Mostrando postagens com marcador governador de Minas Gerais. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador governador de Minas Gerais. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aécio Neves participa de encontro em Cuiabá


“Nada impacta mais na vida do cidadão do que a boa e transparente aplicação do dinheiro público”, diz o senador

senador Aécio Neves (PSDB/MG) participou, nesta quinta-feira (19/04), em Cuiabá, de um debate sobre gestão pública, reunindo líderes empresariais e políticos do Mato Grosso. O senador apresentou o modelo de gestão desenvolvido em Minas, durante seus dois mandatos como governador do Estado, e lamentou a falta de iniciativa do governo federal em realizar as reformas importantes para o país e o baixo investimento em infraestrutura.
“”O governo do PT teve todas as condições de ousar. Poderia ter feito as grandes reformas que o país reclama, inclusive para resolver os gargalos para o desenvolvimento do país, como a reforma tributária. Mas não quis enfrentar contenciosos. O Brasil pagou o preço e, apesar da propaganda oficial, que diz sermos  a sexta economia do mundo, 45% dos nossos domicílios ainda não possuem saneamento. Mato Grosso, que cresceu sua produção de grãos em 40%, ampliando apenas 2% da área plantada, não tem infraestrutura para escoar sua produção, apesar das promessas do governo federal”, afirmou.
Principal marca de Aécio Neves como governador de Minas Gerais, o Choque de Gestão, conjunto de medidas administrativas adotadas entre 2003 e 2010, permitiu o equilíbrio financeiro do Estado e a execução de investimentos históricos em educação, saúde, saneamento e em obras de infraestrutura, tornando Minas um modelo no Brasil e internacionalmente.
“Mostramos que o poder público pode ser tão ou mais eficiente que o setor privado. Minas Gerais saiu de uma situação de déficit fiscal e passou a ser apontado pelo Banco Mundial como exemplo de gestão. O banco hoje financia projetos do Estado tendo como contrapartida a melhoria de indicadores sociais, o que tem ocorrido ano a ano, seja na saúde, educação, segurança e também na infraestrutura. Nada impacta mais na vida do cidadão do que a boa e transparente aplicação do dinheiro público”, disse osenador Aécio Neves.
O ex-governador criticou os baixos investimentos do governo federal em saúde e segurança pública, áreas nas quais estados e municípios são responsáveis pela maior parte dos gastos.
“Em 2000, o governo federal participava com 44% nas despesas com saúde, hoje com 30%. Quem acumulou mais receita nesse período foi o governo federal, que se recusou em dar 10% de sua receita para a saúde, enquanto estados dão 12 e municípios 15%. Na segurança pública, estados e municípios respondem por 83% dos investimentos, a União por 17%. Ou seja, vem caindo a participação do governo federal em segurança e saúde”, afirmou.
PSDB
O senador Aécio Neves participou também do encontro estadual do PSDB do Mato Grosso. Cerca de duas mil pessoas ouviram do senador que o partido tem a responsabilidade de apontar novos caminhos para o Brasil.
“O PSDB tem responsabilidade com a construção de um novo destino para o Brasil, para Mato Grosso e para Cuiabá. Temos que apontar caminhos e compreender que perdemos, nos últimos anos, grandes oportunidades. No governo do ex-presidente Fernando Henrique, com oposição ferrenha de nossos adversários, o Brasil começou a avançar, com as privatizações, o Proer, a Lei de Responsabilidade Fiscal e os programas sociais, iniciados sob inspiração de Ruth Cardoso. A partir daí, nenhuma agenda nova foi proposta,” declarou o senador para o público formado também por integrantes do DEM, PTB, PP, PSD e PT do B.
Aécio foi acompanhado pelo presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra, do secretário-geral da legenda, deputado Rodrigo de Castro, da presidente do PSDB Mulher, Telma Oliveira, do presidente do PSDB estadual, deputado Nilson Leitão, do deputado estadual Guilherme Maluf, dos ex-governadores Frederico Campos e Rogério Salles, além do ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Anastasia defende melhor gestão dos recursos públicos em congresso para prefeitos


Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais em exercício, pediu maior empenho dos prefeitos mineiros na gestão dos recursos públicos como medida para enfrentar a crise financeira que atravessa o país. Ele proferiu a palestra “Estado para Resultados: 


A valorização dos Municípios”, nesta terça-feira, dia 5, no segundo dia do 26º Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM). 


Segundo Antonio Anastasia, os municípios precisam identificar suas vocações e rever suas potencialidades para agregar melhor valor à sua produção.


Leia mais na integra:Agência Minas

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Aécio Neves debate efeitos da crise mundial em fórum no Rio de Janeiro

Aécio Neves, governador de Minas Gerais, vai discutir, nesta quinta-feira, dia 16, os efeitos da crise econômica mundial no World Economic Forum da América Latina, que está sendo realizado no Rio de Janeiro.

O evento reúne mais de 500 líderes empresariais, políticos, acadêmicos e de mídia oriundos de mais de 35 países.

O governador falará no painel “Formatando um novo ciclo de desenvolvimento”, do qual participarão também Marcelo Bahia Odebrecht (Presidente do Grupo Odebrecht) e Ricardo Villela Marino (CEO para América Latina do Banco Itaú Unibanco), tendo como mediador Moisés Naím, editor-chefe da Foreign Policy Magazine, dos Estados Unidos.

Leia mais em: Agência Minas