Mostrando postagens com marcador aos olhos do presidente americano. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aos olhos do presidente americano. Mostrar todas as postagens

domingo, 12 de abril de 2009

MANIA DE GRANDEZA


Megalomaníaco é aquele tem fixação por coisas grandes, grandiosas, ou seja como o nome diz mania mórbida ou doentia de grandeza.Há muito se ouve dizer, que o brasileiro é um megalômano e não é sem razão, quem iniciou a fase "gigante pela própria natureza", como diz o hino foi Pero Vaz Caminha com sua famosa carta ao rei de Portugal contando as maravilhas da terra então descoberta, "onde plantando-se tudo dá".Certo é que Caminha exagerou um pouco.

Como mais que comprovado, não é bem assim, mas a coisa pegou, estando a megalomania arraigada em nossa cultura, que volta-e-meia explode em exageros.Prova disso sobra.Quando o governo descobre o inviável pré-sal noticia que o Brasil vai exigir sua inclusão na OPEP, pois afinal teria os maiores lençóis de petróleo do mundo.


Interessante, que quando é contestado faz a maior cara de pau e finge que não é com ele.Quando vai anunciar a construção de casas populares, não se contenta como o Estado de São Paulo com sessenta mil, que é um número respeitável. Já fala logo em um milhão, número que o próprio presidente sabe irreal. Mas, barco pra frente.Falou em carga tributária é com a gente. Juros nem se fala. Chegamos ao cúmulo de bravatear que o Bolsa Família atende vergonhosos dez milhões de brasileiros.


Que temos a maior cobertura florestal dos trópicos - a floresta amazônica - e por conseqüência um dos maiores índices de devastação de cobertura verde do globo.A megalomania tupiniquim é contagiosa. Quando uma certa entidade patrocina pesquisa para avaliar o nível de popularidade do presidente alardeia aos quatro ventos que ela é de impossíveis e improváveis oitenta e dois por cento. Logo após faz uma outra dizendo, que devido à crise (qual crise, a da verdade?) ela caiu para incômodos setenta e oito por cento, mas que o presidente agora consegue transferir seu prestígio para o candidato(!).por ele indicado à presidência.


É bom mesmo. Para quem é "o cara" (não sei o que se quis dizer com isso) aos olhos do presidente americano, ter um desempenho eleitoral tão sofrível como o das ultimas eleições não pega bem. Sujeito tão "o cara" ser tão ruim de voto, contradiz o que se pensa dele.


Mas numa coisa somos bambas e ninguém tasca. Segundo a "Transparência Internacional" o país é um dos mais corruptos do mundo ocupando a septuagésima terceira posição. Quanto mais alta a classificação mais elevada a corrupção. Nesse item o governo Lula é o "cara". Será que Obama sabe disso?Num item nós nunca fomos os maiores: discriminação racial.


Assim é que a tolerância racial está prevista na Constituição e o crime de racismo previsto no Código Penal.Mas não parece. As várias declarações do presidente Lula de cunho racista contra os brancos de olhos azuis, em tese configuram um atentado à Constituição e uma burla ao Código Penal e incitam outros fazerem o mesmo na certeza da impunidade.


A intolerância racial não cabe na formação cultural do brasileiro e deste despautério não fazemos questão alguma de sermos nem os "caras", nem o máximo. Justiça nele!


Ricardo Batista
Empresário