quinta-feira, 6 de março de 2014

Nota do Senador Aécio sobre a Morte de Sérgio Guerra


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, divulgou nota de pesar pela morte do deputado federal Sérgio Guerra (PSDB-PE).

Leia abaixo:

A Social Democracia Brasileira perdeu, hoje, um de seus mais valorosos e aguerridos líderes – o ex-presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra.

Como parlamentar, deputado, senador, secretário de Estado e dirigente partidário, foram mais de 30 anos de vida pública inatacável e intensa militância, servindo às grandes causas do País.

Do ponto de vista partidário, Guerra foi o grande timoneiro do processo de renovação do PSDB, que iniciou à frente da Executiva Nacional. Investiu na estruturação de novos canais de comunicação e no imprescindível diálogo do partido com a sociedade, representada pelos jovens, mulheres, minorias e sindicalistas, bases que, para ele, eram fundamentais à representação política.

O homem público idealista e destemido na defesa das suas convicções era também um conciliador nato, e foi nesta posição que contribuiu, com rara sensibilidade, legitimidade e respeito às diferenças, ao processo de convergência das oposições em torno da construção de um novo projeto para o país.

Nas nossas inúmeras reuniões programáticas, anoto a sua incomparável defesa dos mais pobres e do enfrentamento daquele que entendia como o grande desafio nacional – a superação da desigualdade brasileira, que especialmente penaliza o futuro do povo do Nordeste, a quem ele dedicou a sua vida.

Lamento, profundamente, a perda do conselheiro sereno e do interlocutor seguro. E do amigo querido, solidário e leal, de todas as horas.

Sérgio Guerra nos deixa um substantivo e admirável legado: ele será sempre um exemplo de que é possível fazer política com ética, decência e compromisso com a transformação do Brasil.

Brasília, 06 de março de 2014
Fonte: Portal PSDB MG

Ilegalidade: Palácio da Alvorada vira Comitê de Campanha


O Palácio da Alvorada virou comitê de campanha. Tem até foto da reunião ilegal. E o Instituto Lula divulgou sem qualquer pudor. Novidade. É o retaro da ilegalidade.

Estavam também presentes o ex-presidente Lula, o presidente do PT, Rui Falcão; o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante; o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social Franklin Martins, o deputado estadual Edinho Silva (PT-SP), futuro tesoureiro do comitê; o chefe de gabinete da Presidência da República, Giles Azevedo, e o publicitário João Santana.

Diplomacia à Deriva – Artigo do Senador Aécio Neves

Com a crise política, econômica e social na Venezuela e a escalada crescente da violência e a ameaça real à estabilidade institucional do país, esperava-se do governo brasileiro uma ação diplomática pró-ativa e firme, coerente com a tradição centenária do Itamaraty, pautada no respeito aos direitos humanos, à defesa da liberdade e da democracia.

Ao assinar as notas do Mercosul e do Unasul que emprestam respaldo ao presidente Nicolás Maduro, o Brasil ignora as respostas que o governo venezuelano tem dado às manifestações de protesto, com flagrante repressão contra toda e qualquer oposição ao regime e o cerceamento ostensivo à liberdade de expressão.

Soma-se à vocação autoritária do chavismo uma grave instabilidade econômica, com a maior inflação da América Latina (57%) e a menor taxa de crescimento (1,1%). Arruinado pela má gestão, o país expõe seus cidadãos a uma rotina de escassez de alimentos e de energia.

No lugar de oferecer colaboração institucional para a promoção do diálogo entre as forças políticas em conflito, o Brasil submete sua política externa às conveniências ideológicas, deixando de representar os interesses permanentes do Estado brasileiro para defender o ideário do governo de plantão.

Longe de ser um fato isolado, a posição se inscreve no rol de desacertos desde que o governo impôs à atuação da Chancelaria o viés partidário. Nunca é demais lembrar episódios como a aceitação dócil da expropriação das refinarias da Petrobras em Santa Cruz, em 2006; a deportação dos boxeadores cubanos nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e o tratamento dado ao senador boliviano exilado na Embaixada em La Paz.

Onde está a coerência com a atitude adotada na crise paraguaia, em que foi invocada a cláusula democrática do Mercosul? Por afinidades ideológicas, o Brasil está deixando de assumir suas responsabilidades internacionais também na questão dos direitos humanos.

A partidarização da política externa tem consequências também na política de comércio exterior. As crises na Venezuela e na Argentina, pela passividade da reação do Itamaraty, estão trazendo prejuízos à credibilidade do governo brasileiro e às empresas nacionais que encontram barreiras para exportar e grandes dificuldades para receber seus pagamentos.

O mundo desconfia do Brasil, e não é à toa. Pouco adianta a presidente da República reafirmar no concerto internacional a posição do Brasil como país aberto, democrático, que respeita as regras internacionais, se, na prática, damos guarida a governos autoritários que desprezam a democracia e o Estado de Direito.

Fonte: Folha de S. Paulo 

Assessor contraria Lula

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, ministro Marco Aurélio Garcia, saiu ontem em defesa do presidente venezuelano Hugo Chávez. Garcia afirmou que, ao tirar do ar a emissora RCTV, no último minuto do dia 28, "Chávez não fez nada de ilegal nem violou os princípios da liberdade de expressão".

"Não julgamos que tenha sido violada nenhuma regra democrática. Andei não poucas vezes pela Venezuela. Em raros países eu vi a imprensa falar com tanta liberdade quanto na Venezuela", disse.

Na quarta-feira (30), o Senado aprovou uma moção pedindo que o governo venezuelano revisse a decisão, o que levou Chávez, em entrevista a uma emissora de TV, a enviar "pêsames" ao povo brasileiro por contar com um Congresso que 'repete como um papagaio' as posições dos EUA.

O venezuelano também aconselhou os parlamentares brasileiros a se ocupar dos "problemas internos". No dia seguinte, de Londres, Lula revidou: em nota oficial, divulgada pelo Itamaraty, expressou repúdio às declarações de Chávez, qualificadas de "manifestações que (põem) em questão a independência, a dignidade e os princípios democráticos" das instituições brasileiras.

Julio García Montoya, embaixador da Venezuela em Brasília, foi convocado ao Itamaraty para dar explicações sobre as declarações de Chávez. Na entrevista concedida em Nova Déli, onde acompanha Lula em visita à Índia, Garcia teve o cuidado de, ao elogiar o governo Chávez, não confrontar diretamente o discurso e a nota oficial do presidente.

Mesmo quando confrontado com a versão de que a concessão da RCTV valeria até 2022 e com a situação de domínio absoluto de Chávez sobre as decisões da Justiça venezuelana, o assessor de Lula manteve sua posição.

Fonte: G1

Governo Dilma Bate Recorde em Gastos

O carnaval acabou, mas o ritmo de festividades e homenagens do governo federal não deve parar. Em três anos, o governo de Dilma Rousseff gastou 71% a mais com festividades e homenagens do que o desembolsado nos quatro anos do segundo mando do governo Lula.

Em valores constantes (atualizados pelo IGP-DI, da FGV), enquanto o ex-presidente desembolsou R$ 153,4 milhões entre 2007 e 2010, a atual presidente já utilizou R$ 214 milhões com a rubrica.

O governo Dilma pode ser considerado o mais “festeiro” desde, pelo menos, 1999. De acordo com levantamento do Contas Abertas, o segundo mandato do governo de Fernando Henrique Cardoso somou gastos de R$ 61,9 milhões. Já os mandatos do presidente Lula somaram R$ 50,4 milhões e R$ 153,8 milhões, respectivamente.

A média anual de gastos por mandato também subiu significativamente. FHC gastou em média R$ 15,5 milhões. Os primeiros quatro anos do governo Lula tiveram média de R$ 12,6 milhões. A elevação da média ficou por conta do segundo mandato, quando R$ 38,3 milhões foram gastam em média. 


A presidente Dilma apresenta média de R$ 53,5 milhões gastos anualmente. Nos últimos três anos, o Ministério da Cultura foi o que mais desembolsou recursos para festividades e homenagens. Ao todo, a Pasta somou dispêndios de R$ 60 milhões entre 2011 e 2013. Em segundo lugar está o Ministério da Educação, com gastos na ordem de R$ 57 milhões.

Já o Ministério da Defesa desembolsou R$ 38,3 milhões nos últimos três anos. Confira aqui tabela com os valores completos Os gastos da União com festividades e homenagens durante o governo Dilma são maiores, por exemplo, do que todo o orçamento autorizado para o programa “promoção dos direitos da criança e do adolescente” em 2014.

O programa prevê a realização de diversas iniciativas, desde capacitação, publicidade até apoio a fóruns de participação e conselhos de direitos, cooperação internacional, articulação intra e intergovernamental, e, financiamento de projetos.

Considerando ainda os dispêndios do atual governo, a conta paga pelos órgãos públicos para custear festas e solenidades é superior ao valor gasto pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, com o programa “Política para as Mulheres: Promoção da Autonomia e Enfrentamento à Violência” no valor de R$ 194,4 milhões. 

terça-feira, 4 de março de 2014

Cerca de 50 Mil Foliões Tomam as Ruas de BH

Cerca de 50 mil pessoas pessoas tomaram as ruas da região Central e Centro-Sul de Belo Horizonte, na noite desta segunda-feira (3). A maioria dos foliões se concentrou na avenida Afonso Pena, onde aconteceram os desfiles de blocos caricatos e escolas de samba tradicionais da cidade.

Conforme o major Ildeu Eler, do Comando de Policiamento da Capital, o Carnaval segue tranquilo, sem registro de ocorrências graves. "Mais cedo, cogitaram que teria ocorrido um arrastão na avenida Afonso Pena, quando um grupo de cinco pessoas teria tentado tomar a câmera de uma foliã, o que não foi confirmado", disse.

Foragidos da Justiça
Na praça da Liberdade, um foragido da Justiça foi detido por suspeita de participar de arrastões durante a festa. Fernando Henrique de Jesus, de 24 anos, está no regime semi-aberto, mas tem mandado de prisão expedido contra ele.  Outros cinco suspeitos foram abordados e liberados.

Na avenida Santos Dumont, região Central, outro foragido da Justiça foi capturado. Odair José Gonçalves, 42, tem ligações com o tráfico de droga. Na avenida Cristovão Colombo, na Savassi, dois homens de 21 e 29 anos foram presos em flagrante, durante a tentativa de assalto a transeuntes.Todos foram levados para a Central de Flagrantes (Ceflan), no bairro Floresta.
Os Blocos
Na noite desta segunda, na avenida Afonso Pena, entre avenida Carandaí e rua da Bahia, desfilam os blocos: Estivadores do Havaí, Corsários do Samba, Vila Estrela, Inocentes de Santa Tereza, Por Acaso, Mulatos do Samba, Bacharéis do Samba, Aflitos do Anchieta e Infiltrados de Santa Tereza.

Ainda segundo a Polícia Militar (PM), na rua da Bahia, praça da Liberdade e Savassi e praça da Estação há também grande número de pessoas por conta dos blocos que desfilaram mais cedo pela região.

Histórias Fantásticas
Muita alegria e histórias fantásticas marcaram o desfile dos blocos caricatos em Belo Horizonte. Os grupos reuniram cerca de 15 mil pessoas na Afonso Pena. Em clima de disputa, todos capricharam.

Com temas diversificados, foi possível fazer um tour pelo Egito Antigo, através do rio Nilo, e ainda relembrar a cultura nordestina. Entre outras homenagens, o congado e a praça da Estação foram destacados. Os campeões dos blocos e das escolas de samba serão conhecidos na próxima sexta-feira (7), com a apuração dos votos.

Fonte: Portal UAI

sábado, 1 de março de 2014

Aécio em Primeiro Lugar no DF

O PT se assustou com o resultado de uma pesquisa que aferiu o humor do eleitor do Distrito Federal sobre a eleição presidencial. Depois de ouvir 3 mil pessoas, o Instituto Dados constatou que o tucano Aécio Neves lidera na capital com 22,9% das intenções de voto. A presidente Dilma Rousseff vem logo atrás com 21,7%. O socialista Eduardo Campos marca 8,7%. O presidente do PT, Rui Falcão, reuniu as bancadas federal e local do PT para tentar reverter o quadro.

Fonte: Revista Época

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Multidão Furiosa Vaiou Presidente da República

Na sexta-feira (14), a presidente Dilma Rousseff (PT) quase apanhou de uma multidão furiosa com ‘desmandos’ e promessas não cumpridas pelo Governo Federal, em Manaus, onde ela foi inaugurar o Residencial Viver Melhor.

 

Aécio passa Dilma e Lidera para Presidente no Distrito Federal


O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), lidera as intenções de voto no Distrito Federal, segundo pesquisa do Instituto Dados realizada entre os dias 10 e 17 de fevereiro. Aécio tem 22,9% das preferências do eleitor do DF, contra 21,7% de Dilma Rousseff (PT) e 8,7% de Eduardo Campos (PSB). O DF é a primeira unidade da Federação onde Aécio supera Dilma.

Para Conferir
A pesquisa do Instituto Dados, com detalhes do universo apurado e metodologia, foi registrada no TSE (nº 013/2014) e no TRE (001/2014).

As Entrevistas
Para apurar as intenções de voto para presidente, no Distrito Federal, o Instituto Dados entrevistou 3.000 eleitores.

Comemoração
O PSDB e o possível candidato do partido ao governo do DF, deputado Luiz Pitiman, comemoraram o desempenho de Aécio na pesquisa.

Pergunta no Xilindró
Após abrir o bico delatando o mensalão, Roberto Jefferson também vai torturar os companheiros de cela cantando “Nervos de aço”?

Afiando a Gazua
Reúne-se hoje o “blocão” do PMDB e mais oito partidos aliados decididos a cutucar o governo, nas votações na Câmara, a menos que lhes sejam oferecidos “ministérios que furem poço” e bons cargos.

A reunião será realizada durante almoço oferecido pelo líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), para estabelecer a estratégia de enfrentamento do governo. Somente os líderes do PT e PCdoB não foram convidados.

Tostou Geral
Particularmente obediente às vontades do líder do PMDB, o presidente da Câmara, Henrique Alves, anda muito queimado no Planalto.

Com a Mão no Bolso
Só medo da espionagem explica os encontros de Lula com Fidel Castro em Cuba: basta e-mail ou celular para “falar da situação da Venezuela”.

Posto Avançado
O PSB decidiu montar escritório de campanha de Eduardo Campos à Presidência em São Paulo, considerado estratégico.

Ação Intestina
Com tantos temas na pauta, a Mesa Diretora da Câmara, presidida por Henrique Alves, discute contrato de R$ 7.965 de fornecimento de potes para exames laboratoriais de sua produção intestina, o popular exame de fezes. Lá, como se sabe, a oferta de material é sempre farta.

Só Rezando
Candidato cambaleante ao governo do Rio, o vice-governador Pezão foi ao Vaticano com Dilma para a nomeação do cardeal Orani Tempesta. O governador Sérgio Cabral preferiu se confessar primeiro...

Corrida Cancelada
Este ano não teve a tradicional Corrida de Bonecos de Olinda, por falta de bonequeiros. Eles queriam receber o prêmio logo após o resultado, porque, em 2013, o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) só o pagou em setembro. O irmão de Renan Calheiros anda mal falado entre foliões.

Boi na Linha
Não será hoje que José Dirceu vai usar o computador na Papuda. A videoconferência foi adiada pela Vara de Execuções Penais do DF, na sindicância que investiga se usou ou não de celular na Papuda.

Indefinição
O líder do PSB, Beto Albuquerque (RS), afirmou que o partido só definirá em abril a situação eleitoral de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas, Rio de Janeiro: “Não é hora de amarrar cavalo no obelisco”.

Poder Sem Pudor
Tremendo gozador, o saudoso deputado Maurício Fruet (pai do atual prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet) foi visitar o então presidente da Câmara, o velho amigo Ulysses Guimarães, e acabou barrado por um assessor novo, que não o conhecia e o fez esperar. Fruet então resolveu agir, cochichando no ouvido do diligente funcionário a natureza da sua “missão”.

Fonte: Blog Cláudio Humberto

O Barba Adoraria Voltar, mas não Vai!

Blog: Reinaldo Azevedo

O Apedeuta anda criticando o governo Dilma em conversa com interlocutores. Primeira pergunta: ele quer voltar? A segunda: há a possibilidade de ser ele o candidato do PT? A terceira: as críticas fazem sentido?

Pois é… Vou começar pela mais fácil... Sim, Lula adoraria voltar. Eu diria até que, intimamente, ele não pensa em outra coisa. Mas sabe que isso é muito difícil — diria mesmo ser impossível hoje. Num cenário de catástrofe, não tenham dúvida de que o salvador da pátria se apresentaria.

Mas isso não está no horizonte. Ademais, Dilma não exibe números espetaculares segundo os institutos de pesquisa, mas é franca favorita à reeleição — e no primeiro turno, segundo os números de hoje. Talvez, lá no fundo do peito, nos seus desejos mais recônditos, mais profundos, o ex-presidente até torcesse para que ela despencasse e se mostrasse uma candidata de alto risco. Mas isso não aconteceu. Botá-la em escanteio seria visto como um gesto truculento e, na verdade, desnecessário.

Então sintetizo agora duas respostas numa só: querer, ah, isso ele quer muito. Mas não pode. Não tem como tirar Dilma do meio do caminho.

Lula virou uma espécie de psicanalista de alguns setores descontentes com o governo. Tem recebido uma verdadeira romaria — inclusive de alguns pesos pesados da economia — que lhe pedem para voltar. Desde José Rainha — um dissidente esquerdista do MST, que agora fundou seu próprio movimento — a alguns pesos pesados do PIB, a romaria dos que vão a Lula é grande.

E ele não se furta ao papel absurdo de presidente paralelo. Ouve as reclamações, tranquiliza o interlocutor, promete providências e, como se nota, deixa vazar críticas à sua sucessora. Lula, como sempre, está descumprindo uma promessa. Tinha anunciado que seria um ex-presidente discreto e silencioso, como nunca antes na história deste país, para usar um bordão seu. E, como nunca antes da história deste país, é um ex-presidente que tem ambição de continuar governando.


O chefão petista considera — a Folha de hoje traz uma reportagem a respeito — o governo Dilma centralizador demais e avalia que ela se afastou dos empresários. Acha a gestão pesada, lenta. Acredita também que a atual equipe econômica já deu o que tinha de dar — vale dizer: Guido Mantega. As suas críticas, afinal de contas, procedem?

Depende. Tomadas as coisas como são, a resposta é “sim”. Mas Dilma faz algo muito diferente, ou deixa de fazer alguma coisa, na comparação com o seu antecessor, o próprio Lula? A resposta é “não”. Então o que foi que mudou? A realidade internacional.

Deem a Dilma a mesma economia mundial que Lula tinha, com a China crescendo em ritmo alucinante, com o preço das commodities primárias nas alturas, e ela se sairia melhor. Deem a Dilma um cenário de corrida do dinheiro para os países emergentes para fugir da crise americana e europeia, e ela se sairia melhor. Acontece que esses eventos não vão se repetir.

Dilma está pegando a fase final das “virtudes” do modelo lulista, ancorado no consumo. O déficit de US$ 11,591 bilhões nas contas externas em janeiro começou a ser fabricado no governo Lula. O rombo certo na balança comercial em 2014 — o primeiro em 13 anos — também começou a ser fabricado no lulismo. O papel cada vez mais modesto da indústria no PIB e um déficit de US$ 110 bilhões do setor no ano passado têm a digital indelével de… Lula!

Pergunte-se: que reforma estrutural importante ele encaminhou? O que efetivamente fez pelo investimento em infraestrutura? Em vez de privatizar aeroportos e estradas, por exemplo, passou oito anos demonizando as privatizações por motivos estritamente políticos, por proselitismo ideológico vigarista. A crise da Petrobras, para citar um caso emblemático, é uma das heranças malditas que Lula deixou para a sua sucessora.

O governo Dilma é, sim, a meu juízo, muito ruim — mas não é pior do que era o de Lula. O que mudou de modo importante foi a conjuntura internacional, e o PT não estava preparado para isso.

Encerro apontando a absoluta falta de pudor político de um ex-presidente da República que se dá ao desfrute de manter reuniões com empresários e de fazer vazar as suas críticas, constrangendo a sua sucessora. Ainda que Dilma não se elegesse nem síndica de prédio em 2010 sem o seu apoio, o fato é que ela é a atual presidente da República.

No fim de 2010, Lula afirmou que iria gastar seu tempo como ex-presidente cozinhando coelho em seu sítio, em Ribeirão Pires. Pelo visto, anda mais ocupado alugando a orelha para tubarões.

Lula diz que Dilma Precisa Mudar

Fonte: Folha de S. Paulo

Em público, elogios apaixonados. Reservadamente, críticas ao estilo de governar de sua sucessora e uma certeza: a presidente Dilma precisa mudar em 2015 num eventual segundo mandato no Palácio do Planalto.

Esta tem sido a tônica das conversas do ex-presidente Lula nas últimas semanas com interlocutores do mundo político e empresarial, que intensificaram seus encontros com o petista para se queixar da presidente.

Apesar das críticas, em todas as conversas Lula diz ter confiança de que Dilma será reeleita e afasta qualquer possibilidade de assumir o lugar de sua ex-ministra na campanha.

O petista avalia que Dilma tem conquistas para garantir o segundo mandato, principalmente nas áreas do emprego e social, mas está convencido de que a presidente tem de fazer ajustes na economia e na área política.

De posse de pesquisas internas, que indicam que 80% dos entrevistados acreditam na vitória de Dilma nas eleições deste ano, a equipe de Lula avalia que a presidente "está bem na foto" com o eleitorado, mas "divorciada" das classes política e empresarial. A médio prazo, este divórcio poderia travar a economia e colocar em risco conquistas obtidas na área social no país.

Nas conversas com empresários e políticos nas duas últimas semanas, Lula tem dito que a atual equipe econômica está com o prazo de "validade vencido" e que a presidente terá de escalar não só um novo time na área como também fazer correções na sua política econômica para fazer o país voltar a crescer com taxas na casa dos 4%.

Em segundo lugar, Lula diz que Dilma precisa aprender a vender o Brasil no exterior e melhorar a interlocução com o empresariado brasileiro, que também elevou o tom das reclamações contra o que consideram um estilo intervencionista da presidente.

Lula e empresários concordam que a petista está deixando para 2015 uma elevada conta na área econômica, com preços represados artificialmente, o que exigirá sacrifícios no ano que vem.

Na área política, o ex-presidente avalia que sua sucessora precisa criar um novo "núcleo duro" para gerenciar o governo e administrar as pendências com sua base aliada no Congresso, que já ensaia uma rebelião.

Um interlocutor de Lula diz que ele está totalmente envolvido na campanha de reeleição de Dilma e faz questão de deixar claro que não tem nenhuma intenção de sair candidato no lugar da presidente, algo que empresários têm sugerido recorrentemente nos últimos encontros. "Ele nem deixa a conversa prosperar", afirma um auxiliar.

Erros

Políticos também reforçam o coro do "Volta, Lula". Um amigo próximo do ex-presidente relata que, há alguns meses, Lula confidenciou que não havia a possibilidade de se colocar como candidato pois significaria admitir "o fracasso'' de sua sucessora. "E ele não acha que ela fracassou, acha que tem prós e contras, mas não fracasso."

Lula reconhece que sua sucessora cometeu erros, mas acredita que ela já faz uma autocrítica em algumas áreas e tende a mudar sua forma de governar em 2015. O ex-presidente cita como exemplo as regras das concessões ao setor privado de rodovias e aeroportos.

Depois de adotar uma linha intervencionista, diz Lula, Dilma fez correções, ainda que tenha demorado para começar a fazê-las. Depois disso, o programa começou a andar. Na avaliação da equipe de Lula, Dilma centraliza demais e delega pouco.

Para Registro da História

Fonte: Blog do Noblat

Aécio Neves (PSDB) já esteve mais próximo de se eleger presidente da República do que está. No final de 2005, o escândalo do mensalão ameaçava derrubar o governo. Foi quando Aécio, governador de Minas, meteu-se em negociações para garantir que Lula completasse o mandato.

Aos íntimos, Lula confessou que seu Plano B seria montar uma coligação de partidos destinada a apoiar a candidatura de Aécio à sua vaga. Para isso Aécio teria que trocar o PSDB pelo PMDB. Não precisou. Afinal, Lula recuperou-se. E reelegeu-se com folga no ano seguinte.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Aécio Brasil Reúne Informações sobre o Político na Rede

Quem quer conhecer melhor Aécio Neves tem agora um novo espaço para consultar. O "Aécio Brasil", que já faz sucesso no facebook e no twitter, como um espaço de interação dos apoiadores de Aécio na rede, passa a ter, hoje (18/02), o seu portal (www.aeciobrasil.com), com notícias, histórias e muitas imagens sobre Aécio, como político e cidadão.

O projeto, que começou há anos com o Aécio Blog, agora está mais consistente. O portal tem a proposta de contar a história de Aécio, de uma forma mais leve e pessoal. Os principais espaços são o "Aécio Blog", com notícias atuais; o "Aécio Memória", com pequenas histórias e informações sobre o seu passado; e o "Agora é com Você", com mensagens de colaboradores.

De forma complementar, o tumblr "120 dias com Aécio", integrado ao projeto, apresenta, diariamente, momentos da vida do político. Hoje, o Aécio Brasil conta com 8 mil seguidores no twitter e mais de 56.500 no facebook.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Alfabetização e Letramento na Rede Estadual Atingem marca Histórica


Fonte: Agência Minas

Aplicado no final do ano passado, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) 2013 constatou que o nível de conhecimento em Língua Portuguesa entre os alunos de oito anos deu um expressivo salto.

Na rede estadual, pela primeira vez na história (a avaliação começou a ser aplicada em 2006), o nível de letramento recomendável foi alcançado por mais de 90% dos estudantes que fizeram o teste. O resultado é um recorde e foi divulgado nesta terça-feira (18) pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

Objetivamente, o percentual foi de 92,3%. O que, em outras palavras, quer dizer que 92,3% (mais de 70 mil alunos, em números absolutos) leem, escrevem, interpretam e fazem síntese de textos dentro do nível considerado recomendado. Comparativamente, significa um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao exame anterior, apurado em 2012, quando 87,3% dos alunos estavam no nível recomendável.

Se comparado com o primeiro resultado, em 2006, o salto é ainda mais expressivo. Naquele ano o Proalfa identificou que o percentual de alunos no padrão recomendável de letramento em Língua Portuguesa era de 48,6%.

Todos os anos, o Proalfa avalia o nível de letramento dos estudantes de oito anos de idade matriculados no 3º ano do ensino fundamental, etapa que também é chamada de “fim do ciclo de alfabetização”. O programa de avaliação ainda é estendido à totalidade das escolas municipais do estado. Ao todo, são 7.948 escolas avaliadas, sendo 24,91% (1.980) estaduais e 75,09% (5.968) municipais.

Confira a Evolução do Índice na Rede Estadual Mineira:


A realização do Proalfa, da elaboração e aplicação das provas à análise dos dados, é realizada integralmente pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

A instituição parceira responsável pela avaliação do Proalfa é definida por meio de um processo licitatório chamado concorrência pública de técnica e preço — o CAEd ganhou o último processo, feito em 2011 — e o contrato tem duração de cinco anos. O Centro aplica avaliações semelhantes em outros 14 estados brasileiros, entre eles Ceará, Bahia, Paraná, Pernambuco e Acre.

Proficiência e Participação em Alta

Na aplicação do Proalfa, o objetivo é avaliar a proficiência para determinar o desempenho dos estudantes nas habilidades avaliadas. Os resultados de proficiência alcançados pelos estudantes são interpretados a partir de três padrões de desempenho: baixo, intermediário e recomendado – em uma escala que varia de 0 a 1000, de acordo com a etapa de escolaridade do estudante. Quanto maior o número, maior a proficiência.

O estudante do 3º ano do ensino fundamental que se encontra acima de 500 na escala está em um nível considerado recomendável. A proficiência média dos alunos do 3º ano da rede estadual foi recorde, chegando a 619,4 — um aumento de 20,8 pontos em relação ao ano anterior. Em 2006, a proficiência estava abaixo de 500.
Além do expressivo aumento no percentual de alunos no nível recomendável, os dados do Proalfa registraram diminuição do percentual de alunos no chamado nível baixo. Nesse nível, o estudante fica abaixo do esperado tanto no que diz respeito à compreensão do que é abordado, quanto na execução de tarefas e avaliações.

Em 2012, 5,3% dos alunos encontravam-se nesse nível e hoje são 3,1%. Esse é o menor percentual de alunos no nível baixo de desempenho desde que o Proalfa foi aplicado pela primeira vez, em 2006.

Outro aspecto positivo apontado pelo exame foi a elevação no índice de participação. Em 2013, 94,4% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental na rede estadual fizeram as provas.

Isso significa que dos 80.432 que deveriam fazer as provas, quase 76 mil participaram. Esse também é um percentual nunca antes atingido na história do Proalfa em Minas Gerais.
Instrumento para Avançar

Um dos grandes responsáveis pelo expressivo avanço na alfabetização dos estudantes mineiros é o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). Criado em 2007, a partir de um conceito que leva o analista educacional a atuar de forma integrada com as escolas, o PIP realiza um trabalho permanente de visitas e acompanhamento nas escolas para orientar o plano pedagógico quando necessário, propor estratégias de intervenções, apoiar pedagogicamente os professores e alunos e, assim, garantir a qualidade do ensino. 

Para tanto, o Programa utiliza justamente os resultados do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), principalmente os do Proalfa. Entre 2007 e 2011, as equipes do PIP atuaram exclusivamente nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos) da rede estadual de Minas Gerais. A partir de 2012, o Programa foi ampliado para os anos finais (6º ao 9º anos). Atualmente, o Programa atende cerca de 1,26 milhão de alunos de 3.308 escolas estaduais.

Só em 2013, os analistas educacionais do PIP realizaram 80.475 visitas a escolas. Também foram realizados 641 eventos de capacitação em todo o estado, beneficiando mais de 93 mil professores e especialistas do 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

O PIP é ainda, seguramente, o instrumento que explica o bom desempenho da rede estadual de Minas Gerais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apurado pelo Governo Federal. Na última avaliação, divulgada em 2012, a rede estadual pública mineira alcançou o índice 6 (seis) nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos), padrão que é considerado pelo Ministério da Educação (MEC) como média dos países desenvolvidos.

A rede pública estadual de Minas foi a primeira e única do Brasil a alcançar esse índice. Considerando todas as redes, Minas também ocupa a dianteira do ranking, com Ideb de 5,9.



Parceria e Bons Resultados em Todo o Estado

O Proalfa é oferecido, gratuitamente, pelo Governo de Minas, a todas as redes municipais de ensino que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental. Nas escolas municipais, o percentual de estudantes de 3º ano do ensino fundamental no nível recomendável foi de 79,5%, crescimento de 5,9 pontos percentuais em relação ao ano passado. 

Nas redes municipais, 91,4% dos alunos do 3º ano fizeram as provas do Proalfa, percentual de participação que também é recorde.
A iniciativa, portanto, chegou ano passado às escolas municipais das 853 cidades mineiras. Em três delas, onde as redes municipais não oferecem os anos iniciais do ensino fundamental, a adesão foi feita nos anos finais. O PIP beneficia mais de 850 mil estudantes de 6,7 mil escolas municipais.

Pelo PIP Municipal, foram realizadas capacitações com mais de 37.000 professores e especialistas do 3º ano do Ciclo da Alfabetização das escolas, bem como realizadas 37.746 visitas das equipes às escolas de suas respectivas redes municipais de ensino.

Governo de Minas Anuncia novas Ações para Combate à Criminalidade

Fonte: Agência Minas

Aumento do número de policiais militares e civis para ampliar a prevenção, repressão e elucidação de crimes; utilização de recursos tecnológicos e estruturação de funções, permitindo mais rapidez e eficiência no atendimento de ocorrências e facilitando o registro de crimes; novas viaturas e novas unidades do Programa Fica Vivo! em todo o Estado.

Essas são algumas medidas que o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, anunciou nesta segunda-feira (17), no Palácio da Liberdade, com o objetivo de intensificar o combate à criminalidade no Estado e de ampliar a sensação de segurança da população mineira e daqueles que visitam o Estado.

“A segurança hoje é um tema que, lamentavelmente, pelo país a fora, assume um caráter de prioridade e estamos tomando medidas imediatas e administrativas. Determinei às polícias por maior efetivos nas ruas, diminuindo, de modo muito vigoroso, toda a burocracia, toda parte relativa das atividades meio e colocar o máximo possível de efetivos da Polícia Militar e da Polícia Civil nas ruas, não só da capital, da Região Metropolitana, mas de todo o Estado”, afirmou o governador, reforçando ainda a necessidades, no campo nacional, da reflexão sobre a questão da atual legislação penal brasileira.


Com as presenças do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Ana, e do chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão, Anastasia afirmou que o objetivo do Estado é atuar em dois grandes indicadores: estatísticas e sensação subjetiva de segurança.

“Entre as medidas, vamos criar os chamados Batalhão Metrópole, com esse objetivo de melhorar os dois indicadores. Não só reduzir a violência estatisticamente comprovada, mas também, tão importante quanto, permitir que as pessoas tenham melhorado a sua sensação subjetiva de segurança”, afirmou.

Segundo o governador, já nesta segunda-feira 1.300 servidores civis aprovados em concurso da Polícia Militar serão convocados e têm até 30 dias para serem empossados. Estes profissionais vão atuar na área administrativa, liberando um número equivalente de PMs, que hoje fazem esse tipo de serviço, para o policiamento ostensivo nas ruas. Todo o Estado será contemplado.

Nos próximos dias, outros 800 militares e 163 cadetes do curso de formação de oficiais vão compor três novos batalhões da Polícia Militar na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Estes policiais serão deslocados para as áreas onde existe a necessidade de complementação do efetivo e, assim, realizarão operações, blitzen e abordagens diversas, além de ocuparem áreas de grande circulação de pessoas.

Estes profissionais estão sendo deslocados para atividades finalísticas, a partir de um novo planejamento operacional desenvolvido pelo Comando da Polícia Militar do Estado. Vale lembrar que 2.100 novos soldados já estão em formação na Academia de Polícia e vão para as ruas nos próximos meses.