Mostrando postagens com marcador Pirapora. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pirapora. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Aécio Neves e Lula se reúnem no Norte de Minas


PIRAPORA (14/10/09) - O governador Aécio Neves se reuniu, nesta quarta-feira (14), em Pirapora, no Norte de Minas, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve em Buritizeiro vistoriando obras de saneamento básico, ao lado de ministros de Estado. Aécio Neves destacou a importância das parcerias entre município, Estado e União na realização de obras em Minas Gerais. Ele ressaltou a necessidade de haver um planejamento maior no desenvolvimento de projetos conjuntos.

“As obras do governo federal são muito bem vindas a Minas. Gostaria até que elas viessem num volume ainda maior. Acho apenas que Minas Gerais precisaria de um volume mais expressivo, de um planejamento maior em relação a essas obras. De uma convergência maior das obras do governo federal com as obras do Governo do Estado. Eu me bato sempre em relação a isso. Há um grande divórcio hoje em Minas em relação ao que o governo federal faz e o Governo do Estado vem fazendo. Estamos planejando o Estado para daqui a 20 anos. Era muito importante que pudesse haver essa complementariedade, essa participação maior do governo federal naquilo que Minas está projetando”, disse Aécio Neves, em entrevista.

Revitalização

O governador citou a revitalização da bacia do Rio das Velhas, maior afluente do Rio São Francisco, que está sendo realizada pelo Governo de Minas, através da Copasa e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Os investimentos do Governo de Minas no projeto são de R$ 1,4 bilhão. O Projeto de Despoluição do Rio das Velhas, denominado Meta 2010, é o mais importante projeto de saneamento ambiental realizado no país.

“Apenas em Minas Gerais, na bacia do Rio das Velhas, estamos investindo cerca de R$ 1,4 bilhão. Mesmo valor previsto para a revitalização do governo federal em todo o país. Então, estamos cuidando em Minas do que temos de cuidar. As obras do governo federal são bem vidas e gostaria apenas que elas pudessem vir atreladas um pouco mais ao projeto de desenvolvimento que o Estado vem fazendo”, ressaltou.

As ações adotadas recentemente para diminuir a degradação já provocam efeitos positivos, comprovados com a volta dos peixes ao Rio das Velhas. O biomonitoramento da UFMG constatou que peixes que subiam somente 250 km na bacia em 2000, hoje já são identificados ao longo de 580 km, chegando bem próximos às áreas mais degradadas do rio.

A principal ação adotada para a melhoria da qualidade das águas foi a eliminação do lançamento de esgoto não tratado no rio. Para isso, o Governo de Minas tem investido na implantação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). São 17 ETEs em operação, cinco em obras e dez em fase de planejamento. Há dez anos, apenas 1,34% dos esgotos coletados na região da Bacia do Rio das Velhas era tratado. Até o final deste ano, 68% do volume de esgoto da bacia será tratado.

Centro de Convenções

Durante a visita a Pirapora, o governador também esteve no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira, localizado às margens do Rio São Francisco e inaugurado no ano passado. O empreendimento, que faz parte do programa Minas Avança, recebeu investimentos de R$ 4,4 milhões, sendo R$ 3,9 milhões do Governo do Estado e o restante da prefeitura. A estrutura permite a atração de eventos de grande porte, contribuindo para o desenvolvimento local através do incentivo ao turismo de negócios.


“É mais uma obra que permitirá a Pirapora e região se fortalecer no campo da economia. Já estamos, até o ano que vem, com a agenda do centro lotada. E o turismo de negócios talvez seja o setor da economia onde o investimento mais compense hoje, sobretudo nessa região que tem atrativos extraordinários. A questão ambiental é hoje central não apenas no Brasil, mas no mundo, e essa região atrai discussões sérias sobre o assunto e também turistas. Fiquei muito feliz de ver o nível desse Centro de Convenções que é um marco também no desenvolvimento dessa região”, disse Aécio Neves, que estava pelo prefeito de Pirapora, Warmilon Fonseca Braga, e outros prefeitos e parlamentares da região.

O prédio possui dois pavimentos, com 2.770 metros quadrados de área construída coberta em estrutura metálica e um salão com capacidade para mil pessoas. É totalmente climatizado e está localizado na área central da cidade, junto ao comércio e à rede hoteleira.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Pirapora sedia XVI Jornada Mineira de Estomatologia


A análise de casos clínicos da área de diagnóstico bucal está entre os objetivos da XVI Jornada Mineira de Estomatologia (Jome), desta quinta-feira (18) a sábado (20), no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira, em Pirapora, no Norte de Minas.

A iniciativa é da Sociedade Mineira de Estomatologia (Some), em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), reunindo professores, acadêmicos e profissionais da área de saúde.


A solenidade de abertura oficial será nesta sexta-feira (19), às 20h, no hall do Hotel Canoeiros, devendo ser presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e pelo presidente da Jornada, professor Alfredo Maurício de Paula.


Segundo o professor André Luiz Sena Guimarães, um dos organizadores do evento, durante os três dias, serão apresentados cerca de 65 casos clínicos diagnosticados pelos profissionais, permitindo, assim, a discussão sobre técnicas de tratamento.


Conforme a programação, no dia 19, às 8h, haverá a apresentação de cinco projetos de pesquisas de professores e pesquisadores da Sociedade Mineira de Estomatologia; às 13h, palestra sobre o tema “Lesões fibro-ósseas dos maxilares”, que será abordada pelos professores Roman Carlos (do Centro de Diagnóstico da Guatemala), Oslei Paes de Almeida, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Campinas (Unicamp/Piracicaba) e Ricardo Santiago Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Parceria Governo de Minas Gerais e Vale abre nova fronteira agrícola no Estado










Antônio Anastásia, vice-governador de Minas Gerais, representou o governador Aécio Neves na solenidade de inauguração da Terminal Intermodal da Vale/Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em Pirapora, no Norte de Minas, nesta quinta-feira, dia 16.

O terminal ferroviário de cargas, parceria do Governo de Minas Gerais e Vale, marca o surgimento de uma nova fronteira agrícola no Estado. O Terminal Intermodal de Pirapora vai viabilizar a implantação do Projeto de Desenvolvimento da Produção e Logística de Escoamento para Exportação de Grãos na Região Noroeste do Estado de Minas Gerais.

Será o mais importante corredor logístico para a exportação de grãos produzidos no Noroeste de Minas, devido a sua ligação com o Porto de Tubarão (ES).

O Projeto Estruturador Potencialização da Infra-estrutura Logística da Fronteira Agroindustrial do Governo de Minas Gerais vai promover a integração das modalidades rodoviária, fluvial, ferroviária e aérea no escoamento da produção agrícola da região.