Mostrando postagens com marcador Vale do Jequitinhonha. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Vale do Jequitinhonha. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Hemominas promove campanhas em três cidades neste sábado


Neste sábado (12), a Fundação Hemominas mobiliza doadores de sangue e cadastra doadores de medula óssea em Itabirito, na região central do Estado, Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e em Resplendor, no Leste de Minas.

Em Itabirito, a Fundação Hemominas do Hospital Júlia Kubitschek promove coleta de sangue, no Cefet (rua José Benedito, nº 139, Bairro Santa Efigênia), das 8h às 15h e no domingo (13), das 8h às 12h. A expectativa da equipe da Hemominas é que 260 candidatos a doação de sangue compareçam nos dois dias da ação.

A parceria é da Secretaria de Saúde, voluntários da cidade e da Fundação Hemominas, que pela terceira vez promove coleta de sangue no município.


Leia mais na integra:Agência Minas

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Unimontes coordena olimpíada de matemática no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será responsável pelas ações relacionadas à Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep), envolvendo 202.445 alunos dos ensinos médio e fundamental de 503 escolas públicas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. As provas da primeira etapa serão aplicadas na próxima terça-feira (25), em 85 municípios.

Em sua quinta edição, em 2009, a Obmep é realizada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura (Impa) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da disciplina entre os alunos das escolas públicas.

No país, há 68 instituições de ensino superior envolvidas na aplicação dos exames para 19 milhões de estudantes, incluindo a Unimontes, que responde pela organização (planejamento, inscrições, aplicação e correção das provas) no Pólo 7 de Minas Gerais.

Leia mais na integra: Minas em pauta

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Parceria Governo de Minas Gerais e Vale abre nova fronteira agrícola no Estado










Antônio Anastásia, vice-governador de Minas Gerais, representou o governador Aécio Neves na solenidade de inauguração da Terminal Intermodal da Vale/Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em Pirapora, no Norte de Minas, nesta quinta-feira, dia 16.

O terminal ferroviário de cargas, parceria do Governo de Minas Gerais e Vale, marca o surgimento de uma nova fronteira agrícola no Estado. O Terminal Intermodal de Pirapora vai viabilizar a implantação do Projeto de Desenvolvimento da Produção e Logística de Escoamento para Exportação de Grãos na Região Noroeste do Estado de Minas Gerais.

Será o mais importante corredor logístico para a exportação de grãos produzidos no Noroeste de Minas, devido a sua ligação com o Porto de Tubarão (ES).

O Projeto Estruturador Potencialização da Infra-estrutura Logística da Fronteira Agroindustrial do Governo de Minas Gerais vai promover a integração das modalidades rodoviária, fluvial, ferroviária e aérea no escoamento da produção agrícola da região.

sábado, 4 de abril de 2009

Vereador é também assessor do deputado Weliton Prado

Promotor de Justiça e especialista dizem que duplicidade de função é irregular

Em reportagem assinada hoje pelos jornalistas AMÁLIA GOULART e EZEQUIEL FAGUNDES no jornal O Tempo, me deparei com esta notícia do deputado Welinton Prado (PT), deputado este que tenho apreço por suas reivindicações, Algumas exageradas mas gosto dele.

Não pode acontecer estas coisas deputado, nossa constituição deixa bem claro que não se pode acumular função pública, com exceção na saúde e educação. Espero que o senhor tome a devida providência para dar a nós mineiros a tranquilidade em saber que os senhores deputados nos representem legalmente.

A REPORTAGEM

O terceiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Weliton Prado (PT), nomeou, na última quarta-feira, um agente público detentor de mandato eletivo pela cidade de Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, a 421 km de Belo Horizonte.

Além de residir em outra cidade, o técnico em segurança do trabalho Marcílio José Lemos é vereador. Ele foi eleito no ano passado pelo PT, mas desde esta semana também ocupa o cargo de atendente de gabinete de Prado.

A nomeação fere a Constituição Federal. De acordo com o promotor de Justiça João Medeiros da Silva Neto, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte, um agente investido em função pública não pode exercer mais de um cargo custeado pelo Estado. "Só se admite duas fontes pagadoras públicas, tendo acúmulo de função, em duas hipóteses: no caso de médicos e da magistratura, que são os professores", diz o promotor.

Especialista em direito eleitoral, o advogado Mauro Bonfim explicou que a nomeação é vedada pelo artigo 38 da Constituição Federal. "Esse acúmulo de cargos é ilegal, além de imoral, porque nesse caso não se trata de servidor concursado e, sim, comissionado. Mesmo que haja compatibilidade de horário, não é permitido", declarou Bonfim.

Vale a pena ver na íntegra no Jornal O Tempo