Mostrando postagens com marcador Norte de Minas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Norte de Minas. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Governo de Minas entrega mais 384 casas em três regiões do Estado


O Governo de Minas entrega, entre os dias 24 e 30 de junho, mais 384 casas construídas pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG). Elas beneficiam igual número de famílias com renda mensal de 1 a 3 salários mínimos e resulta do investimento de R$ 10,29 milhões feito em sete municípios de três regiões do Estado.

Os maiores conjuntos dessa série de inaugurações são o Conjunto Habitacional Alessandra Vicintin, com 80 unidades, em Bocaiúva, no Norte de Minas, e o Conjunto Habitacional Ouro Fino, com 95 casas, em Riacho dos Machados, também no Norte do Estado. Ainda na região, também serão liberadas as chaves das 30 casas do Conjunto José Pedro da Fonseca, em Fruta de Leite. As 384 famílias beneficiadas moram nas três cidades do Norte de Minas, bem como em Cruzeiro da Fortaleza, no Alto Paranaíba; Lambari, Ilicínea e Divisa Nova, no Sul de Minas.

Em Fruta de Leite, o conjunto será entregue no dia 26 de junho, às 10 horas; em Riacho dos Machados, dia 27, às 11 horas; e em Bocaiúva, o conjunto será entregue no dia 30 de junho, às 15 horas. Em todas essas solenidades comparecerá o presidente da Cohab/MG, Mauro Brito.

Norte

O Governo de Minas já investiu pelo Programa Lares Geraes – Habitação Popular, o total de R$ 53,5 milhões na construção de 2.662 casas, das quais 2.482 já terão sido entregues neste sábado (26) e domingo (27) e no dia 30 de junho.

Durante as obras executadas na região pela Cohab/MG, foram gerados aproximadamente 3.300 empregos diretos e indiretos e um total de aproximadamente R$ 12,6 milhões em salários e renda indireta. Apenas neste ano, a Cohab/MG já entregou no Norte de Minas 150 casas, sendo 50 casas em cada um destes municípios: Porteirinha, Patis e São João do Paraíso.

Esses empreendimentos fazem parte do Lares Geraes – Habitação Popular, que tem um total de 25.049 casas entre entregues, concluídas e em construção. O programa é realizado desde meados de 2005 e já investiu mais de R$ 566 milhões em habitação de interesse social, que atende a famílias com renda de um a três salários mínimos.

A casa

As casas construídas pela Cohab/MG têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço coberta perfazendo um total de 36,27 m² de área construída em um terreno que tem, no mínimo, 200 m². As famílias atendidas são formadas por quatro pessoas e têm, em sua maioria, renda de um salário mínimo. Para as pessoas com deficiência atendidas pelo Lares Geraes, a Cohab/MG constrói casa especial, com 51 m², adaptada ao acesso e locomoção do cadeirante.

Benefícios

Além de pagar por uma casa construída dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) metade do custo da construção, o mutuário da Cohab/MG que tem renda de 1 salário mínimo, não gasta na prestação mais que 20% do salário mínimo. A Cohab/MG calcula o valor da prestação levando em consideração fatores socioeconômicos, como a renda e o tamanho da família. Além disso, aquele que paga as suas prestações em dia faz jus ao Bônus de Pontualidade, como uma forma de redistribuir renda e incentivar o pagamento das prestações e contribuir para a continuidade do Programa Lares Geraes – Habitação Popular.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Aécio Neves e Lula se reúnem no Norte de Minas


PIRAPORA (14/10/09) - O governador Aécio Neves se reuniu, nesta quarta-feira (14), em Pirapora, no Norte de Minas, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve em Buritizeiro vistoriando obras de saneamento básico, ao lado de ministros de Estado. Aécio Neves destacou a importância das parcerias entre município, Estado e União na realização de obras em Minas Gerais. Ele ressaltou a necessidade de haver um planejamento maior no desenvolvimento de projetos conjuntos.

“As obras do governo federal são muito bem vindas a Minas. Gostaria até que elas viessem num volume ainda maior. Acho apenas que Minas Gerais precisaria de um volume mais expressivo, de um planejamento maior em relação a essas obras. De uma convergência maior das obras do governo federal com as obras do Governo do Estado. Eu me bato sempre em relação a isso. Há um grande divórcio hoje em Minas em relação ao que o governo federal faz e o Governo do Estado vem fazendo. Estamos planejando o Estado para daqui a 20 anos. Era muito importante que pudesse haver essa complementariedade, essa participação maior do governo federal naquilo que Minas está projetando”, disse Aécio Neves, em entrevista.

Revitalização

O governador citou a revitalização da bacia do Rio das Velhas, maior afluente do Rio São Francisco, que está sendo realizada pelo Governo de Minas, através da Copasa e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Os investimentos do Governo de Minas no projeto são de R$ 1,4 bilhão. O Projeto de Despoluição do Rio das Velhas, denominado Meta 2010, é o mais importante projeto de saneamento ambiental realizado no país.

“Apenas em Minas Gerais, na bacia do Rio das Velhas, estamos investindo cerca de R$ 1,4 bilhão. Mesmo valor previsto para a revitalização do governo federal em todo o país. Então, estamos cuidando em Minas do que temos de cuidar. As obras do governo federal são bem vidas e gostaria apenas que elas pudessem vir atreladas um pouco mais ao projeto de desenvolvimento que o Estado vem fazendo”, ressaltou.

As ações adotadas recentemente para diminuir a degradação já provocam efeitos positivos, comprovados com a volta dos peixes ao Rio das Velhas. O biomonitoramento da UFMG constatou que peixes que subiam somente 250 km na bacia em 2000, hoje já são identificados ao longo de 580 km, chegando bem próximos às áreas mais degradadas do rio.

A principal ação adotada para a melhoria da qualidade das águas foi a eliminação do lançamento de esgoto não tratado no rio. Para isso, o Governo de Minas tem investido na implantação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). São 17 ETEs em operação, cinco em obras e dez em fase de planejamento. Há dez anos, apenas 1,34% dos esgotos coletados na região da Bacia do Rio das Velhas era tratado. Até o final deste ano, 68% do volume de esgoto da bacia será tratado.

Centro de Convenções

Durante a visita a Pirapora, o governador também esteve no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira, localizado às margens do Rio São Francisco e inaugurado no ano passado. O empreendimento, que faz parte do programa Minas Avança, recebeu investimentos de R$ 4,4 milhões, sendo R$ 3,9 milhões do Governo do Estado e o restante da prefeitura. A estrutura permite a atração de eventos de grande porte, contribuindo para o desenvolvimento local através do incentivo ao turismo de negócios.


“É mais uma obra que permitirá a Pirapora e região se fortalecer no campo da economia. Já estamos, até o ano que vem, com a agenda do centro lotada. E o turismo de negócios talvez seja o setor da economia onde o investimento mais compense hoje, sobretudo nessa região que tem atrativos extraordinários. A questão ambiental é hoje central não apenas no Brasil, mas no mundo, e essa região atrai discussões sérias sobre o assunto e também turistas. Fiquei muito feliz de ver o nível desse Centro de Convenções que é um marco também no desenvolvimento dessa região”, disse Aécio Neves, que estava pelo prefeito de Pirapora, Warmilon Fonseca Braga, e outros prefeitos e parlamentares da região.

O prédio possui dois pavimentos, com 2.770 metros quadrados de área construída coberta em estrutura metálica e um salão com capacidade para mil pessoas. É totalmente climatizado e está localizado na área central da cidade, junto ao comércio e à rede hoteleira.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Aécio anuncia Estação do Conhecimento em Diamantina


O governador Aécio Neves definiu nesta terça-feira (1º), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, em reunião com o diretor-superintendente da Fundação Vale do Rio Doce, Silvio Vaz de Almeida, e com a secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, a implantação de uma Estação do Conhecimento na cidade de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

Desenvolvido em parceria entre o Governo de Minas e a Fundação, o projeto oferecerá cursos profissionalizantes e atividades culturais e físicas a 1.500 jovens, de 7 a 19 anos, de 23 municípios do Médio Jequitinhonha. O investimento previsto é de R$ 10 milhões, custeado pela Fundação Vale do Rio Doce.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 7 de julho de 2009

Feira de Negócios em Recife promove artesanato mineiro


A arte mineira, com destaque para o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, está sendo representada na 10ª Feira de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Recife (PE), de 3 a 12 de julho. Considerado um dos melhores eventos do segmento no Brasil, deverá promover negócios da ordem de 8 milhões de euros. A expectativa é que cerca de 250 mil visitantes de vários estados brasileiros e do exterior visitem a Feira.

Artesã de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, Rilene Gil Franca participa pela segunda vez do evento. Em 2008, ela esteve presente em estande do Governo de Minas. As vendas foram tão boas, que ela voltou, desta vez, por conta própria. Rilene se juntou a uma colega de Pará de Minas para dividir o estande “Meninas de Minas”. Ela vende peças em fibra de taboa e caixas decoradas com fotos de sua cidade. “As vendas de 2008 foram excelentes. Este ano, já começamos a vender, começamos melhor do que no ano passado, então a expectativa é de que as vendas sejam maiores”, diz.A secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, representando o governador Aécio Neves, e a subsecretária de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Marilena Chaves, marcaram presença na abertura da Fenearte, com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

“A participação na Feira, possibilitada pelo Governo de Minas, representa um ganho enorme para os artesãos, não só em termos de vendas, mas também de visibilidade”, ressalta Elbe Brandão.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Pirapora sedia XVI Jornada Mineira de Estomatologia


A análise de casos clínicos da área de diagnóstico bucal está entre os objetivos da XVI Jornada Mineira de Estomatologia (Jome), desta quinta-feira (18) a sábado (20), no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira, em Pirapora, no Norte de Minas.

A iniciativa é da Sociedade Mineira de Estomatologia (Some), em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), reunindo professores, acadêmicos e profissionais da área de saúde.


A solenidade de abertura oficial será nesta sexta-feira (19), às 20h, no hall do Hotel Canoeiros, devendo ser presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e pelo presidente da Jornada, professor Alfredo Maurício de Paula.


Segundo o professor André Luiz Sena Guimarães, um dos organizadores do evento, durante os três dias, serão apresentados cerca de 65 casos clínicos diagnosticados pelos profissionais, permitindo, assim, a discussão sobre técnicas de tratamento.


Conforme a programação, no dia 19, às 8h, haverá a apresentação de cinco projetos de pesquisas de professores e pesquisadores da Sociedade Mineira de Estomatologia; às 13h, palestra sobre o tema “Lesões fibro-ósseas dos maxilares”, que será abordada pelos professores Roman Carlos (do Centro de Diagnóstico da Guatemala), Oslei Paes de Almeida, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Campinas (Unicamp/Piracicaba) e Ricardo Santiago Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

terça-feira, 9 de junho de 2009

Combate à pobreza terá novos convênios no Norte de Minas



O Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR), do Governo de Minas em parceria com o Banco Mundial, vai garantir a assinatura de 119 novos convênios, nesta quarta-feira (10), às 14h, em Montes Claros, Norte de Minas. Serão beneficiadas 5,4 mil famílias de 55 municípios da região, totalizando R$ 4,3 milhões em investimentos.
No acumulado 2006/2008 o PCPR/MG financiou 1.416 subprojetos produtivos, sociais e de infra-estrutura, em comunidades rurais e urbanas organizadas em grupos de interesses comuns, trabalhadores e pequenos produtores rurais, artesãos, associações, contemplando 81,4 mil famílias das regiões Norte e Nordeste de Minas, com recursos de R$ 71 milhões.
Em junho de 2009, estão previstas assinaturas de outros 200 convênios que vão totalizar 1.616 subprojetos, beneficiando 79 mil famílias com recursos de R$89,4 milhões. As próximas assinaturas de convênios serão realizadas nos dias 18 de junho, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e 25, em Itambacuri, no Leste do Estado.

Leia mais na integra: Portal Minas On-line

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Aécio defende agricultura familiar na produção de biodiesel


O governador Aécio Neves e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram nesta segunda-feira (6), da inauguração da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, Norte de Minas. A usina, da Petrobras Biocombustível, subsidiária da Petrobras, vai operar utilizando matérias-primas fornecidas por pequenos agricultores da região, que estão sendo capacitados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), em convênio com a Petrobras.


Durante o evento, Aécio Neves anunciou a instalação de uma fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) em Montes Claros, destinada a dar assistência técnica à agricultura familiar na pesquisa de oleoginosos para a produção de biodiesel e de gramíneas para convivência com a seca.
“Esta usina estabelece na região um modelo que consideramos o mais adequado para o setor agrícola, em Minas e no Brasil. De um lado, famílias de pequenos agricultores, que passam a contar com sementes, assistência técnica, melhor organização, transporte e comercialização da sua produção.
E trabalhar com segurança, apoio técnico e infraestrutura de qualidade é absolutamente tudo que a agricultura familiar do Norte de Minas necessita, para diversificar e expandir suas atividades”, afirmou Aécio Neves, em seu pronunciamento.
Leia na íntegra: Agência Minas