Mostrando postagens com marcador Cultura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cultura. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Belo Horizonte recebe 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas


Em janeiro, Belo Horizonte recebe um recorte de uma das mais representativas exposições de arte contemporânea mundial: a 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas. A segunda maior bienal do mundo, que fica atrás apenas da Bienal de Veneza, escolheu os espaços daFundação Clóvis Salgado (FCS) em Belo Horizonte para abrir a itinerância da 29ª edição da mostra.

As obras selecionadas para a exposição em Belo Horizonte poderão ser vistas entre os dias 18 de janeiro e 20 de março de 2011, no Palácio das Artes e Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. O público irá conferir os trabalhos de nomes como Jean-Luc Godard, Carlos Garaicoa, Gil Vicente, Hélio Oiticica, Ligia Pape e Matheus Rocha Pitta, entre muitos outros. A curadoria da 29ª Bienal de São Paulo é de Moacir dos Anjos e Agnaldo Faria. No total, estão expostas cerca de 190 obras de 35 artistas brasileiros e internacionais que discutem a ligação profunda entre arte e política.

A 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas é fruto de uma realização conjunta da Fundação Clóvis Salgado e Fundação Bienal de São Paulo, com patrocínio nacional do Banco Itaú e Fiat. A FCS tem ainda o patrocínio local da OI e OI Futuro. A exposição vai ocupar galerias e espaços diversos do Palácio das Artes, como hall de entrada, passeio e Cine Humberto Mauro e o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia da FCS. A entrada é franca em todos os espaços e para a mostra de cinema.

29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas

As obras exibidas em Belo Horizonte tiveram, como recorte inicial, os trabalhos dos artistas mineiros que participaram da 29ª Bienal de São Paulo, encerrada no dia 12 de dezembro de 2010. A partir daí foram selecionadas cerca de 190 obras de 35 artistas que poderão ser vistas nos espaços da Fundação Clóvis Salgado.

Em São Paulo a 29ª Bienal foi dividida em núcleos ou blocos curatoriais, trabalhando as relações entre arte e política. Em Belo Horizonte a exposição seguirá a mesma linha, agrupando as obras de acordo com o conceito a que pertencem e mantendo a sua coerência artística. Como resultado deste trabalho conjunto, o público terá acesso a um rico acervo de pinturas, instalações, projeções em vídeo, fotografias, esculturas e ilustrações, entre outras técnicas.

No Cine Humberto Mauro, a mostra de filmes fica em cartaz de 18 de janeiro a 10 de fevereiro e vai exibir produções variadas, que passam, por exemplo, por documentários, ficção e filmes nacionais e internacionais. Ao todo, serão exibidas cerca de 30 obras, divididas em 10 programas diferentes e que agrupam os filmes de acordo com a sua temática comum. Assinam as produções nomes como Eduardo Feller, Agnès Varda, Paul Chan e o brasileiro Glauber Rocha. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema 30 minutos antes de cada sessão.

Uma relação histórica

Desde sua abertura, nos anos 70, o Palácio das Artes tem uma filosofia que vai ao encontro do pensamento dos curadores da 29ª Bienal de São Paulo, que ancora o seu trabalho na convicção de ser impossível separar arte e política. Nos anos de ferro da ditadura militar brasileira, em 1970, o espaço exibiu, em sua inauguração, a mostra Do Corpo à Terra, que tornou-se um dos principais marcos da cultura em Minas Gerais e do Brasil. Com curadoria de Frederico de Morais, a exposição teve a presença de vários artistas que também foram selecionados para a 29ª Bienal de São Paulo, como Cildo Meirelles, Artur Barrio, Nelson Leirner e Carlos Vergara.

Com a realização desse projeto, a Fundação Clóvis Salgado cumpre a maior missão que lhe cabe, que é oferecer ao público mineiro uma programação cultural de conteúdo inquestionável e diversificada.

Ação educativa

Para receber cada público da melhor maneira possível e potencializar o seu contato com as obras da exposição, Belo Horizonte vai contar com um serviço educativo cuidadosamente preparado pela 29ª Bienal de São Paulo. O objetivo é difundir a arte contemporânea para seus mais diversos públicos, passando a eles informações detalhadas sobre os trabalhos da 29ª Bienal, favorecendo o diálogo e estimulando as pessoas a construírem e acreditarem nas suas próprias percepções da arte. As informações sobre a ação educativa e o agendamento de atividades devem ser feitas pelos telefones (31) 3236-7322 ou (31) 3236-7389.

Lista de artistas da 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas (Belo Horizonte)

1. Adrian Piper

2. Alessandra Sanguinetti

3. Antônio Dias

4. Apichatpong Weerasethakul

5. Artur Barrio

6. Carlos Garaicoa

7. Cildo Meireles

8. Cinthia Marcelle

9. Clarice Lispector

10. Efrain Almeida

11. Flávio de Carvalho

12. Gil Vicente

13. Gustav Metzger

14. Hélio Oiticica

15. Jean-Luc Godard

16. Jimmie Durham

17. Joachim Koester

18. Jonathas de Andrade

19. José Leonilson

20. Kendell Geers

21. Lygia Pape

22. Manon de Boer

23. Matheus Rocha Pitta

24. Miguel Angel Rojas

25. Nan Goldin

26. Oscar Bony

27. Rosangela Rennó

28. Samuel Beckett

29. Sandra Gamarra

30. Sara Ramo

31. Sophie Ristelhueber

32. Tamar Guimarães

33. Tatiana Blass

34. Tucuman Arde

35. Wilfredo Prieto

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Governo Aécio Neves abre inscrições para a Pré-Conferência Estadual Setorial do Livro, Leitura e Literatura


Estão abertas, até a próxima sexta-feira (18) as inscrições para a Pré-Conferência Estadual Setorial do Livro, Leitura e Literatura que vai acontecer na segunda-feira (21). Todos os envolvidos com trabalhos de democratização do acesso à leitura, formação de leitores e com a cadeia criativa e produtiva do livro estão convidados a participar. Basta preencher a ficha de inscrição disponível no www.cultura.mg.gov.br e enviar para o e-mail indicado.

Propostas também podem ser enviadas para discussão através dos e-mails dail.sub@cultura.mg.gov.br ou sistema.sub@cultura.mg.gov.br. O encontro é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, através da Superintendência de Bibliotecas Públicas, e do Ministério da Cultura.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Governo Aécio Neves leva cultura até Médio Jequitinhonha – 12 mil pessoas já assistiram ao espetáculo Os Olhos do Surubim Rei


Cerca de 12 mil moradores do Médio Jequitinhonha já assistiram ao espetáculo “Os Olhos do Surubim Rei”. Em outubro e novembro, a peça foi encenada em dez localidades no entorno da Usina Hidrelétrica de Irapé: Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Lelivéldia (Berilo), Coronel Murta, Virgem da Lapa, Araçuaí, Berilo, José Gonçalves de Minas e Leme do Prado. Ao todo, foram 90 apresentações para alunos de escolas públicas e moradores, que lotaram as arquibancadas da tenda montada nas praças, obrigando a realização de apresentações extras em quase todos os locais

As apresentações fazem parte dos trabalhos de relacionamento com a comunidade e educação ambiental do Programa Peixe Vivo, em conjunto com as atividades também realizadas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O objetivo do Peixe Vivo é integrar as comunidades onde a empresa está inserida, levando informação e entretenimento com o objetivo de que as gerações futuras preservem as relações de respeito à biodiversidade, garantindo a vida nos nossos rios.


Leia mais na integra: Minas em pauta

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Domingo no Palácio celebra Dia da Consciência Negra


Em novembro, o projeto Domingo no Palácio abre suas portas para uma grande festa: o Dia da Consciência Negra. A data oficial é 20 de novembro, dia em que faleceu Zumbi dos Palmares, um dos maiores ícones da luta pela igualdade racial, mas é no domingo (22), que o Foyer do Grande Teatro vai receber, de 10h às 15h, a Cia. Baobá de Dança e diversas outras atividades gratuitas.

A Cia. Baobá vai apresentar fragmentos dos espetáculos Quebrando o Silêncio, primeiro trabalho do grupo, e Ancestralidade: Herança do Corpo, o mais recente. O público vai ver de perto, ainda, a arte do Conexão African Beat, Negraria – Coletivo de Artistas Negros/as, Coral Agbára – Vozes d’África, grupos Fala Tambor, Tambores Gerais e Xicas da Silva.

A celebração vai contar também com o lançamento do Prêmio Cultura de Zumbi e de livros que abordam a temática de autores negros pela editora Nandyala. Outro evento é a exposição Imagens de Negra, com fotografias de Glênio Campregher, Guto Muniz e Netun Lima e curadoria de Antônio Sergio Moreira, que mostra um pouco dos 10 anos de trajetória da Cia. Baobá.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Inscrições para processo seletivo do Plug Minas vão até dia 18

As inscrições para o processo seletivo 2010 do Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital podem ser feitas até o dia 18 de outubro. Serão disponibilizadas 1.180 vagas para estudantes e egressos do ensino médio de escolas públicas estaduais de Belo Horizonte e Sabará, com idade entre 15 e 24 anos para os núcleos Valores de Minas (500 vagas); Desenvolvimento de Jogos Digitais (500 vagas) e Empreendedorismo Juvenil (180 vagas).
O jovem que se interessar em ingressar em um dos núcleos do Centro de Formação deve inscrever-se nos portais do Plug Minas, Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Estado de Educação ou pessoalmente nos postos de inscrições no Plug Minas (rua Santo Agostinho, 1.271, bairro Horto, Belo Horizonte); em telecentros e escolas estaduais.

A participação é totalmente gratuita. Os jovens selecionados e regularmente matriculados ainda recebem alimentação e vale transporte (se necessitarem), durante todos os dias de atividades regulares nos núcleos. Para o processo seletivo não serão disponibilizados alimentação e vale transporte.


Matéria publicada: Agência Minas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Mostra de arte e tecnologia do Plug Minas começa Hoje


O secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, abre nesta segunda-feira (28), às 10 horas, a I tec_arte - Mostra de Arte e Tecnologia do Plug Minas. A iniciativa, que acontece no auditório do Plug Minas (rua Santo Agostinho, nº 1.271, bairro Horto, Belo Horizonte), se estende até o próximo dia 2 de outubro, vai demonstrar algumas possibilidades de expressões artísticas e descortinar o universo da cultura digital e do Plug Minas

A mostra recebe a maior estrutura de infláveis construída pelo arquiteto Paulo Waisberg e dentro do espaço, os visitantes passam de espectadores a contribuintes das obras, devido à interatividade que a arte cibernética propõe.

Outros destaques da exposição são a obra volúmens, uma composição com cubos que reagem aos sons produzidos em seu entorno com cores e texturas e mtˆ2, um sequenciador musical formado por uma matriz tonal controlada por toques, criadas pela empresa Coddart. Além das obras propostas pela Coddart, estará disposto no espaço um dispositivo de realidade aumentada, desenvolvido pela 3bits, no qual é possível apontar objetos para a câmera e interagir com objetos tridimensionais, combinando assim elementos virtuais com o ambiente real.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Parque Estadual Nova Baden comemora 15 anos da Unidade de Conservação


O Parque Estadual Nova Baden (PENB), situado no município de Lambari, no Sul de Minas, comemora neste domingo (27) o aniversário de 15 anos da Unidade de Conservação (UC). Neste dia, a entrada do Parque será gratuita e os visitantes encontrarão uma variada programação. As atividades começam a partir das 10h e vão até 17h.

Dentre as comemorações está a exibição de um filme do Promata sobre os investimentos no Parque e do filme “Ilha das Flores”, além de apresentações culturais e palestras de conscientização. Oficinas de sabão feito a partir de óleo reciclado e oficinas de reciclagem voltadas para a confecção de artesanato também integram a programação. Para participar destas oficinas é necessário fazer uma inscrição prévia.

Na ocasião, a UC contará com exposições fotográficas do Parque, exposição de animais empalhados, de materiais e animais apreendidos pela Polícia Militarde Meio Ambiente, e de materiais de combate a incêndios florestais. Além de uma mostra do Projeto Semeando.

A gerente do PENB, Evânia Santana, aponta os espaços interativos como uma novidade atraente e de fácil compreensão para a comunidade. “Teremos salas multimídias com cenários e temáticas tanto otimistas como pessimistas em relação ao meio ambiente”, explica a gerente. Nestas salas serão passados pequenos slides com previsões do que pode acontecer ao planeta caso continue com o processo de degradação e o que pode acontecer se esse processo for freado agora.

Evânia Santana, que está na gerência há três anos, conta que nesses 15 anos o Parque evoluiu e se consolidou perante a comunidade. “Estamos mais integrados à sociedade, as pessoas tem reconhecido a UC como forma de preservação ambiental e não apenas como espaço de lazer”, afirma a gerente.


Leia mais na integra: Minas em pauta

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Emater realiza dia de campo sobre Fruticultura em Mercês, Zona da Mata


Fruticultura vai ser tema de um Dia de Campo, em Mercês, na Zona da Mata mineira, nesta terça-feira (15), a partir das 13h. O evento acontece na Fazenda Espírito Santo, do produtor Nelson Guilarducci, situada na comunidade de mesmo nome. O objetivo é divulgar a cultura de frutas para promover a diversificação de produção, já que o município concentra atividades na bovinocultura leiteira e no plantio de eucalipto. O evento é organizado pelo Governo Aécio Neves por maio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Durante o Dia de Campo, os produtores vão assistir a palestras sobre a cultura da banana e conhecer como é a produção das mudas. Os participantes também vão obter informações sobre análise de solo, aplicação de corretivos e adubos. O encerramento está marcado para as 15h, com um lanche de confraternização.



Leia mais na integra: Minas em pauta

Jornada Mineira de Patrimônio Cultural promove mais de 1.500 eventos em Minas


Teatros, festivais de arte, apresentações de grupos populares, palestras, oficinas e gincanas são algumas das dezenas de atrações que estão acontecendo desde o começo do mês de setembro em todo o Estado. Dentro da programação da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, acontecerão mais de 1500 eventos, agitando 474 municípios de várias regiões mineiras até outubro.

A ação, promovida pelo governo Aécio Neves por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais eInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), é pioneira no país e tem a chancela do Ano da França no Brasil 2009, uma vez que tem forte inspiração na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Na França, as jornadas são realizadas desde 1984 com a finalidade de valorizar e compartilhar a memória e o patrimônio histórico, junto às comunidades.

Em Belo Horizonte, a programação começou no dia 1º de setembro, com a chegada das primeiras turmas para a visita guiada no Museu de Artes e Ofícios. Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, as atividades planejadas para a jornada tiveram início no dia 2, com a inauguração da Exposição “Museu a Céu Aberto”. A mostra, que tem o tema “Uberaba: a cidade revelada entre narrativa, patrimônio e memórias”, é itinerante e será exposta em diversos locais de grande circulação na cidade.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Unimontes ganha prêmio por criar Núcleos de Estudos sobre Homocultura


Pioneiro entre as instituições públicas de ensino superior em Minas Gerais, o Núcleo de Estudos sobre Homocultura (Nehom), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está entre as iniciativas premiadas no concurso Prêmio Cultural LGBT-2009, promovido pelo Ministério da Cultura. A divulgação do resultado aconteceu ao final de agosto, pela Secretaria Nacional da Identidade Cultural.

O Núcleo da Unimontes conquistou a terceira colocação entre as oito instituições contempladas de Minas Gerais. Foram premiadas iniciativas que contribuem para o combate à homofobia e para o aumento da visibilidade do segmento LGBT.

Para o professor Ronilson Gervásio de Brito, coordenador do Nehom, “a premiação do Ministério da Cultura é uma forma de reconhecimento pelo trabalho realizado pela Unimontes”. Ele destaca, também, que a “homofobia faz parte do cotidiano existencial, sendo de grande importância no exercício da democracia, como prevê a Constituição de 1988”.



Leia mais na integra: Minas em pauta

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Região do semiárido de Minas será comtemplada com recursos para projetos culturais


Artistas e gestores culturais dos 86 municípios do semiárido mineiro se mobilizaram para o primeiro edital de Microprojetos Mais Cultura do Estado de Minas Gerais. Ao todo, foram apresentadas 278 propostas de projetos culturais a serem desenvolvidos na região. A ação destinará mais de R$ 937 mil, somente em Minas Gerais, contemplando projetos com valor médio de R$ 10,8 mil, sendo que cada um receberá de um a 30 salários mínimos.

A iniciativa é do Ministério da Cultura (MinC), no âmbito do Programa Mais Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), e aSecretaria de Estado de Cultura (SEC) para fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.


Matéria publicada: Minas em pauta

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Aécio Neves visita obras de museu na Praça da Liberdade


O governador Aécio Neves visita, nesta terça-feira (25), as obras do Museu das Minas e do Metal, em implantação no prédio da antiga Secretaria de Estado de Educação. O museu faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o maior complexo de cultura do país aberto ao público. O prédio está sendo restaurado e adaptado para abrigar importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas. As obras são supervisionadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). O governador visitará a obra acompanhado do secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, e do empresário Eike Batista, presidente do Grupo EBX, empresa patrocinadora do Museu das Minas e do Metal.

Serviço:

Evento: Visita às obras do Museu das Minas e do Metal

Data: 25/08/2009

Horário: 16 horas

Local: Praça da Liberdade (Prédio da antiga Secretaria de Educação)


Matéria publicada: Agência Minas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

poetas rappers Ice Band e Wanderson Novato se apresentam no Terça Poéticas no Palácio das Artes


No próximo Terças Poéticas, dia 18 de agosto, às 18h30, o palco montado nos Jardins Internos do Palácio das Artes recebe pela primeira vez os poetas rappers Ice Band e Wanderson Novato, selecionados pelo edital Terças Poéticas 2009. Junto com o grupo Os sobreviventes, eles fazem uma homenagem aos poetas Juninho Bboy e Duke. Todos estão convidados a participar de mais um show de poesia gratuita no Palácio das Artes.

Hudson Carlos de Oliveira, mais conhecido como o rapper Ice Band, promove e difunde o hip hop em Minas Gerais e é idealizador do projeto Os Sobreviventes, criado em 2006 com crianças e adolescentes em situação de risco no Aglomerado Serra. Com um DJ convidado, Ice Band fará intervenções sonoras entre a narração dos poemas; neste cenário, os artistas se alternam e promovem diálogos sobre temas como direitos humanos, violência, arte, cultura e cidadania. A participação do poeta Wanderson Nogueira vai enriquecer ainda mais essa edição do Terças Poéticas: ele interpretará textos próprios e inéditos que fazem da poesia uma bandeira de denúncia social.

O Terças Poéticas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e Suplemento Literário, com apoio cultural da Rádio Inconfidência e da Rede Minas. A próxima edição acontece dia 25 de agosto, com a presença de Fabrício Marques em homenagem a Antônio Ramos Rosa, por João Ventura.
Leia mais na integra: Minas em pauta

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Projeto Circulação chega a 23 cidades mineiras em agosto


Em agosto, o projeto Circulação, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) volta a percorrer diversas cidades do interior de Minas. Desta vez, entre os dias 21 e 30 de agosto, serão mais de 20 cidades presenteadas com apresentações gratuitas de seis grupos de câmera: Capitólio, São Roque de Minas, Pimenta, Carmo do Cajuru, Tocantis, Guarani, São João Nepomuceno, Mar de Espanha, Bicas, Mercês, São Firmino, Paula Cândido, Curvelo, Corinto, Morro da Garça, Paraopeba, Abre Campo, Manhumirim, Mutum, Lajinha, São José do Goiabal, São Domingos do Prata e Nova Era.

O projeto, que tem como objetivo popularizar as mais diversas formas de arte e democratizar o acesso de todos os mineiros à música erudita de qualidade, tem apoio das prefeituras locais e patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para as viagens dos grupos de câmera. Os corpos artísticos da Fundação (Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Cia. de Dança Palácio das Artes e Coral Lírico de Minas Gerais) e exposições de artes visuais também integram este projeto.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Lei de Incentivo à Cultura de Minas recebe inscrições e oferece treinamento municípios do interior


Empreendedores e gestores culturais interessados em apresentar projetos à Lei Estadual de Incentivo à Cultura devem ficar atentos. O Governo Aécio Neves por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançou o edital 2009 que recebe inscrições até o dia 18 de setembro.

O novo edital apresenta novidades que irão facilitar a apresentação de propostas. Ele está mais enxuto no que se refere à documentação e a pontuação será considerada de acordo com a natureza de cada projeto, não havendo exigência para atender a todos os critérios. O edital e os formulários para inscrição estão disponíveis no http://www.cultura.mg.gov.br/. Mais informações por meio dos telefones (31) 3269-1070 ou (31) 3269-1092.

Incentivo à Cultura: municípios recebem treinamento

Com a finalidade de ampliar o acesso aos recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que disponibiliza verbas para investidores nas áreas artístico-culturais em Minas Gerais, a Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realiza treinamentos em vários municípios mineiros ainda neste mês de agosto.
Leia mais na integra: Minas em pauta

terça-feira, 28 de julho de 2009

Foi prorrogada até 17 de agosto inscrições para Microprojetos Mais Cultura – uma ação de incentivo cultural voltada para o semi-árido mineiro


Foi prorrogado, até o dia 17 de agosto, o prazo para inscrições no Microprojetos Mais Cultura no Estado de Minas Gerais, uma ação de incentivo cultural voltada para o semi-árido mineiro. O objetivo é fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais dos 86 municípios da região. A ação destinará mais de R$ 937 mil, somente em Minas Gerais, contemplando projetos com valor médio de R$ 10,8 mil para as artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas.

As inscrições serão realizadas mediante entrega da proposta na sede da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) na Superintendência de Interiorização (praça da Liberdade, 317, bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG – Cep: 30140-010), de segunda-feira a sexta-feira, de 10h as 17h, ou enviadas pelos Correios em correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR). O edital com demais detalhes está disponível nos sites da SEC e http://mais.cultura.gov.br/

Os projetos a serem beneficiados pela ação deverão ter jovens de 17 a 29 anos como protagonistas ou beneficiários, residentes na região. Poderão se inscrever brasileiros natos ou naturalizados com idade entre 17 e 29 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; também pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.


Fonte: Minas em pauta

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Inscrição para Fundo Estadual de Cultura termina dia 17

O prazo para os produtores culturais interessados em inscrever seus projetos na modalidade “Liberação de Recursos Não Reembolsáveis” do Fundo Estadual de Cultura (FEC), mecanismo de fomento voltado prioritariamente para o interior, termina nesta sexta-feira (17). Já para o ‘Financiamento Reembolsável’, as inscrições podem ser feitas entre os dias 1º e 10 de cada mês, até a publicação do próximo edital, em 2010.

O FEC é instrumento de apoio destinado a projetos que, tradicionalmente, encontram maiores dificuldades de captação de recursos no mercado. O objetivo é estimular o desenvolvimento cultural nas diversas regiões do Estado. Os projetos aprovados vão desde a edição e distribuição de livros, edição de DVDs, produção de CDs, à construção e reforma de cinemas e compra de equipamentos para estúdio musical e preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural. O edital está disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).


Matéria publicada: Agência Minas