Mostrando postagens com marcador Gás Natural. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Gás Natural. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Descoberta de gás natural no Alto São Francisco é o tema do Palavra do Governador desta semana




No Programa Palavra do Governador desta semana, Antonio Anastasia destaca que a descoberta de gás natural em Morada Nova de Minas, na região Central do Estado, proporcionará uma nova realidade econômica para Minas gerais. “Nós não vamos mais depender da importação de gás de outros países. Vamos ter um gás verdadeiramente brasileiro, um gás mineiro da bacia do rio São Francisco”, afirma o governador.
Os estudos apontam para um volume estimado entre 176,5 bilhões e 194,6 bilhões de metros cúbicos de gás natural na região, o que representa uma capacidade de produção para 25 anos. Anastasia diz que a região Central de Minas Gerais vai ter muitos benefícios com a exploração do gás. “Além dos royalties pela exploração do gás, nós podemos trazer uma termoelétrica, colocar um parque industrial. E o mais importante de tudo: vamos gerar novos empregos para os mineiros”, conclui o governador.
O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus e de forma espontânea. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto (para jornais impressos e online), áudio (para rádio e podcast/web) e vídeo (em qualidade broadcast para TV).Clique aqui para assistir a outras edições do Palavra do Governador.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Anastasia e consórcio anunciam que gás natural em Minas é estimado em 25% do Brasil-Bolívia

Gás em MG é estimado em 25% do Brasil-Bolívia

Fonte: Eduardo Kattah – O Estado de S.Paulo

Gás natural na bacia do rio São Francisco pode atingir 194 bilhões de metros cúbicos

O primeiro estudo sobre a viabilidade econômica do gás natural na bacia sedimentar do rio São Francisco revelou uma reserva bastante significativa, que abre perspectivas para uma nova fronteira exploratória terrestre no País, anunciou ontem o consórcio responsável pela exploração na área.

O consórcio Cobasf – que reúne a estatal Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas (Codemig), a Orteng, a Delp e a Imetame – informou que estudos conduzidos pela Schlumberger, gigante internacional prestadora de serviços na área petrolífera, apontaram para um volume estimado entre 17,5 bilhões e 194,6 bilhões de metros cúbicos de gás natural.

O consórcio Cobasf foi responsável pelo primeiro poço perfurado na região, no ano passado, no município de Morada Nova de Minas, na região do Alto São Francisco, a 280 quilômetros de Belo Horizonte.

A reserva está localizada em uma área pesquisada de 400 quilômetros quadrados, de um total de 2,9 mil quilômetros quadrados do Bloco 132. O volume de gás encontrado representa uma capacidade de produção para aproximadamente 25 anos.

Ricardo Vinhas, diretor comercial da Orteng – empresa operadora do empreendimento -, calcula que a produção diária poderá ser de 7 a 8 milhões de metros cúbicos, o que representa entre 20% e 25% da capacidade de transporte do Gasoduto Brasil-Bolívia (30 milhões de metros cúbicos/dia).

A expectativa do Cobasf é que a produção comece em dois ou três anos. Não há definição sobre a utilização do gás, mas são vários os aproveitamentos possíveis, segundo o subsecretário de Estado de Política Mineral e Energética, Paulo Sérgio Machado Ribeiro: combustível, aplicações térmicas, insumo petroquímico, produção de fertilizantes agrícolas (amônia e ureia) e como redutor nas aciarias de ferro da região norte do Estado.

Para Robson Braga Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Orteng, o estudo revela uma nova fronteira de exploração no País. “Há grande potencial de exploração de gás natural, com uma nova fronteira e muitas perspectivas boas tanto para Minas Gerais como para a região”, afirmou ao Estado.

Atualmente, segundo a ANP, existem 39 blocos exploratórios sob concessão na bacia do São Francisco, em Minas, que foram arrematados em três rodadas de licitação em 2002, 2005 e 2008. A perfuração do poço de Morada Nova foi iniciada há quase um ano, em julho de 2010. O furo chegou a 2,3 mil metros de profundidade.

O anúncio foi feito em conjunto pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) e por representantes do consórcio no Palácio Tiradentes. “É uma verdadeira revolução econômica”, afirmou o governador. “Passamos a ter a confirmação absoluta que a reserva de gás da bacia do São Francisco é economicamente viável”, disse Anastasia. Segundo ele, a descoberta sinaliza que Minas Gerais terá outra grande indústria, de gás, numa região do Estado que ainda sofre com muitos fatores de desigualdade.

A Codemig possui 49% de participação no consórcio. O governo do Estado, que também participa de outros blocos por meio da própria Codemig e da Companhia Energética (Cemig), em conjunto com outros parceiros privados, diz que entrou nas disputas das rodadas de licitação da ANP para fomentar a exploração na região. O governador disse que o Estado não tem a intenção de participar do leilão da ANP previsto para 2012, de mais 09 blocos para a exploração na Bacia do São Francisco.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Governo de Minas Gerais reduz preço do gás natural em até 12,7%

O gás natural distribuído pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) ficará mais barato a partir de hoje, dia 1º. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Sérgio Barroso, após reunião com o governador Aécio Neves.

A portaria que estabelece as novas tarifas da Gasmig será publicada nesta quarta-feira no Minas Gerais, Diário Oficial do Estado. A redução nos preços do gás natural vai variar entre 10,1% e 12,7%, conforme a classe de consumidores.

Leia mais em Agência Minas.