Mostrando postagens com marcador AÉCIO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador AÉCIO. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aécio Neves propõe no Senado mudança nos royalties do minério

Proposta de Aécio Neves aumenta royalties pagos a municípios produtores de minério
Senador defende mudanças na base de cálculo do benefício e põe fim à diferença entre royalties minerais e do petróleo

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) protocolou, nesta terça-feira (27/09), na Comissão de Infraestrutura do Senado, proposta que aumentará o valor da compensação financeira paga aos estados e municípios brasileiros pela atividade mineradora em seus territórios. A Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), o chamado royalty do minério, passaria a corresponder a 5% do faturamento bruto das empresas mineradoras. Atualmente, o ressarcimento aos municípios varia de 0,2% até 3% do lucro líquido das empresas.

A proposta do senador Aécio significará um aumento de até cinco vezes na compensação financeira paga aos municípios. O ex-governador defende ainda a criação de um fundo especial com recursos a serem distribuídos ao conjunto de municípios dos estados com atividade mineradora. Do total arrecadado com os royalties, 8% seriam distribuídos entre os municípios, independentemente de haver ou não atividade mineral. A mineração afeta praticamente todos os municípios do país, em razão da diversidade de produtos que podem ser extraídos.

A cadeia de serviços que gira em torno da atividade, como o transporte dos minerais, atinge mesmo municípios não produtores. Fim da diferença entre royalties mineral e do petróleo. Mais arrecadação para os municípios com atividade mineral Proposta do senador Aécio Neves aumentará em cinco vezes a compensação financeira para municípios com atividade mineral. A proposta de Aécio Neves foi apresentada como substitutivo ao projeto de lei do senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) e põe fim à diferença entre o cálculo dos royalties pagos aos municípios e estados produtores de petróleo e os royalties do minério.

A compensação feita aos produtores de petróleo chega a 10% do faturamento bruto. A proposta do senador Aécio determina também que, no caso de produtos minerais com cotação no mercado internacional (commodity), como o ferro, a base de cálculo não deverá ser inferior ao valor da sua cotação.

Caberá ao Ministério de Minas e Energia ou às Secretarias de Estado da Fazenda divulgar a cotação diária. Conheça as mudanças propostas pelo senador Aécio Neves sobre royalties do minério. Proposta do ex-governador de Minas aumenta cinco vezes compensação financeira paga a municípios com atividade mineral, muda base de cálculo dos royalties da mineração e estabelece mesmo tratamento dado aos royalties do petróleo.

sábado, 14 de maio de 2011

Aécio propõe discussão sobre a correção da divida de Minas; oposição tenta distorcer os fatos para prejudicar o debate:

Aécio propõe discussão sobre a correção da divida de Minas e dos estados, em entrevista publicada pelo jornal “Estado de Minas” de hoje.

Daqui a pouco a oposição, de má-fé, vai querer confundir isso com choque de gestão e déficit zero. Vamos lá pra quem quer entender o assunto de boa-fé.

O déficit zero, que significa o equilíbrio entre despesa e receita foi alcançado em Minas em 2004, e foi reconhecido por escrito pelo governo federal do PT e pelos organismos internacionais como Banco Mundial e Bid.

Segue um exemplo:
Antes do governo Aécio é como se tivesse uma pessoa que ganhasse 2 mil reais de salário mas gastasse todo mês 4 mil com suas despesas fixas, incluindo aí dividas com as prestações que precisava pagar.

Obviamente, como o dinheiro não dava, cada mês ela era obrigada a pedir mais empréstimos, a se endividar mais pra fazer frente aos seus compromissos mensais. E isso ia criando uma bola de neve.....

Pois bem, com Aécio e Anastasia, essa pessoa passou a ganhar 3 mil e as suas despesas mensais foram reorganizadas, os supérfluos foram cortados, as dividas renegociadas e as despesas foram reduzidas a 3 mil reais por mês.

Ou seja, o que a pessoa ganha agora é suficiente para pagar os seus compromissos mensais. Isso não quer dizer que ela pagou todo o saldo das prestações que tinha. Quer dizer que agora ela consegue pagar todas as suas prestações.

Isso é o déficit zero: o equilíbrio mensal entre a receita e os compromissos do mês.

O que Aécio denunciou, e tem sido denunciado por vários governadores de vários partidos é que o índice que vem reajustando as dívidas dos estados com a união é absurdo e por mais que os estados paguem em dia as prestações dessa dívida, o saldo devedor só faz aumentar...

Choque de gestão, copiado pela Dilma que acaba de convidar o empresário Gerdau que apoiou o processo em Minas, pra fazer igual no governo federal são as técnicas que levaram a alcançar esse equilíbrio, entre receita e despesa ao mesmo tempo em que foram ampliados e melhorados os investimentos e serviços públicos.


Para quem quer conhecer mais sobre o assunto:

Artigo da Renata Vilhena:  Jornal O Tempo

Resposta do PSDB às mentiras da Campanha 2010: Mentiras

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Investimento.BH terá ônibus que circulará pelas principais atrações das regiões Centro-Sul e Pampulha.Copa de 2014 impulsiona ideia parada há anos.

Turistas perdidos em busca de informação e transporte público, como os que a reportagem de O TEMPO mostrou na última segunda-feira, devem ser cenas do passado em Belo Horizonte. Pelo menos é o que promete a empresa de turismo municipal, a Belotur, que vai aproveitar o fato de a cidade ser uma das sedes da Copa de 2014 para atrair parceiros e colocar em prática diversos projetos que estão parados ou engavetados.

“Há problemas na cidade e a Belotur conhece todos eles. A hora de resolver é agora, com a Copa”, diz a diretora de promoção turística da empresa, Ana Paula de Azevedo. Um dos projetos que devem sair do papel é o do ônibus turístico, que terá sua primeira rota ainda em 2011. O projeto é de 2006, mas, na primeira licitação, não houve interessados. Agora, com a perspectiva do grande número de visitantes que a Copa trará, a linha já foi licitada. O primeiro roteiro será o Centro-Sul, que vai levar os visitantes a locais como as praças da Liberdade e da Estação, Museu Histórico Abílio Barreto, Mercado Central, a região da Savassi e os parques Municipal e das Mangabeiras.

Em 2012 deve começar a funcionar a rota da Pampulha. “Vai ser importante para fazer a união entre os pontos turísticos lá. Hoje, o visitante vai à igreja de São Francisco e não consegue chegar ao museu”, diz o diretor presidente em exercício da Belotur, Arthur Vianna.

O ônibus terá ar-condicionado e será equipado com um GPS que identifica o local por onde ele passa e transmite informações sobre os principais pontos. A passagem deve custar de R$ 10 a R$ 15. Ainda não foi definido quantos ônibus circularão na cidade.

Totens. Também neste ano, a cidade ganhará 50 totens em pontos estratégicos, como aeroportos, rodoviárias e atrativos turísticos. Neles, haverá informações sobre hoteis, restaurantes, programação cultural e locais de visitação. Os totens devem suprir a carência de informações nesses locais. Em 2012, serão instalados mais cem totens.

Nas ruas
Cidade terá nova sinalização até 2012
A sinalização de trânsito, turística e interpretativa (com informações sobre pontos importantes) de Belo Horizonte será renovada até o final de 2012. A BHTrans está desenvolvendo um projeto que prevê placas em português, inglês e espanhol.

No caso dos pontos turísticos, haverá placas também em braile. Segundo a Belotur, a nova sinalização vai atender às necessidades da Copa do Mundo e também às mudanças pelas quais a cidade passou nos últimos tempos, como as obras nas avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado e a transferência do governo do Estado para a Cidade Administrativa.

“Na praça da Liberdade, por exemplo, vai mudar tudo, porque ali deixou de ser o centro administrativo doEstado para virar um centro cultural”, diz a diretora de promoção turística da Belotur, Ana Paula de Azevedo. Desde 2005 foram investidos R$ 1,3 milhão na sinalização de Belo Horizonte, em convênio com o Ministério do Turismo.

A colocação das novas placas deve melhorar a vida de turistas e dos próprios moradores. “Até quem mora em Belo Horizonte desde que nasceu se confunde quando precisa ir a algum lugar que não conhece bem. Em termos de sinalização, a cidade está repleta de ?pontos de adivinhação?”, escreveu o leitor Sergio Pereira ao portal O TEMPO Online. (APP)


Fonte: O Tempo

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tucanos se articulam pela vice-presidência da Câmara dos Deputados


Enquanto os tucanos se articulam para ter o ex-governador Aécio Neves (PSDB) como líder da oposição no Senado, na Câmara dos Deputados, a briga do PSDB será pela primeira vice-presidência ou secretaria-geral da Mesa Diretora. “Vamos reivindicar ser essa terceira opção na Casa. Queremos proporcionalidade com equilíbrio de poder entre os partidos de maior representatividade”, disse o presidente do PSDB mineiro, o deputado federal Nárcio Rodrigues. Segundo ele, no início de dezembro, deputados e lideranças tucanas se reunirão em Brasília para discutir o futuro do partido no próximo governo.

Nárcio evitou confirmar o nome de Aécio como candidato a líder da oposição no Senado. “Conversei com ele ontem (segunda-feira), e ele me disse que não quer brigar por nenhum título, como o de líder. Mas é claro que, com a vitória expressiva que teve em Minas Gerais, saiu fortalecido e será uma voz natural da oposição no Congresso. Toda agenda e pauta do país passará por ele nos próximos anos”, afirmou o deputado. Para ele, uma das principais bandeiras do ex-governador no Senado será um pacto federativo. “É um absurdo os estados terem que mendigar para a União por causa do atual sistema de distribuição de tributos”, disse Nárcio.

Além de líder da oposição, o nome do ex-governador mineiro já foi cotado para presidência do Senado, inclusive por aliados governistas, como o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB). Nos bastidores, tucanos confessam que a ideia seria “ousadia” demais, uma vez que o posto é a menina dos olhos do PMDB, que elegeu a maior bancada e tem três candidatos ao posto – o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (AL); o ex-ministro das Minas e Energia Edison Lobão (MA); e o recém-eleito Eunício Oliveira (CE). No sábado, por meio de nota, Aécio negou qualquer articulação que visasse uma eventual candidatura à presidência do Senado. Ele garantiu que não pretende presidir a Casa neste mandato em respeito ao critério de proporcionalidade, que preconiza que as forças partidárias majoritárias assumir a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado.

A respeito da declaração do ex-governador sobre uma necessidade de “refundação do PSDB” para “recuperar a identidade” do partido, Nárcio disse que a proposta de Aécio é “nacionalizar” a sigla, que tem, historicamente, maior representatividade em São Paulo. “Não queremos acabar com os paulistas ou excluí-los. Até porque a experiência deles é interessante”, amenizou o deputado federal ao ser questionado sobre as divergências entre os tucanos paulistas e mineiros depois da eleição de Dilma Rousseff (PT). Ontem, Nárcio almoçou com o deputado federal reeleito Marcus Pestana (PSDB), em restaurante próximo à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para comemorar a vitória dos tucanos em Minas.

Para Pestana (PSDB), o partido passa por um momento de reformulação depois da derrota na disputa pela Presidência da República. Segundo ele, não é momento de as lideranças tucanas mineiras e paulistas se desentenderem, mas de alinhar o discurso. “Todo partido que sai derrotado das urnas tem que avaliar o que errou e o que pode mudar. O PSDB está passando por um momento de reconstrução. É nessa linha que falamos sobre uma nacionalização do partido”, disse.


Fonte: Jornal Estado de Minas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ao lado de Aécio Neves, Anastasia anuncia incentivos para o desenvolvimento da Zona da Mata


Em visita a Muriaé e Manhuaçu, governador afirmou que novos empregos serão gerados nas cadeias do café e leite e na indústria, setores tradicionais na região

O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, visitou Muriaé e Manhuaçu, na Zona da Mata, nesta quarta-feira (08/09) ao lado dos candidatos ao Senado da Coligação “Somos Minas Gerais”, ex-governador Aécio Neves e ex-presidente Itamar Franco. Anastasia garantiu que, reeleito, criará as Zonas de Desenvolvimento Regional na região da Zona da Mata para atrair mais empresas e empregos relacionados aos setores tradicionais da economia local, como a indústria pesada e as cadeias do leite e do café. Nas Zonas de Desenvolvimento Regional, empresas que se apoiam nas vocações econômicas específicas de cada região receberão incentivos do Governo do Estado.

O governador Antonio Anastasia destacou que, nos últimos anos, a preocupação do Governo do Estado foi com a modernização da infraestrutura da Zona da Mata, fundamental para a atração de novas empresas. De 2003 a 2009, o Governo de Minas aplicou R$ 11,8 bilhões na região, em investimentos em estradas, aeroportos; construção, reforma e modernização de escolas, hospitais e postos de saúde; cursos de ensino profissionalizante para jovens, além de ampliação dos serviços de tratamento de água e esgotamento sanitário.

“Temos a obsessão de trazer mais empregos de qualidade e, para isso, nosso programa de desenvolvimento regional que, certamente, vai beneficiar muito a Zona da Mata, não só agregando valor ao café – produto importantíssimo aqui da região -, como ao leite e, é claro, sempre trazendo indústrias que possam ser âncoras de uma cadeia produtiva, gerando empregos. A infraestrutura necessária para esse ambiente foi feita ao longo dos últimos anos, pelo governador Aécio e, agora, na minha continuidade, com o objetivo de trazer mais empregos para a região”, disse Antonio Anastasia, em entrevista, durante visita a Manhuaçu.

Fundo Estadual do Café
Anastasia também reafirmou que, reeleito, implantará em Minas o Fundo Estadual do Café para garantir a renda dos cafeicultores, evitando perdas provocadas pelo excesso de oferta e queda de preços do produto. Minas é o maior produtor (23 milhões de sacas neste ano) e exportador de café do Brasil, gerando 1,2 milhão de empregos diretos. A Zona da Mata responde por quase 30% da produção estadual de café. A cidade de Manhuaçu foi a 4ª maior produtora do Estado, em 2009.

“Vamos criar em Minas o Fundo Estadual do Café com recursos do Tesouro do Estado. O objetivo é exatamente ajudar o cafeicultor. Isso está no nosso Plano de Governo. Sabemos que o grosso da política é nacional, mas o Estado pode colaborar não só naquilo que já faz hoje, assistência técnica, tecnológica, mas também pode, com esse Fundo do Café, ajudar nas questões de garantia e do seguro. Ajudando, especialmente, no momento da queda do preço”, explicou Anastasia.

Continuidade dos avanços
Em Muriaé e Manhuaçu, Anastasia, Aécio e Itamar foram seguidos por milhares de apoiadores em carreatas e caminhadas que fizeram pelas duas importantes cidades da Zona da Mata. O ex-governador Aécio Neves destacou que a reeleição de Anastasia significa a continuidade dos avanços obtidos por Minas Gerais nas áreas econômicas e sociais nos últimos anos.

“Minas caminha para decidir não apenas uma eleição, mas o seu próprio destino. A política é a arte da solidariedade. E estamos aqui agora reafirmando esse nosso compromisso com toda a Zona da Mata, de continuar trazendo investimentos que busquem mais empregos de qualidade. Minas vem sendo, proporcionalmente, o estado que mais emprega no Brasil. Nosso PIB vem crescendo mais que a média. Voltamos a ter a melhor educação fundamental do Brasil, segundo o MEC. Há um conjunto virtuoso de ações ocorrendo em Minas que queremos que tenha continuidade com a eleição do governador Antonio Anastasia. Não podemos interromper esse ciclo tão positivo por que passa Minas”, disse Aécio Neves.
O ex-presidente Itamar Franco, tradicional líder político da Zona da Mata, pediu o voto dos mineiros dessa região para a reeleição de Antonio Anastasia. Para ele, o apoio da região é fundamental para que Anastasia saia vitorioso nas eleições de 3 de outubro.

“Ao longo de minha vida pública sempre estive aqui. Hoje, tenho a alegria de estar acompanhando Aécio e Anastasia. Dentro do plano geral, a candidatura está indo bem. Segundo pesquisas, já ultrapassou o outro candidato. Vamos nessa caminhada final, que dependemos muito da nossa região da Zona da Mata”, disse o ex-presidente.

Recepção nas ruas
A visita dos candidatos nesta quarta feira à Zona da Mata começou pela cidade de Muriaé. Logo que desembarcaram na cidade, Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco participaram de carreata, acompanhados do ex-ministro e ex-embaixador de Cuba, Tilden Santiago, segundo suplente de Aécio Neves na chapa ao Senado Federal.

Anastasia, Aécio e Itamar também fizeram caminhada pela rua Dr. Silveira Brum, onde moradores e comerciantes saíram às ruas para ver de perto os candidatos. Durante o percurso, eles pararam na lanchonete e restaurante Bate-Bocas. Eles tomaram água e refrigerante e brindaram à campanha da coligação “Somos Minas Gerais”. Em seguida, foram recepcionados na Praça João Pinheiro por cerca de 500 pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Um grupo de crianças presenteou os candidatos com o artesanato local e soltou balões coloridos.

Depois da visita a Muriaé, os candidatos seguiram para Manhuaçu onde também tiveram uma recepção entusiasmada da população. Assim que saíram do aeroporto, Anastasia, Aécio e Itamar foram seguidos por dezenas de carros até a Praça 5 de Novembro, no Centro da cidade. No quarteirão da rua Amaral Franco, eles fizeram caminhada com centenas de eleitores. Do alto dos prédios, os moradores promoveram uma chuva de pétalas de flores e papel picado em homenagem aos candidatos.

Lideranças Municipais
Os investimentos realizados pelo Governo de Minas na Zona da Mata foram destacados pelos prefeitos da região, inclusive de partidos que fazem parte de coligações adversárias. O prefeito de Miraí, Sérgio Luiz Resende (PMDB), afirmou que a principal razão para apoiar o governador Anastasia é a parceria desenvolvida entre o Governo do Estado e as prefeituras, sem distinção partidária.

“Estou com ele porque sei que estou trilhando o melhor caminho para os mineiros. Todos os municípios têm ligação asfáltica, telefonia celular, Programa de Saúde da Família (PSF). Não existe um município, dos 853 de Minas, que não teve apoio desse governo”, afirmou o prefeito.

O prefeito de Muriaé, José Braz (PP), também manifestou apoio à reeleição do governador para garantir a continuidade dos avanços obtidos nos últimos anos. “O melhor para Muriaé é Antonio Anastasia, com apoio de toda nossa população”, declarou.

O prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros (PSDB), afirmou que a Zona da Mata reconhece o esforço de Aécio Neves e do governador Antonio Anastasia em trazer mais desenvolvimento para a região.

“Tudo que tem na nossa região vem do governo estadual e tudo que vem do governo estadual tem a mão de Aécio Neves e de Anastasia. Se você vai a Lajinha, Durandé, Luisburgo, todos os lugares da nossa região têm asfalto, um sonho que a gente não acreditava que um dia poderia ser realizado. Manhuaçu não fica atrás. Já temos um pacote de obras de R$ 3 milhões que veio do governo estadual. Com certeza, o desenvolvimento chegou e vamos ter muito mais ainda se elegermos novamente Anastasia para o Governo do Estado”, afirmou.

O prefeito de Martim Soares, Valdimir Roela da Silva Júnior (PSDB), disse que os prefeitos da Zona da Mata estão empenhados para levar as propostas de Antonio Anastasia à população. “Vamos arregaçar as mangas para eleger Anastasia. O que é bom tem que continuar. A gente vai trabalhar com muita força e vontade para o governador Anastasia. Se a gente ficar contra o Anastasia estaremos na contramão, porque ele e Aécio colocaram Minas Gerais nos trilhos”, afirmou.

O prefeito de Sericita, Antônio Sérgio da Cruz (DEM), destacou a competência administrativa do governador que se empenhou para garantir recursos para obras de infraestrututura dos municípios. “Anastasia representa o que há de mais moderno na administração pública. Homem competente, foi o braço direito de Aécio Neves e fez uma administração muito boa nos últimos oito anos. Se nós temos asfalto hoje agradecemos ao Proacesso, que beneficiou muitas cidades na Zona da Mata”, disse.


Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”

segunda-feira, 12 de julho de 2010

"Coluna Anna Marina/EM ": A arte e a moda apoiam Antonio Anastasia

"Coluna Anna Marina/EM ": A arte e a moda apoiam Antonio Anastasia
Apoio

Da mesma forma que fizeram com Aécio Neves, quando se candidatou pela segunda vez a governador, a arte e a moda da cidade se uniram para marcar sua adesão a Antônio Anastasia. Artistas plásticos, músicos, atores e estilistas se reuniram em um restaurante, para combinar outras formas de promover o candidato. Representando a moda estavam Mirian Bedran, Renato Loureiro, Ronaldo Fraga e Terezinha Leite Santos. Mais reuniões virão por aí.


Estado de Minas / Coluna Anna aos domingos - 11/07/2010

terça-feira, 29 de junho de 2010

Assembleia aprova plano de carreira e benefícios de professores que podem chegar até 104% de melhoria salarial

Sai reajuste de professor
Assembleia Legislativa aprova incorporação de vantagens e adicionais, projetando um aumento que varia de 18% a 104% e passa a ser aplicado em janeiro de 2011 pelo estado
A Assembleia Legislativa aprovou ontem, em segundo turno, projeto de lei que garante reajustes médios entre 18,2% a 104,4% aos professores da rede estadual. Eles passam a valer em janeiro de 2011. A aprovação do PL 4.689, por 59 votos favoráveis e nenhum contra, fixa também o subsídio das carreiras do pessoal civil da Polícia Militar. O projeto, enviado pelo Governo, incorpora parte das vantagens e adicionais pagos atualmente, reposicionando os servidores nas tabelas salariais. O texto prevê revisão anual dos benefícios. De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o impacto orçamentário da medida é de R$ 1,3 bilhão por ano.
No caso dos professores de Educação Básica, eles serão posicionados na tabela de subsídio correspondente à carga de 24 horas semanais, mas poderão requerer ampliação de jornada para 30 horas, com aumento de remuneração. De acordo com o Governo, será possível reduzir disparidades entre a remuneração de servidores com a mesma função na carreira do magistério, com promoção a cada cinco anos e progressão a cada dois anos. O ingresso na carreira do professor exigirá nível superior em curso de licenciatura plena.
Como o projeto determina que não haverá redução de remuneração, servidores que recebem a mais do que o subsídio fixado, por meio de vantagens pessoais, continuarão recebendo esse valor, até que ele seja incorporado. “Demandas importantes não foram alteradas pela Assembleia”, reagiu Beatriz Cerqueira, coordenadora do Sind-UTE. No caso da Polícia Militar, as mudanças atingem cinco carreiras: professor de Educação Básica, especialista em Educação Básica, analista de gestão, assistente administrativo e auxiliar administrativo.
A criação do subsídio também vale para os servidores inativos. De acordo com o PL, o servidor que quiser continuar a receber pelo modelo anterior poderá fazer essa opção em até 90 dias a partir da data do primeiro pagamento do novo subsídio. Já o servidor que retornar ao modelo antigo poderá, a cada ano, decidir migrar para a modalidade de subsídio.
Polícia civil Na sessão de ontem, os deputados aprovaram também, em primeiro turno (59 votos a favor, e nenhum contra), o PLC 60/10, enviado pelo governo do estado, alterando a estrutura das carreiras dos policiais civis, quanto aos requisitos para o ingressos e à estrutura orgânica do órgão. Foi estabelecida a exigência de nível superior de escolaridade para futuros policiais civis. Já a nova hierarquia prevê um nivelamento das carreiras de médico legista, perito criminal, escrivão de polícia e investigador de polícia.
Fonte: Estado de Minas

sábado, 3 de abril de 2010

Aécio Neves: “Tenho orgulho de ser político”

O tucano Aécio Neves confirma que concorrerá ao Senado,
aponta as maiores fragilidades do discurso petista e diz
que é vital recuperar a dignidade da atividade política

"É preciso implantar a meritocracia
na administração federal, e o PT
simplesmente não quer, não sabe
e não pode fazê-lo"

Em obediência à lei eleitoral que requer a desincompatibilização de políticos em posições executivas que pretendem concorrer nas próximas eleições, o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, de 50 anos recém-completados, passou, na última semana, o cargo a seu vice, Antonio Anastasia. Aécio saiu com 92% de aprovação da população mineira. A marca impressionante é resultado da administração de um governador que apostou tudo na meritocracia e, com ela, melhorou bastante todos os indicadores sociais, econômicos e educacionais do seu estado. Essa quase unanimidade em um colégio eleitoral de 14 milhões de votos faz dele o vice dos sonhos do candidato do PSDB ao Planalto, o governador paulista José Serra. Mas Aécio acredita que ajuda mais como candidato ao Senado por Minas Gerais. Disse Aécio a VEJA: “A aprovação do meu governo é a prova maior de que os resultados de uma gestão eficiente se impõem sobre o messianismo da era Lula”.

A que exatamente a população deu a aprovação de 92%?
As pessoas sabem o que é bom para elas, sua família, sua cidade, seu estado e seu país. A aprovação vem naturalmente quando elas percebem que a ação do governo está produzindo professores que ensinam, alunos que aprendem, policiais que diminuem o número de crimes e postos de saúde que funcionam. Quando você faz um choque de gestão e entrega bons
resultados ano após ano, não há politicagem que atrapalhe a percepção de melhora por parte da população. Quem tem 92% de aprovação está sendo bem avaliado por todo tipo de eleitor, até entre os petistas.

Os eleitores entendem o conceito de “choque de gestão”?
Quase todo mundo percebe quando a política está sendo exercida como uma atividade nobre, sem mesquinharias, com transparência e produzindo resultados práticos positivos. A política, em si, é a mais digna das atividades que um cidadão possa exercer. Os gregos diziam que a política é a amizade entre vizinhos. Quando traduzimos para hoje, estamos falando de estados, municípios e da capacidade de construir, a partir de alianças, o bem comum. Vou lutar por reformas que possam tornar a política de novo atraente para as pessoas de bem, que façam dessa atividade, hoje vista com suspeita, um trabalho empenhado na elevação dos padrões materiais, sociais e culturais da maioria. É assim que vamos empurrar os piores para fora do espaço político. Não existe vácuo em política. Se os bons não ocuparem espaço, os ruins o farão.

A máquina do serviço público é historicamente pouco eficiente. Como o senhor fez para mudar essa realidade?
Nós estabelecemos metas para todos os servidores, dos professores aos policiais. E 100% deles passaram a receber uma remuneração extra sempre que atingissem as metas acordadas. O governo começou a funcionar como se fosse uma empresa. Os resultados apareceram com uma rapidez impressionante. A mortalidade infantil em Minas caiu mais do que em qualquer outro estado, a desnutrição infantil das regiões mais pobres chegou perto do patamar das regiões mais ricas, todas as cidades do estado agora são ligadas por asfalto, a energia elétrica foi levada a todas as comunidades rurais e mesmo as mais pobres passaram a ter saneamento. Na segurança pública conseguimos avanços notáveis com a efetiva diminuição de todos os tipos de crime.

O desafio do PT sobre comparação de resultados de governos, então, lhe conviria?
Gostaria muito de contrapor os resultados obtidos pela implantação da meritocracia com o messianismo daqueles que apenas fazem promessas e propagam a própria bondade. Quando você estabelece instrumentos de controle e consegue medir os resultados das ações de governo, você espanta os pregadores messiânicos. Eles fogem das comparações. Mas para ter resultados é preciso que se viva sob um sistema meritocrático. Isso significa que as pessoas da máquina estatal têm de ser qualificadas, e não simplesmente filiadas ao partido político. O aparelhamento do estado que vemos no governo federal é um mal que precisa ser
erradicado.

Quais são as chances de o senhor ser candidato a vice-presidente da República na chapa de José Serra?
Serei candidato ao Senado. Eu tenho a convicção de que a melhor forma de ajudar na vitória do candidato do meu partido, o governador José Serra, é fazer nossa campanha em Minas Gerais. Eu respeito, mas divirjo da análise de que a minha presença na chapa garantiria um resultado positivo para o governador Serra. Isso não é verdade. Talvez criasse um fato político efêmero, que duraria alguns dias, mas logo ficaria claro que, no Brasil, não se vota em candidato a vice-presidente.

Nas últimas eleições, quem venceu em Minas venceu também a eleição presidencial. Acontecerá o mesmo neste ano?
Espero que sim, e acho que o governador Serra tem todas as condições para vencer em Minas Gerais e no Brasil. Eu vou me esforçar para ajudá-lo, repito, porque tenho um compromisso com o país que está acima de qualquer projeto pessoal. Esse compromisso inclui trabalhar para encerrar o ciclo de governo petista. Lula teve muitas virtudes. A primeira delas, aliás, foi não alterar a política econômica do PSDB. Ele fez bons programas sociais? Claro, é um fato. Mas o desafio agora é fazer o Brasil avançar muito mais, e é isso que nosso presidente fará.

A ministra Dilma Rousseff, candidata do PT ao Planalto, tem dito que o presidente Lula reinventou o país. Esse é um exemplo de discurso messiânico?
Sem dúvida. Se um extraterrestre pousasse sua nave no Brasil e ficasse por aqui durante uma semana sem conversar com ninguém, só vendo televisão, ele acharia que o Brasil foi descoberto em 2003 e que tudo o que existe de bom foi feito pelas pessoas que estão no governo atual. Os brasileiros sabem que isso é um discurso vazio. Não teria havido o governo do presidente Lula se não tivesse havido, antes, os governos do presidente Fernando Henrique e do presidente Itamar Franco. Sem o alicerce do Plano Real, nada poderia ter sido construído.

A ministra Dilma cresceu nas pesquisas e viabilizou-se como candidata competitiva. Isso preocupa o PSDB?
A ministra Dilma chegou ao piso esperado para um candidato do PT, qualquer que fosse ele. A partir de agora, ela terá de contar com a capacidade do presidente Lula de lhe transferir votos. Mas o confronto olho no olho com o governador Serra vai ser muito difícil para ela.

Na sua opinião, como será o tom da campanha presidencial?
Acho que, em primeiro lugar, a candidata Dilma terá de explicar logo como será sua relação com seu próprio partido, o PT, em um eventual governo. O PT tem dificuldades históricas de ter uma posição generosa em favor do Brasil. Quando a prioridade do Brasil era a retomada da democracia, o PT negou-se a estar no Colégio Eleitoral e votar no presidente Tancredo Neves. O PT chegou a expulsar aqueles poucos integrantes que contrariaram o partido. Prevaleceu uma visão política tacanha, e não o objetivo maior que tinha de ser alcançado naquele momento. Se dependesse do partido, talvez Paulo Maluf tivesse sido eleito presidente pelo Colégio Eleitoral. Ao final da Constituinte, o PT recusou-se a assinar a Carta. Quando o presidente Itamar Franco assumiu o governo, em um momento delicado, de instabilidade, e o PT foi convocado a participar do esforço de união nacional, novamente se negou, sob a argumentação de que não faria alianças que não condiziam com a sua história. Se prevalecesse a posição do PT, nós não teríamos a estabilidade econômica, porque o partido votou contra o Plano Real. O presidente Lula, com sua autoridade, impediu que o partido desse outros passos errados quando chegou ao governo. Mas o que esperar de um governo do PT sem o presidente Lula?

Qual é o seu palpite?
Eu acho que, pelo fato de a ministra Dilma nunca ter ocupado um cargo eletivo, há uma grande incógnita. Caberá a ela responder, durante a campanha, a essa incógnita. Dar demonstrações de que não haverá retrocessos, de que as conquistas democráticas são definitivas. A ministra precisa dizer de forma muito clara ao Brasil qual será a participação em seu governo desse PT que prega a reestatização, que defende uma política externa meramente ideológica, que faz gestos muitos vigorosos no sentido de coibir a liberdade de expressão.

E o PSDB, falará de quê?
Nosso maior tema será lembrar aos brasileiros que somos a matriz de todos os avanços sociais e econômicos do Brasil contemporâneo. Nós temos legitimidade para dizer que somos parte integrante do que aconteceu de bom no Brasil até agora. Se hoje o país está numa situação melhor, foi porque nós tivemos uma participação decisiva nesse processo. Houve a alternância do poder, que é natural e saudável, mas está na hora de o PSDB voltar ao poder. Está na hora de o país ter um governo capaz de fazer a máquina pública federal funcionar sem aparelhamento. É preciso implantar a meritocracia na administração federal, e o PT simplesmente
não quer, não sabe e não pode fazê-lo. Às promessas falsas, ao messianismo, aos insultos pessoais, aos ataques de palanque, vamos contrapor nossos resultados nos estados e a receita de como obtê-los também no nível federal.

O senhor acha que os brasileiros são ingratos com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso?
Eu acho que hoje não se faz justiça a ele, mas tenho certeza absoluta de que a história reconhecerá seu papel crucial. Como também acho que se fará justiça ao presidente Itamar Franco, que permitiu a Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda, fazer e aplicar o Plano Real.

Se vencer a disputa presidencial, Serra diz que tentará acabar com a reeleição.
Eu prefiro mandatos de cinco anos, sem reeleição. Defendo isso desde 1989. Mas, hoje, pensar nisso é irreal. A reeleição incrustou-se na realidade política brasileira de maneira muito forte. A prioridade deveria ser uma reforma política que incluísse o voto distrital misto. Isso aproximaria os eleitores dos deputados e ajudaria a depurar o Parlamento.

O senhor, um político jovem, bem avaliado, duas vezes governador de um grande estado, ainda deve almejar chegar à Presidência, não?
Eu tenho muita vontade de participar da construção de um projeto novo para o Brasil, em que a nossa referência não seja mais o passado, e sim o futuro. Sem essa dicotomia que coloca em um extremo o PT e no outro o PSDB, e quem ganha é obrigado a fazer todo tipo de aliança para conseguir governar. Assim, paga-se um preço cada vez maior para chegar a sabe-se lá onde. O PT deixou de apresentar um projeto de país e hoje sua agenda se resume apenas a um projeto de poder. Eu gostaria de uma convergência entre os homens de bem, para construir um projeto nacional ousado, que permita queimar etapas e integrar o Brasil em uma velocidade muito maior à comunidade dos países desenvolvidos, de modo que todos os brasileiros se beneficiem desse processo.

Mas o Brasil já está direcionado nesse rumo, não?
Está, mas é preciso acelerar a nossa chegada ao nosso destino de grandeza como povo e como nação. Eu fico impaciente com realizações aquém do nosso potencial. O Brasil pode avançar mais rapidamente com um governo que privilegie o mérito, que qualifique a gestão pública, para que ela produza benefícios reais e duradouros para a maioria das pessoas, que valorize o serviço público e cobre dele resultados. Um governo que tenha autoridade e generosidade para fazer acordos. Meu avô Tancredo Neves costumava dizer que há muito mais alegria em chegar a um entendimento do que em derrotar um adversário. Eu vou ser sempre um construtor de pontes. Quanto a chegar à Presidência da República, tenho a convicção de que isso é muito mais destino do que projeto.

Entrevista revista VEJA

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Aécio se despede do governo com um "até breve"

Cerimônia não teve balanço de ações e é marcada pela emoção e pompa

AMÁLIA GOULART

"Há poucos dias, quando inaugurava a nova sede do governo de Minas, encerrei minhas palavras retirando das cordas mais profundas da minha alma o sentimento que me une a Minas e aos mineiros. É com este sentimento que me despeço de cada um de vocês, não com um adeus, mas com um até breve, pois: Minas é minha causa, minha casa, minha pátria. E aqui, nesse chão, somos todos irmãos!". Essas foram as últimas palavras de Aécio Neves (PSDB) como governador de Minas Gerais. Do alto da sacada do Palácio da Liberdade, ele se despediu ontem do cargo. Ao lado de artistas, prefeitos, deputados e toda uma claque de políticos, o tucano passou o posto a Antonio Anastasia (PSDB), seu vice e pré-candidato à sucessão estadual. O tucano se desincompatibilizou para concorrer a uma vaga no Senado.

Os últimos minutos de Aécio como governador foram de expectativa. Um forte temporal que caiu na capital mineira, no momento da transmissão do cargo, às 15h, ameaçou o cancelamento do evento. Populares, que se aglomeravam na porta do Palácio da Liberdade, se retiraram do local. Depois de almoçar no Palácio das Mangabeiras, Aécio dirigiu-se à praça da Liberdade. Por volta de 16h30 as águas deram trégua.

Emocionado, Aécio quebrou o protocolo e permitiu que Anastasia fosse o primeiro a discursar. O governador empossado agradeceu ao padrinho político e disse que não se tratava de uma despedida, mas de uma festividade. "Neste momento, nosso sentimento é um misto de saudade antecipada e de imensa alegria de ter podido participar, sob sua liderança, deste mutirão realizado a favor de Minas Gerais e de seu povo", disse Antonio Anastasia.

Aécio, passou o Grande Colar da Inconfidência para Anastasia, e, ao lado da filha, se despediu dos mineiros. "Obrigado pelo afeto com que sempre fui recebido por onde andei e pela enorme confiança depositada em minhas mãos. Obrigado Minas, muito obrigado!", disse Aécio com voz embargada.

O tucano disse que não faria balanço de seu governo, pois tinha certeza que os mineiros sabiam a dimensão do seu trabalho. Acompanhado de ex-governadores, Aécio fez referência especial a Itamar Franco (PPS). Também lembrou do seu avô, Tancredo Neves. O tucano disse que aprendeu com ele a fazer política. "Aprendi, com o presidente Tancredo, que ela é também a forma mais honrada de exercer a solidariedade", disse Aécio.

Após o discurso, Aécio Neves ouviu a banda do projeto social Valores de Minas tocar a música "Amigo de Fé", de autoria de Roberto Carlos. Por fim, desceu a escadaria do Palácio da Liberdade e atravessou a praça em um tapete vermelho.

Aécio Neves deixou o governo sete anos e meio após ter assumido o cargo.

Ex-governador terá agenda intensa após deixar o governo
[RET_TEXTO_A]Aécio Neves (PSDB) deixou o cargo ontem para concorrer a uma cadeira no Senado Federal. O tucano pretende participar de evento católico em São João Del Rei, amanhã. Depois, comparece no lançamento da pré-candidatura de José Serra (PSDB), ex-governador de São Paulo, ao Palácio do Planalto. O evento está marcado para o dia 10 deste mês.
Aécio Neves pretende tirar cerca de 10 dias de férias. Fará viagem pessoal. Em seguida, retorna a Belo Horizonte onde montará um escritório político.
O mineiro já disse que pretende participar de inaugurações de obras realizadas em sua gestão. Vai acompanhar o novo governador, Antonio Anastasia (PSDB).
O tucano promete empenho para eleger seu sucessor em Minas. Também já disse que trabalhará pela eleição de Serra.
O mineiro deixará o governo, mas não deve deixar de se assediado por seu partido, especialmente da ala paulista, para que seja vice-candidato à Presidência na chapa de Serra. (AG)

Homenagem
Artistas. Luciano Huck, Cristiane Torloni, Maitê Proença, Ziraldo, Alcione, Fagner, Odilon Wagner, Zico e Rogério Flausino. Estes foram os artistas que participaram da cerimônia de transmissão de cargo ontem.

sábado, 27 de março de 2010

Aécio e Anastasia anunciam investimentos no Vale do Mucuri

TEÓFILO OTONI ( 27/03/10) - O governador Aécio Neves e o vice-governador Antonio Anastasia, cumpriram agenda oficial neste sábado (27), em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Durante a visita, o governador assinou ordens de serviço para a construção do centro de exposições Expominas Teófilo Otoni, e a execução de obras para a revitalização do aeroporto da cidade, com R$ 2,3 milhões em recursos do Estado. Também foi assinada a ordem de serviço para a ampliação das obras da sede da Copanor, subsidiária da Copasa, com investimento de R$ 1,2 milhão.

“Quem anda por essa região, vê os investimentos que foram feitos na saúde, segurança, na qualidade da educação. Vê que realmente cumprimos aquilo que foi o primeiro de todos os compromissos que assumi em 1º de janeiro de 2003, no meu primeiro mandato. Eu disse que o Vale do Mucuri, Jequitinhonha e Norte de Minas teriam tratamento diferenciado. Pela primeira vez na história de Minas Gerais, gastamos aqui nessa região quase três vezes mais per capita, por habitante, do que gastamos no restante do Estado. É dessa forma que estamos aproximando as várias Minas Gerais”, disse Aécio Neves, em entrevista.

Homenagem

Durante o evento, no Cine Teatro Vitória, o governador foi presenteado pela prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Hauesen (PT), com uma camisa do América, time local que disputa o Campeonato Mineiro de Futebol. Em seu discurso, a prefeita agradeceu os investimentos do Governo de Minas e destacou a forma democrática que o governador Aécio Neves tratou todas as prefeituras municipais durante os seus mandatos.

“Vivemos o que é de fato democracia e republicanismo. Hoje, os benefícios públicos são distribuídos igualmente e, aliás, fazendo justiça, até percentuais maiores para as regiões mais pobres, como é o caso aqui dos vales do Mucuri e Jequitinhonha. Estamos vivendo um tempo republicano em que aqueles que são os gestores públicos, e me refiro neste momento ao governador Aécio Neves, não fazem distinção entre quem é do partido A ou do partido B. Num gesto de democracia, que não é só de palavreado, mas é de ação. Temos um governador que vive a democracia, o republicanismo”, disse a prefeita.

Poupança Jovem
Governador Aécio Neves entrega cartões aos alunos do Poupança Jovem

Durante a solenidade, Aécio Neves e Antonio Anastasia entregaram os primeiros cartões aos alunos atendidos pelo programa Poupança Jovem. O programa atende, na cidade, 4 mil alunos de 18 escolas, desde o ano passado. O investimento previsto até o final de 2010 é de R$ 3,7 milhões. Lançado em 2007, o Poupança Jovem atende mais de 32 mil alunos em oito cidades. Até o final de 2010 serão investidos R$ 170 milhões.

“Devo dizer a vocês, jovens, que estão aqui hoje, que o programa Poupança Jovem é uma experiência única no Brasil. Jamais houve uma relação de tanta confiança do poder público diretamente com cada jovem do nosso Estado. Estamos construindo um novo caminho emancipatório, onde a pedra fundamental é a absoluta confiança de que vocês vão ter um estímulo para dar os primeiros passos na vida profissional”, disse Aécio Neves, a uma platéia de jovens que lotou o Cine Teatro Vitória.

O Poupança Jovem é destinado a alunos matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual, residentes em municípios ou regiões com elevadas taxas de evasão escolar e altos índices de violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Esses alunos não podem faltar às aulas e precisam participar de atividades extracurriculares. Em contrapartida, recebem, ao final dos três anos do ensino médio, uma poupança de R$ 3 mil.

Aécio Neves e Anastasia também descerraram a placa alusiva à inauguração da Casa Jovem Teófilo Otoni. A Casa atenderá os alunos do Poupança Jovem, com os serviços de educadores, psicólogos e assistentes sociais.

Os estudantes terão acesso ainda a computadores, sala para exibição de filmes, espaço para jogos, literatura e oficinas. Também vão participar de debates e palestras com temas relacionados à cidadania, protagonismo juvenil, qualificação profissional, mercado de trabalho, sexualidade, entre outros.

Aeroporto e Energia do Bem

Durante a visita à Teófilo Otoni, o governador assinou a liberação de R$ 2,3 milhões, por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), para a execução de melhoramentos no Aeroporto de Teófilo Otoni. Entre as intervenções previstas, estão a revitalização da sinalização noturna, recuperação da pista e do terminal de passageiros e instalação de equipamentos contra incêndio.

Aécio Neves também anunciou a doação de equipamentos do Programa Energia do Bem. O programa distribui e substitui equipamentos elétricos antigos por novos com o objetivo de promover a economia de energia de entidades de assistência social.

“Hoje estamos, através da Cemig, trocando a geladeira, o chuveiro elétrico, das creches, das APAEs, das instituições que tratam dos que precisam. É a energia do bem. É a empresa de energia do Estado, a mesma que construiu a hidrelétrica de Irapé, que possibilita novos empreendimentos na região, que está fazendo algo muito simples, mas extremamente importante para essas crianças, para os jovens e idosos”, disse o governador.

Na região do Mucuri, serão beneficiadas 1.714 creches e asilos e 7.500 famílias. O investimento total é de R$ 8,4 milhões. Serão substituídas 1 milhão de lâmpadas, 19 mil chuveiros e 19.355 geladeiras. Em Teófilo Otoni, são 14 creches e asilos atendidos. Serão substituídas 57 mil lâmpadas, 4.070 chuveiros, 2.150 geladeiras. Os investimentos na cidade são de R$ 2 milhões.

Expominas

O Expominas de Teófilo Otoni ocupará uma área de 90 mil m², com área construída de 10 mil m². Contará com um Salão de Exposições com capacidade para 5 mil pessoas, auditório master de 1,2 mil m² e capacidade mil pessoas, além de outros quatro auditórios de apoio com 450 m² e capacidade para 100 pessoas cada um. Vai abrigar também o Museu Histórico da cidade, o Museu de Pedras Preciosas e um estacionamento para 900 veículos.

“O centro de convenções vai permitir, em primeiro lugar, que tenhamos aqui eventos de negócios, o famoso turismo de negócios. Teófilo Otoni é a capital da pedra preciosa. Vamos ter, junto a esse centro de exposições, uma área destinada à exposição das pedras. Vamos ter também uma área que conta a história de Teófilo Otoni e do Mucuri e o mais importante, a sala de grandes eventos”, explicou o vice-governador Antonio Anastasia.

Copanor

A previsão é de que a licitação para a reforma e ampliação da sede da Copanor em Teófilo Otoni seja realizada em 90 dias e que as obras sejam concluídas em oito meses. A Copanor foi criada para fornecer água e esgoto tratado nas localidades com menores IDHs com tarifas subsidiadas.

O investimento que está sendo realizado pela Copanor é de R$ 545 milhões e será totalmente coberto pelo Tesouro do Estado. Já foram assinados 100% dos contratos para a execução de obras em 92 municípios da Região Nordeste e as obras de implantação de sistema de abastecimento de água e de sistema de esgotamento sanitário em 54 localidades já foram iniciadas.

Atualmente a Copanor está operando os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de 57 localidades, atendendo a uma população de 94 mil habitantes.

“Com a Copanor, estamos fazendo a mais ousada intervenção para levar água e esgoto tratado às comunidades menos desenvolvidas do Estado”, afirmou o governador.

Aécio Neves esteve em Téofilo Otoni acompanhado por seu pai e ex-deputado, Aécio Cunha. do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso; da secretária Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas, Elbe Brandão; da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gazzola e também de diversos prefeitos e lideranças políticas da região.

domingo, 21 de março de 2010

Aécio deixa o governo como referência de gestor público

Aécio Neves deixa o governo de Minas no próximo dia 31, depois de sete anos e três meses, com uma aprovação superior a 70% da população. De acordo com especialistas, a gestão do tucano é considerada um sucesso em termos de administração e planejamento. No entanto, o governo recebe também críticas em relação à área social e à concentração de investimentos na região metropolitana da capital. Mas, com êxitos e pontos questionáveis, a passagem de Aécio pelo Palácio da Liberdade já representa um marco histórico.

No aspecto administrativo, o atual governo é quase uma unanimidade entre os analistas ouvidos por O TEMPO. De acordo com o professor Pedro Paulo Pettersen, do departamento de Economia da PUC Minas, os avanços dos últimos sete anos permitiram ao Estado retomar o ritmo de investimentos.

"Houve melhorias nas contas públicas, na política fiscal e na diversificação da economia. Mas um dos pontos mais marcantes da gestão é o de que Aécio reinicia o ciclo de grandes obras para o Estado", disse.

Entre as iniciativas de Aécio, estão a Linha Verde, a construção da Cidade Administrativa e a duplicação da Antônio Carlos, em parceria com a prefeitura. No entanto, Pettersen chama a atenção que os grandes investimentos ficaram restritos à região metropolitana de Belo Horizonte.

"É preciso iniciar um processo para desconcentração desse movimento. O último esforço para desenvolver a Zona da Mata, por exemplo, foi a atração da Mercedes, ainda no governo Eduardo Azeredo (PSDB, de 1995 a 1998)", considerou.

Frágil. Outra queixa em relação ao governo Aécio é o volume de investimentos em programas sociais, considerado baixo - um dos questionamentos que a oposição deve fazer aos tucanos durante a campanha. Segundo o doutor em Ciências Sociais Rudá Ricci, o alcance dos projetos de transferência de renda ficou aquém do que o Estado poderia fazer.

"Em todas as áreas da política social você tem, sim, um programa, mas o índice de cobertura é muito baixo, atende apenas a algumas milhares de famílias", apontou o professor.

Ricci diz também que o setor de Educação em Minas ainda está longe de resultados ideais. Mas, para ele, a suposta carência não quer dizer que a gestão tenha fracassado.

"O Aécio resolveu arrumar primeiro a máquina para depois buscar resultados, e estava dando certo. O problema é que, quando ele buscou os resultados, a crise derrubou a arrecadação e os programas sociais foram afetados. Não dá para acertar em tudo de uma vez".

Fonte: Otempo

quarta-feira, 17 de março de 2010

Anastasia e Aécio anunciam duplicação de avenida em Pouso Alegre


Governador durante pronunciamento na Câmara Municipal de Pouso Alegre
POUSO ALEGRE (16/03/10) - O governador Aécio Neves e o vice-governador Antonio Anastasia assinaram nesta terça-feira (16), em visita a Pouso Alegre, no Sul de Minas, a liberação de R$ 5 milhões para a conclusão da duplicação da avenida Perimetral na cidade e colocou o Governo do Estado à disposição para firmar um convênio com a prefeitura para a conservação do trecho já duplicado da avenida Perimetral. Aécio Neves assinou também a adesão do município à terceira etapa do programa Luz para Todos e o termo de doação de geladeiras e lâmpadas para instituições sociais da cidade, através do Programa Energia do Bem.

Em relação à avenida Perimetral, a primeira etapa das obras foi realizada entre 2006 e 2007, com R$ 5 milhões em investimentos do Governo do Estado para duplicar os primeiros 2,1 quilômetros. Desde então, o convênio entre prefeitura e Governo de Minas foi encerrado e o município passou a ser o responsável pela manutenção da avenida.

“O Estado está em condição de, além de fazer a duplicação, assumir a manutenção do que já foi duplicado por cinco anos para não perdermos o que já foi feito anteriormente”, disse Aécio Neves, em pronunciamento na Câmara Municipal de Pouso Alegre.

Com os novos investimentos anunciados nesta terça-feira pelo governador Aécio Neves, nesta segunda etapa, serão duplicados 1,1 quilômetros da avenida Perimetral. A via totalmente duplicada contribuirá para desviar o tráfego pesado de caminhões do centro da cidade.

Centro de Convenções

Ainda em Pouso Alegre, o governador anunciou a autorização para que a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) realize um estudo para a implantação de um centro de convenções na cidade.

“Pouso Alegre tem a demanda de um centro de convenções à altura da estrutura da cidade e do potencial econômico que tem. No nosso planejamento de desenvolvimento regional, os centros de convenções são compreendidos por nós como instrumento de atração de investimentos, valorização de investimento que ali estão, de turismo de negócios, de eventos esportivos, enfim, de uma série de atividades que fortalecem o município. E Pouso Alegre não tem um equipamento à altura da importância da cidade”, disse o governador.

Solenidade na Câmara Municipal de Pouso Alegre
Avenida Dique

O governador Aécio Neves garantiu ainda que já estão assegurados, pela Copasa, R$ 22 milhões para as obras na avenida Dique 2, que dependem apenas de uma licença ambiental que precisa ser apresentada pela prefeitura. Além disso, autorizou a construção de uma quadra na Escola Presidente Bernardes.

Luz para Todos

Com a adesão de Pouso Alegre à terceira etapa do Luz para Todos, até o final deste ano, serão 1.027 famílias atendidas na cidade, com investimentos de R$ 10,7 milhões da Cemig.

Já as geladeiras e lâmpadas entregues pelo governador a instituições filantrópicas com a substituição de 120 lâmpadas por modelos eficientes, 24 geladeiras e 68 chuveiros, beneficiará 1.359 pessoas assistidas pelas instituições. Também serão implantados dois sistemas de aquecimento solar em duas instituições, beneficiando 148 pessoas.

“O Energia do Bem é um programa simples, mas que tem um caráter de eficiência muito grande. Estamos avançando para atender todas as famílias de baixa renda, assim como estamos fazendo com o Luz para Todos”, destacou o governador Aécio Neves.

A diretora da Apae de Pouso Alegre, Ana Lúcia Coelho, que discursou em nome de todas as instituições beneficiadas, destacou que os novos equipamentos trarão economia de energia, beneficiando muito as instituições, que sempre enfrentam dificuldades financeiras.

Parcerias

O vice-governador Antonio Anastasia destacou a importância da parceria com a prefeitura, que permitiu ao Governo de Minas realizar investimentos fundamentais para Pouso Alegre.

“Temos aqui obras expressivas da Copasa, na área de saúde, na construção do novo presídio e agora a conclusão da duplicação da avenida Perimetral, uma necessidade do município, e o Energia do Bem, esse projeto tão aplaudido que leva melhores condições à nossa sociedade”, disse Anastasia.

O vice-prefeito de Pouso Alegre, Antônio Mariosa, também lembrou das obras realizadas pelo Governo de Minas na cidade, destacando que o trabalho conjunto é fundamental.

“Somente com parcerias com o Governo do Estado e com a União podemos fazer grandes obras como as que foram feitas pelo Governo de Minas, com a construção de uma policlínica, a ampliação do hospital, construção do batalhão da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e as melhorias feitas em diversas escolas”, destacou.


segunda-feira, 15 de março de 2010

Aécio Neves autoriza obra de novo acesso de Nova Serrana à BR-262

O governador Aécio Neves cumprimenta a vice-prefeita Márcia Jardim

NOVA SERRANA (13/03/10) - O governador Aécio Neves autorizou, neste sábado (13), a Secretaria de Transportes e Obras a assinar convênio com a Prefeitura de Nova Serrana para a construção de um novo acesso da cidade à BR-262, garantindo que caminhões deixem de circular pelo centro do município, no Centro-Oeste do Estado. Em visita à cidade, o governador, ao lado do vice-governador Antonio Anastasia, também entregou as obras de duas escolas estaduais e participou da inauguração do Centro Administrativo da prefeitura.

“Além dos investimentos que vamos continuar fazendo em educação, em saúde, como aqueles que aqui já ocorrem, vamos autorizar que a Secretaria de Obras firme um convênio com a Prefeitura de Nova Serrana para fazermos a nova ligação da cidade com a BR-262. Uma necessidade de Nova Serrana para que possamos desafogar, aliviar o centro da cidade do tráfego de caminhões”, explicou o governador, em entrevista.

Educação

As duas escolas estaduais concluídas pelo Governo de Minas receberam investimentos de R$ 3,9 milhões do Estado. Juntas, atendem 1.300 alunos do ensino fundamental e médio.

Os alunos atendidos pelas duas escolas estudavam anteriormente em galpões. Nas novas instalações, têm salas de aula adequadas e estrutura para a prática de esportes.

Durante o descerramento da placa que marcou a entrega das obras, o governador destacou que o investimento em educação é prioridade do Governo de Minas. “Mais essas duas escolas estão sendo entregues para que possamos, com educação, ajudar a continuidade do empreendedorismo dessa região”, destacou.

Aécio Neves também lembrou dos investimentos que têm sido feitos pelo Governo de Minas em educação e dos resultados que eles trouxeram.

“Jamais investimos em Minas tanto na educação quanto investimos nesse governo, tanto em obras físicas quanto na qualificação daqueles que geram educação. Minas Gerais volta a situar-se entre os três principais estados brasileiros em todas as séries do ensino fundamental e do ensino médio”, afirmou.

Homenagem

Durante a solenidade de inauguração do centro administrativo, o governador Aécio Neves foi homenageado pelo prefeito de Nova Serrana, Paulo César Freitas, com uma placa comemorativa. Já a vice-prefeita Márcia Jardim entregou uma homenagem ao vice-governador Antonio Anastasia.

O novo Centro Administrativo de Nova Serrana recebeu investimentos de R$ 10 milhões de recursos municipais. O novo prédio, construído em área de 25 mil metros quadrados e com 6 mil metros de área construída, abriga todas secretarias e órgãos da administração direta e já está funcionando desde janeiro.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Brasileiro do Ano

Por Ana Vasco
Aecio Blog

Aécio Neves recebeu, na noite de ontem (7/12), no hotel Sheraton, em São Paulo, o prêmio "Brasileiro do Ano" na categoria política, oferecido pela Editora Três, em uma iniciativa conjunta das revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro e IstoÉ Gente. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, entregou o prêmio a Aécio (fotos).




Fotos: Omar Freire/Imprensa MG


Aécio com os seus amigos, o jogador Ronaldinho e o apresentador Luciano Huck.
Os três receberam, na noite de hoje (7/12), o prêmio "Brasileiro do Ano", pela IstoÉ,
nas categorias política, personalidade no futebol e comunicação, respectivamente.


O prêmio "Brasileiro do Ano" foi entregue a Aécio pelo governador
do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. O diretor de cinema Daniel Filho (centro)
também recebeu o prêmio, na categoria cultura.



De acordo com o texto da revista IstoÉ, Aécio Neves foi considerado
o "Brasileiro do Ano" na categoria política por "consolidar o sucesso de seu método
de gestão e apresentar-se como alternativa pós-Lula no cenário nacional"

Fotos: Omar Freire/Imprensa MG

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Planalto protege Dilma



Apagão no Brasil
O apagão que atingiu 18 estados brasileiros impediu que o Planalto comemorasse a subida da ministra Dilma na pesquisa Vox Populi, divulgada essa semana.
É verdade que ela subiu apenas um ponto percentual, de 19% para 20%, portanto, dentro da margem de erro. Mas o importante é que se moveu. E para cima.

Enquanto isso, o governador José Serra caiu quatro pontos, de 40% para 36%.
Numa simulação sem Serra, Dilma lidera (20%), mas está embolada com Ciro Gomes (19%) e Aécio Neves (18%), todos com chance.

Por isso mesmo, qualquer coisa que aponte para falhas na gestão pública respinga em Dilma.
A construção de sua candidatura está fortemente amparada na fama de grande gestora. O PAC, o modelo energético brasileiro, o programa Minha casa, minha vida. A exploração de petróleo na camada pré-sal. Tudo isto foi ou está sendo coordenado por Dilma Rousseff.
No caso do apagão, Dilma foi a primeira ministra de Minas e Energia do governo Lula e é a principal responsável pelo desenho do atual modelo.
Embora o setor de energia tenha sido entregue aos interesses clientelistas e fisiológicos da famiglia Sarney, Dilma ainda tem forte influência no setor. Ministros de Minas e Energia e dirigentes de estatais do setor despacham com ela até hoje.

Como as obras do PAC estão encontrando dificuldades para deslanchar em vários pontos do país -- parlamentares petistas nos estados enviam relatórios frequentes à ministra -- uma falha na gestão do setor elétrico pode contribuir para trincar a couraça de grande gestora que os marqueteiros da candidatura Dilma tentam construir.

A própria Dilma Rousseff não ajuda muito, pois há cerca de duas semanas, afirmou em programa da Radiobrás: "Nós também temos uma outra certeza: que não vai ter apagão. É que nós hoje voltamos a fazer planejamento".

Isto explica um pouco a aflição de membros do governo. O ministro da Justiça afirmou que a oposição estava tentando "transformar um tropeço em catástrofe", o ministro Edison Lobão botou a culpa nos raios (seriam raios de Zeus?!), embora os técnicos do Inpe e vários especialistas contestem, afirmando que a rede tem para-raios e raios não derrubam redes.
Enfim, muitas perguntas sem resposta. E a ministra, escondidinha, escondidinha.

Fonte: Blog Lucia Hipolito

domingo, 27 de setembro de 2009

Aécio e Serra querem adiar escolha de nome


Os dois tucanos definiram uma estratégia para resistir à pressão

Natal. Os dois pré-candidatos do PSDB a presidente, governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, montaram uma ofensiva conjunta para resistir à pressão da cúpula do PSDB para antecipar a definição do tucano que vai disputar o comando do Planalto. O PSDB tem pressa de apresentar seu presidenciável ao eleitor e pressiona Serra para assumir logo que postula a cadeira do presidente Lula em 2010. Para driblar dirigentes nacionais e estaduais que querem forçar uma definição em outubro, Serra e Aécio decidiram reagir e fincar pé no cronograma inicial. Ambos trabalham para que a escolha se dê apenas em dezembro. "Tenho conversado muito com o Serra. Temos uma estratégia comum e estamos muito afinados", afirmou Aécio, destacando que os dois se falam "várias vezes por semana por telefone".

Eles foram as estrelas do quarto encontro nacional do PSDB, que levou tucanos de todos os Estados a Natal (RN) para discutir as propostas de educação e inclusão social que serão levadas aos palanques no ano que vem. "A angústia de escolher um candidato é muito mais do Palácio do Planalto do que do Bandeirantes e do Palácio da Liberdade", discursou Aécio. "Quem tem pressa é o governo; nós, da oposição, não temos", concordou Serra.

A direção partidária já identificou a resistência da dupla, mas não se dá por vencida. Com o apoio velado de tucanos paulistas e até de mineiros, dirigentes de vários Estados insistem na tese de antecipar a apresentação do candidato e apostam que será possível lançar em novembro, no máximo, o nome do tucano que disputará o Planalto em 2010.

Nenhum dos dois quis assumir a candidatura, mas ambos comportaram-se como candidatos em campanha ontem. Além de reafirmarem que estarão juntos, quem quer que seja o escolhido, os dois procuraram exibir a unidade não só no seminário como no restaurante regional em que o tucanato se reuniu para um almoço no meio da tarde. Os dois governadores desfilaram pelas mesas lotadas e conversaram com eleitores.

Plano B
Aécio Neves e José Serra voltaram a dizer que um é o plano B do outro. Também descartaram a formação de uma chapa puro-sangue e evitaram falar em nomes para o posto de vice na chapa tucana

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ciro sobre Serra: Aécio é um inocente

Imagine o que ele não vai fazer contra o Aécio .

Um amigo navegante sugeriu voltar a tratar aqui de trechos da excelente entrevista que Ciro Gomes deu a Kennedy Alencar, na RedeTV .

Por exemplo, sobre a relação José Serra, Aécio Neves.. Ciro acha que Aécio Neves dá a impressão de ser um inocente diante do que José Serra é capaz de fazer.

Uma vez, numa sabatina na Folha (*), Ciro disse que Serra não tem escrúpulos, que é capaz de tudo, até de passar com um trator por cima da mãe.

Agora, a Kennedy Alencar, Ciro disse que Serra não tem limites para derrotar adversários.

Dá o seu próprio exemplo. Serra tenta por diversas vezes bloquear a conta salário de Ciro, por causa de uma declaração de Ciro.

Quer dizer, por um suposto delito de opinião, Serra tenta matar o adversário de fome.. Imagine, raciocinou Ciro, o que Serra não pensa em fazer contra Aécio.

Ciro deu o exemplo de um artigo que chamou de “chocante”, no Estadão, de autoria de Mauro Chaves, de titulo “Pó pará, governador ?”.

Mauro Chaves é, sabidamente, um dos redatores do PiG paulista mais afinados com as idéias de Serra..

Eles (Serra e Fernando Henrique), segundo Ciro, representam a plutocracia da Avenida Paulista.. Sobre Fernando Henrique, disse Ciro:

Não tem apego à verdade.

É cínico.

Não tem nenhum apreço pelo povo ou pelo país.

Paulo Henrique Amorim

Fonte: Conversa Afiada - Paulo Henrique Amorim - 13/04/2009 - 12h09

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Aécio diz ter mais potencial que Serra

De Christiane Samarco:

Com números de uma pesquisa eleitoral feita pelo instituto mineiro Vox Populi, o governador de Minas, Aécio Neves, fez campanha ontem no Congresso pelas prévias do PSDB para escolha do candidato tucano a presidente. Sorridente, ele trouxe na ponta da língua os dados que, ao menos em um quesito - potencial de crescimento -, lhe dariam vantagem sobre o governador de São Paulo, José Serra.

De acordo com os números apresentados aos parlamentares no Congresso, o governador mineiro, no caso de se tornar candidato do PSDB à Presidência, teria mais condições de assegurar e atrair votos.

"Quem conhece Aécio vota em Aécio", resumia o presidente do PSDB mineiro, deputado Paulo Abi-Ackel, na escolta política do governador.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Governo de Minas e a produção do biodisel em Montes Claros

A usina de biodiesel que a Petrobrás está implantando em Montes Claros, Minas Gerais, terá capacidade para produzir até 57 milhões de litros do combustível e deve gerar 250 empregos diretos e indiretos.

A estatal assinou um contrato com o Governo de Minas para comprar toda a mamona produzida pelos agricultores familiares do norte do estado.

Veja o Vídeo:

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Aécio defende agricultura familiar na produção de biodiesel


O governador Aécio Neves e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram nesta segunda-feira (6), da inauguração da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, Norte de Minas. A usina, da Petrobras Biocombustível, subsidiária da Petrobras, vai operar utilizando matérias-primas fornecidas por pequenos agricultores da região, que estão sendo capacitados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), em convênio com a Petrobras.


Durante o evento, Aécio Neves anunciou a instalação de uma fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) em Montes Claros, destinada a dar assistência técnica à agricultura familiar na pesquisa de oleoginosos para a produção de biodiesel e de gramíneas para convivência com a seca.
“Esta usina estabelece na região um modelo que consideramos o mais adequado para o setor agrícola, em Minas e no Brasil. De um lado, famílias de pequenos agricultores, que passam a contar com sementes, assistência técnica, melhor organização, transporte e comercialização da sua produção.
E trabalhar com segurança, apoio técnico e infraestrutura de qualidade é absolutamente tudo que a agricultura familiar do Norte de Minas necessita, para diversificar e expandir suas atividades”, afirmou Aécio Neves, em seu pronunciamento.
Leia na íntegra: Agência Minas