sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Plano diretor vai definir entorno da Cidade Administrativa



Proposta deve ser encaminhada pelo prefeito Marcio Lacerda para análise do Legislativo municipal

O governador Aécio Neves participou, nesta quinta-feira (15/10), no Palácio das Mangabeiras, de reunião de trabalho com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda. Durante o encontro, que contou com a presença do vice-governador Antonio Anastasia, e do presidente da Codemig, Oswaldo Borges, eles conversaram sobre a elaboração de uma proposta de lei para criar um plano diretor, que definiria regras para ocupação do entorno da Cidade Administrativa. O complexo de prédios,em construção no bairro Serra Verde, abrigará toda a administração direta do Estado, incluindo secretarias e órgãos estaduais.
“Estamos preparando a redação final da proposta de lei do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo para enviar na próxima semana para a Câmara. O Governo do Estado contratou um trabalho de consultoria, que ficou pronto recentemente, sobre as hipóteses da melhor ocupação no entorno da Cidade Administrativa. Tivemos uma discussão técnica no sentido de definirmos, trocando ideias sobre a visão da Prefeitura, a visão do Governo do Estado, sobre como encaixar, no projeto do Plano Diretor Lei do Uso e Ocupação, as áreas no entorno, na área de influência da futura Cidade Administrativa“, afirmou o prefeito Marcio Lacerda em entrevista após a reunião.

Matéria publicada: Agência Minas

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Senador Eduardo Suplicy desfila de cueca vermelha no Congresso


Petista participou nesta quinta de gravação de programa humorístico.

Em agosto, ele deu cartão vermelho a Sarney pela crise do Senado.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) desfilou nesta quinta-feira (15) de cueca vermelha pelo Salão Azul do Congresso Nacional, atendendo a um pedido de um programa humorístico. Conhecido por sua irreverência, o senador já protagonizou a distribuição de cartão vermelho ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no auge da crise política enfrentada pela Casa, e até cantou um rap do Racionais MC em uma das comissões do Senado, em 2007. (Foto: Roberto Stuckert Filho/Agência O Globo )

Greve na CEF já traz transtorno à população


A greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) em diversos estados brasileiros, entre eles Minas Gerais, completou 22 dias nesta quinta-feira. Tanto tempo com agências fechadas - desde 24 de setembro - começa a provocar transtornos maiores para clientes e outras pessoas que precisam utilizar os serviços da instituição.


As lotéricas de Belo Horizonte e Região Metropolitana já registram um acréscimo entre 60% e 70% no seu movimento. Mesmo assim, não são capazes de atender a todas as necessidades dos cidadãos, em função, principalmente, das restrições que existem em sua atuação como correspondente bancário.

Exemplos para ilustrar os problemas que as pessoas estão enfrentando não faltam. O vendedor João Antônio Fonseca esteve nesta quinta-feira em duas agências da Caixa, na tentativa de sacar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Não conseguiu.

Tentou então em uma lotérica, onde foi informado que isso só seria possível para valores de até R$ 1.000 e com o Cartão Cidadão. Seu saque até estava dentro do limite (R$ 800, mais ou menos), porém ele não é portador do cartão.

Leia na ìntegra: Hojeemdia

Garoto de 6 anos que estaria em balão é encontrado nos EUA, diz polícia


Polícia acreditava que ele poderia ter caído durante voo.
Artefato foi construído pela família do menino.

O garoto de 6 anos que teria voado em um balão desgovernado nesta quinta-feira (15) no estado americano do Colorado foi encontrado vivo, informou a CNN.

O garoto de seis anos que se imaginava que estivesse no artefato não foi encontrado quando o balão caiu. Segundo a emissora americana, o menino foi achado escondido dentro de uma caixa, em casa.

Um porta-voz da polícia havia dito antes que havia a possibilidade de o garoto ter caído do balão, uma vez que uma das portas parecia estar aberta.

Agricultura familiar de Minas Gerais tem produtos desonerados


A comercialização de produtos da agricultura familiar, em Minas Gerais, agora tem tratamento tributário especial. De acordo com Protocolo de Intenções assinado pelo governador Aécio Neves, e que será publicado no “Minas Gerais” desta quinta-feira (15), a desoneração será de 61,11% quando a operação for tributada com alíquota de 18%. Já no caso de tributação com alíquota de 12%, a desoneração será de 31,66%. O imposto será recolhido mediante a aplicação de crédito presumido resultando em carga tributária efetiva de 3%.


O protocolo tem a participação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e sua vinculada Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

Leia mais na integra: Agência Minas

Divulgados vencedores do Encontro de Jovens Pesquisadores



Foi anunciado nesta quarta-feira (14) o resultado do 1° Encontro de Jovens Pesquisadores da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). O evento foi realizado dentro da programação da 5ª Feira de Inovação Tecnológica – Inovatec, tendo sido um dos estandes mais visitados.

Os vencedores na categoria Ensino Superior foram os seguintes:

- Primeiro lugar: “Análise laboratorial do desaguamento do lodo residual de estação de tratamento de água por meio de geossintéticos”, do Cefet, com 288 pontos.

- Segundo lugar: “Desenvolvimento de um Projeto de uma Cadeira de Rodas com uma Rampa Acoplada”, do Centro Universitário do Sul de Minas, com 287 pontos.

- Terceiro lugar: empate entre “Almanaque da Biodiversidade Oculta nas águas das veredas”, da UFMG e “Dispositivo Eletrônico para avaliação da resistência à compreensão do concreto no estado plástico”, do Cefet, com 286 pontos cada um.

Leia mais na integra: Agência Minas

Aécio Neves anuncia investimentos de R$ 9,5 bi da Vale em Minas


O governador Aécio Neves e o presidente da Vale, Roger Agnelli, assinaram um comunicado conjunto nesta quarta-feira (14), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, de investimentos de R$ 9,5 bilhões da empresa na implantação e expansão de mina e usinas de beneficiamento de minério em Minas Gerais, abrangendo sete municípios do Estado: Itabira, Itabirito, Barão de Cocais, Caeté, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara. O projeto vai gerar 2.200 empregos diretos até 2015, quando estará concluído. Entre diretos e indiretos, serão criados 9.930 empregos. Os investimentos serão distribuídos entre três projetos da Vale - Apolo, Itabira e Vargem Grande.

“A parceria entre o Estado de Minas Gerais e a Vale é histórica. Durante muito tempo foram quase que uma coisa só. O projeto de desenvolvimento de Minas Gerais ocorreu conjuntamente com o processo de crescimento e de fortalecimento da Vale. Por isso, o que queremos é aprofundar essa parceria. É muito importante que tenhamos em Minas futuros novos investimentos que agreguem ainda maior valor à matéria-prima daqui extraída”, disse Aécio Neves, em pronunciamento durante a solenidade.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo de Minas entrega casas e equipamentos em Uberlândia


O vice-governador Antonio Anastasia entregou, nesta quarta-feira (14), 120 casas de três conjuntos habitacionais em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A inauguração do Jardim Europa A, Jardim Europa B e Jardim das Palmeiras II foi realizada na rua do Vaticano, esquina com rua Solimões, bairro Jardim Europa A, onde os novos mutuários receberam as chaves dos imóveis. Os empreendimentos fazem parte do programa Lares Geraes - Habitação Popular, realizado pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG). O investimento total do Governo de Minas nas obras foi de R$ 2,55 milhões.

Durante a solenidade, o vice-governador ressaltou a importância do programa mineiro de habitação que, ao longo dos anos, vem avançando no combate ao déficit habitacional em Minas Gerais. “Já são 20 mil casas em cerca de 400 conjuntos construídos em todo o Estado. Não só em cidades grandes, mas também nas pequenas cidades, para levar qualidade de vida e moradia digna às famílias mineiras”, ressaltou Antonio Anastasia.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CARTA PUBLICADA NO ESTADÃO

Carta-resposta de um Juiz ao Presidente Lula publicada no Estadão

Mensagem ao presidente!



Estimado presidente, assisti na televisão, anteontem, o trecho de seu discurso criticando o Poder Judiciário e dizendo que V. Exa. e seu amigo Márcio, ministro da Justiça, há muito tempo são favoráveis ao controle externo do Poder Judiciário, não para 'meter a mão na decisão do juiz', mas para abrir a 'caixa-preta' do Poder.

Vi também V. Exa. falar sobre 'duas Justiças' e sobre a influência do dinheiro nas decisões da Justiça.

Fiquei abismado, caro presidente, não com a falta de conhecimento de V.Exa., já que coisa diversa não poderia esperar (só pelo fato de que o nobre presidente é leigo), mas com o fato de que o nobre presidente ainda não se tenha dado conta de que não é mais candidato.

Não precisa mais falar como se em palanque estivesse; não precisa mais fazer cara de inconformado, alterando o tom da voz para influir no ânimo da platéia. Afinal, não é sempre que se faz discurso na porta da Volks.

Não precisa mais chorar.

O eminente presidente precisa apenas mandar, o que não fez até agora.
Não existem duas Justiças, como V. Exa. falou. Existe uma só.
Que é cega, mas não é surda e costuma escutar as besteiras que muitos falam sobre ela.

Basta ao presidente mandar seu amigo Márcio tomar medidas concretas e efetivas contra o crime organizado.

Mandar seus demais ministros exercer os cargos para os quais foram nomeados.
Mandar seus líderes partidários fazer menos conchavos e começar a legislar em favor da sociedade.
Afinal, V. Exa. foi eleito para isso.

Sr. presidente, no mesmo canal de televisão, assisti a uma reportagem dando conta de que, em Pernambuco (sua terra natal), crianças que haviam abandonado o lixão, por receberem R$ 25 do Bolsa-Escola , tinham voltado para aquela vida (??) insólita simplesmente porque desde janeiro seu governo não repassou o dinheiro destinado ao Bolsa-Escola .

E a Benedita, sr. presidente? Disse ela que ficou sabendo dos fatos apenas no dia da reportagem.

Como se pode ver, Sr. presidente, vou tentar lembrá-lo de algumas coisas simples.
Nós, do Poder Judiciário, não temos caixa-preta. Temos leis inconsistentes e brandas
(que seu amigo Márcio sempre utilizou para inocentar pessoas acusadas de crimes do colarinho-branco).
Temos de conviver com a Fazenda Pública (e o Sr. presidente é responsável por ela, caso não saiba),sendo nossa maior cliente e litigante, na maioria dos casos, de má-fé.
Temos os precatórios que não são pagos.
Temos acidentados que não recebem benefícios em dia (o INSS é de sua responsabilidade, Sr. presidente).
Não temos medo algum de qualquer controle externo, Sr. presidente.
Temos medo, sim, de que pessoas menos avisadas, como V. Exa. mostrou ser, confundam controle externo com atividade jurisdicional (pergunte ao seu amigo Márcio, ele explica o que é).

De qualquer forma, não é bom falar de corda em casa de enforcado.
Evidente que V. Exa. usou da expressão 'caixa-preta' não no sentido pejorativo do termo.

Juízes não tomam vinho de R$ 4 mil a garrafa.
Juízes não são agradados com vinhos portugueses raros quando vão a restaurantes.
Juízes, quando fazem churrasco, não mandam vir churrasqueiro de outro Estado.
Mulheres de juízes não possuem condições financeiras para importar cabeleireiros de outras unidades da Federação, apenas para fazer uma 'escova'.
Cachorros de juízes não andam de carro oficial.
Caixa-preta por caixa-preta (no sentido meramente figurativo), sr. presidente, a do Poder Executivo é bem maior do que a nossa.

Meus respeitos a V. Exa. e recomendações ao seu amigo Márcio.

P.S.: Dê lembranças a 'Michelle'.
(Michelle é cachorrinha do presidente que passeia em carro oficial)

Ruy Coppola, juiz do 2.º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo, São Paulo

Aécio Neves e Lula se reúnem no Norte de Minas


PIRAPORA (14/10/09) - O governador Aécio Neves se reuniu, nesta quarta-feira (14), em Pirapora, no Norte de Minas, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve em Buritizeiro vistoriando obras de saneamento básico, ao lado de ministros de Estado. Aécio Neves destacou a importância das parcerias entre município, Estado e União na realização de obras em Minas Gerais. Ele ressaltou a necessidade de haver um planejamento maior no desenvolvimento de projetos conjuntos.

“As obras do governo federal são muito bem vindas a Minas. Gostaria até que elas viessem num volume ainda maior. Acho apenas que Minas Gerais precisaria de um volume mais expressivo, de um planejamento maior em relação a essas obras. De uma convergência maior das obras do governo federal com as obras do Governo do Estado. Eu me bato sempre em relação a isso. Há um grande divórcio hoje em Minas em relação ao que o governo federal faz e o Governo do Estado vem fazendo. Estamos planejando o Estado para daqui a 20 anos. Era muito importante que pudesse haver essa complementariedade, essa participação maior do governo federal naquilo que Minas está projetando”, disse Aécio Neves, em entrevista.

Revitalização

O governador citou a revitalização da bacia do Rio das Velhas, maior afluente do Rio São Francisco, que está sendo realizada pelo Governo de Minas, através da Copasa e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Os investimentos do Governo de Minas no projeto são de R$ 1,4 bilhão. O Projeto de Despoluição do Rio das Velhas, denominado Meta 2010, é o mais importante projeto de saneamento ambiental realizado no país.

“Apenas em Minas Gerais, na bacia do Rio das Velhas, estamos investindo cerca de R$ 1,4 bilhão. Mesmo valor previsto para a revitalização do governo federal em todo o país. Então, estamos cuidando em Minas do que temos de cuidar. As obras do governo federal são bem vidas e gostaria apenas que elas pudessem vir atreladas um pouco mais ao projeto de desenvolvimento que o Estado vem fazendo”, ressaltou.

As ações adotadas recentemente para diminuir a degradação já provocam efeitos positivos, comprovados com a volta dos peixes ao Rio das Velhas. O biomonitoramento da UFMG constatou que peixes que subiam somente 250 km na bacia em 2000, hoje já são identificados ao longo de 580 km, chegando bem próximos às áreas mais degradadas do rio.

A principal ação adotada para a melhoria da qualidade das águas foi a eliminação do lançamento de esgoto não tratado no rio. Para isso, o Governo de Minas tem investido na implantação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). São 17 ETEs em operação, cinco em obras e dez em fase de planejamento. Há dez anos, apenas 1,34% dos esgotos coletados na região da Bacia do Rio das Velhas era tratado. Até o final deste ano, 68% do volume de esgoto da bacia será tratado.

Centro de Convenções

Durante a visita a Pirapora, o governador também esteve no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira, localizado às margens do Rio São Francisco e inaugurado no ano passado. O empreendimento, que faz parte do programa Minas Avança, recebeu investimentos de R$ 4,4 milhões, sendo R$ 3,9 milhões do Governo do Estado e o restante da prefeitura. A estrutura permite a atração de eventos de grande porte, contribuindo para o desenvolvimento local através do incentivo ao turismo de negócios.


“É mais uma obra que permitirá a Pirapora e região se fortalecer no campo da economia. Já estamos, até o ano que vem, com a agenda do centro lotada. E o turismo de negócios talvez seja o setor da economia onde o investimento mais compense hoje, sobretudo nessa região que tem atrativos extraordinários. A questão ambiental é hoje central não apenas no Brasil, mas no mundo, e essa região atrai discussões sérias sobre o assunto e também turistas. Fiquei muito feliz de ver o nível desse Centro de Convenções que é um marco também no desenvolvimento dessa região”, disse Aécio Neves, que estava pelo prefeito de Pirapora, Warmilon Fonseca Braga, e outros prefeitos e parlamentares da região.

O prédio possui dois pavimentos, com 2.770 metros quadrados de área construída coberta em estrutura metálica e um salão com capacidade para mil pessoas. É totalmente climatizado e está localizado na área central da cidade, junto ao comércio e à rede hoteleira.

terça-feira, 13 de outubro de 2009



Hoje é o meu aniversário, quero compartilhar com todos os leitores do Blog Reinaldinho,esta data que pra mim é muito importante e significativa. Completo hoje 32 anos de vida, cheio de garra e animação, sei que temos que lutar para termos um país melhor e a minha parte procuro fazer, claro sempre com a ajuda de vocês, afinal de contas sozinho não se chega a lugar algum.

1 Grande abraço a todos e espero que continuem seguidores do meu Blog. Um agradecimento especial a Priscila que é colaboradora do Blog.

Fernando Pimentel, Ciro Gomes e José Serra falam de Aécio Neves.

Zezé Perrella tripudia: ‘Para ganhar do Atlético-MG, não é preciso jogar bem’


Presidente do Cruzeiro faz piada sobre vitória, enquanto presidente do Galo, Alexandre Kalil, destaca que o time alvinegro


As recorrentes alfinetadas entre Zezé Perrella e Alexandre Kalil tiveram sequência nesta segunda-feira, após a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na verdade, a provocação ficou por conta apenas do presidente cruzeirense, que não perdeu a oportunidade de tirar uma casquinha do rival derrotado.

- Foi um dos piores clássicos que eu já vi. O Cruzeiro jogou muito mal. Se bem que, para ganhar do Atlético, não é preciso jogar bem. Basta jogar mais ou menos - disse o cruzeirense.

Zezé Perrella foi além na gozação. Ele não deixou de falar sobre o assunto da inversão dos vestiários, túneis e bancos de reservas, exigida pelo presidente atleticano Alexandre Kalil.

- A troca do túnel deu certo para o Atlético. Antes, perdia por 5 a 0. Agora perdeu só por 1 a 0. Fez efeito – tripudiou o dirigente da Raposa, referindo-se às goleadas por 5 a 0 sobre o rival, nas finais do Campeonato Mineiro de 2008 e 2009.

Alexandre Kalil, em seguida, apareceu para dar a sua coletiva. Todos esperavam que ele fosse rebater de alguma forma as provocações, mas, pelo visto, ele nem havia tomado conhecimento delas. Ou então decidiu ignorá-las. O presidente do Galo apenas lamentou a derrota e preferiu acreditar na superação da equipe nas rodadas seguintes.

- De todas as pessoas presentes aqui ao Mineirão, eu sou a que mais detesta perder para o Cruzeiro. A derrota dói. É duro pra burro perder para o Cruzeiro... mas é bom lembrar que estamos entre os quatro. O Atlético, hoje, é o quarto time do Brasil. Temos chance, estamos dentro – finalizou o dirigente.


Matéria publicada: Portal Globo Esporte

Unimontes abre inscrições ao vestibular/2010 nesta terça-feira


A partir de hoje terça-feira (13), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) começa a receber as inscrições para o 1º Processo Seletivo/2010, oferecendo 935 vagas em 42 cursos regulares de graduação. As provas estão marcadas para 13 de dezembro, após as novas datas definidas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - dias 5 e 6 de dezembro/2009.

Este processo seletivo tem como principal novidade a oferta do curso de Administração no campus de Brasília de Minas. Também, pela primeira vez, serão aplicadas as provas de múltipla escolha das disciplinas Sociologia e Filosofia, obrigatórias para candidatos às vagas em todos os cursos de graduação como atendimento à exigência legal.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de novembro, somente pela internet, através do endereço eletrônico www.cotec.unimontes.br. A Unimontes adota o sistema de reserva de vagas, em atendimento à Lei Estadual 15.529/2004: 20% para egressos de escolas públicas, 20% para afro-descendentes (estes comprovadamente carentes) e 5% para portadores de deficiências e indígenas. Os candidatos a esse sistema devem fazer a pré-inscrição no período de 13 a 23 de outubro, também pela internet.


Leia mais na integra: Agência Minas

Crianças serão diplomadas pelo Programa Doador do Futuro


Na semana dedicada às crianças, 18 alunos de dez escolas parceiras do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, unidade da Fundação Hemominas, serão diplomados pela atuação e envolvimento nos trabalhos realizados pelo Programa Doador do Futuro. A cerimônia será nesta quarta-feira (14), a partir das 14h, no auditório do Hemocentro, rua Barão de Cataguases, sem número. As escolas participaram do projeto nos anos de 2008 e 2009.

A unidade de Juiz de Fora aproveitou a semana da criança para agradecer o interesse e a mobilização de instituições de ensino em agregar o valor da doação na formação de seus alunos. As instituições homenageadas abriram espaço na agenda para palestras, além de parcerias na realização de gincanas e campanhas de doação de sangue.

O Programa Doador do Futuro existe há 18 anos, com a proposta de educar e mobilizar crianças e jovens, que, no futuro, estarão aptos para se candidatarem à doação. As crianças e jovens exercem papel fundamental na divulgação da doação de sangue atuando como multiplicadores conscientes da sua importância junto aos seus familiares e às pessoas próximas.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governador Aécio Neves retira pilares provisórios da futura sede do Governo de Minas


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, participará, nesta terça-feira (13), da retirada dos pilares provisórios que sustentam o edifício da futura sede do Governo do Estado na Cidade Administrativa. Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio é considerado uma das mais ousadas obras do arquiteto em 70 anos de carreira. Com quatro pavimentos, o edifício será suspenso por cabos de aço com vão livre de 147 metros.

Serviço:

Evento:
Retirada dos pilares provisórios que sustentam o edifício da futura sede do Governo do Estado

Local:
Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte

Data:
13/10/2009

Horário:
15 horas


Fonte: Agência Minas

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Secretário Claudio Vilela concede entrevista ao mgtv e fala sobre a situação da chuva na regional Nordeste

A irresponsabilidade junto com a falta de educação dos moradores das grandes cidades provocam grandes prejuízos na época das águas, jogar lixo na rua, pela janela do carro ou até mesmo um papel de bala dispensado ao chão, pode trazer sérios danos.

Governo Aécio: cresce em Minas abertura de novas empresas – crescimento foi de 16% em setembro


O número de novas empresas abertas no Estado aumentou em 16%, no mês de setembro, em relação a agosto deste ano. Foram criadas 7.668 empresas e extintas 1.796. No mês passado foram abertas 6.603 contra 1.614, que encerraram suas atividades.

Os dados foram divulgados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e mostram que, nos primeiros nove meses de 2009, foram abertas 45.908 empresas e extintas 13.605. No mesmo período de 2008 (janeiro a setembro), a constituição e o fechamento de empresas foram, respectivamente, de 39.743 e 14.478 empresas.

Belo Horizonte liderou, em setembro, a abertura no Estado, com 3.068 empresas. Em segundo lugar, está Varginha (Sul de Minas), com 409; em terceiro, Montes Claros (Norte), com 406; em quarto, Juiz de Fora (Zona da Mata), com 395; e em quinto lugar, Uberlândia (Triângulo Mineiro), com 362 empresas.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Reforma de Pronto Socorro beneficia Itabira e região


A entrega das novas instalações do Pronto Socorro Municipal, gerido pelo Hospital Nossa Senhora das Dores, beneficiará, a partir desta quinta-feira (8), mais de 200 mil pessoas pertencentes à microrregião de Itabira. As obras tiveram um custo total aproximado de R$ 2,6 milhões, fruto de uma parceria do município com a empresa Vale e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A SES repassou, por meio do convênio, mais R$ 800 mil para aplicação na nova unidade. A reforma priorizou o acolhimento e acesso ao usuário. Os espaços arquitetônicos levaram em consideração a urgência e emergência, com atenção ao nível de complexidade.

Houve uma ampliação de mais de 288,7m2. Esta mudança possibilitou a instalação de 20 leitos de observação em boxes individuais, sendo um em quarto isolado. Os antigos 750m² foram totalmente reformados em outra concepção de trabalho. Foi criado um bloco central com consultórios de clínica médica, pediatria, ortopedia, sutura, inalação e unidade para dispensação de medicamentos.


Leia mais na integra: Agência Minas

Setur indica atrações turísticas para o feriado em Minas


Há quem prefira ficar em casa na semana da criança por acreditar que a maioria dos destinos turísticos inclui programações voltadas exclusivamente aos adultos. Mas o que muitos pais não sabem é que em Minas Gerais, opções para curtir os dias de folga ao lado dos filhos é o que não falta. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) elaborou algumas dicas que atendem aos mais variados estilos.

Os destinos mineiros contemplam desde o merecido descanso no sossego do turismo rural a deliciosos banhos em cachoeiras deslumbrantes com paisagens encantadoras e programação específica para as crianças. Nos 42 Circuitos Turísticos existentes no Estado, o turista pode escolher a alternativa ideal para a semana de folga, com a certeza de que terá à disposição gastronomia farta, natureza exuberante e momentos harmoniosos em família.


Leia mais na integra: Agência Minas

UEMG antecipa para 28 de novembro provas do vestibular


A Comissão Permanente do Processo Seletivo da Universidade do Estado de Minas Gerais decidiu, nessa quinta-feira (7), atender a solicitação feita pela secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari, e antecipou para o dia 28 de novembro (sábado), de 14h às 18h30, a realização das provas gerais de seu Processo Seletivo, em função da nova data anunciada pelo governo federal para a realização das provas do ENEM.

A partir do dia 17 de novembro, os candidatos poderão imprimir o comprovante definitivo de inscrição, quando serão informados os locais de prova, conforme previsto no Edital. A antecipação das provas não interfere nos demais atos previstos em edital www.uemg.br.


Fonte: Agência Minas

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Governador Aécio Neves acerta vinda de missão política

Ele se reuniu, em Abu Dhabi, com a ministra da Economia dos Emirados e
com a direção do fundo de investimento ADIA, um dos maiores do mundo




Uma missão de investidores e membros do governo dos Emirados Árabes virá a Minas Gerais, em 2010, para discutir novas possibilidades de negócios entre o Estado, o Brasil e o país do Golfo Pérsico. O anúncio foi feito pelo governador Aécio Neves, nesta quinta-feira (08/10), em Abu Dhabi, após o primeiro dia da agenda oficial que cumpre no Oriente Médio. Ele apresentou os potenciais econômicos de Minas Gerais durante encontros que teve com a ministra da Economia dos Emirados, Lubna Al Qasimi, e com o sheik Ahmed bin Zayed, presidente do Abu Dhabi Investment Authority (ADIA), um dos maiores fundos de investimentos do mundo, com uma carteira de US$ 1 trilhão.
“Estamos colocando Minas Gerais na rota dos investimentos, hoje, mais expressivos do mundo. Há um interesse natural pelo Brasil, em razão das perspectivas novas que se abrem para o nosso país. E estamos demonstrando que Minas pode ser um porto seguro e privilegiado para esses investimentos”, disse Aécio Neves, em entrevista. E completou: “durante muitos séculos, a região do Golfo ficou de costas para a América Latina e vice-versa. É hora de nos reaproximarmos. Há uma grande complementariedade entre as nossas atividades e há claramente um grande interesse dessa região pelo Brasil. A solidez da nossa economia estimula investimentos e parcerias no Brasil”.
O governador Aécio Neves está nos Emirados Árabes chefiando uma delegação de empresários comandada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

Fundo de investimento
Durante reunião com o governador Aécio Neves e diretores da ADIA, o sheik Ahmed Bin Zayed, presidente do fundo, defendeu uma maior aproximação de seu país com o Brasil. Segundo ele, os Emirados Árabes têm percebido que o mercado brasileiro pode ser muito importante para sua economia. Zayed confirmou que uma equipe do fundo já avalia setores em que pode atuar no Brasil.
O governador detalhou para os diretores da ADIA informações sobre as áreas de agronegócio e infraestrutura de Minas Gerais. Ele lembrou que o Estado é pioneiro no Brasil nas parcerias público-privadas (PPPs) e busca oportunidades de novos investimentos nessa categoria. Ele salientou que além de possuir uma economia forte e diversificada, Minas hoje é reconhecida pela moderna gestão da administração pública, que estimula e agiliza parceria com o setor privado.
“Aspecto extremamente importante da viagem foi a disposição desse fundo de levar uma missão ao Brasil e explorar potencial de investimentos nas áreas de energia, agronegócio, etanol. Demonstramos que o Brasil e Minas, em especial, podem ser uma grande porta de entrada para parceria, para joint ventures e, até mesmo, para financiamentos que visem ao mercado não apenas brasileiro, mas de toda a América do Sul”, disse Aécio Neves.
A ADIA é um dos maiores fundos de investimentos do mundo, com uma carteira próxima a US$ 1 trilhão. Especializado em investir em capital, tem por característica participar minoritariamente de investimentos, mas sempre com um aporte acima de US$ 100 milhões.
Os diretores da ADIA mostraram-se interessados, sobretudo, na atuação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), no agronegócio mineiro e também nas rodovias do Estado. O governador Aécio Neves colocou a equipe econômica do Governo de Minas à disposição do fundo árabe para detalhar oportunidades de negócio.


Ministra da Economia
O governador Aécio Neves também se reuniu com a ministra da Economia, Lubna Al Qasimi. Durante o encontro, ela afirmou que o Brasil tem sido visto como parceiro preferencial para os Emirados Árabes. A ministra informou que vai trabalhar para ampliar as relações comerciais já existentes e implementar outras.
A questão da segurança alimentar e abastecimento foi debatida com o governador. Lubna mostrou-se muito interessada na produção mineira de alimentos. Após a reunião, a ministra afirmou que os Emirados podem ser uma porta de entrada de Minas para os países da região do Golfo e mesmo para a Índia e outros países asiáticos.
“Apresentamos várias alternativas de investimentos. Acredito que o Brasil passa a ser prioridade também para a região dos Emirados Árabes. Tivemos reuniões extremamente importantes nos campos político e econômico que, espero, possam trazer novas possibilidades como no agronegócio e na própria indústria de ponta”, afirmou Aécio Neves.
Neste primeiro dia de agenda oficial no país árabe, o último encontro do governador foi com diretores do presidente do Departamento de Desenvolvimento Econômico dos Emirados, Nasser Alsowaidi. Durante o encontro, eles debateram sobre energia e infraestrutura viária.

Feira
A partir desta sexta-feira (09/10), em Dubai, um grupo de empresários de moda se junta ao governador Aécio Neves. Em missão organizada pela Fiemg, eles estarão nos Emirados Árabes para contatos com compradores e fornecedores da região do Golfo e de outros países asiáticos. O objetivo é divulgar a moda mineira e pesquisar in loco as estratégias usadas pelas empresas de moda da região para atingirem seus compradores, sobretudo, as grandes magazines estabelecidas em Dubai.
No domingo, o governador Aécio Neves e o presidente da Fiemg, Robson Andrade, serão recebidos, juntamente com a comitiva de empresários mineiros, pelos diretores da Who´s Next Dubai. Esse evento de moda é organizado por produtores franceses e pela primeira vez ocorre no Golfo Pérsico.

Unidades da Hemominas alteram funcionamento no feriado


A Fundação Hemominas informa que o horário de funcionamento para a doação de sangue será alterado em suas unidades devido ao feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro. A Hemominas convida todas as pessoas com boa saúde (idade entre 18 e 65 anos; com peso acima de 50 quilos; que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; que não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade; e que não tenham doença de Chagas) a comparecerem a uma de suas unidades no Estado para efetuar a doação de sangue. Para realizar o gesto voluntário, o candidato também deve apresentar um documento oficial de identidade com foto e dentro do prazo de validade.

A Fundação Hemominas possui 19 unidades de coleta de sangue em Minas Gerais. Cada unidade atende a uma região de influência. Por isso, a pessoa que quiser ser um doador pode procurar a unidade mais próxima da sua residência.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo de Minas divulga premiados em Gestão Pública


A edição desta quinta-feira (8) do Minas Gerais publica a relação dos trabalhos vencedores do 4º Prêmio Excelência em Gestão Pública, promovido pelo Governo de Minas e coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, com a colaboração da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho/Fundação João Pinheiro e apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

O 4º Prêmio Excelência em Gestão Pública teve este ano o maior número de candidatos, com um total de 91 inscrições válidas de servidores públicos das administrações direta e indireta, além de autarquias e fundações estaduais, com trabalhos que incentivam a geração de novos conhecimentos em gestão pública.


Leia mais na integra: Agência Minas

Novo marco na história do Sistema Mineiro de Inovação



A Inovatec 2009, maior feira de Inovação Tecnológica do Brasil, marcará o lançamento da mais nova versão do portal do Sistema Mineiro de Inovação (Simi). O design foi inteiramente remodelado, novas funcionalidades foram implantadas e um estudo de usabilidade tornou a navegação mais intuitiva. Através do novo layout, empresários, pesquisadores e agentes de fomento à inovação reconhecerão de imediato quem são seus potenciais parceiros dentro da rede, o que facilitará a interação entre eles.

A nova face do portal surge atenta à tendência das redes sociais e dos princípios de interação, participação e colaboratividade que caracterizam a web 2.0. Todas as novas funcionalidades buscam traduzir esses princípios por meio de uma navegação mais leve e divertida, do destaque dado à área de notícias, da categorização mais objetiva, da nova área de eventos que pode ser editada por qualquer usuário. Além disso, o conceito “beta” do portal – que reflete a idéia de que ele é dinâmico e sempre aberto às demandas dos usuários – ainda delimitou um design leve, moderno e que facilita a identificação dos papéis assumidos pelos diferentes atores da inovação. A diretriz de melhorias constantes implícita no conceito “beta” é tão valorizada dentro do portal que novidades já são aguardadas para o fim do ano quando a área de educação em inovação será inaugurada.


Leia mais na integra: Agência Minas

Concurso Qualidade Cafés de Minas inicia nova etapa


Começa nesta quinta-feira (8) a próxima etapa do 6º Concurso de Qualidade Cafés de Minas, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, no município de Machado. Até a próxima terça-feira (13), provadores especializados em café se dedicarão a fazer a análise sensorial da bebida, feita a partir das 337 amostras pré-selecionadas na primeira etapa, de um total de 960 inscrições. Os especialistas avaliarão características como doçura, acidez e corpo, na chamada “prova de xícara”. A região que mais enviou amostras de café foi o Sul de Minas, mas o concurso recebeu também cafés do Cerrado, Chapada de Minas e das Matas de Minas.

Nesta segunda etapa, serão selecionados 30 cafés de cada uma das categorias participantes (Natural e Cereja Descascado), segundo o gestor do concurso e coordenador estadual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Marcos Fabri Júnior. Para a última etapa, serão classificados os cafés provados, em ordem crescente de qualidade, do 1º ao 30º lugares. Os cinco primeiros colocados do ranking dos 30, participarão de leilão dos lotes de cafés, no dia 5 de novembro, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (Ufla), a partir das 13 horas.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Obras promovem melhorias para moradores de áreas de risco



Os primeiros apartamentos do conjunto residencial da Vila Dom Bosco já estão com acabamento interno pronto, de acordo com o Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop/MG), responsável pela Obra de Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas, iniciada em abril de 2008. As primeiras famílias que moravam na área de risco receberão seus apartamentos até dezembro.

A diarista Selma Fátima ficou satisfeita ao visitar as obras. “Ao visitar os apartamentos vi que eram muito bonitos e bem acabados. Por isso resolvi assinar o contrato e garantir o meu. Para quem já sofreu tanto com as enchentes, que nem dá para contar nos dedos, aqui está ótimo”, afirmou.


Leia mais na itegra: Agência Minas

Nos sete primeiros dias do mês chove mais que o esperado para outubro


Somente no sete primeiros dias do mês do outubro choveu 145 mm, mais do que o esperado para todo o mês, que é 140 mm. A chuva da noite de quarta-feira acumulou 72 mm em quatro horas, metade do esperado para outubro. Além disso, foram registrados cerca de 70 raios e ventos com velocidade de 40 km/hora. De acordo com Ruibran dos Reis, metereologista do Minas Tempo, os póximos dias serão chuvosos e o tempo ficará nublado.

Há previsão de que a chuva continue nesta quinta-feira. A temperatura hoje deve ficar em 25 graus celsius, sendo que ontem atingiu 30,4 graus. Ainda segundo Ruibran dos Reis, pode-se esperar chuva na sexta-feira, com a chegada de uma frente fria. Graças a isso, a temperatura amanhã deve cair ainda mais na Grande BH, chegando aos 23 graus.

Está prevista chuva com maior intensidade para as regiões do Campo das Vertentes e Zona da Mata, no fim da tarde desta quinta-feira. Não há expectativa de chuva para fim de semana. No sábado a temperatura deve subir levemente em relação a sexta, mas o tempo ficará nublado nos dois dias do fim de semana.

Reportagem completa no site: uai.com

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Governo Aécio Neves com Proacesso vai pavimentar Com 122,9 quilômetros de extensão, o trecho que liga Formoso a Buritis


Teve início, no município de Formoso, no Noroeste de Minas, a pavimentação da mais extensa obra do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso), do governo Aécio Neves. Com 122,9 quilômetros de extensão, o trecho que liga Formoso a Buritis, receberá investimentos da ordem de R$ 69 milhões.

“São apenas dois quilômetros pavimentados neste trecho, mas eles possuem um simbolismo muito grande. Estamos levando acesso pavimentado para todos os mineiros, independentemente da distância. Todos sabemos que, sem este beneficio, fica difícil levar educação, saúde e desenvolvimento para os cidadãos”, disse o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman. As obras iniciadas em agosto deverão estar concluídas em 600 dias.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Funed investe em projeto para diagnóstico de tuberculose


Um projeto desenvolvido por funcionários da Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição integrante do sistema estadual de saúde, pode auxiliar na realização do diagnóstico da tuberculose e contribuir para a ampliação de patentes registradas no país. O kit de método de cultivo e transporte para o diagnóstico e monitoramento de controle da tuberculose, criado pela microbiologista Maria Aparecida Galvão, com a colaboração do técnico João César da Silva, tem o objetivo de contribuir para detectar precocemente novos casos da doença e monitorar a evolução do tratamento. Além disso, o kit vai melhorar a confiabilidade das análises referentes a essa enfermidade que, de acordo com o Ministério da Saúde, é a quarta causa de mortes por doenças infecciosas no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose atinge hoje oito milhões de pessoas.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governador em exercício participa da abertura da 5ª Inovatec


O governador em exercício, Antonio Anastasia, participou nesta terça-feira (6), no Expominas, em Belo Horizonte, da abertura da 5ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Inovatec), uma das mais amplas e diversificadas mostras de novas tecnologias aplicadas em produtos e equipamentos do país. A feira acontece entre os dias 6 e 9 de outubro.

Durante o evento, Anastasia assinou um conjunto de medidas para o setor de ciência, tecnologia e ensino, entre acordos de cooperação técnica e autorizações de investimentos nos projetos estruturadores do Governo do Estado.


Leia mais na integra: Agência Minas


Aécio conclui transferência da Terna Participações


O governador Aécio Neves se reuniu, nesta terça-feira (6), em Roma, Itália, com o presidente da Terna - Rete Elettrica Nazionale S.p.A (Terna S.p.A), Flavio Cattanio, e com o diretor-geral da Terna Participações, Alessandro Fiocco. A Terna S.p.A é a empresa de transmissão de energia elétrica do governo da Itália e controla a Terna Participações, braço da estatal italiana no Brasil, adquirida em abril deste ano pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Durante o encontro, ficou acertado que a Terna Participações terá, nos próximos dias, uma assembleia geral para a escolha de novos conselheiros. Ficará a cargo deles a escolha da nova direção da empresa que então repassará, em novembro deste ano, o controle acionário para a Cemig. O governador Aécio Neves esteve acompanhado do presidente da estatal mineira, Djalma Morais.


Leia mais na integra: Agência Minas

Ciro Gomes avalia candidatura de Aécio Neves



Blog do Josias
O deputado Ciro Gomes, do PSB, fez uma análise esmiuçada das pré-candidaturas do PSDB, postada hoje (5/10) no Blog do Josias. De acordo com Ciro, Aécio é um presidenciável muito forte, capaz de criar para as campanhas eleitorais uma situação inédita e promissora.

Josias ressalta os seguintes pontos da reflexão de Ciro:

1) Muitos partidos da base governista, insatisfeitos com o candidato escolhido, com a indicação de Aécio Neves pelo PSDB migrariam para apoiar sua chapa. Afinal, Aécio defende a continuidade com avanços, a alternativa pós-Lula.

2) Aécio tem condições de prevalecer nos três maiores colégios eleitorais: Minas (onde já sai com uma aprovação de quase 80%); Rio (o Estado com o qual tem muita afinidade e uma relação até mesmo sentimental); e São Paulo (onde contaria com o apoio do governador em exercício e de grande parte do tucanato, todos os que se interessam sobretudo pela vitória do partido).

3) No sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), os dois atuais pré-candidatos do partido têm chances de se destacar de forma semelhante.

4) No nordeste, ambos podem apresentar dificuldades, porém Aécio reduziria ali os efeitos da derrota, com a boa votação que alcançaria no Sudeste. Além disso, ele não entraria na disputa com a rejeição prevista para um presidenciável que tenha passado por São Paulo. Vale lembrar que o discurso de continuidade do governo de Lula também conta bastante em uma candidatura que busque votos nessa região do país.

5) Por último, Aécio, sendo o escolhido pelo PSDB, perturbaria até mesmo a candidatura que Lula apoiar oficialmente, visto que Aécio é o menos oposicionista dos tucanos e é mais capaz de eliminar o discurso de polarização de uma campanha.

E Josias conclui: "por todas essas razões, Ciro acredita que Aécio, hoje empacado no quarto lugar das pesquisas, iria a 2010 com a fisionomia de um favorito". É fácil concordar com Ciro. Difícil é fazer quem se apega a resultados de pesquisas acreditar que, às vezes, arriscar, tendo em mãos avaliações seguras, é bom e necessário...

Fonte: aecioblog

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ballet Jovem apresenta nova coreografia em Ipatinga


Ipatinga, no Vale do Aço, é a primeira cidade mineira a receber Contracapa, nova coreografia do Ballet Jovem do Palácio das Artes, nesta quarta-feira (7), no Teatro do Centro Cultural Usiminas. A apresentação acontecerá às 20h30 com ingressos a R$ 2,00 (inteira) e RS 1,00 (meia entrada conforme a lei). Com direção de Cassilene Abranches, iluminação de Gabriel Pederneiras e cenário e figurinos de Janaína Castro, os 17 jovens bailarinos entraram no mundo dos Beatles. A coreografia foi montada em cima de sete canções dos quatro garotos de Liverpool, a maioria desconhecida pelo grande público.

Cassilene, Gabriel e Janaina estreiam na produção de um espetáculo. Mas eles conhecem muito bem o mundo da dança, pois trabalham e convivem desde cedo em uma companhia de renome no Brasil e no mundo: o Grupo Corpo. As coreografias foram montadas em dupla, lembrando John Lennon e Paul McCartney, e em quarteto, mostrando os movimentos dos músicos em cima do palco. Belo Horizonte recebe Conracapa nos dias 5 e 6 de novembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes.


Leia mais na integra: Agência Minas

Inscrições para processo seletivo do Plug Minas vão até dia 18

As inscrições para o processo seletivo 2010 do Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital podem ser feitas até o dia 18 de outubro. Serão disponibilizadas 1.180 vagas para estudantes e egressos do ensino médio de escolas públicas estaduais de Belo Horizonte e Sabará, com idade entre 15 e 24 anos para os núcleos Valores de Minas (500 vagas); Desenvolvimento de Jogos Digitais (500 vagas) e Empreendedorismo Juvenil (180 vagas).
O jovem que se interessar em ingressar em um dos núcleos do Centro de Formação deve inscrever-se nos portais do Plug Minas, Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Estado de Educação ou pessoalmente nos postos de inscrições no Plug Minas (rua Santo Agostinho, 1.271, bairro Horto, Belo Horizonte); em telecentros e escolas estaduais.

A participação é totalmente gratuita. Os jovens selecionados e regularmente matriculados ainda recebem alimentação e vale transporte (se necessitarem), durante todos os dias de atividades regulares nos núcleos. Para o processo seletivo não serão disponibilizados alimentação e vale transporte.


Matéria publicada: Agência Minas

IMA realiza a classificação de 800 mil sacas de café em Varginha


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai classificar cerca de 800 mil sacas de café para compra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A ação será realizada entre os dias 5 de outubro e 30 de novembro, na cidade de Varginha, no Sul de Minas. O IMA tem um contrato de prestação de serviço com a Conab que o permite realizar a classificação dos grãos que são comprados ou vendidos pelo governo federal, em Minas Gerais.

O Instituto vai deslocar, durante este período, para o prédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Varginha, os equipamentos necessários para realizar a classificação do café, bem como uma equipe de 15 servidores registrados no Mapa como classificadores. O IMA escolheu o município de Varginha para montar esta estrutura, por ser uma área tipicamente produtora de café e um centro de industrialização e comercialização desta produção para outros mercados de consumo.


Leia mais na integra: Agência Minas

PEP recebe inscrições para credenciamento de instituições


Estão abertas as inscrições para o credenciamento de instituições de ensino profissional interessadas em fazer parte do Programa de Educação Profissional (PEP), cujo edital foi publicado no Minas Gerais, Diário Oficial do Estado do dia 26 de setembro. Serão credenciadas instituições que passarão a integrar a Rede Mineira de Formação Profissional Técnica de Nível Médio. Centros de formação profissional de nível técnico devem apresentar propostas com ofertas de cursos e número de vagas de acordo com as diretrizes do edital. Uma vez aprovadas as propostas, as instituições estarão credenciadas a prestar serviço ao Governo do Estado.

Os cursos são oferecidos gratuitamente aos estudantes. As instituições de ensino profissional devem se inscrever no site da Secretaria de Estado de Educação até o dia 23 de novembro. O edital também está disponível no site.

De acordo com o edital, para compor o catálogo de cursos técnicos da rede as instituições são pré-avaliadas em critérios relacionados ao perfil pedagógico, condições de realização dos cursos e preço. Os cursos devem ser oferecidos nos municípios relacionados no edital e adequados às demandas locais e regionais.


Leia mais na integra: Agência Minas

Estado lança editais de obras no Mineirão e Independência


O governador em exercício, Antonio Anastasia, anunciou, nesta segunda-feira (5), que o edital de licitação para início das obras no Estádio Raimundo Sampaio, o Independência, será publicado na próxima quarta-feira (7). Já na quinta-feira (8), sai o edital para a primeira etapa da modernização do Mineirão. A reforma dos estádios visa assegurar mais conforto e segurança a atletas e torcedores durante a Copa do Mundo de 2014 e a disputa de campeonatos regionais e nacionais de futebol.

O anúncio foi feito no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), após reunião do governador em exercício com o secretário-adjunto de Estado de Transportes e Obras Públicas, João Fleury. Segundo Anastasia, as exigências burocráticas junto à Caixa Econômica Federal que impediam o início das obras no Independência foram totalmente solucionadas. A reforma está orçada em R$ 50 milhões e será realizada em parceria pelo Governo de Minas e governo federal. O prazo para conclusão é de 12 meses.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Governador Aécio Neves cumpre agenda oficial em Roma



ROMA (05/10/09) - O governador Aécio Neves se reúne, nesta terça-feira (6), em Roma, Itália, com a direção da Terna - Rete Elettrica Nazionale S.p.A (Terna S.p.A), companhia de transmissão de energia elétrica do governo italiano. Durante o encontro, eles tratarão da aquisição pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) da Terna Participações S.A., empresa controlada pela Terna S.p.A.

Ainda nesta terça-feira, em Roma, o governador Aécio Neves se reúne com o ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa. Em seguida, se encontra com o subsecretário da Presidência do Conselho dos Ministros, Gianni Letta. Encerrando a agenda desta terça-feira, Aécio Neves se reúne com o ministro da Economia da Itália, Giulio Tremonti.

Terna

A Cemig adquiriu, em abril de 2009, 65,86% do capital social da Terna Participações S.A. A empresa atua no mercado de transmissão de energia elétrica brasileiro, está presente nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A Terna é a segunda grande aquisição feita pela Cemig nos últimos dois anos. Em 2006, a estatal mineira, em consórcio com o Grupo Andrade Gutierrez, Luce Brasil e Pactual Energia, comprou a Light, tornando-se líder do mercado brasileiro de venda a consumidores finais e a quinta maior geradora.

Corpo de Douglas Rocha Simoneli morto em tentativa de assalto é enterrado na capital



DANIEL SILVEIRA / VICTOR HUGO FONSECA
daniel.silveira@otempo.com.br


Cerca de 200 pessoas acompanharam, na manhã deste domingo, o enterro do soldado Douglas Rocha Simoneli, de 23 anos, morto na noite de sexta-feira durante uma tentativa de assalto no bairro Enseada das Garças, região da Pampulha, em Belo Horizonte.

O funeral do soldado, que fazia parte do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam), foi realizado no Cemitério da Paz, no bairro Caiçara, região Noroeste de Belo Horizonte. O velório começou por volta das 17h desse sábado e o enterro ocorreu às 9h deste domingo.

Familiares, amigos e policiais militares acompanharam o funeral. O corpo do soldado saiu do velório 1 do cemitério e seguiu em cortejo até o local de sepultamento. Antes de descerem o caixão na cova, os militares prestaram a última homenagem ao companheiro: cerca de 15 viaturas da PM mantiveram suas sirenes ligadas durante aproximadamente dois minutos.

O soldado foi baleado quando retornava da casa de sua namorada. Seu carro teria sido cercado por homens armados que o renderam e o colocaram no banco de trás do veículo. Ele teria aproveitado a distração dos assaltantes, sacado sua arma e atirado contra dois dos assaltantes.

Um dos suspeitos morreu no local e o outro foi detido no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Um outro suspeito que também participava da ação atirou contra o soldado, que morreu a poucos metros do veículo. Outros dois suspeitos foram presos durante rastreamento da PM.

Servas e Semad ganham troféu Top Socioambiental



primeira edição do Top Socioambiental em Minas Gerais, promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Minas Gerais (ADVB-MG), vai homenagear a presidente do Servas, Andrea Neves, na categoria Terceiro Setor Estadual, e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, na categoria Meio Ambiente Estadual. A senadora Marina Silva é o destaque na categoria Meio Ambiente Nacional e o ambientalista Virgílio Viana, da Fundação Amazônia Sustentável, foi indicado na Categoria Terceiro Setor Nacional. O evento será nesta terça-feira (6), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte.

Todas as ações para a realização do Top Socioambiental foram elaboradas de forma a causar o menor impacto ao meio ambiente. A premissa dos três R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar foram inseridas no planejamento e estarão presentes em todo o processo, desde a produção até a execução. A ADVB trabalhou com cuidado na produção dos convites, ofícios, brindes, ornamentação, decoração e, inclusive, no troféu, para que o impacto fosse somente o visual.


Leia mais na integra: Agência Minas

Rádio Minas em Pauta - Reportagens sobre os principais fatos que viraram notícia em Minas Gerais

http://www.radiominasempauta.mypodcast.com/

Aécio Neves - The Greatest Hits!

Hemominas promove em Arcos cadastro de doadores de medula


Nesta terça-feira (6), a Fundação Hemominas de Divinópolis vai cadastrar, no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), candidatos à doação de medula óssea, no município de Arcos, na Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto, rua 25 de Dezembro, 711, centro, das 13h às 21h. A expectativa é cadastrar cerca de 500 candidatos.

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento indicado para algumas doenças que afetam as células do sangue. A doação de medula óssea é um gesto extremamente importante que pode representar a continuidade da vida para pacientes com aplasia de medula e leucemias.

O candidato à doação de medula óssea deve ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou as hematológicas. No dia da coleta, a pessoa recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, doa uma pequena amostra de sangue (cerca de 5 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviada ao Redome. Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.

Mais informações: Fundação Hemominas (31) 3280-7440 e 3280-7455; Núcleo Regional de Divinópolis (37) 3216-6513.


Matéria publicada: Agência Minas

Textos de Hilda Hilst abrem Terças Poéticas em outubro


O mês de outubro começa no Palácio das Artes com uma homenagem à escritora Hilda Hilst. Nesta terça-feira (6), às 18h30, o projeto Terças Poéticas recebe Éder Rodrigues. Para o palco, ele preparou uma performance, na qual sua poesia e a de Hilda Hilst se tornam um ponto de interseção para o corpo e sua transcendência. A apresentação é gratuita.

O poeta estará acompanhado do Grupo de Teatro Asterisco, com trilha sonora de Éderson Rodrigo. No Terças Poéticas, Éder Rodrigues trabalha o corpo como reconstrutor de novos enfrentamentos para a linguagem do mundo, devastando os recantos imersos do desejo, por intermédio do incorpóreo da palavra.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo de Minas apóia movimento para que Rio São Francisco seja patrimônio da humanidade


O Governo de Minas apóia e vai trabalhar com firmeza para que o Rio São Francisco seja reconhecido com o título de Patrimônio da Humanidade, conforme declarou o governador em exercício Antonio Anastasia, neste domingo (4), em Januária, Norte de Minas, seguindo determinações do governador Aécio Neves. Anastasia participou do Ato Público em Defesa do Rio São Francisco, promovido pela Maçonaria, por meio do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte). “Vamos participar de maneira muito veemente, mostrando os equívocos da transposição”, afirmou.

“Todos nós estamos unidos em prol do Rio São Francisco, independente de partidos”, observou Anastasia em seu pronunciamento, citando as presenças de prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e toda a bancada de deputados federais e estaduais do Norte de Minas. O evento fez parte do XVI Encontro da Maçonaria do Norte de Minas e também contou com a participação de representantes de Sergipe e da Bahia. A instituição e outras entidades parceiras estão revigorando o movimento, lançado em 2001, pelo reconhecimento do Rio São Francisco como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


Leia mais na integra: Agência Minas

OPAS vai divulgar protocolo de recomendações


Um comitê especial composto por especialistas e organizações não governamentais irá validar, ainda este ano, um protocolo de recomendações sobre a doença falciforme a ser encaminhado aos governos dos países localizados na região de atuação da Organização Pan-americana de Saúde – OPAS. Entre outros itens, o documento deve refletir a preocupação de especialistas e sociedade civil organizada quanto à informação, educação e atenção integrada à saúde dos pacientes com a patologia genética em todos os níveis e ao fomento à pesquisa na área ao estímulo das políticas de saúde pelo controle social. O protocolo OPAS pretende, ainda, recomendar a associação de governos, pesquisadores e sociedade civil para o desenvolvimento e apoio ao trabalho internacional integrado de pesquisas sobre a doença.

Discutido durante o Encontro Pan-americano para Doença Falciforme, evento encerrado neste domingo em Belo Horizonte, o documento possui tópicos como a criação de indicadores de saúde para monitoramento epidemiológico e de processos referentes à doença com participação da sociedade civil, a identificação dos resultados esperados e a definição hierarquizada da atenção integral pretendida. De acordo com os delegados e especialistas dos países integrantes da OPAS existe, em todas as noções americanas, escassez e dificuldade de acesso a dados conclusivos sobre a doença falciforme – fato que corrobora para a falta de conhecimento sobre o tema tanto por parte dos profissionais de saúde quanto pelos pacientes e sociedade em geral.


Leia mais na integra: Agência Minas