Mostrando postagens com marcador Orquestra Sinfônica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Orquestra Sinfônica. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sinfônica de Minas apresenta-se no Museu Inimá de Paula


Na noite desta terça-feira (15), a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais deixa o Palácio das Artes para se apresentar em um outro palco bem especial. Sob regência do maestro Charles Roussin, os músicos fazem concerto ao lado da soprano Fabíola Protzner, no Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1201, Centro). A entrada é franca, possibilitando aos amantes da boa música conferirem o talento de uma das mais importantes orquestras do país. No repertório, obras do gênio austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.


Orquestra Sinfônica de Minas Gerais


Um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi criada em 1976 e, desde então, vem cumprindo importante papel como difusora da música erudita. Sempre aprimorando a excelência de suas performances, a Orquestra tem uma atuação diversificada e se apresenta em óperas, balés e concertos ao ar livre, na capital e no interior. No repertório do grupo, obras que abrangem todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Jaboticatubas recebem quarteto Trombonias em projeto de música de câmara do Governo Aécio Neves


Nos dias 5 e 6 de setembro as cidades de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Conceição do Mato Dentro, na região Central, recebem o quarteto Trombonias, em mais uma viagem do projeto de interiorização da Fundação Clóvis Salgado (FCS). Música de câmara de qualidade, em duas apresentações gratuitas. Haydn, Scheidt e Gagliardi, são alguns dos expressivos nomes da música erudita que encantará o público que for prestigiar os músicos. Em julho e agosto, o grupo já percorreu outras sete cidades do interior mineiro.

Trombonias

Formado em 1989 pelo então naipe de trombones da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Osmg), o Trombonias se apresentou em todas as conceituadas casas de concerto de Belo Horizonte, bem como do interior do Estado. Consta também em seu currículo, concertos realizados no Teatro da Paz, em Belém do Pará, no Teatro Cláudio Santoro, em Brasília. Recentemente reformulado é igualmente composto pelo atual naipe de trombones da Osmg. O Trombonias retorna ao público com a mesma proposta, de divulgar a música instrumental para essa formação. Seu repertório consta de obras originais para quarteto de trombones – repertório tradicional, adaptações, transcrições e arranjo.


Leia mais na integra: Minas em pauta

terça-feira, 14 de julho de 2009

Palácio das Artes apresenta obras de Villa Lobos e Debussy


A edição da Série de Concertos no Grande Teatro do Palácio das Artes apresenta a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o coro feminino do Coral Lírico de Minas Gerais, nesta quinta-feira (16). Sob regência do maestro Charles Roussin, as solistas convidadas: a soprano Rosana Lamosa e a mezzo-soprano Luciana Monteiro interpretarão obras dos compositores célebres Villa Lobos e Debussy. O concerto será às 20h30, com preços especiais: R$ 10 a R$ 15.

Um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi criada no dia 2 de setembro de 1976. Desde sua criação, a Orquestra vem cumprindo o papel de difusora da música erudita para o grande público. Sempre aprimorando a excelência de sua performance, a Orquestra diversificou sua atuação em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre, na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo.

O maestro Charles Roussin graduou-se em Violão Clássico e em Regência de Orquestra pela UFMG. Fundou a Orquestra de Câmara de Itaúna e a Orquestra de Câmara de Ouro Branco, com as quais tem se apresentado em diversos estados brasileiros. Em 2004, Roussin foi nomeado regente titular do Coral Lírico do Palácio das Artes, cargo que ocupou até 2006, quando passou a lecionar na Escola de Música da UFMG e assumiu a direção artística da Semana de Música de Ouro Branco. Charles Roussin dedica-se intensamente à divulgação da produção brasileira contemporânea.

Em 19 de abril de 2009, o Coral Lírico de Minas Gerais completou 30 anos. Nessas três décadas, os músicos continuam a exercer a qualidade da versatilidade do repertório, que inclui desde a música renascentista até óperas, operetas, oratórios, concertos sinfônico-corais e a capella. Atua, freqüentemente, ao lado das Orquestras Sinfônica e Filarmônica de Minas Gerais. Em sua trajetória, o Coral Lírico teve como regentes os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu Miranda Gomes, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Márcio Miranda Pontes, Eliane Fajioli, Sílvio Viegas, Charles Roussin e vários maestros convidados. Atualmente, é regido pelo maestro Afrânio Lacerda.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Villa-Lobos será homenageado pela Orquestra Sinfônica


Nesta terça-feira (7), a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais recebe convidados muito especiais na primeira apresentação da Série de Concertos no Grande Teatro, no mês de julho. Para reger os músicos, foi escolhido o maestro Cláudio Ribeiro e, para acompanhá-los, o violonista Flavio Sala e a soprano Sylvia Klein. O concerto será realizado às 20h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com ingressos a preços bem especiais: R$ 15 e R$ 10.

No repertório do concerto, obras de Marlos Nobre, Castelnuovo-Tedesco, Respighi e o grande homenageado do ano Heitor Villa-Lobos. A próxima apresentação da Série de Concertos será no dia 16 de julho, com participação do Coral Lírico de Minas Gerais e outros solistas convidados.

Maestros

Um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi criada em 1976 e, entre os regentes titulares da história da Orquestra, figuram os maestros Wolfang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Aylton Escobar, Holger Kolodziej e Marcelo Ramos. Também regeram a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais personalidades como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Camargo Guarnieri, Roberto Duarte, Carlos Prates, Johannes Homberg, Eugene Kohne e outros célebres convidados. ´


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Domingo tem Concerto no Parque com a Sinfônica de Minas


O Parque Municipal se prepara para receber mais uma edição da Série de Concertos no Parque, neste domingo (31), às 10h, com entrada franca.

Depois das edições de março e abril reunirem quase oito mil pessoas, agora é a vez da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais levar ao público um repertório com obras de compositores como Beethoven, Dvorak, Mozart e Weber, sob a regência do maestro Charles Roussin.

A próxima apresentação do Concerto no Parque com a Orquestra Sinfônica está marcada para dia 28 de junho.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi criada em setembro de 1976.

Desde sua criação, a Orquestra vem cumprindo o papel de difusora da música erudita para o grande público. Só em 2008, foram realizados sessenta concertos.

Sempre aprimorando a excelência de sua performance, a Sinfônica diversificou sua atuação em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre, na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo.
Leia mais na integra: Agência Minas