Em dívida com Minas
Fonte: editorial – Estado de Minas
Presidente veta inclusão de áreas do estado em incentivos industriais
Foi com decepção que os mineiros receberam a decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar a inclusão dos municípios do Norte do estado e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri nas áreas beneficiadas porincentivos fiscais destinadas a atrair empresas do setor automotivo. Já não tinha sido nada favorável a Minas a edição da Medida Provisória (MP) 512, em novembro, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte de uma estratégia montada em sigilo para facilitar a instalação em Suape, Região Metropolitana de Recife (PE) da segunda montadora brasileira da Fiat, com investimentos de R$ 3 bilhões. O prazo previsto na MP para a apresentação de projetos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, depois de uma primeira prorrogação, se encerrou sexta-feira, sem que qualquer liderança política ou empresarial de Minas se fizesse ouvir e, pior ainda, sem que uma importante alteração no texto original, aprovado no Senado Federal, fosse acolhida pela presidente.
Essa alteração era a grande esperança de investimentos e geração de empregos naquelas regiões. Por iniciativa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) os 165 municípios das três regiões, as mais pobres do estado, foram incluídos na área beneficiada pela MP 512, desde que fossem apresentados projetos industriais de automóveis ou de autopeças até 20 de maio. Como o prazo era exíguo para a atração, negociação e decisão das empresas interessadas em aproveitar a vantagem fiscal, o que as lideranças empresariais e políticas de Minas reivindicavam era que se estendesse esse prazo até o fim do ano, o que deveria ser objeto de uma outra medida provisória. Mas Minas não mereceu essa atenção. A presidente simplesmente vetou a emenda aprovada pelos senadores, barrando definitivamente a inclusão do Norte de Minas, do Jequitinhonha e do Mucuri como áreas que poderiam ter investimentos incentivados. Essa teria sido uma compensação, não apenas por ter ajudado uma empresa com sede e faturamento em Minas a investir pesado em Pernambuco, como para décadas de evidente má vontade do governo federal com Minas.
Mineira de Belo Horizonte, não será necessário apresentar as virtudes e as mazelas de Minas a Dilma Rousseff. Foi, aliás, nos palanques das várias regiões mineiras que ela mais subiu para pedir votos. Ela conhece muito bem o descaso que há muitos anos produz mortos e feridos na maior malha rodoviária federal do país, enlutando milhares de famílias e confrontando nossa capacidade de articulação política. Sabe dos compromissos não cumpridos pelo programa de investimentos da Petrobras, assim como não desconhece a precariedade e a falta de empenho da União para com o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, apenas para citar alguns maus-tratos mais recentes. A presidente também sabe que os mineiros não desconhecem a atual fase de contenção de gastos, tendo em vista o equilíbrio das contas da União, atitude que aplaudem, na expectativa de breve retomada dos investimentos federais. Sabe também que os mineiros confiam e contam com compensações justas e compatíveis com a importância do estado. Mas a presidente sabe que, por enquanto, está em dívida com Minas.
terça-feira, 24 de maio de 2011
MP-512 – Jequitinhonha e Mucuri sem incentivos: mineiros se decepcionam com decisão de Dilma Rousseff
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Lideranças em Teófilo Otoni pedem continuidade das políticas públicas para o Jequitinhonha, Mucuri e região

Em Teófilo Otoni, população e lideranças pedem a governador continuidade das ações que beneficiam regiões mais pobres de Minas
O governador Antonio Anastasia foi recebido hoje (11/08) em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) em grande ato público em apoio à sua reeleição. Acompanhado pelos candidatos ao Senado Federal, o ex-governador Aécio Neves e o ex-presidente, Itamar Franco, Antonio Anastasia recebeu manifesto de apoio assinado por 60 prefeitos das regiões e microrregiões do Mucuri e Jequitinhonha. Antonio Anastasia recebeu também apoio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Minas Gerais (Fetraf-MG), além de homenagem do América Futebol Clube de Teófilo Otoni, pela parcerias na área do esporte.
O apoio maciço dos prefeitos foi anunciado pelo prefeito de Fronteira dos Vales, Rozinê Sena (PR) e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Mucuri (Amuc) que destacou que os investimentos realizados pelo Governo de Minas nos últimos oito anos foram os maiores já executados na história do Estado.
investimentos e desse governo sério, que dedicou o trabalho na vida pública para trazer benefícios a todos os mineiros. É um sentimento de reconhecimento a Aécio Neves e Antonio Anastasia, pelo tratamento diferenciado que os municípios do Vale do Mucuri, do Jequitinhonha e do Norte de Minas, tiveram”, ressaltou o prefeito. “Nunca os municípios mineiros tiveram tantos investimentos do Governo do Estado, como foi agora no governo Aécio Neves e também na sequência com o governador Anastasia. Por isso confiamos na continuidade desse projeto de
Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco foram recebidos no aeroporto municipal pela prefeita da cidade, Maria José Haueisen, do PT. Do aeroporto, Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco seguiram em carreata pelas principais ruas da cidade, acompanhados por carros e motos. No trajeto de três quilômetros, apoiadores e a população da cidade saíram às ruas para saudar o governador e os candidatos.
Na Praça Tiradentes, coração da cidade, acompanhados do ex-deputado Aécio Cunha, pai de Aécio Neves, os candidatos fizeram caminhada na Praça Tiradentes, onde se encontraram com lideranças municipais da região. O quarteirão estava fechado e a praça foi tomada por cerca de mil pessoas, muitas com bandeiras de partidos da coligação.
Vales da esperança e da prosperidade
O manifesto foi assinado pelos prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Microrregião do Mucuri (Amuc), Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Jequitinhonha (Ameje), Associação dos Municípios do Médio Rio Doce (Ardoce), Associação Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste), Associação de Municípios do Baixo Jequitinhonha (Nova Ambaje) e da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (Amaje).
“Se no passado éramos os vales da miséria, hoje somos da esperança e prosperidade. Isso graças ao trabalho desenvolvido no governo de Aécio e Anastasia. Sabemos que muito ainda precisa ser feito. Nossa região não pode parar, não deve parar e somente Anastasia governador e Aécio senador nos dão essa tranqüilidade e certeza”, diz o texto do manifesto.
“O governador Antonio Anastasia tem que continuar para que os Vales do Mucuri e Jequitinhonha cresçam muito mais. O investimento que foi feito aqui na região foi muito importante para nós”, afirmou o prefeito de Ladainha, José Aécio dos Santos (PSDB).
Fonte: Coligação ‘Somos Minas Gerais”
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Governo Aécio Neves leva cultura até Médio Jequitinhonha – 12 mil pessoas já assistiram ao espetáculo Os Olhos do Surubim Rei

