Mostrando postagens com marcador governador Antonio Anastasia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador governador Antonio Anastasia. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Antonio Anastasia inaugura o Aeroporto Presidente Itamar Franco na Zona da Mata, pista de pouso é a 2ª maior do estado

Gestão da Infraestrtutura

Fonte: Amanda Almeida – Estado de Minas

Anastasia inaugura aeroporto

GOIANÁ

Operando desde agosto, o Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, no limite de Goianá e Rio Novo, na Zona da Mata mineira, foi inaugurado oficialmente ontem pelo governador Antonio Anastasia (PSDB).O funcionamento do terminal é esperado há 10 anos, quando começaram as obras. Apesar de ter ficado pronto em 2005, problemas burocráticos com o órgão regulador do governo federal impediram o primeiro voo. Em discurso, o tucano destacou a vocação para transporte de carga do aeroporto.

“Alguns países e estados se desenvolveram só por causa do aeroporto. Posso citar Cingapura e Dubai, que avançaram muito pela presença portuária e aeroportuária. Minas Gerais, em razão da nossa história e geografia, não é banhado pelo mar e, por isso, temos de investir em bons aeroportos, que tenham capacidade de exportação e importação de carga. Esse aeroporto tem essa vocação”, disse Anastasia, acrescentando que o terminal será âncora da economia de Juiz de Fora, cidade-polo da região.

Foram investidos R$ 92,7 milhões na construção e implantação do aeroporto. O terminal, que tem a segunda maior pista para pouso de Minas Gerais, com 2.530 metros, já está operando com linha regular de voos. Segundo o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos (PSDB), o impacto do terminal na economia local já pode ser sentido.

“O êxito dessa obra pode ser medido de imediato: mais de 12 mil passageiros transportados em três meses iniciais, taxa de ocupação média de 80% nos voos”, comentou Custódio, explicando que o valor é significativo “para aeroporto concebido principalmente para carga e logística”. Fabiana Franco, filha de Itamar Franco, morto em julho, participou da inauguração.

ESTRADA Durante a cerimônia, o governador anunciou que a Rodovia MG-353, que liga o terminal à BR-040, receberá investimentos do governo de Minas, por meio do programa Caminhos de Minas. O programa é voltado para pavimentação das estradas que interligam os municípios mineiros. O trecho tem 25,2 quilômetros e deverá passar por intervenções de recuperação e pavimentação a partir do próximo ano. Já foi feita licitação para elaboração do projeto, atualmente em andamento.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Palavra do Governador 24 - Apaes e inclusão digital:

No programa Palavra do Governador, disponibilizado pela Agência Minas nesta quinta-feira (20/10/11), Antonio Anastasia fala sobre as ações do Governo de Minas em prol das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e sobre a implantação de Centros de Tecnologia para garantir a inclusão digital das pessoas com deficiência.


Leia a transcrição do programa:
Olá, esse é o Palavra do Governador, entrevista semanal com Antonio Anastasia sobre os temas que interessam a Minas e aos mineiros. Como vai governador, tudo bem?
Antonio Anastasia: Muito bem, muito obrigado. Sempre muito feliz de ter a oportunidade de falar para os mineiros.
As Apaes, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, são uma das mais respeitadas instituições da sociedade civil. Qual a importância das Apaes para a vida das pessoas com deficiência, governador?
Antonio Anastasia: Bem, as Apaes representam um grande e um tremendo sucesso da sociedade civil organizada. As Apaes representam um grande esforço das pessoas que têm nas suas famílias, no seu rol de amizades, pessoas com deficiência. Um trabalho voluntário, dedicado, carinhoso, afetuoso, exatamente com o objetivo de proteger essas pessoas e, mais do que isso, dar a elas oportunidades de educação, dignidade e de inclusão social.
É um trabalho meritório, certamente o maior movimento social que temos no Brasil. São milhares e milhares de associações pelo Brasil afora. Temos escolas, unidades próprias que cuidam dessas pessoas com deficiência e devem receber sempre o respeito dos governos.
Aqui em Minas Gerais, o nosso governo tem, em relação com as Apaes, como eu disse, não só o respeito, mas uma grande admiração, porque sabemos do seu trabalho que é voluntário e muitas vezes em condições precárias, com muitas dificuldades, mas feitos com muito amor e com muito carinho a favor de nossos irmãos que tem alguma deficiência. Vamos trabalhar juntos para aprimorar sempre o trabalho das Apaes.
Recentemente o governo de Minas lançou medidas, programas para ajudar essas instituições, não é mesmo governador?
Antonio Anastasia: É verdade. Nós estamos sendo pioneiros em um programa muito interessante aqui em Minas Gerais, na questão relativa às Apaes e às políticas públicas para pessoas com deficiência. Na verdade é um trabalho em duas frentes.
Primeiro, através dos nossos CVTs, os Centros Vocacionais Tecnológicos, nós estamos abrindo a oportunidade para que as pessoas com deficiência também frequentem esses centros, tenham acesso aos computadores e aos programas de conhecimento, de aprendizagem, de relacionamento, de tal modo que eles fiquem cada vez mais incluídos. É a inclusão digital real, porque ela também vai ser preparada para as pessoas com deficiência. É um projeto grande que está sendo realizado em todo o Estado.
Mas, além disso, estamos também fazendo um projeto piloto muito interessante no município de Pará de Minas na criação de um Centro de Assistência. Nós vamos levar ali um centro de tecnologia, em uma parceria com a Inatel, que é um importante instituto tecnológico de Santa Rita do Sapucaí que, em parceria com o governo, instala no município de Pará de Minas um centro de incubadora de empresas.
Essas empresas vão se instalar lá para desenvolverem produtos e equipamentos para pessoas com deficiência. Para melhorar a qualidade de vida e, é claro, identificado o produto, ao ser desenvolvido, também vão receber o estímulo do Estado através dos nossos incentivos e do fomento empresarial como um todo.
Esses centros também servirão como capacitação de professores e técnicos que vão conhecer as metodologias mais avançadas no relacionamento e naquele aprimoramento que devem ter na instrução das pessoas com deficiência.
Ou seja, é um carinho e um cuidado muito grande que nós devemos ter com essas pessoas de tal modo que as Apaes se sintam amparadas pelo Estado, mas também robustecidas no seu trabalho extremamente meritório de dar a proteção àquelas pessoas que tenham deficiência.
O objetivo então é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas com deficiência, governador?
Antonio Anastasia: Esse é o grande objetivo. Porque a pessoa com deficiência já tem naturalmente no seu dia a dia algumas dificuldades maiores. É dever nosso, do Estado, do poder público, mas também da sociedade, oferecer alternativas de inclusão social, geração de renda, de trabalho e especialmente qualidade de vida para essas pessoas.
Através da ciência e tecnologia, dos novos instrumentos de tecnologia que nós temos, nós sabemos que podemos aprimorar a sua vida, dar uma qualidade melhor. Será esse o nosso esforço e é esse o novo caminho que estamos levantando aqui em Minas Gerais em parceria estreita com as Apaes.
Muito obrigado pela participação do senhor aqui, governador.
Antonio Anastasia: Eu é que agradeço a oportunidade. Um abraço a todos.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Antonio Anastasia cumpre oitavo dia de visita oficial à Índia


O governador Antonio Anastasia, no oitavo dia de visita oficial à Índia, se encontrou, nesta segunda-feira (17), com o secretário para América Latina e Caribe do Ministério de Assuntos Internacionais da Índia, Damu Ravi. O embaixador do Brasil na Índia, Marco Antônio Brandão, acompanhou o governador durante o encontro.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Governador Antonio Anastasia institui Medalha Professor Paulo Neves de Carvalho

O governador Antonio Anastasia instituiu a Medalha Professor Paulo Neves de Carvalho, destinada a homenagear cidadãos mineiros que tenham desempenhado papel de relevância, atuado de maneira notável ou realizado trabalhos e pesquisas que contribuam com a gestão e administração pública. A medalha foi instituída por meio do Decreto 45.755, publicado na edição de sábado (8) do Minas Gerais, Órgão Oficial dos Poderes do Estado.

“O professor Paulo Neves de Carvalho é a referência emblemática da escola mineira do Direito Administrativo. Ele não só dá nome à Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, como simboliza a própria escola de Direito Administrativo, pelo exemplo, legado e forte semeadura", afirmou o governador.

Criador e o primeiro titular da Secretaria de Estado de Administração, o professor Paulo Neves contribuiu como consultor da Comissão Constituinte da Assembléia Legislativa, em 1989. Formou-se em Direito em 1943, estudou e lecionou na Universidade da Califórnia do Sul (Estados Unidos), onde conquistou o título de Doutor. Lecionou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por mais de 50 anos. Foi um dos idealizadores da Copasa, supervisor e siretor dos trabalhos da Reforma Administrativa, sob o governo de Magalhães Pinto.

“Não há homenagem mais justa, porque nós que somos alunos eternos do professor Paulo Neves de Carvalho, somos testemunhas de que ele doou sua vida aos municípios de Minas Gerais, com um coração que ninguém tinha tão grande, uma inteligência mais que singular. É um homem que deixou uma imagem de dedicação pública sem pensar em qualquer tipo retribuição que não fosse fazer o correto, ensinar aos seus alunos”, ressaltou Anastasia.

A medalha, acompanhada de um diploma, segundo o decreto, será concedida anualmente pelo governador.

Também foi criado o Conselho Permanente da medalha presidido pelo vice-governador do Estado. Farão parte ainda do conselho os secretários de Governo, de Casa Civil e Relações Institucionais e de Planejamento e Gestão, além do advogado-geral do Estado, do presidente da Fundação João Pinheiro e diretor da Escola de Governo.

Membros convidados também participarão do conselho. Nesse caso será convidado um representante do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, da Faculdade de Direito da UFMG, do Instituto Mineiro de Direito Administrativo, da Ordem dos Advogados do Brasil e da família do professor Paulo Neves.

Ao conselho, compete deliberar sobre a concessão da medalha e suas especificações.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Governador participa da abertura do Congresso Brasileiro de Direito do Terceiro Setor

O governadorAntonio Anastasia participou, nesta quinta-feira (15), da abertura da primeira edição do Congresso Brasileiro de Direito do Terceiro Setor. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Público, o encontro acontece nesta quinta e sexta-feira, em Belo Horizonte, e conta com o apoio do Governo de Minas.

“O terceiro setor é uma corrente que veio de maneira definitiva em prol do desenvolvimento e da inserção social. O debate realizado a partir desse Congresso vai lançar ainda mais luz sob o assunto de tal modo que tenhamos um avanço cada vez mais significativo nessas parcerias. Isso é fundamental para que tenhamos condições de avançar nessas políticas públicas, especialmente as de cunho social, aonde a sociedade se organiza e se projeta de modo muito mais efetivo”, ressaltou Antonio Anastasia durante seu pronunciamento.

O congresso está reunindo, nos dois dias de palestras e debates, juristas, administradores públicos e privados, além de gestores de entidades do terceiro setor, para avaliar a atuação dessas entidades no Brasil e as parcerias firmadas com Estado e com a iniciativa privada. Os participantes debatem também o crescimento do terceiro setor em atividades voltadas à defesa e à promoção dos direitos sociais.

O evento homenageou o procurador Tomaz de Aquino Rezende, que é coordenador do Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor do Ministério Público de Minas Gerais. Também participaram da abertura do Congresso a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público, Paulo Modesto e a controladora geral de Belo Horizonte, Cristiana Fortini.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Governo de Minas vai usar programa de TV e internet para reforçar conteúdo dos alunos que participarão do Enem

Conforme informou o governador Antonio Anastasia, em pronunciamento feito nesta segunda-feira (29), a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai alcançar os estudantes mineiros também via televisão. A Secretaria de Estado de Educação (SEE)e a Rede Minas estão preparando, em parceria, uma série de “pílulas” e programas televisivos para auxiliar os alunos do 3º ano a estudar para o exame.

Já a partir do dia 12 de setembro, serão inseridos programetes com dicas na grade da Rede Minas. Batizados de Plantão Enem, eles terão dois minutos de duração e serão veiculados de segunda a sexta-feira, com orientações de estudo sobre todas as disciplinas do ensino médio. A partir do dia 17, aos sábados, será transmitido o Plantão Enem ao Vivo, que também visa contribuir para a preparação dos alunos.

Os estudantes poderão enviar suas dúvidas, que serão respondidas por especialistas. O Enem acontece nos dias 22 e 23 de outubro e os programas serão exibidos até a véspera da prova, também pelas retransmissoras da Rede de Minas, em mais de 700 cidades mineiras, e pelos mais de mil pontos do Canal Saúde, instalados em escolas e superintendências regionais de ensino.

Roteiro educativo

A SEE está reunindo especialistas nos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) do ensino médio para orientar o roteiro dos 36 programetes que serão produzidos. Os especialistas vão selecionar temáticas recorrentes no exame, apresentar dicas e indicar outras fontes de pesquisa, como sites, livros, blogs e filmes.

“Será uma forma de complementar o conteúdo da escola. A intenção é despertar o interesse dos estudantes para outras fontes de estudo”, explicou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza.

Serão veiculados ainda cinco programas semanais, com duração de uma hora e participação dos estudantes. A ideia é que os alunos do ensino médio enviem suas dúvidas por telefone e internet. Os especialistas nos CBCs vão selecionar algumas questões e responder ao vivo.

“Vamos incentivar ao máximo a participação dos estudantes. Assim que a programação estiver pronta, vamos divulgar nas escolas, para que todos possam participar”, explica Raquel Elizabete. A exibição começa no dia 17 de setembro.

As disciplinas serão divididas de acordo com a área de conhecimento, como acontece no Enem. Dessa forma, cada programa terá um tema específico e reunirá especialistas de disciplinas que dialogam entre si. As dúvidas de História e Geografia, por exemplo, serão respondidas no mesmo programa.

Reforço virtual

Além de sintonizar os programas pela televisão, os estudantes do ensino médio terão a oportunidade de acessar o conteúdo pela internet. Todos os programas e programetes serão disponibilizados no site da Secretaria de Estado de Educação.

Além disso, serão disponibilizados conteúdos produzidos em programas da Rede Minas que possam servir como fonte de estudos, como uma reportagem ou documentário que tenha relação com temas do ensino médio, por exemplo.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Anastasia sanciona lei que extingue aposentadoria de ex-governadores

O governador Antonio Anastasia sancionou nessa terça-feira (16) a Lei nº 19.575, que extingue a concessão de pensão vitalícia a ex-governadores do Estado, suas viúvas ou filhos. As pensões eram concedidas aos ex-governadores que requeriam o recebimento, baseado na Lei nº 1.654, de 1957. A lei sancionada por Anastasia foi publicada na edição desta quarta-feira (17) do Minas Gerais, Órgão Oficial dos Poderes do Estado.

A nova lei também prevê que o nome de beneficiário de pensão vitalícia e o valor correspondente ao benefício poderão ser informados a qualquer cidadão mediante requerimento fundamentado. Ela passa a vigorar a partir desta quarta-feira. O projeto da lei foi proposto pelo governador e enviado à Assembleia Legislativa de Minas no dia 7 de fevereiro deste ano.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Governador Antonio Anastasia participa da inauguração do Centro de Distribuição da Itambé

O governador Antonio Anastasia participou, nesta quarta-feira (20), da solenidade de inauguração do Centro de Distribuição da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), dona da marca Itambé, em Pará de Minas, no Centro-Oeste do Estado.

Com investimentos de R$ 30 milhões, o Centro de Distribuição José Pereira Campos Filho atenderá a capital e todo o interior de Minas Gerais, os demais estados do Sudeste e algumas cidades da região Centro-Oeste. A nova unidade irá gerar 120 empregos.


“O novo Centro é um feito muito positivo, é um estabelecimento grandioso, construído em um tempo recorde, menos de nove meses, que já conta com muitos empregados. A Itambé é uma marca mineira por tradição já com tantas décadas e certamente vamos continuar desenvolvendo para que a Itambé se consolide cada vez mais como uma experiência muito exitosa e bem sucedida de cooperativismo em Minas e no Brasil”, destacou o governador em entrevista.


Mais investimentos
A construção do Centro de Distribuição faz parte do projeto de expansão da fábrica da Itambé em Pará de Minas, de R$ 100 milhões, cujo protocolo de intenções foi assinado com o Governo de Minas em dezembro de 2010. O investimento vai gerar a criação de 300 empregos diretos e três mil indiretos.


O projeto começou a ser implementado em novembro do ano passado e tem conclusão prevista para junho de 2013, quando terá capacidade instalada de produção de 33 milhões de litros por mês, diante dos 19 milhões de litros atualmente produzidos por mês. Haverá aumento na produção de todas as linhas: leite longa vida, bebida láctea, creme de leite, iogurte, coalhada, leite fermentado, queijo petit suisse e requeijão.


O presidente da Itambé, Jacques Gontijo, falou sobre os benefícios dos novos investimentos na unidade da fábrica de Pará de Minas, destacando o apoio do Governo de Minas para a concretização do empreendimento.


“Vale destacar a atenção do Governo de Minas ao setor de leite e derivados, que sempre encaminha soluções para aumentar a capacidade competitiva da cadeira produtiva do leite mineiro. Isso nos estimula a investir em Minas, Estado que deu origem à nossa Itambé e onde estão 29 das 31 de nossas cooperativas”, ressaltou o presidente.


Também participaram da solenidade o ex-presidente da Itambé, José Pereira Campos Filho, homenageado com o nome do novo Centro de Distribuição, o prefeito de Pará de Minas, José Porfírio de Oliveira, o presidente da Faemg, Roberto Simões, e lideranças políticas e empresariais da região.


Incentivos

O governador assinou, em dezembro de 2010, decreto com medidas tributárias de proteção ao setor leiteiro. Para assegurar a competitividade da cadeia leiteira mineira, o leite e derivados produzidos fora do Estado, que até então tinham isenção do ICMS, passaram a ser tributados, respectivamente, com alíquota de 12% e 18%. O leite pasteurizado e leite UHT e os derivados de leite produzidos em Minas Gerais e comercializados no varejo continuaram isentos do imposto. Além disso, a isenção do ICMS passou a ser ampliada também para o setor de distribuição do leite no Estado.


“Em matéria de certificação, de qualificação, de infraestrutura, de incentivos tributários da competência do Estado, ou seja, tudo o que tiver ao alcance do Estado, e já fizemos boa parte em dezembro, queremos discutir com os produtores e com a cadeia produtiva do leite, seguindo o objetivo de sempre agregar valor ao leite produzido em Minas”, disse Antonio Anastasia.
Fórum do Leite

A exemplo do Fórum do Café, o governador promoverá em breve a instalação do Fórum do Leite, que terá o objetivo de valorizar e fortalecer a produção e os produtores mineiros de leite, criando novas oportunidades de negócio.


O Governo de Minas já mantém, desde o final de 2005, o Minas Leite - Programa de Incentivo à Cadeia Produtiva do Leite no Estado - que leva aos pecuaristas de pequenas propriedades orientações sobre gerenciamento e técnicas de baixo custo para aumento da produtividade.
Atualmente, o programa presta assistência gratuita, por intermédio de 282 técnicos da Emater-MG, a 600 propriedades, em 173 municípios, que são usadas como unidades demonstrativas para difusão das tecnologias aplicadas. Cada propriedade serve de referência para dez outras, ou seja, o alcance atual do Minas Leite é de quase seis mil propriedades leiteiras. Até o final de 2011 serão 1.000 propriedades incorporadas ao programa.Minas Gerais possui a maior bacia leiteira do país e é responsável por 28% da produção nacional, com 7,9 bilhões de litros de leite por ano. A pecuária leiteira é desenvolvida em aproximadamente 280 mil propriedades do Estado e está presente em quase todos os municípios mineiros.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Anastasia participa de missa em homenagem ao ex-presidente Itamar Franco


O governadorAntonio Anastasia assistiu, nesta sexta-feira (8), à missa de Sétimo Dia do falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na capela do Palácio dos Despachos.

Também participaram da celebração o vice-governador Alberto Pinto Coelho; o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; a presidente do Servas, Andrea Neves; o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e da Casa Civil, Maria Coeli; o presidente da Cemig, Djalma Morais; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; o procurador Jarbas Soares Júnior; e deputados, lideranças políticas e empresariais.

Homenagem

Antes da cerimônia, o governador afirmou, em entrevista, que encaminhará projeto de lei à Assembleia Legislativa dando o nome do ex-presidente Itamar Franco ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo.

“Eu orientei a Secretaria da Casa Civil a encaminhar, até a semana que vem, um projeto à Assembleia Legislativa dando o nome do presidente Itamar ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, que foi uma das suas grandes inspirações enquanto governador de Minas”, afirmou.

O Aeroporto Regional começou a ser construído quando Itamar Franco foi governador de Minas (1998-2001). Nos últimos anos, o Governo de Minas investiu R$ 12,4 milhões na sua modernização para permitir pouso e decolagem de aviões de grande porte. As obras estão concluídas e o aeroporto totalmente remodelado deverá entrar em operação em agosto deste ano.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Coca-Cola investe em nova fábrica em Minas Gerais

Grupo mexicano Femsa anunciou ontem investimentos de R$ 250 milhões na unidade, que deverá estar pronta em 2013

A Coca-Cola Femsa vai investir R$ 250 milhões na construção de uma nova fábrica de refrigerantes em Minas Gerais. A previsão é que a unidade entre em operação em 2013. O protocolo de intenções foi assinado ontem (04) pelo presidente da empresa no Mercosul, Miguel Angel Peirano e o governador Antonio Anastasia (PSDB), no Palácio Tiradentes.

“É a primeira fábrica em que a Coca-Cola Femsa está investindo desde sua chegada ao Brasil”, afirmou o executivo argentino. O local de instalação da planta – em uma área de cerca de 300 mil metros quadrados – ainda será definido, levando-se em conta principalmente a logística e recursos para a sustentabilidade ambiental do empreendimento, segundo Peirano

A nova fábrica deverá atender à demanda de todo Estado e elevar em 47% a atual capacidade instalada na unidade de Belo Horizonte, de 1,4 bilhão de litros/ano. Com o investimento, até 2015 a Coca-Cola Femsa terá capacidade anual instalada para produção de 2,1 bilhões de litros de refrigerantes. “Com essa nova fábrica, alcançaremos nossa meta produtiva”, ressaltou o executivo. “O consumo está aqui.”

O mercado mineiro, para ser abastecido, depende atualmente de produtos fabricados em outros Estados. Após a nova unidade entrar em operação, a fábrica na capital será programada para funcionar como um centro de logística dos produtos da marca Coca-Cola em Minas.

O empreendimento, de acordo com a empresa, adotará padrões de sustentabilidade ambiental durante a construção e operação, com uso responsável de água e eficiência energética. “É uma fábrica que vai estar no limite da tecnologia”, disse Peirano. “Será uma das fábricas mais adiantadas do sistema Coca-Cola não só no Brasil, mas em todo o mundo.”

Durante as obras, a previsão é que sejam criados cerca de 500 empregos diretos. Os executivos da Coca-Cola Femsa não estimaram quantos empregos serão gerados após a unidade entrar em operação. Atualmente, a empresa emprega 3,6 mil pessoas somente em Minas Gerais e um total de 15 mil no País.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, disse que o governo concederá benefícios tributários, mas garantiu que o Estado não precisou entrar na “guerra fiscal” para atrair o investimento. “Não fugiu do normal”, assegurou.

Franquia. Pertencente ao Grupo Fomento Econômico Mexicano S/A (Femsa), a Coca-Cola Femsa é uma franquia internacional da Coca-Cola, com 30 fábricas em países latino-americanos – além do Brasil, está no México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela e Argentina. No território nacional, a empresa atua nos Estados de Minas, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Nas operações da divisão Mercosul (que engloba Brasil e Argentina), a Coca-Cola Femsa registrou um crescimento de 18,2% no primeiro trimestre de 2011 em relação a igual período do ano passado. O faturamento foi de 9,345 milhões de pesos mexicanos, ou cerca de US$ 107,4 milhões.

O volume de vendas nas operações do Brasil e da Argentina cresceu 6,6% em comparação com o mesmo trimestre de 2010. Conforme informações da empresa, o resultado foi impulsionado por um aumento de 6% na categoria de bebidas carbonatadas e de 29% na categoria de não carbonatados.

Crescimento

2,1 bilhões
de litros por ano será a capacidade de produção da Femsa em Minas Gerais com a entrada em funcionamento da nova fábrica

6,6%
foi o crescimento das vendas de bebidas da empresa no primeiro trimestre na unidade Mercosul, que engloba Brasil e Argentina


Fonte: Eduardo Kattah – O Estado de S.Paulo

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Antonio Anastasia se encontra com representantes do Sicepot


O governador Antonio Anastasia se reuniu com representantes do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot), na sede da entidade, na noite dessa terça-feira (03/08). Durante o encontro, o governador, que estava acompanhado do candidato a vice, deputado Alberto Pinto Coelho, apresentou as suas principais propostas, recebeu sugestões para seu plano de governo e respondeu a perguntas dos empresários da construção pesada.


Fonte: Coligação "Somos Minas Gerais

terça-feira, 13 de julho de 2010

TRE retira multa aplicada a Antonio Anastasia: não houve campanha eleitoral antecipada


Tribunal reverte multa aplicada a Anastasia

Por cinco votos a um, o Plenário do TRE-MG, na sessão desta segunda-feira (12), reverteu decisão do desembargador Brandão Teixeira que, em junho deste ano, havia multado em R$ 5 mil o candidato à reeleição ao governo do Estado, Antônio Augusto Anastasia (PSDB), por suposta propaganda eleitoral extemporânea no site do Governo do Estado.

Os juízes levaram em consideração o voto do juiz Maurício Torres, que ressaltou que, "no caso específico, não ficou caracterizada a propaganda eleitoral antecipada. A matéria atribuída por ilícita não faz menção, mesmo que indireta ou subliminar, a voto ou a campanha eleitoral, uma vez que, nela, inclusive, o recorrente, não mencionou a plataforma e o projeto de governo".

O relator do processo, desembargador Brandão Teixeira, ao analisar a representação proposta pelo PMDB contra o governador, havia avaliado que “a veiculação de notícia de ação administrativa futura do pré-candidato Antônio Anastasia, em análise perfunctória, serviria à propagação de seu ideário político com visível possibilidade de captação de votos”. Teixeira, além da multa, havia determinado a imediata retirada de trechos de entrevista do peessedebista do sítio do governo do Estado.


Processo relacionado: 314986.


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Governo de Minas entrega mais 384 casas em três regiões do Estado


O Governo de Minas entrega, entre os dias 24 e 30 de junho, mais 384 casas construídas pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG). Elas beneficiam igual número de famílias com renda mensal de 1 a 3 salários mínimos e resulta do investimento de R$ 10,29 milhões feito em sete municípios de três regiões do Estado.

Os maiores conjuntos dessa série de inaugurações são o Conjunto Habitacional Alessandra Vicintin, com 80 unidades, em Bocaiúva, no Norte de Minas, e o Conjunto Habitacional Ouro Fino, com 95 casas, em Riacho dos Machados, também no Norte do Estado. Ainda na região, também serão liberadas as chaves das 30 casas do Conjunto José Pedro da Fonseca, em Fruta de Leite. As 384 famílias beneficiadas moram nas três cidades do Norte de Minas, bem como em Cruzeiro da Fortaleza, no Alto Paranaíba; Lambari, Ilicínea e Divisa Nova, no Sul de Minas.

Em Fruta de Leite, o conjunto será entregue no dia 26 de junho, às 10 horas; em Riacho dos Machados, dia 27, às 11 horas; e em Bocaiúva, o conjunto será entregue no dia 30 de junho, às 15 horas. Em todas essas solenidades comparecerá o presidente da Cohab/MG, Mauro Brito.

Norte

O Governo de Minas já investiu pelo Programa Lares Geraes – Habitação Popular, o total de R$ 53,5 milhões na construção de 2.662 casas, das quais 2.482 já terão sido entregues neste sábado (26) e domingo (27) e no dia 30 de junho.

Durante as obras executadas na região pela Cohab/MG, foram gerados aproximadamente 3.300 empregos diretos e indiretos e um total de aproximadamente R$ 12,6 milhões em salários e renda indireta. Apenas neste ano, a Cohab/MG já entregou no Norte de Minas 150 casas, sendo 50 casas em cada um destes municípios: Porteirinha, Patis e São João do Paraíso.

Esses empreendimentos fazem parte do Lares Geraes – Habitação Popular, que tem um total de 25.049 casas entre entregues, concluídas e em construção. O programa é realizado desde meados de 2005 e já investiu mais de R$ 566 milhões em habitação de interesse social, que atende a famílias com renda de um a três salários mínimos.

A casa

As casas construídas pela Cohab/MG têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço coberta perfazendo um total de 36,27 m² de área construída em um terreno que tem, no mínimo, 200 m². As famílias atendidas são formadas por quatro pessoas e têm, em sua maioria, renda de um salário mínimo. Para as pessoas com deficiência atendidas pelo Lares Geraes, a Cohab/MG constrói casa especial, com 51 m², adaptada ao acesso e locomoção do cadeirante.

Benefícios

Além de pagar por uma casa construída dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) metade do custo da construção, o mutuário da Cohab/MG que tem renda de 1 salário mínimo, não gasta na prestação mais que 20% do salário mínimo. A Cohab/MG calcula o valor da prestação levando em consideração fatores socioeconômicos, como a renda e o tamanho da família. Além disso, aquele que paga as suas prestações em dia faz jus ao Bônus de Pontualidade, como uma forma de redistribuir renda e incentivar o pagamento das prestações e contribuir para a continuidade do Programa Lares Geraes – Habitação Popular.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Governador Antonio Anastasia entrega Prêmio Bom Exemplo de responsabilidade social


O governadorAntonio Anastasia entregou, nesta terça-feira (13), o Prêmio Bom Exemplo, da TV Globo Minas, para a costureira Maria José Ocelli Costa. Há 30 anos, ela produz enxovais de bebê para mães pobres. Seu gesto voluntário foi escolhido, entre cinco finalistas, como a ação social mais importante realizada por pessoas físicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O prêmio é uma iniciativa da TV Globo Minas em parceria com a Fundação Dom Cabral com o objetivo de promover ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância do prêmio.

“Temos exemplos dos mais vigorosos da cidadania, da solidariedade, do afeto, do carinho e do amor ao próximo. Exemplos que inspiram o nosso cotidiano. Tenho certeza que todos são merecedores e esse gesto deve ser copiado, difundido e defendido”, afirmou o governador em seu pronunciamento.

Aos 69 anos, Maria José Ocelli Costa disputava o prêmio com cinco finalistas. Para produzir as centenas de roupas de crianças, a costureira recebe ajuda de voluntárias. Todo o material utilizado, como linhas, tecidos e retalhos é originado de doações. Ao todo, concorreram ao prêmio 200 iniciativas, entre elas, ações nas áreas social, cultural, de esportes, de patrimônio e de sustentabilidade em suas comunidades. O Prêmio Bom Exemplo foi amplamente divulgado pela emissora e as iniciativas sociais foram mostradas à população que pôde escolher o vencedor por votação em urnas eletrônicas.

Entre os finalistas estavam o casal Rosa Almeida e José Almeida, de Contagem, que há 48 anos cuida da rua onde mora, varrendo e pintando as guias da calçada; o borracheiro Marcos Túlio Damascena, de Sabará, que criou uma biblioteca dentro da borracharia do pai; o escoteiro Matheus de Oliveira Portilho e Silva, de Belo Horizonte, que promove uma campanha para recolher pilhas usadas em garrafas pet; e a cabeleleira Dora Lúcia Alves da Silva, de Belo Horizonte, que ensina o seu ofício a adolescentes e presidiárias.