Mostrando postagens com marcador Brasil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Brasil. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cia de Dança Palácio das Artes se apresenta em Nova Lima


A Fundação Clóvis Salgado (FCS), em parceria com a prefeitura de Nova Lima, apresenta o espetáculo Entremundos da Cia. de Dança Palácio das Artes, neste domingo (19), às 19h, no Teatro Municipal Manoel Franzen de Nova Lima, com entrada gratuita. Os 22 bailarinos interpretam coreografias que foram criadas por eles e pelos coreógrafos convidados Sandro Borelli e Mário Nascimento.

O espetáculo celebra o encontro de coreógrafos renomados e dos bailarinos do grupo que interpretam as coreografias “Carne Agonizante”, de Sandro Borelli e “Quimeras”, de Mário Nascimento.

Tempo e agonia

Enquanto "Quimeras" trabalha com a brevidade, com a aceitação do tempo não-eterno, "Carne Agonizante" lida com o aprisionamento do sujeito. Segundo Mário, “Quimeras questiona o artista. Cada um tem sua época, o tempo passa e nós também passamos”. Sandro acredita que sua criação mostra o indivíduo medroso, com medo do mundo. “Falo da contaminação do indivíduo com o outro por necessidade, para não desaparecer”, explica o coreógrafo.

Sandro Borelli

Criador, diretor artístico e intérprete da Borelli Cia. de Dança, em São Paulo, Sandro Borelli tem apresentado suas criações em alguns dos principais Festivais de Dança e de Teatro no Brasil e exterior, tais como: Alemanha, Argentina, Escócia, Espanha, EUA, França, México, Suíça, Peru e Venezuela. Ele tem no seu currículo cinco prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte (Apca) e 2º Prêmio Bravo Prime de Cultura em 2006.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Minas ultrapassa o Paraná na produção de cana-de-açúcar


Minas Gerais vai se tornar o segundo maior produtor nacional de cana-de-açúcar. Segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a safra 2009, o Estado irá produzir 53,9 milhões de toneladas e superar o Paraná. Segundo o IBGE, nos últimos dez anos, a produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais triplicou.

O Estado responde por 7,8% da produção nacional de cana. O levantamento leva em consideração a produção destinada à indústria de açúcar, álcool, cachaça e rapadura. O plantio utilizado para alimentação animal não está incluído no estudo. São Paulo continua na liderança brasileira da produção de cana-de-açúcar. A lista dos maiores produtores do Brasil também inclui Goiás (4º), Mato Grosso do Sul (5º) e Alagoas (6º).

A produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais vai crescer 12,6% em relação ao ano passado, enquanto na média nacional o aumento na produção estimado é  de 6,4%. Segundo o IBGE, a área a ser colhida em Minas Gerais neste ano irá registrar um crescimento de 11,4% em relação à safra passada, com um total de 677 mil hectares. O crescimento da área do país será de 5,6%.

“Ao mesmo tempo que teremos um aumento da produção de cana-de-açúcar, vamos registrar uma safra estável de grãos em relação ao ano passado. Isso mostra que as duas atividades não são concorrentes no Estado”, explica osecretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues. Segundo ele, nas  regiões como o Noroeste, Norte e  Central, a área plantada com grãos aumentou, compensando a troca pela cana-de-açúcar em algumas áreas de regiões como o Triângulo Mineiro. “Além disso, temos 25 milhões de hectares com pastagens e uma parte delas está sendo usada para o plantio de canaviais”, afirma o secretário.

Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Lembranças e entusiasmo marcam visita ao Palácio


Cerca de 700 pessoas aproveitaram a manhã deste domingo (31) para visitar o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. 
O tour guiado à sede do Governo de Minas acontece todos os meses, sempre no último domingo, e se tornou um dos mais aguardados passeios turísticos da cidade.
 A programação teve início pontualmente às 8h30 com a apresentação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) no coreto da Praça da Liberdade. 
Às 9h, os músicos retornaram aos jardins do Palácio para a tradicional solenidade da troca de guarda (inspirada na cerimônia inglesa do Palácio de Buckingham) e o hasteamento das bandeiras de Minas Gerais e do Brasil. A bandeira nacional foi erguida por dona Delina Fernandes Pereira, uma senhora de 64 anos, olhos muito azuis e uma história de vida heróica de mulher brasileira.
 Trabalhadora rural da comunidade de Noivas do Cordeiro, em Belo Vale, Campo das Vertentes, ela foi indicada para a homenagem pelo Conselho Estadual da Mulher. 
Dona Delina mostra com orgulho os calos nas mãos e conta que só em sua casa vivem 57 pessoas da família, “mas aos finais de semana, lá moram até 120”.
 Para ela o convite foi uma surpresa.
 “Não acreditei que era possível para uma pessoa da roça receber assim tanto destaque e tanta honra no Palácio da Liberdade. Foi uma emoção e um orgulho muito grande, fora o medo de errar em um evento tão lindo e certinho”, destacou Pereira. 

Leia mais na integra: Agência minas

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Minas participa de feira de Turismo de Negócios na Alemanha


 A capital Belo Horizonte é atualmente a 5ª cidade brasileira que mais recebe eventos internacionais no ranking 2008 da ICCA (International Congress and Conference Association). Minas Gerais tem ainda outros três municípios bem colocados na participação em nível nacional (Ouro Preto – 10º lugar e Tiradentes/Juiz de Fora - 11º). 

Esses são dados estatísticos que reforçaram a participação da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), em espaço no estande da Embratur, na IMEX – The Worldwide Exhibition for Incentive Travel, Meetings and Events – uma das maiores feiras de Turismo de Negócios do Mundo, que vai até sexta-feira (29) em Frankfurt, Alemanha. 

A meta da Embratur na IMEX é melhorar ainda mais a posição do país na lista Top 10 da ICCA, entidade que mede a participação dos destinos na captação de eventos internacionais.
 Em 2006, o Brasil se tornou e se mantém até hoje como o único país da América Latina a integrar o ranking. Em 2008, o Brasil alcançou a 7ª colocação no Top 10 da ICCA, com a realização de 254 eventos internacionais. Ocuparam da primeira à sexta posição, os seguintes países: Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Itália.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 2 de abril de 2009

SE VOCÊ GOSTA DO BRASIL, TENHO CERTEZA QUE VAI LER.

Artigo publicado pelo Sociólogo e Cientista político Murillo de Aragão.

MURILLO DE ARAGÃO Sociólogo e cientista político.
paula@arkoadvice.com.br

Clique aqui e leia.

Brasil joga futebol 'de verdade', bate Peru e retoma vice-liderança

A data de 1º de abril é conhecida no Brasil como o dia de pregar peças e enganar amigos, sempre no bom sentido: é o popular dia da mentira. Em Porto Alegre, no gramado do estádio Beira-Rio, no entanto, a seleção brasileira não brincou com a emoção dos torcedores que acompanharam o duelo contra o Peru, e sim com o adversário.

No final, com uma partida bem jogada 'de verdade', principalmente no primeiro tempo, os comandados de Dunga apagaram a péssima imagem deixada no empate por 1 a 1 diante do Equador, domingo, em Quito, e fizeram por merecer a vitória por 3 a 0.

A boa exibição, em noite que marcou o retorno de Kaká ao meio-campo verde e amarelo, serviu para recolocar a equipe no segundo lugar das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa de 2010, graças à goleada sofrida pela Argentina diante da Bolívia (6 a 1), em La Paz, este sim um resultado com cara e jeito de dia da mentira.

Leia na íntegra: Superesporte.com

terça-feira, 24 de março de 2009

Número de usuários da rede aumenta, mas tempo de navegação diminui


O número de usuários ativos de internet no Brasil em fevereiro subiu para 24,8 milhões, número 12,5% maior do que o apurado um ano antes e 1,4% acima do verificado em janeiro deste ano.


O levantamento feito pela Ibope Nielsen Online mostra que no mês passado 62,3 milhões de brasileiros podiam acessar a rede em todos os ambientes e 38,2 milhões tinham conexão apenas em casa. Deste último total, 24,8 milhões navegaram em fevereiro.

Na análise de tempo de uso, a pesquisa mostrou que em conexões residenciais, os internautas brasileiros ficaram 22 horas e 10 minutos navegando na rede em fevereiro. O número é 1,1% inferior ao apurado um ano antes e 10,7% menor do que o de janeiro, mês que teve menos dias úteis que fevereiro.

Dentre os que navegaram no mês passado, 21,5 milhões (87%) usaram banda larga. Isso equivale a um aumento de 3,9% em relação ao primeiro mês deste ano e alta de 24% em comparação ao mês de fevereiro de 2008.

José Calazans, analista de Mídia do Ibope Nielsen Online, diz que o aumento do uso de banda larga foi maior no mês passado entre mulheres, crianças e adolescentes.
A pesquisa também mostra que em relação ao conteúdo de navegação, os segmentos com maior aumento percentual de navegação em fevereiro foram Educação e Carreiras (5,9%), Portais, Buscadores e Comunidades (1,7%) e Telecomunicações e Serviços de Internet (1,4%).