Mostrando postagens com marcador dia da França no Brasil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dia da França no Brasil. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Eterna Inconfidência

UMA LEITURA QUE ME FEZ EMOCIONAR
GABRIEL DE AZEVEDO
Sabem, eu poderia postar qualquer reprodução sobre a solenidade do Dia da Inconfidência nesse vinte e um de abril. Quem ganhou medalha, como foi, patatí e patatá… Isso tudo está em todos os jornais que li nessa quarta-feira, sejam eles mineiros ou nacionais.

Vou pedir licença aos nobres leitores desse blog para fazer algo diferente. Não li em nenhum jornal que a Juventude do PSDB compareceu em peso na cidade de Ouro Preto ontem, por exemplo.

Também não li que a cidade estava repleta de visitantes para participar do Ano da França no Brasil. Bem, como fiquei imerso nessa inconfidência ao longo do feriado, faço questão de compartilhar com a Juventude do PSDB, todo o meu passeio.

Faço-o, por considerar que a juventude tucana tem de ser um baluarte em defesa da nossa história, da manutenção das nossas tradições e do gosto pela cultura e civilidade. Faço-o também para que daqui um ano, muito mais gente lote essa deliciosa Ouro Preto.

.......Ia dar uma mão nos objetos voadores. Eles tinham uma hora certa para entrar e para sair. Ia ajudar também a recepcionar meus amigos militantes do PSDB que chegavam aos montes sob a coordenação do Presidente da Juventude do PSDB de Minas Gerais, Reinaldinho Oliveira.

Uns com bandeiras, outros com faixas mais explícitas… Esse clima de produção é muito divertido. E como vesti a camisa, cada problema que era possível resolver eu resolvia. Servindo água para velhinha na platéia ou conferindo o brilho das medalhas, eu me divertia.

Até que o Cacá, outro da trupe do Gabriel Villela, resolveu me perguntar o que eu faria até a hora dos objetos voadores. Eu disse que faria o que ele estive precisando… “Pois então você pode ajudar o Marcelo Antony com a chama da independência?” Eu pergunto a vocês, qual mineiro iria negar possuir no currículo a condição única de assessor especial para questões ígneas e inconfidentes? Eu que não ia.


Não deixem de ler na Íntegra esta maravilhosa narrativa contada por Gabriel de Azevedo no

domingo, 19 de abril de 2009

"Liberdade" será tema da Medalha da Inconfidência 2009 com a presença do governador Aécio Neves

O Governo de Minas Gerais Aécio Neves entregará, na próxima terça-feira (21), às 9h, em Ouro Preto, a Medalha da Inconfidência a 236 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do país.

A solenidade marcará o encerramento das comemorações da Semana da Inconfidência e o início das festividades do Ano da França no Brasil com extensa programação cultural, a partir da noite desta sexta-feira (17), incluindo exposições, festival gastronômico, concerto, shows e mostra de cinema.

A cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a maior comenda do Estado, marcará os 220 anos da Revolução Francesa e da Inconfidência Mineira, movimentos revolucionários responsáveis por grandes transformações sociais e políticas na Europa e no Brasil. O orador oficial será o embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute.




Leia na ìntegra: Agência Minas