quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Políticos e Autoridades fazem Homenagem a Tancredo Neves


Fonte: Portal UAI

O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves recebeu políticos e autoridades, em uma cerimônia na noite dessa quarta-feira, para a abertura da exposição permanente sobre a trajetória do primeiro presidente eleito após a ditadura militar no Brasil.

Em 1985, aos 75 anos, Tancredo já havia sido deputado, governador e primeiro ministro, quando foi indicado para a Presidência da República pelo Colégio Eleitoral formado por parlamentares.

Acabou morrendo um dia antes de tomar posse, em decorrência de uma diverticulite, causando comoção no país.

Ao lado do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e do senador Aécio Neves (PSDB-MG), neto de Tancredo, parlamentares e ministros viram, em primeira mão, o que o público poderá conferir gratuitamente a partir de hoje: fotos e vídeos que contam a história do político mineiro, além de documentos como o diploma de presidente da República, que ele jamais chegou a receber.

“Gostaria que ele tivesse tido a oportunidade de receber o diploma, pois se preparou a vida toda para aquele momento”, lamentou Aécio. “Esse espaço simboliza a importância não só dele, mas de todos aqueles que construíram o caminho para a democracia”, afirmou o senador.

Na exposição, uma grande linha do tempo mostra o passo a passo da trajetória de Tancredo, conhecido por ter sido um dos articuladores da saída dos militares do poder. “A gente fala muito da importância da memória cívica e histórica, mas existe outra dimensão, muitas vezes esquecida: a afetiva”, lembrou Andrea Neves, neta de Tancredo e irmã de Aécio.

Após Denúncias, Presidente da Fundação BB deixa o Cargo


Fonte: Estadão

O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, pediu para deixar o cargo, após seu envolvimento em denúncias de desvios de recursos da instituição.
Além de Streit, também pediu demissão o diretor executivo de Desenvolvimento Social da fundação, Éder Marcelo de Melo. Streit foi indicado para o cargo pelo PT com apoio do ex-presidente da fundação Jacques Pena, que também é investigado no esquema de corrupção.
O nome do substituto de Streit ainda não foi escolhido. O esquema em investigação da Polícia Civil do Distrito Federal (DF) beneficiava ONGs ligadas ao PT.
A Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco) do DF apreendeu documentos e computadores na sede da fundação, em Brasília. Dois DVDs e um CD foram retirados do gabinete de Jorge Streit.
Controlada pelo PT, a Fundação Banco do Brasil, que é vinculada ao Ministério da Fazenda, firmou convênios de 36 milhões de reais com entidades ligadas ao partido e familiares de seus dirigentes.
A lista de organizações não governamentais, associações e prefeituras beneficiadas está sob investigação da Polícia Civil do DF. O banco faz auditoria nos contratos e parcerias.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Aécio Neves Fala do Desperdício de R$ 38 bilhões com Trem-Bala



Senador Aécio Neves, presidente do PSDB, questiona como pode o Governo Federal querer gastar 38 bilhões num trem-bala quando São Paulo, Rio de Janeiro e outras metrópoles precisam de investimentos urgentes para evitar o caos no transporte. Vamos conversar?



Aécio Neves Defende Tolerância Zero com a Inflação



Senador Aécio Neves, presidente do PSDB, diz que é preciso enfrentar a inflação agora para voltarmos a ter confiança no futuro. A inflação não está controlada, os alimentos subiram muito, pagar prestação está complicado. Precisamos conversar sobre isso.



Aécio Neves para os Brasileiros: Quem Muda o Brasil é você




terça-feira, 10 de setembro de 2013

Minas Gerais Recebe o Maior Evento Internacional do Setor Cafeeiro


Ao participar da abertura oficial da Semana Internacional do Café, na manhã desta segunda-feira (09), no Expominas, em Belo Horizonte, o governador Antonio Anastasia afirmou que o maior desafio para o setor é agregar mais valor ao produto, principal âncora agrícola de Minas Gerais. Metade da produção de cafés especiais no Brasil é feita no Estado. A Semana inclui a reunião anual da Organização Internacional do Café (OIC), que este ano comemora 50 anos de fundação.

Minas Gerais possui o maior programa de certificação do mundo, o Certifica Minas, que garante o crescimento da participação da produção agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional. Neste ano, o Estado contará com um total de 1.750 propriedades certificadas. No entanto, a participação do café especial na pauta exportadora do país e do Estado de Minas Gerais ainda é inferior ao embarque do café in natura. Segundo Antonio Anastasia, não só o produtor, mas toda a cadeia produtiva do café se beneficiará com o processo de agregar mais valor ao produto.

Crise no Setor

Durante a abertura do evento, o diretor-executivo da Organização Mundial do Café (OIC), Robério Silva, alertou sobre uma nova crise do setor em função do baixo preço da saca. Segundo ele, que é mineiro de Pedra Azul, a queda acentuada dos preços atuais cria as condições de uma nova crise do café, semelhante à que o setor enfrentou na virada do século. “Questões econômicas, como a volatilidade dos preços e a incertezas econômicas são motivos de preocupações há muito tempo e continuam a constituir um aspecto importantíssimo no plano de trabalho da OIC”, afirmou.  

No primeiro semestre do ano, o governo federal, responsável pela política econômica do país, elevou o preço mínimo do café para R$ 307 a saca de 60 quilos. Porém, o setor reivindicava uma cotação a um patamar não inferior a R$ 350, a fim de que o cafeicultor mineiro pudesse cobrir o custo de produção, que, hoje, atinge esse patamar na maioria das regiões produtoras. Para comparação, em maio de 2011, o preço da saca do café chegou a ser negociada por R$ 530. Atualmente o valor da saca de café está em torno de R$ 300.

Maior feira do mundo

Segundo o governador Antonio Anastasia, é uma honra e uma oportunidade Minas e Belo Horizonte sediarem, pela primeira vez, a Semana Internacional do Café, a Reunião Anual da OIC, feita tradicionalmente em Londres. Ele lembrou que a cafeicultura está presente em cerca de 600 municípios mineiros, sendo cultivado por pequenos e médios produtores. Participam da reunião delegações dos 70 países-membros da OIC.

Após a abertura, Antonio Anastasia visitou a feira que ocupa dois pavilhões do Expominas. Ele cumprimentou expositores, circulou pelos estandes e provou alguns produtos à base de café. O governador de Minas também foi homenageado por uma produtora, a artista plástica Valéria Vidigal, com a entrega de uma peça em madeira alusiva à semente do grão.



A Semana Internacional do Café ocorre até o dia 13 de setembro, no Expominas das 12hrs às 20hrs. A entrada é franca para produtores rurais com número do cartão do produtor e profissionais do setor com CNPJ, mediante credenciamento antecipado pelo site. Demais visitantes pagam R$ 20.



segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Agronegócio - Artigo do senador Aécio Neves para a Folha de S.Paulo

Semana passada vi de perto, dessa vez na cidade de Sorriso (MT) --considerada a capital nacional do agronegócio e nosso maior produtor individual de soja--, exemplos práticos das contradições que comprometem o desempenho da nossa economia.

Ao mesmo tempo em que nos orgulham os ganhos formidáveis de produtividade no campo, é desoladora a descrença dos produtores na capacidade do governo federal de prover investimentos mínimos, em logística e em infraestrutura, que garantam menores custos e maior competitividade no momento de escoar a produção.

A frustração é de tal ordem que ouvi de muitos deles o desejo de plantar menos, já na próxima safra, por não haver sequer condições adequadas de armazenagem.

Com o crescimento do PIB projetado ao redor de apenas 2% ao ano, o setor rural resiste de forma heroica e produz resultados que devem ser reconhecidos e saudados pelos brasileiros: no segundo trimestre, em comparação com o primeiro, o PIB agropecuário cresceu mais que o dobro do PIB.
O crescimento foi de 14,7% no primeiro semestre, se comparado com o mesmo período de 2012, enquanto o setor de serviços cresceu 2,1% e a indústria, 0,8%.

A grande performance reflete as transformações ocorridas quando a estabilização da economia decretou o fim do uso especulativo da terra e inaugurou a fase da busca pela eficiência na produção.

É notável, desde então, a crescente utilização de novas tecnologias e métodos de manejo, tornando produtivo e eficiente o setor, da porteira para dentro.

As dificuldades a serem superadas estão da porteira para fora e são as mesmas que outros setores enfrentam. O Programa de Investimento em Logística acaba de completar um ano sem realizar nem sequer um leilão para obras em rodovias, ferrovias e portos.

Esse é o terceiro ano consecutivo em que o Brasil cai no Índice de Competitividade Mundial, divulgado pelo Institute for Management Development: em 2010, ocupávamos o 38º lugar; em 2011, o 44º; em 2012, 46º. Na edição 2013, o Brasil caiu mais cinco posições -está em 51º lugar entre 60 países.

O resultado são montanhas de grãos ao ar livre (principalmente soja e milho) por falta de armazenagem; quilométricas filas de carretas para chegar aos portos; escassez de ferrovias, além de navios e contêineres parados nos portos, multiplicando custos e reduzindo competitividade.

É uma realidade que penaliza a economia como um todo e atinge intensamente o setor do agronegócio, cuja cadeia produtiva contribui com 22% na formação do PIB nacional.

A ausência de planejamento, o improviso e a prioridade dada ao marketing têm condenado os desafios do Brasil real ao esquecimento.

sábado, 7 de setembro de 2013

No Grito dos Excluídos, CUT-SP vai às ruas para defender protagonismo da Juventude

O PT quer ocupar as ruas fingindo lutar pela juventude para impedir os jovens de fazerem manifestação contra a Dilma.

Na verdade, estão tirando a voz dos jovens e empurrando o movimento espontâneo para escanteio.

No Grito dos Excluídos, CUT-SP vai às ruas para defender protagonismo da juventude.
Defesa é também pelo direito dos jovens que vivem condições precárias no mercado de trabalho.

Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular. Este é o lema que será levado às ruas da capital paulista no próximo sábado (7), na 19ª edição do Grito dos Excluídos. A ideia é chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos jovens, como a violência e o extermínio, principalmente nas periferias das cidades.

Em São Paulo, o ato dos movimentos popular e sindical, dentre o qual estará a CUT São Paulo, terá concentração na Praça Osvaldo Cruz, a partir das 8h30. Os participantes seguirão em caminhada pela Avenida Brigadeiro Luiz Antônio até o Monumento das Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, onde ocorrerá o grande ato.

Entre as principais reivindicações está a defesa pelo protagonismo da juventude para a construção de um projeto de sociedade que garanta os direitos dos trabalhadores, trabalhadoras e da população, como reforma urbana e agrária, saúde, educação e transporte público de qualidade.

O secretário de Políticas Sociais da CUT/SP, João Batista Gomes, afirma que a CUT levará em suas bandeiras a defesa dos direitos da juventude trabalhadora.

“Muitos jovens entram no mercado de trabalho em condições precárias. Eu, que sempre atuei no serviço público, posso dizer que isso não é diferente no funcionalismo. Salários baixos e grandes jornadas de trabalho são alguns exemplos. Fora esta questão, a nossa Central tem resistido para que o PL 4330, que é o mesmo que rasgar a CLT, não passe no Congresso”, disse o dirigente, referindo-se ao chamado Projeto da terceirização, uma tentativa de precarizar ainda mais as relações de trabalho no Brasil.

De acordo com Gomes, o tema deste ano traz desafios para o mundo sindical, num momento histórico em que a juventude sai às ruas para protestar. “Junho e julho foram meses que nos ensinaram. Não é de hoje que o movimento sindical debate sobre a importância de maior participação dos jovens dentro das entidades. Para nós, isso ainda é uma questão a ser superada, ou seja, precisamos descobrir de que forma conseguiremos abrir espaços para que a juventude ocupe”.

Raimundo Bonfim, coordenador estadual da Central de Movimentos Populares (CMP), ressalta que é preciso apostar na juventude que luta. “Apoiamos a juventude que resiste às formas de opressão e que está nas ruas para brigar por mudanças estruturais. Sabemos que a desigualdade no Brasil afeta principalmente as mulheres e os jovens”.

A qualidade dos transportes públicos – bandeira erguida pela juventude no primeiro semestre deste ano – foi outro tema destacado por Bonfim. “No Grito dos Excluídos vamos denunciar a corrupção dos governos tucanos nos metrôs e trens paulistas. Exigimos a criação de uma CPI para apurar os desvios que vêm sendo feitos há 20 anos pelos tucanos em São Paulo”.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Palácio da Liberdade é Tema de Livro que Será Lançado nesta Quinta-Feira

Fonte: Agência Minas

O poder que inspira a arte e a arte que inspira o poder. É esse o silencioso testemunho que o Palácio da Liberdade, antiga sede de governo do estado, traz hoje para o povo mineiro.

Transformado em museu, aberto a visitações públicas e incorporado ao Circuito Cultural Praça da Liberdade, ele pode, agora, revelar os seus segredos.

Se, em outros tempos, sua exuberância serviu de inspiração às tomadas de decisão dos governantes, daqui por diante ela há de inspirar poemas, ensaios estéticos, estudos arquitetônicos e diversas outras iniciativas culturais e artísticas.

Para abrir com chave de ouro essa nova fase, nada melhor que uma publicação que revele a face mais poética desse patrimônio histórico, datado do final do século XIX. É o que se pode encontrar em “Palácio da Liberdade – Arte e beleza no espaço político”.

Idealizado por Marcelo Xavier, que assina ainda o projeto gráfico, e Cláudio Rocha, também produtor executivo, o livro traz fotografias de Marcelo Prates e textos de Gabriel Rocha.  A publicação será lançada nesta quinta-feira (5), às 19h, no Centro de Arte Popular Cemig (rua Gonçalves Dias, 1608, Funcionários). A entrada para o evento de lançamento é franca.

Produzido no final de 2012, durante as preparações para a abertura do palácio aos cidadãos, a obra traz ensaios fotográficos que captam a beleza materializada na arquitetura, na ambientação, no mobiliário, nos objetos e no paisagismo da construção, a partir de ângulos inusitados, alguns deles desconhecidos até mesmo para quem já foi presença constante no Liberdade – fato confirmado pelo relato de autoridades que, mesmo tendo frequentado assiduamente as suas dependências, surpreenderam-se ao folhear as páginas.

Os textos, poéticos e informativos, reforçam o caráter lírico das imagens, ao mesmo tempo em que procuram contextualizar o corpo arquitetônico no tempo e no espaço, o que torna a publicação um guia estético-didático para aqueles que visitam o imóvel pela primeira vez.

Produzido por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Cemig e do Governo de Minas, o livro “Palácio da Liberdade – Arte e beleza no espaço político” marca um momento histórico de encerramento do ciclo político do palácio, contribuindo com a documentação de seu acervo artístico e arquitetônico e, mais ainda, com a sua inscrição definitiva na memória afetiva do Estado. Além disso, afirma o compromisso dos mineiros com a conservação e divulgação do seu patrimônio histórico.