quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Aécio Neves propõe no Senado mudança nos royalties do minério
sábado, 14 de maio de 2011
Aécio propõe discussão sobre a correção da divida de Minas; oposição tenta distorcer os fatos para prejudicar o debate:
Para quem quer conhecer mais sobre o assunto:
Artigo da Renata Vilhena: Jornal O Tempo
Resposta do PSDB às mentiras da Campanha 2010: Mentiras
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Investimento.BH terá ônibus que circulará pelas principais atrações das regiões Centro-Sul e Pampulha.Copa de 2014 impulsiona ideia parada há anos.
Turistas perdidos em busca de informação e transporte público, como os que a reportagem de O TEMPO mostrou na última segunda-feira, devem ser cenas do passado em Belo Horizonte. Pelo menos é o que promete a empresa de turismo municipal, a Belotur, que vai aproveitar o fato de a cidade ser uma das sedes da Copa de 2014 para atrair parceiros e colocar em prática diversos projetos que estão parados ou engavetados.
“Há problemas na cidade e a Belotur conhece todos eles. A hora de resolver é agora, com a Copa”, diz a diretora de promoção turística da empresa, Ana Paula de Azevedo. Um dos projetos que devem sair do papel é o do ônibus turístico, que terá sua primeira rota ainda em 2011. O projeto é de 2006, mas, na primeira licitação, não houve interessados. Agora, com a perspectiva do grande número de visitantes que a Copa trará, a linha já foi licitada. O primeiro roteiro será o Centro-Sul, que vai levar os visitantes a locais como as praças da Liberdade e da Estação, Museu Histórico Abílio Barreto, Mercado Central, a região da Savassi e os parques Municipal e das Mangabeiras.
Em 2012 deve começar a funcionar a rota da Pampulha. “Vai ser importante para fazer a união entre os pontos turísticos lá. Hoje, o visitante vai à igreja de São Francisco e não consegue chegar ao museu”, diz o diretor presidente em exercício da Belotur, Arthur Vianna.
O ônibus terá ar-condicionado e será equipado com um GPS que identifica o local por onde ele passa e transmite informações sobre os principais pontos. A passagem deve custar de R$ 10 a R$ 15. Ainda não foi definido quantos ônibus circularão na cidade.
Totens. Também neste ano, a cidade ganhará 50 totens em pontos estratégicos, como aeroportos, rodoviárias e atrativos turísticos. Neles, haverá informações sobre hoteis, restaurantes, programação cultural e locais de visitação. Os totens devem suprir a carência de informações nesses locais. Em 2012, serão instalados mais cem totens.
Nas ruas
Cidade terá nova sinalização até 2012
A sinalização de trânsito, turística e interpretativa (com informações sobre pontos importantes) de Belo Horizonte será renovada até o final de 2012. A BHTrans está desenvolvendo um projeto que prevê placas em português, inglês e espanhol.
No caso dos pontos turísticos, haverá placas também em braile. Segundo a Belotur, a nova sinalização vai atender às necessidades da Copa do Mundo e também às mudanças pelas quais a cidade passou nos últimos tempos, como as obras nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado e a transferência do governo do Estado para a Cidade Administrativa.
“Na praça da Liberdade, por exemplo, vai mudar tudo, porque ali deixou de ser o centro administrativo doEstado para virar um centro cultural”, diz a diretora de promoção turística da Belotur, Ana Paula de Azevedo. Desde 2005 foram investidos R$ 1,3 milhão na sinalização de Belo Horizonte, em convênio com o Ministério do Turismo.
A colocação das novas placas deve melhorar a vida de turistas e dos próprios moradores. “Até quem mora em Belo Horizonte desde que nasceu se confunde quando precisa ir a algum lugar que não conhece bem. Em termos de sinalização, a cidade está repleta de ?pontos de adivinhação?”, escreveu o leitor Sergio Pereira ao portal O TEMPO Online. (APP)
Fonte: O Tempo
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Tucanos se articulam pela vice-presidência da Câmara dos Deputados

Enquanto os tucanos se articulam para ter o ex-governador Aécio Neves (PSDB) como líder da oposição no Senado, na Câmara dos Deputados, a briga do PSDB será pela primeira vice-presidência ou secretaria-geral da Mesa Diretora. “Vamos reivindicar ser essa terceira opção na Casa. Queremos proporcionalidade com equilíbrio de poder entre os partidos de maior representatividade”, disse o presidente do PSDB mineiro, o deputado federal Nárcio Rodrigues. Segundo ele, no início de dezembro, deputados e lideranças tucanas se reunirão em Brasília para discutir o futuro do partido no próximo governo.
Nárcio evitou confirmar o nome de Aécio como candidato a líder da oposição no Senado. “Conversei com ele ontem (segunda-feira), e ele me disse que não quer brigar por nenhum título, como o de líder. Mas é claro que, com a vitória expressiva que teve em Minas Gerais, saiu fortalecido e será uma voz natural da oposição no Congresso. Toda agenda e pauta do país passará por ele nos próximos anos”, afirmou o deputado. Para ele, uma das principais bandeiras do ex-governador no Senado será um pacto federativo. “É um absurdo os estados terem que mendigar para a União por causa do atual sistema de distribuição de tributos”, disse Nárcio.
Além de líder da oposição, o nome do ex-governador mineiro já foi cotado para presidência do Senado, inclusive por aliados governistas, como o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). Nos bastidores, tucanos confessam que a ideia seria “ousadia” demais, uma vez que o posto é a menina dos olhos do PMDB, que elegeu a maior bancada e tem três candidatos ao posto – o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (AL); o ex-ministro das Minas e Energia Edison Lobão (MA); e o recém-eleito Eunício Oliveira (CE). No sábado, por meio de nota, Aécio negou qualquer articulação que visasse uma eventual candidatura à presidência do Senado. Ele garantiu que não pretende presidir a Casa neste mandato em respeito ao critério de proporcionalidade, que preconiza que as forças partidárias majoritárias assumir a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado.
A respeito da declaração do ex-governador sobre uma necessidade de “refundação do PSDB” para “recuperar a identidade” do partido, Nárcio disse que a proposta de Aécio é “nacionalizar” a sigla, que tem, historicamente, maior representatividade em São Paulo. “Não queremos acabar com os paulistas ou excluí-los. Até porque a experiência deles é interessante”, amenizou o deputado federal ao ser questionado sobre as divergências entre os tucanos paulistas e mineiros depois da eleição de Dilma Rousseff (PT). Ontem, Nárcio almoçou com o deputado federal reeleito Marcus Pestana (PSDB), em restaurante próximo à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para comemorar a vitória dos tucanos em Minas.
Para Pestana (PSDB), o partido passa por um momento de reformulação depois da derrota na disputa pela Presidência da República. Segundo ele, não é momento de as lideranças tucanas mineiras e paulistas se desentenderem, mas de alinhar o discurso. “Todo partido que sai derrotado das urnas tem que avaliar o que errou e o que pode mudar. O PSDB está passando por um momento de reconstrução. É nessa linha que falamos sobre uma nacionalização do partido”, disse.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Ao lado de Aécio Neves, Anastasia anuncia incentivos para o desenvolvimento da Zona da Mata

Em visita a Muriaé e Manhuaçu, governador afirmou que novos empregos serão gerados nas cadeias do café e leite e na indústria, setores tradicionais na região
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, visitou Muriaé e Manhuaçu, na Zona da Mata, nesta quarta-feira (08/09) ao lado dos candidatos ao Senado da Coligação “Somos Minas Gerais”, ex-governador Aécio Neves e ex-presidente Itamar Franco. Anastasia garantiu que, reeleito, criará as Zonas de Desenvolvimento Regional na região da Zona da Mata para atrair mais empresas e empregos relacionados aos setores tradicionais da economia local, como a indústria pesada e as cadeias do leite e do café. Nas Zonas de Desenvolvimento Regional, empresas que se apoiam nas vocações econômicas específicas de cada região receberão incentivos do Governo do Estado.
O governador Antonio Anastasia destacou que, nos últimos anos, a preocupação do Governo do Estado foi com a modernização da infraestrutura da Zona da Mata, fundamental para a atração de novas empresas. De 2003 a 2009, o Governo de Minas aplicou R$ 11,8 bilhões na região, em investimentos em estradas, aeroportos; construção, reforma e modernização de escolas, hospitais e postos de saúde; cursos de ensino profissionalizante para jovens, além de ampliação dos serviços de tratamento de água e esgotamento sanitário.
“Temos a obsessão de trazer mais empregos de qualidade e, para isso, nosso programa de desenvolvimento regional que, certamente, vai beneficiar muito a Zona da Mata, não só agregando valor ao café – produto importantíssimo aqui da região -, como ao leite e, é claro, sempre trazendo indústrias que possam ser âncoras de uma cadeia produtiva, gerando empregos. A infraestrutura necessária para esse ambiente foi feita ao longo dos últimos anos, pelo governador Aécio e, agora, na minha continuidade, com o objetivo de trazer mais empregos para a região”, disse Antonio Anastasia, em entrevista, durante visita a Manhuaçu.
Fundo Estadual do Café
Anastasia também reafirmou que, reeleito, implantará em Minas o Fundo Estadual do Café para garantir a renda dos cafeicultores, evitando perdas provocadas pelo excesso de oferta e queda de preços do produto. Minas é o maior produtor (23 milhões de sacas neste ano) e exportador de café do Brasil, gerando 1,2 milhão de empregos diretos. A Zona da Mata responde por quase 30% da produção estadual de café. A cidade de Manhuaçu foi a 4ª maior produtora do Estado, em 2009.
“Vamos criar em Minas o Fundo Estadual do Café com recursos do Tesouro do Estado. O objetivo é exatamente ajudar o cafeicultor. Isso está no nosso Plano de Governo. Sabemos que o grosso da política é nacional, mas o Estado pode colaborar não só naquilo que já faz hoje, assistência técnica, tecnológica, mas também pode, com esse Fundo do Café, ajudar nas questões de garantia e do seguro. Ajudando, especialmente, no momento da queda do preço”, explicou Anastasia.
Continuidade dos avanços
Em Muriaé e Manhuaçu, Anastasia, Aécio e Itamar foram seguidos por milhares de apoiadores em carreatas e caminhadas que fizeram pelas duas importantes cidades da Zona da Mata. O ex-governador Aécio Neves destacou que a reeleição de Anastasia significa a continuidade dos avanços obtidos por Minas Gerais nas áreas econômicas e sociais nos últimos anos.
“Minas caminha para decidir não apenas uma eleição, mas o seu próprio destino. A política é a arte da solidariedade. E estamos aqui agora reafirmando esse nosso compromisso com toda a Zona da Mata, de continuar trazendo investimentos que busquem mais empregos de qualidade. Minas vem sendo, proporcionalmente, o estado que mais emprega no Brasil. Nosso PIB vem crescendo mais que a média. Voltamos a ter a melhor educação fundamental do Brasil, segundo o MEC. Há um conjunto virtuoso de ações ocorrendo em Minas que queremos que tenha continuidade com a eleição do governador Antonio Anastasia. Não podemos interromper esse ciclo tão positivo por que passa Minas”, disse Aécio Neves.
O ex-presidente Itamar Franco, tradicional líder político da Zona da Mata, pediu o voto dos mineiros dessa região para a reeleição de Antonio Anastasia. Para ele, o apoio da região é fundamental para que Anastasia saia vitorioso nas eleições de 3 de outubro.
“Ao longo de minha vida pública sempre estive aqui. Hoje, tenho a alegria de estar acompanhando Aécio e Anastasia. Dentro do plano geral, a candidatura está indo bem. Segundo pesquisas, já ultrapassou o outro candidato. Vamos nessa caminhada final, que dependemos muito da nossa região da Zona da Mata”, disse o ex-presidente.
Recepção nas ruas
A visita dos candidatos nesta quarta feira à Zona da Mata começou pela cidade de Muriaé. Logo que desembarcaram na cidade, Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco participaram de carreata, acompanhados do ex-ministro e ex-embaixador de Cuba, Tilden Santiago, segundo suplente de Aécio Neves na chapa ao Senado Federal.
Anastasia, Aécio e Itamar também fizeram caminhada pela rua Dr. Silveira Brum, onde moradores e comerciantes saíram às ruas para ver de perto os candidatos. Durante o percurso, eles pararam na lanchonete e restaurante Bate-Bocas. Eles tomaram água e refrigerante e brindaram à campanha da coligação “Somos Minas Gerais”. Em seguida, foram recepcionados na Praça João Pinheiro por cerca de 500 pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Um grupo de crianças presenteou os candidatos com o artesanato local e soltou balões coloridos.
Depois da visita a Muriaé, os candidatos seguiram para Manhuaçu onde também tiveram uma recepção entusiasmada da população. Assim que saíram do aeroporto, Anastasia, Aécio e Itamar foram seguidos por dezenas de carros até a Praça 5 de Novembro, no Centro da cidade. No quarteirão da rua Amaral Franco, eles fizeram caminhada com centenas de eleitores. Do alto dos prédios, os moradores promoveram uma chuva de pétalas de flores e papel picado em homenagem aos candidatos.
Lideranças Municipais
Os investimentos realizados pelo Governo de Minas na Zona da Mata foram destacados pelos prefeitos da região, inclusive de partidos que fazem parte de coligações adversárias. O prefeito de Miraí, Sérgio Luiz Resende (PMDB), afirmou que a principal razão para apoiar o governador Anastasia é a parceria desenvolvida entre o Governo do Estado e as prefeituras, sem distinção partidária.
“Estou com ele porque sei que estou trilhando o melhor caminho para os mineiros. Todos os municípios têm ligação asfáltica, telefonia celular, Programa de Saúde da Família (PSF). Não existe um município, dos 853 de Minas, que não teve apoio desse governo”, afirmou o prefeito.
O prefeito de Muriaé, José Braz (PP), também manifestou apoio à reeleição do governador para garantir a continuidade dos avanços obtidos nos últimos anos. “O melhor para Muriaé é Antonio Anastasia, com apoio de toda nossa população”, declarou.
O prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros (PSDB), afirmou que a Zona da Mata reconhece o esforço de Aécio Neves e do governador Antonio Anastasia em trazer mais desenvolvimento para a região.
“Tudo que tem na nossa região vem do governo estadual e tudo que vem do governo estadual tem a mão de Aécio Neves e de Anastasia. Se você vai a Lajinha, Durandé, Luisburgo, todos os lugares da nossa região têm asfalto, um sonho que a gente não acreditava que um dia poderia ser realizado. Manhuaçu não fica atrás. Já temos um pacote de obras de R$ 3 milhões que veio do governo estadual. Com certeza, o desenvolvimento chegou e vamos ter muito mais ainda se elegermos novamente Anastasia para o Governo do Estado”, afirmou.
O prefeito de Martim Soares, Valdimir Roela da Silva Júnior (PSDB), disse que os prefeitos da Zona da Mata estão empenhados para levar as propostas de Antonio Anastasia à população. “Vamos arregaçar as mangas para eleger Anastasia. O que é bom tem que continuar. A gente vai trabalhar com muita força e vontade para o governador Anastasia. Se a gente ficar contra o Anastasia estaremos na contramão, porque ele e Aécio colocaram Minas Gerais nos trilhos”, afirmou.
O prefeito de Sericita, Antônio Sérgio da Cruz (DEM), destacou a competência administrativa do governador que se empenhou para garantir recursos para obras de infraestrututura dos municípios. “Anastasia representa o que há de mais moderno na administração pública. Homem competente, foi o braço direito de Aécio Neves e fez uma administração muito boa nos últimos oito anos. Se nós temos asfalto hoje agradecemos ao Proacesso, que beneficiou muitas cidades na Zona da Mata”, disse.
Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”
segunda-feira, 12 de julho de 2010
"Coluna Anna Marina/EM ": A arte e a moda apoiam Antonio Anastasia
"Coluna Anna Marina/EM ": A arte e a moda apoiam Antonio Anastasia terça-feira, 29 de junho de 2010
Assembleia aprova plano de carreira e benefícios de professores que podem chegar até 104% de melhoria salarial
sábado, 3 de abril de 2010
Aécio Neves: “Tenho orgulho de ser político”
Entrevista revista VEJA
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Aécio se despede do governo com um "até breve"
AMÁLIA GOULART
sábado, 27 de março de 2010
Aécio e Anastasia anunciam investimentos no Vale do Mucuri
domingo, 21 de março de 2010
Aécio deixa o governo como referência de gestor público
Fonte: Otempo
quarta-feira, 17 de março de 2010
Anastasia e Aécio anunciam duplicação de avenida em Pouso Alegre
segunda-feira, 15 de março de 2010
Aécio Neves autoriza obra de novo acesso de Nova Serrana à BR-262
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Brasileiro do Ano
Aecio Blog
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Planalto protege Dilma
Fonte: Blog Lucia Hipolito
domingo, 27 de setembro de 2009
Aécio e Serra querem adiar escolha de nome
Os dois tucanos definiram uma estratégia para resistir à pressão
Natal. Os dois pré-candidatos do PSDB a presidente, governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, montaram uma ofensiva conjunta para resistir à pressão da cúpula do PSDB para antecipar a definição do tucano que vai disputar o comando do Planalto. O PSDB tem pressa de apresentar seu presidenciável ao eleitor e pressiona Serra para assumir logo que postula a cadeira do presidente Lula em 2010. Para driblar dirigentes nacionais e estaduais que querem forçar uma definição em outubro, Serra e Aécio decidiram reagir e fincar pé no cronograma inicial. Ambos trabalham para que a escolha se dê apenas em dezembro. "Tenho conversado muito com o Serra. Temos uma estratégia comum e estamos muito afinados", afirmou Aécio, destacando que os dois se falam "várias vezes por semana por telefone".
Eles foram as estrelas do quarto encontro nacional do PSDB, que levou tucanos de todos os Estados a Natal (RN) para discutir as propostas de educação e inclusão social que serão levadas aos palanques no ano que vem. "A angústia de escolher um candidato é muito mais do Palácio do Planalto do que do Bandeirantes e do Palácio da Liberdade", discursou Aécio. "Quem tem pressa é o governo; nós, da oposição, não temos", concordou Serra.
A direção partidária já identificou a resistência da dupla, mas não se dá por vencida. Com o apoio velado de tucanos paulistas e até de mineiros, dirigentes de vários Estados insistem na tese de antecipar a apresentação do candidato e apostam que será possível lançar em novembro, no máximo, o nome do tucano que disputará o Planalto em 2010.
Nenhum dos dois quis assumir a candidatura, mas ambos comportaram-se como candidatos em campanha ontem. Além de reafirmarem que estarão juntos, quem quer que seja o escolhido, os dois procuraram exibir a unidade não só no seminário como no restaurante regional em que o tucanato se reuniu para um almoço no meio da tarde. Os dois governadores desfilaram pelas mesas lotadas e conversaram com eleitores.
Plano B
Aécio Neves e José Serra voltaram a dizer que um é o plano B do outro. Também descartaram a formação de uma chapa puro-sangue e evitaram falar em nomes para o posto de vice na chapa tucana
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Ciro sobre Serra: Aécio é um inocente
Imagine o que ele não vai fazer contra o Aécio .Um amigo navegante sugeriu voltar a tratar aqui de trechos da excelente entrevista que Ciro Gomes deu a Kennedy Alencar, na RedeTV .
Por exemplo, sobre a relação José Serra, Aécio Neves.. Ciro acha que Aécio Neves dá a impressão de ser um inocente diante do que José Serra é capaz de fazer.
Uma vez, numa sabatina na Folha (*), Ciro disse que Serra não tem escrúpulos, que é capaz de tudo, até de passar com um trator por cima da mãe.
Agora, a Kennedy Alencar, Ciro disse que Serra não tem limites para derrotar adversários.
Dá o seu próprio exemplo. Serra tenta por diversas vezes bloquear a conta salário de Ciro, por causa de uma declaração de Ciro.
Quer dizer, por um suposto delito de opinião, Serra tenta matar o adversário de fome.. Imagine, raciocinou Ciro, o que Serra não pensa em fazer contra Aécio.
Ciro deu o exemplo de um artigo que chamou de “chocante”, no Estadão, de autoria de Mauro Chaves, de titulo “Pó pará, governador ?”.
Mauro Chaves é, sabidamente, um dos redatores do PiG paulista mais afinados com as idéias de Serra..
Eles (Serra e Fernando Henrique), segundo Ciro, representam a plutocracia da Avenida Paulista.. Sobre Fernando Henrique, disse Ciro:
Não tem apego à verdade.
É cínico.
Não tem nenhum apreço pelo povo ou pelo país.
Paulo Henrique Amorim
Fonte: Conversa Afiada - Paulo Henrique Amorim - 13/04/2009 - 12h09
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Aécio diz ter mais potencial que Serra
De acordo com os números apresentados aos parlamentares no Congresso, o governador mineiro, no caso de se tornar candidato do PSDB à Presidência, teria mais condições de assegurar e atrair votos.
"Quem conhece Aécio vota em Aécio", resumia o presidente do PSDB mineiro, deputado Paulo Abi-Ackel, na escolta política do governador.
terça-feira, 7 de abril de 2009
Governo de Minas e a produção do biodisel em Montes Claros
A estatal assinou um contrato com o Governo de Minas para comprar toda a mamona produzida pelos agricultores familiares do norte do estado.
Veja o Vídeo:
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Aécio defende agricultura familiar na produção de biodiesel
















