Mostrando postagens com marcador Anastasia Reinaldinho. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Anastasia Reinaldinho. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Anastasia participa de ato de campanha


Alexandre Vaz - Estado de Minas
Publicação: 24/09/2010 13:11 Atualização: 24/09/2010 14:10


Itamar e Anastasia participam de carreata em Guanhães
O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição Antonio Anastasia (PSDB) participou nesta sexta-feira de uma carreata no município de Guanhães, no Vale do Rio Doce, ao lado do candidato a vice de sua chapa Alberto Pinto Coelho (PP) e do candidato ao Senado Itamar Franco (PPS).

O governador e Itamar têem agenda cheia na sexta. Ainda de manhã, ele viajou para o município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, onde se encontraram com o ex-governador e candidato ao Senado Aécio Neves (PSDB). Em seguida, os três partiram para Diamantina, onde se reuniram ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra, para uma carreata pela cidade.

Após o compromisso em Minas, Serra volta ainda nesta sexta para São Paulo, onde participa de atos de campanha em São Carlos e Araraquara. Aécio e Itamar seguem para os municípios de Oliveira e, em seguida, para Cláudio, para o encontro com eleitores. Antonio Anastasia volta para Belo Horizonte.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Anastasia denuncia intimidação de Hélio Costa aos eleitores mineiros


Anastasia defende autonomia dos mineiros para escolha do governador do Estado

Fonte: Coligação "Somos Minas Gerais" - 31/08/2010 - Assessoria de Imprensa

Governador diz que tentativa de intimidação feita aos eleitores em favor de um projeto de poder nos remete aos tempos da ditadura militar

O governador de Minas, Antonio Anastasia, lamentou hoje (31/08) a tentativa de intimidação feita aos eleitores mineiros pelo candidato da coligação PMDB/PT no programa eleitoral gratuito exibido na TV ontem à noite. O governador ressaltou que num regime federativo, como é o brasileiro, os estados trabalham em defesa das demandas específicas da população de cada região, e não pela submissão a interesses políticos. Anastasia lembrou que a nomeação de governadores pelo governo federal faz parte do passado dos brasileiros, tendo ocorrido apenas sob o regime da ditadura.

“Nós vivemos em uma federação de estados, ou seja, precisamos sempre saber que os estados têm autonomia. Nós não estamos mais naqueles tempos antigos do regime militar, da ditadura, quando os governadores eram nomeados pelo presidente”, disse Anastasia em entrevista concedida na chegada a Unaí, esta tarde, para encontros com a população da região.

Os mineiros decidem

Antonio Anastasia destacou que a história de Minas é marcada pelo importante papel de destaque do Estado na vida nacional. Ele afirmou que o governador de Minas deve ser eleito pelos mineiros para que possa assumir com autonomia e liberdade a defesa dos interesses do Estado e de sua população.

“O governador de Minas tem de defender os interesses de Minas Gerais. Os mineiros decidem e, assim, nós vivemos sempre com muita liberdade e com muita autonomia. Eu acho que há um desconhecimento deles da história de Minas”, afirmou Anastasia.

Candidato da intervenção

O ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado Federal, também criticou a ameaça feita aos mineiros durante o programa eleitoral adversário.

“Os mineiros é que definem o seu destino. O Itamar (Franco) foi um grande exemplo disso, o nosso governo também foi. Minas deve ser altiva, independente e forte, por representar os interesses dos mineiros, até porque muitas vezes os interesses de Minas são contraditórios, são antagônicos aos interesses do governo federal”, afirmou.

Aécio reiterou que a própria formação da chapa PMDB e PT é resultado da intervenção federal nas bases políticas em Minas e foi imposta aos eleitores e às lideranças municipais mineiras.

“Antonio Augusto Anastasia é candidato por suas virtudes e por seu trabalho em favor dos mineiros, e não por imposições externas. Não é o candidato da intervenção, é o candidato do coração de cada um dos mineiros. Não deixaremos que Minas se curve, não deixaremos que as imposições prevaleçam em Minas Gerais”, disse Aécio Neves.

domingo, 11 de julho de 2010

Campanha pela verdade: conheça a mentira do dia do Hélio Costa e ajude a desmenti-la

A Coligação "Somos Minas Gerais", que reúne Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco, divulgou nota sobre declarações do candidato Hélio Costa. Conheça a mentira do dia de Hélio Costa e ajude a desmenti-la. Afinal, como disse o José Serra, "quanto mais mentiras diserem sobre nós, mais verdade diremos sobre eles". Leia a nota a seguir.

A Coligação “Somos Minas Gerais” informa:

É incorreta a afirmativa de que há professores em Minas Gerais que
recebam menos de um salário mínimo. A menor remuneração paga hoje a
professor na rede estadual por uma jornada de 24 horas semanais é de
R$ 935. Pela nova política remuneratória já aprovada, e em vigor a
partir de janeiro de 2011, um professor em início de carreira com
jornada de 24 horas semanais passará a receber R$ 1.320,00. O
professor que fizer opção pela jornada de 30 horas semanais terá
subsídio em início de carreira de R$ 1.650,00.

Sobre o Programa Luz para Todos, do total de investimentos realizados
no Estado, mais de 70% são de responsabilidade estadual, sendo
compostos por recursos da Cemig, do Governo de Minas e por empréstimos
contraídos e que serão integralmente pagos pela estatal mineira.

Certos de que esses esclarecimentos são importantes para correta avaliação
dos leitores, solicitamos a publicação.

Belo Horizonte, 10 de julho de 2010

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Globo, Folha, Estadão e O Tempo: educação básica de Minas é a melhor do Brasil


Os avanços da educação em Minas Gerais durante os governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia foram grande destaque nos últimos dias em jornais como "O Globo", "O Tempo", "O Estado de S. Paulo" e a "Folha de S.Paulo". Eles trazem os resultados comparativos do Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (Ideb), elaborado pelo Ministério da Educação e considerado o principal indicador da qualidade do ensino no país.

A posição de Minas no ranking nacional melhorou especialmente nos anos iniciais da educação. Entre essas medidas, está a adoção do ensino fundamental com nove anos de duração, colocando as crianças mais cedo na escola em todo o estado, uma iniciativa pioneira em todo o Brasil.

Esses resultados são motivo de orgulho redobrado para todos os mineiros. Nosso Estado tem nada menos que 853 municípios e uma enorme disparidade de desenvolvimento entre suas regiões, o que sempre foi um entrave para grandes saltos na área de educação. Agora, estamos ultrapassando Estados que historicamente exibiam indicadores positivos, como Paraná e Santa Catarina. Os números positivos do Ideb comprovam que Minas está apontando o caminho certo na área de desenvolvimento social, isto é, naqueles investimentos que trazem resultados duradouros para a população em áreas como educação, saúde e transporte, entre outras.

Confira o que disseram os jornais, a seguir

O GLOBO: "Minas Gerais foi o estado que teve maior avanço no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica): o índice mineiro referente aos anos iniciais do ensino fundamental saltou de 4,7 para 5,6 pontos, de 2007 para 2009. O acréscimo de 0,9 ponto foi mais do que o dobro da média nacional. Minas, ao lado do Distrito Federal, lidera o ranking estadual nas séries iniciais do ensino fundamental. O Rio aparece em 10º lugar, com 4,7. O último é o Pará, com 3,6. Entre as capitais, Curitiba tem o maior Ideb nas séries iniciais do fundamental: 5,7 pontos. Logo atrás vem Belo Horizonte (5,6), e Brasília e Palmas (5,4)." (05/07/2010)

O TEMPO: "Educação básica de Minas é a melhor do país, segundo MEC. Estado supera média nacional em avaliação nacional do ensino fundamental, entre 2007 e 2009. Minas Gerais foi o Estado que teve maior melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade do ensino brasileiro. Nos cinco anos iniciais do ensino fundamental, o índice passou de 4,7 para 5,6 pontos, de 2007 para 2009, no Estado. O acréscimo de 0,9 ponto foi mais do que o dobro da média nacional, em que o Ideb subiu de 4,2 para 4,6 no biênio avaliado." (06/07/2010)

O ESTADO DE S. PAULO: "MG sobe quase 1,0 e passa a liderar ranking de 1ª a 4ª. Em dois anos, o Ideb de Minas Gerais para a 4ª série aumentou 0,9, levando o Estado da 5ª posição no ranking nacional à liderança. Das 15 cidades que mais subiram, 9 estão em Minas. A melhor delas, Clarival, aumentou sua nota em 3,9, ficando com 8,2. As escolas estaduais nessa etapa também se destacam: 77% alcançaram ou passaram a meta e 29% obtiveram nota igual ou maior que 6,0. No ensino médio, Minas subiu uma posição e hoje está em 3º lugar do País." (05/07/2010)

FOLHA DE S.PAULO: "Cidades pequenas de MG e SP se destacam. Dos cem municípios mais bem colocados no Ideb, 80 estão nos dois Estados; pesquisa inclui só redes municipais. Uma das explicações, diz pesquisador, é que Estados têm mais verba e redes de educação mais estruturadas. Pequenos municípios do interior de Minas Gerais e de São Paulo dominam a lista das cidades que têm a melhor educação pública. Das cem mais bem colocadas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no quinto ano do fundamental, 80 estão nesses dois Estados, metade em cada um. Entre elas, a maior é Formiga, a 195 km de Belo Horizonte, com 67 mil habitantes." (05/07/2010)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mais obras em Belo Horizonte visando a Copa do Mundo de 2014


O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, comemorou a continuidade da parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo Federal, que está permitindo a realização de importantes obras em Belo Horizonte visando a Copa do Mundo de 2014, além da melhoria na qualidade de vida da população da Região Metropolitana. Para Aécio Neves, essa parceria foi construída ao longo dos últimos sete anos e que permanece na administração do governador Antonio Anastasia. (Ouça entrevista coletiva)

Nesta quarta-feira, dia 23, o Governo do Estado, a prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério das Cidades assinaram a ordem de serviço para o início das obras de construção do viaduto entre as avenidas Antonio Carlos e Abraão Caram, na região da Pampulha, e da expansão do Boulevard Arrudas, entre a Rua Carijós e Avenida Barbacena.

Para o ex-governador Aécio Neves, essa parceria está mudando a cidade. “É preciso ressaltar que com a continuidade dessa parceria, iniciada há alguns anos, permite construir e planejar a nova BH. Estão sendo assinados atos concretos de investimentos que estão mudando a nossa cidade. Esse planejamento permite que Minas possa comemorar algo inédito, com 20 % dos empregos gerados no Brasil em Minas Gerais. Uma contribuição extraordinária”, ressalta o ex-governador, que acredita que as prioridades claramente estabelecidas buscando o desenvolvimento do estado são responsáveis por esta mudança.

O governador Antonio Anastasia acredita que a força dessa parceria e o planejamento feito pelo Governo do Estado e pela Prefeitura têm permitido a garantia de mais recursos para a realização de obras com ajuda do Governo Federal. Ele lembra que as intervenções que serão realizadas visando a Copa do Mundo de 2014 ficarão como um legado para a população. “Vamos fazer uma grande infraestrutura, que vai permanecer para dar mais conforto e mobilidade para o morador da Região Metropolitana”. (Ouça pronunciamento)


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aécio reafirma confiança nas candidaturas de Antonio Anastasia e José Serra


A pressão para que o senhor seja vice de Serra cresce cada vez mais. O senhor está irredutível?

Essa questão já está resolvida. Eu sempre tive uma convicção muito grande de que a melhor forma de ajudar na eleição do companheiro José Serra e do governador Anastasia é estando em Minas como candidato ao Senado. E o governador Serra compreende isto de forma muito clara. É hora de nós vencermos esta etapa e nos dedicarmos realmente a andar pelo país, pregar as nossas propostas e apresentar ao país as nossas propostas. Eu estou extremamente confiante na nossa vitória em Minas Gerais, com o governador Anastasia. Acredito que isto ocorrerá já no primeiro turno, e eu estou também muito confiante na possibilidade de José Serra vencer as eleições, porque eles são, no plano estadual e no plano nacional, os mais preparados candidatos, aqueles que tem as melhores condições de dar continuidade ao nosso trabalho em Minas Gerais, no caso o governador Anastasia, e introduzir um modelo de gestão mais eficiente no plano nacional, através do governador José Serra.

Qual o melhor companheiro para o Serra na atual conjuntura?

Eu tenho muita cautela com relação a esta questão, porque meu nome tem sido citado como alternativa e porque essa condução deve ser feita pelo governador José Serra, pelos líderes dos partidos que estão coligados conosco. Existem inúmeros nomes tanto dentro como fora do PSDB que podem somar. Mas nós sabemos que no Brasil a tradição, por maior que seja o apoio do candidato a vice, por mais que ele some do ponto de vista político e mesmo eleitoral, por mais que ele possa incorporar os votos à chapa, a escolha se define em razão do perfil dos candidatos. O brasileiro vota no candidato à Presidência da República. E é por isso que eu acredito que na hora, por maior que seja o prestígio do presidente Lula, que nós reconhecemos, na hora de fazer a comparação, na hora do confronto entre as personalidades, entre a trajetória, a história de cada candidato, sem demérito nenhum aos nossos adversários, o governador José Serra é o mais preparado para governar o Brasil, assim como, sem sombras de dúvidas, o governador Anastasia é o melhor nome para governar Minas Gerais. E eu estarei ao seu lado, ao lado dele, do governador José Serra, onde achar necessário, andando pelo país, principalmente andando por Minas Gerais como candidato ao Senado.

O nome tem que ser de Minas?

É uma das alternativas. Existem nomes mineiros que são citados. Eu não digo que seja uma obrigatoriedade que seja de Minas, mas obviamente os nomes de Minas devem ser avaliados. Eu tenho, repito, muita cautela para avançar nesta questão porque, no momento em que eu confirmo a candidatura ao Senado, é preciso que deixemos ao governador José Serra a liderança desse processo, até para não criarmos qualquer tipo de dificuldade.

Como os números devem ser avaliados, governador?

Os números estão sendo avaliados com naturalidade e temos que tomar cuidado para não parecer que estamos impondo nomes. Os nomes têm sido citados, o do ex-presidente Itamar Franco tem sido um dos nomes lembrados, mas, repito, essa condução deve ser do José Serra.

O do ex-ministro Pimenta da Veiga, por exemplo.
Belo nome. Este é um nome extremamente qualificado, com larga experiência política. É um nome a ser avaliado. Mas essa avaliação e essa condução não podem ser minhas. Essa condução é do candidato José Serra.

E a linha da campanha em Minas?

Minas mudou muito ao longo desses últimos oito anos. E mudou em razão de um governo de coalizão, de uma grande parceria que nós construímos aqui, e que teve no governador Anastasia a sua pedra fundamental. Anastasia foi parceiro, nesses oito anos, de todas essas profundas mudanças que tiraram Minas do processo de estagnação econômica, para sermos o Estado brasileiro que mais cresce hoje. Apenas para citar um dado, nesse primeiro semestre de 2010, nós estaremos anunciando cerca de 50 bilhões de reais de novos investimentos no Estado. Apenas para uma comparação, São Paulo, que tem uma economia três vezes maior que a economia mineira, estará anunciando cerca de 40 bilhões no período, o que mostra o extraordinário momento que nós estamos vivendo, de crescimento econômico e de desenvolvimento social. E Minas não pode retroceder. Nós não queremos uma volta ao passado. A candidatura de Anastasia significa a continuidade dessas reformas, um governo íntegro, um governo transparente, mas sobretudo um governo eficiente. Esse é o nosso discurso. E até pelos indicadores que ele apresenta nas pesquisas, mesmo tendo ainda um baixo nível de conhecimento por não ter disputado outras eleições antes da última que disputamos juntos, tenho muita confiança de que vamos vencer as eleições ainda em primeiro turno. Não porque interessa ao PSDB e aos nossos aliados, interessa a Minas Gerais. Minas não vai querer, repito, voltar atrás. Quer continuar avançando. E o avanço em Minas responde hoje apenas pelo nome do governador Antonio Anastasia.

Esta semana o PT e o PMDB decidem o nome do candidato em Minas Gerais. Existe um adversário ideal?Qual seria melhor, Pimentel ou Hélio Costa?

É difícil fazer esta análise. A nossa tranqüilidade é que nós temos consistência, nós temos conteúdo, nós temos o que apresentar à população mineira. No programa eleitoral, nós teremos oportunidade de repassar todas as ações, mostrar como Minas estava e como Minas está hoje, o trabalho que foi feito e que não pode ser interrompido. Eu acho que qualquer que seja nosso adversário, certamente terá o nosso respeito, ele terá muita dificuldade. Ele vai se contrapor a uma realidade palpável, uma realidade que mudou a vida das pessoas. Nós estamos aqui no Norte de Minas hoje, em Janaúba. Pela primeira vez na história nós investimos mais nessa região do que nas regiões mais desenvolvidas do Estado. Por isso que o Proacesso está aí ligando todas as cidades, por isso que o sistema de saúde melhorou e Janaúba é um belíssimo exemplo de como a saúde melhorou, é por isso que todas as cidades mineiras tem hoje sinal de telefonia celular, a qualidade de educação melhorou. Por que? Porque houve gestão... Então, para a população fica muito claro. Vamos continuar avançando ou vamos jogar no lixo tudo que foi feito? Vou continuar andando por Minas Gerais, ao lado do governador Anastasia, pregando a continuidade do avanço.

domingo, 30 de maio de 2010

Anastasia entrega obras de aeroporto em Piumhi


PIUMHI (28/05/10) - O governador Antonio Anastasia entregou, nesta sexta-feira (28), em Piumhi, no Centro-Oeste do Estado, as obras de modernização do aeroporto Dr. Vitraziano Leonel da Silva e autorizou a assinatura de convênios com a prefeitura da cidade no valor de R$ 1,37 milhão para obras de pavimentação de ruas e construção de um posto de saúde (UBS - Unidade Básica de Saúde). As obras no aeroporto tiveram investimento do Governo do Estado de R$ 7,5 milhões e permitem a operação de aeronaves de até 20 passageiros. Durante a inauguração, o governador destacou a importância do aeroporto para o desenvolvimento econômico da região.

“O aeroporto é um portal de negócios. É um portal de oportunidade de empregos, ainda mais para Piumhi que está numa região tão bela, ao lado da Serra da Canastra, na nascente do Rio São Francisco, do lago de Furnas. Tudo isso faz com que a cidade seja uma grande capital do turismo, mas também um polo de desenvolvimento do agronegócio, atraindo empresários que queiram investir na região e agregar valor aos nossos produtos”, afirmou o governador em entrevista.

Entre as melhorias realizadas no aeroporto estão a nova pavimentação da pista, a ampliação da pista de taxiamento, implantação do balizamento noturno, construção do novo terminal de passageiros e do estacionamento.

As obras no aeroporto de Piumhi fazem parte do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero), criado em 2003, para possibilitar que nenhuma cidade mineira esteja a uma distância superior a 100 quilômetros de um aeroporto. Já foram construídos ou reformados 16 aeroportos.

Investimentos

Durante a visita a Piumhi, o governador autorizou a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) a assinar convênio com a prefeitura para investimento de R$ 1 milhão no asfaltamento de ruas em diversos bairros na cidade. Também autorizou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) a assinar convênio no valor de R$ 370 mil para a construção de um posto de saúde. Esses recursos irão se somar a outros investimentos importantes realizados pelo Governo de Minas na região de Piumhi em obras de infraestrutura, recuperação e manutenção de rodovias, além de investimentos na saúde.

“Trabalhamos nos últimos anos lado a lado com cada prefeito e estamos, agora, colhendo os frutos dessa parceria. A prova disso é que Minas é o estado brasileiro que mais avança”, afirmou o governador.

O prefeito de Piumhi, Arlindo Barbosa Neto, o Marcinho, também destacou, em seu pronunciamento, a importância da parceria entre a prefeitura e o Governo de Minas.

“Essa obra do aeroporto é muito importante para a cidade, mas eu não poderia deixar de falar também das obras de asfaltamento, da construção da unidade do Corpo de Bombeiros, das 374 casas populares, das três unidades de atendimento do Programa Saúde da Família, dos recursos para as pontes, dos aparelhos de fisioterapia, do programa Minas Olímpica e das ambulâncias que foram doadas”, lembrou.

Entre os investimentos já realizados pelo Governo de Minas na região de Piumhi, estão R$ 54 milhões aplicados na manutenção e recuperação de 369 quilômetros de rodovias; R$ 34 milhões para o acesso ao asfalto nas cidades de São Roque de Minas, Doresópolis e Vargem Bonita, através do Proacesso; e R$ 670,8 mil para a realização de obras, através de convênios com a prefeitura. Na saúde, os investimentos somam R$ 5,14 milhões.

Homenagens

Durante a inauguração, o governador Antonio Anastasia foi homenageado pela primeira-dama de Piumhi, Regiane Gonçalves, com uma cesta com produtos da região e uma placa de agradecimento pelos serviços prestados ao município. O prefeito de Formiga, Aluísio Veloso, também presenteou o governador. Anastasia estava acompanhado de diversos prefeitos e parlamentares da região. Após a inauguração do aeroporto, o governador visitou o Centro da cidade.

Aécio descarta ser vice de Serra e reafirma plano de concorrer ao Senado

O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), descartou nesta quinta-feira a possibilidade de compor como vice a chapa encabeçada pelo pré-candidato José Serra

No seu retorno à cena política, o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), descartou nesta quinta-feira a possibilidade de compor como vice a chapa encabeçada pelo pré-candidato tucano à Presidência, José Serra. Após um encontro no Palácio das Mangabeiras, Aécio, ao lado do governador mineiro Antonio Anastasia (PSDB) e do ex-presidente Itamar Franco (PPS), reafirmou a tese de que a melhor forma de ajudar na vitória de Serra e de Anastasia - pré-candidato em Minas - é "estando em Minas Gerais como candidato ao Senado."

Aécio retornou aos holofotes após quase um mês em férias no exterior, período em que a pré-candidata petista, Dilma Rousseff, subiu nas pesquisas de intenção de voto e aparece empatada tecnicamente com o presidenciável tucano.

"A minha decisão não pode ser tomada a partir de opiniões pessoais, até de boas intenções de alguns companheiros. Elas são legítimas, mas a minha decisão tem de ser tomada através de uma análise muito profunda que eu faço do cenário político. E estou absolutamente convencido de que a melhor forma de ajudar a dar a vitória ao governador Anastasia (...) e ao companheiro e amigo José Serra é estando em Minas Gerais como candidato ao Senado."

Sobre os que cobram "patriotismo" de sua parte, foi categórico: "Chega a ser uma piada. Ninguém fez mais gestos de generosidade dentro do PSDB em torno do nosso projeto do que eu."



'Campanha de beija-flor'


Coube a Itamar falar claramente da opção de Aécio pela sucessão estadual. Segundo o ex-presidente, se fosse candidato a vice, Aécio faria uma "campanha de beija-flor." "Viria aqui (no Estado) de vez em quando, e bicava aqui e bicava lá. Nós precisamos vencer (em Minas)", afirmou. "É fundamental e nós acreditamos nisso piamente, a vitória do governador Anastasia."
Embora tenha dito que "é bem possível" que ele e Itamar façam uma dobradinha na disputa pelo Senado, Aécio voltou a admitir o ex-presidente como possível vice de Serra, salientando que caberá ao pré-candidato a escolha do nome. "Sempre que se falar de Itamar Franco estará se falando de ética, de dignidade. Um homem em condições de ser candidato ao que quer que seja, à Presidência, à vice-presidência da República", disse. "O que posso garantir é que o palanque em que estiver o presidente Itamar Franco será o meu palanque."


Animação


O ex-governador disse que retorna ao País extremamente animado com os cenários nacional e estadual. Prometeu empenho na campanha e afirmou que estará ao lado de Serra, se colocando à disposição para viajar pelo Brasil com o pré-candidato. Ele reiterou que considera que a campanha, de fato, terá início após a Copa do Mundo.

"É natural que estejamos vivendo o tempo de algumas ansiedades, mas estou absolutamente convencido de que nós vamos em Minas Gerais ter um excepcional resultado, tanto dando a vitória ao governador Anastasia, porque isso é o melhor para Minas Gerais, quanto também dando a vitória aqui ao presidente José Serra", disse.

Para o ex-governador, sua confiança na eleição de Serra e Anastasia se baseia no fato de ambos serem as melhores alternativas. Aécio afirmou também que a campanha de Serra não deve ignorar os avanços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas também não deve deixar de apontar "os equívocos" da gestão petista.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Chefs apresentam experiências no CMRR em Belo Horizonte

Zarife realizou a receita de uma paella mineira com os alunos do projeto

BELO HORIZONTE (26/05/10) - Nesta quarta-feira (26) dois chefs de cozinha de renome internacional, que participam do projeto Sabor e Saber, a espanhola Beatriz Sotelo e o mineiro Rodrigo Zarife, apresentaram palestras para alunos e ex-alunos do projeto Chefs do Amanhã. Foi feita também a degustação de uma receita de paella mineira. O evento aconteceu no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte.

Zarife se encantou com o projeto Chefs do Amanhã e se disponibilizou como voluntário para dar aulas no curso. “A ideia é fantástica, acredito que será uma excelente oportunidade para troca de experiências com esses jovens”, ressaltou o chef mineiro.

Esta ação é uma iniciativa dos parceiros do Chefs do Amanhã, que é realizado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Associação Brasileira de Gastronomia e Cultura (Arbórea), Mercado Central, e CMRR.

A diretora executiva do CMRR, Denise Bruschi, ressaltou a importância do evento e a grande oportunidade que é para o Centro receber os chefs de cozinha e os alunos e ex-alunos do Chefs do Amanhã.

O coordenador especial de Juventude, Roberto Tross, destacou o trabalho do projeto e afirmou que a Seej busca criar boas oportunidades para os jovens mineiros.

O projeto social que já acontece nas dependências do CMRR e do Mercado Central de Belo Horizonte passará também a ser realizado nas dependências do Centro Universitário UNA. Durante o evento foi firmado o termo de cooperação técnica entre a universidade e a Seej.

O encerramento do evento foi a degustação da paella mineira, preparada pelo chef mineiro com a ajuda de ex-alunos do Chefs do Amanhã, e tendo como apoio a equipe da Cozinha Experimental do CMRR.

Chefs do Amanhã

O Programa Chefs do Amanhã é uma iniciativa da Seej, por intermédio da Coordenadoria Especial de Juventude e em parceria com as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), do Servas, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do CMRR, da Prodal Banco de Alimentos, da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e do Mercado Central, que se uniram para desenvolver cursos de capacitação para jovens, com enfoque na geração de emprego e renda. O curso é ministrado por professores e estagiários da Arbórea.

O principal objetivo do curso é despertar o interesse e a participação de jovens entre 15 e 29 anos, alunos de escolas públicas, para uma nova proposta da culinária: alimentação saudável com a utilização integral dos alimentos, consumo consciente e manipulação correta de alimentos. Participam também jovens que se encontram em centros de recuperação de dependência química ou programas socioeducativos.

Os alunos aprendem na teoria e na prática, noções sobre o controle dos perigos de contaminação, higiene pessoal, cuidados no preparo e cozimento, além dos métodos adequados de congelamento e descongelamento.

O Chefs do Amanhã é voltado para alunos de escolas públicas de Belo Horizonte, do Programa Educacional Afetivo Sexual (Peas) e dos Centros Socioeducativos, entre 15 e 29 anos. Até o momento, cerca de 300 jovens foram atendidos pelo programa. Mais informações por meio do telefone (31) 3465-1206 ou do email cozinhaexperimental@cmrr.mg.gov.br.

Chefs

Beatriz Sotelo, de apenas 29 anos, é uma das gratas surpresas da alta gastronomia espanhola. Em 2008 foi a vencedora do concurso “Cozinheiro do Ano”, onde competiu com cerca de 1.000 chefs de todo o país e a partir daí passou a ser uma das mais requisitadas. Sócia do A Estación, Beatriz colaborou em vários restaurantes na Espanha e também em Paris. Em 2009 o A Estación conquistou sua primeira estrela, tornando-se referência na alta gastronomia europeia.

O chef Rodrigo Zarife formou-se pelo Senac-MG, estudou e trabalhou durante anos na Espanha e em Portugal sendo apontado como o primeiro chef a divulgar e difundir a gastronomia mineira contemporânea na Europa. Atualmente atua como especialista na preparação de paellas gigantes e é consultor gastronômico de importantes restaurantes e hotéis no Brasil.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Governador Antônio Anastasia autoriza R$ 27,6 milhões em obras para Januária


BELO HORIZONTE (25/05/10) - O governador Antonio Anastasia encerrou, nesta terça-feira (25), agenda oficial no Norte de Minas, autorizando investimento de R$ 27,6 milhões em obras para Januária. Ele também esteve em Montes Claros e em Patis, onde inaugurou o estádio de futebol e um conjunto habitacional. De acordo com o governador, a região tem merecido atenção especial do Governo de Minas nos últimos sete anos.

“O Norte de Minas é uma região populosa, grande, e mais do que isso, temos uma dívida com o Norte de Minas. Durante muitas décadas, o Norte de Minas recebeu poucos investimentos, mas o governador Aécio Neves inverteu essa prioridade e, ao longo dos últimos anos, a região recebeu, proporcionalmente, mais investimentos que as outras regiões do nosso Estado”, disse Antonio Anastasia, em entrevista.

Turismo e desenvolvimento

Os recursos anunciados para Januária representam o maior conjunto de obras já autorizados pelo Estado para o município. Do total, R$ 10 milhões serão destinados para reforma e ampliação do aeroporto. Serão investidos R$ 9 milhões na duplicação, pavimentação e urbanização das avenidas Beira Rio e Marechal Deodoro, que dão acesso à cidade pela BR-135, e na implantação do parque ecológico às margens do rio São Francisco. Serão também investidos R$ 6 milhões na melhoria dos serviços e do atendimento do Hospital Municipal e R$ 2,5 milhões na construção da nova sede do Corpo de Bombeiros.

O conjunto de obras marca os 150 anos de emancipação política de Januária, a ser comemorado dia 7 de outubro. Segundo o governador, os investimentos vão ajudar a alavancar o turismo e a economia do município e da região.

“O projeto principal é a avenida Beira Rio. Januária completa 150 anos e há um presente do Governo do Estado que é o investimento nessa avenida, que vai mudar a questão do paisagismo aqui na parte central da cidade, colocando Januária de frente para o rio São Francisco, que é a maior dádiva que Deus deu para a essa região”, disse o governador.

Além de incrementar o turismo, as obras de duplicação, pavimentação e urbanização têm o objetivo de melhorar o fluxo de trânsito no município. As duas avenidas fazem a ligação da cidade com a BR-135, que liga Januária a Montes Claros. As vias começam no trevo construído no principal acesso ao município e se estendem até o centro turístico, próximo à orla do rio São Francisco, numa área que concentra os principais hotéis e restaurantes de Januária.

Os recursos serão também destinados à implantação de um parque ecológico às margens da avenida Marechal Deodoro, com área de 100 mil metros quadrados. O parque contará com trilhas de caminhada, área de lazer com mesas de dama e xadrez, lago, fonte luminosa, playground, viveiro de mudas, estacionamento, casa de apoio administrativo e educação ambiental e restaurante.

Aeroporto

O governador também destacou a importância das obras no aeroporto que, segundo ele, funcionará como um portal de novas oportunidades e negócios a partir das melhorias a serem implantadas.

“O aeroporto de Januária atende não só Januária. É um aeroporto para toda essa região. Dentro do programa Proaero, vai ser uma obra muito importante para a região como um todo. O aeroporto é sempre uma porta de entrada para negócio”, disse ele.

A pista de pouso do aeroporto receberá nova pavimentação e será ampliada em 260 metros, totalizando 1.720 metros de extensão por 30 metros de largura. Também está prevista a construção de estacionamento de aeronaves com 5.500 metros quadrados, implantação de balizamento noturno e construção de novo terminal de passageiros. Com as melhorias, o aeroporto passará a ter capacidade para receber aeronaves do tipo ATR 42-300 médias com 48 lugares, em voos regionais diurnos e noturnos. Os voos que irão operar no novo aeroporto terão ligação direta com Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo.

Saúde e bombeiros

Anastasia também autorizou o repasse de R$ 6 milhões para obras no Hospital Municipal de Januária. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

O governador autorizou a abertura do processo de licitação para construção da sede do pelotão do Corpo de Bombeiros em Januária. Para construir a unidade, o Governo do Estado investirá R$ 2,6 milhões. O pelotão será contemplado ainda com um caminhão autobomba, uma viatura de resgate, uma viatura de salvamento, dois veículos leves e embarcações. A obra deve ser iniciada ainda este ano.

Montes Claros

Em Montes Claros, o governador Antonio Anastasia participou do Seminário de Direito Administrativo - Propostas e Experiências Positivas da Administração Pública. O evento foi realizado pelo Instituto Mineiro de Direito Administrativo (Imda), com apoio do Governo de Minas.

Além do governador, participaram como palestrantes o desembargador Edgar Penna Amorim; os professores Carlos André Mariani Bittencourt, Edgar Guimarães, Edimur Ferreira de Faria, Eurico Bittencourt Neto, Florivaldo Dutra de Araújo, Júlio César dos Santos Esteves, Luciano Ferraz, Onofre Batista Júnior, Marcos Perez, Cristiana Fortini, Daniela Campos Líbório, Daniella Mello Coelho, Deborah Fialho Ribeiro Glória e Maria Fernanda Pires de Carvalho Pereira.

Ainda na cidade, Antonio Anastasia visitou o arcebispo metropolitano, Dom José Alberto Moura, ocasião em que falaram sobre a questão da saúde no município, em especial em relação à Santa Casa.

Fonte: Agência Minas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Governo dá ultimato e fixa data para substituir grevistas

Íntegra do texto:


Greve. Se paralisação não acabar até amanhã, alunos terão aulas garantidas

Tereza Rodrigues
Especial para O Tempo


Como forma de pressionar pelo fim da greve dos professores, que completa hoje 46 dias, o governo de Minas estabeleceu um prazo máximo para iniciar a contratação de substitutos. De acordo com a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, se na próxima assembleia, marcada para amanhã, a categoria decidir por continuar a paralisação, novos profissionais vão começar a trabalhar no lugar dos grevistas. Mas isso não implicará demissões, segundo ela.


"Minha expectativa é que a decisão seja pelo fim do movimento, mas, se a greve não acabar, o governo não pode ficar de braços cruzados. Vamos contratar profissionais para que as escolas possam voltar ao funcionamento normal. Os nossos alunos não podem continuar sendo prejudicados", disse ontem a secretária.


Renata enfatizou que as demissões continuam fora dos planos do governo. Ela explicou que as substituições, se forem concretizadas, vão auxiliar na reposição das aulas.


As negociações foram retomadas depois que Renata Vilhena se reuniu com representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) na última sexta-feira. Uma nova reunião entre as partes foi marcada para hoje à noite, na tentativa de acertar todos os detalhes da proposta do governo, que será apresentada aos professores na assembleia de terça-feira.


Impasses marcaram a última votação da categoria, ocorrida no dia 18 de maio. O governo acusou o Sind-UTE/MG de não ter apresentado aos professores que participaram da assembleia a proposta que atendia parte das reivindicações. Já o sindicato afirmou que a primeira proposta, encaminhada pouco antes das 13h, foi, sim, votada - mas que não atendia às reivindicações e, por isso, foi reprovada. Segundo Beatriz Cerqueira, coordenadora do Sind-UTE/MG, um segundo documento foi enviado para o sindicato às 17h, mas não deu tempo de ser apreciado.


NOVA PROPOSTA. Segundo Renata Vilhena, a proposta que será apresentada ao sindicato na reunião de hoje só difere em um item da que tinha sido enviada na tarde do dia 18.
"A questão salarial não muda porque o governo não tem a menor condição de pagar um vencimento básico de R$ 1.312,85 (reivindicado pelo sindicato). Cedemos em relação ao prazo de entrega dos trabalhos da comissão que será criada para estudar a revisão dos planos de carreira. O sindicato pediu 20 dias e nós concordamos que isso é possível, mesmo sendo um prazo curto", afirmou a secretária.


Ontem, nenhum representante do Sind-UTE/MG foi localizado para comentar a nova proposta.

A verdade sobre a greve da CUT e do PT em Minas

Conheça toda a verdade sobre a greve que a CUT e o PT promovem entre os professores de Minas Gerais com objetivo de favorecer o candidato deles nas eleições para governador em 2010. A Secretaria de Estado de Educação divulgou hoje um comunicado, cuja leitura deixa claro que as reivindicações salariais são apenas uma fachada para os ataques que a CUT e o PT fazem contra o governador Antônio Anastasia e o ex-governador Aécio Neves.

A seguir, a íntegra do Comunicado da Secretaria de Estado da Educação, publicado na imprensa .

COMUNICADO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

Em respeito aos alunos, pais, responsáveis e à comunidade escolar, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) presta os seguintes esclarecimentos:

Há 46 dias, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), filiado à CUT, está liderando um processo de paralisação em escolas estaduais.

Na última sexta-feira, a Justiça conferiu ao Governo de Minas autorização para substituir professores que estejam em greve como forma de garantir o direito dos alunos mineiros às aulas.

A greve foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 4 de maio. Nova decisão judicial, no dia 11 de maio, voltou a considerar a paralisação ilegal.

Em posicionamento que surpreendeu a toda a sociedade, a direção do sindicato recusou-se a acatar o entendimento da Justiça e está pagando R$ 30 mil de multa por dia.

No dia 17 de maio, o Sind-UTE encaminhou proposta de acordo ao Governo de Minas para por fim à greve.

Após negociações, no dia seguinte, foi fechado um acordo entre o Governo do Estado e o sindicato. Os documentos estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Educação.

Para surpresa de todos os envolvidos na negociação, inclusive parlamentares, a direção do sindicato não levou ao conhecimento da categoria, na assembleia do dia 18, os termos do acordo proposto pelo sindicato e aceito pelo Governo, com o objetivo de garantir o retorno imediato às aulas.

Preocupa de forma especial ao Governo o fato dos professores não estarem recebendo informações completas sobre temas de especial interesse da categoria nesse momento. Entre elas:

O sindicato reivindica o cumprimento de uma lei que garantiria o piso nacional de R$ 1.312,00. Não existe nenhuma lei em vigor no País que estabeleça esse valor de piso para 24 horas semanais de trabalho.

Além disso, mesmo depois de decretada a ilegalidade da greve, o sindicato manteve divulgação de publicidade paga em que omitia, da categoria, a decisão da Justiça. http://www.youtube.com/governodeminasgerais

REIVINDICAÇÕES:

O Governo de Minas já atendeu a diversas reivindicações apresentadas pelo sindicato. A reivindicação de reajuste salarial apresentada pelo Sind-UTE não pode ser atendida por duas razões:

Do ponto de vista da realidade:

A reivindicação significa um reajuste de 255%. O valor reivindicado significa um impacto de R$ 8.698.270.000,00 anuais na folha de pagamento do Estado. Hoje, o Estado gasta R$ 16 bilhões com a folha de todos os servidores. O reajuste proposto pelo sindicato corresponde, portanto, a mais da metade do valor pago atualmente a todos os servidores, ativos e inativos do Estado.

Para se ter uma ideia do quanto a reivindicação apresentada pelo sindicato se encontra fora da realidade brasileira, é importante informar que nenhum Estado da Federação paga o piso reivindicado pela Sind-UTE em Minas Gerais para 24 horas de trabalho.

Do ponto de vista da legalidade:

A legislação dificulta a concessão de reajustes em ano eleitoral. A Lei Federal de Responsabilidade Fiscal não permite a concessão de reajustes salariais quando os gastos com a folha de pagamento de pessoal ultrapassam o limite prudencial de 46,55% da Receita Corrente Líquida.

Os reajustes salariais já concedidos em março para as carreiras dos Profissionais da Educação Básica implicarão em aumento de R$ 443 milhões no exercício de 2010, beneficiando 409 mil servidores ativos, inativos e designados.

Considerando todas as carreiras que tiveram reajustes autorizados para este ano, o valor total acrescido à folha de pagamento do Estado é de R$ 1,1 bilhão. Tais reajustes decorreram de um enorme esforço financeiro do Governo, tendo seus percentuais definidos em função da receita do Estado para este ano.

Entre as reivindicações dos servidores da Educação já atendidas estão:

1ª - realização de concurso público para preenchimento de cargos na Educação;
2ª - promoção do processo de certificação dos diretores escolares até o final deste ano;
3ª - consulta à comunidade para a indicação de candidatos ao cargo em 2011;
4ª - fornecimento de uniformes e equipamentos apropriados para os auxiliares de serviços;
5ª - pagamento de rateio de férias aos profissionais designados; e
6ª - continuidade no pagamento de adicionais por tempo de serviço e da Vantagem Temporária Incorporável (VTI) dos designados, independentemente do intervalo entre as designações.

MEDIDAS:

A paralisação está trazendo transtornos irreparáveis para milhares de famílias. Milhares de crianças estão sem merenda escolar e tendo o seu aprendizado prejudicado. Milhares de pais e mães estão trabalhando preocupados com a segurança de seus filhos, que estão impedidos de frequentar as aulas.

Em respeito aos professores e à sociedade, o Governo de Minas está fazendo um grande esforço para levar ao conhecimento dos profissionais as corretas informações e as consequências da manutenção de uma paralisação considerada ilegal pela Justiça.

Nos últimos anos, o Governo de Minas criou o plano de carreira, acabou com a escala de pagamentos e está fazendo estudos na direção de novas conquistas salariais, já que no mês de maio entrou em vigor um reajuste de 10% para toda a categoria.

O Governo de Minas paga, no Estado, o piso de R$ 935,00 para uma jornada de 24 horas semanais, valor proporcionalmente maior do que o piso nacional remuneratório reconhecido pelo Ministério da Educação e que é de R$ 1.024,00 para 40 horas semanais.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14849:interpretacao-da-agu-aponta-r-102467-a-partir-de-janeiro&catid=2228ltemid=86

Reconhecendo a necessidade urgente de melhorar a remuneração dos profissionais da Educação, o Governo já criou e está instalando o grupo de trabalho com a finalidade de estudar a estrutura remuneratória dos servidores e propor aperfeiçoamento nos planos de carreira da Educação.

Em respeito aos professores, o Governo do Estado continua insistindo no diálogo e na informação para a construção das condições que façam valer os direitos das famílias e dos alunos mineiros.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Datatempo: Anastasia está à frente de Pimentel em Ipatinga, reduto histórico do PT

Em Ipatinga, município mineiro do Vale do Aço e reduto histórico do PT, o pré-candidato Antonio Anastasia (PSDB) está à frente do petista Fernando Pimentel. É o que revela pesquisa do instituto Datatempo/CP2, realizada entre 8 e 11 de maio e publicada hoje pelo jornal O Tempo.
Anastasia tem 11,57% das intenções de voto, contra 10,47% atribuídos a Pimentel.O resultado é também significativo se for levado em consideração o fato de que outra força de peso em Ipatinga é a do deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), um dos articuladores do candidato Hélio Costa, com 36,69% das intenções de voto.O Datatempo/CP2 ouviu 1.003 eleitores em Ipatinga.
O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral tem o número 115-98.2010.613.0131. Na corrida presidencial, o candidato do PSDB, o ex-governador paulista José Serra, lidera com 33% da preferência dos entrevistados e é seguido de perto pela concorrente petista, a ex-ministra Dilma Rousseff, com 30,11%. A candidata do PV, Marina Silva, tem 13,46% das intenções de voto.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Programa Luz para Todos avança na região Leste do Estado


ÁGUA BOA (12/05/10) - O governador Antonio Anastasia autorizou, nesta quarta-feira (12), em Água Boa, no Leste do Estado, a ligação de 2.574 novas residências rurais de 18 municípios da região da Bacia do Suaçuí, dentro do programa Luz para Todos - Energia do Bem, com investimento de R$ 26 milhões. No Leste de Minas, unindo a 1ª e a 2ª etapa do programa, serão realizadas 18.177 ligações, com investimento de R$ 190 milhões.

Durante a solenidade, realizada na Câmara Municipal de Água Boa, o governador fez a entrega simbólica do Kit Luz ao morador do Distrito de Cachoeira da Luz, Fernando Gomes de Melo e sua família.

Antonio Anastasia ressaltou a importância do Programa Luz para Todos, projeto do Governo de Minas e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em parceria com o governo federal, que visa à universalização da energia elétrica no Estado.

“Trata-se de um programa social muito importante que o Governo de Minas leva à população rural do Estado. O Luz para Todos proporciona mais qualidade de vida a pessoas que há muitos anos viveram sem energia elétrica”, disse o governador.

Ele também destacou a preocupação do Governo de Minas com o desenvolvimento dos pequenos e médios municípios do Estado. “Estamos universalizando a energia elétrica, levamos o Proacesso, telefonia celular, recuperamos as escolas. Agora vamos trazer o Link Faltante para cá, com destaque para a estrada que liga Água Boa e Malacacheta, que é um compromisso nosso. São inúmeros os projetos que possuem o objetivo de atrair mais empregos e gerar renda para os municípios”, enfatizou.

Além de Água Boa, áreas rurais dos municípios de Cantagalo, Coroaci, Divinolândia de Minas, Guanhães, Dores de Guanhães, José Raydan, Materlândia, Paulistas, Peçanha, Sabinópolis, Santa Maria do Suaçuí, São João Evangelista, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçui, São Sebastião do Maranhão, Senhora do Porto, Virginópolis também foram beneficiadas com a autorização do governador para novas ligações do Luz para Todos. Em todas as fases do programa, serão realizadas 7.728 ligações nesses municípios até o final deste ano, com investimento de R$ 78,8 milhões.

Em Água Boa, serão contempladas, até o final de 2010, 1.057 residências. Nas primeira e segunda etapas do programa foram feitas 861 ligações no município. O investimento foi de R$ 10,8 milhões.

O diretor da Cemig, Fernando Henrique Schuffner Neto, lembrou alguns dos investimentos realizados por meio do Luz para Todos, destacando as mudanças que ocorreram após o programa.

“No início do projeto, tínhamos em Minas mais de 2 mil escolas sem energia. Em pouco tempo levamos luz para essas instituições. Aqui em Água Boa, entramos na última etapa de eletrificação. Serão mais de mil famílias beneficiadas. A Cemig se sente muito honrada em poder universalizar o abastecimento de energia nessa região e em todo o Estado”, afirmou.

Luz para Todos

Em 2004, quando do lançamento do Energia Rural - Programa Luz para Todos, foram projetadas 285.000 ligações em todo o Estado até dezembro de 2010, beneficiando aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

Esse dado alcançará uma taxa de atendimento rural próxima a 100% e representa um investimento de R$ 2,9 bilhões, sendo 77% do Governo de Minas e Cemig e 23% do governo federal. Deste total, 216.486 ligações já foram realizadas (R$ 2,2 bilhões) e 68.514 ainda serão executadas (R$ 700 milhões).

Homenagem

O governador Antonio Anastasia também foi condecorado em Água Boa com o Título de Cidadão Honorário do município. Indicado pelo vereador Davidson Moreira da Silva e aprovado em unanimidade na Casa. O título, segundo o autor do projeto, é um agradecimento ao governador pelos inúmeros projetos realizados em Água Boa em prol da população local.

Anastasia agradeceu a homenagem e disse que agora, como filho da terra, sente que seu empenho em trabalhar por Água Boa aumentou. “Me sinto muito honrado em ser cidadão honorário desta cidade. Meu compromisso com Água Boa agora é ainda maior”, ressaltou.

Governador Anastasia espera retorno imediato dos professores


BELO HORIZONTE (12/05/10) - Nesta quarta-feira (12), ao atender um convite do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Alberto Pinto Coelho, para se reunir com representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, propôs a retomada da pauta encaminhada à entidade no dia 15 de abril e garantiu que não haverá demissões. Após a reunião na ALMG, Renata Vilhena reafirmou que o Governo de Minas permanece aberto ao diálogo e que é indispensável para a categoria a criação de um grupo de trabalho para revisar a carreira do magistério “uma vez que há uma série de gratificações que incidem sobre o vencimento básico”, disse Vilhena.

Em relação ao corte do ponto, a secretária explicou que o corte já foi efetuado e “na medida em que houver a reposição dos dias de aula paralisados”, o Governo de Minas poderá repor financeiramente os dias cortados.

A secretária Renata Vilhena ressaltou ainda que a criação do grupo de trabalho, composto por representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da categoria vai permitir a definição de carreira que “seja mais justa, mais simples e até mesmo mais transparente, permitindo que a população conheça de fato o valor da remuneração do professor e dos demais servidores da educação”. A secretária voltou a afirmar que o Governo de Minas espera que a categoria cumpra a decisão da Justiça e retorne imediatamente ao trabalho.

Renata Vilhena deixou claro que o Governo manterá as negociações com o retorno imediato dos professores às salas de aula. “Houve um apelo para que eles voltem às aulas para que não haja mais prejuízo em relação às crianças que estão perdendo conteúdo escolar. Terminado o movimento, nós devemos começar a revisão da carreira”, ressaltou.

Limite legal

Renata Vilhena voltou a reiterar que o Governo entende as reivindicações da categoria, mas esclareceu que há impedimento legal e financeiro para conceder qualquer aumento salarial além dos 10% já concedidos. “Seja pela legislação eleitoral, que colocou o prazo até o dia 6 de abril para que fosse dado qualquer tipo de reajuste, seja pela Lei Federal de Responsabilidade Fiscal, uma vez que eu já tenho o meu limite comprometido de pagamento de pessoal. Então, nós também não podemos descumprir a lei. Nós só podemos dar passos de acordo com as nossas possibilidades legais”, reafirma.

No encontro não houve discussão de aumento salarial. A secretária Renata Vilhena esclarece que o piso, de acordo com decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), corresponde ao conjunto de remuneração pessoal. “Nós já pagamos acima da remuneração, acima do piso nacional, que é de R$ 1.024,00 para 40 horas semanais. Para as 24 horas semanais seriam R$ 614,00 e nós estamos pagando R$ 935,00’, explicou a secretária. “Nossa proposta é fazer a revisão da carreira e não simplesmente aumentar o vencimento básico”, afirma.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Governador Anastasia preside primeira reunião com secretariado

BELO HORIZONTE (05/04/10) - O governador Antonio Anastasia presidiu, nesta segunda-feira (5), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, a primeira reunião com o conjunto dos secretários de Estado, presidentes de autarquias e empresas estatais desde que assumiu o Governo de Minas, no último dia 31 de março. No encontro de trabalho foi definido o cronograma de ações e o acompanhamento das metas estabelecidas para 2010 em cada área de atuação do governo. O governador destacou programas da educação, saúde e infraestrutura.

Segundo Antonio Anastasia, o objetivo foi avançar em relação a última reunião realizada com o secretariado, no dia 25 de março, quando o ex-governador Aécio Neves coordenou o balanço dos programas desenvolvidos no período entre 2003 e 2009.

“Vamos dar continuidade plena a aquilo que já estava sendo realizado. Reunimos o secretariado, gerentes das empresas, subsecretários, representantes das autarquias e fundações com o objetivo de estabelecer exatamente quais são esses passos de maneira muito objetiva e responsável, mostrando as questões de ordem orçamentária, de ordem financeira, as questões procedimentais, então foi feita uma reunião bastante prática com cada área recebendo mais uma vez as suas metas e as nossas recomendações de sequência do trabalho”, afirmou o governador, em entrevista.

Prioridades

Entre as prioridades fixadas, Anastasia destacou a expansão do Programa de Ensino Profissional (PEP), que no ano passado atendeu quase 100 mil jovens mineiros e até o final de 2010 deverá beneficiar 130 mil alunos. Ele também citou a consolidação do Pro-Hosp, programa que está destinando recursos para equipar e melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais que atendem pelo SUS no Estado.

“Temos pilares em cada uma das áreas. Nós passamos aqui, secretaria por secretaria e demonstramos o que há de mais importante, na educação, na saúde, na segurança, no meio ambiente, na cultura. Na educação, por exemplo, temos a questão do Programa de Ensino Profissional”, disse o governador. E completou: “Na questão da saúde pública, a questão do nosso Pro-Hosp, que é a interiorização e a regionalização dos nossos hospitais.”

Outra prioridade é a conclusão do Proacesso, programa que está ligando por asfalto 224 municípios que ainda não contavam com esse benefício. Desse total, 145 já estão finalizados. Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, o Proacesso é um dos maiores programas sociais do Governo de Minas.

“É um programa que leva para todas as cidades o asfalto e junto com o asfalto o desenvolvimento, melhoria da renda, melhoria da educação. Por isso, ele é vitrine, é um programa que atinge a plenitude da população da região atendida”, disse Fuad Noman.

Gestão de qualidade

Anastasia afirmou que a gestão pública de qualidade, marcada pelo planejamento das ações e a destinação correta dos recursos públicos também é prioridade do Governo de Minas.

“Durante esses anos todos, Minas Gerais se marcou por ser um estado muito bem planejado e cujas metas alcançadas foram referendadas pelo Banco Mundial. Tornou-se um caso mundial, um exemplo mundial da boa gestão pública. Então, nós vamos dar continuidade a isto e os secretários estão muito empenhados e motivados”, disse ele.

O governador convocou secretários, presidentes das estatais e autarquias a seguir desenvolvendo ações e programas que visam melhorar a qualidade de vida dos mineiros com firmeza e responsabilidade.

“O mais relevante de tudo que foi feito nos últimos sete anos, de toda revolução em curso no Estado de Minas Gerais é o patrimônio moral, é a lisura e a ética que fizeram esse governo ter credibilidade dentro e fora do país. Vamos continuar trabalhando com firmeza e responsabilidade para concluirmos bem esse ano e mostrarmos para a população que avançamos muito”, disse o governador.

Recursos garantidos

De acordo com Anastasia, os recursos para obras e ações a serem desenvolvidas estão garantidos no orçamento de 2010. Ele afirmou também que todas as ações terão acompanhamento, através de reuniões periódicas que serão realizadas com o secretariado, para garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos.

“Com referência ao acompanhamento, é periódico, já marquei uma nova reunião para o mês de junho. Vamos fazer essas reuniões de três em três meses para acompanhar isso. Sem prejuízo das reuniões dos comitês, que são aqueles grupos menores que reunimos em relação a alguns assuntos. Hoje pela manhã mesmo presidi uma reunião de comitê e isso vai continuar. Volto a dizer, é o chamado gerenciamento intensivo, que marca positivamente o nosso governo”, disse Anastasia.