Mostrando postagens com marcador Ouro Preto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ouro Preto. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Evento debate inovação tecnológica, siderurgia e mineração


Desde domingo (22) a cidade de Ouro Preto, na região Central do Estado, é palco do 39º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas & 10º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro. O evento organizado pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) tem o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) . Haverá cursos e palestras no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O tema central do encontro é inovação tecnológica e os paradigmas da siderurgia e mineração.

De acordo com o diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho, o objetivo é disseminar o conhecimento técnico e científico e, desta forma, contribuir para o progresso e desenvolvimento dos profissionais, das empresas e do país já que o Brasil é um grande produtor de aço e minério de aço.

Para a coordenadora de projetos de inovação tecnológica em minério de ferro da Vale, Vânia Lúcia de Lima, é necessário aprimorar a exploração mineral e os processos de aproveitamento de minérios com redução do impacto ambiental. “Um bom exemplo é a produção do ferro gusa verde, originado do reflorestamento. O único problema é o autoinvestimento em florestas plantadas”, ponderou. Segundo Vânia, temos que evoluir muito para ter mais eficiência, mas já é possível destacar saldos positivos. “A capacidade de exploração brasileira passou de 50 milhões de toneladas de minério de ferro para 300 milhões de toneladas nos últimos 10 anos e isso se traduz em tecnologia”. Ela também destacou a criação do Polo Mineral e Metalúrgico como meio de integração entre as empresas.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Governador Aécio assina parceria para beneficiar cidades históricas


O governador Aécio Neves participou, nesta quarta-feira (21), em Ouro Preto, na região Central do Estado, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, do qual o Governo de Minas é parceiro do governo federal para promover a recuperação e a revitalização do patrimônio histórico e artístico desses municípios. Em Minas, além de Ouro Preto, serão beneficiadas Belo Horizonte, Diamantina e São João del-Rei. Na primeira fase do programa, neste ano, serão atendidos 32 municípios de todo o país, com investimentos de R$ 140 milhões.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 28 de julho de 2009

CMRR abre a exposição “Arte das Aparas” nesta terça-feira


Expressão corporal e muita criatividade unem a sucata à mais bela forma de expressar a maneira impulsiva de enxergar uma realidade. É dessa forma, que o artista plástico Waldir Sérgio confecciona suas peças que possuem caráter único e que integram a exposição “Artes das Aparas”, que o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) abre nesta terça-feira (28), às 19h.

A exposição mostra esculturas produzidas com sucatas e peças de automóveis. As obras ficarão disponíveis para visitação por três meses, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Nascido em Ouro Preto e residente em Belo Horizonte, Waldir mostrou interesse pelas artes muito jovem começando com esculturas em pedra sabão, passando para a madeira e até chegar ao material que utiliza hoje. Por ser considerado um artista impulsivo, não costuma esboçar uma peça antes de produzi-la; normalmente são feitas no momento em que a idéia surge e as obras são caracterizadas por sua estética expressionista.

Acompanhar a exposição desse artista que transforma sucata em obra de arte é uma ótima oportunidade de refletir sobre a reutilização e reciclagem dos resíduos e conhecer o CMRR, localizado na rua Belém nº 40, bairro Esplanada, em Belo Horizonte.

O CMRR é uma ação concreta do governo de Minas em resposta à necessidade de mudança de hábitos e atitudes para o uso racional dos recursos naturais.

Informações: (31) 3465.1209


Matéria publicada: Agência Minas

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Setur oferece novos roteiros no Salão Nacional de Turismo


Três novos roteiros mineiros estão sendo oferecidos no 4º Salão Nacional de Turismo, em São Paulo. Para o público do Salão Nacional do Turismo é ofertado, no segmento histórico e cultural, o Roteiro “Caminhos Reais”. As outras duas novidades são os roteiros – “As Serras e Um sexto sentido” e “Da Pré-história de Peter Lund às Histórias de Guimarães Rosa”. De acordo com a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, a proposta da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) é oferecer experiência em complemento à cultura e à história características de Minas Gerais. “Apresentamos roteiros que proporcionem novas sensações, privilegiando as práticas de natureza com vivência e muito charme”, disse.

Além do estande Setur de promoção dos destinos, Minas Gerais também ocupa área de 300m² na Área Comercial do Salão Nacional do Turismo. Ano passado, Minas Gerais foi um dos primeiros Estados a integrar este espaço, e em 2009 conta com a participação de mais de 40 empresas e entidades do turismo mineiro, que ofertam seus produtos para o público paulista.

Desde quinta-feira (2), os as empresas mineiras, integrantes do Programa Minas Recebe do Governo Estadual, participam das Rodadas de Negócios do evento, ofertando os produtos turísticos aos principais agentes e operadores nacionais. Participam do espaço mineiro, como convidados da Setur, hotéis, agências de receptivos e os Conventions & Visitors Bureaux de Belo Horizonte, Ouro Preto, Uberlândia e Uberaba.

"O Salão Nacional do Turismo é uma grande oportunidade para incentivar o paulista a visitar Minas Gerais e incluir o produto turístico mineiro nos catálogos das operadoras de São Paulo, maior emissor de turistas do país. Atuamos com firmeza na diversificação da oferta turística, criando produtos inovadores e competitivos. Inseri-los nas grandes operadoras é uma ação fundamental para atrair mais turistas para nosso Estado”, avaliou a secretária.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Minas participa de feira de Turismo de Negócios na Alemanha


 A capital Belo Horizonte é atualmente a 5ª cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais no ranking 2008 da ICCA (International Congress and Conference Association). Minas Gerais tem ainda outros três municípios bem colocados na participação em nível nacional (Ouro Preto – 10º lugar e Tiradentes/Juiz de Fora - 11º). 

Esses são dados estatísticos que reforçaram a participação da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), em espaço no estande da Embratur, na IMEX – The Worldwide Exhibition for Incentive Travel, Meetings and Events – uma das maiores feiras de Turismo de Negócios do Mundo, que vai até sexta-feira (29) em Frankfurt, Alemanha. 

A meta da Embratur na IMEX é melhorar ainda mais a posição do país na lista Top 10 da ICCA, entidade que mede a participação dos destinos na captação de eventos internacionais.
 Em 2006, o Brasil se tornou e se mantém até hoje como o único país da América Latina a integrar o ranking. Em 2008, o Brasil alcançou a 7ª colocação no Top 10 da ICCA, com a realização de 254 eventos internacionais. Ocuparam da primeira à sexta posição, os seguintes países: Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Itália.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sete pessoas morrem em estrada de Ouro Preto

Jackson Romanelli/EM/D.A Press

Thiago Ventura - Portal Uai

Pelo menos sete pessoas morreram no grave acidente com um ônibus rodoviário, em Ouro Preto, na Região Central de Minas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um ônibus da Viação Vale do Ouro caiu em uma ribanceira na MG 129, no distrito de Antônio Pereira, próximo ao trevo que leva ao distrito de Bento Rodrigues.

Uma fonte do Corpo de Bombeiros informou que o número de vítimas teria aumentado para dez, após três corpos terem sido encontrados debaixo do veículo. No entanto, a informação não foi confirmada por militares que estão no local do acidente.

Seis pessoas morreram presas às ferragens após o veículo cair de uma altura de aproximadamente 20 metros. Uma sétima vítima morreu enquanto era atendida por bombeiros de Ouro Preto. Pelo menos 25 pessoas ficaram feridas e foram conduzidas por equipes dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Monsenhor Horta, em Mariana, e para a Santa Casa de Ouro Preto.

O número total de vítimas ainda não foi contabilizado, porque algumas pessoas foram socorridas por populares antes da chegada dos bombeiros. Também a lista de feridos e mortos ainda não foi divulgada.

Fonte: Portal Uai

quinta-feira, 23 de abril de 2009

AÉCIO NEVES É CANDIDATO

Ao anunciar na terça-feira, em Ouro Preto, sua despedida das solenidades e honrarias dedicadas ao inconfidente Tiradentes no 21 de Abril, o governador Aécio Neves (PSDB) tornou explícito que após cumprir sete anos de mandato se desincompatibilizará para se candidatar a um novo cargo político.

“O governador Aécio Neves estará em campanha eleitoral no próximo 21 de abril”, acredita o secretário-geral do partido, deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG).

“E pela disposição e motivação do governador, em campanha à Presidência”, acredita Castro, empenhado na realização das eleições prévias que poderão viabilizar a candidatura do mineiro, na disputa que trava com o outro pré-candidato da legenda, o governador paulista José Serra.

O anúncio da futura renúncia do governador pressupõe também que a cadeira de titular do Palácio da Liberdade estará, dentro de um ano, sendo ocupada pelo professor Antônio Augusto Anastasia, seu substituto imediato.

As alternativas eleitorais de Aécio incluem a candidatura à Presidência da República ou a uma das 81 cadeiras do Senado, para o qual é considerado “eleito” pelos analistas de pesquisas de opinião, por registrar mais de 80% de apoio entre os eleitores do estado. Mas, mesmo com a paralisia provocada pela crise dos bilhetes aéreos na atividade política, as apostas do tucanato mineiro estão feitas.

Na íntegra para assinates Estado de Minas

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Comemoração da Inconfidência Mineira começa sexta-feira

A comemoração da Inconfidência Mineira tem um toque francês este ano. A programação começa na próxima sexta-feira, dia 17, com a pré-abertura do “França.Br 2009” Ano da França no Brasil em Ouro Preto.


O evento “França.Br 2009”, composto de exposições, festival gastronômico, mostra de cinema, lançamento de livro, apresentações musicais e um grande concerto, além da entrega da Medalha da Inconfidência no dia 21 de abril, é realizado em reciprocidade ao bem-sucedido Ano do Brasil na França, comemorado em 2005. A programação do Ano da França no Brasil é coordenada da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.


Leia na íntegra: Agência Minas