Mostrando postagens com marcador Matemática. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Matemática. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Minas Gerais é campeã, pela quarta vez, da Olimpíada Brasileira de Matemática


Minas Gerais conseguiu, pela quarta vez consecutiva, ser o estado com maior número de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A quinta edição da Olimpíada distribuiu três mil medalhas, sendo 300 de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze. Deste total, o Estado conquistou 776, contra 655 de São Paulo e 319 do Rio de Janeiro, que ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente.

O resultado foi divulgado em Brasília, nesta segunda-feira (14) e Minas Gerais conseguiu o primeiro lugar em todas as categorias. Os alunos mineiros conquistaram 71 medalhas de ouro, contra 53 do Rio de Janeiro e 52 de São Paulo. Na categoria prata, os mineiros conquistaram 223, seguidos pelos paulistas, com 203, e fluminenses, com 123. Os alunos de Minas ganharam 482 medalhas de bronze, enquanto São Paulo ficou com 400 e o Rio de Janeiro obteve 143.

O número de participantes da quinta edição da Obmep foi recorde, passando de 18 milhões de alunos inscritos em 2008 para 19,2 milhões de estudantes este ano. Esse número representa uma adesão de 43,8 mil escolas de 99,1% dos municípios brasileiros. Em Minas Gerais, 4.245 escolas se inscreveram na Obmep, número que equivale a 85% das escolas do Estado que se enquadram no perfil da olimpíada. A premiação dos medalhistas acontece em março de 2010.

A Obmep é realizada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mostra “Experimentar a Matemática” é aberta na Utramig


Com o apoio do Governo de Minas, foi aberta nesta terça-feira (17) no bloco tecnológico da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) a exposição internacional “Experimentar a Matemática”, em comemoração do Ano da França no Brasil. A mostra itinerante que já passou por cidades de várias partes do mundo ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h e aos sábados de 9h às 12h até o dia 27 de novembro, depois de ter percorrido todo o país desde maio.

No espaço da Utramig, o visitante tem a chance de ver 40 experiências interativas e lúdicas criadas com o objetivo de promover a divulgação do ensino de matemática, especialmente para estudantes do ensino fundamental e médio. Os trabalhos foram confeccionados em madeira, plástico, papelão e metal que chamam a atenção pela criatividade e originalidade.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Unimontes coordena olimpíada de matemática no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será responsável pelas ações relacionadas à Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep), envolvendo 202.445 alunos dos ensinos médio e fundamental de 503 escolas públicas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. As provas da primeira etapa serão aplicadas na próxima terça-feira (25), em 85 municípios.

Em sua quinta edição, em 2009, a Obmep é realizada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da disciplina entre os alunos das escolas públicas.

No país, há 68 instituições de ensino superior envolvidas na aplicação dos exames para 19 milhões de estudantes, incluindo a Unimontes, que responde pela organização (planejamento, inscrições, aplicação e correção das provas) no Pólo 7 de Minas Gerais.

Leia mais na integra: Minas em pauta

quarta-feira, 8 de abril de 2009

MATEMÁTICA SEM SUSTO IX

Continuando nossas dicas matemáticas, agora passamos para a condição de alinhamento de três pontos.

Bom estudo e dúvidas reinaldo.o.batista@gmail.com


quinta-feira, 19 de março de 2009

MATEMÁTICA SEM SUSTO VIII

MATEMÁTICA-GEOMETRIA ANALÍTICA- 4 DE 10


Vamos lá pessoal, estamos indo bem já estamos na 4º aula de geometria analítica e pelos emails que estou recebendo, estou muito satisfeito com o resultado.
Então, vamos em frente.

http://www.youtube.com/watch?v=g37f0vXKSls