reposição.

Batalha judicial

A pressão sobre os professores cresceu na última semana. Na terça, dia 18, a categoria optou, praticamente por unanimidade, pela manutenção da paralisação. O governo respondeu rápido e, dois dias depois, sinalizou com a possibilidade de demitir os grevistas.

Além disso, a Justiça bloqueou a conta bancária do Sind-UTE/MG e decidiu aumentar a multa em decorrência da greve de R$ 10 mil para 30 mil por dia, limitada a R$ 900 mil.

Por fim, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais autorizou, na sexta passada, a contratação de professores substitutos para a rede estadual, aumentado a pressão por um acordo.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Governador Anastasia assina convênio para obras em Patos de Minas

Anastasia cumprimenta  moradores de Patos de Minas

PATOS DE MINAS (23/05/10) - O governador Antonio Anastasia assinou, neste domingo (23), em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, convênio com a prefeitura no valor de R$ 9,1 milhões para a realização de obras de infraestrutura no município. Durante a solenidade, ele também entregou 16 viaturas para a Polícia Militar de Patos de Minas. O governador ressaltou que os investimentos fazem parte de um compromisso assumido com o município.

“Estou na realidade resgatando um compromisso que fez o governador Aécio Neves aqui em Patos para uma obra importante de saneamento na cidade e, ao mesmo tempo, a construção da sede própria do conservatório municipal. Os nossos compromissos são aqueles que o governador Aécio assumiu e estamos resgatando, porque na política é muito importante ter a palavra. A palavra empenhada. Ter consciência tranquila de realizar de maneira verdadeira aquilo que assumimos o compromisso de fazer”, afirmou o governador em entrevista.

O convênio de R$ 9,1 milhões, firmado por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), inclui a canalização do córrego Monjolo, antiga demanda do município. A obra, orçada em R$ 8,3 milhões, acabará com inundações frequentes que ocorrem no período das chuvas. O convênio prevê ainda R$ 810,3 mil para a construção da sede do conservatório de Patos de Minas. Segundo o governador, os recursos serão liberados, em no máximo 15 dias, para a prefeitura dar início à execução das obras.

“Os recursos já estão liberados. O convênio foi formalizado e a liberação se dará em no máximo 15 dias, até pela razão da legislação deste ano. E aí, a prefeitura fará a licitação porque caberá à prefeitura executar as obras”, disse o governador.

Homenagem

Em Patos de Minas, o governador foi homenageado com a comenda Antônio Secundino de São José, concedida anualmente a pessoas e entidades que se destacam no desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente em Minas Gerais. Também foram agraciados com a comenda, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, e outras 10 personalidades. A comenda é uma homenagem ao engenheiro agrônomo Antônio Secundino de São José, nascido no distrito de Santa Rita de Patos, hoje, Presidente Olegário. Pesquisador, ele foi um dos responsáveis pela introdução, no Brasil, das sementes híbridas.

Durante visita ao município, o governador também visitou a 52ª Feira Nacional do Milho (Fenamilho) realizada durante o aniversário de 118 anos da cidade. A Fenamilho é promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas. A expectativa é de que a feira movimente, este ano, cerca de R$ 100 milhões e receba 300 mil pessoas.