Mostrando postagens com marcador "Governador Aécio Neves". Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador "Governador Aécio Neves". Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A República passa por Minas - Lúcia Hippolito


"Diz o governador Aécio Neves: 'É hora de reunirmos a nação inteira, para a tarefa de promover as mudanças corajosas que a realidade exige. Essa tarefa ainda se encontra inconclusa.
A depressão econômica, da qual somos vítimas agora, irá nos exigir sacrifícios ainda maiores nos próximos meses. O Brasil é um dos países mais preparados para vencê-la, graças aos esforços de seu povo e de diferentes governos. No entanto, ainda nos resta responder aos deveres que nos impõe a realidade.'

É discurso de candidato!

Independente do que venha a acontecer, o governador Aécio Neves teve um mérito extraordinário: ele fez a República passar novamente por Minas Gerais. A República sempre passou por Minas Gerais, ou seja, Minas sempre foi ouvida nos destinos da República. De repente, uma sucessão de governos medíocres, quando não corruptos, fez com que Minas ficasse à parte da tomada de decisões nacionais. Aécio trouxe de volta Minas Gerais para a República. Isso é um feito muito importante.

E o povo mineiro criou uma muralha de apoio em torno de Aécio.É como se Minas fosse devedora de Aécio. É como se o Brasil fosse devedor de Aécio. É como se através de Aécio se pudesse realizar o sonho não realizado com o Dr. Tancredo - que aliás hoje faz 24 anos de morte.

O governador Aécio Neves vem dizendo que Minas não pode ser desconsiderada. Ele precisa dar uma satisfação ao povo mineiro. Então, se forem realizadas prévias democráticas e ele perder democraticamente as prévias, ele consegue levar Minas Gerais a apoiar José Serra, caso ele seja o vencedor das prévias.
Ele tem que dar uma satisfação ao povo de Minas. O apelo ao povo de Minas é muito importante e ele, sabendo disso, fechou o povo atrás dele. Esse dever de casa - de desenvolver Minas Gerais, fazer a República passar por Minas e fechar o Estado atrás dele - ele já fez. Agora, vamos ver. A sorte vai correr."

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Regina Silvia Pacheco Elogia governador Aécio Neves



Regina Silvia Pacheco é coordenadora do primeiro mestrado profissional em gestão e políticas públicas do país, criado pela Fundação Getúlio Vargas. Em uma entrevista exclusiva para a Veja.com, Regina falou sobre os problemas de falta de gestão pública no Brasil e citou o governo de Minas Gerais como o mais evoluído em seus métodos e avaliações de resultados:

"Estamos em ano pré-eleitoral: existe algum pré-candidato que mais se identifique com uma política de governo para a gestão pública?

O governo Lula não tem. Algumas coisas avançaram aqui e ali, mas não tem uma política de gestão pública. O mesmo pode-se dizer do governo José Serra, de São Paulo.

O estado que tem um política mais abrangente é Minas Gerais, que implementou um choque de gestão para valer mesmo.

Cada secretaria tem um acordo de resultados com seus parceiros e tem de apresentá-los a cada três meses ao governador Aécio Neves.

Eles também estão fazendo certificação gerencial em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, que aplica curso e prova, por exemplo, para os interessados no cargo de coordenador de orçamento, que vai para uma lista de pessoas certificadas.

O governador e o secretário só podem nomear alguém que esteja nessa lista."

Não deixe de ler a entrevista completa neste Link

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Aécio defende agricultura familiar na produção de biodiesel


O governador Aécio Neves e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram nesta segunda-feira (6), da inauguração da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, Norte de Minas. A usina, da Petrobras Biocombustível, subsidiária da Petrobras, vai operar utilizando matérias-primas fornecidas por pequenos agricultores da região, que estão sendo capacitados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), em convênio com a Petrobras.


Durante o evento, Aécio Neves anunciou a instalação de uma fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) em Montes Claros, destinada a dar assistência técnica à agricultura familiar na pesquisa de oleoginosos para a produção de biodiesel e de gramíneas para convivência com a seca.
“Esta usina estabelece na região um modelo que consideramos o mais adequado para o setor agrícola, em Minas e no Brasil. De um lado, famílias de pequenos agricultores, que passam a contar com sementes, assistência técnica, melhor organização, transporte e comercialização da sua produção.
E trabalhar com segurança, apoio técnico e infraestrutura de qualidade é absolutamente tudo que a agricultura familiar do Norte de Minas necessita, para diversificar e expandir suas atividades”, afirmou Aécio Neves, em seu pronunciamento.
Leia na íntegra: Agência Minas

sábado, 4 de abril de 2009

AÉCIO SERÁ O ESCOLHIDO DO PSDB, DIZ PREFEITO DE CLAUDIO

Em um momento de descontração, o prefeito de Cláudio, Adalberto Rodrigues da Fonseca (PR), disse que confia plenamente na decisão do partido. “E tenho certeza que o escolhido será o senhor, governador”, disse Fonseca a Neves, sob aplausos do público presente ao evento.

Aécio Neves voltou a dizer que tem proposto ao governador de São Paulo, José Serra, rodar o país com uma agenda comum de propostas.Sobre a crise financeira, Aécio Neves disse que irá a Brasília discutir com o presidente Lula os cortes no orçamento da União. Ele afirmou que pretende executar os R$11 bilhões previstos no orçamento do Estado.Na nova unidade do Senai foram investidos R$ 2,8 milhões. O local tem capacidade para 530 alunos.

Cláudio possui mais de 80 empresas do setor metalúrgico e é um dos mais importantes polos de fundição do Centro-Oeste do Estado.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Aécio diz que PSDB precisa atualizar-se para merecer a Presidência


A visita nessa quinta-feira do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, ao governador Aécio Neves, pode ter sido o primeiro passo efetivo do partido para promover o entendimento entre os dois pré-candidatos tucanos à Presidência da República - o próprio Aécio e o governador de São Paulo, José Serra. Na avaliação do governador de Minas, o entendimento vai acontecer e pode ser até antes das prévias do partido: "O que é importante é que isso ocorra. E não tenho dúvidas de que estaremos juntos na disputa de 2010.

Por uma questão básica, fundamental: nós acreditamos que é importante novas práticas de gestão pública serem incorporadas ao Brasil de hoje", disse Aécio.

O governador admitiu que o PSDB, a exemplo dos demais partidos que têm projetos de poder, precisa atualizar-se: "O mundo mudou, as prioridades de hoje são diferentes das prioridades da fundação do PSDB, quando falávamos em debelar a inflação, que era o nosso grande desafio. Nós enfrentamos e vencemos esse desafio.


Agora o desafio novo é mais distribuição de renda, políticas alternativas para que aqueles que estão hoje reféns da política assistencial do governo possam inserir-se no mercado de trabalho, políticas de desenvolvimento regional setorizadas, efetivas, claras, que levem investimentos às regiões mais pobres do país".

Fonte: Redação Jornal O Tempo

Aécio Neves anuncia R$ 330 milhões para investimentos em aeroportos de MG

2º Salão Mineiro de Turismo
Ao dar posse oficial ao Conselho Estadual de Turismo, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves confirmou que o estado investirá cerca de R$ 330 milhões em 40 pequenos aeroportos localizados em municípios com vocação econômica e para o turismo nos próximos três anos. Aécio anunciou também que o governo está concretizando o projeto de asfaltamento para estas localidades.

"Há muito que o turismo neste país vivia relegado a um plano secundário, mas de uns tempos para cá esta situação começou a mudar e um dos compromissos do nosso governo é garantir o acesso às cidades com vocação turística. Já avançamos bastante ao trazer voos diretos de outros estados que viabilizaram as operações internacionais em nosso estado", adiantou.

O governador participou da solenidade de posse do novo Conselho Estadual de Turismo que tem à frente a secretária de Turismo, Érica Drumond, além de representantes de 43 entidades e associações do setor público e privado. Na solenidade, Érica Drumond destacou o processo de descentralização da gestão pública do estado.

"Vamos trabalhar juntos com outras secretarias e também com entidades e associações do setor privado e desenvolver um trabalho articulado nos diversos segmentos para explorar o nosso potencial", destacou ela.

A solenidade de posse do Conselho Estadual de Turismo ocorreu durante o Salão Mineiro de Turismo que prossegue até amanhã, no Minascentro, em Belo Horizonte.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Aécio faz uma revolução no ensino e na pesquisa científica em Minas Gerais

Prof:Mario Neto Borges

O governador Aécio Neves fez uma revolução no ensino em Minas, com investimentos históricos em ciência e tecnologia. O professor Mário Neto Borges, presidente da Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, no artigo “Revolução no ensino”, publicado pelo jornal “O Tempo”, conta que o governo mineiro investe nas nossas universidades e centros de pesquisas.

Revolução no Ensino

Mário Neto Borges

Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig)

Minas vai muito bem, sim "sinhô"! Apesar de não ser - ainda - do conhecimento de todos, o Estado vem produzindo uma verdadeira revolução no ensino superior, na pós-graduação e na pesquisa científica. Privilegiado por ter 14 instituições de ensino superior públicas, sendo 12 federais e duas estaduais (Uemg e Unimontes), e com a Fapemig já por três anos executando o orçamento estabelecido na Constituição, apresenta avanços expressivos na área.

As instituições federais estão em plena expansão. Isso é resultado, por um lado, dos investimentos do governo federal no programa Reuni, que vem possibilitando a expansão e criação de novos campi e a contratação de professores e técnicos para ofertar maior número de vagas. Por outro lado, as Ifes vêm se beneficiando da recuperação da Fapemig, que apoia decisivamente essas instituições nas ações do ensino de pós-graduação e na pesquisa.

Graças à decisão do governo Aécio Neves, o orçamento da Fapemig cresceu significativamente e, em 2008, foi dez vezes maior que o de 2003. Isso acarretou nada mais, nada menos, que o aumento de, também, dez vezes no número de bolsas de mestrado e doutorado oferecidas às instituições mineiras credenciadas pela Capes - majoritariamente as federais. Na pesquisa, os programas se diversificaram e o número de projetos financiados saltou de cerca de 500 para 1.500 por ano. As universidades estaduais têm merecido apoio especial. É hoje reconhecido o avanço na quantidade e qualidade de atividades desempenhadas pela Unimontes no Norte de Minas. Com sede em Montes Claros, a instituição tem dez campi cobrindo vasta área na região. Motor do desenvolvimento educacional, científico e tecnológico na região, a Unimontes tem se beneficiado e colaborado nas ações da Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior apoiadas pela Fapemig.

A Uemg é também uma instituição multicampi espalhada por todo o Estado. A universidade, como resultado de investimentos maciços do governo, avança a olhos vistos, desempenhando atividades estratégicas para o desenvolvimento do Estado, com destaque nas áreas do design e do meio ambiente, com foco em recursos hídricos.

Essas 14 universidades públicas e a PUC Minas serão, já neste ano, beneficiárias dos programas de cooperação entre a Capes e a Fapemig, com destaque para o Programa Mineiro de Capacitação Docente. Este programa visa acelerar a qualificação dos quadros docentes das instituições de ensino superior, com condições especiais de vagas e bolsas para professores. Espera-se formar 200 novos doutores em três anos.

Constata-se, dessa forma, que nem o mais desinformado cidadão mineiro poderia duvidar do impacto positivo e duradouro que essas ações significam. Um governo engajado com a sociedade do conhecimento investe de forma decidida e articulada em educação, ciência e tecnologia. É isso que Minas Gerais tem feito nos últimos seis anos.

Publicado em: 01/04/2009 Jornal o Tempo.

Governador Aécio Neves empossa primeira diretoria da Agência RMBH

A primeira diretoria da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) foi empossada nesta quarta-feira, dia 1º, pelo governador Aécio Neves, em cerimônia no Palácio da Liberdade. Com a operacionalização da Agência RMBH, a Região Metropolitana passa a contar com uma autarquia territorial e especial que tem por objetivo promover o desenvolvimento integrado dos 34 municípios da Grande BH e dos 14 que sofrem diretamente influência da capital, incluídos no Colar Metropolitano.

A nova autarquia, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais (Sedru) e ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, será responsável pelo planejamento, assessoramento, apoio técnico aos municípios e regulação urbana de caráter metropolitano. A Agência RMBH será administrada por uma diretoria colegiada.
O diretor geral é o economista José Osvaldo Lasmar.

Leia mais em Agência Minas.

Para Aécio, PF 'partidariza' divulgação de investigação

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), cobrou nesta quarta-feira menos "pirotecnia" nas operações da Polícia Federal (PF) e que não haja "partidarização" na divulgação de informações referentes às investigações. Ao ser questionado sobre nova polêmica envolvendo eventuais abusos cometidos pela PF na Operação Castelo de Areia, o governador mineiro disse que defende que todas as investigações sejam feitas com profundidade mas destacou que a divulgação deve ser "completa" para que não haja "dúvida quanto à lisura da ação"."

O reparo que eu faço é que divulgar parcelas de informações em que se aponta um partido em detrimento de outro que também ali está inserido não me parece a forma republicana e adequada de ação da Polícia Federal", destacou, se referindo às suspeitas de crime eleitoral contra partidos e políticos de oposição. "É preciso que, se ilícitos ocorreram, eles sejam colocados para a opinião pública e as punições ocorram. Agora, é preciso que não haja uma partidarização da divulgação dessas informações".

Na íntegra: Agência Estado

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Arte do Consenso - Murillo de Aragão

O artigo escrito pelo sociólogo e cientista político Murillo de Aragão, publicado hoje (01/04) no jornal O Tempo, fala sobre a necessidade de se governar com diplomacia e consenso no Brasil. Hoje, mais ainda do que uma pessoa disposta a trabalhar com seriedade e boas intenções, os brasileiros precisam de um representante que consiga governar com consenso, unindo forças opostas, eliminando a paralisia e estimulando o trabalho conjunto para uma gestão responsável e coesa.

"Comparando José Serra e Dilma Rousseff com Lula e FHC, conclui-se que os candidatos de 2010 vêm de uma cepa distinta: são personalidades duras, que não titubeiam em dizer o que querem na lata. As histórias sobre a gentileza dos comentários de Dilma e Serra em dezenas de situações já compõem um vasto folclore político.

Serra toma medidas duras, "duela a quien duela", quando está focado. E ele vive focado. Foi assim quando manteve o congelamento dos preços de medicamentos mesmo em ambiente de liberdade de preços privados, quando confrontou os planos de saúde, quando criou a indústria de genéricos e quando acabou com os outdoors de São Paulo.

Dilma também tem histórias de "intervenções afirmativas", digamos assim, em debates. Ela mesmo assume que é uma mulher dura em meio a homens meigos. Pois bem, Aécio Neves é uma figura oposta. Está na linha dos políticos que se pautam pelo consenso e pelo diálogo. Em Brasília, sempre conversou muito bem. Não é o que é por ser neto de Tancredo. Conquistou seu espaço na base do diálogo. Em Minas, fez reformas duras conversando.

Entendendo-se muito bem com o PT e aliando-se ao PSB para eleger o prefeito de Belo Horizonte. Considerando o histórico do país, a figura consensual de Aécio cai melhor do que as personalidades duras de Serra e Dilma."

Fonte Blog Aécio , no Blog Aécio tem o link para o artigo na íntegra.

Aécio Neves, governador de Minas Gerais, inaugura nova sede do 41º Batalhão da Polícia Militar






Governador Aécio Neves e Prefeito Márcio Lacerda

Aécio Neves, governador de Minas Gerais, inaugurou, nesta quarta-feira, dia 1º, a nova sede do 41º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, no Barreiro, em Belo Horizonte.

O novo prédio vai abrigar o efetivo de 452 policiais militares que já atua na região desde 2006, quando o batalhão foi criado. Durante a solenidade, o governador destacou que as novas instalações irão contribuir com o trabalho da Polícia Militar no Barreiro, que já apresenta resultados positivos na redução da criminalidade.

A Polícia Militar no Barreiro atende a uma população (residente e flutuante) de 480 mil habitantes. O 41º Batalhão é responsável pela segurança de 41 bairros e 19 aglomerados, em uma extensão territorial de 49,30 quilômetros quadrados.



Leia mais: Agência Minas.

Governador Aécio Neves anuncia investimentos de R$ 354 milhões

Aécio Neves, governador de Minas Gerais, e dirigentes do Grupo Sada assinaram nesta terça-feira, dia 31, no Palácio da Liberdade, protocolo de intenções para investimentos de R$ 354 milhões em Minas Gerais.

O grupo, que atua no ramo de transportes, vai expandir seus negócios no segmento de bioenergia, no Norte de Minas, e também implantar uma unidade industrial de fundição no município de Sete Lagoas. Os projetos vão gerar 1.450 empregos diretos.

Do total de investimento previsto, R$ 177 milhões serão destinados à expansão da Sada Bio-Energia e Agricultura, no Jaíba, produtora de álcool e co-geração de energia a partir do bagaço de cana.

Leia mais em Agência Minas.

Governo de Minas Gerais reduz preço do gás natural em até 12,7%

O gás natural distribuído pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) ficará mais barato a partir de hoje, dia 1º. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Sérgio Barroso, após reunião com o governador Aécio Neves.

A portaria que estabelece as novas tarifas da Gasmig será publicada nesta quarta-feira no Minas Gerais, Diário Oficial do Estado. A redução nos preços do gás natural vai variar entre 10,1% e 12,7%, conforme a classe de consumidores.

Leia mais em Agência Minas.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Aécio Neves defende aliança entre partidos de oposição


Agência Brasil
BRASÍLIA - Em um encontro nesta segunda-feira entre governadores do Centro-Oeste para discutir alternativas para o desenvolvimento da região, coube a um governador do Sudeste, o de Minas Gerais, Aécio Neves, detalhar os pontos mais importantes da reunião.

Justificando sua presença na reunião com o fato de que municípios do noroeste mineiro têm os mesmos problemas de municípios da Região Centro-Oeste, o tucano Aécio Neves disse que o encontro em Brasília, que teve como anfitrião um governador do DEM, José Roberto Arruda, do Distrito Federal, fortalece os laços entre as legendas da oposição.

Aécio considerou a administração de Arruda semelhante à sua. - O que o Arruda vem fazendo no Distrito Federal repercute de forma positiva no Brasil. Temos a mesma visão de Estado, um Estado eficiente e para resultados - afirmou Aécio, que defende uma ampla aliança entre os partidos de oposição.

- Não tenho dúvida de que o DEM, o PSDB, o PPS e, no que depender de mim, outras forças políticas, possam estar juntos para iniciar uma nova fase no país, onde a gestão de qualidade seja compreendida como uma necessidade indiscutível para a diminuição das desigualdades sociais - acrescentou.

Leia na íntegra: JB On-Line ou PSDB