Mostrando postagens com marcador 21 de abril. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 21 de abril. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Governador Anastasia defende equilíbrio entre União, estados e municípios


OURO PRETO (21/04/10) - O governador Antonio Anastasia defendeu, nesta quarta-feira (21), durante a solenidade de encerramento da Semana da Inconfidência, em Ouro Preto, a distribuição mais justa e igualitária de poderes entre a União, Estados e municípios, como caminho para o desenvolvimento mais justo do país.

“A concentração de poderes na órbita da União não favorece a integridade nacional, mas, sim, a fragiliza. Concede ao governo central um poder de arbítrio que, orientado pelas razões políticas, acaba por privilegiar essa ou aquela região do país”, afirmou o governador em seu pronunciamento na Praça Tiradentes.

Acompanhado pelo ex-presidente Itamar Franco e pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, o governador Antonio Anastasia lembrou que os inconfidentes foram os pioneiros na reivindicação federalista para assegurar a autonomia dos povos e unidade do país.

“Nesses anos, a federação esmaeceu. Cada vez mais anêmica e submissa, foi incapaz de combater a intensa verticalização do poder no país, que tolhe as vocações regionais e nos diminui, uns perante os outros. Como nos disse recentemente o governador Aécio Neves, jamais construiremos a Nação que sonhamos com um Brasil de joelhos”, afirmou o governador de Minas.

Dobro de investimentos nas regiões mais pobres

O governador Anastasia ressaltou que o compromisso que guia o Estado de Minas Gerais, desde 2003, tem sido o de promover o desenvolvimento com justiça social. Para cumpri-lo, o governo tem duplicado os investimentos realizados nas regiões mais pobres. Ele lembrou que a diversidade de regiões mineiras espelha a realidade do país.

“Em Minas essa visão nacional é muito mais do que crença e fé. É a causa comum que tem nos movido nos últimos anos, na busca incessante por um novo patamar de justiça e equidade. Nesse sentido procuramos avançar e avançamos como nunca. Investimos mais que o dobro dos recursos per capita nas regiões mais pobres e fragilizadas do Estado. Esse compromisso explica a essência do nosso governo”, disse o governador.

Avanços sociais

O governador Anastasia lembrou que os investimentos do Governo de Minas contribuíram para diminuir as diferenças entre as regiões do Estado, garantindo mais igualdade entre os mineiros. Segundo ele, o governo conseguiu avançar em vários setores. Como exemplo, ele citou programas como o Proacesso, que está levando a ligação por asfalto a todas as cidades de Minas; o Minas Comunica, que garantiu a telefonia celular a 100% dos municípios; e os investimentos na universalização dos serviços de energia elétrica e saneamento básico.

Homenagem a Tancredo Neves

O centenário de nascimento do ex-presidente Tancredo Neves foi celebrado durante a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência este ano.

“Há 25 anos, nesta mesma e emblemática data de 21 de abril, choramos a perda de um dos nossos maiores homens, Tancredo Neves. Tancredo trazia, em sua personalidade, todas as grandes virtudes do homem de Minas. Foram essas virtudes que o levaram a unir o país no movimento que devolveu ao Brasil o regime democrático”, afirmou o governador.

Eleito em 15 de janeiro de 1985 presidente do Brasil, pelo colégio eleitoral, Tancredo Neves faleceu no dia 21 de abril, antes de ter tomado posse no cargo. Ele seria o primeiro presidente civil após o golpe de 1964.

“Reitero o meu compromisso com os ideais de Minas, os ideais do modesto dentista e soldado, do alferes de cavalaria e homem das trilhas estreitas e perigosas da Capitania, servidor da gente mais simples, inimigo dos tiranos, que foi Joaquim José. Os mesmos ideais de que Tancredo e Aécio se tornaram guardiães. O compromisso que assumiram com o povo mineiro e a nação de brasileiros é o meu compromisso”, declarou o governador, ao encerrar a cerimônia.

Medalha da Inconfidência

A solenidade teve, pela primeira vez uma mulher mineira como oradora oficial, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha. Neste ano, a Medalha da Inconfidência foi entregue a 280 personalidades que prestaram serviços relevantes e contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do país.

Maior comenda concedida pelo Estado, a Medalha da Inconfidência é entregue desde 1952 com três designações: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os agraciados estão ministros de Estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais que prestaram serviços relevantes para Minas Gerais.

Entre os agraciados deste ano estão políticos, ministros, empresários, professores, acadêmicos, artistas e esportistas. Entre eles, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto; senador Ademir Santana (DF); presidente da CNI, Alexandre Silveira de Oliveira; embaixador Marcelo Jardim de Moraes Andrade; ministro do TST, Maurício Godinho Delgado; presidente do TRT 3ª Região; professor Clélio Campolina Diniz, o poeta Carlos Nejar; o acadêmico Luiz Paulo Horta; o crítico literário Ivan Junqueira; o professor Plínio Salgado; os atores Odilon Wagner e Carlos Nunes; o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa; o presidente do PPS em Minas Gerais, Paulo Eliziário Nunes; o deputado federal Alexandre Silveira de Oliveira; deputado federal Humberto Guimarães Souto; deputado João Bittar Júnior.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mais um parênteses para falar sobre o que não gosto...

Nos jornais de circulação nacional, as notícias sobre o evento realizado no dia 21 de abril (diga-se de passagem, uma das mais importantes comemorações cívicas do Brasil) e sobre o pronunciamento do governador Aécio Neves ganharam contornos estranhos, abordagens que ninguém esperava...Uma explicação possível parte de informações fornecidas pelo blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim:
no início de abril, o Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou a decisão de uma imensurável boa ação educacional da secretaria de Paulo Renato - o governo determinou a aquisição de 5.549 assinaturas do jornal "O Estado de S. Paulo" e 5.549 assinaturas do jornal "Folha de S. Paulo", para todas as escolas da rede estadual de ensino.Talvez as notícias sobre os eventos realizados em Minas não interessem muito ao grande grupo de alunos e professores beneficiados...Que nada, Paulo Henrique... Isso é só uma coincidência...
Mas fica aqui o registro, para quem gosta de ler sobre as ironias da política brasileira...E vamos mudar de assunto!
Matéria escrita pelo Aécioblog

AÉCIO NEVES É CANDIDATO

Ao anunciar na terça-feira, em Ouro Preto, sua despedida das solenidades e honrarias dedicadas ao inconfidente Tiradentes no 21 de Abril, o governador Aécio Neves (PSDB) tornou explícito que após cumprir sete anos de mandato se desincompatibilizará para se candidatar a um novo cargo político.

“O governador Aécio Neves estará em campanha eleitoral no próximo 21 de abril”, acredita o secretário-geral do partido, deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG).

“E pela disposição e motivação do governador, em campanha à Presidência”, acredita Castro, empenhado na realização das eleições prévias que poderão viabilizar a candidatura do mineiro, na disputa que trava com o outro pré-candidato da legenda, o governador paulista José Serra.

O anúncio da futura renúncia do governador pressupõe também que a cadeira de titular do Palácio da Liberdade estará, dentro de um ano, sendo ocupada pelo professor Antônio Augusto Anastasia, seu substituto imediato.

As alternativas eleitorais de Aécio incluem a candidatura à Presidência da República ou a uma das 81 cadeiras do Senado, para o qual é considerado “eleito” pelos analistas de pesquisas de opinião, por registrar mais de 80% de apoio entre os eleitores do estado. Mas, mesmo com a paralisia provocada pela crise dos bilhetes aéreos na atividade política, as apostas do tucanato mineiro estão feitas.

Na íntegra para assinates Estado de Minas

Eterna Inconfidência

UMA LEITURA QUE ME FEZ EMOCIONAR
GABRIEL DE AZEVEDO
Sabem, eu poderia postar qualquer reprodução sobre a solenidade do Dia da Inconfidência nesse vinte e um de abril. Quem ganhou medalha, como foi, patatí e patatá… Isso tudo está em todos os jornais que li nessa quarta-feira, sejam eles mineiros ou nacionais.

Vou pedir licença aos nobres leitores desse blog para fazer algo diferente. Não li em nenhum jornal que a Juventude do PSDB compareceu em peso na cidade de Ouro Preto ontem, por exemplo.

Também não li que a cidade estava repleta de visitantes para participar do Ano da França no Brasil. Bem, como fiquei imerso nessa inconfidência ao longo do feriado, faço questão de compartilhar com a Juventude do PSDB, todo o meu passeio.

Faço-o, por considerar que a juventude tucana tem de ser um baluarte em defesa da nossa história, da manutenção das nossas tradições e do gosto pela cultura e civilidade. Faço-o também para que daqui um ano, muito mais gente lote essa deliciosa Ouro Preto.

.......Ia dar uma mão nos objetos voadores. Eles tinham uma hora certa para entrar e para sair. Ia ajudar também a recepcionar meus amigos militantes do PSDB que chegavam aos montes sob a coordenação do Presidente da Juventude do PSDB de Minas Gerais, Reinaldinho Oliveira.

Uns com bandeiras, outros com faixas mais explícitas… Esse clima de produção é muito divertido. E como vesti a camisa, cada problema que era possível resolver eu resolvia. Servindo água para velhinha na platéia ou conferindo o brilho das medalhas, eu me divertia.

Até que o Cacá, outro da trupe do Gabriel Villela, resolveu me perguntar o que eu faria até a hora dos objetos voadores. Eu disse que faria o que ele estive precisando… “Pois então você pode ajudar o Marcelo Antony com a chama da independência?” Eu pergunto a vocês, qual mineiro iria negar possuir no currículo a condição única de assessor especial para questões ígneas e inconfidentes? Eu que não ia.


Não deixem de ler na Íntegra esta maravilhosa narrativa contada por Gabriel de Azevedo no

quarta-feira, 22 de abril de 2009

21 de Abril celebra laços entre França, Minas e Brasil

A Praça Tiradentes, um dos principais pontos turísticos de Ouro Preto, mais uma vez foi palco de uma emocionante festa cívica celebrada, nesta terça-feira, dia 21, com a entrega da Medalha da Inconfidência, a maior comenda do Governo de Minas Gerais.
Presidindo a solenidade, Aécio Neves, governador de Minas Gerais, ressaltou a importância da valorização que Minas concede a esta data histórica. Este ano, a solenidade marcou também os 220 anos da Revolução Francesa e da Inconfidência Mineira, dois movimentos revolucionários que promoveram grandes transformações na história do Brasil e da Europa.
Leia mais em: Agência Minas

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Comemoração da Inconfidência Mineira começa sexta-feira

A comemoração da Inconfidência Mineira tem um toque francês este ano. A programação começa na próxima sexta-feira, dia 17, com a pré-abertura do “França.Br 2009” Ano da França no Brasil em Ouro Preto.


O evento “França.Br 2009”, composto de exposições, festival gastronômico, mostra de cinema, lançamento de livro, apresentações musicais e um grande concerto, além da entrega da Medalha da Inconfidência no dia 21 de abril, é realizado em reciprocidade ao bem-sucedido Ano do Brasil na França, comemorado em 2005. A programação do Ano da França no Brasil é coordenada da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.


Leia na íntegra: Agência Minas