Mostrando postagens com marcador Conselho Estadual de Turismo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Conselho Estadual de Turismo. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de junho de 2009

FJP conclui pesquisa sobre impacto do turismo nas cidades


 O Centro de Estudos em Políticas Públicas (CEPP) da Fundação João Pinheiro (FJP) concluiu a pesquisa “Impacto do turismo nas Finanças Municipais nas Regiões Turísticas do Brasil”, encomendada pelo Ministério do Turismo. Realizado em 22 municípios do país, o  estudo teve como objetivo avaliar as formas de influência do turismo no desenvolvimento das cidades de destino, como esses municípios vêm se estruturando para tirar melhor proveito para suas comunidades das potencialidades do turismo, e que resultados vêm obtendo nisso, em particular em suas finanças.

O trabalho realizado pela Fundação João Pinheiro identificou seis grandes categorias de turismo que predominam nos municípios selecionados e que, de certa forma, podem ser apontadas como as mais representativas no país: sol e praia; negócios e eventos; cultural; ecoturismo; turismo de aventura e esportes radicais; e turismo de saúde.

A pesquisa, que incluiu uma análise comparativa do desempenho institucional dos municípios turísticos (aqueles com roteiros turísticos que integram o mapa de regionalização turística do Brasil) com os demais municípios brasileiros, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Perfil dos Municípios Brasileiros – Gestão Pública 2004 e Gestão Pública 2005, faz também uma comparação quanto aos possíveis impactos do setor nas contas públicas e quanto aos processos de gestão, resultando em recomendações que irão subsidiar os gestores de políticas públicas voltados para a área.

Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Aécio Neves anuncia R$ 330 milhões para investimentos em aeroportos de MG

2º Salão Mineiro de Turismo
Ao dar posse oficial ao Conselho Estadual de Turismo, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves confirmou que o estado investirá cerca de R$ 330 milhões em 40 pequenos aeroportos localizados em municípios com vocação econômica e para o turismo nos próximos três anos. Aécio anunciou também que o governo está concretizando o projeto de asfaltamento para estas localidades.

"Há muito que o turismo neste país vivia relegado a um plano secundário, mas de uns tempos para cá esta situação começou a mudar e um dos compromissos do nosso governo é garantir o acesso às cidades com vocação turística. Já avançamos bastante ao trazer voos diretos de outros estados que viabilizaram as operações internacionais em nosso estado", adiantou.

O governador participou da solenidade de posse do novo Conselho Estadual de Turismo que tem à frente a secretária de Turismo, Érica Drumond, além de representantes de 43 entidades e associações do setor público e privado. Na solenidade, Érica Drumond destacou o processo de descentralização da gestão pública do estado.

"Vamos trabalhar juntos com outras secretarias e também com entidades e associações do setor privado e desenvolver um trabalho articulado nos diversos segmentos para explorar o nosso potencial", destacou ela.

A solenidade de posse do Conselho Estadual de Turismo ocorreu durante o Salão Mineiro de Turismo que prossegue até amanhã, no Minascentro, em Belo Horizonte.