Mostrando postagens com marcador Crianças. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Crianças. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Campanha Proteja Nossas Crianças promove blitze educativas no interior


O posto da Ceasa de Contagem será cenário de uma das últimas ações da Campanha Proteja Nossas Crianças neste ano. A equipe da campanha vai promover uma blitz educativa nesta sexta-feira (11), para mobilizar o público que passar pela unidade em uma ação de enfrentamento aos crimes contra crianças e adolescentes. Os municípios de Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Muriaé, Paracatu, São João del-Rei, Salinas, Uberaba, Teófilo Otoni e Varginha também estarão envolvidos na mobilização. As atividades serão realizadas das 8h às 12h.

Durante as blitze será distribuído o material gráfico da campanha, que enfatiza o Disque Direitos Humanos, como ferramenta de denúncias. No entreposto da Ceasa Contagem, por exemplo, a equipe do Proteja Nossas Crianças vai abordar os caminhoneiros, produtores, visitantes e compradores logo na entrada e, em seguida, percorrerá todo o interior da Central. Quem passar pela Ceasa também poderá assistir ao vídeo da campanha.

A expectativa é que mais de 100 mil pessoas sejam abordadas em todos os municípios. O objetivo é sensibilizar a população e, com isso, aumentar o número de denúncias feitas por meio do Disque Direitos Humanos (0800 031 1119). Neste ano, a Campanha Proteja Nossas Crianças realizou 146 ações, entre blitze educativas, exibição de filmes e abordou mais de 37 mil pedestres e 75 mil veículos.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Minas faz primeira campanha estadual contra a meningite


O governador Aécio Neves participou, nesta quarta-feira (18), no Palácio da Liberdade, da apresentação da primeira campanha estadual de vacinação contra a meningite meningocócica C. O dia "D" para a vacinação em massa será no sábado, 28 de novembro, nos 853 municípios mineiros, quando serão disponibilizadas 800 mil doses do medicamento. Minas é o primeiro estado brasileiro a oferecer gratuitamente esse tipo de vacina. A inclusão da vacina contra a doença no calendário nacional está prevista apenas para 2011.

Já no próximo domingo (22), emissoras de rádio e TV começam a veicular vídeo convocando e chamando a atenção dos pais para a importância de levar os filhos menores de 2 anos a um dos 7.300 postos de saúde e postos volantes que estarão atendendo em todo o Estado, 217 deles em Belo Horizonte. O objetivo é imunizar 100% da população estimada em 540 mil crianças dessa faixa etária que vivem no Estado.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

De Volta para Casa, projeto do Governo Aécio Neves, para crianças abrigadas tem saldo positivo: 181 já voltaram para os lares


Um ano após o lançamento do Projeto “De Volta para Casa” – que trabalha para o retorno para casa de crianças e adolescentes que vivem em abrigos – 181 crianças voltaram para os lares, média de 15 retornos por mês. “Os resultados superaram as expectativas”, afirmou Fernanda Martins, coordenadora especial de Política Pró-Criança e Adolescente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), responsável pelo projeto.

Na primeira etapa, o De Volta para Casa atendeu cerca de 400 crianças e adolescentes de 101 instituições de Belo Horizonte e Região Metropolitana: Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Contagem, Betim, Brumadinho, Caeté, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Jaboticatubas, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Sabará, São Joaquim de Bicas e Vespasiano. Na próxima etapa, outras 25 cidades das regiões Norte e Vales do Jequitinhonha e Mucuri serão atendidas.

Durante um ano, as crianças receberam acompanhamento psicológico nos abrigos e assistentes sociais visitaram as famílias dos abrigados, desenvolvendo um trabalho com os pais e responsáveis pelas crianças para que elas pudessem voltar para seus lares.

Esse trabalho foi realizado com Maria da Graça, irmã de Sara, nove anos. Sara sofria abuso sexual por parte do padrasto e a mãe perdeu a guarda. Foi levada para um abrigo em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Assistentes sociais e visitadores do Projeto De Volta para Casa conseguiram desenvolver um trabalho com Maria da Graça, de 35 anos, irmã da menina por parte de pai, e hoje Sara retornou ao convívio familiar.


Leia mais na integra: Minas em pauta

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Campanha Proteja Nossas Crianças volta às ruas


A Campanha Proteja Nossas Crianças vai aproveitar a abertura da Semana Nacional de Trânsito para voltar às ruas e conscientizar a população mineira sobre a importância de denunciar crimes contra crianças e adolescentes. A equipe da Campanha se junta ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) nesta sexta-feira (18), em uma blitz educativa que pretende atingir mais de 400 motoristas. A ação será realizada na MG-10, das 9h às 11h. (em frente à sede da Polícia Rodoviária Estadual).

O objetivo é aumentar os multiplicadores da campanha, levando aos mineiros o número do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19) por meio de cartazes, panfletos e adesivos. O serviço, gratuito e sigiloso, é uma ferramenta importante para denunciar a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Escola de Saúde orienta crianças sobre o combate ao fumo


A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizou, nessa quinta-feira (27), a ação ESP na Escola, uma iniciativa que visa promover a saúde das crianças, pais e professores de escolas públicas da capital. A atividade foi realizada na Escola Estadual Dona Augusta, na Barragem Santa Lúcia, e contou com a presença de mais de 150 crianças, de 6 a 11 anos, que assistiram a uma peça teatral e participaram de quatro gincanas. A programação, que termina nesta sexta-feira (28), destaca o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto.

“Montamos atividades simples e educativas para que as crianças entendessem o recado. A que mais causou impacto foi o boliche com as figuras da campanha do Ministério da Saúde, aquelas que vêm nas embalagens de cigarro. As crianças tinham que derrubar as garrafas de refrigerante, cada uma delas com uma imagem. Percebemos que a ação foi muito positiva”, contou o fisioterapeuta do Programa ESP Integral, Rodrigo Garófalo.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Crescem denúncias de crimes contra crianças e adolescentes


O Disque Diretos Humanos (0800-311119), serviço gratuito e sigiloso do Governo de Minas, registrou um aumento nos últimos sete meses, de cerca de 25% no número de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes, em comparação ao ano anterior. Até julho de 2008, 1.635 ligações foram feitas, contra 2.052 no mesmo período de 2009.

O serviço, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), atende qualquer tipo de violação dos direitos humanos. O principal veículo que divulga o serviço à população mineira é a Campanha Proteja Nossas Crianças, coordenada pela Sedese e pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

Para o subsecretário de Direitos Humanos, João Batista de Oliveira, o aumento das denúncias mostra a conscientização da sociedade em relação à proteção das crianças. “Hoje as pessoas se sentem responsáveis não somente por seus filhos, mas por todas as crianças. A sociedade está mais acolhedora”, explicou.


Leia mais na integra: Agência Minas

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Prorrogadas as inscrições para o Cadastro Escolar 2010


As inscrições ao cadastramento escolar 2010 na rede pública de ensino foram prorrogadas até o dia 26.

Os pais das crianças que vão completar 6 anos de idade até 30 de junho de 2010 devem ficar atentos.

O cadastro escolar é unificado na rede pública de ensino, integrando Município e Estado, e garante uma vaga na escola estadual ou municipal mais próxima da residência da criança.

Em Belo Horizonte, os pais devem ir a uma agência dos correios e, no Interior do Estado, haverá postos de inscrição em todos os municípios. A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato.

Quem deve se inscrever Em Minas Gerais, toda a rede pública oferece ensino fundamental de 9 anos.

Os pais das crianças nascidas até o dia 30 de junho de 2004 devem comparecer aos postos de inscrição do cadastro munidos da certidão de nascimento da criança (original e cópia) e uma conta de luz (original e cópia) da residência com data a partir do mês de fevereiro/2009.

A inscrição deverá ser feita pelo pai, mãe ou responsável. Além dos candidatos que irão iniciar o ensino fundamental, devem ser inscritos os candidatos a vaga nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental que desejam ingressar na rede pública de ensino e os alunos de escola-pólo de educação infantil, nascidos até 30/6/2004.

Os alunos em transferência e os que estão retomando os estudos devem apresentar também o comprovante de escolaridade (caderneta ou boletim expedido pela escola de origem).

Os alunos já matriculados no ensino fundamental na rede pública e os alunos de turma de educação infantil das escolas públicas de ensino fundamental têm vaga garantida e, por isso, não devem se inscrever.

O cadastro permite ao Governo de Minas e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando com tranqüilidade as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for a série do ensino fundamental.

O Planejamento do Atendimento Escolar para 2010 será formulado com base nos dados obtidos no Cadastro Escolar, na análise do fluxo escolar e na capacidade física das escolas.

Esse planejamento permite a expansão e/ou reorganização da rede pública de ensino para compatibilizar a demanda e oferta de vagas com o objetivo de atender os estudantes com mais qualidade.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Projeto do Governo de Minas Gerais recebe apoio de loterias e Correios


A partir de hoje, dia 27, o material gráfico da campanha de combate à exploração sexual infantil do Governo de Minas Gerais, Proteja Nossas Crianças, será distribuído em todas as agências dos correios, casas lotéricas e correspondentes bancários de toda Minas Gerais.
Os usuários desses serviços vão conhecer a campanha e terão em mãos o número do Disque Direitos Humanos (0800 31 11 19), uma ferramenta importante contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A previsão é de que 313 mil panfletos, cartazes e adesivos da campanha sejam distribuídos por essas empresas até o final deste ano.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Marcio visita primeira escola de tempo integral de BH

REGIÃO NORDESTE DE BELO HORIZONTE
O prefeito Marcio Lacerda, em sua agenda de atividades na regional Nordeste, visitou pela manhã a Escola Municipal Monteiro Lobato, localizada no bairro Fernão Dias, primeira escola de BH a oferecer o ensino em tempo integral.
A escola atende 280 crianças de 2 anos e 8 meses até 9 anos, idade que corresponde a educação infantil até o final do 1º ciclo. As crianças ficam na escola de 7h10 até às 5h20 e recebem cinco refeições diárias, banho e atividades pedagógicas com um currículo bastante diversificado que inclui literatura, artes, iniciação musical, relações étnico-raciais, informática, jogos e brincadeiras. Márcio foi recebido no pátio da escola, que completou 4 anos no último dia 9 de março, pela diretora Geni Ferreira, crianças e a equipe pedagógica.
Cinco crianças vestidas com as roupas dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, numa homenagem ao escritor que dá nome a escola, receberam o prefeito na porta da escola, juntamente com a diretora e visitaram as dependências da unidade. Acompanhado da vereadora Luzia Ferreira, presidente da Câmara, do secretário Cláudio Vilela, da Regional Nordeste, Márcio recebeu flores dos alunos e agradeceu o carinho. Ele elogiou a dedicação da equipe da escola, inclusive das cantineiras e provocou as crianças a aproveitarem a oportunidade que têm.
Veja as fotos aqui