Mostrando postagens com marcador "Roberto Tross". Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador "Roberto Tross". Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Chefs apresentam experiências no CMRR em Belo Horizonte

Zarife realizou a receita de uma paella mineira com os alunos do projeto

BELO HORIZONTE (26/05/10) - Nesta quarta-feira (26) dois chefs de cozinha de renome internacional, que participam do projeto Sabor e Saber, a espanhola Beatriz Sotelo e o mineiro Rodrigo Zarife, apresentaram palestras para alunos e ex-alunos do projeto Chefs do Amanhã. Foi feita também a degustação de uma receita de paella mineira. O evento aconteceu no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte.

Zarife se encantou com o projeto Chefs do Amanhã e se disponibilizou como voluntário para dar aulas no curso. “A ideia é fantástica, acredito que será uma excelente oportunidade para troca de experiências com esses jovens”, ressaltou o chef mineiro.

Esta ação é uma iniciativa dos parceiros do Chefs do Amanhã, que é realizado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Associação Brasileira de Gastronomia e Cultura (Arbórea), Mercado Central, e CMRR.

A diretora executiva do CMRR, Denise Bruschi, ressaltou a importância do evento e a grande oportunidade que é para o Centro receber os chefs de cozinha e os alunos e ex-alunos do Chefs do Amanhã.

O coordenador especial de Juventude, Roberto Tross, destacou o trabalho do projeto e afirmou que a Seej busca criar boas oportunidades para os jovens mineiros.

O projeto social que já acontece nas dependências do CMRR e do Mercado Central de Belo Horizonte passará também a ser realizado nas dependências do Centro Universitário UNA. Durante o evento foi firmado o termo de cooperação técnica entre a universidade e a Seej.

O encerramento do evento foi a degustação da paella mineira, preparada pelo chef mineiro com a ajuda de ex-alunos do Chefs do Amanhã, e tendo como apoio a equipe da Cozinha Experimental do CMRR.

Chefs do Amanhã

O Programa Chefs do Amanhã é uma iniciativa da Seej, por intermédio da Coordenadoria Especial de Juventude e em parceria com as Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), do Servas, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do CMRR, da Prodal Banco de Alimentos, da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e do Mercado Central, que se uniram para desenvolver cursos de capacitação para jovens, com enfoque na geração de emprego e renda. O curso é ministrado por professores e estagiários da Arbórea.

O principal objetivo do curso é despertar o interesse e a participação de jovens entre 15 e 29 anos, alunos de escolas públicas, para uma nova proposta da culinária: alimentação saudável com a utilização integral dos alimentos, consumo consciente e manipulação correta de alimentos. Participam também jovens que se encontram em centros de recuperação de dependência química ou programas socioeducativos.

Os alunos aprendem na teoria e na prática, noções sobre o controle dos perigos de contaminação, higiene pessoal, cuidados no preparo e cozimento, além dos métodos adequados de congelamento e descongelamento.

O Chefs do Amanhã é voltado para alunos de escolas públicas de Belo Horizonte, do Programa Educacional Afetivo Sexual (Peas) e dos Centros Socioeducativos, entre 15 e 29 anos. Até o momento, cerca de 300 jovens foram atendidos pelo programa. Mais informações por meio do telefone (31) 3465-1206 ou do email cozinhaexperimental@cmrr.mg.gov.br.

Chefs

Beatriz Sotelo, de apenas 29 anos, é uma das gratas surpresas da alta gastronomia espanhola. Em 2008 foi a vencedora do concurso “Cozinheiro do Ano”, onde competiu com cerca de 1.000 chefs de todo o país e a partir daí passou a ser uma das mais requisitadas. Sócia do A Estación, Beatriz colaborou em vários restaurantes na Espanha e também em Paris. Em 2009 o A Estación conquistou sua primeira estrela, tornando-se referência na alta gastronomia europeia.

O chef Rodrigo Zarife formou-se pelo Senac-MG, estudou e trabalhou durante anos na Espanha e em Portugal sendo apontado como o primeiro chef a divulgar e difundir a gastronomia mineira contemporânea na Europa. Atualmente atua como especialista na preparação de paellas gigantes e é consultor gastronômico de importantes restaurantes e hotéis no Brasil.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Roberto Tross: Projeto de culinária Chefs do Amanhã abre vagas para jovens em Belo Horizonte


Roberto Tross: coordenador Especial da Juventude

BELO HORIZONTE (06/04/10) - O coordenador Especial da Juventude Roberto Tross, da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej),anuncia que está com vagas abertas para jovens de 15 a 29 anos no curso de culinária Chefs do Amanhã. As aulas acontecerão em Belo Horizonte, nas cozinhas experimentais do Mercado Central, no Centro de Belo Horizonte, e do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na rua Belém, nº 40, bairro Esplanada.

No CMRR ainda há vagas para a próxima turma que inicia os trabalhos nesta sexta-feira (9). No Mercado Central, o curso terá início no dia 17. Cada turma, formada por 25 alunos, terá aula uma vez por semana, com duração de quatro horas. A primeira aula será teórica e as outras três práticas, num total de 16 horas/aula. A oficina é de graça e os jovens receberão touca, avental e apostila com os pratos que serão preparados. Por mês, até junho, o Chefs do Amanhã disponibilizará 75 vagas, sendo 50 para o CMRR e 25 para o Mercado Central.

Durante a qualificação, que será ministrada por instrutores da Associação Brasileira de Gastronomia (Arborea), os jovens aprenderão técnicas de manipulação e congelamento, noções de higiene e conservação de alimentos. Dentre os pratos preparados, esfiha e sorvete de inhame, pão de casca de abóbora, pé de moleque de sementes, geleia de casca de abacaxi e salpicão da casca de melancia. Tudo baseado em consumo consciente para diminuir ao máximo a geração de resíduos sólidos.

A proposta é a de que, após participarem do curso, os jovens estejam preparados para atuar no mercado de trabalho como aprendiz de cozinheiro e também se transformem em multiplicadores da experiência na família, na escola e na comunidade.

O Chefs do Amanhã é resultado da parceria da Seej, com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Centro Mineiro de Referência em Resíduos e o Mercado Central.

O projeto teve inicio em 2008 e já capacitou 980 jovens e professores da rede estadual de ensino. A expectativa é que, em 2010, 600 jovens sejam beneficiados.

Escolas públicas interessadas em inscrever seus alunos podem verificar a possibilidade de realizar o curso em turmas fechadas. Elas serão realizadas no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Nesse caso, será oferecido transporte gratuito.

Fonte: Agência Minas

domingo, 26 de julho de 2009

Juventude e violência

Os jovens precisam ser vistos de forma respeitosa


Roberto Tross - Coordenador especial da juventude Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude


Em pesquisa recente, o Unicef (braço das Nações Unidas para a infância e a juventude) apresentou dados alarmantes sobre a situação dos jovens brasileiros. Os índices de homicídio nesse segmento da sociedade são tão assustadores que exigem a ampliação urgente das políticas públicas para a juventude. Em Minas, há um esforço concentrado nos últimos sete anos que visa melhorar as condições de vida dos jovens. Para tanto, há uma série de programas que objetivam reduzir a mortalidade juvenil.
São exemplos claros programas como o Fica vivo e Poupança jovem. Para alinhavar e completar todo esse arcabouço de ações, foi criada a Coordenadoria Especial da Juventude, órgão específico de formulação e execução de Políticas Públicas de Juventude (PPJs). Seu trabalho tem possibilitado significativa mudança no olhar da sociedade. Os jovens estão deixando de ser vistos como um problema. Agora, fazem parte da solução. É a lógica do compartilhamento das responsabilidades.
Já foram criados mais de 80 conselhos municipais de juventude em todo o estado. Ou seja, os jovens estão discutindo o futuro de suas cidades e comunidades e criando condições de melhoria para suas próprias vidas. Não bastasse, estão sendo executados, simultaneamente, 11 grandes projetos que envolverão, até o fim de 2010, mais de 140 mil jovens mineiros. São ações relacionadas à formação de novos líderes, meio ambiente, nutrição e gastronomia, sexualidade, qualificação profissional, entre outros. São exemplos os projetos Diálogos da juventude, Chef s do amanhã, A terceira margem do rio, Vocação e Pode crê. Tais projetos têm parceiros importantes como a ONU, a Rede Mineira da Cidadania, a ONG Leão, o Senar Minas e o Grupo Viver. Sem falarmos nas entidades juvenis propriamente ditas, como a Central Única das Favelas (Cufa), OAB Jovem, Fiemg Jovem, Juventudes Partidárias, ongs, entre outros. Todos os projetos estão em plena execução. Porém, o que mais importa é que, na era da informação e da tecnologia, os jovens precisam ser vistos de forma respeitosa para garantir suas especificidades. Para tanto, o aspecto mais importante para que as ações e programas tenham êxito é o respeito às suas manifestações e à sua linguagem. Ou seja, criar condições para que jovens dialoguem com jovens sobre os seus problemas e angústias, felicidades e perspectivas.
Isso só é possível com uma política pública de juventude específica, com recursos próprios e com pessoas que compreendam tais aspectos. Daí a existência da Coordenadoria Especial da Juventude, que trabalha sob a perspectiva do jovem como o protagonista de sua história. Apenas com ações com tais características conseguiremos estancar a chaga da violência e morte prematura que assolam a juventude brasileira e criar uma geração com esperança e brilho suficientes para transformar nossa sociedade.
Os desafios são ainda gigantescos, mas os resultados tendem a surpreender positivamente num futuro próximo.
Fonte: Jornal EM de domingo 26/07/09

quinta-feira, 2 de abril de 2009

ASSEMBLÉIA DE MINAS REALIZOU AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE




A 1ª Reunião Extraordinária de Educação, Ciência, Tecnologia e Informática da Assembçéia Legislativa de Minas Gerais, realizou ontem a pedido do deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), audiência pública para discutir as PPJS.

A Reunião foi presidida pela presidente da comissão deputada Maria Lucia (Dem) e teve ainda a participação dos deputados, André Quintão (PT), Carlinhos Moura (PC-do B) e Braulio Braz (PTB).

A composição de teve as presenças de Roberto Tross Coordenador Especial da Juventude, da Secretaria de Esporte e Juventude; Nilo Furtado Teodoro, Presidente do Conselho Estadual da Juventude; Flávio Roscoe, Presidente da FIEMG jovem e Vice-Presidente da FIEMG; Danilo Moreira, Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Juvwntude; Carminha (PSDB), Prefeita de Carmôpolis de Minas; Hudson Reis, vereador jovem de Santa Rita de Sapucaí e o presidente da Juventude Tucana de Minas Gerais, Reinaldinho.

A audiência teve a presença registrada de mais de 600 jovens, os parlamentares presentes fizeram questão de ressaltar que está foi a maior presença em audiência pública nos ultimos anos.

PREFEITOS E VEREADORES.

Vários prefeitos e vereadores de diversar cidades de Minas estiveram presentes na audiência e fizeram perguntas sobre o funcionamento e formação dos Conselhos Municipais de juventude em suas cidades.



EXPOSIÇÕES

Os expositores pela ordem foram, Nilo Furtado, Danilo Moreira, Reinaldinho e Roberto Tross.
Todos realizaram suas explanações bem focados no tema das PPJS e fazendo o pedido aos prefeitos presentes que coloquem em ação os Conselhos Municipais em suas cidades.

Coube ao coordenador da juventude no Estado Roberto Tross, responder a maioria das perguntas e passar instruções para aos senhores prefeitos de como montar e mater os Conselhos Municipais, Tross ressaltou ainda que o Governador Aécio Neves tem dado prioridade as questões de juventude em seu governo e que em Minas "O Jovem Tem Vez e Tem Voz".





ENTIDADES PRESENTES.
Várias entidades estudantis estiveram presente e também tiveram a oportunidade e formular pegunta aos deputados e expositores.



Presença de Prefeitos e vereadores de todo o Estado



terça-feira, 31 de março de 2009

Roberto Tross, Coordenador Especial da Juventude no Governo Aécio Neves vem se destacando pelo belo trabalho realizado na Coordenadoria.

Roberto Tross (ao centro) mediador entre Pimentel e Anastasia
Com a Realização da FIEMG , GOVERNO DE MINAS e pelo FÓRUM MINEIRO DE JOVENS LIDERANÇAS, Belo Horizonte se transformou na capital do empreendedorismo com a realização do Fórum Internacional de Jovens Empreendedores-FIJE que foi realizado nos dias 25 a 27 de março.

"Com mais de 10 mil jovens inscritos de todo Brasil e do mundo foi um sucesso o evento", conta o Coordenador Especial da Juventude no Governo Aécio Neves, Roberto Tross, que nestes três dias de evento teve sob sua coordenação além do estande da Coordenadoria de Juventude que segundo os prórios participantes foi o estande mais visitado, a responsabilidade de organizar o evento.

Além da coordenação, Tross ainda foi mediador da mesa com o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia.

"Acredito que atingimos a expectativa do público e aproveito para agradecer os apoiadores, patrocinadores e em especial a FIEMG e ao Governador Aécio Neves, que mais uma vez mostrou que Minas tem compromisso com o Jovem" Roberto Tross.

Os participantes do evento saíram elogiando a organização e as apresentações culturais que aconteceram durante os três dias de FIJE.

Reinaldinho.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Reinaldinho é mediador no FIJE

"PARTICIPAÇÃO DO JOVEM NA POLÍTICA"





Da direita para esquerda:
Coordenador da Coordenadoria de Juventude de MG Roberto Tross .
Deputado federal Reginaldo Lopes (PT).
Mediador Reinaldinho.
Deputado Federal Rodrigo de Castro (PSDB).

Mesa 6 "Participação dos Jovens na Política"




O FIJE abriu as portas para a discussão sobre a participação do jovem na política. Na mesa da palestra mesa 6 estiveram presente, Roberto Tross Coordenador Especial da Juventude no Governo do tucano Aécio Neves, o Deputado federal e presidente do PT-MG Reginaldo Lopes, o Deputado federal e secretário geral do PSDB nacional Rodrigo de Castro eu Reinaldinho representando o Blog e fazendo a mediação dos trabalhos.

Foi uma tarde noite de Sexta-feira super agradável, os palestrantes ressaltaram a importância do jovem na política, mas cobraram também maior ação.

O deputado Rodrigo de Castro pediu aos jovens presentes que acompanhassem mais de perto o trabalho dos parlamentares, cobrando através de emails, cartas e telefonemas.

Já Roberto Tross, palestrante e um dos coordenadores de todo o evento, ressaltou a importância das PPJS que devem ser feitas pela juventude e não para a Juventude e convidou a todos os presentes para conhecerem a coordenadoria.

O deputado Reginaldo Lopes, fez questão de ressaltar a sua luta pelo começo de sua militância política aos 14 anos de idade e que era importante a persistência da juventude para que todos os parlamentares comecem a reconhecer a juventude como parte integrante da política.

O debate que em sua primeira parte teve os palestrantes fazendo a explanação de seus pensamentos sobre o tema, cada palestrante teve direito de 25 minutos para a sua exposição. Em seguida o mediador passou para às perguntas feitas pelo próprio mediador e foi intercalando com perguntas da plateia.

Infelizmente o tempo não foi suficiente para responder a todas as perguntas feitas, mas elas foram encaminhadas para as assessoras dos palestrantes para a resposta via email.

Agradeço a compreensão de todos que não tiveram suas perguntas feitas no momento do evento, mas faço questão de citar aqui todos que o fizeram.

Tiago Del Rio (Editor do Blog de olho em Sabará), Frederico Lopes (estudante de Ciências Sociais), Reginaldo (RSSJ Confecções), Samuel Rosalio (AEXAC), Junior(PG Terra Planagem), Alysson Batista (Estudante), Artur Belo (Estudante CEFET-MG), Rodrigo (UFMG), Reinaldo Lopes (Estudante de Ciências Sociais PUC-MG), Rafael, Michela Galvão (Assessora Parlamentar).

Será respondido somente para as pessoas que deixaram email no formulário.
1 Grande abraço e obrigado a todos.

Reinaldinho.